Sei sulla pagina 1di 10

SERIAL KILLER

Jssica Fernanda de Souza* RESUMO

Este artigo aborda um assunto muito importante para nossas vidas, pois todos esto sujeitos a viverem situaes na quais teremos que lidar com um possvel psicopata ou serial killer. um assunto de grande importncia, pois, mostra as causas e as origens desse instinto horrvel de matar outras pessoas, alm de ter muita importncia no mundo jurdico e ser um assunto muito interessante e que tem sido abordado pela cinematografia americana. Lendo esse artigo o leitor, se inteira do assunto e aumenta seu conhecimento de forma geral.

PALAVRAS- CHAVE: Serial Killer. Psicopata. Vtima.

INTRODUO

Este artigo tem por finalidade abordar um assunto interessante, que muitas das vezes as pessoas pensam estarem distantes, mas que est mais perto do que elas imaginam. Trata-se de um tipo de psicopatas chamados Serial Killer, eles so extramente perigosos e artculosos em seus atos e planos. O artigo ter o embasamento bibliogrfico em dois livros, de psiclogas especializadas no assunto e que tem esplanado de forma detalhista, sobre o mesmo. Para a vitria da sociedade sobre a psicopatia, essencial que tenhamos conscincia de quais as causas que ela possui e como se comporta um psicopata, com o intuito de acalmar a vida em sociedade e controlar os impulsos perversos que podem, por vezes, ter consequncias negativas no nosso meio.
____________________ * Aluna do Curso de Direito na turma Alfa Noturno da Faculdade Atenas MG e-mail: jessica.fernanda3m@hotmail.com
Discciplina Sociologia Geral e Jurdica - Prof.: Marcos Spagnuolo Souza

QUEM UM SERIAL KILLER?

Apesar de existirem diversas teorias, como a teoria freudiana e a das escolas clssica e positivista, o termo serial killer relativamente novo. Sabemos que os seriais killers se classificam em quatro tipos: visionrio (ele insano e psictico, ouve vozes em sua cabea, sofre alucinaes e tem vises), missionrio ( socialmente normal, mas pensa ter a misso de libertar o mundo, da imoralidade, geralmente escolhe suas vtimas, como prostitutas, etc.), emotivos (tem prazer em matar sadicamente e cruelmente) e os libertinos (so os assassinos sexuais, matam por que sentem excitao com a tortura, mutilao e sofrimento da vtima).
No seria a punio que diminuiria a criminalidade, e sim reformas sociais e tratamentos para recuperar o indivduo. No importa a teoria, os serial killers no se adequam a nenhuma linha de pensamento especfica. Na verdade, so um captulo parte no estudo do crime (CASOY, 2004, p.13).

Para se identificar o serial killer, necessrio levar em considerao suas experincias desde a infncia, e no decorrer da sua vida. Praticamente todos eles tm sinais de abuso sdico com os animais e com outras crianas, incontinncia urinria, destruio de propriedades e mania de atear fogo, tudo isso na infncia. Todos esses e outros sinais faz com que eles sejam totalmente desprovidos de sentimentos bsicos que possumos assim eles so extremamente egostas, frios, sem conscincia e incapazes de amar. J na idade adulta, a maioria de deles tenta se enquadrar nos padres sociais, embora ignorem e no se importem com as regras de convvio social. Podemos dizer que a base de emoes deles totalmente danificada, fazendo com que eles hajam e pensem diferente das outras pessoas.
A deficincia deles (e a que mora o perigo) est no campo dos afetos e das emoes. Assim, para eles, tanto faz ferir, maltratar ou at matar algum que atravesse o seu caminho ou os seus interesses, mesmo que esse algum faa parte de seu convvio ntimo (SILVA, 2008, p.44).

Apesar de serem totalmente normais na sociedade, casarem, terem filhos e fazerem todas as demais coisas cotidianas, tudo faz parte de um jogo bem arquitetado por questes de sobrevivncia. Ou seja, eles no querem ser vistos e taxados, como verdadeiros predadores sociais, que o que so. Mesmo com toda essa farsa, so incapazes de terem afeto ou sentimentos pelos os outros, jamais se colocam na posio do outro e nem se sensibilizam com a dor alheia. No mbito profissional, so extremamente talentosos e habilidosos, justamente por serem muito astutos.
Os psicopatas em geral so indivduos frios, calculistas, inescrupulosos, dissimulados, mentirosos, sedutores e que visam apenas o prprio benefcio. Eles so incapazes de estabelecer vnculos afetivos ou de se colocar no lugar do outro. So desprovidos de culpa ou remorso e, muitas vezes, revelam-se agressivos e violentos (SILVA, 2008, p.40).

