Sei sulla pagina 1di 14

Gesto de RH

Prof: Roberto Huck

Treinamento

Roteiro da Teleaula
1. Cenrio atual; 2. Conceito de Treinamento e Desenvolvimento; 3. Desenvolvimento de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional; 4. Mtuo Benefcio 5. O Programa de Treinamento; 6. Treinamento um custo ou investimento;

Roteiro da Teleaula
7. Levantamento das Necessidades de Treinamento; 8. Elaborao do Plano de Treinamento; 9. Implementao do Plano de Treinamento; 10. A Avaliao dos Resultados do Treinamento; 11. Concluso; 12. Atividades em sala e semanal; 13. Indicao Bibliogrfica.

Os Processos da Gesto de Pessoas


Processos de agregar pessoas Quais so as pessoas quem deve trabalhar na organizao? Processos de aplicar pessoas O que as pessoas devero fazer e como devem ser avaliadas? Processos de recompensar pessoas Como recompensar direta e indiretamente as pessoas?

Os Processos da Gesto de Pessoas


Processos de desenvolver pessoas Como desenvolver as pessoas? Processos de manter pessoas Como manter as pessoas satisfeitas no trabalho? Processos de monitorar pessoas Como saber e acompanhar o que fazem e o que so?

Cenrio Atual: A Era da Informao


Ambiente Mutvel, imprevisvel, turbulento, organizacional com grandes e intensas mudanas. Modos de lidar Pessoas como seres humanos, com as pro-ativas e inteligentes que Pessoas devem ser impulsionadas. nfase na liberdade e no comprometimento para motivas as pessoas Administrao Gesto de Pessoas de Pessoas

Impactos na Gesto de Pessoas


Processos de Gesto mais geis; Conceitos de Gesto de Talentos Conceitos de parceria Conceitos de Qualidade de Vida Conceito moderno de Treinamento.

Significado de Treinar

o de tornar apto, destro, capaz, para determinada tarefa ou atividade, habilitar e adestrar aquele que participa do treinamento.
Aurlio Buarque de Holanda Ferreira (p.647)

Concepo Moderna
O treinamento faz parte de um processo amplo onde tambm so somados os desenvolvimentos de pessoas e o desenvolvimento organizacional. Desenvolvimento de Pessoas Desenvolvimento da Organizao

Ao do Treinamento

Conceito de I. Chiavenato
Desenvolver pessoas no apenas dar-lhes informao para que elas aprendam novos conhecimentos, habilidades e destrezas e se tornem mais eficientes naquilo que fazem. , sobretudo, dar-lhes a formao bsica para que aprendam novas atitudes, solues, idias, conceitos e que modifiquem seus hbitos e comportamentos e se tornem mais eficazes aquilo que fazem. (2205 pp.334)

1a. Atividade
Atividade Reflexiva O desenvolvimento dos colaboradores est vinculado ao desenvolvimento organizacional?Justifique

5 minutos

Resposta
Sim. Da, a importncia do subsistema de desenvolvimento de pessoas frente organizao e aos seus colaboradores. Os processos que tem como meta desenvolver pessoas caracterizam-se por ser uma tarefa muito importante e deve ser planejada, executada e avaliada com grande esmero pelo subsistema de gesto de pessoas, pois, o treinamento leva ao desenvolvimento contnuo do desempenho organizacional e de seus colaboradores.

Mtuo Benefcio
As organizaes e principalmente os sistemas de gesto de pessoas devem abandonar a abordagem reativa e tradicional do treinamento de pessoal que abarca aspectos pontuais e especficos do treinamento e desenvolvimento, para uma abordagem moderna numa atitude proativa que traz consigo uma atitude universalista que integra os colaboradores e as organizaes em atividades de parceria que trar em mtuo benefcio.

Programa de Treinamento

Um bom programa de treinamento, numa empresa, objetiva, muito simplesmente, mudar comportamentos, ou seja, criar atitudes e comportamentos positivos em relao aos objetivos organizacionais da empresa e dos indivduos.
Flvio de Toledo (1989, pp. 128.)

Objetivos
Transmisso de informaes; Desenvolvimento de habilidades; Desenvolvimento ou modificao de atitudes; Desenvolvimento de conceitos.

Levantamento das necessidades


Deve-se coletar informaes: planejamento estratgico. avaliao de performance dos colaboradores informao sobre as expectativas deles em relao organizao. entrevistas de desligamentos.

Levantamento das necessidades

Todas estas informaes apresentam dados importantes para a elaborao e investimento em treinamento.

Diagnstico das necessidades


Necessidades futuras: Crescimento e Expanso da Empresa; Admisso e Reduo de Colaboradores; Novos mtodos e processos; Absentesmo e frias; Mudana de Equipamentos e Novas tecnologias; Desenvolvimento de Novos produtos.

