Sei sulla pagina 1di 139

Pnae

Presidncia da Repblica Ministrio da Educao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao

Programa Nacional de Alimentao Escolar Pnae

Programa Nacional de Formao Continuada a Distncia nas Aes do FNDE


MEC / FNDE Braslia, 2011 4 edio atualizada

Colaboradores conteudistas Maria Lcia Cavalli Neder Adalberto Domingos da Paz lida Maria Loureiro Lino Colaboradores Coordenao Geral do Programa Nacional de Alimentao Escolar CGPAE Centro Colaborador em Alimentao e Nutrio do Escolar CECANE: UFBA, UFRGS, UFSC, UFGO, UNIFESP Campus da Baixada Santista.

Reviso UFMT Projeto grfico e diagramao UFMT Ilustraes Zubartez e Cespe/UnB 4 Reviso e atualizao lida M Loireiro Lino

B823p

Brasil. Ministrio da Educao (MEC).

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao. Secretaria de Educao a Distncia 4.ed., atual. Braslia : MEC, FNDE, 2011. 139p. : il. color. (Formao pela escola) Acompanhado de caderno de atividades (52 p.) 1. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE). 2. Financiamento da Educao. 3. Polticas Pblicas Educao. 4. Programa e Aes FNDE. 5. Formao continuada a distncia FNDE. 6. Formao pela Escola FNDE. I. Brasil. Ministrio da Educao. II. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao. III. Ttulo. IV. Srie. CDU 371.217.2

Sumrio
Contextualizao do mdulo _____________________________________________________________________ 9 Plano de ensino do mdulo: Programa Nacional de Alimentao Escolar _________________________________10 Para comeo de conversa _______________________________________________________________________13 Problematizando ______________________________________________________________________________16 Unidade I Alimentao escolar: um dos fundamentos para uma educao de qualidade ___________________20 1.1. Finalidade da alimentao escolar ___________________________________________________________20 1.2. Princpios e diretrizes do Pnae ______________________________________________________________22 Unidade II Conhecendo melhor o Pnae ___________________________________________________________28 2.1. Sntese da evoluo da alimentao escolar no Brasil ___________________________________________28 2.2. Objetivos do Pnae _______________________________________________________________________31 2.2.1. Sistemtica de repasse de recursos financeiros do Pnae _____________________________________32 2.3. Entidades executoras (EE) _________________________________________________________________32 2.3.1. Outros parceiros na rede de relacionamento do Pnae _______________________________________33 Unidade III Alimentao e nutrio ______________________________________________________________39 3.1 A importncia do cardpio de alimentao escolar e as regras para a sua elaborao __________________39 3.2. O papel do nutricionista na elaborao do cardpio escolar ______________________________________44 3.3. As responsabilidades em relao qualidade da alimentao no Pnae _____________________________46 3.3.1. Armazenagem _______________________________________________________________________48

Unidade IV Gesto e operacionalizao do Pnae ___________________________________________________54 4.1. Formas de gesto ________________________________________________________________________54 4.2. O repasse dos recursos pelo FNDE __________________________________________________________62 4.3. O clculo do valor a ser repassado pelo FNDE s entidades executoras _____________________________63 4.3.1. Como calcular o valor a ser repassado s entidades executoras pelo Pnae _______________________64 4.3.2. Aplicando e reprogramando os recursos do Pnae __________________________________________68 4.4. O repasse de recursos para o Programa Mais Educao _________________________________________70 4.4.1. A importncia do programa ____________________________________________________________70 4.4.2. O Programa Mais Educao na prtica ____________________________________________________72 4.4.3. Alimentao escolar no contexto do Programa Mais Educao ________________________________73 4.5. O processo de aquisio de alimentos no mbito do Pnae _______________________________________75 Unidade V Agricultura Familiar __________________________________________________________________83 5.1. Conhecendo a Agricultura Familiar __________________________________________________________83 5.2. A Agricultura Familiar no contexto das polticas pblicas adotadas pela Unio ______________________86 5.2.1. Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf _________________________87 5.2.2 Programa de Aquisio de Alimentos - PAA ________________________________________________89 5.2.3 Programa de Garantia de Preos para a Agricultura Familiar - PGPAF_____________________________94 5.3. Aquisio de alimentos no mbito do Pnae ___________________________________________________96 Unidade VI A prestao de contas no mbito do Pnae ______________________________________________106 6.1. O significado de prestar contas ____________________________________________________________106 6.2. A prestao de contas no mbito do Pnae ___________________________________________________108 6.2.1. O fluxo da prestao de contas do Pnae _________________________________________________108

6.3. A suspenso dos repasses ______________________________________________________________112 6.3.1. Denncia de irregularidades ___________________________________________________________114 Unidade VII - O Conselho de Alimentao Escolar (CAE) ______________________________________________118 7.1 O surgimento dos conselhos de controle social como reflexo da redemocratizao no Brasil ___________118 7.2 Finalidade, composio e atribuies do CAE _________________________________________________119 7.2.1 Origem, finalidade e criao ___________________________________________________________119 7.2.2 Composio e critrios para a indicao dos membros do CAE _______________________________120 7.2.3 Ato de nomeao dos membros e eleio do presidente e vice-presidente do CAE _______________121 Retomando a conversa inicial ___________________________________________________________________128 Ampliando seus horizontes ____________________________________________________________________130 Contatos ____________________________________________________________________________________132 Glossrio ____________________________________________________________________________________133

Contextualizao do mdulo
O mdulo sobre o Programa Nacional de Alimentao Escolar (Pnae) faz parte do Programa Nacional de Formao Continuada a Distncia nas Aes do FNDE Formao pela Escola, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE). O Formao pela Escola um Programa que utiliza a metodologia de educao a distncia, tendo como finalidade primordial a capacitao de agentes, parceiros, conselheiros, operadores e demais envolvidos com a execuo, acompanhamento e avaliao de aes e Programas financiados pelo FNDE. Com este mdulo de estudo, o Formao pela Escola busca contribuir para a capacitao de pessoas que possam exercer o controle social, de modo a elevar a qualidade da gesto do Pnae, bem como atuar no s na busca de garantia da alimentao escolar de qualidade e em quantidade suficiente a todos os alunos, mas tambm no desenvolvimento de hbitos e prticas alimentares saudveis no contexto escolar.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Nesse contexto, este mdulo vai disponibilizar a voc conhecimentos sobre a concepo do Programa, sua finalidade, gesto e operacionalizao, sobre os objetivos e atribuies do Conselho de Alimentao Escolar CAE - e sobre as exigncias e responsabilidades relacionadas elaborao dos cardpios de alimentao escolar. Antes de iniciar seus estudos, sugerimos que voc leia o plano de ensino para conhecer os objetivos de aprendizagem e o contedo programtico, entre outras informaes.

Plano de ensino do mdulo: Programa Nacional de Alimentao Escolar


Carga horria: 40 horas Perodo de durao: mnimo 30 dias e mximo 45 dias.
Objetivo geral
Propiciar ao cursista a aquisio de informaes tericas e prticas que fundamentem sua compreenso e atuao, de forma eficiente e eficaz, na operacionalizao, no controle social e no acompanhamento do Programa Nacional de Alimentao Escolar (Pnae). Dessa forma, cada unidade de estudo do mdulo deve possibilitar a voc o alcance dos seguintes objetivos especficos:

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Unidade I Alimentao escolar: um dos fundamentos para uma educao de qualidade


:: ampliar sua compreenso sobre a finalidade social e poltica da alimentao escolar como direito humano; :: conhecer os princpios e diretrizes do Pnae.

Unidade II Conhecendo melhor o Pnae


:: conhecer a evoluo das aes de alimentao escolar no pas; :: ampliar sua compreenso sobre os objetivos, as diretrizes e a abrangncia do Pnae; :: identificar quem so os responsveis pela execuo do Programa.

10

Unidade III - Alimentao e nutrio


:: compreender a importncia do cardpio no contexto do Pnae e as responsabilidades exigidas quanto sua elaborao; :: conhecer o papel do nutricionista do Pnae na elaborao do cardpio de alimentao escolar; :: conhecer as responsabilidades das EE quanto qualidade dos alimentos adquiridos, bem como a armazenagem desses alimentos e os cuidados de higiene na sua preparao.

Unidade IV - Gesto e operacionalizao do Pnae


:: conhecer as formas de gesto e operacionalizao do Pnae, bem como os procedimentos de responsabilidades das entidades executoras; :: entender como feito o clculo do valor dos recursos a serem repassados, conta do Programa, para as entidades executoras; :: conhecer os principais passos do processo de aquisio dos alimentos no mbito do Programa.

Unidade V Agricultura Familiar


Programa Nacional de Alimentao Escolar

:: enfatizar a importncia da Agricultura Familiar no Brasil em conformidade com a Lei 11.326 de 24/07/2006. :: conhecer os aspectos econmicos, sociais e ambientais que perpassam pela agricultura familiar. :: conhecer a interface entre o Programa Nacional de Alimentao Escolar e a Agricultura Familiar de acordo com a Lei 11.947 de 16/06/2009 e a Resoluo CD/FNDE n 38 de 16/07/2009

Unidade VI A prestao de contas no mbito do Pnae


:: compreender a importncia da prestao de contas no Pnae; :: entender como realizada a prestao de contas; :: identificar os responsveis pela prestao de contas.

11

Unidade VII Conselho de Alimentao Escolar (CAE)


:: compreender a importncia do CAE para o controle social do Programa de alimentao escolar; :: conhecer os motivos pelos quais o CAE foi criado, sua finalidade e suas atribuies, assim como os critrios para indicao dos seus membros.

12

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Para comeo de conversa


Prezado cursista,
um prazer poder dialogar com voc a respeito do Programa Nacional de Alimentao Escolar, o Pnae. O propsito dessa nossa conversa apresentar as principais informaes que possam ajudar voc na tarefa que desenvolve, ou poder desenvolver, junto ao Pnae em sua entidade executora EE (estados, Distrito Federal e municpios). Com o intuito de proporcionar uma discusso aprofundada das questes mais importantes para a compreenso do Programa, dividimos nosso objeto de estudo em vrios subtemas (unidades de estudo), conforme exposto no plano de ensino. Buscaremos responder aqui as perguntas comumente feitas aos tcnicos do FNDE e aos responsveis pelo Programa nos encontros, realizados nos estados e municpios, em que se estuda e discute o Pnae. As dvidas mais freqentes encontram-se sintetizadas nas seguintes questes: :: O que o Pnae, quais so seus objetivos e a quem se destina? :: Como ocorre a execuo e a prestao de contas do programa? :: A escola pode receber o recurso do Pnae diretamente do FNDE? :: De que maneira realizado o controle social do programa, como so organizados os conselhos e quais so suas funes? :: Quem o responsvel pela prestao de contas do Pnae? :: O que Agricultura Familiar e qual a sua relao com o Pnae? :: Qual o vnculo existente entre o Pnae e o Programa Mais Educao?

13

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Assim, neste mdulo, responderemos a essas questes, buscando facilitar a atuao de todas as pessoas que, direta ou indiretamente, estejam envolvidas com aes concernentes ao Pnae. Alm disso, trataremos da qualidade da alimentao escolar. Ora, no basta que os alunos sejam alimentados, preciso que a alimentao seja elaborada de forma a atender s suas necessidades nutricionais e a combater os maus hbitos alimentares. O objetivo contribuir para que os alunos tenham desenvolvimento e crescimento, fsico e intelectual, o que reflete, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem. recomendvel que, no seu percurso de estudo, voc use um caderno de anotaes para registrar suas dvidas ou observaes. importante tambm que voc reflita, antes e depois de ler o contedo, sobre todas as questes colocadas ao longo das unidades e na seo Problematizando. Nos encontros presenciais, sugerimos que voc leve suas anotaes para apoi-lo em sua conversa com o tutor e com os colegas de curso, bem como para esclarecer suas dvidas e fazer suas consideraes. Sistematize sua aprendizagem, realizando todas as atividades do seu caderno de atividades, propostas no decorrer das unidades de estudo. Essas atividades ajudaro voc a ter um quadro resumo das principais informaes trabalhadas no curso.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Para favorecer seu processo de aprendizagem, organizamos esse mdulo da seguinte maneira: Reunimos na Unidade I, Alimentao escolar: um dos fundamentos para uma educao de qualidade, informaes importantes sobre a poltica pblica da alimentao escolar no Brasil e os princpios e diretrizes do Pnae. A Unidade II, Conhecendo melhor o Pnae, apresenta um histrico da alimentao escolar no Brasil, os objetivos e as entidades responsveis pela execuo do Pnae e a rede de parceria que se organizou em torno do Programa. Na Unidade III, Alimentao e nutrio, so discutidas questes como o cardpio da alimentao escolar, o papel do nutricionista e as diversas responsabilidades em relao a conservao dos produtos que comporo a refeio a ser servida aos alunos no ambiente escolar. As formas de gesto do programa, o clculo do valor a ser transferido pelo FNDE, por meio do Pnae, a reprogramao dos recursos financeiros, o repasse especial de recursos financeiros s escolas executoras do Programa Mais Educao e o processo de aquisio de produtos para a alimenta-

14

o escolar foram temas abordados na Unidade IV, Gesto e operacionalizao do Pnae. J na Unidade V, Agricultura Familiar, voc conhecer as informaes fundamentais sobre essa importante forma de produo agrcola e a relao da mesma com o Pnae. Conhecer as etapas da prestao de contas, sua obrigatoriedade, os fatores que levam a suspenso dos repasses do Pnae e a necessidade de denunciar irregularidades na execuo do Programa so os assuntos tratados na Unidade VI, A prestao de contas no mbito do Pnae. Finalmente na Unidade VII, O Conselho de Alimentao Escolar (CAE), vamos conhecer, com detalhes, a composio desse conselho, suas atribuies e seu funcionamento. E ento, voc est disposto a iniciar seus estudos? Vamos l! Esperamos que o estudo deste mdulo possa lhe trazer contribuies significativas para o exerccio competente de sua funo junto ao Pnae. Antes, porm, de darmos incio nossa conversa a respeito do programa, interessante que voc reflita sobre as questes apresentadas seguir:

15

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Problematizando
Antes, porm, de darmos incio nossa conversa reflita sobre as questes apresentadas seguir: s seis horas da manh, dona Lourdes j est de p, preparando o caf. Assim que ele fica pronto, ela vai acordar Edimilson (doze anos), Francisco (oito anos) e Marilene (seis anos) para que se arrumem para ir escola. Na cama, ainda ficam dormindo Ccero, de cinco anos, e Pedro, que vai completar quatro. Seu Antnio, marido de dona Lourdes, est se vestindo para ir trabalhar. Dona Lourdes chama todos para tomarem caf. Seu Antnio, apressado, entra na cozinha, toma um gole do caf e chama as crianas para irem embora, pois esto atrasados. No caminho para o trabalho, deixar as crianas na escola. Enquanto o marido vai se afastando com os filhos, dona Lourdes comea a rdua jornada do dia e se pe a pensar: Ser que na escola ter merenda para as crianas? Ela sabe que, apesar de as crianas terem tomado caf com um pedao de po, o que comeram no suficiente para garantir a nutrio adequada at a hora em que voltaro para casa, l pela uma hora da tarde, j que o caminho da escola at em casa longo. Dona Lourdes ainda tem uma outra preocupao: Francisco, seu segundo filho, diabtico desde pequeno. Quando foi descoberta a doena, o mdico informou que ele no devia ficar mais de trs horas sem se alimentar, pois, alm de poder ficar desatento durante a aula, pode tambm sofrer desmaios. Ela, alis, j comunicou a escola sobre a sade do Francisco. Dona Lourdes no deixa as crianas faltarem s aulas. Ela e seu Antnio se esforam para que as crianas freqentem a escola, pois sabem que, sem o estudo, hoje em dia, muito difcil alcanar a qualificao exigida pelo mercado de trabalho. Alm disso, no querem que seus filhos sejam analfabetos (como seu marido e ela so). Apesar de suas preocupaes, dona Lourdes ainda acredita que na escola seus filhos podero ter uma boa alimentao, fato que contribuir para uma melhor aprendizagem. Voc acredita, como dona Lourdes, que as escolas pblicas podem suprir as necessidades nutricionais dos alunos que frequentam a educao bsica? De que forma? Ser que o papel da escola, ao oferecer alimentao escolar, apenas suprir essas necessidades nutricionais? Para que a alimentao chegue s crianas, o que os estados, o Distrito Federal, os municpios e as escolas precisam fazer? Quem responsvel, no governo federal, pelo Pnae? Qual a responsabilidade de cada entidade executora diante do Pnae? E voc, que contribuio pode dar ao desenvolvimento do Programa? Na busca de respostas a essas e outras questes relativas alimentao escolar, convidamos voc a fazer a leitura deste mdulo, dialogando conosco sobre esse tema. Bom estudo!

Diabetes: doena caracterizada por aumento dos nveis de glicose no sangue.

16

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Unidade I

Alimentao escolar: Um dos fundamentos para uma educao de qualidade

Unidade I

Alimentao escolar: Um dos fundamentos para uma educao de qualidade


Esta unidade de estudo tem por objetivos especficos possibilitar a voc: :: ampliar sua compreenso sobre a finalidade social e politica da alimentao escolar como direito humano; :: conhecer os princpios e diretrizes do Pnae.

1.1. Finalidade da alimentao escolar


Vamos dar incio a essa unidade perguntando a voc: :: Por que a alimentao escolar pode ser considerada um dos fundamentos para uma educao de qualidade? :: Qual a ligao do tema alimentao com educao e com escola? :: Escola no lugar de ensino e de aprendizagem? Ento, qual a importncia desse tema no contexto escolar

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Para podermos responder a essas questes, importante, a princpio, que tenhamos clareza da relao do tema alimentao com a educao. Ao refletir a respeito das questes levantadas anteriormente, voc deve ter pensado que, para aprender, a criana tem de estar bem alimentada. Voc deve ter se lembrado, inclusive, da expresso popular: Saco vazio no pra em p.

20

isso mesmo! Uma das funes do Programa Nacional de Alimentao Escolar (Pnae) , sem dvida, oferecer alimentos adequados, em quantidade e qualidade, para satisfazer as necessidades nutricionais do educando no perodo em que ele permanecer na escola, alm de contribuir para aquisio de hbitos e prticas alimentares saudveis. A prpria Constituio do pas afirma, em seus art.. 208, inciso VII, que a alimentao escolar dever do Estado e um direito do educando que freqentem a educao bsica. e no art.6, que a alimentao um direito social. Repetindo: a alimentao escolar um direito humano e social de todas as crianas e adolescentes que esto nas escolas e um dever do Estado (governo federal, estadual, distrital e municipal). Esse dever do Estado efetivado mediante a execuo do Pnae, coordenado pelo FNDE. Lembre-se:
Programa Nacional de Alimentao Escolar

tes textos legais:


:: Constituio Federal arts.6 208 e 211. :: Lei de Diretrizes e Bases para a Educao Nacional LDB (Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996). :: Plano Nacional de Educao (Lei n 10.172, de 9 de janeiro de 2001). :: Portaria Ministerial n 251, de 3 de maro de 2000. :: Portaria Interministerial n 1.010, de 8 de maio de 2006. :: Lei n 11.947, de 16 de junho de 2009. :: Resoluo n 38 do Conselho Deliberativo do FNDE, de 16 de julho de 2009. :: Resoluo n 67, do Conselho Deliberativo do FNDE, de 28 de dezembro de 2009 :: Resoluo n 465, do Conselho Federal de Nutricionistas, de 17 de julho de 2010.

A alimentao escolar uma obrigao dos governos federal, estaduais, distrital e municipais. Eles devem garantir a efetivao do direito alimentao para os alunos matriculados nas creches, pr-escolas, escolas do ensino fundamental e mdio e educao de jovens e adultos da rede pblica, alm das qualificadas como filantrpicas e comunitrias, inclusive as de educao especial e as localizadas em reas indgenas e em reas remanescentes de quilombos que constem do Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Ansio Teixeira, do Ministrio da Educao (Inep/MEC). A base normativa de sustentao para a garantia da alimentao escolar como um direito humano est nos seguin-

Alm da legislao brasileira, o artigo 4 do Cdigo de Conduta Internacional sobre o Direito Alimentao Adequada CCI/DAA afirma: O direito alimentao adequada significa que todo homem, mulher e criana, sozinho ou em comunidade, deve ter acesso fsico e econmico, a todo tempo, alimentao adequada ou atravs do uso de uma base de recurso apropriada para sua obteno de maneira que condiz com a dignidade humana. Com base nesse artigo, possvel concluir que o Pnae no tem a funo apenas de satisfazer as necessidades nutricionais dos alunos, enquanto permanecem na escola. Ele se apresenta como modelo de Programa social, cujos princpios so: reconhecer, concretizar e fortalecer o direito humano e universal alimentao.

21

1.2. Princpios e diretrizes do Pnae


De acordo com os artigos 2 e 3 da Resoluo n38 do Conselho Deliberativo do FNDE, de 16 de julho de 2009, o Pnae possui princpios e diretrizes bem definidos. So sete os princpios fundamentais do Programa: 1. O direito humano alimentao adequada, visando garantir a segurana alimentar e nutricional do aluno; 2. A universalidade do atendimento da alimentao escolar gratuita, a qual consiste na ateno aos alunos matriculados na rede pblica de educao bsica; 3. A equidade, que compreende o direito constitucional alimentao escolar, com vistas garantia do acesso ao alimento de forma igualitria;
Programa Nacional de Alimentao Escolar

7. A participao da comunidade no controle social, no acompanhamento das aes realizadas pelos Estados, Distrito Federal e Municpios para garantir a execuo do Programa.

