Sei sulla pagina 1di 3

ANEXO I SUGESTO DE PERGUNTAS EM ENTREVISTA

Histrico Profissional: Experincia anterior Estabilidade Experincia compatvel com a funo que vai exercer Progresso profissional Investimento nos gostos e habilidades especficas Projetos, programas, histrias de sucesso e de fracasso nos trabalhos que j realizou Motivos de orgulho e satisfao e/ou desgosto no trabalho Perspectivas profissionais a curto, mdios e longo prazo Relacionamentos com pares, chefias e subordinados Histrico Educacional: Qual a formao educacional e cultural do candidato? Gostos pessoais por determinadas matrias e/ou assuntos de conhecimento geral Sucessos e/ou fracassos nos estudos Perfectivas para a vida educacional, planejamentos Atividades extracurriculares Histrico Familiar e Social: Estrutura familiar e os relacionamentos dentro dessa estrutura Status scio-econmico Tipo de educao Formao social e religiosa Posicionamento da pessoa em face da sua famlia, sociedade, grupos sociais que freqenta Experincias relacionadas a grupos de cooperao, trabalhos sociais e/ou afins Tipo de vida social e relacionamento interpessoal nos trabalhos anteriores, na escola e em outros grupos que freqenta Espao ocupado pelo lazer e atividades sociais na sua rotina Autopercepo e Relaes Humanas Como o candidato se v Seus pontos fortes e fracos e como faz para lidar com cada um deles Como usa esses pontos a seu favor na sua vida profissional Principais aspectos de seus relacionamentos sociais, familiares e profissionais SUGESTES DE PERGUNTAS Histrico Profissional: Como soube da vaga? Por que est interessado em trabalhar aqui? Com que idade comeou a trabalhar? Trace um breve histrico da sua vida profissional at o ltimo trabalho (onde, quanto tempo ficou, se foi promovido, atividades que desenvolveu, porque saiu) Conte-me um pouco sobre as atividades que voc desenvolvia no seu ltimo trabalho Alguma dessas atividades era de responsabilidade exclusivamente sua? Qual dessas atividades voc tinha mais prazer em realizar? Por qu? Qual a que voc menos gostava? Por qu? Como era realizar uma atividade que no lhe agradava muito? Por que voc saiu / ou quer sair desse trabalho? Qual foi seu ltimo salrio e benefcios? Voc sofria alguma forma de presso? Acredita ter contribudo de forma direta para a empresa onde trabalhou? Como e por qu? Aprendeu coisas para sua vida pessoal com o trabalho que desempenhou?

Que tarefa voc citaria como a melhor e como a pior, dentre as que voc realizou? Como voc v o seu desenvolvimento profissional neste trabalho? Teve dificuldade para realizar alguma das tarefas? Qual? Como lidou com isso? Que tipo de coisas gostaria de evitar no trabalho? Que atividades lhe proporcionam mais prazer no trabalho? Possui algum projeto que gostaria de ver realizado em alguma empresa? Por que voc deseja trabalhar para nossa empresa? O que voc espera de ns? Quais so os seus principais projetos profissionais a curto, mdio e longo prazo? Se voc for admitido por ns, qual a principal contribuio que acredita poder oferecer a esta empresa? Por qu? Qual sua pretenso salarial? Qual o mnimo que voc aceitaria para iniciar um trabalho? Descreva o chefe e o subordinado ideal Com que freqncia voc espera ser promovido? Como imagina sua trajetria profissional na nossa empresa? Voc se julga um bom subordinado? Por qu? Se voc pudesse voltar no tempo, faria alguma coisa diferente na sua vida profissional? O que? Por qu? Como seria? Na sua opinio, quais as principais caractersticas que uma pessoa deve ter para ocupar este cargo? E quais dessas caractersticas so mais marcantes em voc? Possui algum trabalho para mostrar (texto, ilustrao, msica, foto, etc.)? Cite uma situao em que teve que se adaptar rapidamente a uma situao fora da sua rotina. Como agiu? Qual o resultado? Cite um problema de conflito com um chefe e subordinado. O que ocasionou este problema? Como agiu? Qual o resultado? Com que tipo de pessoas voc tem mais facilidade/dificuldade de trabalhar? Por qu? Voc j encontrou alguma forma de tornar seu trabalho mais fcil? Como? Descreva a ltima vez em que precisou tomar uma atitude difcil no trabalho. O que foi, por qu, como agiu e qual o resultado? De que forma voc se organiza na sua rotina de trabalho? O que lhe motiva/desmotiva no trabalho? Qual a imagem que voc acredita deixar para seu ltimo chefe e para seus subordinados? Por qu? Qual o aspecto mais positivo/negativo da sua trajetria profissional? Por que voc acha que deveramos lhe contratar? Qual o seu principal diferencial profissional? Voc pode trabalhar em qualquer horrio, escala? Tem disponibilidade para viagens e trabalhos em finais de semana? O que voc no consegue fazer muito bem? Por que eu deveria contrata-lo?

