Sei sulla pagina 1di 8

A IMPORTNCIA DA TEORIA

Revisitando o trabalho de Ral Cariboni


Bruno Lima Rocha
O artigo de difuso terica desta semana tenta fazer um pouco de justia com um personagem da histria do Cone Sul, que est posto no esquecimento pela maioria dos intelectuais latinoamericanos. Estou me referindo a Ral Cariboni, uruguaio, professor de histria e militante libertrio, que ocupava o posto de secretrio de formao da Federao Anarquista Uruguaia (FAU/OPR33), a partir da metade dos anos 60 at ser preso ela Foras Conjuntas da represso, a poucos meses do golpe de 27 de junho de 1973. A ditadura, que iniciara no regime cvico-militar com o autogolpe de Bordaberry, s viria a terminar em 28 de fevereiro de 1985. Durante todo esse perodo, Cariboni e outras dezenas de militantes da FAU permaneceram encarcerados e, como presos polticos, eram mantidos padecendo de torturas e brutalidade. O ttulo do texto de orientao para a militncia uruguaia do incio da dura e disputada dcada de 70 A Importncia da Teoria, e o apelido Huerta Grande (Horta Grande).

I
Como docente e formador poltico, sua obra (que na verdade era coletiva, pois tinha o apoio de uma ampla equipe de trabalho) era annima, concisa e tratava as palavras com cuidado e esmero. O ponto de partida desta pequena srie de trs artigos o texto fundamental que Ral Cariboni escreveu e coordenou sua pesquisa, conhecido como Huerta Grande, ou por seu nome mais cientfico, A Importncia da Teoria. Nas linhas a seguir, apresento uma viso da Organizao Poltica de tipo minoria ativa impulsionando a luta popular e no atuando como legenda de tipo partido burgus de intermediao profissional e carreiras polticas a tempo completo. A essncia desse texto a diferenciao necessria entre Teoria e Ideologia. O material foi concludo na clandestinidade, nos duros idos tempos do ano 1970. A relevncia do estudo de Huerta Grande1 se d por ser o mesmo, juntamente com o documento chamado Copey: una crtica libertaria al problema del foco2, os textos antecessores da matriz libertria de pensamento, eixo das anlises e da escola a qual de forma convicta me afilio. Repito a relevncia da forma de autoria. O autor, em suma, o redator dos debates internos como coordenador de uma equipe de formao poltica e frente terica. A inteno do documento original era aportar, de forma sinttica, os conceitos bsicos para a anlise poltica (visando incidncia), a partir do corpo militante de uma Organizao Poltica de base federalista e libertria.
Para a verso de Huerta Grande utilizada pelo autor, acessar on-line em: [http://www.estrategiaeanalise.com.br/ler02.php?idsecao=922050d4e7d85ffb0ce2211f87d218b7&&idtitulo=807 01dc83b3474f76f5d16db2f5843f6]. Para uma verso recentemente editada na internet e revisada, ver: Federao Anarquista Uruguaia. Huerta Grande: a Importncia da Teoria. [www.alquimidia.org/faisca/arquivosSGC/fau_huerta_grande.pdf] (N. E.) 2 Editado em livro. Federao Anarquista Uruguaia. El Copey: posio libertria sobre a luta avanada. Porto Alegre: Editorial Combate, 2009. (N. E.)
1

Apresento na seqncia trechos deste texto. Surpreende o rigor e a contundncia de um texto que foi escrito em 1970, ganhou este formato aqui apresentado em 1972, e tem vitalidade at o dia e o momento em que redijo estas linhas. O tamanho, pela capacidade de condensar idias, tambm surpreendente. O texto no ultrapassa 4 laudas, em corpo Times New Roman 12, justificado e com espao simples. Na seqncia, apresento comentrio, complemento ou crticas de minha autoria. Para facilitar a compreenso, neste sub-tpico, todas as citaes so do original chamado de Huerta Grande e todo o texto no citado, incluindo os grifos, so meus. O primeiro tema relevante que Cariboni aborda logo no incio do texto o pensar corretamente, quando este nos diz que:
Para entender o que acontece (a conjuntura) preciso poder pensar corretamente. Pensar corretamente significa ordenar e tratar adequadamente os dados que se produzem, em quantidade, sobre a realidade. Pensar corretamente a condio indispensvel para analisar corretamente o que acontece em um pas em um momento dado da Histria desse pas ou de qualquer outro. Isso exige instrumentos. Esses instrumentos so os conceitos. Para pensar com coerncia necessrio um conjunto de conceitos coerentemente articulados entre si. Se exige um sistema de conceitos, uma teoria. Sem teoria se corre o risco de pensar cada problema s em particular, isoladamente, a partir de pontos de vista que podem ser diferentes em cada caso. Ou em base a subjetividades, palpites, aparncias, etc.

