Sei sulla pagina 1di 19

O

surgimento

da

questo

social

brasileira.

Caros alunos! Vocs j me conhecem? Sou Adarly, o docente responsvel em apresentar o contedo da disciplina de Fundamentos II do Bacharelado em Servio Social. Esto preparados para entrar na aventura de conhecer fatos que foram determinantes no curso da histria para legitimar a nossa profisso e construram a imagem dos assistentes sociais como profissionais crticos e interventivos nas expresses da questo social? Ento para j! Vamos iniciar a primeira web aula relacionada disciplina de Fundamentos II. Como incio deste estudo, precisamos decifrar a categoria questo social, pois nela que se enraza a nossa prtica cotidiana que consequentemente relaciona com os fundamentos histricos, metodolgicos e tericos da profisso.

QUESTO SOCIAL ?
A concepo de questo social se insere no contexto do

empobrecimento da classe trabalhadora e tem sua origem atrelada ao nascimento do Capitalismo. Em outros termos, tratam-se das expresses decorrentes das contradies entre as categorias capital e trabalho, prprias do sistema capitalista de produo.

No Servio Social, a concepo de questo social mais difundida a de CARVALHO e IAMAMOTO, (2007, p.77):

"A questo social no seno as expresses do processo de formao e desenvolvimento da classe operria e de seu ingresso no cenrio poltico da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. a manifestao, no cotidiano da vida social, da contradio entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de interveno mais alm da caridade e represso".

Como vocs puderam observar na charge, as demisses em massa ou mesmo o desemprego so expresses inerentes questo social, porque evidenciam claramente a contradio entre o capital e o trabalho. Alm do que o desemprego um enorme problema que vem retratando a realidade do trabalhador brasileiro ao longo dos anos.

VAMOS EM FRENTE...

Alm dessa ideia inicial acerca da questo social, o nosso curso busca formar profissionais de Servio Social

com conhecimento e aprofundamento terico para fundamentar aes interventivas e transformadoras na realidade social. Para a professora Maria Benevides (2009), a primeira constatao histrica que precisamos ter em mente quando pensamos a questo social, est centrada no fato de que at o sculo XIX, os trabalhadores ligados terra no podiam ser expulsos. Tinham, apesar da pobreza, um mnimo de segurana. O capitalismo, segundo suas palavras ("tudo que slido desmancha no ar") destruiu essa proteo social e provocou as hordas de excludos de toda sorte. Nas sociedades pr-industriais, a pobreza era considerada um fato natural e necessrio para por em ao, ou motivar os pobres a tornarem-se laboriosos e uteis acumulao de riquezas das naes em formao. J na fase industrial, ela deveria ser enfrentada e resolvida em benefcio, inclusive, do progresso material que emergia. Isso no quer dizer que antes da sociedade industrial, o "social" no existisse ou que estivessem ausentes formas institucionalizadas de atendimento a pobreza. Segundo Pereira (1999, p.48): A histria da proteo social informa que, desde o sculo XIV, existiam intervenes pblicas que iam da assitncia aos indigentes at a represso vagabundagem, passando pela regulao estatal da organizao do trabalho e da mobilidade espacial dos trabalhadores. Mas, isso acontecia porque nas sociedades pr-industriais j existiam questes sociais que, assim como as posteriores, constituiam ameaa ordem instituida, dada a presso exercida por aqueles que no se encontravam nessa ordem o seu lugar a partir da organizao do trabalho. Em nosso pas, no entanto, a partir do final do sculo XIX, at 1920, ainda segundo a referida autora, se inicia a ateno questo social de forma mais sistematizada, por parte do Estado. Caracterizada como problemas advindos da crescente desigualdade

social. Perodo que pode ser considerado como a poca da inovao da legisladora e regulamentadora no campo da poltica social.

MAS E A QUESTO SOCIAL NO BRASIL?


