Sei sulla pagina 1di 3

TITO

1. Esboo da Epstola: I. SAUDAO A TITO, DELEGADO APOSTLICO DAS IGREJAS DE CRETA (1.1-4)
II. ORIENTAES GERAIS PARA REFORMAR A VIDA DA IGREJA DE CRETA (1.5-16)

a) Liderana espiritual qualificada e madura (1.5-9) b) Como lidar com os judaizantes e herticos (1.10-16) III.ORIENTAES QUANTO PREGAO EXPOSITIVA DA PALAVRA (2.1-15) a) Sobre a responsabilidade moral dos cristos (2.1-10)
b) Para homens e mulheres idosos na igreja (2.2-5)

c) Para jovens da Igreja (2.6-8) d) Para os escravos trabalhadores (2.9,10) e) Relao necessria entre salvao e tica pessoal (2.11-15)
IV. ORIENTAES FINAIS SOBRE A ATITUDE CRIST NO MUNDO (3.1-15)

a) Responsabilidades civis e sociais dos cristos (3.1,2) b) Qualquer pecador pode ser salvo em Cristo (3.3-7) c) Pregar o Evangelho e no discutir com os legalistas (3.8-11) d) Pedidos, saudaes finais e bno apostlica (3.12-15)

2. Autor da Epstola:

Apstolo Paulo (1.1).

3. O tema da Epstola:

A organizao de uma verdadeira igreja de Cristo, e um apelo Igreja para ser fiel a Cristo.

4. A data em que foi escrita:

Foi escrita entre 63-67 d. C. (Na mesma poca em que foi escrita a primeira epstola a Timteo).

5. O propsito da Epstola:

Instruir a Tito acerca da organizao e da administrao da igreja cretense, alm de dirigi-lo no mtodo de tratar com o povo. Fortalecer a autoridade pastoral de Tito a fim de que ele pudesse vencer a oposio hertica que se levantara. Fornecer orientaes acerca do exerccio de uma f crist autntica. Informar Tito quanto a planos futuros.

6. Caractersticas especiais dessa epstola:

A Epstola tem muito em comum com 1 Timteo, porm com maior nfase na organizao e na administrao da Igreja. Essa epstola faz parte do grupo de epstolas paulinas denominado epstolas pastorais juntamente com 1 e 2 Timteo. Possivelmente foi escrita enquanto Paulo estava em terras macednias.

7. Comentrio pessoal A Epstola de Paulo a Tito uma leitura indispensvel ao lder cristo. O pastor encontrar nessa carta recomendaes de um homem experimentado acerca da administrao e instrues de conduta a serem repassadas para toda a igreja. So apresentadas tambm as caractersticas daqueles que esto aptos para liderana espiritual. A carta a Tito nos encoraja a defender a verdadeira f em Cristo das falsas doutrinas e dos falsos mestres, que s causam transtornos. O lder deve falar o que convm a doutrina sadia (2.1). Para alcanar tal xito, necessrio ser um verdadeiro amante da Palavra de Deus e estud-la diligentemente. Os lderes espirituais devem estar preparados para batalhar pela f e para responder a qualquer um que pedir a razo da esperana que neles h. O apstolo Paulo orienta a Tito sobre como lidar com os vrios tipos de pessoas que encontramos na igreja: homens, mulheres, idosos, jovens, servos, etc. Essas observaes so muito importantes, pois muitos lderes no sabem lidar com cada tipo de pblico. Alguns sabem exatamente como tratar os mais velhos, porm no sabem como instruir os mais novos; outros procuram agradar os jovens, esquecendo-se do cuidado com os idosos. Entretanto, mais do que ensinar a igreja, Tito tinha que ser um exemplo em todo seu modo de agir (2.7). So os lderes que precisamos hoje: que no somente anunciam verdades, mas que vivam essas e por essas verdades. Paulo relembra a Tito aquilo que nunca podemos esquecer: a nossa redeno atravs de Jesus Cristo, que um dom da graa de Deus. E a salvao concedida por Jesus nos chama a renunciar impiedade e s paixes mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta presente era (2.12). Somos lembrados de nosso estado pecaminoso, antes de encontrarmos a Cristo, onde servamos maldade e inveja (3.3), apesar dessa situao desesperadora, no porque fizemos algo de bom ou justo, mas por causa de sua bondade, Ele nos salvou por meio do lavar regenerador e renovador do Esprito Santo (3.5). Sendo, agora, salvos, devemos nos empenhar em praticar boas obras, pois a verdadeira f em Jesus Cristo seguida de boas obras. Cada instruo que encontramos nessa epstola deve ser presente em nossas vidas. Paulo escreveu a Tito: Prega essas instrues, encoraja e repreende com toda autoridade. Ningum te menospreze! (2.15). Ningum, nenhum cristo pode deixar de dar o valor devido s palavras do Senhor.

So trs captulos da Bblia que ricamente nos abenoam e orientam. Bem falou Martinho Lutero acerca da carta a Tito: Esta uma epstola curta, mas um resumo da doutrina crist, e, composta de tal maneira que contm todo o necessrio para o conhecimento e a vida crist. Bibliografia: Bblia Shedd. So Paulo: Vida Nova, 1997. Novo Testamento com Salmos e Provrbios King James. So Paulo: Abba Press, 2007. PEARLMAN, Myer. Atravs da Bblia Livro por Livro. So Paulo: Editora Vida, s. d. UNGER, Merril Frederick. Manual Bblico Unger. So Paulo: Vida Nova, 2006.

Potrebbero piacerti anche