Sei sulla pagina 1di 4

Lidiane Coutinho Direito Administrativo

Curso de Exerccios de Direito Administrativo - FCC

Mdulo 04- PODERES E ATOS

01. (FCC- Analista administrativos.

Judicirio-TRE-AM/2010) Considere os conceitos abaixo, sobre os poderes

I. Poder que o Direito concede Administrao, de modo explcito ou implcito, para a prtica de atos administrativos com liberdade na escolha de sua convenincia e oportunidade. II. Poder de que dispe o Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos e ordenar a atuao dos seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal. III. Faculdade de punir internamente as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao. Os conceitos acima se referem, respectivamente, aos poderes a) regulamentar, vinculado e disciplinar. b) arbitrrio, disciplinar e de polcia. c) vinculado, subordinado e hierrquico. d) de polcia, disciplinar e hierrquico. e) discricionrio, hierrquico e disciplinar.

02. (FCC- Auxiliar Judicirio-TJPA/2009) Sobre os poderes administrativos, correto afirmar: a) sob o enfoque de que os atos podem ser originrios e derivados, o poder regulamentar de natureza derivada, ou secundria. b) poder de polcia a atividade exercida pela polcia civil e pela polcia militar, respectivamente, na apurao da infrao penal e na manuteno da ordem pblica. c) poder hierrquico a faculdade de punir as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao. d) poder regulamentar o de que dispe o Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes. e) o dever de prestar contas um dos princpios expressos no art. 37, da Constituio Federal.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

03. (FCC- Procurador do TCE-SP/2011) Em relao aos poderes da Administrao Pblica, correto afirmar que o poder (A) normativo decorrncia do poder vinculado da Administrao, na medida em que s admite a prtica de atos Expressamente previstos em lei. (B) normativo reflexo do poder discricionrio nos casos em que dado Administrao Pblica o poder de substituir a lei em determinada matria. (C) disciplinar decorrente do poder de polcia administrativo, na medida em que admite a aplicao de sanes a todos os particulares. (D) disciplinar, no que diz respeito aos servidores pblicos, decorrente do poder hierrquico, na medida em que se traduz no poder da Administrao de apurar infraes e aplicar penalidades aos servidores pblicos sujeitos sua disciplina. (E) regulamentar, quando decorrente do poder hierrquico, discricionrio, porque no encontra estabelecidos em lei as hipteses taxativas de sua incidncia.

04. (FCC- Analista Judicirio-TRE-PI/2009) O poder de que dispem os Chefes de Poder Executivo de explicar a lei para a sua correta execuo, ou de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada por lei conhecido como poder a) regulamentar. b) hierrquico. c) discricionrio. d) vinculado. e) disciplinar.

05. (FCC- Procurador do TCE-SP/2011) O poder de polcia expressa-se, em sentido amplo, por meio de (A) medidas repressivas, no compreendendo medidas preventivas. (B) medidas gerais preventivas de limitao de direitos, podendo ser discricionrias quando no previstas em lei. (C) atos administrativos concretos limitadores do exerccio de direitos e atividades individuais em carter geral e abstrato. (D) atos administrativos normativos gerais e atos administrativos de aplicao da lei ao caso concreto. (E) medidas preventivas abstratas, tais como vistorias e licenas.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

06. (FCC- Analista Administrativo-TRE-AM/2010) A prtica, pelo agente pblico, de ato que excede os limites de sua competncia ou atribuio e de ato com finalidade diversa da que decorre implcita ou explicitamente da lei configuram, respectivamente: a) ato redundante e desvio de execuo. b) usurpao de funo e vcio de poder. c) excesso de poder e ato de discricionariedade. d) excesso de poder e desvio de poder. e) falta de poder e excesso de atribuio.

07. (FCC- Procurador do TCE-SP/2011) O ato administrativo distingue-se dos atos de direito privado por, dentre outras razes, ser dotado de alguns atributos especficos, tais como (A) autodeterminao, desde que tenha sido praticado por autoridade competente, vez que o desrespeito competncia o nico vcio passvel de ser questionado quando se trata deste atributo. (B) autoexecutoriedade, que autoriza a execuo de algumas medidas coercitivas legalmente previstas diretamente pela Administrao. (C) presuno de legalidade, que permite a inverso do nus da prova, de modo a caber ao particular a prova dos fatos que aduz como verdadeiros. (D) imperatividade, desde que tenha sido praticado por autoridade competente, vez que o desrespeito competncia o nico vcio passvel de ser questionado quando se trata deste atributo. (E) presuno de veracidade, que enseja a presuno de conformidade do ato com a lei, afastando a possibilidade de dilao probatria sobre a questo ftica.

08. (FCC- Tcnico Judicirio- TRE-AL/2010) Sobre atos administrativos, considere: I. Ato que resulta da manifestao de um rgo, mas cuja edio ou produo de efeitos depende de outro ato, acessrio. II. Ato que resulta da manifestao de dois ou mais rgos, singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um nico ato. III. Atos que a Administrao impe coercitivamente aos administrados, criando para eles, obrigaes ou restries, de forma unilateral. Esses conceitos referem-se, respectivamente, aos atos b) de imprio, coletivos e externos. c) complexos, compostos e de gesto.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

d) complexos, coletivos e individuais. e) compostos, externos e individuais.

09. (FCC- Tcnico Judicirio-TRE-AM/2010) -Quanto ao Processo Administrativo previsto na Lei no 9.784/99, considere: I. Os processos administrativos de que resultem sanes no podero ser revistos, mesmo quando surgirem fatos novos suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. II. O processo administrativo pode iniciar-se de ofcio ou a pedido de interessado. III. A competncia renuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, ainda que nos casos de delegao e avocao previstos em lei. IV. O desatendimento da intimao importa o reconhecimento da verdade dos fatos e do direito pelo administrado. V. Salvo disposio legal especfica, de dez dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e III. b) II e V. c) III e V. d) II, III e IV. e) I e IV.

10. (FCC- Analista Judicirio- TRT7/2009) Nos termos da Lei n 9.784/99, quanto competncia para o processo administrativo, INCORRETO afirmar que a) as decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado. b) no pode ser objeto de delegao a edio de atos de carter normativo, dentre outros. c) inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir. d) o ato de delegao irrevogvel, salvo quando se tratar de deciso de recursos administrativos. e) ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Potrebbero piacerti anche