Nota-se que o texto aplica uma definio de que pensar corretamente significa ordenar os dados apreendidos das realidades (ao menos quelas que so aparentes e tangveis) e ter uma formulao discursiva coerente com os objetivos e condicionalidades s quais o corpo organizativo est subordinado. A articulao coerente do pensamento implica a utilizao de um instrumental terico, cuja dimenso tcnica no pode amortecer e nem subestimar a dimenso ideolgica (ontolgica) motivadora do sistema de crenas, j desenvolvido como doutrina e que mobiliza este conjunto de homens e mulheres. A articulao coerente do sistema de pensamento instrumentalizado (atravs do corpo conceitual), subordinado aos objetivos, dentro de um marco estratgico e motivado (orientado) pela dimenso ideolgica o que pode possibilitar a viso totalizante. Assim, a objetividade estratgica, dotada de fatores como os de acmulo, de posio, de movimento, de aglutinao, de concentrao, de manobras com envergadura. Estes fatores esto dentro de um marco totalizante de um sistema de pensamento poltico-estratgico, que uma teoria formada por conjunto de conceitos coerentes e articulados entre si. Deste modo, pode a Organizao superar as particularidades, subjetividades, impressionismos e especificidades de cada conjuntura, sujeito social, frente de insero e ambiente onde se est incidindo. Cariboni segue na crtica e anlise preditiva da importncia da articulao da teoria com a prtica poltica: um partido/organizao pode evitar graves erros porque pensou a si mesmo a partir de conceitos que tem um grau importante de coerncia. Tambm cometeu erros graves por um insuficiente desenvolvimento de seu pensamento terico enquanto Organizao. Entendo que a observao acima se aplica na diferenciao de Programa de Trabalho para

uma Linha Geral de agitao pautada pelo calendrio de reivindicaes j consagradas, datas histricas e a pauta das eleies parlamentares e para o Executivo. O desenvolvimento terico e a boa medio das relaes sociais do entorno da organizao podem assegurar o grau de realismo necessrio e a percepo daquilo que transcendente prpria idiossincrasia do ambiente interno. preciso ter em mente a busca incessante do Estado da Arte da Teoria Poltica de Inteno de Cmbio Profundo. Este aprimoramento deve ultrapassar os limites do preciosismo intelectual, sendo aquilo que habilita a localizao do corpo coletivo (a si mesmo), aos setores de classe que se pretende organizar/representar e a sociedade concreta existente dentro dos limites espaciais onde se est inserido. Incorporar o rigor da anlise de um trabalho para um corpo especializado que fomenta e alimenta o debate interno necessrio para o balizamento preciso deste agrupamento humano que se organiza como associao voluntria integrativa. Esta tarefa, de animao permanente, intenta fazer dos militantes a massa crtica com alguma capacidade de formulao, de modo que a universalizao dos conceitos bsicos e de uma carga razovel de informaes possibilite o nvel formativo necessrio para dar existncia real s determinaes orgnicas de democracia interna. Indo ao encontro do que afirma Cariboni, vemos a sua definio de programa e linha poltica.
Sem linha para o trabalho terico, uma Organizao, por maior que seja, confundida por condies que ela no condiciona nem compreende. A linha poltica pressupe um programa, ou seja, as metas que se quer alcanar em cada etapa. O programa indica que foras so favorveis, quais so os inimigos e quem so os aliados circunstanciais. Mas para saber isso preciso conhecer profundamente a(s) realidade(s) do pas. Por isso, adquirir agora esse conhecimento a tarefa prioritria. E para conhecer preciso teoria.

