Sei sulla pagina 1di 41

Manual De Orientao e Administrao

Harvestime International Institute 14431 Tierra Dr. Colorado Springs, CO 80921 http://www.harvestime.org

CONTEDO
Introduo Objetivos PARTE UM: INTRODUZINDO A REDE E O IITC Rede Internacional Tempo De Colheita O Nome Declarao De Propsitos Declarao Doutrinria Instituto Bblico Tempo De Colheita: O Nome O Que Ns No Somos Estrutura E Funo nfases Do Currculo Reproduo Espiritual Progresso Corpo Docente E Administrativo Colaboradores Do Currculo Currculo PARTE DOIS: MANUAL DE ESTUDO INDEPENDENTE Formato Do Curso Material De Estudo Sete Passos Do Estudo Exame Final Concluso Do Treinamento PARTE TRS: MANUAL ADMINISTRATIVO O Desafio: Treinar Os Leigos Grau De Instruo Para Iniciar Adaptao Do Material Para Pessoas Iletradas Estabelecendo Institutos Locais Mantendo O Registro Dos Estudantes Estudo Em Grupo: Preparao Antecipada Estudo Em Grupo: Conduzindo As Aulas Concluindo O Programa Como Estabelecer Um Centro De Treinamento Continuao Dos Estudos Polticas De Reproduo E Traduo

INTRODUO
Este Manual Introdutrio providencia orientaes para o aluno sobre o INSTITUTO BBLICO TEMPO DE COLHEITA, um ministrio da REDE INTERNACIONAL TEMPO DE COLHEITA. A Parte Um deste Manual apresenta uma introduo a RITC e ao Instituto. A Parte Dois contm diretrizes para o estudo individual das matrias do currculo. A Parte Trs um manual administrativo que traz orientaes para o estudo em grupo, reproduo, e traduo do currculo.

OBJETIVOS
Este manual: Introduz a Rede Internacional Tempo de Colheita. Providencia uma viso geral dos objetivos curriculares. Providencia as diretrizes para estudo individual. Explica as diretrizes administrativas do estudo em grupo. Explica as polticas de reproduo, distribuio e traduo.

PARTE UM APRESENTANDO A REDE INTERNACIONAL TEMPO DE COLHEITA


O NOME O nosso nome reflete claramente a nossa identidade: REDE: Uma rede a unio de muitos segmentos para formar um todo. Trabalhar entre as denominaes, organizaes e naes numa nova rede de evangelismo a viso deste ministrio. Numa simples declarao, a rede consiste de pessoas conversando umas com as outras, compartilhando idias, informaes e recursos para alcanar um objetivo comum. Para a Rede Internacional Tempo de Colheita, este objetivo alcanar o mundo com o Evangelho do Reino. Esta rede pode ser comparada com uma rede de pesca natural, formada por uma multido de pequenas cadeias de diversos tamanhos, cada uma vinculada a todas as outras, quer direta ou indiretamente. A definio do Novo Testamento para a Igreja um exemplo de se trabalhar em rede. A Igreja vista como um corpo unido, com muitas partes, crentes capacitados pelo Esprito Santo funcionando juntos em ministrio e misso (1 Corntios 12.4-31). O poder controlador da rede a autoridade da Palavra de Deus e o encabeamento do Senhor Jesus Cristo. INTERNACIONAL: A palavra "internacional" significa "entre ou no meio das naes". Nossa viso global em natureza, com uma nfase especial nos povos ainda no alcanados com a mensagem do Evangelho. TEMPO DE COLHEITA: Este nome enfatiza a urgncia da ordem divina para a colheita. A Bblia adverte que "onde no h viso, o povo perece" (Pv 29.18, traduo do ingls). Jesus Cristo desafiou seus seguidores com uma das maiores vises de todos os tempos: ... erguei os vossos olhos e vede os campos, pois j branquejam para a ceifa" (Joo 4.35). O desafio de suprir obreiros para os campos de colheita do mundo aumenta quanto mais nos aproximamos do retorno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

No mundo natural, ceifar ou colher o ato ou processo de reunir os gros maduros, ganhar ou obter pelo esforo o produto de qualquer trabalho. No mundo espiritual, a analogia dos princpios naturais da colheita usada para a colheita de almas, de homens, mulheres e crianas atravs da apropriada apresentao do Evangelho. Jesus disse: ... A seara, na verdade, grande, mas os trabalhadores so poucos" (Mateus 9.37). O nico modo de esta grande colheita espiritual ser colhida por meio de cada crente nascido de novo tornar-se um cristo reprodutivo... Um ceifeiro. com o cumprimento desta viso que a Rede Internacional Tempo de Colheita est comprometida: levantar obreiros para a colheita espiritual mundial.

DECLARAO DE PROPSITOS
Foi sobre a colheita espiritual nos campos do mundo que o Senhor Jesus focalizou a ateno dos Seus discpulos, quando declarou: "No dizeis vs que ainda h quatro meses at ceifa? Eu, porm, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois j branquejam para a ceifa" (Joo 4.35). O desafio dado pelo nosso Senhor Jesus Cristo para levantar trabalhadores, homens e mulheres, que sabem como ceifar a colheita espiritual nos campos do mundo para o reino de Deus. para este propsito que ns existimos - para recrutar, treinar e mobilizar uma rede de ceifeiros internacionais capazes de: 1. Interceder pela colheita espiritual internacional: E, ento, se dirigiu a seus discpulos: A seara, na verdade, grande, mas os trabalhadores so poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara (Mt 9.37-38). Pede-me, e eu te darei as naes por herana e as extremidades da terra por tua possesso (Salmos 2.8). 2. Articular os princpios da colheita espiritual: E o que de minha parte ouviste atravs de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiis e tambm idneos para instruir a outros (2 Tm 2.2). 3. Demonstrar os princpios da colheita espiritual: A minha palavra e a minha pregao no consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstrao do Esprito e de poder, para que a vossa f no se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus (1 Co 2.4-5).

4. Comunicar a urgncia do mandato de uma colheita espiritual ao redor de todo o mundo: Passou a sega, findou o vero, e ns no estamos salvos (Jeremias 8.20). 5. Mobilizar os membros do corpo de Cristo para determinados em todo o mundo, para a colheita final: colher seus campos

No dizem a eles mesmos: Temamos agora ao SENHOR, nosso Deus, que nos d a seu tempo a chuva, a primeira e a ltima, que nos conserva as semanas determinadas da sega (Jeremias 5.24).

DECLARAO DOUTRINRIA
Os propsitos e objetivos da RITC focalizam-se nos princpios espirituais da colheita revelados na Palavra de Deus. A posio doutrinria deste ministrio tambm est centralizada nesta grande viso: A PALAVRA DE DEUS A Semente ... a semente a palavra de Deus (Lucas 8.11). As Escrituras do Antigo Testamento e do Novo Testamento so a verdadeira Palavra de Deus, o fundamento da f, compreenso, vida e ministrio cristo. A Escritura no possui qualquer erro e nada pode ser-lhe acrescentado ou retirado, ou mudado pela tradio ou suposta revelao. "Para sempre, Senhor, a Tua Palavra est firmada nos cus" (Sl 119.89). O DEUS TRINO O Senhor da Colheita Rogai, pois, ao Senhor da seara [colheita] (Mateus 9.38). A Divindade consiste de Deus o Pai, Deus o Filho e o Esprito Santo. Eles so coexistentes, co-iguais e co-eternos. Pois h trs que do testemunho no cu: o Pai, a Palavra e o Esprito Santo; e estes trs so um (1 Joo 5.7). DEUS O PAI: H um s Deus, ilimitado, eterno e perfeito, Criador dos cus e da terra. Porque assim diz o SENHOR, que criou os cus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que no a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e no h outro (Isaas 45.18).

DEUS O FILHO, JESUS CRISTO: Jesus foi sobrenaturalmente concebido pelo Esprito Santo e nascido da virgem Maria. Ele foi o perfeito sacrifcio pelo pecado de toda a humanidade atravs de Sua morte e o derramamento do Seu sangue. Ele levantou-se da morte em Seu prprio corpo glorificado, apareceu a muitos, ascendeu aos cus e retornar a terra em poder e glria. Ele agora a Cabea do Seu Corpo, a Igreja, vitorioso sobre todos os poderes das trevas e est direita da mo de Deus fazendo intercesso pelos crentes. Pelo que tambm Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que est acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos cus, na terra e debaixo da terra, e toda lngua confesse que Jesus Cristo Senhor, para glria de Deus Pai (Filipenses 2.9-11). DEUS O ESPRITO SANTO: O Esprito Santo inspirou a Palavra de Deus, ungiu a Jesus Cristo para Seu ministrio, encheu a Igreja com poder e transformar os corpos mortais dos crentes na glria da ressurreio. O Esprito Santo convence o mundo do pecado, justia e juzo, unindo o homem a Jesus Cristo em f, trazendo o novo nascimento e habitando dentro do crente. O batismo no Esprito Santo est disponvel para todos os crentes em Jesus Cristo e ser evidenciado pela habilidade de ser uma poderosa testemunha de nosso Senhor ressuscitado, como tambm pelo sinal confirmador de Atos 2.4. Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria e at aos confins da terra (Atos 1.8). Os dons do Esprito esto disponveis para o crente atravs do ministrio do Esprito Santo, Aquele que concede pelo menos um dom a cada crente, como Ele quer. Mas um s e o mesmo Esprito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente (1 Co 12.11). O Esprito Santo tambm torna possvel o fruto do Esprito, capacitando o crente a crescer em santificao. Mas o fruto do Esprito : amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio. Contra estas coisas no h lei (Glatas 5.22-23). O HOMEM O Semeador Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear (Marcos 4.3). O homem foi criado por Deus Sua imagem e semelhana. Atravs do pecado original de Ado e Eva, todos os homens se tornaram pecaminosos por natureza. O homem totalmente incapaz de retornar para Deus por si mesmo, e est perdido sem esperana se no receber a salvao de Jesus Cristo. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se h corpo natural,

