Sei sulla pagina 1di 37

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.

B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

PARTE I QUMICA A estrutura atmica da matria Desde a antiguidade o ser humano vem investigando para saber mais sobre a matria e usar esse conhecimento para viver melhor. Uma curiosidade muita antiga esta: Tudo o que existe feito de matria, mas de que feita a matria? Pelos registros que temos at hoje, as respostas mais antigas obtidas pela humanidade para as questes colocadas na pgina anterior tiveram por base a religio e a mitologia. No entanto, essas explicaes no atendiam s necessidades prticas das sociedades da poca. No forneciam, por exemplo, o conhecimento que se fazia necessrio metalurgia e, mais tarde, siderurgia. H milhares de anos, o ser humano capaz de misturar alguns materiais e, com isso, obter outros materiais, diferentes dos animais. Um exemplo a liga de bronze mistura dos metais cobre e estanho, que j era produzida h 5000 anos.
Com esses avanos, outras questes surgiram:

Porque alguns tipos de material, ao se misturarem se transforma em outro material?

Como ocorrem essas transformaes?

Para explicar essas e outras questes prticas, surgiu a necessidade de saber de que feita a matria ou de que constituda a menor partcula de gua, do ferro e de tudo o que existe. Os escritos mais antigos que contm explicaes sobre a estrutura da matria pertencem aos filsofos gregos do sculo V antes de Cristo.

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

H cerca de 2500 anos, os filsofos gregos Leucipo e Demcrito indagavam sobre a estrutura fundamental da matria. Eles afirmaram que a gua, ento tida como um elemento fundamental de tudo o que existe, era composta por partculas indivisveis que receberam o nome de tomos. A palavra tomo significa, em grego, indivisvel.

Todo e qualquer tipo de matria existente no Universo seria constitudo de tomos. Os diversos materiais teriam em sua constituio tomos diferentes, e esses tomos estariam em diferentes propores. Essa idia de tomo partcula indivisvel da matria foi aceita sem alteraes significativas por mais de 2 000 anos. Os modelos atmicos Como explicar o que invisvel? Apesar de todos os sofisticados aparelhos empregados nas investigaes e das avanadas pesquisas sobre o tomo, ele continua invisvel. O estudo do tomo realizado a partir de modelos idealizados pelos cientistas, isto , representaes hipotticas da idias que se tem de como e de que formado o tomo.

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

O conceito de tomo indivisvel, imutvel e indestrutvel afirmado pelos sbios gregos era uma idia filosfica. Da idia filosfica primeira explicao cientfica sobre o tomo transcorreram mais de vinte sculos. Foi no sculo XIX, com o incio da Revoluo industrial, que o conhecimento cientfico ganhou maior importncia. Nesse sculo, intensificou-se o interesse pelo conhecimento que possibilitasse realizar a transformao de um material em outro. Os cientistas ainda buscavam conhecer uma forma de transformar elementos minerais comuns, como o ferro, por exemplo, em elementos nobres e raros, como ouro e prata. Teoria atmica de Dalton Em 1808, o qumico ingls John Dalton retomou a hiptese atmica de Demcrito para explicar a composio da matria. Ele ento formulou explicaes para a sua teoria atmica. No modelo concebido por Dalton, os tomos seriam minsculas esferas macias, homogneas, indivisveis e indestrutveis Portador da cegueira especfica para determinadas cores, estudou essa anomalia que recebeu o nome de daltonismo, em sua homenagem.

Por meio de vrios experimentos, Dalton concluiu que algumas substncias so formadas por outros elementos. Por exemplo: o hidrognio e o oxignio so substncias que se combinam para formar a substncia gua.

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Segundo Dalton, nas diversas combinaes dos tomos ainda tidos como partculas fundamentais e indivisveis estaria a origem da diversidade das substncias conhecidas. O modelo de Thomson O modelo de Dalton possibilitou explicao de diversos fenmenos e contribuiu muito para a evoluo do conhecimento da matria. No entanto, no considerava a natureza eltrica da matria. A eletricidade era estudada desde o sculo XVIII, e os cientistas avanavam em novas pesquisas e experimentos. A teoria referente existncia de uma partcula da matria de carga negativa, o eltron, se consolidava. Novos conhecimentos, novas questes eram formuladas, e o modelo de Dalton no satisfazia, pois no explicava a existncia do eltron. Era necessrio, ento, um modelo que tivesse como base o fato de a matria, portanto o tomo, possuir partculas com a carga eltrica negativa e, supostamente, tambm conter partculas com carga eltrica positiva.

Cerca de um sculo depois de Dalton, o cientista ingls Joseph John Thomson props outro modelo para explicar o tomo, levando em considerao o conhecimento j existente sobre eletricidade. Em 1887, Thomson afirmou que o tomo seria uma esfera neutra, macia e no-homognia, composta por um fludo positivo onde estariam dispersos os eltrons.

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

No modelo de Thomson, o tomo continua sendo representado por uma minscula esfera macia, porm revela o tomo como uma estrutura complexa e divisvel. Esse modelo de tomo chamado por alguns de pudim de passas: a massa do pudim seria a carga positiva, e as passas espalhadas sobre o pudim seriam as partculas negativas os eltrons.