Em outras palavras, estes princpios significam: :: direito humano alimentao adequada garantir uma alimentao saudvel, nutritiva, sem representar riscos sade do aluno; :: universalidade do atendimento oferta a todos os alunos da educao bsica pblica, inclusive de reas indgenas ou remanescentes de quilombos, com a garantia de recursos financeiros para a aquisio da alimentao escolar; :: equidade no atendimento equidade no atendimento acesso alimentao escolar de forma igualitria, atendendo s necessidades nutricionais do aluno, inclusive sua condio de sade; :: sustentabilidade e a continuidade que visam ao acesso alimentao saudvel e adequada. Todos os dias letivos e durante todo perodo em que o aluno permanecer na escola; :: respeito aos hbitos alimentares respeito aos costumes alimentares tradicionais locais; :: descentralizao da gesto do programa redistribuio das responsabilidades da execuo, ou seja, os recursos so destinados aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios, que podem, inclusive, repassar para as escolas;

4. A sustentabilidade e a continuidade, que visam ao acesso regular e permanente alimentao saudvel e adequada; 5. O respeito aos hbitos alimentares considerados como tais, as prticas tradicionais que fazem parte da cultura e da preferncia alimentar local saudveis; 6. O compartilhamento da responsabilidade pela oferta da alimentao escolar e das aes de educao alimentar e nutricional entre os entes federados, conforme disposto no art. 208 da Constituio Federal;

22

:: participao da sociedade no controle social os cidados tm a responsabilidade de fazer o controle social e acompanhamento do Programa. Esse controle ocorre por meio do Conselho de Alimentao Escolar (CAE), que voc vai estudar na unidade VI. Agora que voc j conhece os princpios nos quais se baseia o Pnae, vamos conhecer suas diretrizes. As diretrizes do Pnae so as seguintes: 1 - o emprego da alimentao saudvel e adequada, que compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradies e os hbitos alimentares saudveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etria, o sexo, a atividade fsica e o estado de sade, inclusive para os que necessitam de ateno especfica; 2 - a incluso da educao alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currculo escolar, abordando o tema alimentao e nutrio e o desenvolvimento de prticas saudveis de vida, na perspectiva da segurana alimentar e nutricional; 3 - a descentralizao das aes e articulao, em regime de colaborao, entre as esferas de governo; 4 - o apoio ao desenvolvimento sustentvel, com incentivos para a aquisio de gneros alimentcios diversificados, produzidos em mbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares, priorizando as comunidades tradicionais indgenas e de remanescentes de quilombos.

Voc deve estar se perguntando: O Programa possui outras funes alm de oferecer alimentos que supram as necessidades nutricionais dos alunos, no perodo escolar?

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Pois bem, o Pnae considerado um dos maiores Programas na rea de alimentao escolar do mundo, uma vez que atende a todos os alunos matriculados na educao bsica pblica, independentemente de classe, cor ou religio. Trata-se de uma oportunidade no s de oferecer alimentos que satisfaam as necessidades nutricionais dos educandos no perodo em que esto na escola, mas tambm de contribuir para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e a formao de hbitos e prticas alimentares saudveis na comunidade local e escolar. Em outras palavras, o Programa pertence a uma poltica social do governo que busca desenvolver aes promotoras de sade e de formao de hbitos e prticas alimentares saudveis na comunidade local e escolar. O Pnae um espao propcio para desenvolver atividades de promoo de sade, produo de conhecimentos e de aprendizagem na escola. tambm um espao que pode contribuir para provocar o dilogo com as comunidades escolar e local sobre os fatores que influenciam em suas prticas alimentares dirias, possibilitando-lhes o questionamento e a mudana, ou seja, a adoo de prticas alimentares saudveis, a partir das discusses de temas como:

23

formaes e orientaes certamente tornaro estes alunos capazes de realizar escolhas adequadas, no que diz respeito aos alimentos a serem consumidos e, ainda, contribuiro para a adoo de uma alimentao mais saudvel. Antes de prosseguir, aplique sua aprendizagem realizando as atividades 1 e 2 e do caderno de atividades.

E ento, voc j tinha pensado nessas questes? Reflita bastante sobre o que estudou nesta unidade e faa suas anotaes. Na prxima unidade voc vai conhecer um pouco da histria do Pnae e o papel das entidades executoras (EE), ou seja, que responsabilidades elas tm no sentido de garantir que a finalidade social do programa seja cumprida. crenas e tabus sobre os hbitos alimentares da populao, cuidados de higiene, cuidado no preparo e conservao de alimentos e sugestes de cardpios que tenham uma proposta saudvel de alimentao. Outro fator importante que o Pnae evidencia a discusso sobre o cuidado com o meio ambiente. Esse debate pode ser aprofundado nas prticas de organizao das hortas escolares, ocasies em que o aluno poder compreender seu papel como cidado responsvel pela preservao da natureza. Tambm devero ser usados espaos disponibilizados em disciplinas como cincias, em que o estudante trabalha a constituio dos alimentos, seus aspectos nutricionais e a composio de uma refeio balanceada. Todas essas in-

24

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Unidade I em sntese
Para finalizarmos essa primeira unidade, gostaramos de salientar que o Programa Nacional de Alimentao Escolar conta com voc na construo desse espao educativo e de promoo da sade de nossas comunidades. bom recordarmos que o Pnae tem trs finalidades principais: garantir atendimento s necessidades nutricionais dos alunos; contribuir para a adoo de hbitos e prticas alimentares saudveis e contribuir para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos alunos. A alimentao escolar um direito individual, garantido pela Constituio Federal de 1988, cuja oferta uma obrigao dos estados, Distrito Federal e municpios. Ao governo federal cabe oferecer recursos complementares. Esses recursos so repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE) aos estados, Distrito Federal e municpios, por meio do Pnae, considerado um dos maiores Programas de alimentao escolar do mundo, destinado a atender todos os alunos da educao bsica pblica, filantrpica ou comunitria, escolas especais e de reas indgenas ou remanescentes de quilombos do Brasil.

25

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Unidade II

Conhecendo melhor o Pnae

Unidade II

Conhecendo melhor o Pnae


Esta unidade de ensino tem como objetivos especficos: :: conhecer a evoluo das aes de alimentao escolar no pas; :: ampliar sua compreeso sobre objetivos, as diretrizes e a abrangncia do Pnae; :: identificar quem so os responsveis pela execuo do programa.

2.1. Sntese da evoluo da alimentao escolar no Brasil Dando continuidade aos nossos estudos sobre o Pnae, perguntamos:
Quando foi criado o Pnae?
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Como foi sua evoluo at os dias atuais? Atualmente quem o gerencia? Quais as mudanas efetuadas no Programa pela lei n 11.947/2009? Quais so as responsabilidades dos governos federal, estadual, distrital e municipais no mbito do Programa?

Para que voc conhea um pouco mais sobre essa importante poltica pblica e possa responder s questes colocadas acima, preparamos uma sntese histrica sobre a alimentao escolar no Brasil. Acompanhe-nos: Talvez voc pense que as aes de alimentao escolar sejam novas, mas, na realidade, no so. Tudo comeou em nosso pas por volta de 1940, quando foi criado o Instituto Nacional de Nutrio, que defendia a proposta de oferecer alimentao na escola. Apesar da inteno, no foi possvel, naquela poca, a sua concretizao por indisponibilidade de recursos financeiros.

28

Na dcada de 50, foi elaborado o Plano Nacional de Alimentao e Nutrio, denominado Conjuntura Alimentar, e o Problema da Nutrio no Brasil, que, pela primeira vez, estruturava um Programa de merenda escolar, em mbito nacional, sob responsabilidade pblica. Desse plano original, apenas o Programa de alimentao escolar sobreviveu, contando com o apoio do Fundo Internacional de Socorro Infncia (Fisi), hoje denominado Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef ). Em 31 de maro de 1955, foi assinado o Decreto n 37.106, que institua a Campanha de Merenda Escolar, subordinada ao Ministrio da Educao. Dos anos 50 at o final dos anos 70, a merenda escolar passou por momentos de reorganizao, recebendo, inclusive, apoio do Programa Mundial de Alimentos da Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao (FAO/ ONU). Somente em 1979 foi dada ao Programa a denominao de Programa Nacional de Alimentao Escolar Pnae. Apesar de o Pnae aumentar a cada ano a sua cobertura, o aspecto assistencialista do Programa perdurou at a promulgao da Constituio Federal, em 1988, que assegurou o direito alimentao escolar a todos os alunos do ensino fundamental pblico. Nesse contexto, a Constituio, em seu artigo 208, incisos IV e VII, definiu que dever do Estado (Unio, estados, Distrito Federal e municpios) a garantia de:
Programa Nacional de Alimentao Escolar

mentao escolar em seus planos plurianuais, bem como em sua previso oramentria (recursos destinados execuo da ao), nas leis oramentrias anuais. Outra importante etapa da evoluo do Programa vincula-se questo da descentralizao de recursos. Desde a sua criao at 1993, a execuo do Programa se deu de forma centralizada, ou seja, o rgo gerenciador planejava os cardpios, adquiria os gneros alimentcios, por meio de processo licitatrio, e se responsabilizava pela distribuio de alimentos em todo territrio nacional, entre outras aes. A partir de 12 de julho de 1994, a descentralizao foi instituda por meio da Lei n 8.913. A execuo do Programa passou, ento, a ser realizada mediante a celebrao de convnios com os municpios, e foi delegada s secretarias de educao dos estados e do Distrito Federal a competncia para o atendimento dos alunos pertencentes s suas redes e s redes municipais que no haviam aderido descentralizao. Os municpios e as secretarias estaduais e distritais de educao passaram, desse modo, a assumir as funes anteriormente desempenhadas pelo gerenciador do Pnae. A consolidao da citada descentralizao deu-se com a Medida Provisria n 1.784, de 14 de dezembro de 1998, que criou a transferncia automtica dos recursos, fato que garantiu maior agilidade no processo de execuo do Programa.

:: Inciso IV: educao infantil, em creche e pr-escolar, s crianas at 5 (cinco) anos de idade. :: Inciso VII: atendimento ao educando em todas as etapas da educao bsica l, por meio de Programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade. Em suma, a Constituio reconheceu o direito do aluno alimentao escolar, obrigando, inclusive, os estados, o Distrito Federal e os municpios a oferecerem Programa suplementar de alimentao aos alunos do ensino fundamental. Isso levou a Unio a incluir, a partir de ento, a ao da ali-

29

Nesse momento, o Programa j estava sob a responsabilidade do FNDE. Outro importante avano se deu com a aprovao da Medida Provisria n 2.178, de 28 de junho de 2001 (uma das reedies da MP n 1.784/98), que definiu, entre outras coisas, que na execuo do Programa as entidades executoras devem: :: aplicar, obrigatoriamente, 70% dos recursos financeiros transferidos pelo governo federal, conta do Pnae, exclusivamente em produtos bsicos; :: respeitar os hbitos alimentares regionais e locais; e :: observar, nos processos de aquisio de produtos, a vocao agrcola do municpio, fomentando o desenvolvimento da economia local. Com esse novo modelo de gesto, a transferncia dos recursos financeiros do Programa tem ocorrido de forma sistemtica e no tempo devido, permitindo o planejamento das aquisies dos gneros alimentcios, de modo a assegurar a oferta da merenda escolar durante todo o ano letivo. Como disposto na Lei n 11.947/2009, gneros alimentcios bsicos so aqueles indispensveis promoo de uma alimentao saudvel, observada a regulamentao aplicvel. A nova lei do Pnae no obriga mais a aplicao de 70% dos recursos exclusivamente em produtos bsicos. Entretanto, a partir dela, dos recursos financeiros transferidos pelo governo federal, no mnimo 30% devem ser utilizados na compra direta de gneros alimentcios da agricultura familiar ou do empreendedor familiar rural ou suas organizaes. Alm disso, os cardpios devero ser planejados, de modo a atender, em mdia, s necessidades nutricionais estabelecidas na forma do disposto no Anexo III da Resoluo n 38/2009 de

modo a suprir: :: quando oferecida uma refeio, no mnimo, 20% (vinte por cento) para os alunos matriculados na educao bsica, em perodo parcial; :: por refeio oferecida, no mnimo, 30% (trinta por cento) para os alunos matriculados em escolas localizadas em comunidades indgenas e localizadas em reas remanescentes de quilombos; :: quando ofertadas duas ou mais refeies, no mnimo, 30% (trinta por cento) para os alunos matriculados na educao bsica, em perodo parcial; :: quando em perodo integral (Programa Mais Educao), no mnimo, 70% (setenta por cento) para os alunos matriculados na educao bsica, incluindo as localizadas em comunidades indgenas e em reas remanescentes de quilombos.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Voc no pode esquecer que: :: cabe ao governo federal, por intermdio do FNDE, a transferncia de recursos financeiros, em carter complementar, para os estados, o Distrito Federal e os municpios, a fim de auxili-los no cumprimento de suas obrigaes no que se refere oferta de alimentao escolar; :: a transferncia de recursos do Pnae se d de forma automtica.

O que transferncia automtica? Como ela ocorre?

30

A transferncia automtica aquela que ocorre sem a necessidade de convnio, ajuste, acordo, contrato ou qualquer outro instrumento legal. Assim, o Pnae passou a garantir, de maneira complementar, por meio de transferncia direta, os recursos financeiros para a alimentao escolar dos alunos da educao bsica, matriculados em escolas pblicas, filantrpicas e comunitrias, inclusive nas escolas localizadas em comunidades indgenas e em comunidades remanescentes de quilombos. Mas voc deve estar querendo saber tambm de onde provm os recursos, quem responsvel por repass-los e para quem so repassados. Veremos essas questes a seguir. Mas, antes, importante que voc conhea os principais objetivos do Pnae.

2.2. Objetivos do Pnae


Programa Nacional de Alimentao Escolar

O Pnae tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial a aprendizagem, o rendimento escolar e a formao de hbitos saudveis dos alunos, por meio de aes de educao alimentar e nutricional e da oferta de refeies que cubram as suas necessidades nutricionais durante o perodo em que permanecem na escola. So objetivos complementares do Programa: :: envolver todos os entes federados (estados, Distrito Federal e municpios) na execuo do Programa; :: estimular o exerccio do controle social; :: propiciar comunidade escolar informaes para que possam exercer controle sobre sua alimentao; :: dinamizar a economia local, contribuindo para gerao de emprego e renda :: respeitar os hbitos alimentares e vocao agrcola locais.

Prestou bastante ateno nos objetivos do Pnae? importante que voc os tenha sempre em mente, para que possa atuar no controle social do Programa em sua regio de forma eficaz e eficiente. Agora, sim, retomemos as questes anteriores:

Quem o responsvel pelo repasse desses recursos? De onde provem os recursos do Pnae? E para quem esses recursos so repassados a fim de que o programa seja executado?

31

Passemos, ento, busca de respostas a essas questes.

2.2.1. Sistemtica de repasse de recursos financeiros do Pnae


Vamos comear respondendo a pergunta: quem responsvel pelo repasse dos recursos do Pnae? Recordemos o seguinte: a Constituio Federal prev que responsabilidade de todas as entidades federativas Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios assegurar a alimentao escolar para os alunos da educao bsica pblica e tambm de escolas filantrpicas e comunitrias. Ou seja, os estados, o Distrito Federal e os municpios so responsveis pela alimentao escolar dos alunos de suas redes pblicas de ensino. Mas o governo federal tambm responsvel e cumpre essa responsabilidade auxiliando-os financeiramente no cumprimento de suas obrigaes relativas oferta de alimentao escolar. De que forma o governo federal faz isso? Por meio da transferncia de recursos financeiros, em carter complementar. E quem faz o repasse desses recursos? A efetivao do direito alimentao escolar, no mbito federal, realizada pelo FNDE, que o rgo financiador e gerenciador do Pnae. Convm destacar: O FNDE uma entidade do governo federal responsvel pela assistncia financeira, em carter complementar, ou seja, a autarquia que efetua o clculo dos valores financeiros a serem repassados clientela beneficiria do Pnae. Tambm quem responde pelo estabelecimento de normas, acompanhamento, monitoramento e fiscalizao da execuo do Pnae, alm de avaliar sua eficincia, eficcia e efetividade.

Sob esta tica, o Pnae um Programa do governo federal e o FNDE o responsvel pelo seu financiamento e gerenciamento em nvel nacional. E agora, respondendo segunda questo, os recursos financeiros que financiam o Programa provm do Tesouro Nacional e esto assegurados, anualmente, no Oramento da Unio. Muito bem, acreditamos que essas duas questes ficaram claras para voc. Resta, no entanto, saber a quem so repassados os recursos para a execuo do Pnae? Para responder a essa pergunta, preciso conhecer os parceiros que compem a rede de relaes que se estabelece no interior do Pnae. Vejamos, ento:

2.3. Entidades executoras (EE)


J foi dito que a transferncia dos recursos automtica. Isso quer dizer que os recursos so creditados em contas correntes especficas abertas pelo prprio FNDE, em nome de rgos e instituies denominadas entidades executoras (EE). As entidades executoras (EEs) so fundamentais para a eficincia, eficcia e efetividade do programa. So as responsveis por receber os recursos financeiros transferidos pelo FNDE para a alimentao escolar e a sua devida complementao pelos entes federados, bem como, pelo acompanhamento e a superviso da execuo e a devida prestao de contas.

32

Programa Nacional de Alimentao Escolar

E quem so essas entidades executoras?

dos s prefeituras das respectivas cidades onde essas escolas se localizam.

So as: :: secretarias de educao dos estados e do Distrito Federal; :: prefeituras municipais; :: escolas federais de educao bsica ou suas mantenedoras. Qual a clientela especfica que cada EE atende?

Veja, a seguir, a resposta a essa pergunta: :: As secretarias de educao dos estados e do Distrito Federal atendem: a) alunos das suas redes de escolas pblicas, inclusive indgenas e quilombolas; e b) escolas mantidas por entidades filantrpicas e escolas comunitrias. :: As prefeituras municipais atendem a) alunos das suas redes de escolas pblicas, inclusive indgenas e quilombolas; e b) escolas mantidas por entidades filantrpicas e escolas comunitrias localizadas em sua rea poltico-administrativa; c) educao infantil, fundamental e mdia da rede federal, estadual, desde que tenha autorizao expressa para isso; :: Escolas federais a) podem optar por receber diretamente os recursos para atender os alunos matriculados; b) podem ter seus alunos includos nos repasses destina-

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Obs: Escolas Estaduais e Federais somente podero ser atendidas pela Prefeitura mediante autorizao.

2.3.1. Outros parceiros na rede de relacionamento do Pnae


Alm das Entidades Executoras que descrevemos, o FNDE conta com um conjunto de instituies que tm responsabilidades na execuo do Pnae. Vejamos cada uma delas: :: Tribunal de Contas da Unio (TCU) e Controladoria Geral da Unio (CGU), por meio da Secretaria Federal de Controle Interno so rgos fiscalizadores.

33

:: Secretarias de sade dos estados, do Distrito Federal e dos municpios (Vigilncia Sanitria) so responsveis pela inspeo sanitria dos alimentos, ou seja, por todo procedimento que garanta a segurana dos gneros alimentcios, desde o seu cultivo at a oferta da refeio ao aluno. :: Ministrio Pblico Federal (MPF) responsvel pela apurao de denncias, em parceria com o FNDE. :: Conselho Federal de Nutricionistas responsvel pela fiscalizao e orientao do exerccio da profisso, reforando a importncia da atuao do profissional na rea da alimentao escolar. O Programa conta, ainda, com a atuao do Conselho de Alimentao Escolar (CAE), responsvel pelo controle social. Os detalhes sobre a composio e atuao deste orgo sero vistos na Unidade VI deste mdulo.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Como voc pode ver, muitos agentes e rgos esto envolvidos na execuo Pnae, no mesmo? Isso demonstra a importncia e a seriedade do Programa. Pois bem, voc j conheceu um pouco da histria do Programa, seus objetivos e as entidades responsveis pela sua execuo. Na prxima unidade, estudaremos a importncia da elaborao do cardpio no contexto do Pnae e o papel fundamental do nutricionista nessa tarefa. Mais adiante, na unidade IV, voc vai saber quais so as formas de repasse dos recursos e como se faz o clculo dos valores a serem transferidos para as entidades executoras do Programa.

34

Unidade II em sntese
O FNDE, autarquia vinculada ao Ministrio da Educao, responsvel pela assistncia financeira em carter complementar, pelo estabelecimento de normas, pelo acompanhamento, pelo monitoramento e pela fiscalizao da execuo do Pnae, alm da avaliao da sua efetividade e eficcia. Por isso, podemos dizer que o FNDE o gerente do Pnae. A responsabilidade de executar o Programa das entidades executoras (EE), que so as secretarias de educao dos estados e do Distrito Federal, as creches, pr-escolas e escolas federais e as prefeituras municipais. O FNDE e, consequentemente, o Pnae, contam com o apoio de outras instituies, como o TCU, a CGU, o MPF, as secretarias de sade, os conselhos de nutricionistas e os conselhos de alimentao escolar (CAE), para que o Programa seja bem sucedido, tanto no alcance de seus objetivos quanto na execuo e prestao de contas dos recursos pblicos.

35

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Unidade III

Alimentao e nutrio

Unidade III
Cardpio: uma ferramenta que relaciona os alimentos destinados a suprir as necessidades nutricionais individuais e coletivas, discriminando os alimentos

Alimentao e nutrio
Os objetivos especficos desta unidade que voc seja capaz de: :: :: compreender a importncia do cardpio no contexto do Pnae e as responsabilidades exigidas quanto sua elaborao; conhecer o papel do nutricionista do Pnae na elaborao do cardpio de alimentao escolar;

:: conhecer as responsabilidades das EE quanto qualidade dos alimentos adquiridos, bem como a armazenagem desses alimentos e os cuidados de higiene na sua preparao.

3.1. A importncia do cardpio de alimentao escolar e as regras para sua elaborao


Todo processo de execuo da alimentao escolar comea com a definio do cardpio.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Voc sabe o que um cardpio no mbito do Pnae?

O que servir como alimentao escolar uma questo importante a ser discutida no planejamento da execuo do Pnae, em cada EE. O emprego da alimentao saudvel e adequada compreendendo o uso de alimentos variados, seguros que respeitem a cultura, as tradies e os hbitos e prticas alimentares saudveis, favorecendo o crescimento e desenvolvimento dos alunos, alm da melhoria do rendimento escolar o que todos da comunidade escolar devem buscar

39

A alimentao escolar diversificada, de boa qualidade nutricional, higinico sanitrio, saborosa, adaptada aos hbitos culturais locais e com tima aparncia o que todos da comunidade escolar devem buscar. Ou seja, a definio do cardpio no significa apenas estabelecer o que os alunos iro comer na alimentao escolar a cada dia da semana, sem observar os critrios sobre o assunto. importante que haja um planejamento sistemtico, em que sero observadas as peculiaridades quanto a hbitos e restries (por problemas de sade) alimentares dos alunos, a oferta e produo de gneros alimentcios da regio e a estrutura da cozinha para a preparao dos alimentos. Por que o planejamento sistemtico e adequado do cardpio da alimentao escolar to importante?