h tambm corpo espiritual. Pois assim est escrito: O primeiro homem, Ado, foi feito alma vivente. O ltimo Ado, porm, esprito vivificante. Mas no primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, terreno; o segundo homem do cu (1 Corntios 15.45-47). SALVAO A Colheita Mas o que foi semeado em boa terra o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um (Mt 13.23). Salvao o Dom de Deus pela graa mediante a f em Jesus Cristo. No h nenhum outro nome exceto o nome de Jesus pelo qual a humanidade pode ser salva. Por converter-se do pecado, dar frutos de arrependimento e confiar em Cristo e em Sua morte pelos pecados de todos, o homem nasce de novo para a vida eterna atravs do Esprito Santo. Atravs deste ato redentor vem o perdo dos pecados, libertao da escravido do mundo e a liberdade no Esprito de Deus (Ef 2.8-9). A IGREJA Os Trabalhadores Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara (Mateus 9.38). A Igreja o Corpo e a Noiva de Cristo. A misso primria da Igreja ensinar todas as naes e fazer discpulos, levando o evangelho do Reino para todos os homens com confirmao de sinais. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado ser salvo; quem, porm, no crer ser condenado. Estes sinais ho de acompanhar aqueles que crem: em meu nome, expeliro demnios; falaro novas lnguas; pegaro em serpentes; e, se alguma coisa mortfera beberem, no lhes far mal; se impuserem as mos sobre enfermos, eles ficaro curados (Marcos 16.15-18). A CONSUMAO A Colheita Final Outro anjo saiu do santurio, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra j amadureceu! (Apocalipse 14.15). A consumao (o fim) de todas as coisas inclui o visvel e glorioso retorno de Jesus Cristo, a ressurreio dos mortos e a transladao dos vivos, em Jesus Cristo, e o julgamento dos justos e injustos. Satans com suas hostes e todos os homens sem Cristo sero separados da presena de Deus para a eterna condenao enquanto os redimidos estaro na presena de Deus pela eternidade. No queremos, porm, irmos, que sejais ignorantes com respeito

aos que dormem, para no vos entristecerdes como os demais, que no tm esperana. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim tambm Deus, mediante Jesus, trar, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: ns, os vivos, os que ficarmos at vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descer dos cus, e os mortos em Cristo ressuscitaro primeiro; depois, ns, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor (2 Tessalonicenses 4.13-17). Vi tambm os mortos, os grandes e os pequenos, postos em p diante do trono. Ento, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros (Apocalipse 20.12).

O INSTITUTO BBLICO TEMPO DE COLHEITA


O NOME DO INSTITUTO INTERNACIONAL A palavra "instituto" mais do que "centro de treinamento" ou "escola" foi escolhido porque, na forma de substantivo, a palavra no apenas significa centro de treinamento, mas tambm significa uma unio ou associao. Isto reflete os aspectos de rede de trabalho da RITC, patrocinadora do Instituto. A viso para trabalhar com o treinamento de cada crente atravs de organizaes ou igrejas j existentes. A palavra "instituto" em sua forma verbal traz o sentido de ser, desenvolver, criar, iniciar, conceber e gerar. O Instituto nasceu de uma viso elaborada para mover cada crente da viso realidade, da observao demonstrao do poder de Deus. O QUE NS NO SOMOS O Instituto no um Seminrio Teolgico para aqueles que desejam estudar apenas questes teolgicas ou receber treinamento especializado nos idiomas bblicos, arqueologia, histria e etc. No estamos em competio com a estrutura tradicional dos colgios bblicos. Para aqueles que so educacionalmente e financeiramente qualificados, que possuem fcil acesso a uma escola teolgica, que possuem interesse e desejo de cursar um seminrio e cujas circunstncias permitem, ns encorajamos que se busque uma educao mais formal. Nosso treinamento para aqueles que no desejam ou no podem ter estas oportunidades de treinamento. A Rede Internacional Tempo de Colheita, a organizao patrocinadora do Instituto, no uma denominao e no deseja criar uma estrutura denominacional. Ns somos uma rede de trabalho operando entre as denominaes, igrejas, organizaes e naes para levantar trabalhadores para os campos de colheita no mundo. O Instituto no um programa de auto-ajuda. Deus no est ensinando auto-ajuda, mas sim, tomando homens e mulheres mortos em seus delitos e pecados e tornandoos espiritualmente vivos. Isto radicalmente diferente de auto-ajuda.

ESTRUTURA E FUNES O Instituto um programa de treinamento para cada crente, elaborado para alcanar cada nvel do corpo de Cristo. O treinamento baseado na Bblia e pode ser usado para estudo individual, em grupos de estudo nos lares ou em organizaes, escolas evanglicas de treinamento (institutos ou seminrios bblicos, escolas de ministrios), prises ou igrejas. O Instituto foi concebido pelo Esprito Santo em resposta ao clamor dos campos de colheita no mundo por um material gerado para treinar cada discpulo do Senhor. Igrejas envolvidas no treinamento de discpulos e lderes encontram muitos programas disponveis, mas que consistem de dois tipos de aproximao: Primeiramente, h o tpico treinamento teolgico do Seminrio ou Escola Bblica tradicional que inclui latim, grego, arqueologia bblica, e muitos outros cursos no includos por Jesus no treinamento dos Seus discpulos. Muitos destes cursos esto alm do nvel educacional do cristo comum. Acessibilidade geogrfica ao seminrio bblico ou os altos custos do treinamento tambm so problemas neste tipo de aproximao. Em segundo lugar, h o tipo de seminrio aonde apenas duas ou trs partes do treinamento so dadas, o que no suficiente para conduzir o crente da viso realizao. Por exemplo: em alguns seminrios os estudantes podem ser ensinados sobre "Como ter o poder de Deus", com grande nfase no miraculoso, mas no recebem nenhum treinamento sobre os aspectos prticos. Eles podem sair do seminrio com zelo, mas sem nenhum conhecimento prtico de como utilizar o poder de Deus. Outros seminrios focalizam sobre "A Vida Crist Vitoriosa", enquanto os fundamentos da f so ignorados. Algumas pessoas esto tentando ensinar os crentes a viverem vitoriosamente sem realmente compreenderem o que significa nascer de novo. Em alguns seminrios, os participantes so introduzidos em profundas revelaes que lhes inspiram, mas no so ensinados sobre como estudar a Palavra de Deus para receberem sua prpria iluminao do Esprito Santo. Eles se tornam, ento, apenas imitadores do que eles tm ouvido. O INSTITUTO BBLICO TEMPO DE COLHEITA mais extensivo do que um seminrio em sua aproximao e contedo. Ao mesmo tempo, ele no to inclusivo quanto uma Escola Bblica. Ele elimina todas as matrias que no esto diretamente relacionadas com o crescimento e a reproduo espiritual. O Instituto mvel em sua forma. Ele pode funcionar em qualquer lugar do mundo e permite que cada crente seja treinado sem precisar sair de seu ambiente atual. Os estudantes estudam dentro do contexto de sua prpria cultura, permitindo que suas atividades dirias permaneam estveis enquanto se torna um laboratrio do que eles esto aprendendo. O Instituto usa o fator da distncia como um elemento positivo no desenvolvimento do aprendizado independente. O objetivo da educao no fazer os estudantes dependerem dos mestres, mas torn-los independentes. O Instituto no gasta milhes de reais em tijolo e argamassa para construir centros de treinamento evanglicos. Os treinamentos podem ser oferecidos nos lugares existentes, como uma casa, templo de igreja ou escola. Jesus no construiu edifcios, todavia Ele levou os homens da viso at a realizao. o contedo, no o lugar fsico, que estabelece um instituto de treinamento como uma fora espiritual eficaz em Deus.

10

Um grande lder nos Estados Unidos, Benjamim Franklin, disse certa vez: D-me 26 soldados e eu conquistarei o mundo. Estava referindo-se aos tipos da copiadora com as 26 letras do alfabeto ingls. Ele reconheceu o impacto da pgina impressa. O recorde de vendas da distribuio e traduo da Palavra escrita de Deus, a Bblia, demonstra a efetividade desta forma de comunicao. Em seu formato impresso ou em disquetes de computador ou Cd-Rom, o Instituto Tempo de Colheita pode ser levado s naes sem problemas culturais ou caros custos de envio. Qualquer um pode fazer downloads (baixar um arquivo e copi-lo para seu computador) em qualquer parte do mundo pela Internet, livre de despesas. O currculo pode ser reproduzido depois nos prprios pases e isto mantm o valor dos cursos no mnimo possvel, para que possa ser pago por pessoas comuns. O Instituto no um curso tradicional por correspondncia. Tais escolas somente so eficazes aonde h um bom sistema postal. Desde que o Instituto busca os povos no alcanados nos lugares mais remotos, o mtodo de curso por correspondncia no eficaz devido ao servio postal que limitado nestas reas. O Instituto um programa de adestramento descentralizado. Isto significa que um controle mnimo exercido pelo escritrio principal do Instituto. Ns manteremos o controle do currculo e das diretrizes de reproduo, traduo e organizao das sesses de treinamento, porm ns no controlamos os detalhes do funcionamento dos Institutos locais. A descentralizao habilita o crescimento rpido e mantm a flexibilidade necessria a um programa desta natureza. Em breve estaremos disponibilizando um Cd-rom com todos os cursos. Para maiores informaes, entre em contato conosco. NFASES DO CURRCULO O Currculo do Instituto enfatiza duas reas principais: Primeiramente, aquilo que Jesus ensinou por palavra e demonstrao para levantar lderes treinados e motivados. O treinamento focaliza-se no que Jesus ensinou para transformar pessoas comuns em cristos reprodutivos que alcanaram seu mundo com a mensagem do evangelho em demonstrao de poder. Freqentemente, uma grande nfase colocada sobre os mtodos de ensino de Jesus, com pouqussima ateno no contedo. Mas o que Ele realmente ensinou para converter homens de pescadores e coletores de impostos em ceifeiros internacionais? Segundo, o currculo enfatiza o que foi demonstrado e ensinado durante o tempo de Atos e nas Epstolas, conforme o plano de Deus era institudo nas igrejas primitivas. Esta nfase, de modo nenhum, desacredita o valor e inspirao do restante das Escrituras. Jesus freqentemente se referiu ao Antigo Testamento em Seus ensinos. Ele baseou Sua vida e ministrio na revelao total da Palavra de Deus. O Instituto equipa crentes com habilidades de estudo bblico criativo, permitindo a continuao do estudo de toda a Escritura aps o curso bsico de treinamento. Mas o foco primrio do treinamento do Instituto ensinar o que Jesus ensinou para levar homens da viso realizao e s estratgias de como Seu plano foi iniciado na Igreja. O currculo