A descoberta e os estudos de radioatividade, alm dos significativos avanos tecnolgicos, levaram os cientistas a novas especulaes sobre a composio da matria e a estrutura do tomo. O Modelo de Rutherford

Em 1904, o cientista neozelands Ernest Rutherford realizou um experimento que ficou conhecido na histria da cincia como experimento de Rutherford. Ele j sabia da existncia das partculas de carga positiva, denominadas partculas alfa ( ). Em

seu experimento, Rutherford colocou no interior de um bloco de chumbo uma substncia emissora de partculas , de forma que elas fossem orientadas, por meio

de um orifcio em uma placa de chumbo, a colidir contra uma fina lmina de ouro. Observe o esquema do experimento de Rutherford:

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Com esse experimento, ele verificou que:


a maioria das partculas

atravessa a lmina de ouro;

algumas dessas partculas, ao atravessar a lmina, eram desviadas; uma pequena parte das partculas no ultrapassa a lmina e

retornava, como se essas partculas se chocassem com algo muito denso. Analisando esses resultados, Rutherford concluiu que:

O tomo no uma esfera macia. Existem grandes espaos vazios visto que a maior parte das partculas atravessou a lmina de ouro.

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

O tomo possui uma regio central onde est concentrada a sua massa. Foi contra essa regio, denominada por ele de ncleo, que as partculas , se chocaram e retornaram.

Esse ncleo apresenta carga positiva, pois repeliu a partcula tambm possui carga positiva.

- que

Com esses dados, Rutherford construiu um modelo atmico semelhante ao Sistema Solar, em que o tomo uma partcula muitssimo pequena composta de duas regies:

uma interna, o ncleo, onde estariam concentradas praticamente toda a massa do tomo de carga eltrica positiva, representada por partculas chamadas de prtons;

outra externa, de massa desprezvel, onde estariam os eltrons, diminutas partculas negativas em movimento ao redor do ncleo.

Nos modelos aqui apresentados, as dimenses do ncleo e da eletrosfera no esto em escala. Na realidade, a eletrosfera tem o seu volume cerca de 100 mil vezes maior que o do ncleo.

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Em 1932, o fsico ingls James Chadwick (1891-1974), realizando experincias com material radioativo, comprovou uma das hipteses de Rutherford que afirmava a possibilidade de existir no ncleo uma outra partcula desprovida de carga eltrica. Chadwick chamou essas partculas de nutrons. O modelo de Rutherford-Bhr O modelo atmico de Rutherford foi complementado com um novo conceito introduzido pelo fsico dinamarqus Niels Bohr: O eltrons descreve uma rbita circular ao redor do ncleo sem ganhar ou perder energia. Cada rbita descrita pelo eltron denominada nvel de energia ou camada de energia. Em um tomo, h vrias rbitas circulares, cada uma delas com um determinado valor energtico.

Outros modelos que vieram depois especificam as caractersticas das rbitas ou camadas de energia, incorporando a discusso de eltron considerado como partcula e/ou onda.

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Pesquisas mais recentes, realizadas aps a elaborao do modelo de RutherfordBhr, comprovaram que impossvel determinar num mesmo instante a posio e a velocidade de um eltron. Por isso, cientistas afirmam que existe a probabilidade de os eltrons estarem em uma ou outra regio da eletrosfera. O Interior do tomo No centro de um tomo est o seu ncleo, que apesar de pequeno, contm quase toda a massa do tomo. Os prtons e os nutrons so as partculas nele encontradas, cada um com uma massa atmica unitria. O Nmero de prtons no ncleo estabelece o nmero atmico do elemento qumico e, o nmero de prtons somado ao nmero de nutrons o nmero de massa atmica. Os eltrons ficam fora do ncleo e tem pequena massa. Caractersticas das Partculas:

Prtons: tem carga eltrica positiva e uma massa unitria. Nutrons: no tem carga eltrica, mas tem massa unitria. Eltrons: tem carga eltrica negativa e quase no possuem massa.

Cargas eltricas e massas Inmeros experimentos realizados permitiram estabelecer as propriedades das partculas do tomo quanto sua carga eltrica e massa.

10

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Quando carga eltrica: considera-se a carga do prton igual a +1; a carga do eltron igual a -1, e a carga do nutron igual a 0. Como se sabe, cargas eltricas de mesma intensidade e de sinais contrrios se neutralizam. Ou seja, a carga eltrica de um prton (positiva) anula a carga eltrica de um eltron (negativa). Qualquer tomo apresenta nmero de prtons e de eltrons iguais; logo, eletricamente neutro. Quanto a massa: tendo o valor da massa do prton como referncia, afirma-se que a massa do nutron praticamente igual massa do prton. Como o prton possui massa cerca de 2 mil vezes maior que a de um eltron, esta ltima considerada desprezvel. O ncleo do tomo Agora, vamos considerar melhor as caractersticas do ncleo atmico. Nmero atmico H muitos tomos diferentes entre si. Por exemplo, o tomo de alumnio diferente do tomo de ouro. Qual ser a principal diferena entre os tipos de tomos? Aps estudos definiu-se que o nmero de prtons uma das principais caractersticas que diferenciam um tomo do outro. Esse nmero chamado de nmero atmico e representado pela letra Z.

Z a carteira de identidade do tomo, pois indica a qual elemento qumico cada tomo pertence.

O conjunto dos tomos que possuem o mesmo nmero atmico (Z) denominado elemento qumico.

