Sei sulla pagina 1di 12

CURSO: DIREITO

2 Semestre Disciplina: DIREITO CONSTITUCIONAL I Professor: FLAVIO ERVINO SCHMIDT

Apostila 01

DIREITO CONSTITUCIONAL I
Sumrio: 1) ESTADO E CONSTITUIO. 1.1) O Estado Constitucional: a idia de Constituio, 1.2) origem e caractersticas do constitucionalismo. 2) DIREITO CONSTITUCIONAL: CONCEITO E OBJETO. 2.1) Classificao das Constituies . 2.1.1) Quanto ao contedo - Sentido material e formal 2.1.2) Quanto forma Escrita e No Escrita 2.1.3) Quanto ao modo de elaborao Dogmtica e Histrica 2.1.4) Quanto a sua origem ou processo de positivao Promulgada, Outorgada e Pactuada 2.1.5) Quanto estabilidade ou mutabilidade Imutvel, Rgida, Semi-Rgida e, Flexvel 2.1.6) Quanto sua funo Garantia, Balano e Dirigente 2.1.7) Quanto relao entre as normas constitucionais e a realidade poltica Normativa, Nominalista e Semntica 2.2) Fontes.

1) ESTADO E CONSTITUIO. 1.1) O Estado Constitucional: a idia de Constituio Data da Antigidade a percepo de que, entre as leis, algumas h que organizam o prprio poder. So leis que fixam os seus rgos, estabelecem as suas atribuies, numa palavra, definem a sua Constituio. Na clebre obra de Aristteles, A poltica, est clara essa distino entre leis constitucionais e leis outras, comuns ou ordinrias. Tal distino, porm, somente veio a ser valorizada no sculo XVIII, na Europa ocidental. E isto ocorreu com o propsito de limitar o poder, afirmando a existncia de leis que seriam a ele anteriores e superiores. da em diante que o termo "Constituio" passou a ser empregado para designar o corpo de regras que definem a organizao fundamental do Estado. Isto ocorreu ao mesmo tempo em que se reconhecia que o homem pode alterar a organizao poltica que os eventos histricos deram a um determinado Estado. Ou seja, que o homem pode modelar o Estado segundo princpios racionais, estabelecendo para este uma (nova) Constituio. Nova Constituio forosamente consagrada num documento escrito. A Constituio escrita apresenta como novidade fundamental essa crena na possibilidade de, pondo-se de parte a organizao costumeira do Estado, dar-se ao mesmo uma estrutura racional inspirada num sistema preconcebido. Ora, essa crena, se ________________________________________________________________________ 1

pode ter apontado c ou l anteriormente, s se difundiu e ganhou o pblico na segunda metade do sculo XVIII, triunfando com a Revoluo de 1789.

ANTECEDENTES A idia de Constituio escrita, instrumento de institucionalizao poltica, no foi inventada por algum doutrinador imaginoso; uma criao coletiva apoiada em precedentes histricos e doutrinrios. Elementos que se vo combinar na idia de Constituio escrita podem ser identificados, de um lado, nos pactos e nos forais ou cartas de franquia e contratos de colonizao; de outro, nas doutrinas contratualistas medievais e na das leis fundamentais do Reino, formulada pelos legistas. Combinao esta realizada sob os auspcios da filosofia iluminista.