Outra questo polemica em relao aparncia deles, Lombroso j dizia na teoria do criminoso nato que sinais fsicos e psquicos seriam predominantes na identificao desses indivduos. Possuiriam tatuagens, arcada dentria defeituosa, anomalias dos rgos sexuais, mos grandes, entre outras. Hoje podemos perceber que tudo isso no necessariamente tenha sentido real.
Infelizmente, seriai killers no tm horrveis cicatrizes, desfiguraes ou quaisquer outros sinais fsicos que os diferenciem do resto de ns.[..]So pessoas comuns, que tm emprego e podem ser bastantes charmosas e extramente educadas (CASOY, 2004, p.36).

Eles ainda adoram se vangloriar de seus atos e os executam com o fim de serem descobertos, para que as pessoas saibam como grande a sua capacidade de causar impacto na mdia e na vida delas. Necessitam da ateno de suas possveis vitimas e daqueles que os procuram. Para eles esconder-se um prazer; no ser descoberto/a uma catstrofe.
Os psicopatas possuem uma viso narcisista e supervalorizada de seus valores e importncia. Eles se vem como o centro do universo e tudo deve girar em torno deles. Pensam e se descrevem com pessoas superiores aos outros (SILVA, 2008, p.78).

QUEM A VTIMA?

Os atos do serial killer so extremamente justificveis pela falta de controle que eles possuem, praticamente so impulsionados pelo desejo de realizar suas vontades, ainda que elas sejam macabras. Para que elas sejam totalmente supridas, eles tm que se sentir no controle da situao. Para isso utilizam de meios cruis, como rebaixar a vtima, puni-la fisicamente e por fim mat-la.
Para os serial killers a fantasia compulsiva e complexa. Acaba se transformando no centro de seu comportamento, em vez de ser uma distrao mental. O crime a prpria fantasia do criminoso, planejada e executada por ele na vida real. A vtima apenas o elemento que refora a fantasia (CASOY, 2004, p.18).

As vtimas geralmente no possuem caractersticas dentro de um padro e critrio pr-selecionados, as vtimas na viso do serial killer, apenas servem de objeto para realizao de seus impulsivos desejos. Esse tipo de vtima s segue um padro, quando h alguma relao especfica entre o serial e o tipo de vtima escolhida, por exemplo, as caractersticas fsicas dessa vtima tenham relao com experincias pessoais, vividas pelo serial killer.

O famoso serial killer Ted Bundy matava brutalmente colegiais com longos cabelos castanhos, meninas parecidas com sua noiva rica que rompeu o relacionamento. David Berkowitz, o Filho de Sam, no era to especfico: bastava ser mulher para se tornar sua vtima em potencial (CASOY, 2004, p.17).

Os psicopatas de forma geral e principalmente os seriais killers, so foco principal do cinema americano, podemos perceber nesses filmes e sries, como eles agem e como tratam suas vtimas. Sempre usando de todas as caractersticas citadas aqui, eles sempre so levados a cometerem, atos horrendos com suas vtimas. Atravs do mundo

cinematogrfico, fica muito mais fcil, a compreenso e visualizao, de quem so eles, como agem e quem so suas vtimas.
A arte imita a vida. Se observarmos bem, existem diversos filmes em que os personagens principais ou secundrios do vida, voz e ao aos diversos tipos de psicopatas, sejam eles golpistas ou estelionatrios, grandes empresrios ou polticos inescrupulosos, ou ainda os assassinos cruis e impiedosos que agem de forma repetitiva e sistemtica (os ditos serial killers), (SILVA, 2008, p.46).

PSICOLOGIA INVESTIGATIVA

Na psicologia investigativa, alguns pontos so levados em considerao. So eles a coerncia interpessoal (as semelhanas, sejam fsicas ou emocionais que a vtima possui com o agressor), a hora e o local do crime (a escolha de ambos, principalmente do local, pode identificar significncia para o serial killer), a carreira criminal (outros crimes que ele possa estar envolvido), a vitimologia (faz uma anlise da vtima, buscando o porqu, como, onde e quando ela foi escolhida).

