Sei sulla pagina 1di 6

ENTREVISTA AO JORNAL O DIABO - 19 fevereiro 2013 DESTAQUE DE CAPA Portugal est a viver uma catstrofe social O DIABO 1.

. Quais so os objectivos do IDP? MENDO HENRIQUES - Preparar a transio democrtica para um regime em que a democracia garanta os direitos e liberdades de todos, em que a governao promova os interesses comuns e em que a chefia de estado seja independente dos interesses privados. Queremos um pas mais decente! Queremos ver os direitos respeitados em concreto e no queremos um nmero crescente de pessoas a sofrer com o desemprego, a pauperizao, e a emigrar ou desesperar. Esta transformao exige mudanas urgentes dentro do paradigma mas, sobretudo, exige mudar de vida e um novo paradigma. 2. Que actividades desenvolve? Com pouco mais de 400 associados e cinco anos de actividade, e vivendo das quotizaes, o IDP ainda est a ganhar maturidade. No nosso boletim, no portal www.democraciaportuguesa.com e nas redes sociais realizamos informao. Os nossos grupos de trabalho sectoriais e regionais preparam eventos e relatrios de progresso sobre temas polticos, sociais e econmicos, depois apresentados em Seminrios e Colquios. Os nossos associados intervm em fruns sociais e entrevistas. Por exemplo: em fins de 2012, publicmos, via editora Bertrand, o livro PLANO C - O Combate da Cidadania. Aps Lisboa, houve j colquios de lanamento em Viseu, Beja, Vila Real, e Leiria. Nesta semana, tero lugar lanamentos em Caldas da Rainha e Azeito. Esto previstos mais lanamentos no Algarve e no Norte. 3. Podemos considerar o IDP como um think tank? Um think tank um organismo que faz propostas de polticas pblicas alternativas e normal e necessrio que exista num regime estabilizado. Sucede que ns vivemos em protectorado. E com um governo relativamente surdo-mudo. Que escuta uma sociedade civil de trinta pessoas porta fechada. Que fala para propor cortes, como na economia domstica. Como tal, no operamos dentro de um paradigma fivel e temos de lutar para o modificar. O IDP uma associao cvica e tivemos o gosto de ser membro fundador da Plataforma de Associaes da Sociedade Civil (PASC). A nossa iniciativa mais recente, coordenada por Antonieta Guerreiro, foi o 1 Encontro Nacional de Movimentos Cvicos que reuniu 18 associaes, produzindo a declarao O Esprito de Miranda do Corvo, a 13 de janeiro. 4. Quais so os problemas fundamentais da nossa democracia? O desfasamento entre sistema poltico e sistema econmico. As nossas instituies democrticas so funcionais, apesar da falta de qualidade da deciso; do recrutamento enviesado da classe poltica; da corrupo de parte dos seus agentes; da morosidade na justia. Tudo isto muito mau e deve ser corrigido. No corresponde ao que esperamos do Estado.

Mas o mais grave que os governos da III Repblica, pelo menos a partir de 2001, insistiram num modelo de desenvolvimento inadequado. Em 2012, estavam no desemprego quase um milho de portugueses. Muito mais do que 16,9%, o nmero oficial. Desde a Troika em meados de 2011, surgiram mais 250 mil novos desempregados. O desemprego afecta 40% dos jovens e 13,4% dos licenciados. O pas est morrer aos poucos, com a espiral recessiva, que cria desemprego e falncias, destri o tecido econmico, empobrece a classe mdia, faz regredir o estado social, e fora uma gerao a emigrar.

