Sei sulla pagina 1di 50

Mirtilo = Arandano

Selvagem (Gers) Canad Cultivado (EUA e Canad)

Vaccinium myrtillus (mirtilo selvagem europeu)

Ainda no estudado para cultivo; Menores produes; Pior adaptao transporte e conservao; Excelente sabor; Grande potencial em termos econmicos, por ser selvagem h mercados que o valorizam.

Espcies principais:
Vaccinium corymbosum (highbush) Vaccinium ashei (rabbiteye = olho coelho)

Hbridos:
Hbridos com mirtilo ano (V. angustifolium) e outros

Mirtilo highbush (tipo mais comum) Mirtilo rabbiteye olho coelho


odirbih res mes hsubwol o oraR

Norte (northern)
- Adaptado ao frio invernal; - Florao e maturao mais tardia; - Exigncia de vernalizao (horas de frio); - Igualmente sensvel geada, se no estiver adaptado ao local;

Sul (southern)
- Fruta diferente do highbush; - Adequado ao locais com - Requisitos de frio intermdios;
Invernos temperados (Sul, junto ao mar e estufa);

- Produo tardia (fim de Vero);


- Tem pequena, ou nenhuma, exigncia de frio (vernalizao); - Floresce e frutifica mais cedo; - Poda diferente; - Maior vigor; - Pode nem perder todas as folhas no inverno.

- Muito vigor. Podendo chegar a passar os 4 metros de altura.

Todas as variedades aguentam o frio do Inverno de Portugal Continental e o risco de queima por geada ocorre em todas as variedades em que a florao se d muito cedo. (IMPORTANTE CONHECER DADOS METEOROLGICOS) Quando a exigncia de horas de frio pequena a planta rebenta muito cedo, podendo ser queimada. Se plantas com grandes requisitos de frio forem plantadas em zonas temperadas ou em estufa podem ter um abrolhamento irregular, reduo de produo, e ser til aplicar hormonas (como no kiwi) para que se quebre a dormncia e o abrolhamento seja sincronizado.

Caractersticas dos solos e parcela


Acidez ou alcalinidade:
O pH ideal est compreendido entre 4,2 e 5,5. Acima de pH 5,0 deve-se controlar regularmente o pH e procurar acidificar, por exemplo na fertirega.

Matria Orgnica:
O teor em matria orgnica deve ser > 3% ( o mnimo). Quanto maior o teor de matria orgnica maior a tolerncia a variaes do pH e melhor uso de nutrientes.

Requisito ideal, plantao de:


- 150 ppm Potssio K - 150 ppm Fsforo P
Adubar, antes da plantao, para atingir estes valores. No interessa superar estes teores. A partir deste nvel deve-se aplicar fertilizantes para reposio.

Evitar solos pesados (argila) por no ter arejamento. Porm pode ser modificado com doses elevadas de matria orgnica ou uma cultura em faixas com substrato.

Clorose Frrica
A clorose frrica um dos mais comuns acidentes fisiolgicos do mirtilo. Sucede quando h falta ou indisponibilidade de ferro no solo (raro) em consequncia do pH altos. Quando o pH inferior a 4 a maioria dos nutrientes no pode ser absorvida. Como o mirtilo tem razes pouco profundas, quase sem plos radiculares, e depende de fungos (micorrizas) para uma melhor nutrio, alguns nutrientes de difcil translocao, como o ferro, tm de ser facilmente assimilveis. O mirtilo muito sensvel s variaes de pH.

A pH baixo tima disponibilidade do ferro do solo. Deficiente disponibilidade, em formas de fcil absoro, dos restantes nutrientes.

Fertilizao
Evitar
Na fertilizao do Mirtilo so de banir todos os fertilizantes que tenham cloro, caso do Cloreto de Potssio, pois so txicos para a cultura;

Utilizar
Os melhores so os que tm azoto amdico (Ureia) para solos excessivamente cidos pH (4 a 4,2), pois tem algum poder alcalinizante.

So de preferir os que tm azoto na forma amoniacal (NH4+), como sulfato de amnio.