PACTOS, FORAIS E CARTAS DE FRANQUIA Os pactos, de que a Histria constitucional inglesa particularmente frtil, so convenes entre o monarca e os sditos concernentes ao modo de governo e s garantias de direitos individuais. Seu fundamento o acordo de vontades (ainda que os reis disfarcem sua transigncia com a roupagem da outorga de direitos). O mais clebre desses pactos a Magna Carta, que consubstancia o acordo entre Joo sem Terra e seus sditos revoltados, sobre direitos a serem respeitados pela Coroa (1215). Outro, que a doutrina inglesa aponta, a Petition of Rights (1628) que os parlamentares lograram impor ao rei da Inglaterra (Carlos I), forando-o ao respeito de direitos imemoriais dos cidados ingleses. Os forais ou cartas de franquia, que se encontram por toda a Europa, tm em comum com os pactos a forma escrita e a matria, que a proteo a direitos individuais. Esboa-se nelas, porm, a participao dos sditos no governo local, inserindo-se assim, nesses forais, um elemento propriamente poltico, estranho maioria dos pactos. Por outro lado, seu fundamento a outorga pelo senhor (ainda que essa outorga nem sempre seja espontnea). Pactos Forais e cartas de franquia, freqentes na Idade Mdia, firmaram a idia de texto escrito destinado ao resguardo de direitos individuais, que a Constituio iria englobar a seu tempo. Esses direitos, contudo, sempre se afirmavam imemoriais, e portanto fundados no tempo passado, enquanto eram particulares a homens determinados e no apangio do homem, ou seja, do ser humano enquanto tal.

CONTRATOS DE COLONIZAO Prximos ainda dos pactos, de cujo carter pela sano real participavam, mas j bem prximos da idia setecentista de Constituio, situam-se os contratos de colonizao, tpicos da Histria das colnias da Amrica do Norte. Chegados Amrica, os peregrinos, mormente puritanos, imbudos de igualitarismo, no encontrando na nova terra poder estabelecido, fixaram,por mtuo consenso, as regras por que haveriam de governar-se. Firma-se, assim, pelos chefes de famlia a bordo do Mayflower o clebre Compact (1620); desse modo se estabelecem as ________________________________________________________________________ 2

Fundamental Orders of Connecticut (1639), mais tarde confirmadas pelo rei Carlos II que as incorporou Carta outorgada em 1662. Transparece a a idia de estabelecimento e organizao do governo pelos prprios governados, que outro dos pilares da idia de Constituio.

AS LEIS FUNDAMENTAIS DO REINO A existncia de leis fundamentais que se impem ao prprio rei uma criao dos legistas franceses, empenhados em defender a Coroa, contra as fraquezas do prprio monarca. Afirmava essa doutrina que, acima do soberano e fora de seu alcance, h regras que constituem um corpo especfico, seja quanto sua matria, seja quanto sua autoridade, seja quanto sua estabilidade. Quanto sua matria, que a aquisio, o exerccio e a transmisso do poder. Quanto sua autoridade, que superior s regras emanadas do Poder Legislativo ordinrio que so nulas se com elas conflitarem. Quanto sua estabilidade, enfim, pois so imutveis, ou, ao menos, como concediam alguns, somente alterveis pelos Estados Gerais. Embora no houvesse acordo relativamente enumerao das regras que compunham esse corpo, a doutrina das leis fundamentais teve ampla divulgao e aceitao, tendo penetrado tambm na Inglaterra, onde tanto a brandiam como arma os monarcas contra os parlamentares, quanto os parlamentares contra os Stuarts. Nessa doutrina, encontra-se indubitavelmente a fonte da superioridade e da intocabilidade das regras concernentes ao poder, que se empresta s Constituies escritas. AS DOUTRINAS DO PACTO SOCIAL Antecedente prximo da idia de Constituio a de Pacto, ou Contrato, Social. Na verdade, a idia de Constituio foi por muitos associada de renovao ou restabelecimento do Pacto Social. Na Idade Mdia, floresceu a idia de que a autoridade dos governantes se fundava num contrato com os sditos: o pactum subjectionis. Por este pacto, o povo se sujeitava a obedecer ao prncipe enquanto este se comprometia a governar com justia, ficando Deus como rbitro e fiel do cumprimento do contrato. Assim, violando o prncipe a obrigao de justia, exoneravam-se os sditos da obedincia devida, pela interveno do Papa, representante da divindade sobre a Terra. No sculo XVII, Hobbes, no Leviat, e Locke, no segundo Tratado do governo civil, desenvolveram a concepo de que a prpria sociedade se funda num pacto, num acordo ainda que tcito entre os homens. A mesma idia foi difundida por Rousseau, s vsperas da Revoluo Francesa, no Contrato social. Sem dvida no coincidem os seus ensinamentos quanto razo determinante de tal pacto, ou quanto s suas clusulas. Entretanto, dessas lies resulta sempre que o poder decorre da vontade dos homens e tem um estatuto fixado por estes. Estatuto que se impe aos governantes e visa a assegurar a paz (nico objetivo para Hobbes) e os direitos naturais (objetivo principal para Locke e Rousseau).

