Sei sulla pagina 1di 15

ESCOLA ESTAUAL ANTONIO GROHS GUA BOA MT PLANEJAMENTO ANUAL DE FILOSOFIA

Diretor: Agnaldo Lansoni Coordenadoras: Vera Lcia Debarba Luceni G. Canabaro Meire Garcia Professora: Orilde Ceclia Sangaletti

Fevereiro de 2012 gua Boa MT

MISSO DA ESCOLA

Oferecer

ensino

de

qualidade,

proporcionando

acesso

permanncia dos alunos na escola, formando cidades crticos e conscientes, capazes de interagir na sociedade.

OBJETIVO GERAL:

Propiciar aos alunos, uma assimilao reflexiva e o desenvolvimento de uma postura filosfica, perante os problemas que a realidade apresenta em sua objetividade, e que so assimilados subjetivamente.

1 SRIE DO ENSINO MDIO Disciplina: Filosofia Bimestre: 1


Tema Gerador: Introduo ao Filosofar
Contedos: *Felicidade - O bem que todos desejam. *Experincia e sabedoria *Como viver para ser feliz O que disseram os primeiros Filsofos Gregos *Plato: conhecimento e bondade *Aristteles: vidas tericas prtica *Epicurio: prazer moderado *Estoicismo: amor ao destino *Como anda nossa felicidade? O que dizem a histria e a cincia *Felicidade na cincia Objetivos Especficos Entender a filosofia a partir de seus fundamentos, mtodos e problemas. Levar o aluno a refletir sobre o lugar, a natureza e a tarefa da filosofia dentro do quadro intelectual contemporneo e a entender a natureza especfica da reflexo filosfica. Que a Filosofia nos fara conhecer a finalidade da vida e os elementos na vida que tem valor na realizao de tais objetivos. Que a vida feliz uma construo nossa de cada dia. Que o amor a sabedoria pode nos conduzir por caminhos de infinitas descobertas, conferindo maior a nossa experincia. Habilidades e Competncias Situar a Filosofia como uma das dimenses da forma de compreender e transformar o homem e o mundo. Que o aluno abandone a ingenuidade e os preconceitos do senso comum, no se deixe guiar pela submisso as idias dominantes e aos poderes estabelecidos que busque compreender a significao do mundo da cultura e da histria. Habilidades Avaliao Tendo em vista que avaliao um processo contnuo que consiste em observar, perceber o aluno, o caminho que ele percorre, a avaliao usada ser mediadora, que tem como pressuposto qualidade total e desenvolvimento do aluno com objetivos claros e sem limites pr-estabelecidos. Visa conhecer melhor o aluno desafiando-o e se fica na autonomia, conscincia crtica e competncia do mesmo (qualidade).Com isso tem-se que verificar os conhecimentos dos alunos com vrios instrumentos: trabalhos de pesquisa, experincias, debates, painis integrados, testes e provas, etc.

Bimestre: 2
Tema Gerador: A Dvida
Contedos * Duvidar o pensamento em busca de novos horizontes. *Importncia de perguntar. *A atitude Filosfica. *Dvida metdica o exerccio da dvida por Descartes. *Aprendendo a duvidar. *Aprendendo a Filosofar *Dilogo *Poder do dilogo, caminhos do entendimento. *Papel da linguagem *Conhecer e acreditar conhecer *Arte de perguntar o mtodo dialgico de Scrates *Explicao do mtodo *Estrutura do dilogo Objetivos Especficos Entender que a dvida sintetiza os dois primeiros passos da experincia filosfica o estranhamento seguido do questionamento, e que o ato de duvidar nos abre com frequncia a possibilidade de desenvolver uma percepo mais profunda clara e abrangente sobre diversos e elementos que compem nossa existncia. Desenvolver a capacidade de expresso pessoal, de comunicao e de dilogo. Habilidades e Competncias Situar a especificidade da Filosofia em seu processo de dilogo com as cincias e outras formas de conhecimento: a religio, o senso comum, a arte. Discutir sobre a liberdade de escolha, de expresso, poltica e de existncia. Identificar os desafios ticos a partir de situaes atuais, evidenciadas na mdia, no cotidiano, na escola. Avaliao Tendo em vista que avaliao um processo contnuo que consiste em observar, perceber o aluno, o caminho que ele percorre, a avaliao usada ser mediadora, que tem como pressuposto qualidade total e desenvolvimento do aluno com objetivos claros e sem limites pr-estabelecidos. Visa conhecer melhor o aluno desafiando-o e se fica na autonomia, conscincia crtica e competncia do mesmo (qualidade).Com isso tem-se que verificar os conhecimentos dos alunos com vrios instrumentos: trabalhos de pesquisa, experincias, debates, painis integrados, testes e provas, etc.