Evitar todos os que tm nitratos na sua composio uma vez que a planta do mirtilo absorve mal os adubos em que o azoto est na forma ntrica.

Os sulfatos, pela presena de enxofre (S), so adubos a preferir, pois, alm do importante nutriente ajudam a manter o pH baixo.

Necessidades nutricionais
Na fertilizao tem-se em considerao:

1 - Produo (quanto maior a extrao maior a necessidade de nutrientes para compensar o que sai do campo);
Nvel de nutrientes extrados nos frutos (10 toneladas) + ramos de poda / hectare / ano Azoto Total (kg/ha/ano) Fsforo Potssio Clcio Magnsio

13

2,8

12

1,4

0,9

2 Nutrientes da anlise do solo;

3 - Teores de nutrientes das folhas (anlises) Para ser bem conduzida no se pode poupar em anlises foliares.

Interpretao da anlise foliar

Defice Azoto Fsforo Potssio Clcio Magnsio Enxofre Boro Cobre Ferro Mangans Zinco 1,7% 0,08% 0,35% 0,13% 0,1% 20ppm 5ppm 60ppm 25ppm 8ppm

Suficiente 1,7-2,1% 0,1-0,4% 0,4-0,65% 0,3-0,8% 0,15-0,3% 0,12-0,2% 30-70ppm 5-20ppm 60-200ppm 50-350ppm 8-30ppm

Excesso 2,3ppm 0,6ppm 0,9ppm 1ppm 0,4ppm 200ppm 400ppm 450ppm 80ppm

Pritts e Hancock , 1992 Highbush Blueberry Production Guide

Exposio Solar
O mirtilo tolerante a certo ensombramento (naturalmente cresce em bosques). Em regies com hiperinsolao a reduo da incidncia solar algo vantajoso. Porm, a boa exposio garante fruta menos cida e mais doce, com melhores aromas, bem como antecipao da colheita. S os ramos diretamente expostos ao Sol, pelo menos 30% do tempo, que produzem gomos florais. As redes anti pssaro reduzem a insolao em cerca de 15%. Tal pode ser crtico em zonas com muitas nvoas e pouca insolao. Nas zonas do Sul pode ser vantajoso providenciar sombra para reduzir stress hdrico e danos pelo Sol, e assim melhorar a produo. Nunca exceder 50% de sombra. As melhores redes sombra so brancas, cinzentas ou vermelhas. Cores escuras podem reduzir produo. No h benefcio em sombrear acima do paralelo 41 (Porto). Alguns plsticos de estufa e a sombra permitem atrasar a maturao, o que tem interesse para quem quer vender fora de poca.

As razes de mirtilo de absoro tm, aproximadamente, 0,4metros, encontrando-se algumas, que se pensa servirem apenas para suporte, at 1 metro de profundidade. um sistema radicular relativamente fraco, superficial e muito localizado.

O stress hdrico pode ocorrer em muito pouco tempo. E mesmo que as plantas resistam, as produes ressentem-se.

Quando as plantas passam algum tempo em stress hdrico no se notam sintomas, mas se tal acontece quando a fruta est a crescer ou a amadurecer, quando se regar ou chover poder acontecer o rachamento da fruta, pois a pelcula no ter elasticidade suficiente.

Quando o stress se prolonga as folhas podem ficar avermelhadas e inclusivamente cair.

Nesta cultura prever um sistema de rega fundamental.

No ambiente natural, entre rvores, as perdas de gua so menores e, em Portugal, estas plantas ocorrem naturalmente no Gers, regio da Europa com maior pluviometria e nos Estados Unidos por vezes nas orlas de pntanos.

A rega pode ser feita por asperso, ou rega localizada.

Rega por Asperso


Vantagens
Dificilmente entope; Fcil manuteno e deteo de avarias; Permite reduzir a temperatura; Pode prevenir os danos por geadas; Eficiente; Fcil instalao; Menor manuteno dos filtros.

Desvantagens
No permite a fertirrega; No se deve regar quando se d a florao; Geralmente exige maiores caudais (idealmente regas mais frequentes); Exige maior potncia das bombas, com maior gasto de energia; Exige maior reserva de gua.

