Sei sulla pagina 1di 1

Ao final do sculo XIX, no perodo de formao da Sociologia enquanto cincia, mile Durkhei m preocupava-se em criar regras para o mtodo

sociolgico, garantindo-lhe um status de saber cientfico, assim como as demais reas do conhecimento, a exemplo da biolog ia, da qumica, entre outras. Contudo, to importante quanto definir o mtodo era defi nir o objeto de estudo. Assim, segundo Durkheim, sociologia caberia estudar some nte os fatos sociais , e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sen tir exteriores ao indivduo, dotadas de um poder de coero sobre este mesmo indivduo.

As respostas para nossa organizao social estariam nos fatos sociais e para isso se ria necessria a aplicao de um mtodo para os compreendermos melhor enquanto objeto so ciolgico, devendo ser vistos como se fossem coisas , como se fossem objetos passveis de anlise, assim como a biologia se debrua sobre uma planta. Para ele, o homem nat uralmente cria falsas noes do que so as coisas que o rodeiam, mas no atravs da criao ideias que se chegar realidade. Para Durkheim, deve-se propor a investigao dos fat os para buscar as verdadeiras leis naturais que regem o funcionamento e a existnc ia destes, pois possuem existncia prpria e so externos em relao s conscincias individu is. Em sua obra intitulada As regras do mtodo sociolgico, de 1895, Durkheim afirma que espera ter definido exatamente o domnio da sociologia, domnio esse que s compreende um determinado grupo de fenmenos. Um fato social reconhece-se pelo seu poder de coao externa que exerce ou suscetvel de exercer sobre os indivduos; e a presena desse poder reconhece-se, por sua vez, pela existncia de uma sano determinada ou pela re sistncia que o fato ope a qualquer iniciativa individual que tenda a violent-lo [.. .]. um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou no, suscetvel de exercer sob re o indivduo uma coao exterior, ou ainda, que geral no conjunto de uma dada socied ade tendo, ao mesmo tempo, uma existncia prpria, independente das suas manifestaes i ndividuais . Os fatos sociais dariam o tom da ordem social, sendo construdos pela s oma das conscincias individuais de todos os homens e, ao mesmo tempo, influenciam cada uma. O importante a realidade objetiva dos fatos sociais, os quais tm como caracterstic a a exterioridade em relao s conscincias individuais e exercem ao coercitiva sobre est as. Mas uma pergunta se coloca: de onde vem esta ao coercitiva? Pensemos em nossa sociedade atual. Fomos criados, por nossos pais e pela sociedade, com a ideia de que no podemos, em um restaurante, virar o prato de sopa e beber de uma s vez, po is certamente as pessoas vo rir ou talvez achar um tanto quanto estranho, j que ex istem talheres para se tomar sopa. No existem leis escritas que impeam quem quer q ue seja de virar o prato de sopa, segurando-o com as duas mos para beber rapidame nte. No entanto, a grande maioria das pessoas se sentiria proibida de praticar i sso. Da mesma forma, por que quando trabalhamos em um escritrio ou algum lugar fo rmal os homens esto de terno e no de pijamas? Isso a ao coercitiva do fato social, o que nos impede ou nos autoriza a praticar algo, por exercer uma presso em nossa conscincia, dizendo o que se pode ou no fazer. Se um indivduo experimentar opor-se a uma dessas manifestaes coercitivas, os sentim entos que nega (por exemplo, o repdio do pblico por um homem de terno rosa) voltar -se-o contra ele. Em outras palavras, somos vtimas daquilo que vem do exterior. As sim, os fatos sociais so produtos da vida em sociedade, e sua manifestao o que inte ressa a Sociologia.

Potrebbero piacerti anche