O Pnae estabelece que o cardpio deve ser planejado, de modo a atender as necessidades nutricionais dos alunos, descritas anteriormente, levando-se em considerao:
Programa Nacional de Alimentao Escolar
Todos ns sabemos que alunos com fome no se concentram, por isso, no conseguem aprender no mesmo? Que outros cuidados devem ser tomados na preparao da alimentao escolar? Quais as regras que devero ser obersvadas na preparao desses cardpios?

ra familiar ou do empreendedor familiar rural, respeitando safras e outras particularidades; :: colaborar para a qualidade da alimentao servida aos alunos; :: contribuir para o atendimento das necessidades nutricionais necessrias para o bom desenvolvimento e crescimento dos alinos e da melhoria no processo ensino-aprendizagem; :: cooperar para a aquisio, manuteno ou mudana de hbitos e prticas alimentares; :: permitir o atendimento s crianas que sofrem de restrio alimentar ou necessitam de alimentao especial em razo de problemas de sade. A legislao que rege o Pnae determina que a alimentao escolar deve ter no mximo? :: 10% de energia total proveniente de acar simples adicionado;

A resposta simples. O cardpio o documento que deve: :: conduzir o processo de compra dos produtos a serem utilizados na alimentao escolar; :: estar de acordo com os hbitos alimentares e a vocao agrcola da regio, considerando a produo da agricultu-

40

:: 15 a 30% da energia total proveniente de gorduras totais; :: 10% da energia total proveniente de gorduras saturadas; :: 1% da energia total proveniente de gorduras trans; :: 1 g de sal. O cardpio deve incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes, ofertando no mnimo 3 pores de frutas e hortalias por semana nas refeies. importante dizer que o cardpio deve ser elaborado antes do incio do exerccio financeiro e apresentado ao CAE, para sugestes acerca de ajustes necessrios.

O Pnae estabelece que o cardpio deve ser planejado, de modo a atender as necessidades nutricionais dos alunos, descritas anteriormente, levando-se em considerao: :: hbitos alimentares dos alunos: importante fazer uma pesquisa para conhecer os habitos alimentares da comunidade envolvida no espao da escola; :: oferta de alimento e educao nutricional: preciso estar atento aos gneros alimentcios disponveis na regio, bem como aos produtos da safra, visando maior variedade possvel de alimentos, desenvolvendo aes de educao alimentar e nutricional considerando hbitos alimentares como formas de expresso cultural, regional e nacional; :: existncia de alunos portadores de patologias e deficincias associadas nutrio: fundamental saber se h alunos como problemas de sade, como diabetes, intolerncia ao glten (protena de alguns vegetais) ou a algum nutriente da protena do leite ou acar do leite (lactose) entre outros; :: estrutura da cozinha: importante a quantidade de equipamentos, utenslios, mo-de-obra e espao fsico adequados para a produo da alimentao escolar.

NO SE ESQUEA!
proibida, com o recurso do FNDE, a compra de bebidas com baixo teor nutricional tais como refrigerantes, refrescos artificiais e bebidas similares. Ainda segundo o art. 17, pargrafo II, da Resoluo n 38/2009, restrita a utilizao do recurso para a compra de enlatados, embutidos, doces, alimentos compostos, preparaes semi-prontas ou prontas para o consumo, ou alimentos concentrados, com quantidade elevada de sdio (500mg de sdio por 100g) ou gordura saturada (5,5g por 100g).

Programa Nacional de Alimentao Escolar

FIQUE ATENTO!
Todos ns sabemos que alunos com fome no se concentram, por isso, no conseguem aprender no mesmo? Que outros cuidados devem ser tomados na preparao da alimentao escolar? Do total do recurso financeiro repassado pelo FNDE, no mnimo 30% deve ser utilizado para aquisio de gneros alimentcios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural.

41

E quais as regras que devero ser observadas na preparao desses cardpios?

Voc j havia pensado que a alimentao escolar deve levar em considerao algumas restries alimentares dos alunos? Ou, ainda, que a necessidade de oferecer alimentos tem outras funes que no s a nutricional? E que os responsveis pela organizao do cardpio devem adequ-lo a determinados problemas de sade?

isso mesmo, muitos alunos enfrentam problemas de sade, como desnutrio, obesidade, diabetes, intolerncia e/ou alergia a certos alimentos. Importante! Todas estas doenas no so transmitidas de uma pessoa para outra.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Essas doenas devem ser combatidas, remediadas ou minimizadas com a alimentao escolar e os alunos que apresentam esses problemas tm direito a uma alimentao saudvel e adequada. A escola deve considerar esses casos no planejamento de seu cardpio, alm de desenvolver aes de educao alimentar e nutricional, incentivando os alunos e pessoas envolvidas com a alimentao escolar a melhorar seus hbitos alimentares. fundamental que os problemas de sade dos escolares sejam conhecidos e diagnosticados. necessrio que as secretarias de educao e de sade trabalhem em conjunto, avaliando periodicamente os alunos da sua rede de ensino. importante lembrar que a legislao atribui ao nutricionista (responsvel-tcnico) RT vinculado ao setor de alimentao escolar coordenar o diagnstico e o monitoramento do estado nutricional dos alunos. Alm disso, importante promover capacitaes sobre temas na rea de sade escolar para a comunidade escolar e local professores, equipe diretiva, merendeiras, pais e outros para que esses possam identificar o estudante que apresenta sintomas dos problemas de sade j citados. Quando houver suspeita, o aluno dever ser encaminhado para a unidade de sade mais prxima, para diagnstico e prescrio dos cuidados necessrios.

42

Se a situao exigir cuidados dietticos, o nutricionista dever ser informado para que seja preparado um cardpio adequado. a que entra o princpio da igualdade, pois o grande desafio do nutricionista fazer o cardpio respeitando as necessidades nutricionais especiais sem que o aluno se sinta discriminado. A soluo um cardpio inclusivo, ou seja, aquele que consegue alimentar a todos, respeitando as necessidades especficas de cada um. Outros dois problemas a serem levados em conta no momento de preparao do cardpio so a desnutrio e a obesidade. Todos sabemos que tanto um como outro so muito perigosos para o desenvolvimento fsico-emocional e intelectual do educando, interferindo tanto na sua sade e bem-estar como no seu aprendizado. mais um desafio a ser superado pelo nutricionista. Ento, de maneira resumida, trs preocupaes devem estar presentes na discusso do cardpio: :: O que oferecer aos alunos para que tenham as necessidades nutricionais garantidas?
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Ateno especial para as comunidades indgenas e reas remanescentes de quilombos O cardpio dessas populaes especficas dever ser reforado, ou seja, preparado para garantir 30% (trinta por cento) das necessidades nutricionais dirias, pois essas populaes esto em maior risco nutricional e so consideradas em situao de insegurana alimentar. No podemos nos esquecer de respeitar seus hbitos e prticas alimentares. Com essas informaes, acreditamos que voc formou sua opinio sobre a importncia dos cardpios, no mesmo? bom lembrar que o Pnae considerado pelo Ministrio da Educao como uma oportunidade no s de oferecer alimentos que supram parte das necessidades nutricionais dos alunos, no perodo em que esto na escola, mas tambm de possibilitar aprendizagem a respeito dos alimentos e sua importncia na manuteno da sade. Agora voc poder nos ajudar a divulgar a importncia do planejamento alimentar nas escolas e na sua comunidade. Contamos com voc!

:: O que oferecer aos alunos para que adquiram, mudem ou aprimorem seus hbitos e prticas alimentares? :: Como contribuir com os alunos que possuem problemas de sade? Em razo dessas preocupaes, os cardpios devem ser elaborados por um nutricionista profissional habilitado na rea da alimentao e nutrio , visando, sempre, sade do alunado.

43

3.2. O papel do nutricionista na elaborao do cardpio escolar


A presena do nutricionista no contexto do Pnae imprescindvel, sobretudo se levarmos em conta que a Lei n 11.947/2009 determina que o cardpio da alimentao escolar, sob a responsabilidade dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, ser elaborado por nutricionista habilitado, por ser essa uma atividade exclusiva desse profissional. Tambm a Resoluo CD/FNDE n 38/2009 dispe que o nutricionista dever assumir a responsabilidade tcnica pelo Programa, alm de ser obrigatoriamente lotado na alimentao escolar. Essa responsabilidade regulamentada pela resoluo CFN n 465/2010 do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), rgo ao qual compete estabelecer normas para a profisso. Dessa forma, o nutricionista tem um papel importante no planejamento do cardpio que far parte da alimentao dos alunos, avaliando a qualidade dos gneros a serem utilizados, alm de coordenar o diagnstico do monitoramento do perfil nutricional dos estudantes, o perfil epidemiolgico da populao atendida e acompanhar a vocao agrcola da regio. Na verdade ele atua desde a aquisio dos gneros alimentcios at a produo e distribuio dos alimentos, bem como propor aes de educao alimentar e nutricional na escola. A presena do nutricionista habilitado no mbito do Pnae uma das garantias da manuteno da qualidade da alimentao escolar, sobretudo quando se pensa que o Programa tem como finalidade no s atender s necessidades nutricionais dos alunos, mas tambm contribuir para a melhoria da sade da populao, por meio da aquisio dos conhecimentos sobre hbitos e prticas alimentares saudveis.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Depois de ler essas informaes, voc j deve estar se questionando: imprescindvel ou no a ao do nutricionista no Pnae? As entidades executoras tm de contratar nutricionistas para o desenvolvimento do Pnae? Caso no exista esse profissional na comunidade ou regio, o que fazer?

Eis a questo! Para responder s perguntas, importante conhecer um pouco mais a respeito desse profissional e qual o papel que ele deve exercer junto ao Pnae. Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, alm da responsabilidade tcnica pelo Programa, o nutricionista dever, entre outras aes:

44

:: programar, elaborar e avaliar os cardpios; :: garantir adequao alimentar, considerando necessidades especficas da faixa etria atendida e aos perfis epidemiolgicos da populao atendida; :: respeitar os hbitos alimentares de cada localidade e a sua vocao agrcola; :: garantir a utilizao de produto da regio, bom como os adquiridos da Agricultura Familiar e de Empreendimentos Familiares Rurais, com preferncia aos gneros alimentcios bsicos; :: aplicar o teste de aceitabilidade junto a clientela do Pnae, quando da introduo de alimentos atpicos ao hbito alimentar local ou da ocorrncia de quaisquer outras alteraes inovadoras; :: elaborar fichas tcnicas das preparaes que compem o cardpio;
Programa Nacional de Alimentao Escolar

:: elaborar manual de boas prticas de acordo com a realidade da unidade escolar; :: identificar crianas portadoras de doenas e deficincias associadas nutrio, entre outras atividades; :: interagir com o Conselho de Alimentao Escolar (CAE), no que diz respeito execuo tcnica do Pnae :: elaborar o Plano Anual de Trabalho da Alimentao Escolar para o desenvolvimento de suas atribuies; :: realizar o diagnstico e o acompanhamento do estado nutricional da clientela atendida pelo programa; :: propor e realizar aes de educao alimentar e nutricional para a comunidade escolar, articuladas com a coordenao pedaggica da escola;

:: planejar, orientar e supervisionar as atividades de seleo, compra, armazenamento, produo e distribuio de alimentos zelando pela quantidade, qualidade e conservao dos produtos; :: interagir com os agricultores familiares e empreendedores rurais de forma a conhecer a produo local, inserindo estes produtos na alimentao escolar; :: participar do processo de licitao e da compra direta da agricultura familiar para aquisio de gneros alimentcios; :: orientar e supervisionar as atividades de higinizao de ambientes, armazenamentos de alimentos e utenslios da instituio; :: participar do recrutamento, seleo e capacitao de pessoal que atue diretamente na execuo do Pnae; e :: capacitar e coordenar as aes das equipes de supervisores das entidades executoras.

45

Se considerarmos essas atribuies e, ainda, o fato de que as escolas so espaos privilegiados para ampliar o acesso informao sobre sade e nutrio, o papel do profissional nutricionista fundamental no Pnae. Portanto, as entidades executoras tm, sim, de contratar nutricionistas para o desenvolvimento do Programa. Agora, caso o municpio ou o estado encontrem dificuldade para contratar um nutricionista, por falta de profissional da rea, a sugesto do FNDE que se entre em contato com o conselho de nutrio da regio ou do estado onde o problema exista e faa uma consulta a respeito dos procedimentos necessrios para que a entidade executora se ajuste s normas do Programa, ou seja, no basta alegar que no h profissional habilitado no municpio, no estado e Distrito Federal que estar resolvida a questo. preciso buscar ajuda junto aos conselhos regionais de nutrio. Assim, passa a ser responsabilidade de todos que trabalham no espao escolar garantir uma alimentao saudvel e, ainda, contribuir para desenvolvimento de hbitos e prticas alimentares saudveis e para a escolha de alimentos adequados a serem consumidos fora e dentro da escola. Com a ajuda de um nutricionista essa tarefa se torna mais fcil.

plementar, as EE devem investir recursos financeiros prprios que possibilitem desenvolver um cardpio de maior qualidade nutricional. Lembre-se sempre: Os recursos financeiros repassados pelo FNDE, por meio do Pnae, so complementares, isto , devem ser somados aos recursos prprios dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, e no devem substituir as responsabilidades desses entes em relao alimentao escolar.

Alm da comunidade escolar, o Pnae prev a participao das entidades executoras como isso acontece? O Pnae estabelece que as entidades executoras devem observar alguns procedimentos na hora de comprar os produtos para a alimentao escolar, tais como: :: Os produtos alimentcios a serem adquiridos para a clientela do Pnae devero atender ao disposto na legislao de alimentos ,estabelecidas pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria/Ministrio da Sade e pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento; :: O Termo de Compromisso, ser renovado a cada incio de mandato dos gestores municipais, estaduais e do Distrito Federal, devendo ser encaminhado o original ao FNDE, com cpia para a Secretaria de Sade ou rgo similar e ao CAE, e as aes nele previstas devero ser normatizadas e implementadas imediatamente pelas Entidades Executoras, em mbito local.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

3.3. As responsabilidades em relao qualidade da alimentao no Pnae


A tarefa de garantir a qualidade da alimentao deve ser coletiva. Dela participam no s o nutricionista, mas tambm o CAE, a merendeira, a direo da escola, os professores, os alunos, os pais, enfim, todos os que fazem parte da comunidade escolar. Como os recursos financeiros do Pnae so de carter com-

46

:: Cabe EE, UEx e s escolas de educao bsica adotar medidas que garantam a aquisio de alimentos de qualidade, bem como transporte, estocagem e preparo/manuseio com adequadas condies higinicas e sanitrias at o seu consumo pelos alunos atendidos pelo Programa. :: A EE dever prever em edital de licitao ou na chamada pblica a apresentao de amostras para avaliao e seleo do produto a ser adquirido, as quais devero ser submetidas a testes necessrios, imediatamente aps a fase de habilitao. A qualidade dos produtos adquiridos para a alimentao escolar to importante para o Pnae que todas as entidades executoras devem firmar termo de compromisso com o FNDE para a garantia dessa qualidade. Alm disso, o modo e o local de preparar os alimentos, bem como o local em que sero servidos devem ser preocupao de todos os envolvidos no processo. Os locais onde so feitas e servidas as refeies devem ser rigorosamente higienizados e organizados. Os utenslios utilizados tambm tm de estar sempre rigorosamente limpos. Por falar em utenslios de cozinha, importante lembrar que os recursos financeiros repassados conta do Pnae so destinados exclusivamente para a compra de gneros alimentcios. Portanto, no permitida sua utilizao para a compra de panelas, pratos, talheres, geladeira, fogo, etc., bem como despesas com gs. As EE so responsveis pelas despesas com esses itens. E, como j foi dito, alm da comunidade escolar e das EE, outras instituies precisam colaborar para a manuteno da qualidade, como o caso das secretarias de sade e a vigilncia sanitria dos estados e dos municpios, que exercero o controle de qualidade dos gneros alimentcios adquiridos

para a alimentao escolar. E nos casos em que a compra efetuada pela prpria escola, como ela deve proceder para garantir a qualidade dos gneros alimentcios?

Programa Nacional de Alimentao Escolar

A escola beneficiria ou UEX, recebedora dos recursos financeiros do Pnae, dever possuir estrutura necessria para: :: realizar processo licitatrio nos termos das disposies legais sobre o tema, executando-se os casos de aquisio diretamente da agricultura familiar (Lei 11.974/2009); :: realizar controle de estoque e o armazenamento dos gneros alimentcios; :: realizar a ordenao de despesas e a gesto dos contratos administrativos do processo licitatrio; :: prestar contas dos recursos recebidos e praticar todos os demais atos relacionados correta utilizao dos recursos financeiros; Tambm a escola poder solicitar a vigilncia sanitria local que verifique as condies dos alimentos no momento em que o sprodutos so entregues. Deve, ainda observar: :: importante que tenhamos sempre presente a idia de que as boas condies fsicas e qumicas dos alimentos so fundamentais para garantir a qualidade da alimentao que ser oferecida aos alunos. :: Se a compra for feita pela prefeitura ou pelo estado ou Distrito Federal e o produto entregue pelo fornecedor no estiver em boas condies, a escola deve recus-lo e

47

informar imediatamente secretaria de educao a razo da recusa. No mesmo momento, a escola dever solicitar substituio imediata do produto por outro de boa qualidade, na quantidade da que foi rejeitada. No caso de o fornecedor no realizar a troca, deve-se procurar o Procon. Por isso, da responsabilidade das entidades executoras e das escolas adotarem medidas que garantam as adequadas condies higinicas e de qualidade sanitria dos alimentos. Essas medidas devem ser tomadas em todos os momentos do processo, desde a aquisio at o consumo dos alimentos, incluindo-se a o transporte, o recebimento, a armazenagem, o pr-preparo, o preparo e o manuseio da refeio. Para concluir, vejamos mais um item fundamental para a qualidade da alimentao no Pnae: a armazenagem. 3.3.1. Armazenagem
Programa Nacional de Alimentao Escolar

primeiro devero ser utilizados primeiro. :: no devem ser estocados ou usados produtos com a validade vencida. :: deve-se retirar os alimentos das caixas de papelo e/ou madeira. Se necessrio, os alimentos devem ser dispostos em monoblocos limpos ou sacos plsticos apropriados. :: deve-se retirar os alimentos das caixas de papelo e/ou madeira. Se necessrio, os alimentos devem ser dispostos em monoblocos limpos ou sacos plsticos apropriados.

Aps o recebimento dos alimentos, importante observar as condies de armazenagem, que pode ser feita tanto em depsitos das EE como nas escolas. Para garantir a segurana e a qualidade dos alimentos, devero ser observadas as seguintes recomendaes: :: os gneros alimentcios devem ser armazenados separadamente dos produtos de limpeza, pertences pessoais e materiais em desuso; :: o armazenamento deve ser feito considerando-se as condies dos alimentos: perecveis, semi-perecveis e no perecveis; :: o armazenamento deve ser feito por ordem de vencimento e com a devida identificao, por lote. Os que vencem

48

Para ajud-lo com relao questo da armazenagem dos produtos e a validade para consumo, observe o quadro a seguir:

Quadro 1 - Caracterizao dos alimentos no mbito do Pnae.


Alimentos Perecveis Definio
So todos os alimentos que estragam com muita facilidade e, por esse motivo, devem ser guardados na geladeira ou no freezer. So os alimentos que no estragam com tanta facilidade como os perecveis e no precisam ser guardados na geladeira. So os alimentos que podem ser armazenados fora da geladeira e do freezer por um determinado tempo. Precisam sempre ser armazenados em lugares secos e ventilados.

Exemplos
Peixes, carnes, leites e seus derivados, verduras, legumes e algumas frutas, sucos naturais etc.

Algumas frutas e alguns legumes.

Semiperecveis

Feijo, arroz, farinhas, macarro etc.

No perecveis

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Na armazenagem, os produtos no perecveis devem ser colocados em prateleiras ou sobre estrados e afastados do cho e das paredes, com distncia de pelo menos dez centmetros, para que possam ter melhor ventilao e menor risco de contaminao e de acesso de pragas e vetores. O empilhamento de sacarias deve estar alinhado de forma a no prejudicar o produto e respeitar o empilhamento mximo recomendado pelo fornecedor. Toda sobra de alimentos, como farinha, acar, biscoitos, deve ser guardada em recipientes com tampa. Os equipamentos de refrigerao devem estar funcionando na temperatura adequada e sempre muito limpos. As portas dos equipamentos de refrigerao devem ser mantidas fechadas. No armazenamento de diferentes gneros alimentcios em um nico equipamento de refrigerao, estes devem estar dispostos de forma adequada, ou seja, produtos prontos na parte superior, produtos pr-preparados e/ou semi-prontos na parte intermediaria e produtos crus na parte inferior. Nos compartimentos inferiores (tipo gaveta), preferencialmente, hortifrutcolas. Sobre a higienizao de verduras, legumes e as frutas importante destacar: As verduras, os legumes e as frutas que sero ingeridos crus ou com casca devem ser higienizados de forma adequada. Para lavar as verduras deve ser usada a seguinte tcnica: Lavar folha a folha, imergir em soluo clorada, por 15 minutos, e enxaguar

49

em gua potvel.

te e importantssimo o Conselho de Alimentao Escolar. Voc tem conhecimento sobre a qualidade dos alimentos oferecidos aos alunos das escolas pblicas de sua regio? Sabe dizer se as escolas tm um cardpio elaborado por um nutricionista? Esse nutricionista observa as necessidades nutricionais e restries alimentares dos alunos? Ele leva em conta a produo local de gneros alimentciose que ainda contribui para modificar os maus hbitos na alimentao dos alunos e da comunidade escolar?

FIQUE ATENTO!
Preparo da soluo clorada: uma colher de sopa rasa (10mL) de gua sanitria registrada no Ministrio da Sade (2,0 - 2,5%) em um litro de gua. As verduras, legumes e as frutas no desinfetados quimicamente devem ser lavados e submetidos ao cozimento, atingindo 70C em todas as partes do alimento ou permanecer imersos em fervura por no mnimo 1 (um) minuto. deve na escola um Manual de Boas prticas acessvel aos funcionrios Como assegurar que todas essas condies sejam cumpridas? O que fazer para ter as garantias de fornecimento e consumo de uma alimentao de qualidade nas escolas?

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Pense sobre essas questes e troque idias com seu tutor, colegas do curso e pessoas da comunidade. Depois de refletir sobre o tema, prossiga para o estudo da unidade IV, em que abordaremos as formas de repasse dos recursos financeiros do Pnae e como feito o clculo.

Para orientar as pessoas que atuam diretamente no preparo da alimentao escolar deve existir na escola um Manual de Boas Prticas acessvel aos funcionrios do estabelecimento. Como j dissemos anteriormente, a alimentao escolar no tarefa para uma s pessoa. uma tarefa coletiva, da qual deve participar toda a comunidade escolar, alm dos rgos fiscalizadores ligados vigilncia sanitria e s secretarias de sade. Nessa rede de responsabilidade, tem papel preponderan-

50

Unidade III em sntese


Nesta unidade, buscamos discutir a importncia do cardpio no contexto do Pnae para garantir no s o nvel nutricional dos alunos, mas tambm uma alimentao saudvel que promova, inclusive, mudanas de hbitos alimentares. Buscamos tambm focalizar o papel do nutricionista na organizao do cardpio, bem como as responsabilidades dos outros sujeitos envolvidos com o Programa. Apontamos, ainda, os procedimentos a serem adotados na aquisio e no armazenamento dos produtos alimentcios adquiridos e na higienizao de hortalias e frutas, visando garantir a segurana e a qualidade da alimentao dos alunos.