Pomar de Mirtilo nos EUA a ser protegido da geada pela aco de aspersores de rega.

http://www.ces.ncsu.edu/depts/hort/hil/hil-201-e.html

Rega Localizada
Microaspersores

gotaRega gota-a-gota
Em solos arenosos necessrio um

Maior dimetro hmido; maior Maior facilidade de deteo de eventualmente duas rampas por linha entupimentos; nmero de gotejadores,

plantada; Mais adaptado a solos arenosos; Mais difcil de manter na posio correta; Manuteno nomeadamente a mais deteo difcil, de

No deve ser usado em plantaes em que se aplica plstico.

problemas e de substituio.

Microaspersores

gotaRega gota-a-gota

As razes procuram a zona hmida. Se o solo for arenoso, ou o gotejador muito afastado pode haver uma crescimento heterogneo das razes.

Diferentes tipos de rega em diferentes tipos de solo. (em solos arenosos usar, preferentemente, asperso, microasperso, ou alm de dois gotejadores duas linhas de gotejadores)

No mirtilo o sistema radicular e a parte area no funcionam em total comunicao, de modo que se a gua ou os nutrientes forem aplicados apenas de um lado as varas desse lado iro ter melhor desenvolvimento. Embora estejam ligadas mesma coroa, as varas devem ser encaradas como tendo certa autonomia. Isto importante na aplicao de gua e nutrientes, mas tambm na poda.

A quantidade de gua gasta pelo mirtilo depende da regio do pas, em termos trmicos, do tipo de solo e do mulching utilizado.

Alm disso depende da idade das plantas e da fase fenolgica. H indicaes de que cada planta consome, no pico do Vero e na fase de maturao, aproximadamente 4 a 6 litros de gua por dia. Ou seja, aproximadamente 35 litros por planta por semana. Isto significa que, num hectare com 4.000 plantas necessrio aplicar, diariamente entre16 a 24m3 de gua. Quanto mais repartida a rega ao longo do dia e dos dias, melhor os resultados, pois a planta ter menor dificuldade em obter gua e nutrientes.

Estado fenolgico Florao Frutos vingados Maturidade Depois da colheita

Kc 0,22 0,32 0,4 0,25

Coeficientes culturais, segundo o INRA citado por Sylvie Tillard


Naturalmente esta planta muito tolerante ao alagamento e encharcamento, mas apenas at comear a rebentao. A partir de ento a drenagem muito importante, seno as razes no respiram.

Mulching controlo de adventcias


Como praticamente todas a plantas cultivadas, deve-se garantir a menor concorrncia possvel entre as plantas e as infestantes, seja por gua, luz ou nutrientes.
Idealmente no se deve permitir o aparecimento de ervas concorrentes na faixa que ocupada pelas razes dos arbustos de mirtilo. Em condies normais o raio das razes, como na maioria das fruteiras, geralmente semelhante ao raio da copa, caso esta no fosse podada. Portanto deve-se ter essa faixa livre de razes de outras plantas.

O controlo pode ser feito: 1 Herbicidas; 2 Capinadeiras (controlo pouco eficiente uma vez que reduz a concorrncia mas no a elimina); 3 Mulching (coberturas) que podem ser: A com plsticos e telas; B Com materiais orgnicos, como estilha de madeira (situao ideal), casca de pinheiro, ou palha.

. .

Enrrelvamento bem feito (EUA) (com herbicidas).

Enrrelvamento selva -Sever do Vouga. Claramente existe concorrncia.

Densidade
As plantaes de mirtilo obedecem a compassos variveis dependentes: - do grau de mecanizao; -Variedade; - Uso de estufas (ou at plantao em contentores).

O compasso mais frequente 1m x 2,5m ou 1m x 3m. Mas tambm se recomendam compassos de 0,8 x 2m ou 2,5m para variedades de menor vigor (referida, por exemplo, para a Bluetta). E at 1m x 2m em algumas plantaes em estufa.

A maioria dos pomares tem uma densidade terica de 3.300 plantas ou 4.000 plantas.