Portanto, a partir do conceito de elemento qumico, possvel afirmar que tomos com nmero de prtons diferentes entre si pertencem, obrigatoriamente a elementos qumicos diferentes. Vejamos:

11

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

O tomo de sdio tem 11 prtons; logo, seu nmero atmico igual a 11 (Z = 11), e todos os tomos com nmero atmico (Z) igual a 11 pertencem ao elemento qumico sdio. Nmero de massa a soma do nmero de prtons com o nmero de nutrons. O nmero de massa representado pela letra A.

Nesta expresso, temos: A = nmero de massa; p = nmero de prtons; n = nmero de nutrons. Logo, a diferena entre o nmero de massa e o nmero atmico revela o nmero de nutrons.

A soma do nmero de prtons com o nmero de nutrons, ou seja, o nmero de massa (A), no corresponde a toda a massa do tomo, pois tambm existem os eltrons. O motivo de A representar a massa do tomo que a amassa do eltron desprezvel quando comparada com a dos prtons e nutrons. tomos pertencentes ao mesmo elemento qumico podem apresentar diferentes nmeros de nutrons. A prata, por exemplo, encontrada na natureza com nmeros de nutrons distintos: 60 e 62. Se somarmos esses nmeros com o nmero de prtons, que igual a 47, teremos:

60 nutrons + 47 prtons = 107 como nmero de massa. 62 nutrons + 47 prtons = 109 como nmero de massa.

Por isso, somente o nmero atmico pode identificar a que elemento qumico o tomo pertence.

12

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Representao dos tomos Os tomos dos elementos qumicos so representados por smbolos composto por uma, duas ou trs letras. Para o sdio, utiliza-se Na, para o cloro Cl; para o carbono, C; e assim por diante. Note que a primeira letra sempre maiscula. Normalmente, o nmero de massa (A) representado no canto superior esquerdo, e o nmero atmico (Z) no canto inferior esquerdo. Observe o exemplo para o elemento qumico cloro:

Semelhanas atmicas Alm da existncia de vrios tomos com o mesmo nmero de prtons, pesquisas indicam que semelhanas podem ocorrer tambm com o nmero de nutrons e com o nmero de massa. Os tomos que possuem algum tipo de semelhana so agrupados em trs grupos bsicos: istopos, istonos e isbaros. tomos istopos so aqueles que apresentam o mesmo nmero de prtons e diferente nmero de nutrons e de massa. Obrigatoriamente, pertencem ao mesmo elemento qumico. Exemplo:

tomos istonos so aqueles que apresentam o mesmo nmero de nutrons e diferente nmero de prtons e de massa. Obrigatoriamente, no podem pertencer ao mesmo elemento qumico.

13

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

tomos isbaros so aqueles que apresentam o mesmo nmero de massa e diferente nmero de prtons e de nutrons. Obrigatoriamente, no podem pertencer ao mesmo elemento qumico.

Eletrosfera e nveis energticos Como vimos anteriormente, Bohr aperfeioou o modelo atmico de Rutherford com base em formulaes tericas. Uma delas esta: Os eltrons esto distribudos de acordo com suas distncias em relao ao ncleo, descrevendo rbitas circulares ao redor deste sem ganhar ou perder energia. Assim, h vrias rbitas circulares em um tomo, e cada uma delas tem um determinado valor energtico. Dependendo do nmero de eltrons que possui, o tomo pode apresentar vrios nveis eletrnicos ou camadas de energia. Esses nveis eletrnicos, conforme o nmero de elementos qumicos conhecidos, so numerados de 1 a 7 ou representados pelas letras K, L, M, N, O, P e Q, a partir do nvel mais interno, que o mais prximo do ncleo.

14

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Bohr afirmou tambm que: Ao receber energia o eltron pode saltar da camada em que est para uma camada mais externa; quando cessa a fonte de energia, ela retorna para a camada de origem, liberando sob a forma de luz a energia anteriormente recebida. Pela observao das fotos seguir, voc ver que a chama apresenta cores diferentes.

O que se pode constatar ao observar as diferentes cores apresentadas nas fotos? Isso ocorre porque os eltrons dos diferentes elementos qumicos atingem camadas externas tambm diferentes ao ganhar energia. A emisso da luz depende da diferena de energia entre a camada eletrnica em que o se encontrava e a camada para a qual saltou ao receber energia. Os ons Observe que, se um tomo perder um eltron, seu numero de prtons fica maior que o nmero de eltrons. Assim, o tomo assume uma carga positiva, transformando-se em um on positivo, denominado ction. Considere novamente o tomo de sdio:

Quando o tomo de sdio perde um eltron, ele se transforma em um on de carga positiva (+1). Caso o processo seja inverso, ou seja, o tomo receba um

15

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

eltron, o nmero de eltrons torna-se superior ao de prtons e o tomo assume uma carga negativa, transformando-se em on negativo, denominado nion. Agora, observe o tomo de cloro:

Nesse exemplo, a carga do on cloro passa a valer -1, pois seu tomo de origem recebeu um eltron. A quantidade de carga de um ction ou nion pode variar de acordo com o nmero de eltrons que o tomo de origem perdeu ou recebeu. Assim, possvel verificar a existncia de ons com carga +1, -1, +2, -2, +3, -3 etc. Veja um exemplo, considerando o tomo de magnsio:

A tabela peridica Mendeleev e a periodicidade dos elementos Dmitri Mendeleev foi professor universitrio na Rssia e fez uma importante descoberta na histria da Cincia enquanto estava escrevendo um livro de qumica. Ele registrou as propriedades de cada um dos elementos qumicos conhecidos (na poca eram 63; hoje so mais de 100) em fichas de papel, cada ficha para um elemento. Manipulando as fichas, na tentativa de encadear as idias antes de escrever uma certa parte da obra, Mendeleev percebeu algo extraordinrio. Na poca, havia evidncias cientficas de que os tomos de cada elemento tm massas diferentes. Mendeleev organizou as fichas de acordo com a ordem crescente

16

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

da massa dos tomos de cada elemento. Ele notou que nessa seqncia apareciam, a intervalos regulares, elementos com propriedades semelhantes. Havia uma periodicidade, uma repetio, nas propriedades dos elementos. Entre os muito exemplos de elementos com propriedades semelhantes podemos citar:

sdio (Na), potssio (K) e rubdio (Rb) reagem explosivamente com a gua; combinam-se com o cloro e o oxignio formando,

respectivamente, compostos de frmulas ECl e E2O (E representa o elemento);

magnsio (Mg), clcio (Ca) e estrncio (Sr) reagem com gua, mas no to violentamente; combinam-se com o cloro e o oxignio formando, respectivamente, compostos de frmulas ECl2 e EO.

A tabela peridica de Mendeleev Com base em sua descoberta, Mendeleev pde organizar os elementos em uma tabela, na qual aqueles com propriedades semelhantes apareciam numa mesma coluna. Elaborando melhor a sua descoberta, ele percebeu que pareciam estar faltando alguns elementos para que ela fosse completa. Mendeleev resolveu, ento, deixar alguns locais em branco nessa tabela, julgando que algum dia algum descobriria novos elementos qumicos que pudessem ser encaixados nesses locais, com base em suas propriedades. Ele chegou, at, a prever algumas das propriedades que esses elementos teriam. Mendeleev tambm percebeu que em alguns locais da tabela seria melhor fazer pequenas inverses na ordem dos elementos. Em 1871, ele publicou uma verso melhorada de seu trabalho. Antes de Mendeleev alguns cientistas j haviam percebido que alguns grupos de elementos tinham propriedades semelhantes, mas o mrito do qumico russo foi o de organizar os elementos com base em suas propriedades, realizar pequenos ajustes

17

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

necessrios e deixar locais para elementos que podiam existir, mas que ainda no haviam sido descobertos. Os elementos cuja existncia foi prevista por Mendeleev de fato existem na natureza e foram descobertos alguns anos mais tarde. E as propriedades desses elementos so iguais ou bastante prximas daquelas previstas por ele. A tabela peridica atual Em 1913 e 1914, o ingls Henry Moseley fez importantes descobertas trabalhando com uma tcnica envolvendo raios X. Ele descobriu uma caracterstica dos tomos que ficou conhecida como nmero atmico. Nesse momento, basta dizer que cada elemento qumico possui um nmero que lhe caracterstico, o nmero atmico. Quando os elementos qumicos so organizados em ordem crescente de nmero atmico, ocorre uma periodicidade nas suas propriedades, ou seja, repetem-se regularmente elementos com propriedades semelhantes. Essa regularidade da natureza conhecida como lei peridica dos elementos. Outros cientistas aprimoraram as descobertas de Mendeleev e de Moseley. Esses aprimoramentos conduziram moderna tabela peridica dos elementos, que aparecem na tabela abaixo. Nela, as linhas horizontais so chamadas de perodos e as colunas (verticais) so denominadas grupos, ou famlias. A tabela constituda de perodos e famlias A simples localizao de um elemento qumico na tabela peridica j pode indicar diversas caractersticas especficas desse elemento.

18

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

19

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Os perodos Os elementos so distribudos na tabela em ordem crescente da esquerda para a direita em linhas horizontais, de acordo com o nmero atmico (Z) de cada elemento, que fica acima de seu smbolo. Observe a tabela acima. Na tabela h sete linhas horizontais, que so denominadas perodos. Os perodos indicam o nmero de camadas ou nveis eletrnicos que o tomo possui. Por exemplo, o potssio (K) est localizado no quarto perodo, e o csio (Cs), no sexto. Isso significa que na distribuio eletrnica o potssio possui quatro camadas ou nveis eletrnicos e o csio possui seis. O paldio (Pd) uma exceo: apesar de estar na quinta linha horizontal, s possui quatro camadas ou nveis eletrnicos. Os elementos de um mesmo perodo possuem o mesmo nmero de camadas eletrnicas, que por sua vez coincidente com o nmero do perodo. Por exemplo: N de camadas 1 2 3 4 5 6 7 K K L K L M K L M N K L M N O K L M N O P K L M N O P Q

Perodo 1 2 3 4 5 6 7

Camadas

As famlias Observe que na tabela peridica existem 18 linhas verticais ou colunas. Elas representam as famlias ou os grupos de elementos qumicos. Acima das colunas existem nmeros (1, 2, 3 etc.).

20

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Cada coluna representa uma famlia; por exemplo:


1 a famlia dos metais alcalinos; 2 a famlia doa alcalinos terrosos; 18 a famlia dos gases nobres.