Bimestre: 3
Tema Gerador: A Conscincia
Contedos *Conscincia perceber o que acontece *O que a conscincia *Conscincia e identidade *Experincia privada * Conscincia e inconsciente *As contribuies da psicologia *Conscincia e cultura interaes com o ambiente *Durkheim conscincia coletiva *Modos de conscincia *Filosofia- da conscincia crtica a sabedoria *Explorando o senso comum *Desenvolvendo a conscincia crtica Objetivos Especficos Perceber que a Filosofia atua a conscincia racional, mas destaca um tipo mais especfico, que a conscincia crtica julgando, avaliando uma idia com cuidado e profundidade, buscando suas origem e coerncia. Habilidades e Competncias Entender e compreender que o homem o nico ser que tem a capacidade de ser tico em todas as suas relaes e comunicao sociais. Visa auxiliar com isso a conscincia cidad coletiva, a diversidade cultural gneros artsticos e orientando sobre os valores essenciais para a vida. Avaliao Tendo em vista que avaliao um processo contnuo que consiste em observar, perceber o aluno, o caminho que ele percorre, a avaliao usada ser mediadora, que tem como pressuposto qualidade total e desenvolvimento do aluno com objetivos claros e sem limites pr-estabelecidos. Visa conhecer melhor o aluno desafiando-o e se fica na autonomia, conscincia crtica e competncia do mesmo (qualidade).Com isso tem-se que verificar os conhecimentos dos alunos com vrios instrumentos: trabalhos de pesquisa, experincias, debates, painis integrados, testes e provas, etc.

Bimestre: 4
Tema Gerador: Nos e o Mundo
Contedos * Metafisica-Busca da realidade essencial o que o ser, problemas da realidade. *Do mito a cincia-vises de mundo atravs da histria, primeiras cosmologia Metafisica Gregas clssicas, Noo de cosmo, Dissoluo do cosmos, materialismo versus idealismo, Monismo, dualismo e pluralismo *Metafisica da modernidade- o debate entre materialistas idealistas, dualismo cartesiano materialismo mecanicista Idealismo absoluto. *Tendncia contempornea Como se concebe o mundo de hoje reducionismo materialista enfoque no reducionistas. Objetivos Especficos . O objetivo da metafsica fornecer uma viso abrangente do mundo uma viso sinptica que rena em si os diversos aspectos da realidade. Perceber que investigar o mundo em que vivemos uma experincia humana bsica e necessria para nossa adaptao realidade, vida, existncia, a Filosofia com a cincia indagam de maneira metdica e racional o que esse mundo que nos envolve, estabelecer uma relao entre ordem social e cosmologia. Habilidades e Competncias Levantar discusses que permitam aos jovens alunos um despertar para um maior respeito a si mesmo e ao outro uma constante relao com a vida concreta uma abertura permanente para o dilogo e o posicionamento questionamentos sobre o sentido da prpria vida. Avaliao Tendo em vista que avaliao um processo contnuo que consiste em observar, perceber o aluno, o caminho que ele percorre, a avaliao usada ser mediadora, que tem como pressuposto qualidade total e desenvolvimento do aluno com objetivos claros e sem limites prestabelecidos.Visa conhecer o aluno desafiando-o e se fica na autonomia, conscincia crtica e competncia do mesmo.Com isso tem-se que verificar os conhecimentos dos alunos com vrios instrumentos:trabalhos de pesquisa, experincias,debates,painis integrados, testes e provas,etc.

Srie: 2 ENSINO MDIO Disciplina Filosofia Bimestre: 1


Tema Gerador: O Ser Humano
Contedos *Natureza ou Cultura?- um ser entre dois mundos. *Humanos e outros animais, *Sntese humana, Ponto de transio *Cultura- As respostas ao desafio da existncia *Caractersticas gerais *Cultura e cotidiano *Ideologia *Filosofia antropolgico*Algumas vises sobre o ser humano *Constituio essencial *Estado de natureza *Relaes sociais e existncia Objetivos Especficos Refletir sobre o carter dos contatos entre pessoas de diferentes culturas. Levar o aluno refletir sobre os elementos fundamentais que caracterizam o homem e que ao mesmo tempo, o diferenciam dos demais seres presentes no mundo. Compreender e valorizar as diferentes manifestaes culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito diversidade, enquanto principio esttico, poltico e tico que supera conflitos e tenses do mundo atual. Habilidades e Competncias Visa auxiliar com isso a conscincia cidad coletiva, a diversidade cultural gneros artsticos e orientando sobre os valores essenciais para a vida. Avaliao Tendo em vista que avaliao um processo contnuo que consiste em observar, perceber o aluno, o caminho que ele percorre, a avaliao usada ser mediadora, que tem como pressuposto qualidade total e desenvolvimento do aluno com objetivos claros e sem limites pr-estabelecidos. Visa conhecer melhor o aluno desafiando-o e se fica na autonomia, conscincia crtica e competncia do mesmo (qualidade).Com isso tem-se que verificar os conhecimentos dos alunos com vrios instrumentos: trabalhos de pesquisa, experincias, debates, painis integrados, testes e provas, etc.