Alta densidade
Num interessante, e praticamente nico, longo estudo de comparao de compassos de alta densidade, registou-se um aumento de 204% quando a plantao teve um entrelinhamento de 0,45m comparando com o 1,2m.

No primeiro caso (0,45m), em 4 anos foram colhidas 76 ton/ha (ou seja 19 ton/ano) No segundo caso (1,2m), em 4 anos foram colhidas 37,4 ton/ha (ou seja, 9,4 ton/ano).

Strik, B., G. Buller (2003) - Improving yield and machine harvest efficiency of 'Bluecrop' through high-density planting and trellising. Acta Hort. 574:227-231.

Polinizao
Para haver fruto deve haver polinizao. Esta espcie beneficia com a polinizao cruzada. E para bem produzir devem ser plantadas, a par, 2 a 3 variedades diferentes de mirtilo, e providenciar boas condies para a polinizao (abelhas ou abelhes) As variedades escolhidas, mesmo que no frutifiquem em simultneo, tm de florir em simultneo. Nem todas as variedades tm o mesmo comportamento (umas so mais auto-frteis) porm todas beneficiam com a polinizao cruzada.

Peso do Fruto Auto polinizado Bluecrop Duke Elliott Legacy Ozarkblue Bluegold Sunrise 1,87 1,7 1,6 1,59 1,64 1,15 1,31 Pol. cruzada 2,36 1,8 2,03 1,89 2,1 1,31 1,72 Diferena 21% 5% 21% 19% 22% 14% 31% 78 90 50 61 76 Auto polinizado

Frutos vingados % Pol. cruzada Diferena

85

10%

90 91 79 89

15% 0 58% 31%

Adaptado de Retamales, J. and J. Hancock (2012). Blueberries. Oxfordshire.

Produo em abrigos (estufas)


Em Espanha vasta a rea plantada em estufa ou tneis. Tratam-se de estruturas ligeiras, muitas vezes sem as paredes laterias, de baixo p direito. t Os tneis permitem: 1 Antecipao da colheita em at 14 dias (dados no INIA Fataca); o que se pode refletir em grandes diferenas em termos de preo; 2- Por vezes uma segunda colheita com algumas variedades, mas s no Sul; 3- Maior produo at mais 50%; 4- Menor nmero de anos at entrada nos anos de cruzeiro; 5- Menor risco de perda de colheita por granizo, chuva e ventos fortes e at pssaros; 6 Menor risco de geada; 7 Fruta com algumas caractersticas melhoradas (teores de acar); (existem modelos a partir de 4/m2) Devem ser de abertura total no Inverno, para permitir a vernalizao das plantas.

Poda
Mais

vale no podar do que podar mal

A planta de mirtilo, quando no podada sofre, nos primeiros anos, de excesso de produo.

produ Quais so as consequncias da sobre produo?

O primeiro sinal de uma sobre produo um rcio desequilibrado entre o nmero de folhas/frutos.

Um excesso de frutos em relao ao nmero de folhas resulta numa insuficiente capacidade para, atravs da fotossntese, garantir o crescimento vegetativo, a acumulao de reservas no lenho e ainda o crescimento de frutos e a nutrio das sementes.

A sobre produo gera frutos de menor calibre, plantas com menor crescimento dos ramos e varas, reduo de vigor e longevidade comprometida.

muito importante entender-se cada ramo como um indivduo semi-autnomo, isto , o rcio deve ser encontrado em cada ramo, e no no total da planta, ou seja, no indiferente o local onde se encontram as folhas.

De acordo com Retamales e Hanckoch (2012), o rcio ideal ser a proporo 3:1, no mnimo 2:1. Em estudos em que se usou o rcio 1:2 (ou seja, 1 folha por cada 2 frutos) verificou-se uma reduo de calibre, teor de slidos solveis, portanto qualidade. Quando o rcio era de 5:1 a fruta amadureceu mais cedo (3 dias), mais pesada (at 22% no caso da variedade Bluecrop), reduo muito significativa da acidez titulvel (0,58 contra 1,29 na mesma variedade).