Vamos acessar o site http://nusocial.wordpress.com que faz referncia interpretao da questo social no Brasil, no incio do sculo XX, bem como as formas iniciais de concepo e de enfrentamento da questo social, contedo relacionado nossa especial disciplina de Fundamentos II. No percam a oportunidade de identificar no texto a evoluo histrica da profisso. Conforme vocs puderam perceber o texto foca o nascimento da nossa profisso, que est, como j afirmei aqui, enraizado na questo social. Os chamados antogonismos de classes provenientes das caractersticas do sistema capitalista reforam a condio de dominao nas relaes sociais. Em outros termos, o capitalismo no seno a produo e a reproduo contnua e cada vez mais forte e ampla da questo social. Tudo isto torna mais clara as afirmaes do Assistente Social e terico do Servio Social, Jos Paulo Neto (1989), quanto se refere ao surgimento do servio social como profisso vocacionada para subsidiar a administrao da questo social nos moldes da sociedade burguesa. Verificamos nesse vdeo a forma de enfrentamento da emergente questo social decorrente da modificao nas relaes sociais de explorao, a partir o final da dcada de 1920, incio da dcada de 1930. Para Spozati (2007):

No caso brasileiro possvel afirmar, salvo execees, que at 1930 a concincia possvel em nosso pas no apreendia a pobreza enquanto expresso da questo social. Quando esta se insinuava como questo para o Estado, era de imediato enquadrada como "caso de polcia" e tratada no interior de seus aparelhos repressivos. Os problemas sociais eram mascarados e ocultados sob forma de fatos espordicos e excepcionais. A pobreza era tratada com disfuno pessoal dos individuos ( p.41). Podemos afirmar, tambm, que os modelos de sociedades que existiram e precederam, a sociedade capitalista e burguesa de nossos tempos est dividida em dois campos distintos, o proletariado (no sentido mais extenso da palavra) e a burguesia, diferenciados socialmente por suas respectivas situaes e funes: A classe proletria tem sido destinada h sculos, a carregar o fardo do trabalho fsico e penoso, cujos frutos so usufrudos por outra classe, a burguesia, que so os detentores da propriedade, a autoridade e os produtos da cultura (cincia, educao, arte, etc.). Raichelis (1988) explica melhor... "A existncia e reproduo das classes dominadas funciona como condio bsica de existncia do modo de produo capitalista. A medida que a desigualdade e a explorao constituem a prpria essncia da sociedade capitalista, esta se sustenta sobre um permanente processo de luta entre as classes fundamentais: de um lado as classes dominantes, interessadas em manter e ampliar a acumulao do capital e do lucro; e de outro, as classes dominadas, que lutam para reduzir esta explorao e melhorar suas condies de vida e de trabalho.(p.28). A explorao das massas trabalhadoras forma a base sobre a qual a chamada sociedade moderna se apia e sem a qual no poderia existir, para tanto no se utiliza apenas dominao poltica atravs de aparatos de violncia, ou controle repressivo e legal. A ideologia, que invade os hbitos, os costumes, o modo de viver e de pensar e as

formas representativas que as classes dominadas constroem na sua subjetividade consentimento a respeito de sua prpria dominao. A referida autora acima citada enfatiza que: Simultaneamente, a ao estatal, em qualquer de seus mbitos, no se restringe s instncias especficas do aparato do Estado, mas se efetiva e se estende s instituies privadas da sociedade (escola, famlia, Igreja, etc.), interferindo em todas as esferas da vida social. (RAICHELIS, 1989, P. 31). Estamos fechando aqui nossa Web aula 01 com as primeiras reflexes sobre a questo social! Vamos em frente na trajetria do aprofundamento deste contedo importante para os futuros profissionais de Servio Social. Por isso espero vocs na Web 2 para continuarmos nossa discusso. Um abrao!

Web aula 02 Anlise terica da Questo Social


E a, est ficando mais claro a relao Servio Social e a questo social? Ento vamos explorar um pouco mais os aspectos tericos relacionados a este tema, apontado pela Assistente Social Marilda Iamamoto, renomada acadmica do Servio Social. Esta autora enfatiza que para compor estes novos aparatos de dominao exigidos pelo modo de produo em consolidao, o servio social emerge dentro do contexto das classes dominantes como um movimento de cunho reformista-conservador.