Histrico Educacional: At que srie estudou? Pretende continuar estudando? O que pretende fazer? Se parou, em que srie e por qu? Quais os seus projetos de estudo a curto, mdio e longo prazo? Quais os principais cursos extracurriculares que j realizou? Qual a importncia desses cursos na sua vida profissional? Voc consegue aplicar o que aprendeu? Estuda atualmente? O que? Em qual o horrio? Por que escolheu esta rea de estudo? O que pretende fazer quando terminar seu curso? Que tipo de atividades intelectuais/culturais costuma desenvolver? Gosta de ler? Qual o tipo de leitura que mais lhe agrada? Que matrias voc gostava mais/menos? Por qu? E quais as que tm mais dificuldade? Se pudesse voltar no tempo estudaria outra coisa? O que? Por qu? Suas atividades profissionais correspondem ao que voc planejava com seus estudos? J teve que estudar algo que no lhe agradava por conta de atividades profissionais? O que e por qu? Como lidou com isso? Costuma realizar cursos extracurriculares ligados a sua atividade profissional? Gostava de participar de treinamentos e cursos oferecidos pelas empresas onde j trabalhou? Qual a importncia dessas atividades, na sua opinio? Voc tem mais facilidade para atividades ligadas a textos ou nmeros? Voc se julga um bom interlocutor? Possui facilidade para falar em pblico? Histrico Familiar e Social: Estado civil? Se casado: ha quanto tempo? Se solteiro: tem alguma namorada, noiva, planos de casamento? Em quanto tempo?

Sua esposa/namorada trabalha? Faz o que? Contribui para a vida financeira do casal? De que forma? Tem filhos? Quantos? Idade? Se forem pequenos: com quem ficam para voc trabalhar? Se for em creche: qual o valor, quais os horrios de entrada e sada, quem leva e apanha, com quem ficam enquanto voc no chega? Com quem ficam nos dias em que esto doentes ou que a creche no funciona? Se for uma pessoa paga (empregada/bab): quanto ela ganha? Qual o horrio de trabalho dela? Como voc (sua esposa ou marido) lida com os problemas de conciliar as necessidades dos filhos com sua vida profissional? Voc tem algum para ajudar (me, sogra)? Qual a disponibilidade dessa pessoa para lhe ajudar? Se no for disponibilidade total, existe uma segunda alternativa j planejada? Pretende ter mais filhos? Quantos? Quando? Quais os seus principais planos familiares? Como voc descreveria sua vida familiar? Seus pais so vivos? Moram perto de voc/ou com voc? O que fazem? Dependem de alguma forma de voc ou voc deles? Voc tem mais irmos? O que fazem? Solteiros ou casados? Qual a relao com eles (prxima, distante, formal, dependncia, independncia)? Qual o principal aspecto de sua vida familiar, que voc julga influenciar na sua vida profissional? Qual a sua naturalidade? Se for de outro estado: ha quanto tempo est aqui? Quando e por que veio para c? Pretende um dia mudar de estado? Por qu? Se pudesse gostaria de viver em outro lugar, onde seria? Por qu? Pratica alguma religio? Qual? Existe algum impedimento religioso com relao a horrios, dias, uniformes, etc.? Qual a importncia da religio na sua vida? Para voc, qual a relao entre trabalho e religio, se voc acha que existe alguma? Fuma? Quantos cigarros por dia? Quantas horas consegue ficar sem fumar? Gosta de alguma bebida alcolica? Qual? Com que freqncia costuma beber? O que gosta de fazer nas horas de lazer? Esse lazer costuma ser mais com a famlia, sozinho ou com os amigos? Pratica algum esporte? Qual? Com que freqncia? Toma algum medicamento regularmente? Faz algum tratamento de sade? Tem alguma doena que precise ser controlada (diabetes, presso)? Alguma alergia? J fez alguma cirurgia? Qual? Tem alguma limitao em funo dela, algo que lhe incomoda? J sofreu algum acidente de trabalho? Qual? Quando? Como foi? O que acarretou? O que causou? Voc participa de alguma atividade comunitria / religiosa / social? Qual? Que tipo de trabalho desenvolve? Serviu o quartel? O que essa experincia significou para voc?

Autopercepo e Relaes Humanas Como voc se descreveria? Quais os seus principais defeitos/qualidades e como voc lida com eles? Como eles influenciam na sua vida profissional? Quais foram as suas maiores conquistas? Qual o maior orgulho que voc tem? O que voc acha que as pessoas mais gostam em voc? Qual o aspecto da sua personalidade que voc julga mais difcil de lidar? E como voc faz isso? Existe algum ponto no qual voc est tentando melhorar? Qual? Como est fazendo isso? Voc j experimentou algum fracasso (em qualquer aspecto da vida)? Qual? Como lidou com isso? Que tipo de coisa voc se sente mais seguro em fazer? E mais inseguro? Se pudesse mudar em um piscar de olhos algo em voc, o que seria e por qu? Que tipos de acontecimentos causam mais frustraes em voc? Como reage nesses casos? O que te causa mais orgulho e prazer em fazer? Voc tem alguma habilidade que considera especial? Qual? Essa habilidade pode contribuir para o seu trabalho? Como? Com que tipo de pessoas voc gosta de conviver? Por qu? E com quais tem mais dificuldade de convivncia? Por qu? Como lida com isso? Voc prefere trabalhar sozinho ou em grupo? Por qu? Como voc gosta de ser tratado pelos seus colegas de trabalho? Qual a imagem profissional que voc acha que as pessoas tm de voc? Como voc costuma agir quando apontam aspectos negativos/positivos no seu desempenho profissional?

Potrebbero piacerti anche