5. O actual sistema de partidos praticamente igual desde o 25 de Abril. Acha que chegmos a uma partidocracia viciada? um problema portugus e europeu. As elites polticas eurodependentes, inebriadas com o neo-liberalismo desde os anos 90, e sombra do polcia global norte-americano, escolheram um modelo de desenvolvimento que dispensa as classes mdias nacionais e que apostou no capitalismo financeiro para realizar fortes investimentos no exterior, semeando e colhendo os benefcios da globalizao. Esta festa terminou com a crise que explodiu em 2007-8. O IDP nasceu nesse ano. Para ns, necessrio redesenhar as sociedades com processos de proximidade e escapar armadilha da globalizao. O actual governo tal como o anterior e todos os governos desde 2001 no tem cultura econmica nem social nem poltica para responder a esta armadilha. Falha totalmente no combate ao desemprego e no crescimento econmico. Constata a catstrofe, admite erros nas projees e,depois, no se passa nada de positivo, por falta de rasgo e convico no estado social. 6. por isso que necessrio um combate pela cidadania? O combate pela cidadania a exigncia de uma nova governao. A cidadania o ar que se respira desde o 15 de Setembro. Como escreveu Rui Moreira, presidente da A.G. do IDP, foi um verdadeiro ultimatum governao. Mas quem governa, no sabe fazer a reforma do estado. Por exemplo, se h questo grave a da baixa produtividade do trabalho em Portugal, 3/5 da mdia europeia. Mas se um trabalhador portugus rende 66 em Portugal e 186 no Luxemburgo, a deficincia no reside nele mas sim na burocracia do estado e na ineficcia de gesto das empresas em que opera. Os neo liberais que nos governam no conseguem acabar com a selva fiscal e administrativa para libertar as empresas e as pessoas. E os gestores esto abaixo das qualificaes do geridos. Um dois maiores grupos bancrios privado tem um CEO que nem licenciado . Outro grupo bancrio poder em breve vir a ter um CEO estrangeiro. 7. O Plano C prope medidas concretas para mudar Portugal? As nossas primeiras 50 medidas, coordenadas por Joo Jardine, foram apresentadas em Maio de 2010, em sesso pblica. Algumas dessas propostas, nomeadamente sobre Regenerao Urbana, fizeram o seu caminho para propostas do XVIII governo constitucional. Mas tudo ficou no papel. Desde

ento, e a comear pelo Memorando do nosso (Des)entendimento, de 2011, o pas tem debatido pacotes de medidas salvadoras, 50, 100 ou 500. Ns salientamos que uma coisa so medidas urgentes, dentro do paradigma e com a caixa de ferramentas disponvel. Outra coisa a transio para um novo paradigma. Os atuais governantes, com excepo dos ministros da Sade (com sucesso) e da Economia (sem sucesso) no fazem qualquer ideia desta exigncia de double track politics. A poltica dita de austeridade um falhano porque no est ligada a polticas de fomento. 8. Qual tem sido a reaco ao livro e s propostas que encerra? Teve escasso eco nos meios de comunicao convencionais que no gostam de ser surpreendidos com alternativas de fundo. Mas notamos grande interesse por parte da comunicao social regional. Estamos a preparar o PLANO C2 em novas reas e a mesma diretriz: reformar o estado cortar nos custos intermdios e no no estado social; reformar o estado aproxim-lo das pessoas e das organizaes. No Grupo de Trabalho coordenado por Frederico Brotas, em vez da oportunista reforma Relvas das freguesias, sem significado para o desenvolvimento, propomos o agrupamento de concelhos em municpios de rea das NUTS. O desenho de uma nova poltica fiscal por Paulino Brilhante Santos; de uma nova poltica de justia por Rui Rangel; e as propostas de refundao da Segurana Social, por Jos Veludo, fazem parte dessa aproximao. 9. O IDP agrega pessoas de vrios quadrantes da sociedade. A transversalidade importante? Orgulhamo-nos de, provavelmente, sermos o nico movimento cvico que associa pessoas de todos os quadrantes polticos e ideolgicos, desde o BE ao CDS-PP, alm dos independentes. Isso significa que o IDP, tal como muita gente que pensa pela sua cabea, ultrapassou a fase ideolgica da poltica. Para debater polticas pblicas preciso colocar de parte as convices pessoais. Entrmos no que se pode chamar a fase metodolgica da poltica em que respeitamos os pontos de partida individuais mas convergimos para pontos de chegada comuns. 10. possvel situar o IDP politicamente numa dicotomia esquerda/direita? A resposta breve que o IDP do extremo-centro. E isso tem a ver com a social-democracia. Somos radicais na defesa do estado social que, basicamente uma ideia de esquerda mas tambm da doutrina social da igreja, da social democracia e mesmo do liberalismo tradicional. Queremos a diminuio da carga fiscal e das teias burocrticas sobre as empresas no monopolistas que, basicamente, uma ideia de direita. Sucede que o actual governo Passos Coelho o governo mais ideolgico desde o 25 de Novembro, embora eu admita que seja ideolgico mais por ignoratio elenchi do que por convico. 11. H quem associe o IDP a um ideal monrquico. A forma do regime importante para mudar o Pas?