________________________________________________________________________ 3

O PENSAMENTO ILUMINISTA A idia de Constituio ganhou fora associada s concepes do Iluminismo, a ideologia revolucionria do sculo XVIII. Esta cosmoviso tem cinco idiasfora, que se exprimem pelas noes de Indivduo, Razo, Natureza, Felicidade e Progresso. De fato, ela concebe o homem como indivduo, ou seja, como um ser individualizado, com vida e direitos prprios, que no se confunde com a coletividade, nem se funde nesta. Este indivduo eminentemente racional, determina a sua vontade por uma razo que no aceita seno o que lhe pode ser demonstrado. Razo, portanto, que rejeita o preconceito, isto , tudo aquilo que no pode ser explicado objetivamente. Tal indivduo racional vive num mundo governado em ltima instncia por uma natureza boa e previdente. Desta natureza resultam leis (naturais) que conduzem melhor das situaes possveis, desde que no embaraadas. Visam felicidade que o objetivo do homem. Objetivo a ser realizado na Terra e no no Cu como era o caso da salvao eterna, meta proposta para o homem pelo Cristianismo. Enfim, o otimismo quanto ao futuro, pois o homem, sua condio de vida, seus conhecimentos, sempre esto em aperfeioamento, em progresso. Esta cosmoviso fonte do liberalismo poltico e econmico que triunfa com as revolues dos sculos XVIII e XIX. Neste ltimo plano, o liberalismo afirma a virtude da livre concorrncia, da no-interveno do Estado, enfim o laissez-faire, que enseja a expanso capitalista. No plano estritamente poltico, o liberalismo encarece os direitos naturais do homem, tolera o Estado como um mal necessrio e exige, para prevenir eventuais abusos, a separao de poderes que Montesquieu teorizou, de forma definitiva, no Esprito das leis.

1.2) origem e caractersticas do constitucionalismo NOO POLMICA DE CONSTITUIO Ao surgir, ligada que estava a essa doutrina liberal, a idia de Constituio escrita tinha um carter polmico. No designava qualquer organizao fundamental, mas apenas a que desse ao Estado uma estrutura conforme aos princpios do liberalismo. Era, pois, uma arma ideolgica contra o Ancien Rgime, contra o absolutismo, contra a confuso entre o Monarca e o Estado, contra uma organizao acusada de ser irracional. Propunha substituir tudo isso por um governo moderado, incapaz de abusos, zeloso defensor das liberdades individuais. Este conceito polmico que exprime, numa frmula clebre, a Declarao de 1789: "Toda sociedade na qual no est assegurada a garantia dos direitos nem determinada a separao dos poderes, no tem Constituio" (art. 16). Ou mais explicitamente, para o liberalismo, Constituio um documento escrito e solene que organiza o Estado, adotando necessariamente a separao dos poderes e visando a garantir os direitos do homem. ________________________________________________________________________ 4