11

enfatiza demonstrao. Ele treina os alunos para serem participantes ao invs de espectadores. Conhecimento intelectual de Deus no suficiente. Deus chama-nos para compromisso: "Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e no meramente ouvintes" (Tiago 1.22). O verdadeiro conhecimento somente obtido pela experincia. O estudo pode resultar em ganhar informao, mas no experincia. O ensino terico. O treinamento experimental. Jesus uma pessoa viva, no uma teoria sem vida. O relacionamento com Ele baseado na experincia, no apenas em conhecimentos, fatos e informaes. O objetivo do treinamento no acumular conhecimento, mas aes que convertem as possibilidades de ministrio em realidades de ministrio. No apenas articulao (falar sobre o poder de Deus), mas demonstrao (colocar em ao). "A minha palavra e a minha pregao no consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstrao de Esprito e de poder, para que a vossa f no se apoiasse em sabedoria humana, mas no poder de Deus", (1 Corntios 2.4-5). Ns enfatizamos mais o treinamento do que o ensinamento. Embora todo ensinamento seja parte do treinamento, o ensinamento d ao aluno a opo de aceitar ou rejeitar o que ensinado. Mas ns desejamos que os estudantes... ... possam ter plena certeza das coisas nas quais foram instrudos", (Lucas 1.4). O currculo conduz os estudantes alm do ensinamento para o treinamento, onde a participao deles requerida. REPRODUO ESPIRITUAL A participao qual os alunos so desafiados a da reproduo espiritual. O primeiro contato de Cristo com Seus discpulos foi centralizado na reproduo: "Ento disselhes: Sigam-me, e eu vos farei pescadores de homens" (Mt 4.19). Seu ltimo mandamento tambm foi sobre reproduo espiritual: "Ide, portando, e fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Ensinando-lhes a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado..." (Mateus 28.19-20). A Igreja um corpo espiritual sob uma forte comisso. Desde que 99% da igreja composta de discpulos que no dedicam tempo integral liderana e ao ministrio da Palavra, esta fora deve ser motivada para se tornar reprodutiva de modo que possamos realizar a colheita espiritual nos campos do mundo. Atravs da aplicao dos princpios das Escrituras, este treinamento resulta em cada crente tendo o potencial para levantar outros cristos motivados, criando uma rede de evangelismo atravs do mundo todo. Mesmo que eles nunca tenham ensinado numa classe de estudos, pregaram um sermo ou ministraram em uma situao de grupo, cada crente pode se tornar parte da expanso desta rede evangelstica. Este no um plano desenvolvido por um indivduo ou uma organizao, mas o plano de Deus revelado nas Escrituras. Ele baseado no princpio dado pelo apstolo Paulo ao jovem Timteo: "E o que ouvistes de mim, na presena de muitas testemunhas, isto mesmo transmite a homens fiis, que sejam idneos para ensinarem outros" (2 Tm 2.2). PROGRESSO Para um completo e intenso treinamento para mover cada crente da viso realizao, use os cursos na ordem explicada neste Manual de Orientao e Administrao. Cada mdulo (e curso) independente de todos os outros, permitindo assim usar um curso

12

individualmente, conforme o seu desejo. Por exemplo, um pastor pode usar Fundamentos Da F numa classe para os novos convertidos sem pedir os outros cursos oferecidos pelo Instituto. CORPO DOCENTE E ADMINISTRATIVO Ainda que o currculo esteja projetado para permitir ao pastor local ou outro lder cristo ministrar as aulas de treinamento, o Instituto Bblico Tempo de Colheita proporciona professores quando solicitado e segundo a disponibilidade dos membros deste ministrio. Professores, escritores, editores e outros envolvidos com Tempo de Colheita no recebem pagamentos. Como um ministrio que trabalha em rede, muitos esto envolvidos em seus prprios ministrios e contribuem com este ministrio com seu tempo e habilidades. Por isso, quando solicitar um professor ou algum do pessoal administrativo, ser grandemente apreciado se voc puder ajudar com as despesas de viagem. O Instituto tambm poder enviar-lhe enviar um membro administrativo que ajude a estabelecer o Instituto local. Para maiores informaes sobre o convite de professores ou ajuda de membros administrativos para estabelecer Institutos locais, contate o escritrio nacional por e-mail ou carta. COLABORADORES DO CURRCULO Os membros da Rede Internacional Tempo de Colheita envolvidos na preparao do currculo para o Instituto representam uma variedade de lderes nos crculos evanglicos. Alguns so ministros, professores ou jornalistas em suas ocupaes seculares ou ministeriais. Alguns so graduados em instituies reconhecidas. Porm, ns no nos limitamos aos colaboradores graduados em escolas teolgicas ou em universidades bblicas. Alguns colaboradores realmente esto na linha de frente, sumamente envolvidos em programas de treinamento ao redor do mundo. Sua incluso como colaboradores evita que o treinamento seja simplesmente terico e d ateno tambm aos aspectos prticos. Eles ao programa um ponto de vista internacional das linhas de frente do servio cristo. Todos os colaboradores so cristos renascidos, qualificados e cheios do Esprito Santo, que crem na inspirao divina da Palavra de Deus. Seu vnculo comum uma preocupao vital como o treinamento. Isto tem-nos unido numa nova rede de evangelizao com o propsito de levantar obreiros para os campos de colheita do mundo.

CURRCULO
MDULO UM: VISUALIZAO Comunicando A Viso Da Colheita Espiritual CURSO I-1 - ESTRATGIAS DA COLHEITA ESPIRITUAL: O chamado inicial de Jesus Cristo aos homens foi para serem espiritualmente reprodutveis: "Sigam-me, e eu vos farei pescadores de homens". Seu ltimo mandamento, o da Grande Comisso, tambm desafiou Seus seguidores reproduo espiritual. Usando a analogia da colheita natural, este curso focaliza nas promessas de uma colheita espiritual, coisas que impedem a colheita, as chaves para uma colheita efetiva. Ele comunica viso que o restante do treinamento do Instituto equipa os alunos a cumprirem.
13

MDULO DOIS: DELEGAO Treinando Obreiros Para Cumprir A Viso CURSO II-1 - FUNDAMENTOS DA F: Este curso aborda a importncia de apropriados fundamentos espirituais para a vida e ministrio atravs de focalizar nos alicerces da f crist identificados em Hebreus 6.1: arrependimento, f, batismos, imposio de mos, ressurreio e juzo eterno. CURSO II-2 - VIVENDO NO REINO: O "Evangelho do Reino" ser pregado em todo o mundo antes do retorno de Jesus Cristo (Mateus 24.14). A compreenso dos princpios do Reino necessrio se algum deseja espalhar o evangelho do Reino de Deus. Este curso aborda o padro e os princpios da vida do Reino de Deus aplicveis vida e ministrio. CURSO II-3 - ESTRATGIAS ESPIRITUAIS - UM MANUAL SOBRE BATALHA ESPIRITUAL: Este curso conduz os participantes alm do mundo natural ao territrio espiritual. As tticas do inimigo so analisadas e as estratgias da batalha espiritual que asseguram a vitria sobre os principados e poderes do mundo espiritual so claramente explicados. CURSO II-4 - MINISTRIO DO ESPRITO SANTO: Este estudo trata do ministrio do Esprito Santo, o fruto espiritual e os dons espirituais. Os aluno so guiados na descoberta de seus prprios dons espirituais e sua posio ministerial no corpo de Cristo. CURSO II-5 - CONHECENDO A VOZ DE DEUS: Este curso explica como Deus fala aos homens hoje e como encontrar Seu plano geral e especfico para nossas vidas. Um modelo cristo para tomar decises apresentado, juntamente com diretrizes para superar decises erradas, passos para tomar se voc tem perdido a vontade de Deus e mtodos para tratar com as prticas questionveis. CURSO II-6 - MTODOS CRIATIVOS DE ESTUDO DA BBLIA: Este curso equipa os alunos para o estudo pessoal da Palavra de Deus aps a concluso do treinamento do Instituto. Os alunos aprendem como estudar a Bblia por livro, captulo, pargrafo, versculo e palavras. Outros mtodos de estudo bblico incluem o biogrfico, devocional, teolgico, tipolgico e tpico. Diretrizes especiais para estudar poesia e profecia bblica so apresentadas e os alunos aprendem mtodos de desenhar e criar esboos. CURSO II-7 - VISO GERAL DA BBLIA: Este curso providencia uma viso geral da Bblia inteira. Esboos de estudo de cada livro da Bblia so providenciados para o desenvolvimento posterior do aluno. Volume Um: Introduo e Antigo Testamento. Volume Dois: Novo Testamento.