Bimestre: 2

Contedos *Linguagem e comunicao construo de sentidos e realidade. *linguagem na histria *Seres lingusticos *Linguagem como filtro *Linguagem como ao *O trabalho *Trabalho caracterstica e histria *Papis do trabalho *Trabalho na histria *Alienao- a pessoa alheia a si mesma *Trabalho alienado *Consumo alienado *O lazer alienado *Perspectivas- tempo livre ou desemprego? *Sociedade do tempo livre *Sociedade do desemprego

Objetivos Especficos Desenvolver as capacidades de expresso pessoal, de comunicao e de dilogo. Discutir a importncia da linguagem e algumas hipteses sobre sua origem as transformaes no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificao exigida geradas por mudanas na ordem econmica. Perceber a importncia de se preparar para o futuro, visando o desemprego que afeta a muitos que no esto aptos ao trabalho.

Habilidades e Competncias Discutir a importncia da linguagem e algumas hipteses sobre sua origem. Pensar criticamente as relaes entre moral, tica e poltica. Relacionar trabalho, profissionalizao, ideologia e alienao. Analisar os dilemas ticos e polticos contemporneos para a construo da cidadania.

Avaliao Tendo em vista que avaliao um processo contnuo que consiste em observar, perceber o aluno, o caminho que ele percorre, a avaliao usada ser mediadora, que tem como pressuposto qualidade total e desenvolvimento do aluno com objetivos claros e sem limites pr-estabelecidos. Visa conhecer melhor o aluno desafiando-o e se fica na autonomia, conscincia crtica e competncia do mesmo (qualidade).Com isso tem-se que verificar os conhecimentos dos alunos com vrios instrumentos: trabalhos de pesquisa, experincias, debates, painis integrados, testes e provas, etc.

Bimestre: 3
Tema Gerador: O Conhecimento A Filosofia na histria
Contedos Objetivos Especficos Habilidades e Competncias Avaliao

*Gnosiologia- A investigao sobre o conhecer *Questes bsicas *Representacionismo *Relao sujeito-objeto *Fontes primeiras*Razo ou sensao? *Racionalismo *Empirismo *Apriorismo Kantiano *Possibilidades- O que podemos conhecer? *Dogmatismo *Ceticismo *Criticismo *A Filosofia na histria *Filosofia Antiga: pensamento Pr-Socrtico *Polis e Filosofia *Os primeiros filsofos Gregos

Levar o aluno a exercer a atividade reflexiva tentando encontrar caminhos e respostas diferentes para os mesmos possibilitandolhe perceber fatores histricos e temporais que influenciaram na sua elaborao e assim retomar problemticas j pensadas na perspectiva de novas solues relativas h seu tempo. A histria da Filosofia a histria de como e porque o pensamento filosfico assumiu determinadas caracterstica, em cada poca.Ter um maior conhecimento sobre essa poca quais os fatos importantes que ocorreram e os principais pensadores. Conhecer a vida, as caractersticas sociais, poltica e cultural dos filsofos.

Compreender e contextualizar Sujeito e objeto. Ampliar gradativamente o alcance da leitura filosfica. Tipos de conhecimento plano sociopoltico, histrico. Principais teorias do conhecimento. metafsico e cultural.
Analisar e compreender as posies racionalistas e empiristas acerca da questo do mtodo na produo do conhecimento. Discutir o conceito de Razo e de Liberdade no contexto do Iluminismo. Situar a especificidade da Filosofia em seu processo de dilogo com as cincias e outras formas de conhecimento: a religio, o senso comum, a arte

Tendo em vista que avaliao um processo contnuo que consiste em observar, perceber o aluno, o caminho que ele percorre, a avaliao usada ser mediadora, que tem como pressuposto qualidade total e desenvolvimento do aluno com objetivos claros e sem limites pr-estabelecidos. Visa conhecer melhor o aluno desafiando-o e se fica na autonomia, conscincia crtica e competncia do mesmo (qualidade).Com isso tem-se que verificar os conhecimentos dos alunos com vrios instrumentos: trabalhos de pesquisa, experincias, debates, painis integrados, testes e provas, etc.