ANLISE DA CENA DO CRIME

com a anlise da cena que possvel perceber as atitudes que o serial killer capaz de cometer. Existem trs possveis manifestaes do comportamento do agressor na cena do crime: modus operandi, personalizao ou assinatura e organizao da cena.

Aprender a reconhecer padres de comportamento em cenas de crime possibilita aos investigadores descobrir muitas coisas sobre o transgressor, e tambm a distinguir entre agressores diferentes cometendo o mesmo tipo de crime (CASOY, 2004, p. 60).

O modus operandi, nada mais que o modo de agir, de atuar do assassino, as escolhas que ele fez em tal crime, podendo fazer parte de um padro escolhido por ele, mas sempre varia segundo as circunstncias do local e do crime. A assinatura, a marca registrada do serial killer, como uma digital nica. Ela pode no estar presente em todos os crimes, mas no deixa de aparecer. O modus operandi o que o criminoso faz para realizar o crime, e a assinatura a expresso, o simbolismo que ele utiliza para realizar sua fantasia.

Um assaltante de banco que manda as pessoas tirarem a roupa est tendo um M.O. inteligente, pois todos tero que se vestir antes de chamar a polcia e ningum sair correndo nu atrs dele. Agora, um assaltante de banco que faz o mesmo, mas fotografa as pessoas em poses erticas, j demonstra ter uma assinatura, porque s roubar o banco no satisfaz suas fantasias psicossexuais (CASOY, 2004, p. 63).

Outro tipo de anlise da cena do crime a Avaliao Forense, nela os profissionais da rea, no caso peritos e especialistas criminais, apuram e analisam diversos aspectos, como coleta de evidncias genticas, sangue, fios de cabelo encontrados, ou qualquer outro objeto ou parte da vtima ou do criminoso, que favorea o esclarecimento do caso e a identificao da vtima e do criminoso. nessa etapa tambm que a polcia e o laboratrio de criminalstica atravs dos peritos, consegue identificar o conhecimento que o agressor possui de tcnicas policiais, por exemplo, se ele lava as vtimas.
No caso da pesquisa de Ilana Casoy, temos casos especficos, nomes, histrias, atos, autos, quem foi, relao das vtimas, poca dos crimes, modus operandi e a psictica assinatura pessoal na cena do crime, a marca registrada de cada um (CASOY, 2004, p.11).

CASOS REAIS

importante lembrar a voc caro leitor que escolhido apenas dois casos mais comuns, devido ao impacto atravs da mdia. Porm existem milhares de outros casos, cada

um mais macabro que o outro, o livro ao qual me embaso, possui uma parte especfica para esses relatos.
A maioria deles est do lado de fora das grades, utilizando, sem qualquer conscincia, habilidades maquiavlicas contra suas vtimas, que para eles funcionam apenas como trofus de competncia e inteligncia (SILVA, 2008, p.44).

5.1 O ZODACO - O CASO QUE NINGUM RESOLVEU

Este um dos mais famosos serial killers dos EUA. Agiu durante anos na Califrnia, impunemente, escreveu cartas para jornais, desafiou e provocou a polcia. Nunca foi identificado. Entre suas vtmas esto Cheri Jo Bates, 18 anos; David Arthur Faraday (17) e Betty Lou Jensen (16) e o motorista de txi Paul Lee Stine. Esse serial killer recebeu ateno de livros e teve at um filme, como ele mesmo pediu em uma de suas cartas. Alm de matar principalmente casais, matou outras pessoas de forma brutal e tudo na maior frieza, atrvs de suas cartas enviadas polcia.
Um professor da cidade de Salinas chamado Harden trabalhou em conjunto com sua esposa vrios dias, tentando decifrar o criptograma. Ele era criptgrafo amador, e disse ter decifrado o cdigo. O nome do assassino no estava ali. O texto dizia: Eu gosto de matar pessoas porque muito divertido... (CASOY, 2004, p.334).

5.2 CASO BRASILEIRO PEDRINHO MATADO

Matou pela primeira vez aos catorze anos e seguiu matando e hoje acumula mais de cem homicdios, incluindo o do prprio pai, sendo que 47 pessoas foram mortas dentro dos

presdios pelos quais passou. Ainda no respondeu por todos os crimes, mas j foi condenado a quase quatrocentos anos de priso, a maior pena privativa de liberdade j aplicada no Brasil.