14

15

MDULO TRS: MULTIPLICAO Multiplicao Da Fora De Trabalho Espiritual Que Foi Treinada CURSO III-1 - DESENVOLVENDO UMA VISO BBLICA DO MUNDO: Este curso examina a viso bblica do mundo atravs da revelao de Deus. O plano de Deus para as naes do mundo desde o comeo dos tempos apresentado em detalhe. CURSO III-2 - TTICAS DE ENSINO: Este curso examina os mtodos de Jesus usados para ensinar e pregar o Evangelho. Os alunos so ensinados a preparar e apresentar lies bblicas, e como ensinar e pregar o evangelho. CURSO III-3 - METODOLOGIAS DE MULTIPLICAO: O plano de Deus para multiplicao espiritual apresentado neste curso. Este estudo revela como um simples cristo pode ser responsvel pela multiplicao de centenas de crentes treinados e motivados. Princpios do crescimento da igreja tambm so enfatizados. CURSO III-4 - PRINCPIOS DE PODER: A igreja primitiva nasceu em meio a uma demonstrao do poder de Deus. Os Princpios de poder ensinados neste curso equipa os estudantes para a colheita espiritual, conduzindo-os de espectadores para demonstradores do poder de Deus. MDULO QUATRO: ORGANIZAO Organizando Os Recursos Que Resultaram Da Multiplicao CURSO IV-1 - PRINCPIOS BBLICOS DE ADMINISTRAO: Uma viso geral dos princpios bblicos de administrao com nfase em liderana de servio, lderes bblicos, e estratgias bblicas para o sucesso. CURSO IV-2 - PRINCPIOS DE ANLISE AMBIENTAL: Os alunos aprendem a anlise ambiental numa base individual, eclesistica e organizacional. Eles aprendem como analisar o ambiente espiritual de uma comunidade, cidade, estado ou nao antes de penetrar com a mensagem do evangelho. CURSO IV-3 - ADMINISTRAO POR OBJETIVOS: Tudo em Jesus estava centralizado no grande propsito de Deus. Este curso analisa os objetivos de Cristo para o ministrio e ensina aos estudantes como instituir a administrao por objetivos em sua prpria vida e ministrio.

16

MDULO CINCO: MOBILIZAO Mobilizando A Fora Tarefa Espiritual Atravs Da Aplicao Prtica CURSO IV-4 - METODOLOGIAS DE MOBILIZAO: Este curso apresenta mtodos para a mobilizao de foras para Deus e explica a aplicao prtica da viso de Tempo de Colheita para especficas reas de ministrio. Indicaes de cursos em vrias reas de ministrio tambm esto disponveis atravs deste mdulo. MDULO SEIS: EVANGELIZAO A Viso Se Torna Realidade Atravs Do Processo De Evangelismo Como Fermento" CURSO IV-5 - EVANGELISMO COMO FERMENTO: O evangelho do Reino se espalha por todo o mundo como fermento na massa: o fermento pequeno e oculto, mas seu impacto ilimitado. Efetivas estratgias de evangelismo so ensinadas, incluindo detalhadas instrues sobre ministrio de libertao, plantao de igrejas e tcnicas de rede de trabalho entre ministrios. CURSOS ADICIONAIS A MULHER, UMA PERSPECTIVA BBLICA: Um curso apresentando uma perspectiva bblica para a mulher, desde o incio da histria atravs do seu ministrio na Bblia e at os dias modernos Ele inclui um estudo de mulheres da Bblia, diretrizes para comear um ministrio com mulheres e assistncia para ajudar as mulheres a encontrarem seu lugar no ministrio. BATALHA PELO CORPO: Este curso se preocupa com ministrar e receber a cura e a libertao. Ele cobre a origem, razes, tipos e conseqncias da enfermidade. Ele resume a base bblica sobre a cura, o dom de curas e seus propsitos. Ele trata com questes difceis sobre a cura e libertao, e apresenta diretrizes para ministrar cura e libertao tanto quanto as bases bblicas para caminharmos na sade divina. VOCS ME VISITARAM... UM MANUAL PARA MINISTRIO NAS PRISES: Um manual completo para o ministrio nas prises. O curso inclui diretrizes para escrever e visitar aos presos, dirigir reunies coletivas dentro de uma instituio penal, ajuda s famlias dos presos, e como ministrar aos que esto no corredor da morte (aplicvel somente aos pases com pena de morte, claro). ORAO DE INTERCESSO: Um manual acerca da orao de intercesso que inclui diretrizes sobre como orar, por que orar, quando orar, recursos para a orao, intercesso internacional, e fatores que impedem a orao.

17

PARTE DOIS MANUAL PARA ESTUDO INDEPENDENTE DIRETRIZES PARA O ESTUDO INDIVIDUAL
FORMATO DOS CURSOS Cada curso est no formato de uma apostila de tamanho 8,5x11. Com a permisso do Instituto, cada apostila pode ser reproduzida e ensinada aos outros. H instrues sobre isto na seo administrativa deste manual. Cada curso contm: Pgina Introdutria: Esta identifica o curso como uma parte do Instituto. Contedo: Apresenta as diversas partes do manual. Como Usar Este Manual: um breve guia sobre como usar o curso. Introduo do Curso: Esta identifica o mdulo do qual o curso faz parte, d o nome do curso e apresenta uma introduo ao assunto em questo. Objetivos do Curso: Os assuntos principais so declarados em termos do que os alunos devero ser capazes de fazer aps concluir o curso. Organizao dos Captulos: Cada captulo contm uma introduo e lista dos objetivos para cada captulo. Um versculo-chave aborda os principais conceitos ensinados no captulo. O contedo da lio apresentado em um formato modificado de esboo. Isto significa que o material dividido por ttulos e subttulos, ttulos especiais que identificam o contedo do seguimento dos pargrafos. Este formato capacita o estudante a ensinar o que ele aprendeu para os outros apenas seguindo o esboo. Testes: Na concluso de cada captulo h um teste. Este teste apenas para o seu benefcio pessoal, preparando-o para o Exame Final. Estes testes no precisam ser enviados para ns para correo e graduao. Para Estudo Adicional: a seo final de cada captulo com outras ajudas para ampliar a sua compreenso do assunto, aprofundando um pouco mais a sua compreenso do assunto. MATERIAL DE ESTUDO O Currculo do INSTITUTO BBLICO TEMPO DE COLHEITA foi elaborado de modo que outros livros de referncia no sejam necessrios. Voc no necessita de uma Concordncia Bblica, Dicionrio ou Manual Bblico, Atlas ou Comentrio, etc. Se voc tem acesso a este material, ns encorajamos seu uso, mas eles no so necessrios para completar os cursos. Voc precisa, porm, de uma boa verso da Bblia. Ns recomendamos a verso da SBB, Revista e Atualizada, 2 Edio.

18

SETE PASSOS DE ESTUDO Estabelea um horrio especial para estudar a cada dia. Sempre comece com uma orao a Deus, para que o Esprito Santo vivifique sua mente para aprender as verdades bblicas. Siga estes "Sete Passos do Plano de Estudo": Passo Um - Viso Geral do Curso: Leia os ttulos do mdulo e do curso na pgina introdutria do Manual. Use o currculo providenciado neste guia para ver como o curso se enquadra na seqncia do treinamento do Instituto. Leia os ttulos dos captulos em "Contedo". Ele providencia uma viso geral do que ser estudado. Leia a "Introduo", que abre o assunto em questo. Leia os "Objetivos do Curso". Ali esto os objetivos principais para seu estudo deste curso. Aps completar a viso geral do curso voc estar pronto para comear o primeiro captulo. Para este e todos os outros captulos use os passos de Dois a Sete. Passo Dois - Viso Geral do Captulo: Leia os "Objetivos" do captulo. Estes so os objetivos que devem ser alcanados por voc ao estudar esta lio. Leia o "Versculochave" e memorize-o para o "Teste". Este versculo resume o conceito bsico do captulo. Leia a "Introduo" do captulo. Esta parte introduz o contedo de cada lio. Continue no captulo e leia os ttulos (que esto centralizados) e os subttulos (que esto alinhados na margem esquerda). Isto introduz o esboo bsico do captulo. Passo Trs - Estudo do Captulo: Agora voc j est pronto para estudar o captulo em detalhe. Leia todo o captulo. No pule nenhuma parte. Enquanto voc ler, sublinhe ou marque os pontos importantes e escreva notas ou questes nas margens. Quando for dito para voc considerar e ler uma passagem bblica, faa isto. A maioria das referncias bblicas no foram transcritas para os manuais; portanto, no deixe de ler as referncias apenas porque elas no esto impressas no Manual. No deixe de ler todas as referncias que aparecem no contedo! Passo Quatro - Reviso do Captulo: Reveja os objetivos no incio do captulo. Voc atingiu cada um destes objetivos no estudo? Voc pode citar o "versculo-chave" de memria? Voc pode citar o "versculo-chave" de memria? Se no, estude o material outra vez. Reveja os ttulos e subttulos do captulo e estude suas prprias notas e pores sublinhadas. Passo Cinco - Teste: Faa o "Teste" do captulo para confirmar seu aprendizado. Passo Seis - Para Estudo Adicional: Faa as tarefas desta seo. Estas atividades desenvolvero hbitos de estudo independente e expandiro seu conhecimento sobre o assunto. Passo Sete - Reviso do Curso: Aps completar todos os captulos do curso, reveja os objetivos principais dados no incio do Manual. Voc alcanou estes objetivos? Se no, voc talvez necessite rever certas partes do curso outra vez. EXAME FINAL Ao concluir o estudo de todo o manual, seguindo todo os sete passos acima, voc deve solicitar ao nosso escritrio o EXAME FINAL. Este exame o que permitir que voc receba os crditos e, assim tambm, o diploma no final do curso. Cada curso tem um exame final.

19

Responda-o e envie-nos para a correo. Quando voc receber a resposta, marque a data de concluso no Registro do Aluno que se encontra na prxima pgina neste manual. CONCLUSO DO TREINAMENTO Depois de terminar todos os cursos do currculo, submeta seu Registro do Aluno ao escritrio principal do Instituto Bblico Tempo de Colheita: Caixa Postal 1123, Cep 59600-005, Mossor-Rn.

20

INSTITUTO BBLICO TEMPO DE COLHEITA


REGISTRO DO ALUNO

Nome: _______________________________________________________________ Endereo: _____________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Igreja: _______________________________________________________________ Funo ou posio de liderana que voc ocupa na igreja ou denominao: ____________________________________________________________________ Idade: ________ Profisso: _____________________________________________ Como o Instituto de treinamento afetou sua vida e ministrio? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Como voc planeja usar o que aprendeu? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Por favor, preencha o registro de concluso do curso no verso da folha. Quando voc terminar cada curso, entre com a data de concluso no espao proporcionado.