51

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Unidade IV

A operacionalizao do Pnae

Unidade IV

A operacionalizao do Pnae
No final desta unidade esperamos que voc possa: :: conhecer o panorama geral do Programa Mais educao; :: compreender a importncia e os critrios que orientam a alimentao escolar no contexto do Programa Mais educao.

4.1. Formas de gesto


Para iniciarmos nosso dilogo a respeito de como o Programa funciona, tente responder as questes a seguir: :: Quais as formas de gesto adotadas no Pnae? :: O que fazer para participar do programa? :: Qual o valor do repasse para cada entidade executora do Pnae?
Programa Nacional de Alimentao Escolar

:: Como feito esse clculo pelo FNDE?

Vamos por partes. Comecemos falando das formas de gesto. Para operacionalizao do Pnae, as EE podem fazer opo por uma das trs formas de gesto, que so: :: Centralizada :: Semi-descentralizada ou semi-escolarizada. :: Descentralizada (tambm conhecida por escolarizada) Para facilitar sua compreenso, vamos explicar, de maneira objetiva, cada uma dessas formas.

54

Observe a figura abaixo para entender a primeira forma de gesto, a centralizada.

Figura 1:Gesto centralizada


Compra de gneros Recursos e reprepasse s Escolas

Simples no? Nessa forma de gesto, os recursos financeiros so enviados diretamente s entidades executoras (EE) pelo FNDE, por meio de depsitos em contas especficas, abertas para receber os recursos do Pnae. As EE compram os alimentos de acordo com as regras estabelecidas pela legislao pertinente e distribuem para sua rede escolar. A segunda forma de gesto a semi-descentralizada ou semi-escolarizada. Nesse caso, o processo de repasse de recursos financeiros idntico gesto centralizada, ou seja, eles so depositados em contas especficas das EE, pelo FNDE. A execuo acontece da seguinte forma: a) a EE compra e distribui os gneros alimentcios no perecveis para todas as escolas de sua rede; e b) repassa parte dos recursos financeiros para as escolas adquirirem os gneros alimentcios perecveis. Para que compreenda melhor, observe o desenho a seguir:

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Figura 2 - Gesto semidescentralizada


Compra de gneros Recursos (no perecveis) Recurso (para aquisio de gneros perecveis)

55

Finalmente, vejamos a terceira forma de gesto dos recursos do Programa, a gesto descentralizada. Como sempre, o FNDE repassa os recursos financeiros para as EE, que por sua vez, efetuam a transferncia para as escolas da rede beneficiada pelo Pnae. Cada escola efetua a aquisio dos gneros alimentcios a serem utilizados na preparao do cardpio da alimentao escolar, obedecendo legisloao especfica sobre a compra e seguindo a superviso do setor responsvel pelo Programa nas EE.

Figura 3 - Gesto Descentralizada (Escolarizao)

Recursos

Recursos

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Lembre-se de que:

A Lei 11.947/2009 de 16/7/2009 em seu 2 do Art. 5 dispe que os recursos destinados ao Pnae devero ser utilizados exclusivamente na aquisio de gneros alimentcios. Dessa forma a EE poder contratar empresas de servios para preparao dos alimentos exclusivamente com recursos prprios.

56

Como ocorre essa transferncia de responsabilidade? Quais as providncias que as EE estaduais e municipais devero tomar para que as creches, pr-escolas, escolas do ensino fundamental, ensino mdio e EJA das suas respectivas redes, possam atender diretamente os seus alunos por meio da gesto descentralizada?

Partindo do princpio que o FNDE efetua a transferncia dos recursos financeiros do Pnae diretamente s EE, essas devero adotar um conjunto de providncias, de acordo com a Resoluo CD/FNDE n 38/09, para que as escolas,da educao bsica de sua rede (estadual ou municipal) possam atender diretamente aos alunos matriculados. Abaixo enumeramos as principais medidas: 1. delegar formalmente a competncia aos dirigentes mximos dessas instituies, autorizando expressamente o repasse financeiro direto do FNDE ao municpio. A autorizao dever ser encaminhada Autarquia no ms de Janeiro do mesmo ano em que se dar o atendimento;
Programa Nacional de Alimentao Escolar

2. observar se estas instituies possuem estrutura adequada para realizar todo o procedimento necessrio para a aquisio dos gneros alimentcios, armazenamento adequado e controle de estoque; 3. transformar, por meio de ato legal que esteja em conformidade com as constituies estaduais e as leis orgnicas do Distrito Federal e municpios, esses estabelecimentos de ensino em entidades vinculadas e autnomas, ou seja, unidades gestoras; 4. responsabilizar as unidades executoras (caixa escolar, associao de pais e mestres, conselho escolar e similares) pelo recebimento dos recursos financeiros do Pnae; 5. orientar as unidades executoras e/ ou escolas a abrirem contas especficas em instituio financeira oficial nacional ou de carter regional ou, na falta dessas, em agncia bancria local; 6. efetuar o repasse dos recursos financeiros recebidos do FNDE, conta do Pnae, aos estabelecimentos de ensino no prazo mximo de cinco dias aps o crdito; 7. orientar as instituies de ensino na execuo do Pnae, acompanhando todo o processo, inclusive a prestao de contas.

57

Os procedimentos para a aquisio de gneros alimentcios envolvem aes como: ordenao de despesas; elaborao e execuo do processo licitatrio, e assinatura e gesto dos processos conseqentes da licitao.

E as entidades filantrpicas e comunitrias podem receber diretamente os recursos do FNDE?

la dos recursos financeiros correspondentes a esses alunos. Entretanto, isso somente ocorrer se os municpios assinarem um termo de anuncia ou permisso com o respectivo estado. O estado, por sua vez, encaminhar o termo ao FNDE durante o ms de janeiro de cada exerccio. Lembre-se:

A resposta no. O atendimento a essas escolas idntico resposta dada na questo anterior, ou seja, o FNDE repassa os recursos destinados a essas escolas Entidade Executora, que, por sua vez, pode optar por atend-las com gneros alimentcios ou transferir os recursos para que elas prprias efetuem as aquisies. importante destacar ainda que as escolas mantidas por entidades filantrpicas e comunitrias sero atendidas pelo Pnae mediante o cadastramento no Censo Escolar do ano anterior ao do atendimento, a apresentao do nmero do registro e do certificado de entidade de fins filantrpicos (no caso das entidades filantrpicas), emitidos pelo Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS), bem como da declarao do interesse de oferecer alimentao escolar com recursos federais aos alunos matriculados. E como fica a situao das escolas estaduais? Elas somente podem ser atendidas por suas secretarias de educao?

No caso especfico do Pnae, o termo de anuncia ou permisso que autoriza o FNDE a repassar a parcela dos recursos financeiros para a conta do municpio, correspondente aos alunos das escolas estaduais que se localizam em sua rea de jurisdio. Mas ateno! Uma vez que o gestor municipal aceite receber a parcela dos recursos financeiros conta do Pnae, referente aos alunos matriculados nas escolas estaduais localizadas em sua rea de jurisdio, essa anuncia somente poder ser revista para o prximo exerccio. Desse modo, a prefeitura fica obrigada a atender aos alunos da rede estadual nas mesmas formas e condies estabelecidas para o atendimento dos alunos da rede municipal. Pois bem, at aqui ns j vimos que:

Programa Nacional de Alimentao Escolar

No. Os estados podem delegar competncia para que os municpios que possuem escolas estaduais recebam a parce-

58

:: Todos os alunos da educao infantil e do ensino fundamental, mdio, EJA e das escolas comunitrias das escolas pblicas federais, estaduais, distrital e municipais e, tambm, das escolas filantrpicas tm o direito alimentao escolar, complementada pelo FNDE por meio do Pnae. :: Para a execuo do Programa, o governo federal adotou o princpio da descentralizao e a sistemtica da transferncia automtica. Para facilitar a operacionalizao e o acompanhamento da execuo e da prestao de contas, foi organizada uma rede de relacionamentos, da qual fazem parte, entre outras instituies j vistas, as secretarias estaduais e distrital de educao, as prefeituras municipais e as escolas federais. Essas instituies foram denominadas entidades executoras, que so as responsveis pelo recebimento e execuo dos recursos do Programa e por todas as decises necessrias ao bom atendimento do aluno

Ento, agora cabe perguntar: O que que podemos entender por execuo do Pnae?

Programa Nacional de Alimentao Escolar

A execuo do Pnae diz respeito execuo financeira e devida elaborao da prestao de contas. Veja as responsabilidades das EE no quadro a seguir: 1. Preenchimento do Censo Escolar pelas secretarias de educao (estadual e distrital), declarando o nmero de alunos atendidos em cada escola e, consequentemente, pelas redes de ensino. 2. Encaminhamento ao FNDE do termo de compromisso que dever ser firmado junto s secretarias de sade (vigilncia sanitria) a cada incio de gesto pelo gestor responsvel (prefeitos e secretrios estaduais de educao). 3. Elaborao da previso oramentria dos recursos financeiros que: :: sero aplicados pela prpria EE na alimentao escolar, incluindo-a, tambm, no oramento de cada exerccio; :: sero repassados pelo FNDE conta do Pnae (recursos complementares). 4. Recebimento dos recursos do Programa, depositados em contas especficas pelo FNDE.

59

Previso oramentria: ato de planejamento das atividades financeiras do Estado. tambm ato de carter jurdico, criador de direitos e de obrigaes.

5. Aplicao ou orientao da aplicao dos recursos financeiros transferidos, enquanto no empregados na finalidade especfica, em caderneta de poupana ou no mercado financeiro, se a previso de seu uso for igual ou superior a um ms. 6. Definio da forma de gesto dos recursos a ser adotada (centralizada, descentralizada, semi-centralizada). 7. Contratao do nutricionista habilitado, que assumir a responsabilidade tcnica pelo Programa. 8. Acompanhamento da elaborao do cardpio, seguindo as orientaes nutricionais previstas e a vocao agrcola local, bem como a produo da agricultura familiar ou dos empreendedores familiares rurais locais. 9. Aquisio e orientao da exclusiva compra de gneros alimentcios que comporo a alimentao escolar, visando reduo dos custos, ao atendimento dos objetivos do Programa e ao respeito legislao pertinente. 10. Orientao adoo de medidas preventivas e de controle de qualidade, aplicao do teste de aceitabilidade, assinatura do termo de compromisso, desde a aquisio do gnero alimentcio at a oferta da refeio servida, e avaliao do nvel de satisfao do aluno. 11. Estmulo e apoio organizao dos conselhos de alimentao escolar, responsveis pelo controle social do Pnae. 12. Acompanhamento do processo de elaborao da prestao de contas das escolas, recebimento dos formulrios de cada uma, bem como a consolidao destas informaes ,elaborao do relatrio de gesto do Pnae, do demonstrativo sinttico anual da execuo do Programa no prazo estabelecido na legislao pertinente ao Pnae. 13. Reprogramao ou orientao da reprogramao, para o ano seguinte, do saldo existente na conta do Pnae em 31 de dezembro, de acordo com os critrios definidos pelo Programa.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Sabemos que so muitas as responsabilidades das EE, porm detalharemos cada uma delas no decorrer do mdulo. No entanto, cabe reafirmar que: O processo de recebimento e uso dos recursos do Pnae e a devida elaborao da prestao de contas so, portanto, de responsabilidade das entidades executoras.

60

Agora que voc j sistematizou seu aprendizado, continuemos com o estudo de nosso tema. Voc j viu quais so as formas de gesto possveis do Pnae, entendeu o que significa a execuo do Programa e conheceu os procedimentos de responsabilidade das EE. Passemos, ento, para uma pergunta que voc pode muito bem estar se fazendo: O que fazer para participar do Pnae?

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Para participar do Programa, fundamental que os alunos a serem atendidos estejam matriculados na educao bsica ou ainda em entidades filantrpicas e comunitrias conveniadas com os Estados, Distrito Federal e Municpios e constem no Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep), do Ministrio da Educao. Observe, com cuidado, as principais informaes sobre o censo e a sua relao com os programas do FNDE.

1. At 2006, o Inep distribua os cadernos do Censo Escolar, documento esse que solicitava informaes referentes realidade escolar de todas as secretarias (estaduais, distrital e municipal) do pas, tais como: n de estabelecimentos, n de matrculas, movimento e rendimento escolar das diversas modalidades de ensino. Aps o recebimento dos dados de suas diversas escolas, essas secretarias efetuavam a consolidao deles e digitavam os resultados em um sistema especfico disponibilizado pelo Inep Sistema Integrado de Informaes Educacionais - Sied - at a ltima quarta-feira do ms de abril. O Inep acessava o Sied, incorporava as informaes em sua base de dados e divulgava os resultados do Censo em seu stio (www. inep.gov.br). 2. A partir de 2007, o Censo Escolar foi aprimorado com algumas mudanas. Passou a ser respondido via Internet, por meio do sistema Educacenso. 3. Anualmente o INEP divulga um calendrio contendo um prazo para que as escolas informem os dados solicitados. 4. Alm de dados gerais sobre a escola, esto sendo pedidos dados especficos sobre cada aluno, sobre cada professor que esteja em regncia de sala e sobre cada turma. 5. Essas mudanas no Censo Escolar certamente daro ao governo federal um mapa real da educao nacional. 6. Quanto ao Pnae, a informao referente ao nmero de matrculas em cada segmento da Educao Bsica fundamenta os procedimentos de clculo de seu atendimento.

61

Portanto, o FNDE repassa anualmente s entidades executoras do Pnae (bem como dos outros Programas) os recursos financeiros com base nos dados declarados no Censo Escolar do ano anterior ao envio dos recursos. O que interessante que para esses repasses no h necessidade de convnio, contrato, acordo ou qualquer instrumento parecido. Lembra dessa informao?
Certamente que sim, pois ela foi dada l na unidade de estudo II.

as seguintes especificaes: :: alunos matriculados em escolas de educao bsica em reas rurais e urbanas; (Pnae) :: alunos matriculados em esoclas de educao bsica localizadas em reas indgenas; (Pnai) :: alunos matriculados em escolas de educao bsica localizadas em reas remanescentes de quilombos (Pnaq) Portanto o FNDE abre trs contas bancrias distintas. importante termos a clareza que uma EE pode ter mais de uma conta bancria aberta pelo FNDE para receber recursos do Pnae, desde que as escolas ligadas a ela tenham alunos matriculados nos nveis/modalidades de ensino acima apresentados. E necessria a abertura das contas bancrias todo ano?

Mas, ento, como o FNDE repassa os recursos financeiros para a execuo do Programa?

Vamos resposta a essa pergunta.


Programa Nacional de Alimentao Escolar

4.2. O repasse dos recursos pelo FNDE


Para que os recursos financeiros sejam repassados s entidades executoras, o FNDE abre contas nicas e especficas, em agncias do Banco do Brasil, da Caixa Econmica Federal ou de bancos oficiais dos estados inclusive de carter regional. Quando no h nenhuma agncia dessas instituies indicadas na regio, as entidades executoras podero optar por qualquer outro banco (parceiro local) que possua convnio com o FNDE, conforme relao divulgada em seu stio (www. fnde.gov.br) A autarquia abrir contas correntes distintas as modalidades de atendimento assistidas pelo Programa, de acordo com No. Uma vez aberta a conta em nome da entidade executora, no h necessidade de abrir nova conta no ano seguinte, a no ser que a EE queira mudar de domiclio ou instituio bancria, observando, claro, a relao dos bancos parceiros fornecida pelo FNDE. Nesse caso, preciso que a EE, ao solicitar a alterao, submeta uma justificativa que fundamente essa mudana para apreciao do FNDE, obedecendo ao prazo estabelecido nos dispositivos normativos do Programa, ou seja, anualmente, durante o ms de janeiro. Bem, chegou a hora de esclarecer qual o valor do repasse para cada EE.

62

4.3. O clculo do valor a ser repassado pelo FNDE s entidades executoras


Voc se lembra que chamamos a sua ateno para a necessidade de acompanhar a realizao do Censo Escolar? Pois bem, veja a sua importncia: O clculo de quanto vai receber cada EE depende de quantos alunos constam do Censo Escolar da sua rede educacional, o nmero de dias de atendimento e o segmento de atendimento. Como feito este clculo o que veremos a seguir. Primeiramente, observe o quadro abaixo com a evoluo os valores dirios a serem repassados a cada aluno, atualizada at o ms de junho de 2011. Quadro 2 - Evoluo dos valores per capita dirias por segmento. Segmento de ensino Creche
Programa Nacional de Alimentao Escolar

2002
0,06 0,13 0,13 0,13 -

2003
0,18 0,13 0,13 0,34 0,13 -

2004
0,18 0,15 0,15 0,34 0,15 -

2005
0,18 0,18 0,18 0,34 0,34 -

2006
0,22 0,22 0,22 0,44 0,44 -

2007
0,22 0,22 0,22 0,44 0,44 -

200 8
0,22 0,22 0,22 0,44 0,44 -

2009
0,44 0,22 0,22 0,22 0,22 0,44 0,44 0,66

2010
0,60 0,30 0,30 0,30 0,30 0,60 0,60 0,90

Pr-escola Ensino fundamental Ensino mdio Educao de Jovens e Adultos Indgena Quilombola Mais Educao

63

Observao: 1. Os dias de atendimento previsto no Pnae baseiam-se na seguinte ideia: 20 dias letivos por ms, durante 10 meses de aula, o que equivale aos 200 dias letivos mnimos previsto na Lei de Diretrizes e bases para a educao, em seu art. 24, inciso I, devidamente regulamentada por meio de Resoluo do Conselho Deliberativo do FNDE. 2. O valor per capita o valor por aluno/dia repassado pelo FNDE com base nos dados fornecidos pelo Censo Escolar do ano anterior ao repasse do recurso financeiro. 3. Atualizao, em 2011 dos valores dirios de cada segmento dever ocorrer somente no 2 semestre.
4.3.1. Como calcular o valor a ser repassado s entidades executoras pelo Pnae Para que a EE saiba o valor financeiro que receber anualmente, para cada modalidade de atendimento, ela dever:
Programa Nacional de Alimentao Escolar

to, anualmente. A = nmero de alunos declarados no Censo Escolar, no ano anterior, por nvel/modalidade de atendimento. C = valor per capita dirio por aluno, devidamente definido por resoluo do FNDE. D = nmero de dias de atendimento. Para melhor compreendermos essa frmula, veja o seguinte exemplo: Exemplo n 1 Apresentamos um municpio que tenha declarado, no Censo Escolar de 2010, o contingente de 100 alunos no ensino fundamental.

Multiplicar o nmero de alunos declarados no Censo Escolar do ano anterior pelo valor per capita estabelecido e pelo nmero de dias letivos.

A frmula, ento, : VT = A x C x D

Pergunta: quanto recebeu de recursos financeiros do Pnae essa EE? Acompanhe o nosso raciocnio para fazer o clculo, usando a frmula apresentada anteriormente: A = 100 alunos do ensino fundamental

64

O que essa frmula significa? VT = valor transferido por nvel/modalidade de atendimen-

C = R$ 0,30 valor dirio por aluno D = 200 dias letivos Agora, observe a operao a seguir:
VT = 100 alunos x R$ 0,30 por aluno x 200 dias letivos = R$6.000,00

:: 250 alunos da creche; :: 100 alunos da pr-escola; :: 55 alunos do ensino fundamental; :: 45 alunos do ensino fundamental indgena (sendo 12 alunos da creche, 12 alunos da pr-escola e 21 alunos do ensino fundamental, totalizando os 45 alunos); :: 50 alunos do ensino fundamental quilombola (sendo 15 alunos da creche, 15 alunos da pr-escola e 20 alunos do ensino fundamental, totalizando os 50 alunos). Voc seria capaz de, usando nossa frmula de clculo, dizer quanto recebeu a EE? claro que fazer essa conta de cabea no to simples assim, no mesmo?

Resposta: a EE recebeu R$ 6.000,00 (seis mil reais). Vamos a outro exemplo: Exemplo n 2 Um municpio declarou, no Censo de 2010, os seguintes dados: Vamos, ento, frmula:
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Tabela 1 - Clculo do exemplo 2 (A) Nvel ou modalidade de ensino Alunos da creche Alunos da pr-escola Alunos do ensino fundamental Alunos indgenas Alunos do quilombolas Valor geral do repasse (VGR) Quantidade de alunos 250 100 55 45 50 (C) Valor per capita (R$ 1,00) 0,60 0,30 0,30 0,60 0,60 (D) Quantidade de dias letivos 200 200 200 200 200 (VT) Total = (A x C x D) (R$) 30.000,00 6.000,00 3.300,00 5.400,00 6.000,00 50.700,00

65

Perceba que empregamos a frmula VT = A x C x D para cada uma das modalidades de atendimento: creche, pr-escola, ensino fundamental regular, ensino fundamental indgena e quilombola. O valor geral do repasse (VGR), que de R$ 50.700,00 (cinqenta mil e setecentos reais), o somatrio dos valores de cada modalidade de atendimento. Mas lembre-se: os recursos financeiros so depositados em trs contas: uma para indgenas, outra para quilombolas e outra para as outras modalidades, como foi explicado anteriormente.

E os recursos financeiros (R$ 6.000,00, relativos ao exemplo 1, e R$ 50.700,00, do exemplo 2) foram repassados s entidades executoras de uma nica vez?

VT = A (n de alunos) X C (Valor per capita) X D (n de dias de atendimento)

Exemplo n 3 Boa pergunta! A resposta no. Uma prefeitura do estado do Par tem o seguinte dado registrado no Censo Escolar de 2009: :: 200 (duzentos) alunos matriculados no ensino fundamental. Pergunta: qual o valor a ser transferido a essa prefeitura, pelo FNDE em 2010, usando a frmula j conhecida por voc? Lembre- se: faa o clculo e depois confira o resultado. J fez o clculo? Ento, vamos conferir? Observe a tabela na proxima pgina:

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Os recursos financeiros do Pnae so repassados em 10 parcelas mensais, de fevereiro a novembro.