Pedro Rodrigues Filho, o Pedrinho Matador, um serial killer que afirma com orgulho ter matado mais de 100 pessoas, inclusive seu prprio pai. Na Penitenciria do Estado, em So Paulo, ele temido e respeitado pela comunidade carcerria (SILVA, 2008, p.82).

DEXTER SERIAL KILLER (SRIE AMERICANA)

A srie americana relata a estria de Dexter Morgan, ele um serial killer e, alm disso, trabalha como analista forense, especialista em padres de disperso de sangue no departamento de polcia do Condado de Miami-Dade. A srie mostra como Dexter tem ta se misturar sociedade de forma, que ningum descubra sua verdadeira personalidade, que de um serial killer frio e sem sentimentos. A diferena que ele segue um padro: s mata pessoas ruins, como por exemplo, criminosos. O primeiro episdio o mostra matando um padre, que havia assassinado diversas crianas.
Prendi o padre na mesa com fita adesiva e cortei suas roupas. Fiz as preliminares rapidamente: barbeei, escovei, cortei tudo o que era sujo. Como sempre, senti a maravilhosa, lenta e longa sensao de alivio ir tomando conta de todo o meu corpo. Aquela sensao iria palpitar dentro de mim enquanto eu trabalhava, aumentando e se apossando de mim at o final, a necessidade e o padre sendo levados juntos como uma onda que ia se desmanchando (LINDSAY, 2008, p.08).

Dexter namora com Rita, ela sofreu por muitos anos com um marido viciado em crack, que batia nela na frente de seus filhos. Com tudo isso, ela estava totalmente abalada depois que seu marido foi preso e quando comeou com Dexter seu objetivo no era ter relaes sexuais nenhumas com ele, o que era perfeito para ele, porque como j mencionei acima, os seriais killers no possuem relacionamentos verdadeiros e principalmente sexuais.

Ela ficou com essa linda imagem romntica de um perfeito cavalheiro. eu conseguia imitar tudo isso perfeitamente. E queria mesmo. No tinha interesse em relao sexual. Queria um disfarce e Rita era exatamente o que eu procurava (LINDSAY, 2008, p.29).

Em seu trabalho como perito, Dexter excelente no que faz. Todos no departamento sempre o procuram para que ele d sua opinio nos casos. O nico que sempre suspeita que ele tenha algo de errado o sargento Doakes, ele odeia instintivamente Dexter, demonstrando seus sentimentos em relao a ele sempre que possvel. Mesmo assim Dexter disfara muito bem sua vida dupla.
Voc pode dizer que o querido e expedito Dexter gosta do que faz,mas aprecio fazer o servio completo,quero saber todos os lugares onde o sangue se escondeu. Os motivos profissionais para isso so bvios, mas no to importantes para mim quanto os pessoais (LINDSAY, 2008, p.27).

CONCLUSO

Aps serem feitos o estudo e a leitura do tema escolhido, possvel concluir que os seriais killers e os pscicopatas como um todo, so extremamente perigosod e prejudiciais sociedade, devem ser procurados pelos organismos de defesa social e retirados do convveo da sociedade, emobora seja muito difcil de indentific-los. O assunto bem interessante e meerece ateno do leitor, pois existem diversas formas de relatar o tema de forma interativa e diversa. Com a abordagem desse tema, foi possvel confimar que os seriais killeri so totalmente desprovidos de sentimentos, no se importam com ningum e realizam seus assassinatos por pura diverso e prazer, eles se sentem realizados com o sofrimento das vtimas. A realidade mostrada nos filmes e sries, mostra perfeitamente como eles agem brutalmente e friamente com as vtimas. Devemos ficar atentos para no nos tornamos presas desses assassinos sem corao.

10

ABSTRACT SERIAL KILLER

This article addresses a very important issue for our lives, as all are subject to situations in which we live that can deal with a psychopath or serial killer. It is a matter of great importance as it shows the causes and origins of this terrible instinct to kill other people, besides having great importance in the legal world and be a very interesting subject and has been approached by U.S. film industry. Reading this article the reader finds out the subject and increase their knowledge in general.

KEYWORDS: Serial Killer. Psychopath. Victim.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CASOY, Ilana. Serial Killer: Louco ou Cruel?. 6 edio. So Paulo: WVC, 2004. SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Perigosas: O Psicopata mora ao lado. Edio de bolso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. LINDSAY, Jeff. Dexter: A mo esquerda de Deus. 1 edio. Origem Nacional: Planeta do Brasil, 2008.

Potrebbero piacerti anche