Bimestre: 4
Tema Gerador: Filosofia Antiga
Contedo Objetivos Especficos Habilidades e Avaliao

Competncias *Pensamentos Clssico e helenstico *Democracia Ateniense *Sofistas *Scrates *Plato *Aristteles *Filosofia Medieval *Perodo medieval *Patrstica *Escolstica Perceber que nessa poca a ateno dos filsofos gregos comeou a ser atrado por vrios problemas, maior interesse ao ser humano e nas suas relaes com o mundo, politica e social. Conhecer a vida e o pensamento desses filsofos que mais se destacaram na poca O aluno aprenda a refletir sobre os conhecimentos cientficos, bem como os saberes filosficos. Situar a contribuio de Scrates na histria da Filosofia Analisar a Antropologia Filosfica de Scrates e articular com a sua Metodologia Filosfica (Ironia e Maiutica) Analisar as propriedades do pensamento e mtodos socrticos para se obter o conhecimento de forma que este seja digno de confiana; Analisar a tica e o pensamento poltico de Scrates no contexto da democracia ateniense e refletir sobre as suas Conseqncias. Tendo em vista que avaliao um processo contnuo que consiste em observar, perceber o aluno, o caminho que ele percorre, a avaliao usada ser mediadora, que tem como pressuposto qualidade total e desenvolvimento do aluno com objetivos claros e sem limites pr-estabelecidos. Visa conhecer melhor o aluno desafiando-o e se fica na autonomia, conscincia crtica e competncia do mesmo (qualidade).Com isso tem-se que verificar os conhecimentos dos alunos com vrios instrumentos: trabalhos de pesquisa, experincias, debates, painis integrados, testes e provas, etc.

Srie: 3 ENSINO MDIO Disciplina: FILOSOFIA

Bimestre: 1
Tema Gerador: Filosofia Moderna
Contedos * Filosofia Moderna- nova cincia e racionalismo *Idade Moderna -A revalorizao do ser humano e da natureza *Renascimento *Razo e experincia * Grande Racionalismo- o conhecimento parte da razo *Empirismo e Iluminismo *Iluminismo- A razo em busca da liberdade *Thomas Hobbes *John Locke *George Berkeley *David Hume *Montesquieu *Voltaire *Rousseau Immanuel Kant Objetivos Especficos Refletir sobre o carter dos contatos entre pessoas de diferentes culturas. Levar o aluno refletir sobre os elementos fundamentais que caracterizam o homem e que ao mesmo tempo, o diferenciam dos demais seres presentes no mundo. Perceber a representao do mundo pela razo, pois os sentidos j no eram suficientes para realizar a tarefa de explicar o mundo, a busca de um mtodo. Habilidades e Competncias Visa auxiliar com isso a conscincia cidad coletiva, a diversidade cultural gneros artsticos e orientando sobre os valores essenciais para a vida. Reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnolgico contemporneo, suas relaes com as cincias, seu papel na vida humana, sua presena no mundo cotidiano e seus impactos na vida social. Avaliao Tendo em vista que avaliao um processo contnuo que consiste em observar, perceber o aluno, o caminho que ele percorre, a avaliao usada ser mediadora, que tem como pressuposto qualidade total e desenvolvimento do aluno com objetivos claros e sem limites pr-estabelecidos. Visa conhecer melhor o aluno desafiando-o e se fica na autonomia, conscincia crtica e competncia do mesmo (qualidade).Com isso tem-se que verificar os conhecimentos dos alunos com vrios instrumentos: trabalhos de pesquisa, experincias, debates, painis integrados, testes e provas, etc.

Bimestre: 2
Tema Gerador: Filosofia Contempornea

Contedos *Sculo XIX-Expanso do capitalismo e os novos ideais. *Progresso tcnico e cientifico *Desigualdade e desumanizao. *Romantismo *Augusto Comte- A fundao do positivismo *Lei dos trs Estados *Idealismo alemo- A busca de um sistema unificador do real. *Friedrich Hegel *Arthur Schopenhauer. *Karl Marx. *Materialismo Dialtico *Materialismo histrico *Friedrich NietzscheUma Filosofia a golpes de martelo *Filosofia Contempornea sculo XX uma era de incerteza, mundo de contrastes *Existencialismo *Martin Heidegger *Jean-Paul Sartre

Objetivos Especficos Que o aluno compreenda que no final do sculo XVIII at os dias atuais, a contemporaneidade atrai o interesse de muitas pessoas em razo da emergncia e do apelo que as questes histricas e filosficas observadas nesse perodo trazem tona. poca de grandes transformaes e revolues no modo de vida humano.