Sendo assim, no primeiro exemplo, a EE recebeu R$ 600,00 por ms. J a EE do segundo exemplo recebeu R$ 5.070,00 por ms. Agora que voc viu como se fazem os clculos dos recursos financeiros a serem repassados pelo Pnae, vamos simular mais duas situaes para que voc possa pr em prtica as orientaes j dadas. Tente fazer os clculos sozinho e depois confira o resultado. No se esquea de usar a frmula a seguir para realiz-lo:

66

Tabela 2 - Clculo de exemplo 3 (A) (C) Nvel ou modalidade Quantidade Valor per capita de ensino de alunos (R$ 1,00) Alunos do ensino fundamental 200 0,30 (D) Quantidade de dias letivos 200 (VT) Total= (A x C x D) 12.000,00

VT = 200 alunos x 0,30 (valor por aluno) x 200 dias. Resposta: a escola do Par ter direito a R$ 12.000,00 de repasse, sendo que receber 10 parcelas de R$ 1.200,00. Vamos a mais um exemplo? Exemplo n 4 Uma prefeitura do estado de Mato Grosso tem os seguintes dados registrados no Censo Escolar de 2009: :: 150 alunos de creche + 100 alunos de pr-escola + 300 alunos do ensino fundamental + 50 alunos participantes do Programa Mais Educao. Pergunta: quanto receber essa prefeitura em 2010, conta do Pnae? Novamente, procure fazer o clculo antes de verificar o resultado. Vamos nossa conhecida frmula. Atente para os dados da tabela a seguir: Tabela 3 - Clculo do exemplo 4 Nvel ou modalidade de ensino Alunos da creche Alunos da pr-escola Alunos do ensino fundamental Alunos do Mais Educao Valor geral do repasse (VGR) (A) Quantidade de alunos 150 100 300 50 (C) Valor per capita (R$ 1,00) 0,60 0,30 0,30 0,90 (D) (VT) Quantidade Total= de dias (A x C x D) (R$) letivos 200 200 200 200 18.000,00 6.000,00 18.000,00 9.000,00 51.000,00

67

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Resposta: o municpio receber 10 parcelas de R$ 5.100,00 num total de R$ 51.000,00 anual. importante observar que os alunos de cada modalidade de ensino tm valor especfico. Por essa razo, preciso fazer os clculos de cada modalidade separadamente e depois somar os resultados. Aps esses exerccios, voc j deve estar apto a calcular o valor a ser repassado pelo FNDE ao seu municpio, no mesmo? Fique atento, pois saber o valor que o seu municpio recebe do Pnae uma informao importante para o exerccio do controle social e acompanhamento do Programa. Antes de prosseguirmos, importante reforar uma informao j dada: Os recursos financeiros depositados nas contas bancrias destinadas ao Pnae s podem ser utilizados na aquisio de gneros alimentcios destinados ao preparo da alimentao escolar dos alunos beneficiados.

correntes recebedoras dos recursos transferidos pelo FNDE, efetuadas pelos estados, DistritoFederal e municpios, ocorrer exclusivamente por meio eletrnico (Artigo 4), isto , mediante DOC, TED e Transferncias entre Contas. importante lembrar que: a) Documento de Ordem de Crdito (DOC): uma transao financeira na qual os correntistas fazem transferncias de valores entre bancos diferentes. Por norma do Banco Central o limite na transao de R$ 4.999,99. b) Transferncia Eletrnica Disponvel (TED): uma transao financeira na qual os correntistas fazem transferncias interbancrias de valores, ou seja, entre bancos diferentes. Por norma do Banco Central, o valor deve ser igual ou superior a R$ 3.000,00 (trs mil reais). c) Transferncias entre contas: uma transao financeira na qual os correntistas fazem transferncias de valores, entre contas da mesma instituio bancria. No h limite de valor estabelecido pelo Banco Central. Para maiores esclarecimentos, consulte os documentos oficiais que constam na pgina do FNDE (www.fnde.gov. br ).

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Observao: Fique atento! Com a aprovao do Decreto n 7.507, de 27/06/2011, regulamentado pela Resoluo CD/FNDE n 44 de 25/08/2011, a movimentao financeira das contas

68

Agora vejamos mais duas questes importantes: Acompanhe as respostas para essas questes no item a seguir. O que fazer com os recursos financeiros repassados se eles no forem utilizados imediatamente aps o repasse? O que acontece se, ao final do ano, a EE no tiver utilizado o total dos recursos repassados?

polticos, aos sindicatos de trabalhadores e s entidades empresariais, com sede no municpio, da respectiva liberao, no prazo de dois dias teis, contado da data do crdito na(s) conta(s) corrente(s) especfica(s) do Programa, de acordo com o art. 30, inciso XII da Resoluo CD/FNDE n 38/2009. Como j sabido, ao longo do ano, a entidade executora deve utilizar os recursos para oferecer alimentao escolar aos seus alunos. Mas pode acontecer de, ao final do ano, haver saldo na conta especfica do Pnae. Nesse caso, a EE poder utilizar esse recurso no ano seguinte, o que chamamos de re programao. Como a EE deve proceder para utilizar o saldo no ano seguinte, ou seja, proceder reProgramao?

4.3.2. Aplicando e reprogramando os recursos do Pnae Se no for utilizar os recursos imediatamente, a entidade executora deve aplicar os recursos no mercado financeiro, atentando-se para o seguinte: :: se a previso de uso for inferior a 30 dias, os recursos devero ser aplicados em fundo de aplicao financeira de curto prazo ; :: se a previso de uso for superior a 30 dias, os recursos devero ser aplicados na caderneta de poupana. Fique atento! Todo dinheiro das aplicaes deve ser utilizado na compra de gneros alimentcios para a alimentao escolar dos alunos atendidos pelo Pnae. Alm disso, a Entidade Executora dever notificar o recebimento dos recursos vindos do FNDE aos partidos

Programa Nacional de Alimentao Escolar

importante que a EE observe a seguinte orientao: :: O saldo total dos recursos financeiros existentes em 31 de dezembro dever ser reprogramado para o exerccio seguinte, desde que a EE tenha observado as regras do Programa e tenha oferecido alimentao escolar durante todo o perodo letivo. Faamos uma simulao da situao de reprogramao de saldo, utilizando o exemplo n 3, apresentado no incio desse tpico, que diz respeito a uma EE que tem 200 alunos matriculados no ensino fundamental. Voc se lembra quanto ela recebeu? Foi R$ 12.000,00, no foi? Somente para relembrar, vamos rever o clculo:

69

Valor Geral a Transferir (VT) = 200 alunos x 0,30 por aluno x 200 dias = R$ 12.000,00 Agora, suponhamos que, por problemas de execuo, no final do exerccio (31 de dezembro) restou na conta bancria do Pnae, em nome da entidade executora, R$ 1.770,00. O que deve ser feito com este saldo?

4.4. O repasse de recursos para o Programa Mais Educao


Voc j ouviu falar do Programa Mais Educao? Tem cincia da importncia deste programa? Sabe qual foi a inteno do governo federal para criar este programa? Conhece seus objetivos e seu funcionamento? Como o Mais Educao executado? Qual a relao entre o Mais Educao e o Pnae?

Ento a EEx poder reprogramar este valor total: R$ 1.770,00. A promoo da Educao Integral objetivo principal desse Programa que, foi instituido pela Portaria Interministerial n 17, de 24 de abril de 2007. Para atingir esse objetivo, o Programa articula e requer projetos e aes conjuntas de diferentes Ministrios - Educao, Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Cincia e Tecnologia, Esporte, Meio Ambiente, Cultura e Secretaria Nacional da Juventude. Mas, o que mesmo Educao Integral?

Ateno! Programa Nacional de Alimentao Escolar Caso a EE no oferea a alimentao escolar durante o ano letivo, ter de devolver os recursos no utilizados.

Somente considerado saldo a reprogramar se realmente a EE executou o Programa, ou seja, ofertou alimentao escolar aos alunos de sua rede. Agora vamos tratar de uma outra questo muito importante e que tem relao com o Pnae; o Programa Mais Educao. Depois de ter conhecido as formas de gesto do Pnae, ter compreendido como funciona o repasse dos recursos e como feito o clculo dos repasses, bem como a sistemtica de reprogramao de saldo, importante que voc aprenda sobre o processo de aquisio (compra) de alimentos no Programa.

70

A Educao Integral caracteriza-se pela idia de uma formao mais completa possvel para o ser humano, buscando reconhecer e pensar as crianas, adolescentes e jovens por inteiro, ou seja, em todas as dimenses (cognitiva, afetiva, fsica, artstica, esportivas/recreativas, etc). A Educao Integral traduz a compreenso e garantia dos direitos, res-

peitando as diversidades, os diferentes saberes e vivncias, o dilogo entre os saberes institucionais e dos educandos/comunidade, bem como considera as transformaes e exigncia crescente de acesso ao conhecimento. aquela que atua na construo de valores, cidadania, tica, na valorizao e fortalecimento da identidade cultural. Ela se dar por meio da ampliao de tempos, espaos e oportunidades educativas que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos alunos. Agora que j foi apresentada a concepo da Educao Integral, fica mais fcil compreender a importncia deste Programa.

centes e jovens, promovendo maior integrao comunitria, ampliando sua participao na vida escolar e social; :: a promoo da formao da sensibilidade, da percepo e da expresso de crianas, adolescentes e jovens nas linguagens artsticas, literrias e estticas, estimulando a sensorialidade, a leitura e a criatividade em torno das atividades escolares; :: o estimulo s crianas, adolescentes e jovens a manter uma interao efetiva em torno de prticas esportivas educacionais e de lazer direcionadas ao processo de desenvolvimento humano, da cidadania e da solidariedade; :: a promoo e a aproximao entre a escola, as famlias e as comunidades, atravs de atividades que visem a responsabilizao e a interao com o processo educacional.
O Programa mais educao, ao articular diferentes setores, atores, Programas e aes em consonncia com o projeto pedaggico da escola, promove a cidadania plena de todos os envolvidos.

4.4.1. A importncia do Programa


Ao focar a Educao Integral, por meio de atividades (educativas, artsticas, culturais, esportivas, de lazer, entre outras) desenvolvidas no turno inverso (contraturno), o Programa Mais Educao importante na medida em que tm as seguintes finalidades: :: a ampliao do tempo e do espao educativo e a extenso do ambiente escolar; :: a reduo da evaso, da reprovao e da distoro idade/ srie; :: o atendimento educacional especializado s crianas, adolescentes e jovens com necessidades educacionais especiais, integrado proposta curricular das escolas de ensino regular o convvio com a diversidade de expresses e linguagens corporais, inclusive com aes que promovam a acessibilidade; :: a preveno e combate do trabalho infantil, da explorao sexual e outras formas de violncia contra crianas, adoles-

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Quanto ao Mais Educao importante ressaltar dois pontos:

4.4.2. O Programa Mais Educao na prtica


O Programa mais educao, ao articular diferentes setores, atores, Programas e aes em consonncia com o projeto pedaggico da escola, promove a cidadania plena de todos os envolvidos.

71

1 - Quanto a sua operacionalizao:

O Programa Mais Educao operacionalizado pela Secretaria de Educao Bsica (SEB/MEC).


2 - Quanto aos recursos para seu funcionamento:

:: Meio Ambiente (Exemplo de atividade: horta escolar e/ ou comunitria, Comisses de Vida e Meio Ambiente) :: Esporte e Lazer (Exemplo de atividade: futebol, handebol, Xadrez Tradicional etc.) :: Direitos Humanos em Educao (Exemplo de atividade: recomenda-se oficinas que propiciem a reflexo e o aprendizado de novos saberes e prticas relacionados aos direitos humanos.) :: Cultura e Artes (Exemplo de atividade: leitura, canto, dana, teatro etc.) :: Incluso Digital (Exemplo de atividade: Software educacional, Informtica e tecnologia da informao) :: Preveno e Promoo da Sade (Exemplo de atividade: Alimentao saudvel, sade bucal, preveno de uso de lcool, tabaco e outras drogas, sade ambiental etc.) :: Educomunicao (Exemplo de atividade: jornal, rdio escolar etc.) :: Educao Cientfica (Exemplo de atividade: Laboratrios e projetos cientficos) :: Educao Econmica e Cidadania (Exemplo de atividade: Educao econmica e empreendedorismo, controle social e cidadania). Mas quem desenvolve as atividades do Programa Mais Educao ?

Os recursos para a execuo do Programa nas escolas so transferidos Unidade Executora (UEx), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE), respeitando alguns critrios para sua aplicao, como por exemplo, utilizao na educao integral, para fins de despesas de alimentao e transporte de monitores, na aquisio de materiais de consumo e para contratao de pequenos servios. Ento, a partir de agora, vamos execuo prtica do Programa Mais Educao na escola. As escolas que desenvolvem este Programa oferecem jornada ampliada, com atividades no contraturno. importante que as aes estejam relacionadas ao projeto poltico-pedaggico da escola, dialoguem e propiciem a participao da comunidade escolar e do entorno, podendo ser desenvolvidas em diferentes espaos, tanto na escola como fora dela.
importante ressaltar que o critrio para Cmputo da matriculada escola em Educao Integral no Censo Escolar observa o mnimo de sete horas dirias.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Destaca-se que as atividades planejadas devem atender e serem organizadas a partir de macrocampos tais como: :: Acompanhamento Pedaggico (Exemplo de atividade: matemtica, portugus etc.)

72

A escola designar um professor, para a coordenao da oferta e execuo das atividades, que exercer a funo de professor comunitrio. Ainda, monitores voluntrios (profissionais da educao, educadores populares, estudantes) so

agentes que podem desenvolver as atividades. Porm, espera-se que todos participem (estudantes e suas famlias, professores, diretores, funcionrios, conselho escolar, pessoas da comunidade e etc.) e compartilhem decises, informaes e conquistas. Uma pergunta que todos devem estar se fazendo. Quem atendido pelo Programa Mais Educao? Passemos, ento, busca de resposta a essa questo: Em primeiro lugar destaca-se que os critrios para a seleo do pblico atendido (municpio, escola e estudantes) so estabelecidos pela SEB/MEC e avaliados regularmente conforme a possibilidade de expanso do Programa. O Programa Mais Educao, tendo em vista suas finalidades, busca atender, prioritariamente, escolas pblicas estaduais ou municipais de baixo IDEB (ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica), situadas em capitais, regies metropolitanas e territrios marcados por situaes de vulnerabilidade social, que requerem a convergncia de polticas pblicas. Ainda, recomenda-se que cada escola, no seu conjunto, defina os estudantes que sero includos nas atividades do Programa, contribuindo com a diminuio da evaso/e ou repetncia, do abandono e das desigualdades educacionais e sociais.
Educao Integral na escola: uma experincia que pode ocorrer mesmo sem apoio financeiro do Programa Mais Educao. A escola poder contar com o apoio financeiro dos gover-

nos municipais e estaduais. E, at mesmo nos casos em que no h disponibilidade deste apoio, a escola poder ofertar atividades educacionais complementares (em consonncia com o seu projeto poltico pedaggico) tais como as sugeridas pelo Programa Mais Educao e adaptadas ao contexto da escola.

Observao: Toda a alimentao ofertada com os recursos do FNDE, para o atendimento do Programa Mais Educao, dever seguir os princpios e diretrizes do Pnae, conforme o que foi discutido nas unidades anteriores e com base na Lei 11.947/2009 e a Resoluo CD/FNDE n 38/2009.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

4.4.3. Alimentao escolar no contexto do Programa Mais Educao


E como fica a alimentao escolar no contexto do Pnae? Os alunos que participam do Mais Educao so contemplados com a alimentao no perodo que ficam na escola?

Conforme o que foi comentado anteriormente, para atender de forma mais integral os estudantes, no podemos esquecer a oferta da alimentao escolar saudvel e adequada. Alimentao esta que direito dos escolares e que faz parte das aes do Pnae. Assim, todas as Entidades Executoras includas no Programa Mais Educao podero ser atendidas com recursos fi-

73

nanceiros do Pnae para a realizao do Direito dos escolares de alimentarem-se tambm no turno inverso s aulas. Porm, para que isso ocorra, alguns critrios devem ser preenchidos, conforme a ResoluoCD/ FNDE n 38/2009. a) ter nutricionista que assuma a responsabilidade tcnica do Programa; b) possuir cozinhas e refeitrios adequados para o fornecimento das refeies; c) inserir em seu plano poltico pedaggico o tema Alimentao Saudvel e Adequada. Mas, j que os estudantes atendidos pelo Programa Mais educao permanecem um maior tempo na escola, como deve ser planejada a sua alimentao? Respondendo a essa questo:
Programa Nacional de Alimentao Escolar

riormente, ou seja: Valor Transferido = A (n de alunos) X C (Valor per capita) X D (n de dias de atendimento). Para que o procedimento referente ao clculo do recurso financeiro do Pnae a ser repassado escola que participa do Programa Mais Educao, observe o seguinte exemplo:

Exemplo 5
Um municpio do Estado de Gois declarou no Censo Escolar de 2010 que as escolas de sua rede de ensino atenderam 1.093 alunos por meio do Mais Educao. Quanto esse municpio receber de recursos do Pnae, em relao a este atendimento especfico? Use a frmula a seguir para efetuar os clculos: VT = A x C x D, sabendo que: VT= valor anual transferido por nvel/modalidade de atendimento; A= n de alunos declarados no Censo Escolar, no ano anterior, por nvel/modalidade de ensino. C= valor per capita dirio, por aluno, definido por resoluo do FNDE; D= nmero de dias de atendimento. Clculo: VT = 1.093 X 0,90 X 200 VT = R$ 196.740,00

J que os estudantes ficam no turno inverso, cabe ao nutricionista planejar os cardpios de forma a oferecer no mnico 3 (trs) refeies ao dia e que supram pelo menos 70% (setenta por cento) das suas necessidades nutricionais dirias, durante sua permanncia mnima de 7 (sete) horas na escola. Assim, para atender a oferta de no mnimo 3 (trs) refeies dirias aos escolares includos no Programa Mais Educao, o FNDE repassa, de forma complementar, diretamente EE, R$ 0,90 (noventa centavos) por dia de atendimento, conforme a Resoluo CD/FNDE n 67/2009. Ainda, para a liberao peridica dos recursos financeiros o FNDE considera como base o nmero de atendimento de 200 dias letivos/ano, sendo que o clculo do montante repassado anualmente o mesmo que aquele exposto ante-

74

O valor a ser transferido pelo FNDE, conta do Pnae, pela prefeitura em 2011 R$ 196.740,00. A transferncia ocorrer em dez parcelas de R$ 19.674,00 cada. Voc percebeu que o clculo de recursos a serem transferidos para as EEs que atendem alunos do Programa Mais Educao segue a mesma lgica dos outros atendimentos, no verdade? Agora que j falamos com detalhes do Programa Mais Educao, precisamos seguirem frente. Outro tema que merece ateno a questo da aquisio de alimentos no mbito do Pnae. Voc sabe quais so as regras para a aquisio de produtos para a alimentao escolar? Quais so os documentos que fundamentam o processo de aquisio? Qual a modalidade de compra que deve ser utilizada pelas EEs com os recursos do Pnae? Existe alguma relao entre Pnae e Agricultura familiar?

Figura 4 - Execuo do Pnae


FNDE Entidade Executora Licitao Lei n 8.666/93 e suas alteraes
Menor preo Melhor qualidade Vocao agrcola Hbitos regionais Distribuio Armazenamento: :: Centralizado :: Descentralizado

Compra dos gneros alimentcios

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Para obter respostas todas essas perguntas, leia o item a seguir:

Por meio desse esquema, que representa a gesto centralizada, podemos perceber que o FNDE disponibiliza os recursos do Programa para as EE, que, por meio de licitao, efetuaro as aquisies de gneros alimentcios, usados na preparao do cardpio escolar. Os critrios utilizados para as compras baseiam-se nas orientaes previstas na Lei n 8.666/93, e suas alteraes. E ainda so levados em conta fatores como menor preo, melhor qualidade, oferta de produtos, hbitos alimentares e vocao agrcola regional e as facilidades para distribuio dos produtos. Lembre-se do total do recurso financeiro repassado pelo FNDE no mnimo 30% deve ser utilizado para aquisio de gneros alimentcios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar, segundo art. 18 da Resoluo 38 e art. 14, da Lei n 11.947. y

4.5. O processo de aquisio de alimentos no mbito do Pnae


Avalie cuidadosamente o esquema a seguir que apresenta resumidamente a execuo do Pnae.

75

Para efetuar as compras com os recursos do Pnae, a EE dever respeitar as etapas: 1 etapa Receber documentos enviados pelo nutricionista a) O cardpio de alimentao escolar, que estabelece as refeies a serem servidas aos alunos durante o ms. b) A pauta, lista ou relao de compras, que indicar os gneros alimentcios a serem comprados para a preparao do que foi planejado e, por isso, dever conter exatamente os mesmos gneros alimentcios que esto nos cardpios elaborados, na quantidade e qualidade apresentadas pelo nutricionista, acompanhados da respectiva justificativa tcnica para adquiri-los. Para a elaborao correta dessa pauta, ser preciso fazer o clculo matemtico que permite saber a quantidade necessria de cada um dos alimentos utilizados durante o perodo que esse cardpio ser servido nas escolas e de acordo com a faixa etria e o nmero de alunos atendidos. 2 etapa Formular o projeto bsico ou termo de referncia e proceder chamada pblica Aps o recebimento dessa documentao, que contm tambm o nmero de alunos a ser atendido, de acordo com cada nvel/modalidade, o setor responsvel pela alimentao escolar consolidar as informaes em um projeto bsico ou termo de referncia, que ir conduzir o processo de compra. E como deve ser feito o projeto bsico?

Basta seguir os itens bsicos que devem constar do projeto, a saber: 1. O objeto da compra que, no caso do Pnae, so gneros alimentcios para atender alimentao escolar. 2. A justificativa esclarecer o motivo pelo qual est sendo solicitada a compra dos gneros alimentcios. 3. A estimativa de preo devero ser apresentadas algumas pesquisas prvias de preo, tendo em vista a necessidade de verificar os preos praticados no mercado e se os recursos financeiros disponveis permitiro o atendimento planejado.
Ateno! Caso os recursos disponveis no sejam suficientes, os cardpios devem ser revistos e ajustados, sem que isso implique perda da qualidade.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

3 etapa Compra dos gneros alimentcios Como voc sabe, qualquer compra realizada com recursos pblicos, principalmente federais, devem seguir os dispostos da Lei n 8.666/93 e suas alteraes (Lei n 3.931, de 19 de setembro de 2001, e Decreto n 4.342, de 23 de agosto de 2002), que estabelece em seu art. 3:

76

A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a administrao e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos.

