Sei sulla pagina 1di 7

DATA: OM: 5 R C MEC PLANO DE SESSO N AAA-002 HORA: CURSO: Formao de Soldado TURMA: PERODO: Instruo Individual GRUPAMENTO:

FASE: Bsica MATRIA: Atributos da rea Afetiva. UNIDADE DIDTICA: ASSUNTO: O lcool e as drogas. OBJETIVOS: a. Da sesso: Atitudes contrrias a lcool e s Drogas b. Intermedirios: 1- Txicos 2- Drogas 3- Dependncia 4- Conseqncias 5- Principais tipos de drogas 6- O lcool 7- Fatores que levam ao uso de drogas LOCAL DA INSTRUO: TCNICA(S) DE INSTRUO: MEIOS AUXILIARES: INSTRUTOR(ES): MEDIDAS ADMINISTRATIVAS: MEDIDAS DE SEGURANA: FONTES DE CONSULTA: ASSINATURA: VISTO: VISTO: MONITOR(ES): AUXILIAR(ES):

TEMPO

DISTRIBUIO DO ASSUNTO 1. INTRODUO a. Ligao com a sesso anterior Esta a continuao das instrues de AAA. b. Apresentao dos objetivos da sesso Comeando a nossa instruo de AAA, veremos hoje o assunto que abordar os tpicos sobre drogas e lcool, o que ser muito proveitoso para o esclarecimento de dvidas sobre este assunto e para que os senhores tomem conhecimento dos malefcio causados por estas substncias. c. Apresentao do sumrio Para atingirmos o objetivo anteriormente citado, seguiremos o seguinte sumrio: 1) Txicos 2) Drogas 3) Dependncia 4) Conseqncias 5) Principais tipos de drogas 6) O lcool 7) Fatores que levam ao uso de drogas 2. DESENVOLVIMENTO 1) Txicos: A palavra txico vem do grego (Txon) e significa dardo, flecha, que os caa dores e guerreiros da poca usavam envenenados. toda a substncia natural ou sinttica que se absorvida pelo organismo em certas quantidades provoca malefcios sade, impedindo o funcionalismo do metabolismo e podendo culminar na morte do indivduo. 2) Droga: Tambm do grego (Pharmakon) quer dizer remdio ou veneno. Podemos definir droga como toda a substncia qumica que introduzida no organismo pode causar uma ou mais mudanas em suas funes, e atuando no organismo pode trazer resultados benficos (remdios) ou malficos (entorpecentes, alucingenos, etc...). a) Entorpecente: uma substncia qumica que causa torpor, tirando a energia do organismo, vem a induzir no indivduo uma alterao de conscincia. b) Alucingeno: toda a substncia que provoca alucinao, perda da razo delrio e desvairo. c) Medicamentos: uma substncia usada para modificar e explorar os sistemas fisiolgicos ou patolgicos do indivduo a fim de beneficia-lo. 3) Dependncia: Para a organizao mundial de sade existem dois tipos de dependncia, a psquica e a fsica.

MAI E OBS

TEMPO

DISTRIBUIO DO ASSUNTO a) Dependncia psquica: A ingesto da droga produz uma sensao de euforia, de bem estar e de libertao. Este estado de bem estar que leva ao impulso irreprimvel no indivduo de consumir a droga periodicamente no intuito de manter ou prolongar este bem estar. b) Dependncia fsica: Se caracteriza por estado de adaptao a nvel celular, produzida pelo uso peridico e em um curto espao de tempo de algum tipo de droga. Estabelecida a dependncia, o doente no consegue ocultar ou dissimular a necessidade de conseguir a droga a qualquer preo. Neste caso de dependncia existe a sndrome de abstinncia, ou seja se faltar a droga, o paciente procurar outra que a substitua, ou que cause um efeito parecido. O desespero se torna grande tal que o doente usa de qualquer mtodo para adquirir o entorpecente. 4) Conseqncia do uso das drogas: a) Fsicas: - Doenas das mais variadas espcies - Leses fsicas irreversveis - Lapsos de memria - Dificuldade de concentrao, pouca ateno - Fraca coordenao motora - Perda de peso e de sono - Indiferena com a higiene e com a aparncia - Falta de interesse por atividades fsicas - morte Obs: Hoje em dia com o aparecimento da AIDS, os viciados em drogas que so consumidas por via intravenosa tem maior probabilidade de contrair a doena, por compartilharem em geral da mesma seringa de outros viciados. O vrus da AIDS ataca o sistema imunolgico do paciente, fazendo que qualquer outro tipo de vrus ou bactria penetre no organismo sem ser combatido pelas clulas de defesa. Muitas vezes o paciente estando drogado deixa de observar os cuidados devidos na prtica sexual (Uso de camisinha), aumentando as suas chances de contaminao. b) Scio-econmicas-culturais: - Sobrecarga para hospitais e familiares, uma vez que o drogado no , na maioria das vezes producente e sempre retorna aos hospitais para ser desintoxicado; - Inverso de valores ticos e morais com montagem de uma nova escala fictcia de valores; - Atuao como desagregado da ordem social do Pas, a medida que transgrida as leis e normas sociais.