Os ensinamentos da gerao de Ral Cariboni alm dele prprio, nos oferecem condies de pensarmos corretamente para solucionar os problemas para uma atuao a partir dos setores de classes oprimidas de hoje. Existe a necessidade de se avanar numa Teoria de corte totalizante conhecida como interdependncia estrutural, e a partir dessa, apontar a uma Teoria de Processo de Radicalizao democrtica que d o suporte para pensar em termos estratgicos. Na ausncia desta Teoria de Cmbio Profundo atravs da expanso da democracia direta e participativa como motor de lutas populares no h mudana estrutural alguma, pois inexistem os agentes polticos que a isso se propem. Assim, a coerncia conceitual obriga a existncia de um corpo terico altura desse desafio e proposta. 24 de setembro de 2009

II
Huerta Grande, esse pequeno documento com slida base estruturalista, aponta para o papel do mundo das idias e da cincia para o acionar poltico do campo do movimento popular e das organizaes especficas que se posicionam como motor destas lutas. Dentro desse marco de conceitos operacionais esto os de Linha, Programa e Etapa, conforme vemos abaixo:
Sem linha para o trabalho terico, uma Organizao, por maior que seja, confundida por condies que ela no condiciona nem compreende. A linha

poltica pressupe um programa, ou seja, as metas que se quer alcanar em cada etapa. O programa indica que foras so favorveis, quais so os inimigos e quem so os aliados circunstanciais. Mas para saber isso preciso conhecer profundamente a(s) realidade(s) do pas. Por isso, adquirir agora esse conhecimento a tarefa prioritria. E para conhecer preciso teoria.

Entendo que as formulaes acima nos oferecem uma modelagem visvel das carncias, acertos, virtudes e mazelas do pouco ou muito trabalho terico, da suficiente ou da falta de aplicao de mtodos cientficos na lida poltica. Podemos concluir que o bom conhecimento das realidades, somado qualidade de interveno de acordo com o objetivo finalista, o fruto direto da capacidade terica (aqui caracterizado como um sistema de conceitos coerentemente articulados), somado com a metodologia analtica para a incidncia (sendo esta a sobreposio do pensamento histrico-estrutural aplicado sobre um tabuleiro de anlise estratgica) e estando a dimenso ideolgica preservada e retroalimentada pelo fazer da poltica cotidiana. Por contraposio lgica, o pouco conhecimento das realidades (a baixa compreenso da sociedade concreta e seus constrangimentos estruturais), em geral facilita a mstica interna esterilizante. Esta mstica exagerada e esterilizante, se caracteriza por um discurso excessivamente emotivo e que somente se retro-alimenta, fazendo a confuso intencional entre culto da simbologia com a frieza analtica que pr-condio para qualquer incidncia de longo prazo. Este discurso poltico se materializa para o pblico externo, em geral, atravs de um programa muito aberto, de linha pouco coerente (com evasivas conceituais e baixa coerncia interna), o que corresponde na qualificao da incidncia poltica em um carter excessivamente agitativo. Somo aos fatores citados acima a necessidade da qualidade da interveno, caracterizando-se a coeso, a partir do mbito interno para o externo, como um perfil de estilo de trabalho poltico. Esta forma de procedimento atua tanto nas instncias poltica especficas, como na poltica-social, social e do associativismo como um todo. Afinal, nas arenas pblicas, a conduta de seus membros a materialidade da interveno organizada da agrupao que se pretende fomentadora de cmbio profundo. O trabalho de Cariboni aponta tambm o estilo, a forma de interveno, quando a organizao identificada alm do arsenal simblico caracterstico da poltica, mas tambm pela coerente articulao discursiva e analtica materializada na interveno poltica de seus membros. Do ponto de vista metodolgico, a teoria poltica de matriz libertria tem de dialogar com outras teorias, que no ocupem o mesmo espao, mas que possam ser teis para as anlises e incidncias necessrias para o desenvolvimento desta organizao. Assim, segundo Cariboni, o ponto do dilogo, se d na formulao de conceitos operacionais adequados na doutrina j pr-existente. Teremos, ento, que tomar a teoria conforme vamos elaborando, analisando-a criticamente. No podemos aceitar qualquer teoria de olhos fechados, sem crtica, como se fosse um dogma. Esta afirmativa implica em reconhecer e criticar, simultaneamente, e no iludir-se com a elaborao intelectual de outros. Isto eu compreendo que tambm caracteriza um repdio orgnico s adeses de tipo clich. No termo aplicado abaixo, cartazinho da moda, a crtica de Cariboni (com a qual fao acordo) da citao pela citao, pela profuso de discurso com pretenses cientficas, mas cuja importao de paradigmas estranhos e tipos ideais inaplicveis tornam esse mesmo esforo incuo e estril. Se isso pode ser desastroso na produo acadmica de um

trabalhador intelectual, para uma equipe de formao poltica que tem como meta alimentar a capacidade de anlise, tal esterilidade a negao da instncia em si mesma. Entendo que por isso a crtica abaixo to contundente.
No iremos adotar uma teoria para p-la em um "cartazinho de moda". Para viver repetindo "citaes" que outros disseram em outros lugares, em outro tempo, a propsito de outras citaes e problemas. A teoria no para isso. Para isso a usam os charlates. [...] Quem compra um grande torno moderno e, ao invs de tornear fica falando do torno, faz um mau papel, um charlato. Da mesma forma aquele que, podendo ter um torno e us-lo, prefere tornear a mo, porque era assim que se fazia antes...