Obter um equilbrio ideal entre superfcie fotossinttica (folhas) e frutos nem sempre se consegue, de forma eficiente, pelas podas (seja em seco, seja em verde), e forma de mais rapidamente se atingir o rcio ideal feita pela monda de frutos (de preferncia este sobre a monda de flores), algo que se pode fazer manualmente.

Antes de podar
Antes de se desenhar a arquitetura das plantas h que conhecer o modo de crescimento das plantas de mirtilo. Este arbusto no tem um verdadeiro tronco, assemelha-se, em certa medida, ao das avelaneiras, em que a partir de uma coroa ao nvel do solo partem vrias VARAS, de diversas idades, que se vo renovando naturalmente ao longo das dcadas, cada uma delas representando como que um pequeno tronco dotado de certa autonomia. Se deixado crescer sem qualquer controlo ficar excessivamente ramificado, com alta densidade de troncos e ramos, que alm de competirem entre si por nutrientes e luz, dificultam o arejamento e a prpria colheita.

Nestas plantas as ramificaes novas (do ano), quando Inverno, e portanto a planta no tem folhas, reconhecem-se facilmente pela sua cor avermelhada (algumas variedades mantm o tom esverdeado), que as distingue dos ramos mais velhos que tem uma colorao cinzento/prateada ou castanho claro.

Aspeto muito importante a considerar na poda do mirtilo o facto de a frutificao se dar nos raminhos que tiveram crescimento no ano anterior, assim, destes ramos avermelhados que ns encontramos no Inverno que iro sair as flores e os frutos na Primavera seguinte. Tal como na maioria das fruteiras possvel, no Inverno, distinguir, nos ramos, os gomos ou gemas florais e vegetativos, ou seja, aqueles que vo dar origem a flores ou apenas a folhas. A distino feita pela sua forma, de modo que os gomos arredondados produziro flores na Primavera seguinte, enquanto os gomos pontiagudos apenas folhas ou outros ramos. No Mirtilo os gomos florais esto na ponta dos ramos e varas. Portanto, nunca se cortam as pontas.

Gomo de folhas (pontiagudo)

Boto floral

Monda de flores/frutos
Jovem plantao
Nos primeiros dois anos de vida da plantao (ou seja at ao 4 ano de vida da planta), devem ser eliminadas todas as frutas que vinguem nas jovens plantas, algo que deve ser feito o mais precocemente possvel, de preferncia eliminando as flores.

A planta est ainda a estabelecer-se, tendo poucas reservas, o que que faz com que as folhas sejam incapazes de sustentar as necessidades que apresenta frutos, o que acaba comprometendo o crescimento vegetativo .

Importa que a planta expanda o mximo possvel as suas razes e cresa (expandido o mximo possvel os seus ramos), pois o fator determinante da produo o nmero de ramos por arbusto e o nmero de frutos por ramo.

Experincias indicam que no eliminar as flores implicou uma reduo de 44, 24 e 19% nas colheitas do 3 ano nas variedades Elliot (tardia), Duke e Bluecrop, respetivamente. A mdio prazo a reduo de produo no compensada pelos quilos de fruta que foram colhidos nos primeiros 2 anos.

Poda de formao
Segundo alguns, logo aps a plantao, deve ser removida a vara principal que as plantas apresentam nos vasos, promovendo, assim, o crescimento de novas varas a partir da base e que sero a estrutura base do incio da plantao. A maioria da bibliografia indica que no necessria qualquer poda nos dois primeiros anos, alm da poda em verde que consiste a remoo das flores e frutos. Embora no se possa falar, nesta planta, de uma arquitetura em vaso, por no existir um tronco nico, na verdade essencial que se garanta um arejamento e abertura do centro da planta, pelo que se deve, a todo o custo, precaver que as primeiras varas originadas nas jovens plantas (e que, idealmente, vo permanecer produtivas por at 6 anos), assumam uma forma em taa. Deste modo, varas vigorosas que intercetem de um lado ao outro, o centro do arbusto devem ser amarradas de algum modo para contrariar esse comportamento ou simplesmente eliminadas prximo do solo. Nesta fase deve eliminar-se os ramos que crescem prostrados (junto ao solo) bem como de ramos e varas (consideram-se varas os ramos que tm origem no solo) que rocem entre si. Eliminar ramos danificados de algum modo ou mortos. A maioria das variedades comerciais de mirtilo (exceo feita para as espcies tipo Rabbiteye) no cresce mais do que 2 metros, de modo que rara a necessidade de realizar atarraques. Quanto maior for o crescimento vegetativo nos primeiros 2 ou 3 anos de plantao mais forte e intenso ser o arranque produtivo da plantao, de modo que idealmente se procura que se gerem, pelo menos, 2 novas varas por ano.