O CONSTITUCIONALISMO Esse conceito polmico que alimenta o movimento poltico e jurdico, chamado constitucionalismo. Esse visa a estabelecer em toda parte regimes constitucionais, quer dizer, governos moderados, limitados em seus poderes, submetidos a Constituies escritas. Confunde-se, no plano poltico, com o liberalismo e, com este, sua marcha no sculo XIX e nos primeiros trs lustros do sculo XX foi triunfal. Ou pela derrubada dos tronos, ou pela "outorga" dos monarcas, um a um, todos os Estados europeus adotaram Constituio. Nas Amricas, o rompimento das sujeies coloniais imps a adoo de Constituies escritas, em que, abandonando a organizao histrica, a vontade dos libertadores pudesse fixar as regras bsicas da existncia independente. Sem dvida, o constitucionalismo na Amrica procede da mesma orientao que o europeu. Aqui, porm, a Constituio escrita era exigncia da prpria independncia, pois esta implicava o rompimento dos costumes e a destruio das instituies polticas tradicionais. Essa extenso fulminante do movimento a todo o mundo civilizado no significa, porm, que em toda parte o governo moderado, constitucional, tenha deitado razes. Em muitos casos, o xito do constitucionalismo no foi alm das aparncias, fornecendo roupagem brilhante para vestir uma realidade adversa. Na verdade, tem o regime constitucional seus pressupostos. Em primeiro lugar, s um poder firmemente estabelecido que pode assumir forma constitucional, de modo que este no pode vingar ou prosperar onde um poder central efetivo no operou a unificao nacional. Por outro lado, esse regime depende da existncia de uma opinio pblica ativa e informada e esta depende de um certo grau de lazer, instruo, riqueza, que s num certo grau de desenvolvimento pode um Estado alcanar. De um modo geral, os povos mais ricos tendem a ser os mais livres e o enriquecimento geral propicia a reivindicao de liberdade maior. A RACIONALIZAO DO PODER A Primeira Guerra Mundial, embora no marque o fim do constitucionalismo, assinala uma profunda mudana em seu carter. Por um lado, o apsguerra, ao mesmo tempo que gerava novos Estados que, todos, adotaram Constituies escritas, o desassocia do liberalismo. Os partidos socialistas e cristos, cujo peso se faz ento acentuadamente sentir, impem s novas Constituies uma preocupao com o econmico e com o social. Isso repercute especialmente nas declaraes constitucionais de direitos que combinam, de modo s vezes indigesto, as franquias liberais e os chamados direitos econmicos e sociais. Por outro lado, a cincia jurdica impe s novas Constituies o resultado de suas elucubraes de gabinete. Sutis mecanismos jurdicos vm nos novos textos racionalizar o poder. A racionalizao do poder, nome pelo qual essa tendncia a incorporar ________________________________________________________________________ 5

nas Constituies as sutilezas do jurista veio a ser conhecida, prolonga de certo modo o constitucionalismo. De fato, a idia de racionalizar a vida poltica j estava presente neste movimento, embora mais atenuada. Da mesma forma a pretenso de enquadrar pela lei inteiramente a vida poltica, que se desvenda na racionalizao, no passa de um exagero do desejo inerente ao constitucionalismo de fixar por meio de regras escritas os lineamentos fundamentais da existncia poltica.

VALOR DA RACIONALIZAO Viu-se no desmoronamento de todas as democracias que seguiram o ideal da racionalizao, ao elaborar suas Constituies na dcada de 1920, sinal de seu fracasso. Na verdade, na Alemanha, na Polnia, nos jovens Estados do Bltico etc., a racionalizao do poder no logrou manter de p as Constituies e o governo democrtico. Isso, porm, nada prova contra ela, seno talvez que seus crentes presumiram demais em suas foras. Em todos esses Estados faltavam as condies mnimas para que um poder democrtico pudesse subsistir. Crise econmica, minorias raciais em conflito, agitao extremista, ausncia de tradio liberal etc. conspiravam contra a sobrevivncia de suas Constituies democrticas. Ora, no possvel suprir por regras jurdicas a ausncia do substrato econmico e social prprio a cada regime. A racionalizao tentou obviar essa lacuna mas, empenhando-se em tarefa impossvel, no podia ter xito, como no teve. Todavia, essa tendncia no morreu. Estando na linha de desenvolvimento do constitucionalismo, ressurgiu depois de 1945, impondo suas solues s Constituies elaboradas a partir de ento. Diminuda a confiana em suas virtudes, nem por isso os constituintes desistiram do intento de racionalizar ao mximo as leis fundamentais.