Neste ponto acima vejo uma aproximao da crtica intramuros do crculo virtuoso do mundo acadmico, do conhecimento enquanto representao. notado o elogio, mesmo que atravs de outros termos, do conhecimento enquanto um produto tangvel e de aplicao estratgica. Isto se d, analiso, porque no texto de Cariboni no se aventa a possibilidade de aplicao de um conhecimento fruto de mtodo cientfico e cabedal terico coerente, por fora do marco orgnico e da intencionalidade de ser um agente de cmbio. A caracterizao do charlato como aquele que faz um mau papel, e vejo como perfeitamente aplicvel na atualidade. Pode ser visto este mau papel tanto entre operadores polticos e acadmicos, dentre os que produzem discursos intangveis ou importam categorias desnecessrias ou imaterializveis em nossas sociedades. Vale observar que quando generalizo nossas sociedades, me refiro s sociedades concretas existentes na Amrica Latina, englobando pases, regies, territrios ou grandes divises como: Cone Sul, Zona Andina, Caribe, Centro-Amrica, dentre outras. Voltando a charlatanice do cartazinho da moda e da citao pela citao, estes absurdos se do seja pela complexidade argumentativa desacompanhada de uma frmula de incidncia, seja pelos que apenas copiam como os que aplicam tipos idias pr-formatados. A pretenso universal de uma categoria ou um conjunto de predies categricas, assim como a capacidade que um conhecimento tem de fazer do outro o particular e a si mesmo o conhecimento global fruto tanto da correlao de foras como do potencial simblico dos charlates. A diferena do grau de fracasso, sem entrar no mrito valorativo do que seria pior, que o epistemicdio que nos fala Boaventura de Souza Santos, quando aplicado na prtica poltica resulta em fracassos de fins trgicos. O mesmo se d na comparao da tecnologia a ser empregada, ironizando quem prefere tornear a mo, porque assim se fazia antes.... Na poltica, o anacronismo ttico pode levar a uma esterilidade das idias-guia, justo pela incompatibilidade que estas idias de tipo doutrina tero na aplicao terica. O equvoco estratgico, fruto da confuso e cegueira valorativa daquilo que ttico e do que estratgico para atender aos objetivos finalistas atravs de uma estratgia permanente, segundo os fins e as condicionalidades, costuma cobrar um preo elevado para os que cometem erros bsicos. Entendo que se nota acima, na citao do original de Cariboni, a preocupao em produzir teoria cujo produto de anlise seja tangvel, acessvel, compreensvel, tendo factibilidade entre a prtica discursiva e a incidncia organizativa cotidiana. Isto se d, porque a preocupao maior no nem com o proselitismo poltico e nem com a fundamentao da filosofia poltica. Embora estes dois fatores sejam relevantes, o que importa a tangibilidade adequada

ao terreno, ao espao geogrfico, inserida no tecido social e na estrutura de classes a partir de onde se opera e se organiza. O conhecimento enquanto representao se confunde e mescla a teoria com a dimenso ontolgica pura (ideolgica), tornando assim, a teoria, em muito algo pouco cientfico, acercando-a a mais uma pea de discurso atuando como um espelho de um sistema de crenas com pretenses cientificistas. A confuso e o apontar de algumas diferenas entre teoria com ideologia abordada na seqncia, no ltimo artigo da srie da releitura do trabalho coordenado e sistematizado por Ral Cariboni em 1970. Encerro estas linhas chamando a ateno para a atualidade do pensamento poltico quando se torna clssico e teoricamente vlido. Tal o caso da Horta Grande, que segue semeando novas proposies tericas para o pensamento de matriz libertria. 1 de outubro de 2009