Poda de plantas adultas


De acordo com a maioria dos especialistas uma planta adulta e produtiva deve ter entre 15 a 20 varas em simultneo de vrias idades. Tal nmero depende, do local, da variedade, tambm do compasso entre plantas (com compassos de 0,75m x 2m natural que se tenha que reduzir o nmero de varas por p) e da sensibilidade do produtor e podador. As varas mais produtivas so as que tm entre 4 e 6 anos. Estas varas normalmente tm entre 2,5 e 3,5 cm, medidos na sua base. Para se manter o equilbrio de produo ideal que todos os anos se deixem 2 ou 3 varas novas, com bom vigor, sanidade e posio, que vo substituir 2 a 3 varas das mais velhas, ou seja, com mais de 6-8 anos, que se eliminaro. A proporo ideal numa planta adulta, produtiva e bem mantida, ser de cerca de 15- 20% de varas com menos de 2,5 cm, 50-70% varas de idade mdia, as mais produtivas, (2,5 a 3,5 cm) e at 20% de varas com maior dimetro.

Com a poda pretende-se arejar o interior da copa do arbusto (tornando-o menos denso), proporcionar uma boa insero de ramos, que facilite a apanha e eliminao de ramos e varas que estejam fracas e subprodutivos. Assim, a poda dos ramos deve ser feita em: 1 Ramos baixos, prximos do solo; 2 Ramos fracos, curtos, com pequenos entrens; 3 Ramos danificados ou doentes; 4 Ramos que toquem outros ramos; 5 Ramos ensombrados; 6 - Ramos no devidamente atempados (crescimentos do Vero). Todos os cortes devem ser feitos junto vara, no esquecendo que as gomas florais se concentram na parte terminal do ramo. De notar que a poda ao nvel dos ramos, embora mais trabalhosa, a que tem maior impacto sobre o peso da fruta, isto porque, como se j viu, o balano folha/fruta avaliado em cada vara, e no no contexto global do arbusto, deste modo, a remoo de pequenos ramos, principalmente da base das varas e dos ramos principais vai fazer concentrar a energia nos ramos mais vigorosos e nos gomos da ponta dos ramos, que so, como se disse, os mais produtivos e frteis.

critrios: A poda das varas respeitas os seguintes critrios


1 Eliminar varas do ano mal inseridas (muito no centro do arbusto, tortas, encostadas a outras); 2 Manter entre 2 a 3 varas novas por ano; 3 Eliminar proporo semelhante de varas mais velhas, com dimetros acima de 3,5 cm ou mais de 6 a 8 anos, e todas as que mostrem suportar ramos dbeis ou apenas com gomos vegetativos. O corte feito prximo do solo, mas no abaixo deste. De notar que as cultivares das espcies do grupo rabbiteye e lowbush, por terem vigores e desenvolvimentos muito distintos tambm devem receber uma ateno diferenciada, pois o grande vigor das primeiras pode exigir podas de atarraque das varas, para que no atinjam um porte excessivo, atarraques que se fazem amputando o ramo ou a vara a seguir a um gomo cujo abrolhamento vamos estimular.