21

MDULO VISUALIZAO DELEGAO

DATA _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______

CURSOS BSICOS COMPLETADOS Estratgias da Colheita Espiritual Fundamentos da F Vivendo no Reino Estratgias Espirituais Guerra Espiritual Ministrio do Esprito Santo Conhecendo a Voz de Deus Mtodos Criativos de Estudo Da Bblia Viso Geral da Bblia I Viso Geral da Bblia II Desenvolvendo uma viso bblica do mundo Tticas de Ensino Metodologias de Multiplicao Princpios de Poder Princpios Bblicos de Administrao Princpios de Anlise Ambiental Administrao Por Objetivos Metodologias de Multiplicao Evangelismo Como Fermento

MULTIPLICAO

ORGANIZAO

EVANGELIZAO

Envie este formulrio pelo Correio ao escritrio principal do Instituto Bblico Tempo de Colheita: Instituto Bblico Tempo de Colheita
14431 Tierra Dr. Colorado Springs, CO 80921 USA

22

PARTE III MANUAL ADMINISTRATIVO


Este manual providencia uma diretriz administrativa para usar o material do Instituto Bblico Tempo de Colheita em grupos de estudo ou Institutos locais. O DESAFIO: TREINAR OS LEIGOS O Evangelho ser pregado a cada nao. Isto pode ser realizado nesta gerao? Somente se os leigos forem treinados para espalhar a mensagem do Evangelho. Quando ns falamos de leigos, ns estamos nos referindo aos homens e mulheres que no so ministros ou lderes de tempo integral. Eles representam 99% da Igreja. Ao invs de separar o clero (ministros, lderes) dos leigos, como a igreja vem fazendo h anos, ns devemos ajudar a cada crente renascido a compreender sua responsabilidade pessoal de cumprir a Grande Comisso. O mundo nunca ser alcanado com o Evangelho se apenas os pastores e lderes forem os responsveis por compartilhar o Evangelho. No h pastores suficientes para fazer a obra. O envolvimento dos leigos era uma das chaves do crescimento na Igreja Primitiva. Em Atos 8.1 ns vemos que a perseguio dos cristos resultou em que eles foram dispersos por toda a Judia e Samaria. Os lderes permaneceram em Jerusalm e ns lemos que... ... os que foram dispersos foram por toda parte pregando a Palavra (Atos 8:4). No somente a liderana, porm, tambm os leigos que foram dispersos, cumpriam um papel importante na disseminao da mensagem do Evangelho. Desde o princpio, a disseminao do Evangelho foi um movimento leigo. Homens como Pedro e Joo eram pecadores sem educao formal. A maioria da atividade e ministrio missionrio na Igreja Primitiva era cumprida por pessoas no profissionais, homens e mulheres comuns tendo o trabalho secular como suas ocupaes normais. Quando Saulo decidiu destruir a Igreja Primitiva, a Bblia registra que ele entrava nos templos e em cada casa e levava os crentes cativos (Atos 8.3). Ele reconheceu que eliminando somente as igrejas e lderes de tempo integral no deteria a disseminao do Evangelho. Cada leigo era um cristo reprodutor e cada casa era um centro de evangelizao. Se ns devemos alcanar o mundo com a mensagem do Evangelho e deter o avano do inimigo, o clero e os leigos devem unir suas foras. Os crentes no so apenas fragmentos da igreja espalhados por toda a comunidade que se renem apenas para culto, instruo e comunho. Na vida e no trabalho dirio eles so representantes do Reino de Deus, que podem alcanar as pessoas que nunca entraro numa igreja ou assistiram a um culto. Paulo disse a Timteo para selecionar homens fiis e transmitir-lhes as coisas que ele havia aprendido. Estes homens fiis deveriam ter a habilidade de ensinar a outros.

23

Atravs deste plano organizado de treinamento de leigos, o Evangelho se estenderia por todo o mundo. A chave do treinamento eficaz dos leigos a seleo destes homens e mulheres fiis. O mundo pega pessoas capacitadas e se esfora para dar-lhes carter. Eles investem em criar profissionais. Deus disse para pegar homens fiis de carter e Ele os capacitar com dons e habilidades espirituais. Seguindo o plano apresentado em 2 Timteo 2.2, a igreja pode experimentar um tremendo crescimento. Inclusive numa base de um por um (pessoa a pessoa), a multiplicao ser assombrosa. Observe o grfico na pgina seguinte. Este mapa usa o perodo de um ano como o tempo mdio necessrio para discipular um novo convertido e torn-lo um cristo reprodutivo. Na realidade, o processo pode levar mais ou menos tempo, e depende das pessoas envolvidas. Porm, usando um ano como um tempo mdio, se um crente simplesmente alcanar e discipular uma pessoa a cada ano, e o novo convertido alcanar uma outra pessoa a casa ano, o mundo poderia ser facilmente alcanado com a mensagem do Evangelho. Observe no grfico abaixo que durante o primeiro ano o crente est discipulando uma pessoa. No final desse ano, h dois homens fiis agora (o crente e a pessoas que ele discipulou). Durante o prximo ano, cada um deles alcana e discipular uma pessoa. No final do segundo ano, h um total de quatro pessoas, cada uma das quais discipular outra pessoa no ano seguinte. A ESTRATGIA DE DEUS PARA MULTIPLICAO E MOBILIZAO ANOS ANO 17 ANO 16 ANO 15 ANO 14 ANO 13 ANO 12 ANO 11 ANO 10 ANO 9 ANO 8 ANO 7 ANO 6 ANO 5 ANO 4 ANO 3 ANO 2 ANO 1 DISCIPULADOR 65, 536 32.768 16.384 8.192 4.096 2.048 1.024 512 256 128 64 32 16 8 4 2 1 DISCPULO 65, 536 32.768 16.384 8.192 4.096 2.048 1.024 512 256 128 64 32 16 8 4 2 1 TOTAL 131.072 65.536 32.768 16.384 8.192 4.096 2.048 1.024 512 256 128 64 32 16 8 4 2

24

Quando voc pega um nmero mdio de membros de una igreja de aproximadamente 100 pessoas e aumenta este grfico para estas 100 pessoas, cada uma treinando uma outra pessoa a cada ano e estas, por sua vez, continuando o ciclo, fcil ver como ns poderamos alcanar o mundo inteiro nesta gerao. Jesus confiou aos leigos as maiores responsabilidades da causa do Evangelho. Tirando pescadores de seus barcos, Ele os tornou pescadores de homens. Ele creu que pessoas ordinrias poderiam se tornar extraordinrias quando capacitadas pelo Esprito Santo. O propsito do Instituto Tempo de Colheita estender esta viso de treinamento dos leigos que a metodologia de multiplicao de Deus por todo o mundo. com o treinamento de leigos e com o processo reprodutor de 2 Timteo 2.2 que ns nos comprometemos. Nota: Ns usamos aqui as palavras leigos e clero apenas porque assim que muitos cristos dividem ou separam aqueles que compem as igrejas. No entanto, ns cremos, pela Palavra de Deus, que no deve existir, pois assim que Deus ensina, nenhuma diferena entre clero e leigos. A palavra clero vem de uma raiz que significa aqueles que dominam sobre e leigos vem da palavra que significa povo. O nico que deve dominar sobre o povo de Deus o prprio Deus. Todos os crentes, no importa se so pastores ou no, fazem parte do povo de Deus; portanto, neste sentido, todos ns somos leigos. Isso no significa, claro, que no haja distino de funes, autoridade e dons no corpo de Cristo. Ns reconhecemos a importncia dos lderes de Deus na igreja e reconhecemos tambm o lugar e a funo de cada membro do corpo. E cremos, pela Palavra, que todos os crentes so ministros e servos de Deus, ainda que haja funes, unes e nveis de autoridade diferentes, o que diferencia, assim, os lderes dos liderados. GRAU DE INSTRUO PARA INICIAR Conhecimentos elementares de leitura e escrita so necessrios para os estudantes usarem o material do Instituto de forma individual. Mas no h exigncias quanto a um grau de instruo formal. ADAPTAO DOS CURSOS PARA PESSOAS ILETRADAS Se o grupo est abaixo do nvel educacional ou se os membros no podem ler ou escrever, diretrizes so proporcionadas para adaptar o material s pessoas analfabetas no curso intitulado Tticas de Ensino. ESTABELECENDO INSTITUTOS LOCAIS Instrues para estabelecer extenses do Instituto so providenciadas em "Como Estabelecer Um Instituto Local, que veremos mais adiante. MANTENDO O REGISTRO DOS ESTUDANTES Se voc est ensinando todos os cursos do Instituto e os alunos tm necessidade de receber os certificados de concluso, faa cpias do registro do aluno que se encontra na Parte Dois deste manual. Mantenha um registro para cada aluno ou faa com que os estudantes guardem seus prprios registros do estudo. Depois que o grupo tiver

25

completado todos os cursos listados no Registro do Aluno, reproduza o certificado de concluso localmente para conferir aos estudantes. ESTUDO EM GRUPO: PREPARAO ANTECIPADA Se voc nunca antes ensinou em uma situao de grupo, ns sugerimos que voc primeiro faa o curso por ttulo Tticas de Ensino. Este curso explora os mtodos de ensino que Jesus usou para treinar Seus discpulos para alcanar o mundo com o evangelho. Depois, siga estes passos para estabelecer o Instituto: 1. Faa o pedido do primeiro curso que voc deseja ensinar. 2. Preencha e remeta-nos o Formulrio de Solicitao de Reproduo". Se voc no possui uma cpia deste formulrio, por favor, solicite-nos uma. Depois tire cpias do curso que voc ensinar. 3. Se voc usar todos os cursos do Instituto, tire cpias do Registro do Aluno. 4. Rena um grupo de irmos interessados a unir-se a voc em orao, organizao e publicidade do Instituto. 5. Estabelea estrutura administrativa. Identifique os lderes, professores e suas responsabilidades. Estabelea as datas, horrios e lugares para cada sesso de aula. 6. Divulgue o Instituto: Se voc est selecionando lderes chaves e o treinamento no est aberto para as pessoas em geral, voc no precisar de muita publicidade do Instituto. Contate cada um dos lderes e d-lhes a data, horrios e lugar das primeiras sesses. Se voc est abrindo seu grupo de estudo para o povo cristo da comunidade em geral, voc necessitar anunciar o Instituto. Se voc vive na zona rural ou numa rea remota, sua divulgao ser boca a boca. Se voc vive em uma cidade, voc pode preparar cartazes e panfletos para distribuio. Coloque-os em lugares em que qualquer cristo possa peg-los. Coloque-os nas igrejas, livrarias crists e pea aos pastores locais para anunciar o treinamento em seus plpitos ou nos boletins da igreja. Obtenha listas de endereos de organizaes crists e igrejas, e envie-lhes anncios atravs do correio, se isto funciona bem em sua regio. Envie informaes sobre o Instituto para Jornais locais e rdio, e televiso, se for possvel. Em toda publicidade, sempre inclua o nome de sua organizao, datas, horrios e propsitos de suas reunies. Inclua seu prprio nome, endereo e telefone para contato. ESTUDO EM GRUPO: CONDUZINDO AS AULAS REUNIO INTRODUTRIA: Abra a primeira reunio com orao e apresente os lderes e participantes do grupo.