III
A nfase de Huerta Grande est em precisar conceitos que diferenciem de forma categrica a ideologia da teoria, ou seja, do campo das aspiraes, representaes, idias difusas, smbolos e identidades, do campo da articulao conceitual coerente, que inspirada na ideologia, mas desenvolvida de modo cientfico e no somente com os engajamentos individuais e coletivos. Para dirimir a confuso e apontar de algumas diferenas entre teoria com ideologia abordada na seqncia esta frao de texto.
A anlise profunda e rigorosa de uma situao concreta, em seus termos reais, rigorosos, objetivos, ser assim uma anlise terica de carter o mais cientfico possvel. A expresso de motivaes, a proposta de objetivos, de aspiraes, de metas ideais, isso pertence ao campo da ideologia. A teoria torna precisa, circunstancializa as condicionantes da ao poltica: a ideologia motiva-a e a impulsiona, configurando-a em suas metas "ideais" e seu estilo. Entre teoria e ideologia existe uma vinculao estreita, j que as propostas destas se confundem e se apiam nas concluses da anlise terica. Uma ideologia ser tanto mais eficaz como motor da ao poltica, quanto mais firmemente se apie nas aquisies da teoria.

Esta definio acima uma necessidade que entendo ser atual. Isto porque a confuso entre teoria e ideologia presente e permanente tanto no campo da prtica poltica como na perspectiva do trabalhador intelectual com vocao cientfica e acadmica. No rigor da proposta, Cariboni diferencia a dimenso ideolgica, que eu denomino ideolgica-doutrinria, e dialoga com a proposta onde modestamente tenho adeso, caracterizando a dimenso ontolgica como sendo de natureza no-cientfica (portanto equivalente dimenso ideolgica). J a teoria, pela interpretao que fao de Cariboni, equivale s dimenses intrnsecas e extrnsecas do esqueleto-teoria; e o seu produto tangvel, quando aplicado na incidncia, tem seu equivalente na prtica poltica. A meta de desenvolvimento da teoria equivalente ao grau de especificidade necessrio para a mesma. Manter a capacidade totalizante sem frear os avanos uma equao delicada e que cabe Organizao Poltica definir. Entendo que no h limites para o desenvolvimento intelectual, mas h limites para o trabalho terico. A massa de dados, de informaes brutas,

que passem pelo ciclo de inteligncia, ser to operacional quanto capacidade de gerar um bem tangvel com este ordenamento. Uma massa de dados brutos e bem analisados pode fundamentar um discurso acachapante. Este mesmo discurso ser to ou mais contundente medida que as categorias centrais estejam definidas e postas em conflito com as categorias usadas pelo adversrio. O pargrafo abaixo aborda de forma contundente as limitaes do trabalho de uma frente terica vinculada a uma organizao poltica. Esta analogia pode ser feita tambm com o conhecimento produzido em nossas sociedades e que se localizam no campo das cincias humanas e sociais aplicadas.
Fica dito com isso que o processo de conhecimento da realidade social, como o de toda realidade objeto de estudo, suscetvel de um aprofundamento terico infinito. Assim como a fsica, a qumica e outras cincias podem aprofundar infinitamente o conhecimento das realidades que constituem seus respectivos objetos de estudo, a cincia social pode aprofundar indefinidamente o conhecimento da realidade social. Por isso inadequado esperar um conhecimento "acabado" da realidade social para comear a atuar sobre ela tratando de transform-la. No menos inadequado tentar transform-la sem conhec-la a fundo.

Sendo o conhecimento suscetvel de um aprofundamento terico infinito, Cariboni afirma ser esta capacidade interminvel, inesgotvel. Portanto, o grau de medio da profundidade necessria para influir e incidir sobre e desde uma determinada sociedade tem de ser algo definido. O debate tpico entre comparatistas e especialistas no cabe em uma frente terica de uma Organizao Poltica. Se por definio ideolgica o modelo aqui advogado no entende como legtima a limitao do desenvolvimento intelectual, este mesmo modelo se pauta por uma operacionalidade. Assim como entendo ser a normatividade interessante para a cincia poltica, desde que a mesma paute e fomente a tangilibilidade dos conhecimentos, no cabendo neste propsito, portanto, a teoria normativa pura. Por vezes, o excesso de dados complexifica de tal forma a anlise que torna a mesma inoperante. O mesmo vale para modelos abstratos e cujas variveis so to grandes que s podem se dar sobre uma linguagem de equao matemtica e cuja modulao s vivel atravs de um programa de computao altamente desenvolvido. Tal como afirma Cariboni no pargrafo acima, a medida da profundidade deve ser determinada de acordo com o desenvolvimento terico, a massa crtica e a capacitao dos analistas. O preciosismo das pequenas variaes semnticas, marcados pela guerra de posies entre intelectuais especializados, em geral com carncia de definio substantiva dos prprios conceitos ou dos fenmenos conceituados e caracterizados so to inteis para anlise poltica como a simplificao absurda e o temor a complexidade societria que vivemos. Para o Jogo Real da Poltica, no cabem nem preciosismos alimentados na vaidade intelectual e menos ainda os esquemas importados de outras sociedades. A validade se d na articulao coerente de um sistema de conceitos que gera um grau de certeza suficiente e que no se confunde com a cegueira terica e a distoro simblica - fruto da anlise pobre e da pouca crtica interna. A crtica a esta confuso entre discurso ideolgico e pobreza terica caracterizada por Cariboni. Impressiona a validade de seu discurso.
Em uma realidade como a nossa, com a formao social de nosso pas, o desenvolvimento terico tem que partir, como em todas as partes, de um conjunto