Cada famlia qumica agrupa seus elementos de acordo com a semelhana nas propriedades. Por exemplo, a famlia 11 composta pelos elementos qumicos cobre (Cu), prata (Ag) e ouro (Au). Eles fazem parte do grupo dos metais e apresentam caractersticas comuns: brilho metlico, maleabilidade, ductibilidade, so bons condutores de calor e de eletricidade. Assim com esses outros elementos, de uma mesma famlia possuem semelhanas em suas propriedades. O nmero de algumas famlias indica quantos eltrons o elemento qumico possui na ltima camada de sua eltrosfera. Acompanhe a seguir, alguns exemplos.

O sdio (Na) est na famlia 1, isto , possui um eltron na ltima camada de sua eletrosfera.

O magnsio (MG) est na famlia 2, isto , possui um eltron na ltima camada de sua eltrosfera.

O alumnio (Al) encontra-se na famlia 3, pois esse elemento possui trs eltrons na ltima camada de sua eltrosfera.

Os elementos qumicos situados nas famlias 1 e 2 possuem o nmero de eltrons na ltima camada igual ao nmero da famlia a qual pertencem. Para os das famlias 13 at 18, obtm-se o nmero de eltrons na ltima camada, subtraindo-se 10 do nmero da famlia. Nas demais famlias essa regra no pode ser aplicada.

21

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

O hlio, apesar de estar na famlia 18, apresenta apenas dois eltrons na ltima camada, pois esse elemento possui apenas dois eltrons. N de eltrons na ltima camada 1 2 3 4 5 6 7 8

Famlia 1 2 13 14 15 16 17 18 Metais, no-metais e semimetais

Na tabela peridica da pagina anterior, os elementos destacados em amarelo formam substncias simples com algumas propriedades razoavelmente

semelhantes. Essas substancias, de modo geral, conduzem bem a corrente eltrica e o calor, so facilmente transformadas em lminas e em fios e so slidas nas condies ambientes (isto , 25C de temperatura e presso equivalente ao valor mdio da presso atmosfrica ao nvel do mar), exceo feita quela substncia formada pelo mercrio (Hg), que lquida. Esses elementos so denominados metais. Os elementos destacados em rosa e em azul formam substncias simples que, ao contrrio, no conduzem bem o calor nem a corrente eltrica (exceto o carbono na forma da substncia simples o grafite), no so facilmente transformadas em lminas ou em fios. Tais elementos so denominados no-metais (alguns os chamam de ametais). Dos no-metais, onze foram substncias simples gasosas nas condies ambientes (hidrognio, nitrognio, oxignio, flor, cloro e gases nobres) uma forma substncia lquida (bromo) e os demais formam substncias simples slidas. Os elementos dos quadrinhos amarelos so os semimetais, assim denominados porque apresentam propriedades intermedirias entre a dos metais e a dos no-

22

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

metais. Eles formam substncias simples slidas nas condies ambientes. Dois semimetais de muita importncia prtica so o silcio e o germnio, empregados em componentes eletrnicos. Gases nobres: modelo de estabilidade Todas as substncias qumicas so formadas por tomos de elementos qumicos. Os cientistas observaram que a imensa maioria das substncias conhecidas formada por tomos combinados, unidos. s vezes so tomos de um mesmo elemento, s vezes de elementos diferentes. Dos milhes de substncias conhecidas, sabe-se de apenas seis nas quais existem tomos no combinados. Essas substncias so o hlio, o nenio, o xennio, o argnio, o criptnio e o radnio, gases presentes em pequena quantidade na atmosfera terrestre. Esses gases so formados por tomos no combinados dos elementos do grupo 18 da tabela peridica (He, NE, Ar, Kr, Xe, RN), chamado grupo dos gases nobres. Alm disso, at hoje no foi descoberta sequer uma substncia natural na qual tomos de gases nobres estejam combinados entre si ou com tomos de outros elementos. Essas observaes forneceram pistas aos cientistas, no final do sculo XIX e no incio do sculo XX, para comearem a esclarecer como os tomos se combinam. J que a eletrosfera a parte mais externa dos tomos e o ncleo muito pequeno, parece razovel ser a eletrosfera que atua na combinao dos tomos. E j que os gases nobres no tendem a se combinar, tudo indica que possuir uma eletrosfera semelhante de gs nobre permite a um tomo estabilizar-se.