MAI E OBS

TEMPO indivduo;

DISTRIBUIO DO ASSUNTO - Afastamento da escola, promovendo o atraso scio-cultural do - Favorecimento do crescimento de delitos (Furtos, roubos, assassnios), em face da necessidade de meios para a obteno da droga - Gerao da indisciplina social, mediante a estimulao da desigualdade, da desordem e da explorao; - Propiciao do enriquecimento ilcito generalizado, criando micromonoplios de alto poder econmico; - Possibilitao de desenvolvimento paralelo de diversas atividades ilcitas e ilegais (Quadrilhas de extermnio, de roubo de carros, de trficos de crianas, etc...). c) Mentais: - Sndrome amotivacional, caracterizada por um padro de perda energtica e diminuio do empenho escolar, relaes familiares prejudicadas e outros distrbios de comportamento; - Desenvolvimento da desonestidade crnica, fazendo-o usurio contumaz da fraude, da mentira, do furto; - Atitude evasiva e mudana de comportamento em relao famlia e ao grupo, pendendo para o isolamento ou grupos ligados aos psicotrpicos; - Perda da auto-estima (amor prprio), da auto-disciplina; - Diminuio pelo interesse de atividades de lazer; - Inquietao insnia depresso e sonolncia. 5) Pcp tipos de drogas: a) Maconha: um nome tipicamente brasileiro, usado para designar a planta Cannabis Sativa, o cnhamo indiano. A maconha preparada pela secagem das folhas, flores, sementes e partes superiores da planta do cnhamo, as quais so trituradas e transformadas em cigarro. Os efeitos alucingenos e sua potncia dependem de fatores relacionados prpria planta, solo e clima em que foi cultivada, poca da colheita, secagem, embalagem e da pureza da droga. b) Cocana: do princpio ativo que se extrai da Coca (Erithoxylon Coca), um arbusto tropical sempre verde. Foi utilizada como analgsico at a descoberta da Xilocana e Novacana, sendo, enato, posta de lado. um p branco, solvel em gua e lcool, comumente encontrada sob a forma de folha de Coca, pasta bsica, sal (Cloridrato ou Sulfato) e base livre. A pasta de Coca obtida nas primeiras etapas da extrao da cocana das folhas com um solvente apropriado. A pasta contm grande concentrao de cocana e pode ser fumada ao ser misturado com tabaco ou maconha.

MAI E OBS

TEMPO

DISTRIBUIO DO ASSUNTO O sal um p branco, cristalino, popularmente conhecido como cocana das ruas. um estgio de purificao da cocana, sendo extrado da pasta de coca. O efeito estimulante da cocana atinge o pice por volta de 10 minutos aps a ingesto e seu efeito dura de 30 minutos a 01 Hora. Em face da pequena durao de seus efeitos estimulantes o usurio repete vrias vezes a sua aplicao em curtos espaos de tempo, pois, passado o efeito, surge a depresso. c) ter: O ter causa dependncia psquica demandando de cuidados especiais. um lquido voltil que satura o ambiente se no for bem acondicionado. uma droga alucingena, que pode quando usada por longos perodos, destruir as vias respiratrias. d) Clorofrmio: uma substncia que provoca depresso no corao, levando a parada cardaca e a morte. O lana perfuma unio do ter com o clorofrmio, e muito usado no carnaval (o que proibido por lei). e) Solventes e cola de sapateiro: So a base de benzina. O hbito da utilizao perigoso, pois dana o crebro, fgado, rins, medula e vias respiratrias. f) LSD (cido lisrgico): Tem alto poder de causar alucinaes sendo responsvel pela despersonalizao temporria dos indivduos que o consomem, simulando sintomas de loucura. mais potente que as outras drogas j vistas. g) Crack: uma droga derivada da cocana, preparada sinteticamente. Seu poder de droga muito superior ao da Coca e seus efeitos so mais potentes, assim como as causas e conseqncias para o organismo. encontrado em forma de pequenas pedras cristalizadas, e utiliza-se fumando estas pedrinhas em cachimbo, comumente chamado de marica. 6) O lcool: uma das substncias mais antigas conhecida como droga. obtida em laboratrio, ou derivada da fermentao de frutas, cereais, gros etc... Ao contrrio do que muitos pensam o lcool no alimenta, no fornece energia e no age como protetor para o frio. Se for ingerido em grandes quantidades pode ocasionar at mesmo a morte do indivduo. Esta droga age sobre o Sistema nervoso central e no cerebelo fazendo com que a pessoa perca o sentido do equilbrio, tenha sensao de calor, tonturas, etc...

MAI E OBS

A ingesto de lcool regularmente traz conseqncias fsicas, psquicas e sociais, pela dependncia que acarretar ao paciente. MAI E OBS

TEMPO

DISTRIBUIO DO ASSUNTO 7) Fatores que levam ao uso das drogas e do lcool: Vrios so os fatores que levam as pessoas a usarem drogas e lcool, entre eles so os principais: - Desajuste social; - Falta de equilbrio financeiro e emocional; - Problemas na famlia e no crculo de convivncia; - Envolvimento com pessoas ligadas ao trfico de drogas; - A curiosidade do jovem em saber os efeitos que podero ser causados no uso das drogas e do lcool; - A desinformao por parte da famlia; - Problemas com outras pessoas envolvidas com drogas; - Uma m formao desde a infncia e adolescncia, tanto por parte da famlia como por parte dos rgos pblicos de ensino. 3. CONCLUSAO Por tudo que foi apresentado nesta instruo sobre drogas e lcool, os senhores podem chegar a concluso que no h nenhum benefcio em usalos. Nenhum de ns est livre de Ter na famlia um problema deste tipo, por isso devemos estar conscientes sobre o assunto para que no venhamos a cometer este erro e possamos ajudar as pessoas que esto envolvidas com o lcool e com as drogas. Nunca seja curioso para querer saber os efeitos das drogas testando em si mesmos. O nosso dia a dia est cheio de exemplos do que pode acontecer s pessoas viciadas. Lembre-se de que a valorizao da sua vida depende somente de voc. Obs: O instrutor poder promover um debate entre os instruendos no sentido de observar se os conhecimentos foram devidamente absorvidos pelos mesmos.

Potrebbero piacerti anche