2) DIREITO CONSTITUCIONAL: CONCEITO E OBJETO.

CONCEITO GENRICO DE CONSTITUIO O conceito polmico de Constituio, imposto pela revoluo burguesa, tinha de ser, como o foi, submetido crtica da doutrina. Esta no demorou em retirar dele a aspereza e a carga explosiva, procurando determinar cientificamente o seu contedo. Ora, a primeira observao que fez foi a de que o termo "Constituio" anlogo, tendo ao lado de um sentido genrico outros que com este de algum modo se ligam. Nesse sentido geral, Constituio a organizao de alguma coisa. Em tal acepo, o termo no pertence apenas ao vocabulrio do Direito Pblico. Assim conceituado, evidente que o termo se aplica a todo grupo, a toda sociedade, a todo Estado. Designa a natureza peculiar de cada Estado, aquilo que faz este ser o que evidentemente, nesse sentido geral, jamais houve e nunca haver Estado sem Constituio. ________________________________________________________________________ 6

CONSTITUIO TOTAL Aplicado ao Estado, o termo "Constituio" em sua acepo geral pode designar a sua organizao fundamental total, quer social, quer poltica, quer jurdica, quer econmica. E na verdade tem ele sido empregado s vezes - para nomear a integrao de todos esses aspectos - a Constituio total ou integral. CONCEITO JURDICO Entretanto, o termo "Constituio" mais freqentemente usado para designar a organizao jurdica fundamental. Que organizao jurdica fundamental? Que compreende o termo "Constituio"? Por organizao jurdica fundamental, por Constituio em sentido jurdico, entende-se, segundo a lio de Kelsen, o conjunto das normas positivas que regem a produo do direito. Isto significa, mais explicitamente, o conjunto de regras concernentes forma do Estado, forma do governo, ao modo de aquisio e exerccio do poder, ao estabelecimento de seus rgos, aos limites de sua ao. Realmente, a produo do direito obra do poder, cuja estruturao fundamental definida pelos aspectos "materiais" apontados.

2.1) Classificao das Constituies


2.1.1) Quanto ao contedo - Sentido material e formal

a) Constituio formal: regras formalmente constitucionais, o texto votado pela Assemblia Constituinte, so todas as regras formalmente constitucionais = esto inseridas no texto constitucional. b) Constituio material: regras materialmente constitucionais, o conjunto de regras de matria de natureza constitucional, isto , as relacionadas ao poder, quer esteja no texto constitucional ou fora dele. O conceito de Constituio material transcende o conceito de Constituio formal, ela ao mesmo tempo, menor que a formal e mais que esta = nem todas as normas do texto so constituio material e h normas fora do texto que so materialmente constitucionais. Regras de matria constitucional so as regras que dizem respeito ao poder, portanto, so as que cuidam da organizao do Estado e dos poderes constitudos, modo de aquisio e exerccio do poder, as garantias e direitos fundamentais, elementos scio-ideolgicos, etc. Nem todas as regras que esto na Constituio so regras materialmente constitucionais. Pelo simples fato de estarem na Constituio elas so formalmente constitucional. As regras formalmente constitucionais so chamadas por alguns autores de lei constitucional, como se fosse uma lei na constituio.