Num interessante estudo plurianual foi concludo que, no caso das variedades bluecrop e berkeley, a produo foi mais alta quando as plantas no eram podadas (durante 5 anos), no entanto o calibre da fruta era 27% maior no caso das plantas podadas de forma convencional. Outro dado de extrema relevncia, que se soma mdia de 5 dias de antecipao da data de maturao a velocidade de matura colheita, que duplicava no caso das plantas podadas, em virtude da maior concentrao da fruta, melhor acesso, e maior peso individual dos frutos.

Poda de Vero
A poda de Vero pode ser to subtil como a simples passagem pelo pomar com eliminao de ramos ladres, crescimentos anmalos e mal inseridos, ou to severa como a passagem de uma mquina cortasebes em todo o pomar. Em alguns pomares onde esto instaladas variedades Sul (Southern), os produtores, depois da colheita procedem a uma poda com corta-sebes. Esta prtica tem como objetivo reduzir o tamanho do arbusto, diminuir o consumo de gua (ao reduzir a superfcie foliar) e controlar o vigor. Neste caso a sebe formada a cerca de 1m a 1,3m, quer com o topo plano quer com uma inclinao. Um outro tipo de poda de Vero, feita em qualquer variedade, consiste no atarraque em cerca de 20 a 30 cm de ramos principais, com o objetivo de que se estimule a rebentao de gomos laterais e assim ter-se uma maior quantidade de ramos produtivos na Primavera seguinte. Esta poda de Vero deve ser feita logo a seguir colheita, para permitir o atempamento das varas antes do Inverno. Porm, esta prtica no deve ser feita sem que o produtor realize ensaios durante anos consecutivos, pois os resultados podem at ser contrrios ao desejado, dependendo da variedade e do local. Por outro lado uma primeira escolha das varas de renovao pode ser feita no Vero, mantendo as principais candidatas para seleo na poda de Inverno, procedendo, assim, a uma economia de energia da planta.

Poda de renovao
Apesar de se indicar, que a esperana de vida econmica de aproximadamente 20 a 25 anos, na verdade uma correta conduo da poda, e a excusso de algumas podas de renovao, a plantao pode perpetuar-se por muitas mais dcadas, sempre em excelentes condies de produo. As podas de renovao fazem-se em pomares que no foram corretamente podados ou em que se verificou um abrandamento da renovao anual de varas e do seu vigor. Nestes casos pode-se fazer um corte severo, com reduo do nmero de todas as varas com mais de 2 ou 3 anos, procurando-se estimular, assim, a rebentao. Inclusivamente alguns autores referem que uma poda total, ou seja, a remoo de toda a parte area e sacrifcio de um ano de produo, pode compensar quer pela rpida resposta, e por uma superproduo no segundo ano (Retamales and Hancock 2012).

Poda para mecanizao


Quando se conduz um pomar para nele trabalharem mquinas e equipamentos de colheita, deve-se, em primeiro lugar, escolher variedades que tenham, por natureza, qualidades para este tipo de colheita.

Por outro lado, para que as perdas sejam minimizadas, deve-se procurar que a coroa de produo seja mais estreita, ou seja, a ideia da conduo em que se procura formar uma taa abandonada neste tipo de produo, procurando que os arbustos tenham menos varas e estas mais concentradas no centro.

Estes arbustos, normalmente, so conduzidos de forma a terem uma forma piramidal ou cilndrica, procurando que o mximo de frutos se forme no mesmo plano.

1 2

Podado como uma macieira : 1 Varas amputadas, eliminados os gomos da ponta. S um ramo do ano anterior foi deixado, sem ser eliminados todos os gomos florais. 2 Varas bifurcadas da base - muita vegetao e pouca fruta (Sever do Vouga)

Estimativa de Custos de uma plantao base de Mirtilo (1 hectare e 4.000 plantas de densidade).

Quantidade (unidades; kg; m2)

Prc unitrio ()

Anlises elementares. Adubo orgnico Adubo fundo Aplicao de fertilizantes Preparao do solo Rasgos Mo de obra

2 1300 40

24 3510 816

1 2 1 1

200 400 250 600

Plantas mirtilo 1m x 2,5 Rega (inclui Bombas) Telas Cintures, baldes de apanha, tesouras

4000 1 6000

11200 6.000 2100

30

420

Custo Total

25.520

No inclui, furo de gua, depsito, rede anti pssaro, vedaes, construes, baixada eltrica, estufa nem desmatamento.