Iamamoto (2000) esclarece que a fundamentao conservadora capitalista se baseia num modo de vida do passado, que resgatado e proposto como nova maneira de interpretar o presente. Tudo isto com uma roupagem de viabilidade inconteste para a sociedade capitalista. Fiquem atentos a contradio! No momento histrico de consolidao do novo sistema econmico da instituio de aparatos modernos, racionalistas em que a mercadoria passa a ser a principal mediadora das relaes sociais e o lucro. Ressurge idias conservadoras o que a autora Iamamoto(2000) vai chamar de contramovimento de tendncia. Desta forma, os conservadores identificados como "profetas do passado" reeditam formas de vida que j foram historicamente dominantes, porm superadas, tornando-as vlidas para atual organizao da sociedade. Atravs deste mecanismo, "noes reinterpretadas no seu significado original e propostas como validas para compreeender e agir em um contexto hitrico diferenciado daquele no qual emergiram" (Iamamoto, 2000, pg. 23).

Estas ideias reinterpretadas que abarcam o racionalismo e o conservadorismo se condensam em projetos de ao favorveis manuteno da ordem capitalista. Em outras palavras, o racionalismo e o conservadorismo so duas maneiras de viver e ver a sociedade, portanto dois pensamentos integrados se fundem um nico estilo de pensamento focado no objetivo consolidar um nico projeto de classe para a sociedade, a dominao, que se resume no modo de vida da sociedade capitalista.

Reforando o contedo...

Vamos apronfundar um pouco mais teoricamente o racionalismo associado a consolidao do capitalismo? Para isso, vamos assistir a uma video-aula com o Prof. Tiago Menta. s acessar: O CAPITALISMO PARTE 3 - O RACIONALISMO OCIDENTAL WEBERIANO Conforme o reforo dos conhecimentos do Prof, Tiago torna-se compreensvel a tendncia terica predominante acerca do surgimento da profisso consolidada pela acadmia de servio social, que nas palavras de Iamamoto (2000): O conservadorismo (...) idias reinterpretadas, transmutam-se em uma tica de explicao e em projetos de ao favorveis a manuteno da ordem capitalista. Isso aproxima os pensamentos conservador e racional, apesar de suas diferenas, como portadores de um mesmo projeto de sociedade. (p. 23).

Desta forma a autora quer deixar claro que o Servio Social "nasce e se desenvolve embebido de ideias conservadoras, incorporando as ambiguidades do reformismo conservador." (p. 23). E nos tempos mais recentes, na virada do sculo XXI, a modificaes nos processos econmicos e sociais, com a hegemonia do mercado, e com a globalizao, as expresses da questo social se apresentam em multiplas manifestaes e num patamar de complexidade decorrente da imposio de novas formas de dominao. Este aspecto concreto, pois do ponto de vista do funcionamento do capitalismo mundial, questo social se materializa mediante os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres. Sendo mais objetiva ainda, podemos enumerar como questo social o aumento da pobreza, o desemprego estrutural, crise fiscal e aumento dos oligoplios, aspecto problematizado por Pereira (1999):

(...) se no passado, quem tomava as grandes decises econmicas eram os agentes governantais, regulando inclusive o mercado, no presente, so as empresas privadas gigantes que decidem e controlam o Estado, bem como definem o uso e a direo do avano tecnolgico. Tais empresas que geralmente operam fora do seu pas de origem, em busca de mo-de-obra mais barata, automatizam-se velozmente, ercerizam parte do trabalho e exigem a quebra da proteo social ao trabalhador. Disso decorrem srias implicaes que conferem no configurao questo social. (p.43). Desta forma quero lembrar-los que o foco da nossa disciplina discutir e aprofundar os aspectos histricos da profisso. Esta abordagem mais recente ser objeto de trabalho das disciplinas posteriores. Acredito, porm, que se faz importante a analogia e discusso das caractersticas da questo social industrial e a contempornea pela complexidade dos desafios, bem como, o surgimento de novos protagonistas e novas bases de regulao social, em o cidado portador de direitos e o Estado se compem como provedor.

Amarrando as idias...
O surgimento da "questo social", conjunto de problemas

econmicos, sociais, polticos, culturais, ideolgicos que circunda a surgimento da classe operria, entendida neste contexto de conflitos de classes que se aflora com a consolidao do sistema capitalista origina a profisso de servio social e a transforma em parte desse projeto de explorao! Porm vocs devem estar se perguntando e o papel do Estado como articulador das aes iniciais de enfrentamento s questes sociais, que no ainda foram mencionadas? Por isso no deixe de acompanhar e participar das Web aulas, pois este ser o foco da Unidade II das prximas Web aulas.