Quadro 3 - Modalidades de Contratao Modalidade Convite Tomada de preos Concorrncia Prego eletrnico Valor estimado da contratao (R$) at 80.000,00 at 650.000,00 acima de 650.000,00 menor preo

Em relao alimentao escolar, no diferente. Entretanto, para a compra da agricultura familiar ou do empreendedor familiar rural, a compra poder ser feita usando dispensa de licitao. O setor responsvel pela aquisio dos gneros alimentcios ao realizar a licitao, dever elaborar: 1. Projeto bsico ou termo de referncia: ser o condutor das regras para se efetuar a compra. Da a necessidade de ser claro e especfico no que se pretende adquirir. 2. Edital de licitao, em conformidade com o projeto bsico: dever conter informaes claras e concisas sobre o que, como e para que se pretende realizar uma determinada compra. 3. Montante de recursos financeiros disponveis para a realizao da compra: definido no oramento da EE e tambm vinculado aos repasses do FNDE, conta do Pnae. 4. Definio da modalidade a ser aplicada para se efetuar a compra: definida com base no volume total de recursos. Para isso, basta observar o contido na Lei n 9.648, que alterou o art. 23 da Lei n 8.666/93, ou seja: Modalidades

Programa Nacional de Alimentao Escolar

So necessrios ainda: :: observao da exigncia de que as aquisies sejam realizadas no mbito da administrao pblica com eficincia, eficcia e agilidade, buscando meios de se preservar de maus fornecedores e de se realizar as compras de forma menos onerosa; :: a assinatura de um contrato, que estabelece as obrigaes das partes: comprador e fornecedor. Aqui cabe uma observao: O Sistema de Registro de Preos (SRP) a modalidade de compra considerada mais recomendvel para a aquisio de gneros alimentcios para a alimentao escolar. E por que essa a modalidade mais recomendada?

77

Por vrias razes, entre as quais: a) objetiva atender s situaes em que possvel pr-determinar os montantes globais (quantidade total) a serem adquiridos, cuja execuo dar-se- de forma parcelada; b) reservada aos casos em que o objeto adquirido consumido ou se acaba em pouco tempo, gerando, assim, a necessidade de novas aquisies. A qualidade do produto pode ser variada e esse ser adquirido de acordo com o interesse da administrao pblica, sem, portanto, perder a qualidade do atendimento; c) permite a realizao de licitao nica, em que se registraro os preos de vrios tipos de produtos para atender a mesma necessidade, garantindo o preo para at 12 meses, conforme a ata de registro de preos, eliminando, assim, os custos da burocracia e os desgastes provenientes de grande quantidade de licitaes;
Programa Nacional de Alimentao Escolar

gneros alimentcios, ela poder utilizar o sistema de prego, nova modalidade de licitao, implementada pelo governo federal, que pode ser utilizado com qualquer montante de recursos financeiros, e que, por sua vez, foi regulamentado pela seguinte legislao: :: Decreto n 3.555, de 08 de agosto de 2000 aprova o regulamento para a licitao na modalidade prego. :: Lei n 10.520, de 17 de julho de 2002 institui no mbito da Unio, estados, Distrito Federal e municpios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, o prego como modalidade de licitao. :: Decreto n 5.450, de 31 de maio de 2005 regulamenta o prego, na forma eletrnica, para aquisio de bens e servios comuns. :: Decreto n 5.504, de 05 de agosto de 2005 estabelece a exigncia de utilizao do prego, preferencialmente na forma eletrnica, para entes pblicos e privados, nas contrataes de bens e servios comuns, realizadas em decorrncia de transferncias voluntrias de recursos pblicos da Unio, decorrentes de convnios ou instrumentos congneres, ou consrcios pblicos. Entretanto, vale lembrar a deciso do Acrdo n 1383 1 Cmara do Tribunal de Contas da Unio, de 7 de abril de 2009, no qual a citada Corte recomenda ao FNDE que oriente as Entidades Executoras do Pnae para que adotem o Prego, preferencialmente na sua forma eletrnica, como modalidade licitatria para compra dos gneros alimentcios do referido Programa, em obedincia aos princpios da economicidade e da eficincia. Na questo compra, merece ser mencionado ainda o seguinte aspecto: a aquisio de gneros alimentcios jun-

d) prev a formulao de proposta sobre a qualidade e o preo unitrio do(s) produto(s), dentro dos limites mnimos e mximos estabelecidos pelo fornecedor, e a no obrigatoriedade de contratao por parte da administrao pblica; e) permite a aquisio em conformidade com o quantitativo e na ocasio em que for de interesse da administrao, respeitando os preos de mercado e, ainda, por mais de uma vez, desde que observados os limites estabelecidos no ato convocatrio de quantidade do produto estabelecido para aquele fornecedor; f) maior agilidade na contratao e otimizao dos gastos, uma vez que a realizao do SRP independe da liberao dos recursos oramentrios.. Se a EE for utilizar recursos prprios para a compra dos

78

to aos agricultores familiares e empreendedores familiares rurais.


FIQUE ATENTO! Detalhes spnre a Agricultura Familiar sero vistos na Unidade V.

Segundo art. 18 da Resoluo CD/FNDE n 38/2009, inciso 1 Do total do recurso financeiro repassado pelo FNDE, no mnimo 30% deve ser utilizado na aquisio de gneros alimentcios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou suas organizaes, priorizando assentamentos da reforma agrria, comunidades indgenas e quilombolas. O inciso 2, coloca ainda que a aquisio de gneros referentes a agricultura familiar dispensa o processo licitatrio, desde que os preos sejam compatveis com os de mercado.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

nessa etapa, ainda, que deve ser realizado o controle de qualidade dos produtos adquiridos para a alimentao escolar. Inicialmente, o controle de qualidade feito com base no termo de compromisso firmado entre a EE e o FNDE. O termo de compromisso um documento utilizado para garantir a qualidade dos alimentos adquiridos para a alimentao escolar, em que a EE assume o compromisso de determinar que as secretarias de educao (estadual, distrital ou municipal) estabeleam parceria com as secretarias de sade (estadual, distrital ou municipal) para realizarem a inspeo sanitria dos alimentos utilizados no Pnae nas escolas de sua rede. Ao assinar esse termo, a EE est se comprometendo a submeter todos os alimentos adquiridos para a alimentao escolar ao controle de qualidade, que dever ser realizado pela vigilncia sanitria da cidade. Caso a vigilncia sanitria ainda no tenha sido criada na localidade em questo, a secretaria de sade dever fazer esse trabalho. O Conselho Deliberativo do FNDE aprovou os modelos desse termo, que se encontra no Anexo IV da Resoluo n 38/2009, prevendo a sua assinatura pelo gestor responsvel pela EE, pelos prefeitos municipais ou, ainda, pelos secretrios de educao dos estados ou do Distrital Federal. Uma cpia desse termo deve ser encaminhada vigilncia sanitria, para conhecimento e imediata implementao. Outra cpia deve ser encaminhada ao CAE, para conhecimento e acompanhamento da implementao. A via original, por sua vez, deve ser enviada ao FNDE, para guarda e controle. Essa implantao tambm vlida para os gneros alimentcios adquiridos pela agricultura familiar Concluda a etapa de recebimento e controle de qualidade, resta ainda outra etapa: a de liquidao da despesa e paga-

4 etapa Recebimento, controle de qualidade e distribuio dos gneros alimentcios Nessa etapa, os fornecedores devem realizar a entrega dos gneros alimentcios, conforme estabelecido no contrato.Assim, o gestor da EE deve designar, formalmente, um servidor ou uma comisso para receber os alimentos e atestar as respectivas notas fiscais, que sero encaminhadas ao setor responsvel para a efetivao do pagamento. importante que o responsvel pelo recebimento saiba que somente poder atestar o recebimento dos gneros alimentcios aps se certificar que o que est sendo entregue confere com o que est estabelecido no contrato e no edital de licitao. Ou seja, se so os mesmos alimentos adquiridos no processo licitatrio, com as mesmas especificaes tcnicas, na mesma quantidade contratada e em condies apropriadas.

79

mento. Vejamos, ento, a seguir: 5 etapa Liquidao da despesa e pagamento A liquidao da despesa ocorre aps o cumprimento total do que foi contratado e, portanto, deve ser feita somente aps o fornecedor ter concludo todas as obrigaes previstas no edital de licitao e no contrato. Caso haja algo contrrio ou diferente daquilo que consta no contrato, dever o responsvel pelo recebimento devolver os gneros alimentcios ao fornecedor para que efetue a substituio.

conhecimento de detalhes tcnicos importantes de como devem ser executados os recursos financeiros do Pnae, no verdade? Para atender a todos os alunos matriculados na rede pblica municipal, estadual e federal (educao infantil e ensino fundamental, mdio e EJA) e, ainda, nas escolas mantidas por entidades filantrpicas e comunitrias, o FNDE precisou ampliar, e muito, os recursos investidos. Observe na tabela a seguir os investimentos efetuados na Alimentao Escolar de 1995 at 2010. Ano 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 *** Recursos Financeiros (em milhes de R$) 590,1 454,1 672,8 785,3 871,7 901,7 920,2 848,6 954,2 1025 1266 1500 1520 1490 2013 3034 18.846,70 Alunos atendidos (em milhes) 33,2 30,5 35,1 35,3 36,9 37,1 37,1 36,9 37,3 37,8 36,4 36,3 35,7 34,6 47,1 45,6 592,9

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Aps o recebimento dos alimentos, a vigilncia sanitria dever realizar o controle de qualidade, para assegurar que eles possuem as mesmas caractersticas que foram exigidas no projeto bsico e que esto em condies adequadas de consumo. Efetuados os devidos pagamentos, encerra-se a etapa da compra e, ento, passamos para o armazenamento, a distribuio e a oferta (temas j estudados na unidade III). At este momento, nesta unidade especfica, voc tomou

Agora vamos avaliar outra questo de grande importncia para o Programa: mudanas na execuo do Pnae. A nova Lei n 11.947/2009 trouxe importantes mudanas

80

Unidade V

Agricultura Familiar

Unidade V

Agricultura Familiar
O estudo desta unidade permitir a voc: :: :: :: compreender a importncia da Agricultura Familiar no Brasil; conhecer os aspectos econmicos, sociasi e ambientais que perpassam pela Agricultura Familiar; compreender as relaes entre o Programa Nacional de Alimentao Escolar e a Agricultura Familiar.

5.1. Conhecendo a Agricultura Familiar


A agricultura familiar tem pressa. Atender a demanda dessa importante parcela da populao brasileira um desafio gratificante e fundamental para uma sociedade mais justa e harmoniosa.
Alberto Duque Portugal. Diretor-presidente da Embrapa de maio de 1995 a janeiro de 2003.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Disponvel em http://www.embrapa.br/imprensa/artigos/2002/artigo.2004-12-07.2590963189/; Acessado em 04 de julho de 2011.

Para iniciarmos esta unidade procure responder s questes:

Voc j ouviu falar da Agricultura familiar? Conhece esta forma de organizao da produo agrcola, seus objetivos e caractersticas? Sabe qual a importncia econmica da Agricultura Familiar para o Brasil?

83

Como voc j percebeu so inmeras as questes que podem ser levantadas sobre este tema. Queremos que voc fique tranqilo em relao essas perguntas, pois as respostas a cada uma ser apresentada a seguir. Vamos comear nossa conversa conceituando a Agricultura Familiar. Leia a informao a seguir: Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietrios rurais, tendo como mo-de-obra, essencialmente, o ncleo familiar. Essa definio simplificada j d uma ideia do que essa forma de organizao da produo agrcola. Mas, existe uma definio formal, isto legal, que voc precisa conhecer, e que foi efetuada pela Lei n 11.326, de 24 de julho de 2006: Art. 3 Para os efeitos desta Lei, considera-se agricultor familiar e empreendedor familiar rural aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo, simultaneamente, aos seguintes requisitos: I - no detenha, a qualquer ttulo, rea maior do que 4 (quatro) mdulos fiscais; II - utilize predominantemente mo de obra da prpria famlia nas atividades econmicas do seu estabelecimento ou empreendimento; III - tenha renda familiar predominantemente originada de atividades econmicas vinculadas ao prprio estabelecimento ou empreendimento; IV - dirija seu estabelecimento ou empreendimento com sua famlia.

No podemos esquecer que o mesmo artigo (Art. 3) da Lei n 11.326 define que: 2 So tambm beneficirios desta Lei: I. silvicultores que atendam simultaneamente a todos os requisitos de que trata o caput deste artigo, cultivem florestas nativas ou exticas e que promovam o manejo sustentvel daqueles ambientes; II. aquicultores que atendam simultaneamente a todos os requisitos de que trata o caput deste artigo e explorem reservatrios hdricos com superfcie total de at 2ha (dois hectares) ou ocupem at 500m (quinhentos metros cbicos) de gua, quando a explorao se efetivar em tanques-rede; III. extrativistas que atendam simultaneamente aos requisitos previstos nos incisos II, III e IV do caput deste artigo e exeram essa atividade artesanalmente no meio rural, excludos os garimpeiros e faiscadores; IV. pescadores que atendam simultaneamente aos requisitos previstos nos incisos I, II, III e IV do caput deste artigo e exeram a atividade pesqueira artesanalmente. Mas como para ns o que de fato interessa so as propriedades que compem a agricultura familiar, sabemos que as mesmas devem possuir at quatro mdulos fiscais. Mas afinal, o que mdulo fiscal? Quais so os fatores que definem o tamanho de um mdulo fiscal? Em que tipo de propriedade pode ser efetuada a agricultura familiar?

84

Programa Nacional de Alimentao Escolar

O mdulo fiscal uma unidade de medida, tambm expressa em hectare, fixada para cada municpio, isto , este mdulo poder ter tamanhos diferentes. Para definir o tamanho do mdulo fiscal, de acordo com a Lei n 6.746, de 10 de dezembro de 1979, deve-se levar em conta os seguintes fatores: :: tipo de explorao predominante no municpio; :: a renda obtida com a explorao predominante; :: outras exploraes existentes no municpio (hortifrutigranjeira, cultura permanente ou temporria, pecuria, florestal) que, embora no predominantes, sejam expressivas em funo da renda ou da rea utilizada; :: conceito de propriedade familiar. Prem, o que nos interessa de fato que a agricultura familiar praticada em minifndios ( imvel rural de rea inferior a um mdulo fiscal) ou pequenas propriedades rurais (imvel rural de rea compreendida entre um e quatro mdulos fiscais), que efetuam todo o processo produtivo com mo de obra preferencialmente familiar e que a renda familiar seja obtida nas atividades econmicas vinculadas ao prprio estabelecimento ou empreendimento. Saiba que no Brasil, atualmente, a Agricultura familiar emprega quase 75% da mo-de-obra no campo. De acordo com a Secretaria de Agricultura Familiar, aproximadamente 13,8 milhes de pessoas trabalham em estabelecimentos familiares, o que corresponde a 77% da populao ocupada na agricultura. Este segmento tem um papel crucial na economia das pequenas cidades - 4.928 municpios tm menos de 50 mil habitantes e destes, mais de quatro mil tm menos de 20 mil habitantes. Estes produtores e seus familiares so responsveis tambm por inmeros empregos no comrcio e nos servios prestados nessas localidades. A melhoria de

renda deste segmento por meio de sua maior insero no mercado tem impacto importante no interior do pas e por consequncia nas grandes metrpoles. Alm disso, cerca de 60% dos alimentos consumidos pela populao brasileira so produzidos por essas propriedades. O setor, segundo o Censo Agropecurio de 2009 efetuado pelo IBGE, responsvel pela segurana alimentar do pas, j que produz alimentos da cesta bsica consumidos pelos brasileiros: 70% do feijo, 87% da mandioca, 58% do leite, 59% do plantel de sunos, 50% das aves, 30% dos bovinos e, ainda, 21% do trigo. Foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar que representam 84,4% do total (5.175.489 estabelecimentos), mas ocupam apenas 24,3% (ou 80,25 milhes de hectares) da rea dos estabelecimentos agropecurios nacionais. J os estabelecimentos no familiares (grandes e mdias propriedades) representavam 15,6% do total e ocupavam 75,7% da sua rea. Esta forma de explorao agrcola tem especial destaque no Paran, pois das 374 mil propriedades rurais no estado, 320 mil pertencem a agricultores familiares. Quase 90% dos trabalhadores esto vinculados agricultura familiar. O Paran tem uma expectativa de safra de 30 milhes de toneladas de gros, e mais de 50% do valor bruto da produo vem da agricultura familiar; 1/3 das terras do estado so agricultveis, e a maior parte est em propriedades com menos de 50 hectares. Agora que j temos uma viso ampla do que a agricultura familiar, precisamos seguir em frente. Pense nas perguntas a seguir:

85

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Quais so os grandes problemas enfrentados pela agricultura familiar? Como o governo federal apia essa prtica agrcola? Quais so as polticas pblicas nacionais adotadas para favorecer a agricultura familiar? Quais os pr requisitos para que o agricultor familiar e o empreendedor familiar rural possam participar do Pronaf?

promovam o desenvolvimento da produo agrcola, tais como energia, maquinrios, etc.; :: desqualificao da mo de obra; :: no utilizao de tecnologias adequadas desenvolvidas pela pesquisa agropecuria; :: desorganizao de produtores. Os fatores acima citados tm sido os elementos que dificultam o desenvolvimento desta forma de explorao agrcola. Apesar destes entraves, o governo federal tem adotado polticas pblicas de apoio agricultura familiar. Na figura a seguir apresentamos as principais.

5.2. A Agricultura Familiar no contexto das polticas pblicas adotadas pela Unio
Ao serem analisados os diversos cenrios em que se desenvolve a agricultura familiar, podemos afirmar que os problemas so diferentes para cada regio, estado ou municpio. Por exemplo, enquanto no norte de nosso pas h dificuldades de comercializao pela distncia dos mercados consumidores e esgotamento da terra nas reas de produo, no nordeste os minifndios so inviveis economicamente. J no sudeste esta forma de produo precisa atender a crescente exigncia em qualidade e saudabilidade dos produtos por parte dos consumidores. No Sul a concorrncia externa de produtos do MERCOSUL que preocupam os agricultores. Neste contexto, podemos apontar como as grandes dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares ou empreendedores familiares rurais podem ser assim resumidas, dentre outras: :: falta de acesso a crdito e informaes organizadas; :: desestruturao de canais que facilitam o transporte e a comercializao da produo; :: obstculos para a aquisio de insumos bsicos que

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Fonte: www.anvisa.gov.br/alimentos/aulas/inocuidade/perspectiva_mda.pp

86

Nosso propsito aqui no apresentar detalhes de cada uma destas polticas. Assim daremos uma ateno especial s trs que possuem relao direta com o Pnae: Pronaf , PAA e PGPAF. Que tal conhecermos um pouco cada uma? Ento vamos l!

5.2.1. Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar Pronaf


O que o Pronaf? Quais so seus objetivos? Quem pode obter os financiamentos previstos no Programa? Quais so os critrios para ter acesso a esses recursos financeiros? Quais as vantagens do Pronaf ?

modernizao do sistema produtivo, valorizao do produtor rural e a profissionalizao dos produtores familiares; :: fixar o agricultor familiar terra; :: financiar projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrria; :: atender de forma diferenciada os mini e pequenos produtores rurais; :: possibilitar a elevao de sua capacidade produtiva; :: gerar emprego e renda; e :: contribuir para a reduo das desigualdades sociais. importante esclarecer que embora o Pronaf seja mais conhecido pelo financiamento das atividades do agricultor familiar, esse programa vai alm disto. Atualmente ele conta com um conjunto de aes, como por exemplo, a Assistncia Tcnica e Extenso Rural - ATER, que busca fomentar a gerao de renda pela agroindstria, turismo rural, biocombustveis, plantas medicinais, cadeia produtiva, seguro agrcola, seguro de preo e seguro contra calamidade por seca no nordeste. Evidentemente que dentro das aes do Pronaf, destacase o Crdito Pronaf que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda exclusivamente para aos agricultores familiares e assentados da reforma agrria. Esta linha de crdito possui as mais baixas taxas de juros dos outros financiamentos rurais, alm das menores taxas de inadimplncia entre os sistemas de crdito do pas. O acesso ao financiamento inicia-se na discusso sobre a necessidade de financiamento, no mbito da famlia, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar Pronaf um programa do Governo Federal criado atravs do Decreto n. 1.946, de 28 de junho de 1996, que estabelecia em seu artigo 1:
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Fica criado o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentvel do segmento rural constitudo pelos agricultores familiares, de modo a propiciar-lhes o aumento da capacidade produtiva, a gerao de empregos e a melhoria de renda. Podemos afirmar que o Pronaf, atualmente, tem como objetivos: :: fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo produtor familiar de forma a integrar esse agricultor cadeia de agronegcios, proporcionando-lhe aumento de renda e agregando valor ao produto e propriedade, mediante a

87

para o investimento em mquinas, equipamentos ou infraestrutura. Aps a deciso do que financiar, a famlia, em um primeiro momento, deve procurar: a) o sindicato rural ou a Emater para obteno da Declarao de Aptido ao Pronaf (DAP), que ser emitida segundo a renda anual e as atividades exploradas, direcionando o agricultor para as linhas especficas de crdito a que tem direito; b) o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (Incra) ou a Unidade Tcnica Estadual (UTE), se beneficirio da reforma agrria e do crdito fundirio; Para obter o financiamento o Agricultor Familiar precisa atender a alguns requisitos: :: explore parcela de terra na condio de proprietrio, posseiro, arrendatrio, parceiro, assentados do Programa Nacional de Reforma Agrria- PNRA ou beneficirios do Programa Nacional de Crdito Fundirio - PNCF; :: resida na propriedade ou em local prximo;
Programa Nacional de Alimentao Escolar

No se esquea! As condies de acesso ao Crdito Pronaf, formas de pagamento e taxas de juros correspondentes a cada linha so definidas, anualmente, a cada Plano Safra da Agricultura Familiar, divulgado entre os meses de junho e julho.

Podemos apontar como consequncias positivas do Pronaf s seguintes: a) Para os produtores: :: Obteno de financiamento de custeio e investimento com encargos e condies adequadas realidade da agricultura familiar, de forma gil e sem custos adicionais; :: O aumento de renda mediante melhoria de produtividade, do uso racional da terra e da propriedade; Melhoria das condies de vida do produtor e de sua famlia; :: Agilidade no atendimento; :: Para os produtores que honrarem seus compromissos, garantia de recursos para a safra seguinte, com a renovao do crdito at 5 anos, no caso de custeio das atividades. b) Para o pas: :: Maior oferta de alimentos, principalmente dos que compem a cesta bsica: arroz, feijo, mandioca milho, trigo e leite; ________________________________________________ Estimula a permanncia do agricultor no campo cm mais dignidade e qualidade de vida.

:: detenha, no mximo 4 mdulos fiscais de terra, quantificados conforme a legislao em vigor; :: utilize como base da explorao da propriedade o trabalho familiar (mximos dois empregados fixos); :: produza renda bruta familiar anual de at R$ 110 mil, sendo que no mnimo 70% da mesma devem ser provenientes das exploraes agropecuria ou extrativa. :: esteja com o CPF regularizado e livre de dvidas.