26

Se voc no matriculou os alunos antes do incio do treinamento, obtenha os nomes e endereos de cada um na audincia. Isto permitir que voc contateos para a prxima reunio. Explique os procedimentos do grupo: Lderes do grupo, professores, datas e horrios e o local das reunies. Conduza um tempo de louvor e adorao, convidando a presena do Esprito Santo para a sesso de treinamento. Apresente o INSTITUTO BBLICO TEMPO DE COLHEITA, seus propsitos e objetivos. Use o material providenciado na Parte Um deste Manual. Apresente uma viso geral do currculo completo - se voc usar o programa inteiro do treinamento. Explique onde o primeiro curso se encaixa no programa. Distribua os manuais do primeiro curso. Reveja com os alunos os "Sete Passos do Estudo" para os alunos individuais, como providenciado na Parte Dois deste Manual. Cada vez que voc comear um novo curso, apresente a "Viso Geral do Curso" para os alunos (Passo Um dos "Sete Passos do Estudo" dados neste Manual). Apresente uma viso geral da primeira lio. D tarefas para os estudantes ler e completar antes da prxima reunio. Termine a aula com um tempo de orao e ministrao aos alunos.

AS DEMAIS REUNIES: Abra com orao. D as boas-vindas aos alunos. Tenha um perodo de Louvor e Orao. Lio: discuta cada seo do captulo que os alunos estudaram. Pea para os estudantes fazerem perguntas ou comentrios. Compartilhe qualquer estudo adicional que voc tenha feito sobre o assunto. Use vrios mtodos de ensino: o o o o o o Faa perguntas; Forme grupos de discusso; Use diagramas e figuras para ilustrar a lio. Pea para os estudantes fazerem redaes ou reportagens sobre certas partes da lio. Envolva os estudantes. Participao o melhor mtodo para aprender. Aplique a lio s vidas dos estudantes. Enfatize aplicaes prticas, participao e demonstrao.

27

o o

Providencie tempos especiais de dedicao, chamando os alunos para uma renovao do seu compromisso com Deus. Sempre ministre s necessidades especiais dos membros do grupo e permita ao Esprito mover-se em suas sesses de treinamento.

Pea para os alunos responderem o teste em casa. Reveja-o em sala de aula juntamente com os alunos. Note como os estudantes se saram. Faa o exame final. CONCLUINDO O PROGRAMA

Se um grupo est trabalhando para alcanar os certificados, faa anotao das datas de concluso de cada curso no Registro do Aluno. Desafie os membros do grupo para usar o que eles tm aprendido no curso e que pelo menos treina uma outra pessoa durante o prximo ano usando os mesmos cursos. Isto estender a rede de treinamento continuamente. Se um estudante se interessar em ensinar um grupo, proceda da seguinte maneira: D-lhe uma cpia deste Manual. Pea-lhe para estudar bem as sugestes para Grupo de Estudo providenciadas neste Manual. Pea-lhe para concluir os demais cursos ou, no mnimo, o curso intitulada Tticas de Ensino.

COMO ESTABELECER UM CENTRO DE TREINAMENTO


Antes de comear, Atos 19.1-20. Esta passagem registra o ministrio do Apstolo Paulo na cidade de feso. Ali, Paulo usou um mtodo especial de multiplicao espiritual. Ele estabeleceu uma escola de treinamento. Nesta seo voc aprender como multiplicar atravs do ministrio de um centro de treinamento. O MTODO FESO Quando Paulo chegou em feso, ele procurou os discpulos que moravam ali. Estes homens e mulheres j haviam aceitado o Evangelho e se tornaram seguidores de Jesus (Atos 19.1). Estes novos crentes necessitariam de treinamento posterior para ministrarem efetivamente em sua cidade. A primeira preocupao de Paulo foi ensinar estes discpulos sobre o Reino de Deus. Paulo ensinou-lhes atravs da experincia. A primeira coisa que ele fez foi conduzi-los para uma nova experincia espiritual, o batismo no Esprito Santo (veja Atos 19.2-8). Atravs da demonstrao do poder de Deus em sua prpria vida, Paulo ensinou-lhes pelo exemplo. Eles testemunharam muitos grandes milagres que foram feitos em nome do Senhor (Atos 19.11-12). Aqueles que no eram verdadeiros seguidores de Jesus foram expostos e se arrependeram (Atos 19.13-17). Novos crentes foram conquistados para o Senhor Jesus Cristo (Atos 19.17-20).

28

Quando a oposio ao Evangelho surgiu dentre os lderes tradicionais, Paulo estabeleceu um centro de treinamento para os discpulos em feso (Atos 19.9). O centro que Paulo estabeleceu oferecia um curso de treinamento de dois anos para os discpulos. O propsito da escola era multiplicar os discpulos que espalhariam a mensagem do Evangelho (Atos 19.9-10). Este centro de treinamento no conhecia linhas culturais. Os estudantes ministravam tanto aos judeus quanto aos Gentios (as naes que no eram judias). A escola no tinha limites geogrficos. Os estudantes no apenas ministravam em sua prpria cidade, mas eles tambm alcanaram todo o continente da sia. O centro de treinamento estabelecido por Paulo cumpriu seu propsito: ... que todos os habitantes da sia ouvissem a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos (Atos 19.10). Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente (Atos 19.20). A escola em feso treinou os crentes para serem efetivos ministros do evangelho. Estes discpulos se multiplicaram espiritualmente para alcanar toda a sia com a Palavra de Deus. Por estabelecer tal centro, Paulo multiplicou seu prprio ministrio. O PROCESSO CONTINUADO Leia Atos 19.23-24 e 20.1. A produo e venda de objetos, livros de ocultismo e etc., era um grande negcio em feso. Quando as pessoas se arrependeram de seus pecados e seguiram o caminho do Evangelho, eles nem de longe adquiriam mais estes itens usados na adorao de falsos deuses. Eles queimaram tais itens que eles antes possuam. Os comerciantes que se enriqueceram s custas destes itens ficaram irado. Um tumulto foi iniciado e, no fim, Paulo foi expulso da cidade. Mas, quando Paulo saiu, ele deixou alguma coisa importante em feso. Ele deixou um grupo de discpulos treinados e responsveis pela obra do Evangelho. Ele deixou um centro de treinamento estabelecido que continuou a guiar os novos convertidos no discipulado. O centro que Paulo estabeleceu continuou o processo de multiplicao quando ele no pde mais continuar na cidade. A NECESSIDADE ATUAL A nossa necessidade que centros de treinamentos semelhantes ao de Paulo existam nos dias de hoje. Conforme os convertidos se multiplicam, importante que eles sejam treinados como discpulos. Os Discpulos devem ser desafiados responsabilidade de alcanar o mundo com o Evangelho. Quando as naes experimentam mudanas polticas, muitos missionrios so forados a deixar estes pases onde estavam ministrando. Se o processo de multiplicao espiritual deve continuar em sua ausncia, eles devem deixar estabelecidos centros de treinamento semelhantes ao que havia em feso.

29

O restante deste captulo providenciar instrues para o estabelecimento de tal centro. Ele pode ser iniciado por um grupo de igrejas ou ele pode comear com uma pessoa que, como Paulo, foi conquistado pela viso deste mtodo de multiplicao.

