Sei sulla pagina 1di 6

L o texto com ateno e, de seguida, responde s questes com frases completas: REI: Ah, meu bobo fiel, como

eu s vezes gostava de estar no teu lugar, sem preocupaes, sem responsabilidades BOBO: para j Senhor! Toma os meus farrapos e os meus guizos, e d-me o teu manto, a tua coroa, o teu cetro REI (agitado): Cala-te!... Era isso mesmo que se passava no sonho A coroa o manto o cetro tudo no cho eu a correr, mas sem poder sair do mesmo stio e a coroa sempre mais longe, mais longe e o manto e o cetro e as gargalhadas BOBO: Gargalhada? No me digas que eu tambm entrava no teu sonho? REI (como se no o tivesse ouvido): as gargalhadas delas e como elas se riam riam-se de mim e a coroa to longe e o manto to longe e o frio tanto frio que eu tinha!... BOBO: Perdoa-me, senhor, mas isso so tolices, dizes coisas sem nexo Foi alguma coisa que comeste ontem, tenho a certeza. REI: No so coisas sem nexo: so recados. Recados dos deuses. (Aproxima-se do bobo e dizlhe ao ouvido. ) Tenho medo! BOBO: Shiuu! NUNCA DIGAS ISSO! J viste o que podia acontecer se os deuses te ouvissem? Se descobrissem que os reis tambm tm medo? Se descobrissem que os reis podem mesmo ficar a-pa-vo-ra-dos? REI (afasta o bobo e retoma a sua dignidade real):Tens razo! Quem foi que aqui falou em medo? Eu sou o rei Leandro, rei do reino de Helria! Tenho um exrcito de homens armados para me defenderem. Tenho um conselheiro que sabe sempre o que h de ser feito. Tenho espies bem pagos, distribudos por todos os reinos vizinhos, que me informam do que pensam e fazem os meus inimigos BOBO: Tens inimigos, senhor? REI: Claro que tenho inimigos. Para que serve um rei que no tem inimigos? BOBO: Realmente no devia ter graa nenhuma. Eu c, de cada vez que me armam uma cilada e acabo espancado no pelourinho, tambm digo sempre: Ainda bem que tenho inimigos, ainda bem que tenho inimigos se ningum me batesse, se ningum me cobrisse o corpo de pontaps, acho mesmo que era capaz de morrer de pasmo REI: Zombas de mim? BOBO: Que ideia, senhor! Como posso zombar de ti, se penso como tu pensas? REI: Parecia
In Leandro, Rei da Helria, Alice Vieira

A
Na primeira fala, o rei Leandro manifesta um desejo. 1.1. Indica-o, usando palavras tuas.

Tenho medo! 2.1. 2.2. Apresenta a razo que motivou esse desabafo do rei. Esclarece a importncia dos sonhos, na perspetiva do rei Leandro.

O bobo tem como funo entreter o rei e a corte. 3.1. Transcreve uma fala do texto que comprove a afirmao anterior.

Transcreve exemplos de didasclias em que sejam evidentes informaes sobre: 4.1. 4.2. gestos das personagens. o estado de esprito das personagens.

B
Estabelece a correspondncia correta entre os conceitos associados ao Teatro e a sua definio: 1. ator 2. adereo 3. cenrio 4. cengrafo 5. dramaturgo 6. encenador 7. luminotcnico 8. guarda-roupa a) conjunto de fatos usados pelos atores. b) decorao da cena representada pelos atores. c) artista que representa um papel na pea. d) aquele que pe em cena e dirige o espetculo. e) aquele que recria e/ou realiza o cenrio. f) aquele que responsvel pela iluminao do palco. g) acessrio das personagens e/ou do cenrio. h) autor de peas de teatro.

Partindo da leitura integral que fizeste da obra O Colar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, responde s questes, sobre os Atos II e III, selecionando as opes corretas: 2.1. o A Condessa Zeti faz uma descrio do seu sobrinho, o Comendador Zorzi, considerando-

a. pouco gal, maador e sem sucesso com as raparigas. b. sensato, elegante e galante. c. insensato, elegante e bem sucedido nos amores.

2.2.

A condessa Zeti

a. incentiva Zorzi a casar-se com a jovem Vanina. b. gostaria de ver Zorzi casado com D. Geraldina. c. convence Vanina a casar-se com um dos primos de Zorzi.

2.3.