Mudar para um pas decente, impedir que os jovens emigrem e promover as famlias, urgente. Fazer crescer o emprego e a produtividade, urgente. Mas ter razes de esperana tambm urgente. Assim, h todas as razes para reflectirmos na importncia de uma monarquia democrtica que reconcilia a nossa histria com os desafios presentes e com um horizonte de futuro. D. Duarte de Bragana o nosso presidente honorrio. Nos rgos mximos do IDP, esto monrquicos conhecidos como Ribeiro Telles, Rui Moreira e outros. Monrquicos ou republicanos, todos colocamos a res publica acima dos interesses privados que dominam a III Repblica. Eu sei que h quem goste e quem no goste de D.Duarte. Mas o futuro de um povo no se faz como o curtir ou o gosto no facebook. O facto poltico que D. Duarte e a 5 dinastia representam uma alternativa e conseguiu, com grande, dignidade trazer a ideia de monarquia desde o zero at percentagens de 20% ou 30%, conforme as sondagens. 12. A crise actual apenas econmico-financeira? No basta dizer que estamos em crise. Estamos a viver uma catstrofe social, uma inflexo da sociedade tal como a conhecemos nos ltimos trinta anos, desde a queda do muro de Berlim. E s podemos enfrentar essa catstrofe com instrumentos culturais que nos livrem do fundamentalismo neo-liberal e das suas polticas destruidoras da classe mdia. A classe mdia nacional dispensvel quando os investimentos operam na lgica da globalizao, sem se preocupar com a proximidade s pessoas. O aguenta, aguenta basicamente isto. O sr. Fernando Ulrich em 2013 o reverso do Otelo de 1975 que afirmava querer acabar com os ricos. Olof Palme respondeu-lhe que o importante acabar com a pobreza. Ulrich diz que o povo aguenta e a resposta a dar-lhe que o estado aguenta. Sim, o estado tem de aguentar uma reforma contra os interesses nele instalados, nomeadamente os da banca, e das empresas quase monopolistas servidas por lderes eurodependentes. 13. possvel sair da democracia troikada? possvel, mas no com os atuais lderes eurodependentes. H aspectos que dependem de Portugal, outros que dependem da Europa e outros ainda que so globais. Se a sociedade civil no gerar uma nova classe poltica que enfrente com coragem os problemas de Portugal, da Europa, e da Lusosfera estaremos condenados decadncia e ao empobrecimento rpido. O IDP luta por encerrar o ciclo ideolgico de longa durao do fundamentalismo neoliberal que dura desde o incio dos anos 90. Mas mudar de vida leva o seu tempo. 14. A entrada de Portugal na Unio Europeia foi benfica? Claro que foi benfica, face ao ponto de partida. O que no foi benfico foi o modo como evoluiu. como perguntar se Alberto Joo Jardim foi benfico para a Madeira. Os fundos europeus permitiram dotar o pas de equipamentos que no possua. A adeso Unio Europeia em 1986 e ao sistema Euro em 1999 foram incontornveis poca. Abdicmos de factores de soberania mas num