23

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

PARTE II FSICA Conceitos introdutrios Mecnica A medida das coisas Histrico ANTIGUIDADE Em nossa civilizao atual, os processos de medio so bastante complexos, a fim de satisfazerem s necessidades da cincia a da tecnologia. Em pocas remotas, o homem utilizou processos simples, suficientes para a sua tcnica primitiva. Mas, quando comeou a medir? Comeou provavelmente quando ainda nem falava, pois poderia medir ou comparar um peixe com outro, a saber, qual o maior ou o menor. Tambm seria do seu conhecimento que uma certa quantidade de alimento saciava sua fome. Obviamente, eram maneiras intuitivas de medir. A partir do momento em que o homem passou a viver em grupos e proporo que esses aglomerados cresciam, a necessidade de medir aumentava ainda mais. As maneiras como mediam as grandezas eram bastante simples: usavam partes do prprio corpo, como o comprimento do p, a largura da mo ou a grossura do dedo, o palmo e a passada. Utilizavam ainda uma vara ou um basto. Com o surgimento das primeiras civilizaes, tais processos no mais satisfaziam s necessidades dos homens, pois os mesmos sabiam constatar as diferenas daquelas partes para cada indivduo. As construes de casas a navios, a diviso de terras e o comrcio com outros povos exigiam medidas padres, que fossem as mesmas em qualquer lugar. Assim, um mercador de tecidos da Babilnia poderia vender sua mercadoria em Jerusalm, usando uma vara padro de tamanho aproximado ao da adotada l. Os povos antigos - os egpcios, os babilnios, os assrios, os chineses, os persas a os gregos - possuam padres diferentes de comprimento. A unidade de comprimento dos babilnios era o dedo (aproximadamente 16mm). Usavam tambm o cbito, que equivalia a 30 dedos. O p e a polegada foram, em geral, para esses povos, as unidades padres.

24

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

interessante ressaltar que, segundo L.A. Sanches, os egpcios possuam uma estranha medida denominada "polegada piramidal", encontrada na grande pirmide de Quops, junto ao Nilo, construda em 3 ou 4 mil a.C. Ao ser estudada, concluram que o dimetro da Terra mede um bilho e meio destas polegadas. O clculo do permetro da base da pirmide resulta 365 242 polegadas, resultado cujos algarismos exprimem exatamente o nmero de dias do ano solar (365,242 dias). O homem tambm precisou pesar, ou melhor, comparar massas, pois peso e massa so duas grandezas diferentes, sendo o primeiro uma fora resultante da atrao gravitacional, como voc ver mais adiante no seu curso de Fsica. Massa a quantidade de matria de um corpo, ou em termos mais fsicos, a resistncia que ele oferece a uma fora aplicada. O peso pode variar dependendo das condies e a massa invariante no estado de repouso. Nos primeiros tempos, o homem comparava a massa de dois corpos equilibrando-os um em cada mo. At que surgiu a primeira mquina de comparao: uma vara suspensa no meio por uma corda. Os objetos eram pendurados nas suas extremidades e, se houvesse o equilbrio, ou seja, se a vara ficasse na horizontal, eles possuam a mesma massa.

25

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Os povos antigos padronizaram centenas de diferentes pesos e medidas para atender s necessidades de suas civilizaes. O gro de trigo tirado do meio da espiga, provavelmente foi o primeiro elemento padro de peso. Dos sistemas adotados, um deles propagou-se pela Europa toda e hoje ainda usado pelos pases de lngua inglesa, aps pequenas modificaes: trata-se do sistema comercial chamado "avoirdupois", palavra francesa que significa "bens de peso". Suas unidades so:

gro (gr) dracma (dr) ona (oz) libra (lb) quintal (cwt) tonelada (t)

Ramo de trigo Com relao ao tempo, apesar de no poder segur-lo ou guard-lo, o homem conseguia medi-lo registrando as repeties dos fenmenos peridicos. Qualquer evento familiar servia para marcar o tempo: o perodo entre um e outro nascer do Sol, a sucesso das luas cheias, ou a das primaveras. Voc deve saber que, assim como os antigos, os ndios contavam os anos por invernos ou veres, os meses por luas e os dias por sis. Tais clculos no eram muito exatos. As horas de

26

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

claridade entre o nascer e o pr do sol variam muito durante o ano. J o perodo que vai de uma lua cheia a outra permanecia constante. Logo os homens perceberam tal fato e concluram que a maneira mais exata de medir o tempo era baseando-se na periodicidade de eventos em corpos celestes. O nosso ano o perodo de tempo em que a Terra faz o seu movimento de translao em torno do Sol. Ele , s vezes, chamado de ano astronmico, equinocial, natural ou solar. Os cientistas chamam-no geralmente de ano trpico e tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos, 45 segundos e 7 dcimos. Como no calendrio consideramos apenas 365 dias, a cada quatro anos, as horas e os minutos que sobram so reunidos, formando mais um dia, que aparece no ano bissexto. 0 ms foi a primeira medida exata de tempo. Era calculado de uma lua cheia a outra e tinha exatamente 29 dias e meio. Entretanto, dividindo-se o ano em meses lunares, obtinha-se 12 meses e uma sobra de 11 dias. No havia relao exata entre o ano calculado pela translao da Terra em torno do Sol e o ms lunar. Isto originava confuso ao iniciar um novo ms. Outras tentativas de divises em relao a fenmenos naturais foram refutadas pela mesma razo. Jlio Csar, no ano 46 a.C. aboliu o ano lunar e adotou o ano solar de 365 dias, com um dia a mais a cada quatro anos. Os meses eram baseados aproximadamente nos meses lunares, porm com durao diferente. Os imperadores romanos costumavam subtrair dias de alguns meses para adicion-los a outros, seus favoritos. A semana de 7 dias no tem relao exata com os corpos celestes e seus movimentos, embora a diviso do ms em quatro semanas tenha origem nas divises que representavam as quatro fases da Lua.