30

COMO INICIAR Para comear um centro de treinamento: BUSQUE O PLANO DE DEUS: Embora Paulo treinasse discpulos em todo lugar aonde ele ministrava, ele no estabeleceu um centro em cada localidade. Voc tem aprendido muitos mtodos de multiplicao espiritual neste curso. O propsito de Deus de multiplicar discpulos para espalhar o Evangelho permanece o mesmo, mas os mtodos pelos quais o propsito alcanado podem variar. O primeiro passo, ento, em estabelecer um centro de treinamento, buscar a vontade de Deus. O Instituto Bblico Tempo de Colheita oferece um curso intitulado Conhecendo a Voz de Deus que pode ajudar-lhe a compreender como Deus revela Sua vontade ao homem. Porque o plano de Deus difere em diversas reas, e por causa de diferentes culturas, a necessidade e mtodos para a organizao dos centros variam muito. COMPREENDA O PROPSITO: Voc deve ter uma clara compreenso do propsito de um centro de treinamento segundo o modelo de feso. O propsito de tal escola no treinar homens e mulheres para uma carreira no comrcio, indstria, agricultura, etc. Colgios e escolas profissionais servem a este propsito. A escola de feso treinou discpulos e os equipou para a obra do ministrio. O propsito era espalhar o Evangelho geograficamente (atravs de toda a sia) e culturalmente (tanto entre os gentios quanto judeus). Novos Convertidos foram, ento, treinados como discpulos num contnuo processo de multiplicao. Alguns destes discpulos talvez fossem homens de negcio ou fazendeiros. Mas a escola de feso no os treinava para tais profisses. Ela treinava crentes para serem discpulos reprodutivos, quer trabalhassem no mundo dos negcios ou como um ministro do Evangelho de tempo integral. O centro de treinamento no substitua a igreja. Os crentes continuavam se encontrando nas sinagogas, que era o local de reunio da igreja primitiva. Os crentes tambm se reuniam em igrejas nos lares. A escola de feso era uma extenso da igreja. A escola no substitua o ministrio da igreja, mas estendia-o. O propsito deste programa de treinamento no substituir qualquer instituio que est espalhando ativamente o Evangelho. importante escrevermos abaixo o propsito da escola. Isto chamado de uma Declarao de Propsitos. Ela ajuda-o a permanecer fiel aos propsitos do centro de treinamento. (O Curso do Instituto intitulado Administrao por Objetivos explica como escrever tal declarao). ESTABELEA UM ORAMENTO:

31

Um oramento uma estimativa de quanto alguma coisa custar. O local que voc usar para a escola, como voc ir public-la e o currculo que voc selecionar poder ser afetado pela quantidade de dinheiro que voc ter que gastar. Se voc tem dinheiro disponvel para comear uma escola, voc precisar fazer um oramento deste dinheiro. Isto significa que voc necessitar escrever a especfica quantidade que voc planeja gastar para os diversos itens, tais como o custo do local, publicidade, currculo, etc. Se voc no tem recursos financeiros para comear um centro, ore a Deus para suprir suas necessidades financeiras. Se um grupo de igrejas cooperarem para comear o centro, talvez cada igreja possa contribuir com o projeto. Talvez os estudantes na escola possam dar ofertas. A falta de recursos financeiros no impede que voc comece um centro de treinamento. Ns providenciamos o currculo e voc pode comear a escola em uma casa ou num local qualquer aonde voc no ter quer pagar aluguel. Professores e pessoal para ajudar podem ser voluntrios que treinaro os alunos e ajudaro a escola. SELECIONE O LOCAL: A cidade de feso, que Paulo selecionou como o local para sua escola de discpulos, era um grande porto comercial. Ali tambm era um centro de turismo e o quartel-general do culto da falsa deusa Diana. Todos estes fatores resultaram em muitas pessoas vivendo em e visitando a cidade de feso. Alcanar a grande populao de feso com o Evangelho providenciou uma tremenda oportunidade para treinar os estudantes. No somente o Evangelho poderia ser pregado s multides que moravam na cidade, mas havia oportunidades para alcanar milhares que visitavam a cidade como turistas ou negociantes. Quando estes visitantes aceitavam o Evangelho e retornam ao lar, eles levavam consigo a mensagem salvadora. Eles retornavam para centenas de outras cidades e vilas para espalhar o Evangelho. Porque feso era um centro do culto da falsa deusa Diana, a cidade providenciava oportunidades para treinamento sobre como tratar com possesso e prticas demonacas. Se os estudantes pudessem aprender a tratar com as foras demonacas operando na cidade, eles certamente seriam capazes de ministrar em outras cidades com menor influncia de Satans. Paulo no removeu os discpulos de seu ambiente nativo para receber treinamento. Ele treinou-lhes em um ambiente que era natural para eles. Eles permaneceram em sua prpria comunidade e aprenderam em sua prpria linguagem. Paulo selecionou uma localizao estratgica para a escola de treinamento dos discpulos. Pea a Deus para gui-lo localizao do seu centro de treinamento. Enquanto voc considera um local para o centro, levante estas questes: Primeiro: Este local acessvel para as pessoas serem treinadas. As pessoas devem ser capazes de ir para a escola receber treinamento. Se voc mora em uma vila, o Instituto dever estar dentro de uma distncia que possa ser alcanado a p, para que as pessoas possam ir at ele para serem treinadas. Numa cidade, ele

32

dever ser facilmente achado e acessado por meio do transporte pblico. Procure uma localizao central que possa ser facilmente alcanada pela maioria das pessoas a quem voc planeja treinar. Segundo: uma localizao estratgica? feso era uma localizao estratgica porque ela era uma cidade porturia com parada obrigatria para navios de diversas rotas. Se possvel, estabelea o Instituto num lugar assim. Escolha uma localizao aonde as pessoas naturalmente se renem, visitam, ou aonde a maior parte da populao se concentra. No tenha medo de estabelecer o centro de treinamento perto de uma fortaleza de Satans. Isto providenciar uma grande oportunidade para os alunos experimentarem o que eles esto aprendendo. feso era uma localizao assim por causa da forte influncia do culto de Diana. Terceiro: Que local deve ser usado? No necessrio construir um edifcio especial para o centro de treinamento. Paulo usou um local j existente que pertencia a um homem chamado Tirano. Voc pode comear o centro de treinamento num templo de igrejas, numa escola, num lar, ou num salo pblico. Se possvel, melhor estabelecer a escola num local neutro, ou seja, num local que no pertence a nenhuma denominao especfica. Isto permite que pessoas de muitas igrejas participem sem excluir alguns grupos porque o edifcio de outra denominao est sendo utilizado. Alguns pastores temem perder seus membros de eles forem outra igreja. Algumas denominaes no permitem que seus membros entrem em templos de outros grupos. Tais atitudes no so corretas, mas elas existem. Escolher um local neutro, portanto, evita muitos problemas. Voc talvez possa usar uma sala num edifcio governamental ou da prefeitura. Talvez voc possa usar uma casa, um salo pblico, um acampamento, ou edifcios de escolas. Tente obter um local apropriado para o nmero de estudantes que voc espera treinar. Selecione um local que esteja de acordo com a classe social das pessoas que voc planeja alcanar. Por exemplo, se voc quer treinar pessoas de um bairro pobre da cidade, eles talvez no se sintam confortveis num hotel de primeira classe para receber o treinamento. SELECIONE O CURRCULO APROPRIADO: Um currculo um curso de estudo organizado. Esteja certo de selecionar o currculo que alcanar o propsito do centro de treinamento que o de treinar e equipar discpulos. Por exemplo, um curso sobre como conhecer a voz de Deus mais importante para alcanar o propsito da escola do que um curso sobre a histria de sua denominao. O currculo no centro de treinamento deve focalizar sobre o que Jesus ensinou, aquilo que transformou pessoas comuns em discpulos que alcanaram o mundo com o Evangelho. Ele deve ser baseado na Bblia. Tal currculo est disponvel atravs do Instituto Bblico Tempo de Colheita em dois programas distintos.

33

Ao selecionar o currculo voc tambm considerar o nvel educacional das pessoas que voc quer treinar. Elas podem ler e escrever?

34

SELECIONE OS PROFESSORES E O PESSOAL PARA AJUDAR: Pea a Deus para gui-lo na seleo dos professores do centro de treinamento. Esteja certo de que eles concordam com o propsito da escola e como o currculo que eles iro ensinar. O nvel educacional dos professores tambm deve ser considerado. Eles devem ser capazes de comunicar num nvel apropriado para os estudantes serem treinados. Porm, o mais importante do que sua educao sua experincia espiritual e seus dons espirituais. Selecione professores que podem guiar os estudantes a experimentar o que eles aprendem. Escolha lderes que possuam um apropriado exemplo pela demonstrao do poder de Deus em sua prpria vida e ministrio. Lembre-se que em feso os estudantes aprenderam no apenas em sesses em sala de aula. Eles aprenderam por experimentar e atravs de exemplos estabelecidos pelo professor, Paulo. Selecione crentes que tm o Dom espiritual de ensino. Providencie um treinamento posterior para desenvolv-los neste dom. O nosso curso Tticas de Ensino o ajudar a treinar os professores para o centro de treinamento. Voc talvez necessite de outras pessoas, alm dos professores, para ajud-lo na escola. Voc talvez necessite de algum para limpar e preparar a sala de aula ou para preparar as apostilas. Talvez voc necessite de algum para divulgar a escola. Pense sobre a escola em todos os detalhes. Quais so as tarefas que precisam ser realizadas para manter a escola operando? Selecione o pessoal que ir trabalhar na escola e que tenham as habilidades necessrias para as tarefas especficas. DIVULGUE O CENTRO DE TREINAMENTO: As pessoas no podem participar da escola para receber o treinamento se elas no sabem que ela existe. Voc deve espalhar as informaes sobre o centro em toda a sua cidade ou rea aonde voc planeja ministrar. Como voc publicar a escola depender da localizao dela e quanto dinheiro voc tem disponvel para a publicidade. Se o seu centro de treinamento est numa pequena comunidade, voc pode public-la por visitar cada igreja ali. As notcias se espalharo rapidamente de boa em boca. Voc pode falar individualmente com os pastores sobre o programa. Voc pode falar pessoalmente com os crentes que voc deseja treinar. A comunidade inteira pode ser alcanada facilmente sem nenhum custo financeiro. Em uma cidade maior, as informaes no se espalham facilmente por causa da grande populao. Voc talvez possa usar alguns dos seguintes mtodos para divulgar a escola: Visita nas Igrejas: Obtenha uma lista de todas as igrejas na cidade. Voc pode obter tais listas atravs de um catlogo telefnico ou de uma agncia governamental que registra igrejas. Contate o pastor de cada igreja e compartilhe a viso do centro de treinamento. Pea-lhe para deixar voc compartilhar com os membros de sua igreja durante um culto normal da igreja. Boletim de Igreja: Se igrejas em sua cidade distribuem boletins semanais para os membros, prepare um pequeno aviso para ser includo no boletim da igreja. (Veja o modelo na seo Para Estudo Posterior deste captulo).