Habilidades e Competncias Priorizar os educando que por traz das ideologias ele pode posicionar-se. Contextualizar os princpios da reestruturao produtiva com as suas vivncias de sujeito no mundo do trabalho.

Avaliao Tendo em vista que avaliao um processo contnuo que consiste em observar, perceber o aluno, o caminho que ele percorre, a avaliao usada ser mediadora, que tem como pressuposto qualidade total e desenvolvimento do aluno com objetivos claros e sem limites pr-estabelecidos. Visa conhecer melhor o aluno desafiando-o e se fica na autonomia, conscincia crtica e competncia do mesmo (qualidade).Com isso tem-se que verificar os conhecimentos dos alunos com vrios instrumentos: trabalhos de pesquisa, experincias, debates, painis integrados, testes e provas, etc.

Bimestre:3
Tema Gerador: tica

Contedos *tica e Moral *O problema da ao e dos valores *Distino entre moral e tica *Moral e direito *Moral e liberdade *Liberdade versus determinismo *Transformaes da moral *Escolhas morais *tica na histria *Antiguidade tica Grega *Idade Mdia: tica crist *Idade Moderna: tica antropocntrica *Idade Contempornea: tica do individuo correto *A Politica *Estado instituio Que detm o poder politico *Politica na histriaprincipais reflexo filosfica *Rei filsofo para a justia *Animal politico *Concepo do Estado liberal *Separao dos poderes

Objetivos Especficos

Levar o aluno a entender que a tica ou filosofia moral: a rea da filosofia que trata das distines entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. Procura identificar os meios mais adequados para aprimorar a vida moral e para alcanar uma vida moralmente boa. Tambm no campo da tica do-se as discusses a respeito dos princpios e das regras morais . que norteiam a vida Habilidades em sociedade, e sobre E quais seriam as justificativas racionais para adotar essas regras e princpios.

Habilidades e Competncias Construir o desenvolvimento e a autonomia dos alunos possibilitando anlise crtica par atribuio de valores. Discutir sobre a liberdade de escolha, de expresso, poltica e de existncia. Compreender e relacionar os conceitos de poltica, relaes de poder, democracia e cidadania.

Avaliao Tendo em vista que avaliao um processo contnuo que consiste em observar, perceber o aluno, o caminho que ele percorre, a avaliao usada ser mediadora, que tem como pressuposto qualidade total e desenvolvimento do aluno com objetivos claros e sem limites pr-estabelecidos. Visa conhecer melhor o aluno desafiando-o e se fica na autonomia, conscincia crtica e competncia do mesmo (qualidade).Com isso tem-se que verificar os conhecimentos dos alunos com vrios instrumentos: trabalhos de pesquisa, experincias, debates, painis integrados, testes e provas, etc.

Bimestre: 4
Tema Gerador: Esttica

Contedos *A Esttica *Beleza- A experincia do prazer. *O que belo *Arte- A expresso criativa da sensibilidade *Arte e Educao *Arte e indstria cultural *O que um ato livre? *Trs grandes concepes Filosficas *Liberdade e possibilidade objetiva *Liberdade em Sartre *Karl Jaspers

Objetivos Especficos Perceber que entre as investigaes dessa rea, encontram-se aquelas sobre a natureza da arte e da experincia esttica, sobre como a experincia esttica se diferencia de outras formas de experincia, e sobre o prprio conceito de belo. Desenvolver uma conscincia crtica e responsvel que, mediante a anlise fundamentada da experincia, atenta aos desafios e aos riscos do presente, tome o seu cargo o cuidado tico pelo futuro.

Habilidades e Competncias Analisar e perceber o que e como se processa a criatividade nas artes, bem como em outras dimenses da vida humana, em especial nas cincias e na filosofia. Relacionar a questo do Belo com a construo do saber e o enriquecimento de sua vida interior. Habilidades

Avaliao Tendo em vista que avaliao um processo contnuo que consiste em observar, perceber o aluno, o caminho que ele percorre, a avaliao usada ser mediadora, que tem como pressuposto qualidade total e desenvolvimento do aluno com objetivos claros e sem limites pr-estabelecidos. Visa conhecer melhor o aluno desafiando-o e se fica na autonomia, conscincia crtica e competncia do mesmo (qualidade).Com isso tem-se que verificar os conhecimentos dos alunos com vrios instrumentos: trabalhos de pesquisa, experincias, debates, painis integrados, testes e provas, etc.

Potrebbero piacerti anche