Diagnstico das necessidades


Necessidades presentes: Desperdcio e quebra de equipamentos; Problemas de Comunicaes; Elevada rotatividade e acidentes; Conflitos de Relacionamento; Perda de clientes;

Diagnstico das necessidades


Anlise organizacional; Anlise dos recursos humanos; Anlise da estrutura de cargos; Anlise do treinamento.

2a. Atividade
Aps o levantamento nas necessidades de treinamento, como deve ser o procedimento do subsistema de treinamento e desenvolvimento organizacional?

5 minutos

Resposta
Deve-se planejar quais sero as aes a serem adotadas pelo subsistema de desenvolvimento de pessoas.

Programao
A necessidade a ser atingida; O pblico alvo; O instrutor; O local; O Mtodo; Os recursos; A agenda; A durao; A avaliao.

Perguntas
Quem deve ser treinado? Como treinar? Em que treinar? Colaboradores Mtodos, tcnicas e recursos Assunto e contedo

Quem deve treinar? Instrutor Onde treinar? Espao fsico

Perguntas
Quando treinar? Para que treinar? Quanto Treinar? Como Avaliar? poca ou horrio Objetivos do treinamento Durao ou carga horria Mtodos, tcnicas e recursos

Execuo
O participantes ou treinados devem ser convocados de forma que sensibilize a importncia da participao deles. Atentar para possveis imprevistos. Lidar com criatividade e jogo de cintura.

Avaliao
Concluda a fase de execuo do treinamento, iniciamos a fase de avaliao dos resultados do treinamento implementado pelo plano de ao e desenvolvimento. Ao final, o subsistema de treinamento e desenvolvimento deve avaliar junto com os treinados e com a organizao se houve efetivamente benefcios para eles e para a organizao.

Avaliao de eficcia
Quatro Nveis de Avaliao de Treinamento, so: Nvel 1 - Reao Nvel 2 - Aprendizagem Nvel 3 - Comportamento Nvel 4 - Resultados

Fases do Processo de Treinamento

1. 2. 3. 4.

Diagnstico de necessidade; Programao; Execuo; Avaliao de resultados.

3a. Atividade

Sua organizao pratica as quatro fases ( Reao, Aprendizagem, Comportamento e Resultados) de avaliao do treinamento?

10 minutos

10

Resposta
Algumas empresas apenas executam a reao ao treinamento e se esquecem que as avaliaes so um ciclo interligadas.

Concluso
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas um beneficio tanto para o organizao quanto para os colaboradores. Atuao em treinamento requer habilidades e criatividade do atuante. Processo cclico em constante movimento e atualizao.

Atividades
Leitura e Discusso dos Artigos: Treinamento e () Trabalho.
http://www.institutomvc.com.br/costacurta/artla21_treinam_tr ab.htm

O Capital Intelectual Chegou para Ficar.


http://www.guiarh.com.br/PAG21E.html

Capital intelectual, um futuro que j chegou.


http://www.guiarh.com.br/PAGINA21B.htm

11

Atividades
Qual a relao entre o treinamento e o capital intelectual? Se possvel comentem eventuais experincias dos alunos do grupo vivenciadas em seus trabalhos.

Atividade Semanal
Estudo de Caso: Os vendedores de classificados. O grupo maior (10 colaboradores) constitudo de profissionais que trabalham no setor e na empresa h mais de dois anos;

Atividade Semanal
O outro grupo, um pouco menor (05 colaboradores), consiste de vendedores que esto na organizao h menos de dois anos; neste grupo que ocorre o maior turnover: um em cada trs novos funcionrios deixa o emprego durante os trs primeiros meses de trabalho.

12

Atividade Semanal
Questo sobre o case: Imagine-se como gerente de RH, sugerindo a implantao do treinamento junto diretoria do grupo para melhorar o clima organizacional e a produtividade do setor de vendas.

Atividade Semanal
Dessa forma, elabore um projeto contendo as fases (detalhadas) da implementao do treinamento junto os grupos de vendedores de classificados.

Competncias

Trabalho em equipe; Comunicao; Rapidez.

13

Recomendao
Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos idalberto chiavenato Treinamento & desenvolvimento para empresas que aprendem tomasina canabrava e onizioa de ftima assuno vieira

Recomendao
Manual de treinamento e desenvolvimento processos e operaoes magdalena boog Manual de avaliao dos resultados em treinamento e desenvolvimento benedito milioni

Obrigado!
Prof: Roberto Huck
Referncia de imagens: Todas as imagens so originrias de banco de imagens.

14

Potrebbero piacerti anche