Web-aula 01: Estado burgus


Caros alunos! Estamos aqui novamente em busca de subsdios que os auxiliem na reflexo e aprendizado dos Fundamentos do Servio Social. J sabemos que os aspectos se constituram no terreno frtil no qual a profisso de Servio Social foi gestada e desenvolvida no Brasil est atrelado questo social. Conforme abordamos na Unidade 01, no decurso do sc XIX, o aumento da complexidade das relaes de produo decorrente do desenvolvimento poltico-econmico e social, bem como a industrializao e urbanizao crescente do inicio do sculo XX, originou e reproduziu de forma ampliada, conflitos da relao capital-trabalho, ou de luta de classes antagnicas.

www.dhnet.org.br

Vamos em frente...

A realidade brasileira nos primeiros anos do sculo XX trouxe tona a contradio do modelo econmico, criando condies para as primeiras lutas das classes trabalhadoras, como as primeiras greves operrias de 1917 e 1918 e a organizao do PC do B em 1922. Diante a essa multiplicao de problemas sociais originrios da pobreza, presses populares e do aumento da desigualdade social, o Estado enquanto ncleo do poder burgus assume a funo de administrar ou reduzir as mazelas impostas s classes subalternas pela alternativa de desenvolvimento econmico perverso e excludente. Em nome do Sistema de Reproduo do Capital, houve tempos que utilizaram a fora policial e de atos repressivos. Depois prometeram melhoria das condies de vida no futuro. E, em certas ocasies, pregaram a harmonia entre burguesia e proletariado, no progressivo crescimento industrial. importante deixar evidente que as aes governamentais que se implementavam neste perodo estavam focalizadas muito mais em reduzir e comprimir as manifestaes no solidrias ao novo padro de dominao, do que propriamente de administrao, do sofrimento desumano da classe proletria. A esta administrao do subproduto do capitalismo (questo social) chamamos poltica social compreendida como estratgia do Estado de interveno nas relaes sociais. De acordo com Raichelis (1988, p. 8): O perfil da interveno estatal no tratamento da questo social vem sendo historicamente marcado pela ideologia paternalista/autoritria, onde a benevolncia da ajuda e o clientelismo visam ocultar sua subordinao, de um lado ao processo de reproduo do capital e, de outro, contraditoriamente, as presses da sociedade.

Mas afinal qual o papel do Estado neste cenrio de modernizao que se insinua contraditrio a partir do desenvolvimento econmico e aumento da pobreza entre os trabalhadores. Aos desavisados, esse papel pode caracterizar o Estado rbitro neutro de conflitos entre as classes sociais ou identific-lo com agente fundamentado em valores tico-morais, criterioso na operacionalidade de aes equilibradas pautando-se na verdade e na razo! Esta concepo de Estado faz sentido para muitos, porque foi transformada a partir da dcada de 1930, na noo ideologizada do Estado perante a sociedade brasileira como encarnao dos interesses gerais e voltada para o bem de todos. Nesta perspectiva, o Estado se tornaria responsvel pela busca da harmonia e do consenso ideal entre os cidados. Vejamos as palavras de Raichelis (1989, p. 29) sobre esta

interpretao to importante: O atendimento a estas demandas constitui, tambm, uma forma de o Estado legitimar-se frente a estas classes, aparecendo sob a capa da neutralidade e defesa do bem-estar social de todos os membros da sociedade. Para ilustrar este aspecto de controle ideolgico que estamos nos referindo, indico inicialmente que vocs acessem o site abaixo e se apropriem do discurso Estado burgus formulado a partir da dcada de 1930, com o governo de Getlio Vargas. Chamo a ateno, prioritariamente para o ltimo pargrafo quando Vargas se refere harmonia, a cooperao e o congraamento entre todas as classes sociais.

Retomando...

