Sei sulla pagina 1di 4

Dons do Esprito Santo. 1 Corntios 12 ; 4 ao 12 4 - Ora, h diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo. 5 - E h diversidade de ministrios, mas o Senhor o mesmo.

o. 6 - E h diversidade de operaes, mas o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 - Mas a manifestao do Esprito dada a cada um, para o que for til. 8 - Porque a um pelo Esprito dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Esprito, a palavra da cincia; 9 - E a outro, pelo mesmo Esprito, a f; e a outro, pelo mesmo Esprito, os dons de curar; 10 - E a outro a operao de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espritos; e a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao das lnguas. 11 - Mas um s e o mesmo Esprito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 12 - Porque, assim como o corpo um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, so um s corpo, assim Cristo tambm *Dons so presentes de Deus. * Conforme vc pede, Deus te d, por isso saiba pedir e saiba o que vc est pedindo. Palavra de Sabedoria - Uma enunciao do Esprito Santo aplicando a Palavra de Deus, ou a sua sabedoria, a uma determinada situao. Palavra de Conhecimento - o Esprito Santo revelando conhecimento a respeito de pessoas, circunstncias, ou verdades bblicas. F - F sobrenatural comunicada pelo Esprito Santo, capacitando o crente a crer em Deus, para a realizao de milagres. Cura - Restaurao da sade de algum por meios sobrenaturais divinos. Operao de Maravilhas - Poder divino sobrenatural para alterar o curso da natureza. Profecia - A capacidade momentnea e especial para transmitir mensagem, advertncia, exortao ou revelao da parte de Deus sob a direo do Esprito Santo. Discernimento de espritos - Capacidade especial para julgar se profecias e enunciaes sobrenaturais outras, provm do Esprito Santo. Falar em outras Lnguas - Expressar-se a nvel do esprito, sob a influncia direta do Esprito Santo, numa lngua que a pessoa no aprendeu e nem conhece. Interpretao de Lnguas - Capacidade especial para interpretar o que falado em lnguas estranhas, pelo Esprito Santo. No recebemos as bnos por no saber pedir: MATEUS 20 ; 22 TIAGO 4 ; 3

Frutos do Esprito Santo. Glatas 5 ; 22 - Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana. 23 - Contra estas coisas no h lei. 24 - E os que so de Cristo crucificaram a carne com as suas paixes e concupiscncias. 25 - Se vivemos em Esprito, andemos tambm em Esprito. * Quem tem a Cristo passa a ser uma rvore, e como rvore temos que gerar frutos que so vidas, mas Espritualmente quem tem o Esprito Santo, tem que gerar seus frutos. I - AMOR (GAPE) O amor a base da vida crist e o resumo de todos os mandamentos da Lei. A palavra grega que expressa o amor de Deus gape,muitas vezes traduzida por caridade, por tratar-se de amor entrega, doao sem a preocupao da retribuio, do retorno. o amor de Deus, na sua forma mais elevada e profunda (Joo:3:16) - o amor altrusta, no egosta nem egocntrico, que ama at os inimigos. O amor a base de todo relacionamento perfeito no cu e na terra. No sem motivo que o batismo no Esprito Santo muitas vezes relatado e chamado de batismo de amor, pois literalmente ondas de amor nos invadem e nos impulsionam a um novo relacionamento com Deus e com o prximo. (Ddiva de Deus) II - ALEGRIA. Alegria o profundo regozijo do corao, o verdadeiro gosto de viver, a "satisfao no Senhor", independente das circunstncias. Sua fonte est na graa de Deus. O discpulo pode ter momentos de tristeza, "...pela manh, porm, vem o cntico de jbilo" (Salmo: 30:5). Mesmo durante as mais duras provaes, podemos experimentar a alegria. Leia Joo:16:22 - A ausncia de Jesus provocaria "Tristeza" nos discpulos, mas a sua presena lhes traria "Alegria". A nossa"Alegria" ningum poder tirar, pois temos em ns o Esprito de Jesus, o leo da alegria (Salmo: 45:7). III - PAZ Paz uma atitude de serenidade, calma e fora, tranqilidade e quietude de esprito, produzida pelo Esprito Santo, mesmo na adversidade e nas tribulaes. Jesus nos prometeu essa paz; Ele disse: "A minha paz vos dou ..."Ela deriva de nossa perfeita confiana (F) em Deus, guarda os nossos coraes da ansiedade, vem pela palavra de Deus e devemos busc-la. Podemos perder a paz temporariamente por causa do pecado sem confisso, mas o Esprito nos traz de volta com a orao de confisso e leitura da Palavra de Deus. Exemplo em Jesus:- (Joo 14:27 e 16:33).