de conceitos tericos eficazes, operando sobre uma massa o mais ampla possvel de dados, que se constitua a matria prima da prtica terica. Os dados por si s, tomados isoladamente, sem um tratamento conceitual adequado, no do noo da realidade. Simplesmente adornam e dissimulam as ideologias a cujo servio se funcionalizam aqueles dados. Os conceitos abstratos, em si mesmos, sem se encaixar em uma base informativa adequada, no aportam tampouco ao conhecimento das realidades. O trabalho no campo terico que se desenvolve em nosso pas, flutua habitualmente entre ambos extremos errneos.

No trecho acima, Cariboni traa a diferena entre conceito operacional e conceito abstrato. Como j dissemos antes, a abstrao faz parte das idias-guia, dos conceitos doutrinrios, no cabendo a funo de conceitos essencialmente abstratos para a prtica terica aqui apresentada. O tema da dissimulao da ideologia a vejo no como a caracterizao da ideologia como falsidade, mas sim com o mascaramento das opes doutrinrias como sendo de ordem tcnica. Por estar em contra esta postura, posio esta que fao acordo, o autor uruguaio faz a crtica simultnea tanto do empirismo como da teoria normativa pura. No caso da empiria pura e bruta, afirma que quando a massa de dados no tem ordenamento lgico e nem atende a uma dimenso ideolgica previamente definida, a mesma est ordenada por um discurso sntese fruto de uma ideologia que no se apresenta de forma explcita. Esta dissimulao a faz naturalizar-se, sacando assim a capacidade de critic-la tendo como exemplo e raciocnio justamente a ordenao de dados na forma de um discurso coerente. J a crtica dos conceitos abstratos, se os mesmos no aportam ao conhecimento da realidade, estes so falsificadores da percepo do real. Afastando a teorizao sobre a sociedade da dimenso societria para e desde onde se quer produzir teoria, este corpo conceitual tambm se confunde com a dimenso ontolgica (ideolgica), quando muito aporta algo de doutrina, mas no de incidncia e muito menos de predio e antecipao de cenrios. Apresentei neste subtpico os recortes e fragmentos do texto original de Cariboni, e julguei por bem no coment-lo todo, apenas as partes mais relevantes para estes trs artigos que se articulam entre si. Infelizmente, as linhas e palavras acima, longe de serem de uso comum dos operadores de prtica poltica e dos trabalhadores intelectuais das variaes e subcampos da anlise poltica, esto sendo abandonadas e perdidas ao lu da ignorncia e da falta de base de raciocnio analtico. Digo isso no com jbilo ou com pretenses de arrogncia intelectual, mas como uma triste constatao de abandono da teoria como interpretao de um modo onde se deve incidir para transformar. Dessa forma, a prpria teoria se assemelha a fantasia de meta linguagens autoreferenciadas, onde se dialoga quase sempre apenas entre supostos sbios contaminados por seus prprios egos auto-inflados. Como j afirmei em outras ocasies, a crise de uma esquerda sem rumo deve ser superada pela determinao da certeza ideolgica e do ajuste da ferramenta terica. Neste sentido, o aporte coletivo do qual Cariboni foi coordenador eleito uma grande contribuio para as mulheres e homens que voluntariamente se posicionam dessa forma perante as sociedades concretas da Amrica Latina. 08 de outubro de 2009

* Artigos originalmente publicados no portal do Instituto Humanitas da Unisinos (IHU).

Potrebbero piacerti anche