________________________________________________________________________ 7

2.1.2) Quanto forma Escrita e No Escrita

a) Escrita: pode ser: sinttica (Constituio dos Estados Unidos) e analtica (expansiva, a Constituio do Brasil). A cincia poltica recomenda que as constituies sejam sintticas e no expansivas como a brasileira. b) No escrita: a constituio cujas normas no constam de um documento nico e solene, mas se baseie principalmente nos costumes, na jurisprudncia e em convenes e em textos constitucionais esparsos.
2.1.3) Quanto ao modo de elaborao Dogmtica e Histrica

a) Dogmtica: Constituio sistematizada em um texto nico, elaborado reflexivamente por um rgo constituinte = escrita. a que consagra certos dogmas da cincia poltica e do Direito dominantes no momento. um texto nico, consolidado. Esta consolidao pode ser elaborada por uma pessoa (ser outorgada, ex. na monarquia) ou por uma Assemblia Constituinte (ser promulgada, ex. nos sistemas representativos, Presidencialismo e Parlamentarismo). As constituies dogmticas podem ser: ortodoxa (quando segue uma s linha de raciocnio, tem um nico pensamento) e ecltica (no h um fio condutor, temos dispositivos completamente antagnicos em razo da divergncia que existiam entre os parlamentares, j que cada um visava os seus prprios interesses. - uma dogmtica que mistura tudo). b) Histrica: sempre no escrita e resultante de lenta formao histrica, do lento evoluir das tradies, dos fatos scio-polticos, que se cristalizam como normas fundamentais da organizao de determinado Estado. Como exemplos de Constituio no escrita e histrica tm a Constituio do Estado chamado Reino Unido da Gr Bretanha e da Irlanda do Norte, sendo que a Gr Bretanha formada pela Inglaterra, Irlanda e Esccia. A Inglaterra tem uma constituio no escrita, apesar de ter normas materialmente constitucionais que so escritas. Portanto, a Constituio no escrita , em parte escrita, tendo como caracterstica diferenciadora que os seus textos escritos no esto reunidos, no codificado, so textos esparsos e se eternizam no tempo, denominados Atos do Parlamento (ex. Magna Carta - datada de 1215) A escrita sempre dogmtica. A no escrita sempre histrica.
2.1.4) Quanto a sua origem ou processo de positivao Promulgada, Outorgada e Pactuada

a) Promulgada: aquela em que o processo de positivao decorre de conveno, so votadas, originam de um rgo constituinte composto de representantes do povo, eleitos para o fim de as elaborar. Ex.: Constituio de 1891, 1934, 1946, 1988. ________________________________________________________________________ 8

Tambm chamada de populares, democrticas. A expresso democrtica no deve ser utilizada como sinnimo de Constituio promulgada, no denominao correta. O simples fato de ser promulgada no significa que seja democrtica. (Democracia = vontade da maioria, consenso). A constituio outorgada tambm pode ser democrtica, se a maioria concordar com ela. b) Outorgada: aquela em que o processo de positivao decorre de ato de fora, so impostas, decorrem do sistema autoritrio. So as elaboradas sem a participao do povo. Ex.: Constituio de 1824, 1937, 1967, 1969. Prxima a esta modalidade de constituio encontramos tambm uma referncia histrica, a chamada Constituio Cesarista ou mistificada = no propriamente outorgada, mas tampouco promulgada, ainda que criada com a participao popular. Formada por plebiscito popular sobre um projeto elaborado por um Imperador, ex. plebiscitos napolenicos ou por um ditador, ex. plebiscito de Pinochet, no Chile. A participao popular, nesses casos, no democrtica, pois visa somente ratificar a vontade do detentor do poder, sendo assim pode ser considerado um tipo de outorga (so impostas e ratificada pelo povo por meio de plebiscito para dar aparncia de legtima). c) Pactuadas: so aquelas em que os poderosos pactuavam um texto constitucional, o que aconteceu com a Magna Carta de 1215. OBS: A expresso Carta Constitucional usada hoje pelo STF para caracterizar as constituies outorgadas. Portanto, no mais sinnimo de constituio.
2.1.5) Quanto estabilidade ou mutabilidade Imutvel, Rgida, SemiRgida e, Flexvel