35

Aviso em Jornal: Prepare um aviso sobre a escola para publicar no jornal local. Consulte com os jornais sobre o custo de um aviso bem como de uma propaganda mais elaborada. (Veja o modelo na seo Para Estudo Posterior deste captulo). Psteres: Elabore um pster para anunciar a escola. Coloque os psteres nos quadros de aviso das igrejas aonde eles possam ser bem vistos pelas pessoas. Obtenha permisso de livrarias crists locais, lojas, colgios/escolas, etc., para colocar psteres em suas vitrines ou quadros de aviso. Coloque psteres em shopping centers, bancos...em qualquer lugar que rena pessoas. Assegure-se de obter a permisso dos responsveis para colocar estes psteres. Assegure-se de que no existe nenhuma lei proibindo colocar tais psteres. Eventos Cristos: Se houverem algum concerto, conferncias ou encontros planejados para sua regio e eu atraia os crentes, pea permisso aos organizadores para anunciar o centro de treinamento durante o evento. Membros da Igreja: Solicite aos membros de sua igreja para distriburem os psteres e folhetos. Os folhetos podem ter o mesmo formato dos boletins da igreja. Associao Ministerial: Se h um conselho ou associao ministerial na cidade, contate os lderes e pea uma oportunidade para compartilhar em uma das reunies com respeito ao centro de treinamento. Listas denominacionais: Envie uma carta para cada pastor e igreja em sua prpria denominao. Pea aos outros pastores para enviar-lhe os endereos das igrejas de suas denominaes. Organizaes crists locais: Contate a liderana de uma organizao crist local em sua rea. Por exemplo, Mocidade para Cristo, Cruzada Estudantil e Profissional, Adhonep, Aglow, Desafio Jovem e organizaes semelhantes. Rena-se com os lderes e pea-lhes permisso para compartilhar as informaes sobre o centro de treinamento numa de suas reunies regulares. CONDUZA A PRIMEIRA SESSO: A Primeira aula do centro de treinamento muito importante. Ela deve ser aberta para todos os pastores e crentes da comunidade. A sesso deve incluir: 1. Apresentao dos professores e ajudantes. 2. Uma Explicao sobre o propsito do centro de treinamento. 3. Apresentao do currculo que ser usado na escola. 4. Um perodo de orao, louvor e cnticos. 5. Uma aula inspiradora, exemplificando o que a escola oferecer. 6. Uma orao final de consagrao da escola e professores. A matrcula daqueles que querem participar no programa de treinamento. A matrcula deve ser feita na concluso da primeira aula, antes das pessoas irem embora. Os

36

estudantes conversaro com os professores, recebero uma introduo ao currculo e experimentaro um modelo do ensinamento. Isto dever motiv-los a se matricular com o propsito de completar o curso. AULAS REGULARES: Aqui esto algumas diretrizes para conduzir as aulas regulares: Esteja Preparado: Cada professor dever estar plenamente seguro do assunto que ele ensinar. Ele deve ter os suprimentos e materiais necessrios para cada aula. Ele deve ter objetivos para cada aula. Se voc est usando o material do Instituto Bblico Tempo de Colheita os objetivos esto no incio de cada captulo. Assegure-se de que as classes tambm estejam preparadas para os estudantes. Tenha os manuais preparados para cada estudante. Voc talvez possa usar udio e vdeo se voc tiver o equipamento necessrio para isto. Seja Pontual: Comece e conclua as sesses no tempo certo, a menos que o Esprito o lidera a fazer diferente. Ore: Abra e feche as sesses com orao. Recapitule e resuma: Comece cada aula com uma breve recapitulao do que foi ensinado na ltima aula. Termine cada aula com um sumrio da lio ensinada no dia. Use diversos mtodos de ensino: Para ser treinado nestes mtodos, estude o curso Tticas de Ensino do nosso currculo. Esteja aberto ao mover do Esprito Santo: Isto mais importante do que completar a lio ou seguir um formato planejado. Leve os alunos a experimentar o que foi ensinado: Por exemplo, se voc est ensinando sobre cura, ore por aqueles que esto presentes e precisam de cura. Se estiver ensinando sobre o batismo no Esprito Santo, ajude aqueles que ainda no possuem esta experincia. Planeje experincias de aprendizado fora da sala de aula: D tarefas para os alunos estudarem e realizarem entre as aulas. Providencie oportunidades para eles colocarem em prtica o que eles esto aprendendo atravs de ministrio prtico em sua igreja e comunidade. Lembre-se: o propsito da escola equipar os discpulos para cruzar linhas culturais e geogrficas espalhando a mensagem do Evangelho. CONTINUAO DOS ESTUDOS Se aps concluir todos os cursos voc desejar continuar seus estudos, alcanando um Diploma de Bacharel em Ministrio e Teologia, voc poder continuar estudando conosco atravs do Programa de Bacharelado.

37

REDE INTERNACIONAL TEMPO DE COLHEITA Polticas de Reproduo e Traduo


A Rede Internacional Tempo de Colheita retm os direitos de propriedade literria de todo o currculo preparado e distribudo pelo Instituto, porm privilegia a outros com concesses de reproduo e traduo para idiomas ainda no traduzidos sob os seguintes termos: 1. Nenhuma mudana pode ser efetuada ao contedo do texto seno o que for lingisticamente necessrio, se o texto estiver sendo traduzido para outro idioma. 2. As capas e contracapas e as pginas introdutrias devem ser mantidas. Estas pginas identificam os manuais e permitem o contato com nossa organizao para manuais adicionais. 3. Se voc decidir vender este manual, o mesmo no poder ser repassado por mais de 15% sobre o custo de produo. Esta percentual permitido para cobrir os custos administrativos para reproduzir o material. Ns temos estabelecido o limite de 15% sobre o custo real para que os manuais no sejam usados para obter lucro ou vendidos acima do nvel financeiro da pessoa comum. Voc tambm livre para vender os cursos a seu custo exato ou ofertar-los, se as finanas permitem. 4. O formulrio Solicitao de Reproduo e/ou Pedido de Traduo deve ser submetido a e aprovado pela Rede Internacional Tempo de Colheita.

5. Se voc est traduzindo um curso, uma cpia da traduo final deve ser enviada a Rede Internacional Tempo de Colheita: 14431 Tierra Dr., Colorado Springs, CO, 80921, USA. Ns temos aceitado o desafio de Habacuque 2.2 e Salmos 68.11. O Senhor nos diz: escreve claramente a viso em tbuas. Porm, ns devemos entreg-la nas mos de corredores, aqueles fora das linhas dianteiras da evangelizao. por isso que ns permitimos a reproduo e traduo de todos os materiais. Essa poltica elimina livros publicados comercialmente que possam ser vendidos por altos valores. Voc negocia seus prprios custos localmente. Voc pode encontrar uma copiadora crist que reproduza os cursos a preo de custo. Voc pode tambm obter seu prprio equipamento de impresso. Voc poder obter cpias a um preo mais baixo desde que as despesas de envio so eliminadas. Tambm se eliminam os problemas de uso e encargos. Sua nica despesa ser com a cpia original dos cursos que voc obtm de Tempo de Colheita. O custo destes manuais cobre nossa produo, o custo real de envio, e os custos administrativos que no excedem a 15 por cento. (Nota: os manuais so proporcionados gratuitamente quando as condies econmicas permitem). Voc pode usar uma cpia original para reproduzir os materiais to freqentemente quanto voc desejar, desde que voc permanea dentro das clusulas das polticas declaradas.

38

REDE INTERNACIONAL TEMPO DE COLHEITA


Solicitao de Reproduo
Seu Nome: ____________________________________________________________ Endereo: _____________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Denominao ou organizao que voc representa: ____________________________ _____________________________________________________________________ Como voc usar o material que estar reproduzindo? __________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ A Rede Internacional Tempo de Colheita retm os direitos de propriedade literria de todo o currculo preparado pelo Instituto, porm privilegia a outros com concesses de reproduo sob as seguintes clusulas: 1. Nenhuma mudana pode ser feita ao material do texto seno a que for lingisticamente necessria, si o texto estiver sendo traduzido para outro idioma.1 2. As capas e contracapas devem ser mantidas, assim como as pginas introdutrias. 3. Se voc decidir vender o material, o mesmo no pode ser vendido por mais de 15% sobre os custos de produo. 4. Este formulrio de Solicitao de Reproduo deve ser submetido a e aprovado pela Rede Internacional Tempo de Colheita antes de imprimir os manuais. Eu estou de acordo com estas clusulas e condies: Assinatura ________________________________ Data ___________________ Envie este formulrio ao Escritrio Principal de...

Instituto Internacional Tempo de Colheita


14431 Tierra Dr. Colorado Springs, CO 80921 USA

Consulte-nos para saber se o currculo j est traduzido para seu idioma.

39

REDE INTERNACIONAL TEMPO DE COLHEITA

Solicitao de Traduo
Nota: Este formulrio deve ser traduzido e preenchido em ingls.

Seu Nome: ____________________________________________________________________ Endereo: ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ Denominao ou organizao que voc representa: ____________________________________________________________________ Como voc usar os manuais que voc estar traduzindo? _____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Quais so os cursos que voc planeja traduzir?_______________________________ Em qual idioma voc estar traduzindo o material?____________________________ A Rede Internacional Tempo de Colheita retm os direitos de propriedade literria de todo o currculo preparado pelo Instituto, porm privilegia a outros com concesses de traduo sob as seguintes clusulas: 1. Nenhuma mudana pode ser feita ao material do texto seno a que for lingisticamente necessria ao texto que estiver sendo traduzido. 2. As capas e contracapas devem ser mantidas, assim como as pginas introdutrias. 3. Se voc decidir vender o material, o mesmo no pode ser vendido por mais de 15% sobre os custos de produo. 4. Este formulrio de Solicitao de Reproduo deve ser submetido a e aprovado pela Rede Internacional Tempo de Colheita antes de imprimir os manuais. 5. Uma cpia da traduo deve ser enviada ao escritrio internacional de Tempo de Colheita Eu estou de acordo com estas clusulas e condies: Assinatura ________________________________ Data ___________________ Envie este formulrio ao Escritrio Internacional... 14431 Tierra Dr. Colorado Springs, CO 80921

40

USA

41

Potrebbero piacerti anche