quadro de solidariedade europeia. Nessa poca, parecia secundria a balana comercial ser deficitria e os deficits do OE serem cobertos pela subscrio de dvida em mercados liberalizados. Mas bastou um ano de crise 2007-2008 para fazer vir ao de cima as falhas deste modelo. Num pice, passmos recesso. Regressmos aos 70% da mdia do PIB per capita europeu em 1974. E as metas atingidas do Estado Social auto estradas, saneamento, redes de gua e energias, escolas, universidades e hospitais, equipamentos culturais perdem sentido se a classe mdia, os seus utilizadores, atacada. 15. A lusofonia importante para a afirmao de Portugal? Ns distinguimos entre a lusofonia como rea cultural e a lusosfera como rea poltica. A lusofonia cultural proposta por Fernando Pessoa, e retomada pelo grupo dos discpulos brasileiros de Agostinho da Silva, entre os quais Aparecido de Oliveira, tem feito um caminho espectacular na difuso da lngua, na msica, arte, desporto, etc.. A lusosfera, em que tm de ser concertados os interesses nacionais das naes, tem vido a marcar passo desde a criao da CPLP, em 1997. Chegou o momento de propor uma sria reviso dos estatutos da CPLP, em que o IDP est a trabalhar, propondo um secretariado permanente mais robusto e um colgio de maior representatividade. Existem polticas pblicas como as da energia, e a da defesa onde nada se fez para articular a lusosfera. Veja-se o drama da Guin Bissau O que falta para a CPLP actuar? E o petrleo e o gs ? Porque no se articulam Portugal, Angola, Moambique e Brasil? 16. Num mundo dominado pela economia, acha que se tem menosprezado a cultura? So registos diferentes. O mundo sempre foi dominado pela economia e no pode ser de outra maneira. O tecido material da vida cultural econmico, e por debaixo desta superestrutura ainda existe o domnio puramente econmico da sobrevivncia. a afirmao de abertura de A Nova Economia Poltica, (1992) do economista jesuta Bernard Lonergan, no Marx. O que se passa, a nosso ver, a financeirizao da economia; a desamarrao dos mercados financeiros da economia de consumo e de bens de mais valia; a desregulao do capitalismo financeiro. As designaes variam. Mas a cultura econmica diz-nos, pela voz de James Tobin, economista lauraeado com o Nobel em 1972, que um imposto de 0,1% sobre as transaces financeiras, garante polticas macroeconmicas de estabilizao. Ou seja, a cultura j concebeu h 40 anos, um dos instrumentos para mudarmos de paradigma. Um imposto sobre as movimentaes astronmicas e especulativas de capital ajudaria a mudar de paradigma. Mas tal como Galileu, tambm Tobin tem sido silenciado. S agora se encara a nova regulao do capital financeiro, para a Banca no ter o freio nos dentes. Enquanto os soberanos no controlarem os Bancos Centrais europeu e nacionais que emprestam a 1% Banca privada para esta reemprestar a 3%, 5% ou 7% aos estados - no mudaremos de paradigma.

17. Como acadmico, como v o estado do ensino e da Universidade em Portugal? Ao contrrio de lamurientos economistas, mesmo da minha Universidade, que reclamam contra o ensino pblico, eu creio e acho demonstrvel que a democracia portuguesa cumpriu a sua promessa de Abril de criar uma educao universal. O que existe so os problemas de gesto, que fazem os professores perder tempo com funes burocrticas, manuais desactualizados e falta de coeso. Alis, salvo excepes notveis de colgios religiosos, a maior parte do ensino privado subsidiado pelo estado, at com contornos pouco transparentes, como reportado sobre o grupo GPS das Caldas da Rainha. A Universidade possivelmente a instituio com maior capacidade de adaptao a crises porque vende um produto o conhecimento que ou evolui ou morre. Problemas existem, sim, na adaptao dos cursos ao tecido econmico e vice-versa. Na minha rea especfica de ensino e produo, que a filosofia poltica, vejo uma capacidade de evoluir para uma filosofia aplicada e promover a aproximao entre Portugal e Brasil. 18. H um futuro para Portugal? Vivemos num mundo em rede, como explicou Manuel Castells, em que as solues de Portugal esto ligadas a solues europeias e mundiais. Em parte por ignorncia, em parte por arrogncia, as elites eurodependentes continuam a aplicar as solues que serviram para derrotar o comunismo, embora o mundo j no seja bipolar, como at 1989, mas sim multipolar. Existe por parte do EUA uma hiperpercepo de riscos assimtricos como o terrorismo, e de ameaas de armas nucleares de micro potncias, a par da subpercepo dos riscos resultantes da deslocalizao da produo e do menosprezo da classe mdia. Portugal faz parte, com Espanha, Frana e Inglaterra, do extremo ocidente europeu, pases que tm geolnguas e que criou comunidades geopolticas, como a CPLP, centradas na lngua comum, indipensveis para que a multipolaridade no degenere em conflito de continentes. 19. Algo a acrescentar? Queria saudar O Diabo porque, sendo conotado com a direita conservadora, nos anos mais recentes tem sabido abrir as suas pginas a posies alternativas e ao pensamento independente. Como tal, ajuda muito a sociedade civil a debater solues de modo no ideolgico.

Potrebbero piacerti anche