27

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

O dia estabelecido pelo perodo de rotao da Terra em torno do seu eixo. A hora a vigsima quarta parte do dia, no existindo, porm, relao entre os fenmenos naturais e as repeties de durao de uma hora: a diviso foi feita arbitrariamente e por convenincia. O relgio de Sol, que consistia em um basto espetado no cho no centro de um crculo, foi o primeiro instrumento para medir o intervalo de tempo. Uma hora possui 60 minutos e este, 60 segundos. Esta diviso foi feita pelos antigos babilnios (aproximadamente 2000 a.C.), que adotavam um sistema de base sexagesimal, pois j haviam dividido o crculo na base 60, critrio que at hoje conservamos. Como podemos dividir a fsica?

A fsica pode ser dividida em duas grandes reas: a fsica clssica e a fsica moderna. Tudo que a fsica descobriu e criou at o final do sculo XIX faz parte da fsica Clssica. Nessa poca, os fsicos acreditavam que j tinham descoberto tudo! Estavam muito satisfeitos consigo mesmos. No entanto, no incio do sculo XX, fenmenos que envolviam grandes velocidades, prximas velocidade da luz, e descobertas relacionadas a estruturas muito pequenas (como as molculas e os tomos) levaram ao desenvolvimento da relatividade e da mecnica quntica. Era a fsica moderna que nascia. No ensino mdio, possvel que voc aprenda noes de fsica moderna. Por enquanto vamos estudar apenas a fsica clssica. Tudo o que voc vai estudar nesta rea faz parte da fsica Clssica. Ela se divide nas seguintes partes:

28

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Mecnica: estuda o movimento dos corpos. Tudo o que se move objeto de estudo desta parte da fsica. Para entender o movimento das estrelas, dos planetas, dos carros, das pessoas, etc, precisamos entender a mecnica.

Fsica trmica: estuda o calor e a temperatura dos corpos. Por que o gelo derrete? Porque algumas roupas nos deixam mais aquecidos do que as outras? Por que melhor levar bebidas para a praia em um isopor? Estas so algumas questes respondidas pela fsica trmica.

ptica: estuda os fenmenos relacionados luz. O que o arco-ris? Por que os corpos parecem maiores quando observados atravs de uma lupa? O que so os eclipses? Como funciona a nossa viso? Obters respostas para essas perguntas ao estudar a parte de ptica.

29

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Ondulatria: estuda as ondas. Estamos cercados delas. Vamos entender melhor as ondas do mar, o som, os instrumentos musicais, as ondas de rdio (nas quais se incluem as da televiso e dos celulares), o funcionamento do microondas etc.

Eletricidade: estuda todos os aparelhos que aquecem e que se movem utilizando a energia eltrica. O funcionamento de aparelhos ligados na tomada ou por meio de baterias ser mais facilmente entendido aps estudarmos a eletricidade.

Mecnica Imagine que voc foi ao cinema. Logo depois, um amigo pede a voc que lhe conte o filme. Provavelmente voc explicar o que aconteceu ao longo da histria, detalhando mais alguns momentos, e depois contar o final. Pois bem, a cinemtica faz algo semelhante com o movimento de um corpo.
Ela vai descrever o movimento: como as coisas estavam no incio e ao longo do movimento, alm de escolher certos instantes para ter informaes sobre esse fenmeno com mais profundidade.

A palavra cinemtica tem origem no vocbulo grego Kinema, que significa movimento.

30

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

A mecnica se divide em cinemtica e dinmica. O que movimento? Com certeza voc tem uma boa idia do que movimento, pois voc convive com ele em vria das suas experincias cotidianas. Entretanto, muita vezes sabemos o que alguma coisa , mas no sabemos defini-la. Pois bem, o que movimento, como defini-lo? Quando voc observa um objeto cuja posio varia medida que o tempo passa, voc diz que ele est se movendo. Por outro lado, se voc olhar para ele durante um certo tempo e ele estiver sempre no mesmo lugar, dir que ele est parado ou em repouso. Movimento o estado de um corpo, visto por um certo observador cuja posio varia medida que o tempo passa. Tudo relativo? Imagine a seguinte situao: voc est sentado em um nibus que cada vez mais se aproxima de um parque de diverses. Ao seu lado est sentado o seu pai. Seu pai est em movimento?

Essa pergunta, aparentemente simples, no tem uma nica resposta. Vista por voc, a posio de seu pai varia medida que o tempo passa? A resposta no, pois

31

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

a medida que o tempo passa a posio de seu pai sempre a mesma: sentado no banco ao seu lado. Porm, visto por uma pessoa parada na calada, depois que o nibus passou por ela, seu pai se afasta cada vez mais. Portanto, de acordo com a definio de movimento dada anteriormente, seu pai est parado em relao a voc, mas, em relao a pessoa na calada, ele est em movimento! Incrvel, no ? Portanto, o movimento relativo, ou seja, depende de quem observa. Um sistema que possui um observador em relao aquela se concluiu que um objeto est ou no em movimento denominado referencial. A forma do percurso a trajetria Voc lembra da histria de Joo e Maria, na qual os irmos deixavam pedacinhos de po como marcadores do caminho que percorriam, a fim de saber voltar para a casa depois? A linha que encontraramos ao ligar esses pedacinhos de po denominada trajetria. Se todos os objetos ou seres vivos que se movem a nossa volta pudessem deixar um rastro, poderamos observar a grande diversidade de trajetrias que encontramos no nosso dia-a-dia, algumas retas outras curvas. Entretanto quando corpos em movimento observam outros corpos se movendo, temos que ter certos cuidados da hora de afirmar qual a forma da trajetria do corpo observado. Responda: A trajetria de um corpo depende tambm de um referencial? Para responder a essa pergunta, imagine-se olhando para um avio que passa por voc e larga uma bomba. Qual a trajetria da bomba? E do avio?