a) Imutvel: constituies onde se veda qualquer alterao, constituindose relquias histricas imutabilidade absoluta. b) Rgida: permite que a constituio seja mudada mas, depende de um procedimento solene que o de Emenda Constitucional que exige 3/5 dos membros do Congresso Nacional para que seja aprovada. A rigidez caracterizada por um processo de aprovao mais formal e solene do que o processo de aprovao de lei ordinria, que exige a maioria simples. c) Flexvel: o procedimento de modificao no tem qualquer diferena do procedimento comum de lei ordinria. Alguns autores a denominam de Constituio Plstica, o que arriscado porque pode ter diversos significados. Ex.: as constituies no escritas, na sua parte escrita elas so flexveis d) Semi-rgida: aquela em que o processo de modificao s rgido na parte materialmente constitucional e flexvel na parte formalmente constitucional. A estabilidade das constituies no deve ser absoluta, no pode significar imutabilidade. Deve-se assegurar certa estabilidade constitucional, certa permanncia e durabilidade das instituies, mas sem prejuzo da constante, tanto quanto possvel, perfeita adaptao das constituies s exigncias do progresso, da evoluo e do bem-estar social. ________________________________________________________________________ 9

2.1.6) Quanto sua funo Garantia, Balano e Dirigente

As trs categorias no so excludentes, uma Constituio pode ser enquadrada em mais de uma delas, salvo a balano e a dirigente que se excluem. a) Garantia: tem a concepo clssica de Constituio, reestrutura o Estado e estabelece as garantias dos indivduos, isto , estabelece limitaes ao poder b) Balano: foi bem definida por F. Lassale na antiga URSS. A constituio um reflexo da realidade, devendo representar o Balano da evoluo do Estado, o reflexo das foras sociais que estruturam o Poder ( o chamado conceito sociolgico dado por Lassale). CF DO SER. Seu contedo se contrape dirigente. Nesta base foi criada a constituio sovitica o que se projetou para os Estados que seguiam a sua concepo. Para eles a constituio tinha que mostrar a realidade social, como se fosse uma fotografia = mostrar como , portanto, a constituio do SER. Ex.: A URSS teve trs constituies, descrevendo trs fases diferentes do Estado. A primeira em 1924 que a constituio do proletariado, a segunda em 1936 chamada dos operrios e a ltima em 1971 que foi a constituio do povo. A cada constituio era feito um novo balano da evoluo do Estado = tirada uma nova fotografia da situao atual. Estas consideraes tem somente efeito histrico, porque a prpria URSS no existe mais. c) Dirigente: A constituio no apenas organiza o poder como tambm preordena a atuao governamental por meio de programas vinculantes. CF DO DEVER SER Esta constituio diz como deve ser as coisas e no como realmente . Numa constituio dirigente h duas diretrizes polticas para que seja possvel organizar o Estado e preordenar a atuao governamental, que so: permanente (so as que constam da prpria constituio) e contingente (so os Estatutos partidrios) Nos Estados desenvolvidos segue-se o Estatuto partidrio como regras de atuao do poder, sempre obedecendo s normas da constituio que diretrizes permanentes. Os estatutos de qualquer dos partidos, cada um a seu modo devem obedecer sempre a constituio. Nos pases em que temos dois grandes partidos a escolha das metas de governo feita pelo eleitorado e efetivamente tem grande importncia, j que os partidos tem planos de governo preestabelecidos - eles tem um estatuto partidrio a ser seguido. Para ns os partidos no passam de legendas, os nossos estatutos no so aplicados no tendo a sua real importncia - aqui uma baguna s, cada um faz o que quer.

2.1.7) Quanto relao entre as normas constitucionais e a realidade poltica Normativa, Nominalista e Semntica

a) normativa: a dinmica do poder se submete efetivamente regulamentao normativa. Nesta modalidade a constituio obedecida na ntegra, como ocorre com a constituio americana; ________________________________________________________________________ 10

b) nominalista: esta modalidade fica entre a constituio normativa que seguida na ntegra e a semntica que no passa de mero disfarce de um estado autoritrio. Esta constituio aparece quando um Estado passa de um Estado autoritrio para um Estado de direito, o caso da nossa constituio de 1988. A Constituio de 1988 nasceu normativa, havia uma expectativa de que passssemos da constituio nominalista para uma constituio normativa. Na realidade isto no est ocorrendo, pelo contrrio, a classe poltica, em especial, vem descumprindo absurdamente a constituio. c) semntica: mero disfarce de um Estado autoritrio.