Desta forma, voltando realidade dos anos 30 fica claro compreender que a dominao das classes subalternas ultrapassou utilizao da violncia ou do controle repressivo e legal. O Estado teve tambm um papel poltico e fundamental na organizao da ideologia que legitima a violncia e contribui para organizar um consenso entre as classes tendo em vista a adequao do poder s necessidades da acumulao, de modo a fortalecer a grande unidade de produo. A economia capitalista, de acordo com Iamamoto (2000), necessita de laos extra econmicos e tambm de novas formas de controle social que garantam e fortalea o consenso social na direo da manuteno do sistema. Segundo esta autora: indispensvel um mnimo de unidade na aceitao da ordem do capital pelos membros da sociedade, para que ela sobreviva e se renove. Uma vez que no existe sociedade baseada na pura violncia, necessrio recorrer a mobilizao de outros mecanismos normativos e adaptadores que facilitem a integrao social dos cidados e a reduo do nvel de tenso que permeia as relaes antagnicas. (p.107) Podemos ento compreender que o reforo ao estatal para difundir a noo de Estado acima dos interesses de classes se efetiva e se estende tambm s instituies privadas da sociedade como a escola, a famlia, a igreja, etc. as quais assume a direo poltico cultural.

Neste contexto ainda de difundir o modo capitalista de pensar que vai alm da produo concreta de bens, engloba a produo de ideias, a produo de conhecimento e tambm o senso comum reforando a noo ideologizada de Estado como instituio que paira sobre os interesses de classes, voltada a coeso da sociedade.

Encerrando

nossa

Web

aula

03,

destacamos

os

meios

de

comunicao de massa como elementos fundamentais na difuso e incorporao do modelo capitalista. E, convidamos a continuar nossa caminhada na prxima Web aula! At l! Dem uma espiadinha na charge:

Voc sabia?
O "pai do rdio brasileiro" foi Edgard Roquete Pinto. Ele e Henry Morize fundaram em 20 de abril de 1923, a primeira estao de rdio brasileira: Rdio Sociedade do Rio de Janeiro. Foi a que

surgiu o conceito de "rdio sociedade" ou "rdio clube", no qual os ouvintes eram associados e contribuam com mensalidades para a manuteno da emissora.

O conservadorismo histrico do Estado brasileiro


Mas afinal o Estado capitalista mero reflexo dos interesses das classes dominantes?
O Estado brasileiro, a partir dos anos 1930, denominado Estado burgus, torna-se voltado amplamente aos interesses do capitalismo, leiam burguesia, classes dominante, detentores do capital. Porm, segundo (Raichelis 1989, p. 26) este no pode ser entendido apenas por esta via: (...) nem pode ser encarado direta e mecanicamente enquanto 'comit executivo da burguesia'. A dominao de classe exercida pelo Estado constituda/atravessada pelas contradies que se expressam na sua relao com as classes dominantes e com as classes dominadas. O Estado, em relao s classes dominantes, tem papel fundamental de organizador dos seus interesses enquanto classe. Embora no interior destas classes os interesses no sejam totalmente homogneos e se compem, por vezes, em partes distintas, se relacionam em prol do objetivo principal de manuteno das relaes capitalistas.

Assim, devemos estar atentos aos aspectos contraditrios da anlise, pois, apesar de haver dentro do bloco dominante que compem o Estado, lutas e oposies internas pela hegemonia e pela apropriao privada do excedente econmico, estas se unem quando se trata de defesa frente a organizao das classes dominadas ante a ameaa de trazer risco aos aparatos de dominao e a reproduo do capital. Diante dessas ameaas, apesar do Estado burgus, excluir as classes dominadas em seu interior, entretanto de tempos em tempos, ante as presses dos movimentos das foras sociais subalternas, deve ser capaz de responder algumas de suas reivindicaes. Esta argumentao terica pode ser comprovada quando analisamos parte do discurso de Getulio Vargas nas comemoraes do Dia do Trabalho em 1 de maio de 1940: Os benefcios da poltica trabalhista, empreendida nestes ltimos anos, alcanam profundamente todos os grupos sociais, promovendo o melhoramento das condies de vida nas vrias regies do pas e elevando o nvel de sade e de bem-estar geral. A ao tutelar e providente do Estado patenteia-se, de modo constante, na solicitude com que cria os servios de proteo ao lar operrio, de assistncia infncia, de alimentao saudvel e barata, de postos de sade, de creches e maternidades, institudo o ensino profissional junto s fbricas e, ultimamente, voltando as suas vistas para a construo de vilas operrias e casas populares. (GRIFOS NOSSOS) A partir da segunda metade da dcada de 1930, perodo de ditadura militar, quando tambm emerge a profisso do Servio Social, podemos afirmar que medida que a desigualdade e explorao vo tornando-se abusiva a ponto de afetar a capacidade reprodutiva da classe operria, esta reage e torna-se uma ameaa ao projeto de dominao da classe burguesa. Isto se deve ao aumento numrico do proletariado, aos laos de solidariedade poltica que surgem na luta

defensiva pela sobrevivncia, trazendo a tona possibilidade de alternativa de superao ao sistema capitalista.