88

:: Estimula a permanncia do agricultor no campo com mais dignidade e qualidade de vida. Aps termos comentado as principais informaes sobre o Pronaf, vamos falar sobre o PAA. Os objetivos do PAA so: :: incentivar a agricultura familiar, efetuando a aquisio, por preo justo, de alimentos produzidos pelos agricultores familiares; :: garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessrias s populaes em situao de insegurana alimentar e nutricional, inclusive beneficiando as escolas pblicas, confessionais, de educao especial e creches, o que o torna parceiro do Programa Nacional de Alimentao Escolar (Pnae) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao :: promover a incluso social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. :: formao de estoques pblicos de alimentos. O Grupo Gestor do PAA, coordenado pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome e composto ainda pelo Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto- MPOG, Ministrio do Desenvolvimento Agrrio- MDA, Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento- Mapa e Ministrio da Fazenda- MF, responsvel pela implantao do Programa, cujas diretrizes so estabelecidas e publicadas em Resolues. O pblico alvo composto pelos cidados em situao de insegurana alimentar e nutricional, os alunos atendidos pelo Pnae, e ainda, os agricultores familiares, beneficiados pelo Pronaf, pescadores artesanais, extrativistas, indgenas, membros de comunidades remanescentes de quilombos e agricultores pertencentes aos assentamentos e acampamentos vinculados ao Programa Nacional de Reforma Agrria.

5.2.2. Programa de Aquisio de Alimentos PAA


O que o Programa de Aquisio de Alimentos- PAA? Voc conhece seus objetivos e a forma de funcionamento? Qual o pblico-alvo atendido pelo Programa? Como ocorre a gesto do PAA?

Programa Nacional de Alimentao Escolar

O PAA um instrumento de poltica pblica institudo pela Lei n. 10.696, de 2 de julho de 2003, que determinava em seu artigo 19:
Fica institudo o Programa de Aquisio de Alimentos com a finalidade de incentivar a agricultura familiar, compreendendo aes vinculadas distribuio de produtos agropecurios para pessoas em situao de insegurana alimentar e formao de estoques estratgicos [...] 2 O Programa de que trata o caput ser destinado aquisio de produtos agropecurios produzidos por agricultores familiares que se enquadrem no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - P[...] RONAF, ficando dispensada a licitao para essa aquisio desde que os preos no sejam superiores aos praticados nos mercados regionais .

89

Essencialmente o funcionamento do PAA o seguinte: o Programa adquire alimentos, com iseno de licitao, por preos de referncia que no podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais, que participe do Pronaf, exceto na modalidade Incentivo Produo e Consumo do Leite, cujo limite semestral. Segundo o decreto n 6.959, de 15 de Setembro de 2009, o Programa de Aquisio de Alimentos ser executado nas modalidades apresentadas no quadro a seguir:

Quadro 4 - Programa de Aquisio de Alimentos da Agricultura Familiar Modalidade Compra Direta Fonte de Recursos MDS/MDA Executor CONAB Forma de Acesso Individual; cooperativa; Associao e Grupo Informal

Formao de Estoque pela Agricultura Familiar

MDS/MDA

CONAB

Cooperativa e Associao

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Compra com doao simultnea

MDS

CONAB, Estados e Municpios

Individual; cooperativa; Associao e Grupo Informal

Incentivo Produo e ao Consumo de leite Programa do Leite

MDS

Estados do nordeste e MG (norte)

Individual; cooperativa; Associao e Grupo Informal

Secretaria da Agricultura Familiar

Ministrio do Desenvolvimento Agrrio

90

Observando a coluna 1, voc pode perceber que cada modalidade de aquisio de alimentos da Agricultura Familiar pelo governo federal prev o tipo de fornecedor que poder atender demanda ? Agora, olhe cuidadosamente a quarta coluna (Forma de acesso) e perceba quem so estes fornecedores: :: o agricultor familiar individual; :: o grupo informal; :: a associao; e :: a cooperativa; Voc conhece estes termos? Sabe diferenci-los?

entend-las e compreender seu papel no contexto da agricultura familiar e no fornecimento de produtos para o governo federal, inclusive para o Pnae. Pense nos seguintes questionamentos: O que uma associao? O que uma cooperativa? Como cada uma se organiza? Quais so as finalidades e caractersticas destas entidades? Qual a relao existente entre elas, a agricultura familiar e o Pnae?

Reunimos, no quadro a seguir, algumas informaes importantes sobre estas sociedades. Leia-o com ateno:

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Em relao ao agricultor familiar individual j falamos bastante sobre ele. De maneira simplificada, aquele que possui uma pequena propriedade rural e utiliza como fora de trabalho as pessoas vinculadas sua famlia. Os alimentos produzidos so colocados pela prpria famlia no mercado. J por grupo informal entenda um grupo de agricultores familiares que se une para comercializar seus produtos, porm sem estarem vinculados formalmente a uma associao ou cooperativa. Quanto associao e cooperativa, precisamos olhar esses fornecedores com mais cuidado. Perguntas sobre estas duas iniciativas (associao e cooperativa) precisam ser respondidas de maneira objetiva, para que possamos

91

Quadro 5 - Diferenas entre Associao e Cooperativa Associao 1. Conceito Sociedade de pessoas sem fins lucrativos Cooperativa Sociedade de pessoas sem fins lucrativos, que atua em atividades produtivas/ comerciais. Tem finalidade essencialmente econmica. Seu principal objetivo o de viabilizar o negcio produtivo de seus associados junto ao mercado e retirar dele o prprio sustento. Busca viabilizar e desenvolver atividades de consumo, produo, prestao de servios, crdito e comercializao, de acordo com os interesses dos seus associados, alm de formar e capacitar seus integrantes para o trabalho e a vida em comunidade. Promover: :: :: desenvolvimento local sustentvel; a incluso social;

2. Finalidade

Tem por finalidade a promoo de assistncia social, educacional, cultural, representao poltica, defesa de interesses de classe, filantrpicas. adequada para levar adiante, principalmente atividades sociais. Visa tambm estimular a melhoria tcnica, profissional e social dos associados. Promover:

Programa Nacional de Alimentao Escolar

:: aumento do poder de barganha, atravs de compras e vendas conjuntas; :: aquisio de equipamentos de propriedade e uso coletivo; 3. Responsabilidades :: capacitao de mo de obra, atravs de cursos coletivos; :: busca de informaes (mercado, tcnicas, crdito, etc.); :: marketing coletivo e regional; :: desenvolvimento de parcerias; :: representao junto aos rgos pblicos, etc.

:: gerao e distribuio de renda e empregos; :: formalidade do mercado; :: transferncia de tecnologia; :: prestao de servios; :: capacitao de mo de obra, etc.

92

4. Legalizao

Aprovao do estatuto em assemblia geral pelos associados. Eleio da diretoria e do conselho fiscal. Elaborao da ata de constituio. Registro do estatuto e da ata de constituio no cartrio de registro de pessoas jurdicas da comarca. CNPJ na Receita Federal. Registro no INSS e no Ministrio do trabalho. Mnimo de duas pessoas. Constituio (art. 5o., XVII a XXI, e art 174, par. 2o.). Cdigo Civil Pode representar os associados em aes coletivas de seu interesse. representada por federaes e confederaes.

Aprovao do estatuto em assemblia geral pelos associados. Eleio do conselho de administrao (diretoria) e do conselho fiscal. Elaborao da ata de constituio. Registro do estatuto e da ata de constituio na junta comercial. CNPJ na Receita Federal. Inscrio Estadual. Registro no INSS e no Ministrio do trabalho. Alvar na prefeitura. Mnimo de 20 pessoas fsicas. Lei 5.764/71. Constituio (art. 5o. XVII a XXI e art. 174, par 2o.) Cdigo civil. Pode representar os associados em aes coletivas do seu interesse. Pode constituir federaes e confederaes para a sua representao. Nas decises em assemblia geral, cada pessoa tem direito a um voto. As decises devem sempre ser tomadas com a participao e o envolvimento dos associados. Pode ser fiscalizada pela prefeitura, pela Fazenda Estadual (nas operaes de comrcio), pelo INSS, pelo Ministrio do Trabalho e pela Receita Federal.

5. Constituio

6. Legislao

7. Representao
Programa Nacional de Alimentao Escolar

8. Gesto

Nas decises em assemblia geral, cada pessoa tem direito a um voto. As decises devem sempre ser tomadas com a participao e o envolvimento dos associados.

9. Fiscalizao

Pode ser fiscalizada pela prefeitura, pela Fazenda Estadual, pelo INSS, pelo Ministrio do Trabalho e pela Receita Federal.

93

10. Patrimnio e capital social

Os associados no sodonosdo patrimnio. Em caso de dissoluo, o mesmo dever ser destinado outra instituio semelhante. O patrimnio formado por taxa paga pelos associados, doaes, fundos e reservas. No possui capital social. A inexistncia do mesmo dificulta a obteno de financiamento junto s instituies financeiras. As possveis sobras obtidas de operaes entre os associados sero aplicadas na prpria associao.

Os associados so os donos do patrimnio e os beneficirios dos ganhos propiciados pelos processos organizados pela cooperativa. Possui capital social, facilitando, portanto, financiamentos junto s instituies financeiras. O capital social formado por quotas-partes podendo receber doaes, emprstimos e processos de capitalizao. Aps deciso em assemblia geral, as sobras so divididas de acordo com o volume de negcios de cada associado. Destinam-se 10% para o fundo de reserva e 5% para o Fundo Educacional (FATES).

11. Resultados financeiros

* Adaptado de Veiga, Sandra Mayrink e Rech, Daniel T.Associaes como construir sociedades civis sem fins lucrativos. Citado em Diferenas entre associaes e cooperativas. Disponvel em http://www.sebraemg.com.br/culturadacooperacao/associacoes/05.htm, Acessado em 06/07/2011.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Agora que voc conhece as principais diferenas entre as associaes e cooperativas, importante lembrar que essas duas entidades tambm podem fornecer produtos alimentcios para as Entidades Executoras- EE do Pnae, bem como o agricultor familiar individual e o grupo informal.

O PGPAF um programa do Governo Federal que possibilita ao agricultor familiar pagar os seus financiamentos Pronaf com um desconto (bnus). Este desconto ocorre quando o preo de mercado do produto financiado estiver abaixo do custo de produo (preo de garantia). Para que voc entenda melhor esta definio lembre-se que: a) preo de mercado: o preo mdio mensal de comercializao oficial de determinado produto, obtido a partir de levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, nas principais praas de comercializao de cada estado produtor. b) preo de garantia: o custo de produo mdio da regio, de determinado produto, levantado pela CONAB e definido pelo Comit Gestor do PGPAF. Este preo definido de forma a ser suficiente para cobrir os custos de produo dos produtos financiados em determinada safra e regio.

5.2.3. Programa de Garantia de Preos para a Agricultura Familiar- PGPAF


O que o PGPAF? Quais so seus objetivos? O que preo de mercado? O que preo de garantia? Em que momento o agricultor familiar pode ser beneficiado pelo PGPAF? Como isto acontece? Quais so os produtos que fazem parte do PGPAF? Qual a relao entre PGPAF e o Pnae?

94

importante destacar que o Preo de Garantia no poder ser inferior ao preo mnimo e poder ser at 10% maior ou menor do que o custo de produo, com a finalidade de estimular ou desestimular a produo de determinado produto em funo dos estoques reguladores e das condies socioeconmicas das famlias agricultoras.O Preo de Garantia, regionalizado e divulgado anualmente, publicado por meio de resoluo do Conselho Monetrio Nacional - CMN. Neste sentido, toda vez que o agricultor familiar estiver correndo risco de seus produtos no obterem o preo mnimo de mercado, e logicamente tal fato no permitir que ele tenha condies de pagar o financiamento da safra (Pronaf ), o governo federal, por meio desta poltica pblica, calcula um bnus em percentual equivalente a essa diferena de preos. Este bnus ser aplicado pelo banco, automaticamente, no saldo devedor dos financiamentos de custeio do Pronaf efetivados para os produtos do PGPAF, garantindo que os agricultores familiares tenham assegurado o custo de produo para o pagamento do financiamento. O valor do bnus definido pelo Conselho Monetrio Nacional (CMN) atualmente de R$ 5 mil reais concedido por produtor a cada ano, por agricultor familiar. Em 2012 ser para R$ 7 mil o valor mximo do bnus. Essa medida vale a partir de 1 de janeiro de 2012. A gesto do Programa efetuada por um comit formado por representantes dos seguintes rgos pblicos: Ministrio do Desenvolvimento Agrrio MDA, Ministrio da Fazenda MF, Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto MPOG, Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento MAPA e Secretaria do Tesouro Nacional STN/MF. Para ficar mais claro a questo do bnus, leia o seguinte exemplo: um agricultor familiar da regio Nordeste contratou financiamento de custeio para a produo de milho e

possui um saldo devedor de R$ 7.000,00. O preo de garantia (preo de custo), para o milho na safra de 2010 era de R$ 20,00 a saca. Porm, na hora da colheita, o preo de mercado da saca de milho estava em R$ 18,00. Portanto, o desconto a ser concedido na hora do pagamento de 10 % que a diferena entre o preo de garantia (R$ 20,00/saca) e o preo de mercado (R$ 18,00/saca), ou seja, o agricultor que tinha um saldo devedor de R$ 7.000,00 ir pagar somente R$ 6.300,00 valor suficiente para cobrir o custo de produo do milho. Agora vamos conhecer os principais objetivos do PGPAF: :: assegurar a remunerao dos custos de produo aos agricultores familiares financiados pelo Pronaf; :: garantir a continuidade das atividades produtivas da agricultura familiar; :: permitir a diversificao da Produo; :: ampliar as atividades que o agricultor tem segurana para cultivar; :: direcionar os custos dos agricultores familiares; :: balizar os seus custos de produo e medir a eficincia produtiva do agricultor; e :: evitar a inadimplncia em relao aos financiamentos contratados por parte do agricultor familiar. Quanto participao neste programa, o agricultor familiar que participa do Pronaf tem adeso automtica, isto , a mesma ocorre no momento em que efetuada a contratao do financiamento de custeio para a produo coberta pelo PGPAF, junto ao banco. O nico cuidado a ser tomado pelo produtor confirmar junto instituio bancria se realmente os produtos a serem gerados fazem parte da lista do PGPAF. Atualmente esta lista abrange 44 culturas: abacaxi,

95

Programa Nacional de Alimentao Escolar

aa (fruto), algodo em caroo, alho, amendoim, arroz longo fino em casca, babau (amndoa), banana, baru (fruto), borracha natural cultivada (heveicultura), borracha natural extrativa, caf, cana-de-acar, car, carne de caprino, carne de ovino, castanha de caju, castanha do Brasil (em casca), cebola, feijo, girassol, inhame, juta, leite, ma, malva, mamona em baga, mangaba (fruto), milho, pequi (fruto), piaava (fibra), pimenta do reino, carnaba, p cerfero de carnaba, cera de carnaba, raiz de mandioca, sisal, soja, sorgo, tomate, trigo, triticale, umbu (fruto) e uva. Bom, acreditamos ter apresentado a voc as ideias mais importantes sobre este programa que apia o agricultor familiar. S resta dizer que os produtos amparados pelo PGPAF podem ser adquiridos pelas EEs do Pnae para compor a alimentao escolar de milhares de alunos matriculados nas escolas pblicas brasileiras.

j foram colocadas anteriormente, porm para enfatiz-las e acrescentar outras idias sobre o tema registramos aqui as regras gerais para a aquisio de gneros alimentcios para o Pnae. Orientaes para as compras :: Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no mnimo 30% (trinta por cento) dever ser utilizado na aquisio de gneros alimentcios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizaes, priorizando os assentamentos da reforma agrria, as comunidades tradicionais indgenas e comunidades quilombolas; :: poder ser realizada por meio de licitao pblica, nos termos da Lei 8.666/93, da Lei n10.520/2002 e, ainda, conforme o disposto no art. 14 da Lei 11.947/2009, desde que observados os princpios inscritos no art. 37 da Constituio (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia); :: est prevista a dispensa licitao, desde que os preos sejam compatveis com os vigentes no mercado local; :: a aquisio dever ser precedida de uma ampla e documentada pesquisa de preos no mercado de varejo e de atacado no mbito local, regional, territorial, estadual ou nacional, nesta ordem; :: os alimentos devem atender s exigncias do controle de qualidade estabelecidas pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria/ Ministrio da Sade e pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, na forma do Termo de Compromisso (Resoluo n38 de Anexo VI).

Programa Nacional de Alimentao Escolar

5.3. Aquisio de Alimentos no mbito do Pnae


Como ocorrem as aquisies de produtos agrcolas pelas EEs? Quais so as regras legais e o passo a passo para estas compras? Quais so as caractersticas dos produtos a serem adquiridos?

Para obter estas respostas necessrio que voc leia os artigos 13 e 14 da Lei n. 11947, de 16 de junho de 2009, e o Ttulo VI Da aquisio de gneros alimentcios da Agricultura Familiar e do Empreendedor familiar rural da Resoluo CD/ FNDE n 38 de 16 de julho de 2009. Algumas informaes

96

:: na anlise das propostas e na aquisio, devero ser priorizados os grupos de fornecedores do municpio. Em no se obtendo as quantidades necessrias, estas podero ser complementadas com propostas de grupos da regio, do territrio rural, do estado e do pas, nesta ordem de prioridade. :: a aquisio dos gneros alimentcios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, realizada pelas Entidades Executoras, escolas ou unidades executoras dever promover a alimentao saudvel e adequada clientela do Pnae, com produtos da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou de suas organizaes de forma a contribuir com o seu fortalecimento, em conformidade com o art. 19 da Lei n 10.696, de 2 de julho de 2003, e o Decreto n 6.447/2008, com a Lei n 11.947/2009 e com a legislao especfica do Pnae; :: a demanda de aquisies de gneros alimentcios da Agricultura Familiar para Alimentao Escolar dever ser publicada por meio de chamada pblica de compra, em jornal de circulao local, regional, estadual ou nacional, quando houver, alm de ser divulgada em stio na internet ou na forma de mural em local pblico de ampla circulao. :: a compra de gneros alimentcios para atender os objetivos do Pnae dever ser realizada a partir da elaborao do cardpio planejado pelo nutricionista (responsvel-tcnico) e ser executada por meio do Contrato de Aquisio de Gneros Alimentcios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural (Resoluo n 38, Anexo IV); :: a EE dever prever em edital de licitao ou na chamada pblica a apresentao de amostras para avaliao e seleo do produto a ser adquirido; :: os gneros alimentcios a serem entregues sero os

definidos na chamada pblica de compra, podendo ser alterado quando ocorrer a necessidade de substituio de produtos, mediante aceite e devida comprovao dos preos de referncia. :: a entrega dos gneros alimentcios pode ser subdividida em tantas parcelas quantas necessrias considerando a sazonalidade e as peculiaridades da produo da agricultura familiar; :: no caso de os fornecedores no atenderem as condies higinico-sanitrias estabelecidas, no fornecerem documentos fiscais e no serem capazes de fornecer de forma regular e constante, o contrato de fornecimento poder ser rescindido; :: os preos dos produtos comercializados devem ser compatveis com os praticados no mercado local, tomando como guia para definio os Preos de Referncia praticados no mbito do Programa de Aquisio de Alimentos (PAA). Alm destas regras importante observar que, de acordo com o Art. 22, da Resoluo 38 do Pnae os fornecedores deste programa sero os Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, detentores de Declarao de Aptido ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - DAP Fsica e/ou Jurdica, conforme a Lei da Agricultura Familiar n 11.326, de 24 de julho de 2006, e enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, organizados em grupos formais (Associaes ou Cooperativas) e/ou informais. Agora, precisamos dar uma olhada em alguns detalhes da regulamentao da compra.

97

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Regulamentao de Compra O processo de compra da agricultura familiar exige a presena da entidade articuladora, que representa os produtores junto s EEs do Pnae, que dever estar cadastrada no Sistema Brasileiro de Assistncia e Extenso Rural (SIBRATER) ou ser do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar ou entidades credenciadas pelo Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA) para emisso da Declarao de Aptido ao PRONAF. A Entidade Articuladora dever auxiliar a articulao dos grupos informais com o contratante (prefeitura), na relao de compra e venda. A entidade no poder receber remunerao, proceder venda, nem assinar como proponente. E no possui responsabilidade jurdica nem prestao de contas. Para habilitao dos Grupos Informais de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais junto s Entidades Executoras (prefeitura), devero ser apresentados os seguintes documentos: :: prova de inscrio no Cadastro de Pessoa Fsica (CPF); :: cpia da DAP principal, ou extrato da DAP, de cada Agricultor Familiar participante; :: projeto de Venda de Gneros Alimentcios da Agricultura Familiar para Alimentao Escolar elaborado conjuntamente entre o Grupo Informal e a Entidade Articuladora e assinado por todos os Agricultores Familiares participantes :: prova de atendimento de requisitos previstos; Para habilitao dos Grupos Formais da Agricultura Familiar e de Empreendedores Familiares Rurais Empreendedo-

res constitudos em Cooperativas e Associaes, devero ser apresentados os seguintes documentos: :: prova de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ); :: cpia da Declarao de Aptido ao PRONAF - DAP Jurdica para associaes e cooperativas; :: cpias das certides negativas junto ao INSS, FGTS, Receita Federal e Dvida Ativa da Unio; :: cpias do estatuto e ata de posse da atual diretoria da entidade registrada na Junta Comercial, no caso de cooperativas, ou Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas, no caso de associaes. No caso de empreendimentos familiares, dever ser apresentada cpia do Contrato Social, registrado em Cartrio de Registro Civil de Pessoa Jurdica; :: projeto de Venda de Gneros Alimentcios da Agricultura Familiar para Alimentao Escolar; :: prova de atendimento de requisitos previstos (BRASIL, 2009b). Em relao definio dos preos para a aquisio dos gneros alimentcios da Agricultura familiar e do Empreendedor Familiar Rural, necessrio ter em vista: a) quando o valor da chamada pblica for de at R$ 100.000,00 (cem mil reais) por ano, deve-se levar em conta: I a mdia dos preos pagos aos Agricultores Familiares por trs mercados varejistas, priorizando, quando houver, a feira do produtor da agricultura familiar, ou; II os preos vigentes de venda para varejo, apurado junto aos produtores, cooperativas, associaes e agroindstrias familiares no mercado local ou regional.