Entre a famlia Zorzi e D. Geraldina h em comum o gosto

a. pelo teatro italiano. b. pela vida no campo. c. pela msica militar.

2.4.

Durante o jantar, o Comendador Zorzi sentiu-se mal

a. porque engoliu as cascas das amijoas. b. por se ter apercebido da paixo de Vanina por Pietro. c. por ter exagerado no champagne gelado com pssego.

2.5.

Pietro revela a Vanina que

a. quer casar com ela assim que for possvel, apesar de a considerar muito inocente. b. o seu tio Segismundo o tornara noivo de uma rapariga rica e feia. c. se apaixonava por todas as mulheres, mas que ela era a luz do seu corao.

2.6.

A pea termina com uma conversa entre

a. o Comendador e D. Geraldina. b. Vanina e Pietro c. a Condessa e Lord Byron.

III- Conhecimento Explcito da Lngua

1. As preposies podem surgir contradas. Assim sendo, identifica os elementos que compem as palavras que se seguem: num disto pelo quela do

2. Reescreve, no discurso indireto, os seguintes enunciados retirados do texto presente no Grupo II:

Toma os meus farrapos e os meus guizos Tenho medo! Foi alguma coisa que comeste ontem. 3. Identifica os tempos do modo Indicativo em que se encontram os verbos reflexivos sublinhados nas frases que se seguem: a. De manh, barbeei-me depois do duche. b. Ele esquecia-se sempre dos livros na escola quando era criana. c. Penteio-me sempre antes de ir dormir.

4. Indica a forma de base que deu origem a cada uma das palavras que se seguem e indica o processo de formao de cada uma delas: a. b. c. d. repatriar jornalista percorrer invejoso e. febril f. enlouquecer g. engordar

IV- Escrita

Imagina a continuao do dilogo entre o rei Leandro e o Bobo, respeitando a estrutura do texto dramtico (cerca de 150 palavras).

*****************************

COTAES: Grupo I 10 pontos Grupo II .. 35 pontos A.1.1. 3 pontos 2.1.5 pontos 2.2. 6 pontos 3.1.. 5 pontos 4.... 6 pontos B1..4 pontos 2.. 6 pontos Grupo III 1..5 pontos 2 9 pontos 3. ..6 pontos 4 ...10 pontos Grupo IV 25 pontos (estruturao temtica e discursiva 15; Organizao e correo textuais 10)

BOM TRABALHO!

CORREO

Ii, a, f, g, e, b, c, h, j, d (exerccio retirado do manual Plural 7, Lisboa Editora/ Raiz Editora, pp. 72-3)

IIQuestes e respostas do grupo II foram retiradas do manual de 7 ano de Lngua Portuguesa da Asa, Novas leituras (Alice Amaro), guia do professor, teste n 7. A 1.1.O rei Leandro manifesta o desejo de estar na situao do Bobo/ deseja ser o Bobo. 2.1.O rei teve um sonho que o deixou amedrontado.

2.2.O rei considera que os sonhos so mensagens (recados) de entidades superiores e divinas (deuses). 3.1. Gargalhadas? No me digas que eu tambm entrava no teu sonho? 4.1. Aproxima-se do bobo; afasta o bobo 4.2. agitado B

1c; 2g; 3b; 4e; 5h; 6d; 7f; 8a (exerccio retirado do manual Novas Leituras, da Asa, pg. 168) a,b,c,a,b,c (exerccio retirado, quase na totalidade, do manual Conto contigo de 7 ano, da Areal Editores, Guies de leitura orientada, p.22). III1. num- preposio em+ determinante artigo indefinido um disto- preposio de+ pronome demonstrativo isto pelo- preposio por+ determinante artigo definido o quela- preposio a+ determinante demonstrativo aquela do- preposio de + determinante artigo definido o

2. a. O Bobo props ao Rei que tomasse ( disse ao rei para tomar) os seus farrapos e os seus guizos. b. O Rei confessou/admitiu/ disse que tinha medo. c. O Bobo respondeu que fora/tinha sido alguma coisa que ele comera /tinha comido no dia anterior/ na vspera.

3. Pretrito perfeito, pretrito imperfeito, presente 4. Ptria- parassntese; jornal- sufixao; correr- prefixao; invej- sufixao; febr- sufixao; louc- parassntese; gord- parassntese IIIRESPOSTA LIVRE

Potrebbero piacerti anche