Cenrio 1
Produo mdia no pico de 10.000 kg/ha Preos por kg: 3,5 Sem considerar ajudas PRODER

Cenrio de elevado interesse quer para agricultura empresarial (investimento) quer para agricultura familiar.
1 anos balano (-) explicado pela amortizao do investimento inicial (no perceptvel em caso de apoio PRODER)

Oportunidades: 1 - Aumentar produo 2 Melhores preos/poca

2 A mo de obra do empresrio agrcola (auto-salrio) imputado como custo mo de obra.

Cenrio 2
Produo mdia no pico de 5.000 kg/ha Preos por kg: 3,5 Sem considerar ajudas PRODER

Cenrio em que a cultura feita no vermelho, Apenas de interesse para Agricultura Familiar.

H que aumentar produtividade


1 anos balano explicado pela amortizao do investimento inicial 2 A mo de obra do empresrio agrcola (auto-salrio) imputado como custo mo de obra.

Demonstrao de Resultados Previsional


2012 Vendas Gastos de Manuteno Gastos com o pessoal Resultado Operacional Depreciao e amortizao RESULTADO ANTES DE IMPOSTOS Imposto sobre o rendimento do perodo RESULTADO LQUIDO DO PERODO 0 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024 2025 2026 2027 2028 2029 2030 2031

0 10.733 21.000 26.133 36.400 42.000 42.000 42.000 36.400 36.400 36.400 31.267 31.267 31.267 26.133 26.133 26.133 21.000 21.000 2.430 4.373 2.430 2.430 2.430 2.430 2.430 2.430 2.430 2.430 2.430 2.430 2.430 2.430 2.430 2.430 2.430 2.430 9.354 9.216 5.888 3.328 2.430 9.435 9.135 5.888 3.247

0 1.730 299 504

8.149 10.020 13.888 16.248 16.403 16.558 14.558 14.693 14.828 12.932 13.050 13.167 11.198 11.297 11.396

299 2.234 6.198 6.198

3.930 10.421 13.683 20.082 23.322 23.167 23.012 19.412 19.277 19.142 15.904 15.787 15.670 12.505 12.406 12.307 6.198 6.198 4.224 6.198 6.198 6.198 6.198 6.198 6.198 5.888 5.888 5.888 5.888 9.900 5.888 9.782 5.888 6.618 5.888 6.519 5.888 6.420

-6.497 -8.431 -2.267

7.486 13.885 17.124 16.969 16.814 13.215 13.390 13.254 10.017

0 4.224

1.871

3.471

4.281

4.242

4.204

3.304

3.347

3.314 9.941

2.504 7.513

2.475 7.425

2.446 7.337

1.654 4.963

1.630 4.889

1.605 4.815

832 2.496

812 2.436

-6.497 -8.431 -2.267

5.614 10.414 12.843 12.727 12.611

9.911 10.042

Pressuposto 10.000 kg/ha/ano Preo venda fresco, mdio, 3,5/kg

Metas e Exemplos
H quem produza 30 toneladas por hectare ano; Algumas grandes exploraes chegam a passar a mdia dos 15 ton/h;

As mdias a nvel nacional esto inferiores a 6 ton/ha.

H que fazer bem. interCom estudo, bom senso, e inter-ajuda.

Servi Servios prestados pela Conta Mais

Projectos PRODER INSTALAO JOVENS AGRCIULTORES

1 Elaborao de projectos de Investimento Candidatura PRODER

500 + 200/dia dedicado ao projecto.

Aprox at 1.500/projecto (mirtilo).

2- Contabilidade (organizada) includa nos honorrios do projecto, de acordo negociao.

3- Assistncia em Engenharia Agronmica, em regime de avena, desde 50/consulta na explorao.

re mp Se

dis

o! si po

contamaisconsultoria.wordpress.com
258 488 341 968 271 730

contamaisconsultoria.wordpress.com

Lurdes Gonalves

Potrebbero piacerti anche