IV - LONGANIMIDADE Longanimidade a qualidade dada por Deus que faz o homem ser paciente at na provao. Provrbios 16:32 nos diz: A irritao, a ira, a vingana, so obras da carne opostas longanimidade. Na linguagem popular, ter o pavio comprido, demorando muito para explodir, o amor que nos leva a ir longe, tratando com pacincia as pessoas com suas falhas, fraquezas, ignorncias, demoras e pecados. De acordo com Lucas 6:35 V BENIGNIDADE No verso acima (Lucas: 6:35) vemos que Deus benigno at para com os maus e ingratos. A benignidade est associada idia deamabilidade, brandura, compaixo e misericrdia. (Leia Mateus:25:40) - Jesus disse que quando fazemos atravs do amor gape manifestado na benignidade, desinteressadamente a um pequenino irmo, ns estamos fazendo Para o Prprio Jesus. VI BONDADE Bondade o carinho com que tratamos as outras pessoas, querendo sempre o bem dos outros, transmitindo a bondade e a misericrdia com que o Senhor nos tem tratado. No Salmo 23:6 - nos diz que certamente a Bondade e a Misericrdia me seguiro todos o dias da minha vida. VII FIDELIDADE Fidelidade uma qualidade que o Esprito Santo molda em nosso carter cristo, carter este que nos faz fiis em tudo. Sendo o discpulo fiel no pouco, tambm o ser no muito e sobre o muito ser colocado (Leia Mateus 25.21). Esse fruto nos leva a sermos fiis ao Senhor, ao prximo e a ns mesmos. Fiis nos dzimos, nas ofertas, no tempo, nos pensamentos; entregando-os a Deus todo o nosso trato, acordo, negcios com prximo, e com os nossos compromissos financeiros, contribuindo com as causas justas e recuperao espiritual. Fiis com ns mesmos, no nos vendendo por preo algum, no abrindo mo dos valores espirituais da Palavra de Deus. (Leia Apocalipse: 2:10) Os que permanecerem Fiis at a morte, recebero a Coroa da Vida. VIII MANSIDO Mansido tem muito a ver com brandura e humildade. O discpulo cheio do Esprito abrigar tambm esse fruto em seu corao. Vemos na vida de Pedro claramente essa diferena, o Pedro impulsivo e at violento antes do Pentecostes, em contraste, o amvel e submisso aps. Tambm o Moiss de antes de ter uma experincia ntima com Deus, agindo de forma brusca e violenta, e aps tornando-se o homem mais manso de toda a

terra (Nmeros: 12:3). A certeza de estarmos andando com Cristo nos faz mansos como Ele foi quando enfrentou seus acusadores e a cruz. IX - DOMNIO PRPRIO Domnio prprio expressa autocontrole, autodisciplina, temperana e moderao. Devemos buscar no Esprito Santo foras para nos controlarmos. Para um rio violento gerar energia necessrio que seja represado, contido. Para usar-se um cavalo precisa-se antes domestic-lo, doma-lo. Domnio prprio o controle Total de nossas lnguas, que muitas vezes afiadas e apressadas, nos levam a fazer o mal. Domemos nossa lngua e domaremos todo o nosso ser. Falemos somente o bem, desejando e confessando coisas boas e seremos bons. Ns recebemos autoridade na terra, como Igreja de Jesus. Saibamos usar dessa autoridade a comear por em ns mesmos. Auto-controle no agir, no falar e alimentar-nos de palavras que edificam e no destroem. CONCLUSO Ns, discpulos de Jesus devemos dar lugar em tudo ao Esprito Santo, nas atitudes, nas palavras, nas aes e comportamentos. A vida crist um todo e somos conhecidos de Deus atravs dos nossos frutos. Toda rvore boa d bons frutos. Mateus: 7: 15 a 20. Atravs do amor gape recebido de Deus exerceremos em harmonia os dons e o fruto do Esprito. "Convm que Jesus cresa e eu diminua", palavras de Joo Batista (Joo 3:30), e agora nossas tambm.

Potrebbero piacerti anche