32

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Voc ter acertado se respondeu que depende. De fato, para o avio a bomba cai em linha reta, mas para a pessoa que est observando isso no ocorre. Para ela, a bomba tanto cai quanto se desloca para a direita, e a forma da trajetria uma curva. Pois bem, para o avio a trajetria retilnia. Para a voc que est na calada ela curvilnia. A forma do caminho percorrido por um corpo denominada trajetria, e depende tambm do referencial!

Observe como pode ser algumas trajetrias:

elptica

reta

33

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

circular

parablica

As grandezas da cinemtica Para estudar a cinemtica, ou seja, a descrio dos movimentos, precisamos levar em conta algumas grandezas essenciais, que so: Intervalo de tempo Todos os movimentos que estudaremos acontecero a partir de um determinado instante, que chamaremos instante inicial e representaremos por t. Ao tempo decorrido entre dois determinados instantes denominamos intervalo de tempo. Representamos o intervalo de tempo por sistema internacional o segundo (s). . Sua unidade no

Podemos representar matematicamente o intervalo de tempo por:

Posio Voc j observou aquelas plaquinhas colocadas na beirada da estrada? Elas indicam a quilometragem, registram a posio do carro e permitem a voc localizar-se na estrada.

34

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Posio de um mvel a sua localizao em relao a uma determinada origem . Representamos a posio por S. Sua unidade no Sistema internacional o metro (m). Deslocamento Imaginemos que uma pessoa saiu do quilmetro 4 e neste instante est no quilmetro 8. Sua posio variou 3 quilmetros, no ? Sua posio inicial, representada por S0, 4 km. Sua posio final S, e vale 8 km. A diferena entre duas posies de um mvel denominado deslocamento. Representamos deslocamento por . Sua unidade no Sistema

Internacional o metro (m), e sua representao matemtica :

Assim, o deslocamento da pessoa em questo foi o seguinte: Velocidade Mdia Ao observar os automveis que passam por uma mesma rua, possvel perceber que eles no realizam o mesmo percurso num mesmo intervalo de tempo. O conceito de velocidade, que muito anterior inveno do automvel, surgiu da necessidade de expressar a rapidez com que um mvel descreve uma trajetria. Considere, por exemplo, o automvel da ilustrao a baixo. Quando ele est no marco quilomtrico 30 km de uma estrada, um cronometro acionado e marca, nesse instante, tempo zero. Quando o cronmetro indica que se passaram 2h, o automvel est no marco quilomtrico 190 km.

35

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Desde a situao inicial at a situao final, o mvel percorreu 160 km em 2h. Dividindo 160 km por 2h chegamos a:

Dizemos, ento, que a velocidade mdia do mvel, nesse intervalo de tempo, foi de 80 km/h (l-se oitenta quilmetros por hora) Vamos fazer uma definio mais geral de velocidade a partir da figura a baixo. Quando o mvel ocupa a posio Si (a letra s indica espao e o ndice i indica inicial), o relgio marca o tempo ti. Aps um certo intervalo de tempo, o automvel atinge a posio Sf e o relgio marca tf (o ndice f indica final).

A subtrao Sf- Si corresponde ao deslocamento realizado (isto , percorrido), que ser representado por . O smbolo (letra grega delta maiscula) usado, em Mecnica, para indicar variao. A subtrao tf ti, representada por at sf. , corresponde o intervalo de tempo no qual o mvel foi de si

36

Colgio Cientista de Belm Cincias Fsicas e Biolgicas C.F.B Prof Roger Leomar

4 Bimestre-2010 8 ano - Manh DATA:_____/____/2010

Para um mvel que descreva trajetria retilnea (em linha reta), a velocidade mdia, v, definida como: Em palavras: A velocidade mdia de um mvel, num certo intervalo de tempo, igual distncia que o mvel percorre dividida pelo intervalo de tempo.

Em equao:

ou

A unidade usada para expressar velocidade ir depender das unidades usadas para espao e tempo. Se estiver em quilmetros (Km) e em horas (h), a velocidade ser

expressa em quilmetros por hora (Km/h). Se estiver em metros (m) e em segundos (s), a velocidade ser

expressa em metros por segundo (m/s). E assim por diante.

Velocidade Instantnea Denominamos velocidade instantnea a velocidade com que um mvel percorre a trajetria num determinado instante. O velocmetro dos veculos brasileiros expressam a velocidade instantnea em km/h. Quando o motorista consulta o velocmetro do seu carro, percorreria em uma hora se mantivesse, durante todo esse tempo, a mesma velocidade. Contudo, um automvel raramente mantm uma velocidade rigorosamente constante durante uma hora, ou mesmo durante intervalos bem menores do que esse. Num intervalo de tempo em que o motorista mantenha 80 Km/h, o automvel percorrer uma distncia maior que num outro intervalo, de mesma durao, no qual mantenha 60 Km/h. A velocidade de um mvel pode ou no permanecer constante num determinado percurso.

37

Potrebbero piacerti anche