Estado interventor!
Nessa perspectiva, o Estado chamado a intervir progressivamente na regulamentao do trabalho na tentativa de controle do proletariado, como medida de manuteno da hegemonia burguesa, mas, no mais baseada na coero, mas em mecanismos de desarticulao social.

Leis sociais...
As leis trabalhistas e sindicais implementadas no governo Vargas interpretadas como primeiras formas de atendimento as demandas legtimas das classes trabalhadoras. Neste momento de presso e conflitos que ameaam a ordem e a paz social, necessrio contemplar a classe operria com o mnimo de condies para que continuem produzindo, evitando-se os conflitos e garantindo a continuidade e reproduo da ordem vigente. Para Iamamoto (2007) as Leis Sociais se compuseram como importantes instrumentos de regulao jurdica do mercado de trabalho: Atravs deste processo a burguesia industrial designa a centralizao do poder do Estado e a transformao de suas funes, no sentido de realocar o comando das polticas econmicas e sociais nas mos do Estado Federal, tratando de desarticular a classes operrias em formao e coloc-las sob sua tutela. No entanto, a interveno do Estado, naquele momento analisada por Mestriner (2005, p.84) como:

(...) o bem-estar oferecido "paternalmente" (...) para categorias selecionadas (como ferrovirios e porturios) e esvaziado da idia de participao poltica. E mais como se ocorresse uma politizao do privado, j que apenas atravs do trabalho e do pertencimento as corporaes que o homem se transforma em cidado do Estado. (destaque da autora).

Aes sociais populistas...


O governo Vargas projetou sua imagem nao de "pai dos pobres" instaurando de cima para baixo uma legislao trabalhista que acabou se tornando a geratriz do populismo. Esta prtica se referencia de aes paternalistas, clientelista e cartorial, na qual o Estado exercia tutela sobre a sociedade civil, os sindicatos e demais instituies, regulando as relaes sociais de produo com vistas a promoo do desenvolvimento interno. As instituies estatais sob seu domnio alm de proteger os direitos das classes burguesas, passaram a garantir complementarmente os direitos sociais dos no proprietrios com isso puderam tambm intervir e regular cada vez mais s relaes entre capital e trabalho. Novas leis e instituies so criadas voltadas para promoo de servios sociais, trazendo no bojo uma nova relao entre Estado, empresariado e os trabalhadores. Desta forma, podemos tardia e e afirmar que o Brasil, elite provedor de

industrializao regulacionistas

perifrica,

implementou pela

estratgias conservadora

desenvolvimentistas,

oriunda e descendente da oligarquia agrria. Ou seja, este processo no contou com a articulao de pactos entre classes ou entre partidos polticos, se constituindo numa poltica corporativista de "cima para baixo".

Amarrando as ideias...
O agravamento progressivo da "questo social" o Estado passa a intervir no apenas na regulamentao do mercado de trabalho, mas, tambm no estabelecimento e controle de uma poltica assistencial, de atendimento pobreza que estivesse intimamente vinculada s organizaes representativas das classes produtoras, ou ento, fizesse parte do corporativismo estatal. Surgem na dcada de 1940, neste processo o Conselho Nacional de Servios Sociais, a LBA, o Senai e o Sesc. Neste momento histrico, o Servio Social ainda engatinha nas obras sociais do bloco catlico, desenvolvendo aes implementadas pela burguesia paulista e carioca, mas rapidamente o Estado passa ser grande incentivador deste tipo de qualificao tcnica, com as Escolas de Servio Social, ampliando o campo de trabalho com as instituies assistenciais. Convido vocs a realizarem as atividades que complementam o estudo! Um abrao e at uma nova oportunidade!

Potrebbero piacerti anche