Portanto a Constituio Federal brasileira : ESCRITA, ANALTICA, DOGMTICA, ECLTICA, PROMULGADA, RGIDA, GARANTIA, DIRIGENTE E NOMINALISTA.

2.2) Fontes. Considerando-se, para os fins deste Curso, que fontes so os diferentes modos pelos quais pode se dar a exteriorizao as normas jurdicas, ou seja, as diversas formas pelas quais elas podem ser institudas, temos, no que toca ao Direito Constitucional, duas espcies distintas de fontes, as escritas e as no escritas.

Consideram-se fontes escritas de Direito Constitucional: a) a prpria Constituio, evidentemente; b) as leis complementares e ordinrias que regulam os dispositivos constitucionais, bem como os demais atos legislativos que retiram sua fora diretamente da Constituio, quando tem por objeto o disciplinamento de seus dispositivos; c) os decretos que tratam de matria administrativa, bem como os demais atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas; d) os regimentos das Casas Legislativas o dos Tribunais integrantes do Poder Judicirio; e) os tratados, acordos e convenes internacionais; f) a jurisprudncia; e g) a doutrina. ________________________________________________________________________ 11

Por sua vez, so tidas como fontes no-escritas de nossa disciplina os costumes constitucionais e, para alguns, os usos constitucionais. O costume regra jurdica surgida informalmente em funo da repetio reiterada de certas condutas que, justamente por sua reiterao, originam a convico de que so indispensveis vida em coletividade, do que advm a aquisio de seu carter obrigatrio. Em maior ou menor grau, a doutrina, principalmente a estrangeira, admite a idoneidade do costume como fonte constitucional, chegando alguns a afirmar que ele apto no apenas para integrar eventuais lacunas constitucionais, mas tambm para alterar os prprios dispositivos constitucionais. Os usos constitucionais, por sua vez, so fontes no-escritas que adquirem maior importncia em pases que no possuem Constituio escrita, ou que possuem Constituies escritas sintticas, as quais, portanto, poderiam ser integradas pelos usos constitucionais. Na Inglaterra (Constituio no escrita), pode-se considerar como tais a dissoluo dos Comuns e a convocao do Parlamento; nos Estados Unidos (Constituio escrita sinttica), as convenes partidrias. Na verdade, a insero dos usos constitucionais entre as fontes noescritas de Direito Constitucional matria que est longe de ser pacificada na doutrina. Nomes de peso da doutrina francesa, por exemplo, reconhecem o carter jurdico dos usos constitucionais, ao contrrio do que entende a maioria da doutrina inglesa. De qualquer modo, para fins prticos, os usos constitucionais no tm sua aplicao reconhecida no regime constitucional brasileiro, o que afasta qualquer interesse maior na sua discusso. Temos, portanto, somente que reter que eles, bem como os costumes constitucionais, so citados, no mbito da teoria geral do Direito Constitucional, como fontes de nossa disciplina. oportuno ressaltar que Andr Ramos Tavares as fontes constitucionais em (a) diretas ou imediatas e (b) indiretas ou mediatas. Fontes da primeira espcie, ensina o Autor, so a Constituio, as leis, os decretos e regulamentos de contedo constitucional; da segunda, os costumes, a jurisprudncia, a doutrina, os princpios gerais de Direito, as convices sociais vigentes, a idia de justia e outras manifestaes.

BIBLIOGRAFIA: FERREIRA FILHO, Manoel Gonalves. CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL. So Paulo: Saraiva, 30 Ed. 2003.

________________________________________________________________________ 12

Potrebbero piacerti anche