98

Programa Nacional de Alimentao Escolar

b) Quando o valor da chamada pblica da aquisio for de igual ou superior a R$ 100.000,00 (cem mil reais) por ano, observa-se: I a mdia dos preos praticados nos doze ltimos meses, caso o produto tenha cotao nas CEASAs ou outro mercado atacadista, utilizar esta informao, ou; II os preos apurados nas licitaes de compras de alimentos no mbito da entidade executora, ou; III os preos vigentes, em oramento apurado, no mnimo, em trs mercados atacadistas locais ou regionais. c) Para valores acima de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por ano, a aquisio dos alimentos deve ser feita diretamente dos Grupos Formais (Associaes ou Cooperativas). Para valores de at R$ 100.000,00 (cem mil reais) por ano, a aquisio dever ser feita de Grupos Formais e Informais, nesta ordem, atendendo aos critrios de definio de preos.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

2 passo: Mapeamento da Produo Local Verificada a produo local e realizado o cadastro dos agricultores familiares pelas entidades articuladoras e encaminhados para a Secretaria da Educao.

3 passo: Cardpio O cardpio elaborado pela nutricionista de acordo com a produo local e os hbitos alimentares da regio.

10 Passos para a compra e venda do Agricultor Familiar para a Alimentao Escolar A seguir, apresentamos os dez passos para a Compra e Venda do Agricultor Familiar para a Alimentao Escolar, onde se concretiza a articulao entre a alimentao escolar e a agricultura familiar:

4 passo: Chamada Pblica A Secretaria de Educao ou prefeitura divulga em rdio, TV, mural, todos os produtos que devero ser adquiridos do Agricultor familiar para Alimentao escolar.

1 passo: Recebimento do recurso o envio do repasse do recurso pelo FNDE para a Entidade Executora.

5 passo: Preo de referncia A Secretaria de Educao far uma ampla pesquisa de preo no mercado local, tendo como referncia preos praticados pela CONAB, pelo mercado local e feiras livres e a garantia de preo mnimo.

99

6 passo: Elaborao do Projeto de Venda o documento que formaliza o interesse dos Agricultores Familiares em venderem para a Alimentao Escolar. O Projeto de Venda de gneros alimentcios da agricultura familiar para a alimentao escolar dever ser elaborado pelo: grupo formal ou pelo grupo informal(assessorado pela Entidade Articuladora), sempre de acordo com a Chamada Pblica. Devem assinar o documento o representante do grupo formal e os agricultores fornecedores do grupo informal.

9 passo: Assinatura do Contrato a formalizao do processo de compra e venda, no qual consta as obrigaes e deveres tanto do agricultor quanto da prefeitura.

10 passo: Entrega do Produto A entrega dos produtos deve ser de acordo com o cronograma previsto em contrato, e respeitar o padro de qualidade firmado no termo de compromisso.

7 passo: Envio do Projeto de Venda O projeto de venda deve ser entregue na Secretaria de Educao junto com todos os documentos necessrios. Programa Nacional de Alimentao Escolar

Grupos formais (Associaes ou Cooperativas): Projeto de venda, CNPJ, DAP jurdica, Certides negativas do INSS, FGTS, Receita Federal e Dvida Ativa da Unio, cpias do estatuto; Grupos informais (Entidades Articuladoras): Projeto de venda, CPF, DAP fsica.

Em relao aos produtos a serem adquiridos, podemos afirmar que devem ser: a) diversificados e produzidos em mbito local, regional, territorial, estadual e nacional (nesta ordem); b) priorizados os gneros alimentcios da safra do ano de entrega do produto escola; c) submetidos ao controle de qualidade, na forma do Termo de Compromisso (Resoluon38 de Anexo VI), observando-se a legislao pertinente e devero atender ao disposto na legislao de alimentos, estabelecida pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria/ Ministrio da Sade e pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. d) priorizados, sempre que possvel, os alimentos produzidos de acordo com as Boas Prticas Agrcolas (BPA) e as Boas Prticas de Fabricao (BPF), que sejam inspecionados pela Suasa e que so orgnicos e/ou agroecolgicos.

8 passo: Seleo do Projeto de Venda A seleo dos projetos de venda ser feito pelo departamento de compras da prefeitura, sendo que a prioridade so os agricultores moradores da regio

100

O que so as Boas Prticas Agrcolas (BPAs)? E as Boas Prticas de Fabricao (BPF)? O que o Suasa? Quais so suas responsabilidades? O que so produtos orgnicos? Quais so as caractersticas da produo, no mbito da agricultura orgnica? Os produtos orgnicos podem ser adquiridos para compor a alimentao escolar?

:: menores custos (menos agrotxicos) e melhores preos por qualidade; :: formao de estoques pblicos de alimentos. :: acesso a novos mercados e maior lucratividade. Quanto s Boas Prticas de Fabricao (BPF), elas abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelo produtor a fim de garantir a qualidade higinico-sanitria e a conformidade dos alimentos com a legislao sanitria e os regulamentos tcnicos. So considerados tambm os procedimentos efetuados sobre a matria-prima e insumos at a obteno de um produto final, em qualquer etapa de seu processamento, armazenamento e transporte, necessrios para garantir a qualidade e segurana dos alimentos, como: :: controle da potabilidade da gua; :: higienizao das instalaes, equipamentos, mveis e utenslios; :: higiene e sade dos manipuladores, responsveis pela produo; :: controle integrado de vetores (pragas); :: manejo dos resduos; :: manuteno preventiva de equipamentos; e :: seleo das matrias primas, ingredientes e embalagens, dentre outros. No sentido de inspecionar e fiscalizar os produtos de origem animal e vegetal e os insumos agropecurios, foi criado um sistema sob a coordenao do Poder Pblico nas vrias instncias da federao. Trata-se do Sistema Unificado de Ateno a Sanidade Agropecuria SUASA, que tem por objetivos:

Programa Nacional de Alimentao Escolar

As BPAs so um conjunto de princpios, normas e recomendaes tcnicas aplicadas para a produo, processamento e transporte de alimentos, orientadas a cuidar da sade humana, proteger ao meio ambiente e melhorar as condies dos trabalhadores rurais e sua famlia. As prticas esto ligadas s tcnicas de cultivo (poca de plantio, escolha de materiais genticos adaptados, fertilizao, irrigao, tratos culturais, dentre outros) e relacionadas aos fatores ambientais, o ponto ideal de colheita e como ser conduzido o processo. O armazenamento deve criar condies de conservao para atender a comercializao, como por exemplo, controlando-se a temperatura e umidade do ambiente, para que o produto seja guardado sem perder suas caractersticas relacionadas cor, cheiro, nutrio e outros. :: So objetivos das Boas Prticas Agrcolas: :: produtos sadios e de qualidade; :: propriedade e ambiente de trabalho limpos; :: trabalhadores saudveis e com melhores condies de trabalho; :: controle da produo: menor desperdcio e maior rendimento;

101

:: contribuir para a oferta de alimentos saudveis aos consumidores; :: possibilitar maior insero dos produtos da agricultura familiar no mercado formal local, regional e nacional; :: fortalecer os municpios, abrindo espao para integrao dos mesmos e incentivando o desenvolvimento local e dos territrios; :: promover maior integrao entre os servios de inspeo federal, estadual e municipal, reduzindo o comrcio de produtos sem inspeo. :: garantir a segurana do alimento que a populao consome. Agora vamos conversar sobre os alimentos orgnicos. So frutas, hortalias, gros, laticnios e carnes produzidos sem utilizao de substncias que possam colocar em risco a sade dos produtores e consumidores, com respeito ao meio ambiente. Isso significa que so mais seguros para o consumo. Nessa perspectiva, o produto orgnico cultivado sem o uso de adubos qumicos ou agrotxicos, pois o solo e no o adubo quem deve nutrir as plantas, atravs da incorporao de resduos vegetais e animais (adubo natural) para que as plantas, possam obter os nutrientes necessrios e de forma equilibrada para completar o ciclo de produo. Segundo os defensores desta forma de produo, a agricultura orgnica busca restabelecer o equilbrio ecolgico e nutricional em todo o sistema agrcola, atravs da melhoria das condies fsicas, qumicas e biolgicas do solo, com a utilizao de adubaes orgnicas, rotao e consorciao de culturas, uso correto de mquinas e implementos, cultivo mltiplo, diversidade gentica, poca, mtodos de plantio e colheita, plantas companheiras e antagnicas, cobertura morta ou viva, culturas armadilhas e repelentes, inimigos na-

turais, variedades resistentes, recomposio florestal, extratos vegetais, etc. A comercializao dos orgnicos, produzidos pelo agricultor rural familiar, para a alimentao escolar dever seguir os mesmos passos que os produtos no orgnicos (documentao, caractersticas do produto, quantidade a ser entregue, prestao de contas, controle sanitrio e de qualidade e do acondicionamento e etc), de forma que essa diferenciao (orgnicos/ no orgnicos) se dar na apresentao de cada proposta apresentada aos agentes executores do Pnae. importante ressaltar que alm dos benefcios para a sade dos membros envolvidos na cadeia (do produtor ao consumidor) e ao meio ambiente, o preo praticado para atender os programas diferenciado, correspondendo a 30% maior que o produto convencional, conforme definido pelo grupo gestor do PAA, em conformidade com o Decreto n 6.447, de 7 de maio de 2008. O agricultor familiar de produtos orgnicos que fizer parte de Associaes ou Cooperativas poder vender direto para escolas Estaduais e para o Municpio, sem licitao, desde que atenda a todas as exigncias, constadas em lei, relativas a limites de fornecimento e demanda das instituies beneficirias consumidoras. Estes procedimentos (BPA, BPF) e tcnicas (agricultura orgnica) auxiliam na obteno de produtos de qualidade garantida que, por sua vez, contribui para a segurana alimentar e para a oferta de uma alimentao saudvel para os milhares de alunos de escolas pblicas espalhadas no pas.

102

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Unidade V em sntese
Nesta unidade voc teve a oportunidade de conhecer a Agricultura Familiar, que uma forma de explorao agrcola realizada por pequenos proprietrios rurais, tendo como mo-de-obra essencialmente o ncleo familiar. Falamos da importncia desta atividade econmica, que emprega quase 75% da mo-de-obra no campo e produz cerca de 60% dos alimentos consumidos pela populao brasileira . Comentamos que o governo federal adotou um conjunto de medidas para proteger o agricultor famliar como os programas Pronaf , PAA e PGPAF. Explicamos que a aquisio de alimentos no mbito do Pnae segue regras legais estabelecidas pelos rgos competentes, e que sempre devem ser priorizados os alimentos produzidos de acordo com as Boas Prticas Agrcolas (BPA) e as Boas Prticas de Fabricao (BPF), e de maneira orgnica. Tambm estes produtos devem ser produzidos, acondicionados e transportados de acordo com as normas da vigilncia sanitria e inspecionados pelo Sistema Unificado de Ateno a Sanidade Agropecuria SUASA. Tambm falamos que aquisio de alimentos da Agricultura Familiar, deve ser feita junto ao agricultor familiar individual, o grupo informal que rene estes produtores, ou ainda as entidades que os rene (associaes e cooperativas). Certamente com todas estas informaes que disponibilizamos voc pode compreender melhor a importncia do Pnae, programa que efetua aquisies dos produtos da agricultura familiar para ofertar alimentao saudvel para o escolar.

103

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Unidade VI

A prestao de contas no mbito do Pnae

Unidade VI

A prestao de contas no mbito do Pnae


Na concluso desta unidade de ensino voc dever: :: compreender a importncia da prestao de contas Pnae; :: entender como realizada a prestao de contas; :: identificar os responsveis pela prestao de contas.

6.1. O significado de prestar contas


Como foi dito, o governo federal, por meio do FNDE, repassa recursos financeiros s entidades executoras para que desenvolvam o Pnae. E, se h repasse de recursos pblicos, e bvio que preciso uma prestao de contas criteriosa e bem feita do uso desses recursos, no mesmo? Ento, para darmos incio a esta unidade sobre a prestao de contas no Pnae, vamos discutir um pouco sobre o que prestar contas.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Se voc observar bem, o ato de prestar contas est muito presente em cada momento de nossas vidas. Por exemplo, em algum momento, quando criana, voc deve ter ido at a padaria comprar po e, ao chegar em casa, foi questionado sobre o troco? Pois , no momento em que voc explicou quanto custaram os pes e que sobraram tantos centavos, voc estava prestando contas. Outro exemplo a ser citado a declarao de imposto de renda. Todos os anos, obrigatoriamente, prestamos contas a Receita Federal. Agora, para entendermos melhor o que significa a expresso prestar contas, vamos buscar o significado para cada termo, separadamente. No dicionrio Aurlio, a definio que encontramos para a palavra prestar a seguinte: realizar, efetuar, praticar por imposio legal ou contratual. Enquanto que para contas temos: elemento de registro que rene lanamentos de dbito ou crdito relativos a operaes de uma mesma natureza. Traduzindo esses termos tcnicos em uma linguagem mais simples, podemos dizer que:

106

Relembrando:
prestar contas nada mais do que dar informaes confiveis e relevantes a respeito de algo pelo qual se responsvel.

1 O Pnae atende aos alunos matriculados na educao bsica pblica (educao infantil, ensino fundamental e mdio, incluindo a educao de jovens e adultos). 2 O Pnae tem por objetivo a formao de prticas alimentares saudveis dos alunos, por meio de aes de educao alimentar e nutricional e da oferta de refeies que atendam as suas necessidades nutricionais, no perodo em que esto na escola. 3 Para a execuo dos recursos do Pnae organizada uma rede de parceria formada, principalmente, pelo FNDE, pelas EE (secretarias estaduais e distrital de educao, prefeituras e escolas federais) e pelos rgos de controle interno, como a Controladoria Geral da Unio, e de controle externo, como o Tribunal de Contas e o Ministrio Pblico Federal. 4 O dado que fundamentar o repasse de recursos o nmero de alunos registrado no Censo Escolar no ano anterior ao do atendimento. 5 A operacionalizao do Programa fundamenta-se na descentralizao de recursos financeiros e na transferncia automtica em contas correntes especficas. 6 O FNDE abre contas especficas para depositar os recursos do Programa. 7 A gesto dos recursos pelas entidades executoras pode acontecer de vrias formas: centralizada, descentralizada e semi-descentralizada. 8 Os recursos, que so repassados em at dez parcelas, devem ser utilizados exclusivamente na aquisio de gneros alimentcios a serem utilizados na preparao de alimentos.

Como j vimos no mdulo de competncias bsicas, a prestao de contas dos recursos pblicos uma obrigao prevista na Constituio.

Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize e arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda. (Constituio Federal, pargrafo nico, art. 70). Programa Nacional de Alimentao Escolar

Agora, antes de entrarmos propriamente no tema da prestao de contas do Pnae, precisamos rever algumas informaes que tratamos nas unidades anteriores.

107

9 O FNDE efetua o clculo do valor a ser repassado usando o seguinte critrio: n de alunos declarados no Censo do ano anterior x valor per capita definido pela autarquia x 200 (duzentos) dias de atendimento (Frmula VT=AxCxD). Aps essa pequena reviso, podemos seguir com o nosso tema de estudo proposto para esta unidade. Vamos entender o processo de prestao de contas no contexto de Pnae, pois:

A diferenciao no processo de prestao de contas nos casos em que h execuo semi-descentralizada ou descentralizada (escolarizao) que o processo inicia-se com as unidades executoras apresentando uma prestao de contas secretaria de educao, relativa a aquisio de produtos para o preparo de alimentos, seguindo os critrios legais estabelecidos. Dessa forma, as escolas so co-responsveis pelo processo de prestao de contas.
Considerando que o repasse do recurso financeiro direto s escolas pode ser feito pela entidade executora, as escolas devem prestar contas sua entidade executora, que, por sua vez, prestar contas ao FNDE

se h repasse de recursos financeiros pblicos para as EEs executarem programas de alimentao escolar, necessrio que seja realizada anualmente, a prestao de contas criteriosa e bem feita junto ao FNDE, que o orgo que transfere os recursos.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

6.2. A prestao de contas no mbito do Pnae


A prestao de contas dos recursos financeiros recebidos do Pnae deve ser apresentada pela EE ao FNDE anualmente. Essa prestao de contas obedece a um fluxo que deve ser observado por todas as instncias envolvidas no processo. Vejamos como se processa esse fluxo. 6.2.1. O fluxo da prestao de contas do Pnae Como voc sabe, a execuo do Pnae pode ser centralizada, semi-descentralizada, ou descentralizada (escolarizao). Independente da forma de gesto, o responsvel pela prestao de contas ser sempre a entidade executora, ou seja, as secretarias estaduais e distrital de educao e as prefeituras municipais.

No caso especfico de ser a prpria escola a executora do Pnae, como os membros da comunidade escolar e local podem tomar conhecimento dos recursos disponibilizados e de como esses foram utilizados? Para que isso ocorra, qual o procedimento a ser adotado pela escola?

108

O ideal seria a prestao de contas, primeiramente, ser apresentada na prpria comunidade escolar, entre outras formas, divulgando nos murais quanto a escola recebeu para comprar os produtos da alimentao escolar, o cardpio e toda e qualquer informao que se julgue necessria para, em seguida, ser encaminhada a secretaria de educao. Agora, para facilitar o seu entendimento sobre o processo, vamos enumerar os passos necessrios para a elaborao da

prestao de contas realizada pelas secretarias estaduais e distrital de educao e pelas prefeituras. 1 passo Consolidao da prestao de contas Essa a fase na qual a EE organiza toda a documentao referente prestao de contas e apresenta os dados no formulrio denominado demonstrativo sinttico da execuo fsico-financeira. Devero ser reunidos, ao formulrio, os documentos comprobatrios, como:
:: cardpios; :: notas fiscais e recibos; :: comprovante de entrega dos alimentos nas escolas; :: extratos bancrios contendo todas as operaes efetuadas na conta especfica do Pnae;

(Anexo VIII); :: Relatrio Anual de Gesto do Pnae (Anexo IX); :: Extratos Bancrios da conta corrente especfica em que os recursos foram depositados e das aplicaes financeiras realizadas; e :: Conciliao Bancria, se for o caso.

Lembre-se:
O prazo final para a EE apresentar a prestao de contas ao CAE 15 de fevereiro.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

:: documentos relacionados aos processos licitatrios, como editais, contratos, comprovantes de pagamentos.

Alm da documentao citada, o CAE de cada ente federativo poder solicitar EE outros documentos que julgar necessrios para apoiar a anlise da prestao de contas, tais como: projeto bsico, e documentos referentes ao processo de aquisio de gneros alimentcios (licitao, contrato de aquisio e termo de recebimento de gneros, inclusive da agricultura familiar, notas fiscais, etc.). 3 passo Avaliao da prestao de contas pelo CAE O CAE efetuar a anlise da prestao de contas, verificando se:
a) os recursos foram aplicados na aquisio exclusiva de gneros alimentcios, de acordo com a Lei n 11.947/2009, e seguindo as orientaes da Lei n 8.666/93 e suas alteraes; b) todos os pagamentos foram efetuados por meio eletrnico (DOC, TED ou Transferncias entre contas); c) os recursos, assim que disponibilizados pelo FNDE em conta especfica, foram aplicados no mercado financeiro; d) os rendimentos da aplicao foram empregados na compra de gneros alimentcios;

2 Encaminhamento da prestao de contas ao Conselho de Alimentao Escolar (CAE), juntamente com o Relatrio de Gesto a ser redigido pela Entidade Executora A prestao de contas consolidada pela secretaria estadual ou distrital de educao ou pela prefeitura dever ser encaminhada ao CAE at o dia 15 de fevereiro do exerccio seguinte ao da execuo dos recursos, acompanhada de toda documentao que o conselho necessitar para anlise e emisso de um parecer. Os documentos que compem a prestao de contas, de acordo com o art. 34 da Resoluo CD/FNDE de n 38/2009 so os seguintes:
:: Demonstrativo Sinttico Anual da Execuo Fsico-Financeira

109

e) o saldo apresentado no demonstrativo sinttico confirmado pelo extrato bancrio.

Aps confrontar as informaes contidas no formulrio especfico e todos os documentos comprobatrios disponibilizados pela EE, alm de analisar o Relatrio de Gesto, o CAE elaborar o parecer conclusivo. 4 passo Parecer conclusivo do CAE O parecer conclusivo nada mais do que o registro, de forma clara e objetiva, das informaes referentes a prestao de contas analisada e a sua relao com as finalidades do Programa. O CAE elaborar o parecer conclusivo em reunio ordinria, convocada exclusivamente para a anlise da prestao de contas e registrada em ata. O parecer deve ser elaborado de forma a apresentar todas as fases da execuo do Pnae, registrado em formulrio prprio (Anexo VIII da Resoluo n 38/2009), assinado pelo presidente do CAE ou representante legal, e encaminhado ao FNDE at o dia 31 de maro do mesmo ano. Para emitir o parecer a respeito das prestaes de contas das EE, o CAE deve ter acompanhado toda a execuo da aplicao dos recursos desde o primeiro repasse. Assim, o pronunciamento do CAE dever abordar os seguintes aspectos:
a) forma de gesto, que envolve a aplicao dos recursos e a execuo financeira; b) regularizao na guarda e conservao e distribuio dos produtos; c) qualidade na preparao da alimentao oferecida; d) aceitabilidade do cardpio pelos alunos;

e) dificuldades encontradas nas vrias fases da execuo: planejamento do cardpio, compra, distribuio, controle de qualidade, armazenamento, preparo e oferta.

Ateno! Observe as instrues contidas no roteiro para elaborao do parecer conclusivo do CAE, que acompanha o modelo do formulrio demonstrativo sinttico anual da execuo fsico-financeira do Pnae (Anexo VIII da Resoluo n 38/2009, do Conselho Deliberativo do FNDE), para fazer o parecer conclusivo referente prestao de contas. fundamental que o CAE responda s perguntas desse roteiro, para que o FNDE possa avaliar a execuo do Programa, realizada pela EE.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

O CAE,aps analisar a execuo dos recursos repassados para o atendimento do Pnae, dever se posicionar, considerando a prestao de contas:
a) Aprovada: quando a execuo ocorreu de acordo com a legislao vigente; b) Aprovada com ressalvas: a execuo respeitou a legislao vigente, porm ocorreram falhas na execuo, que no causaram prejuzo ao errio(cofres pblicos).Nesse caso, o CAE dever indicar, no parecer, os fatos e seus responsveis; c) Aprovada parcialmente: quando parte dos recursos foi utiizada em desconformidade com a legislao, caracterizando prejuzo ao errio, cujo valor dever ser indicado pelo CAE. Tambm devero ser detalhados os fatos e indicados os responsveis, com as devidas qualificaes, para que a autarquia possa efetuar a devida cobrana. d) No aprovada: quando os recursos no foram utilizados em conformidade com a legislao vigente, comprometendo a execuo

110

e o alcance dos objetivos do programa. O Conselho dever descrever os fatos, indicar os responsveis, declarar despesa Impugnada, ou seja, no aceita, e ainda, o valor total transferido acrescido do saldo anterior. Para as entidades executoras, o prazo de entrega da prestao de contas dia 15 de fevereiro e, para o CAE, o prazo para envio do demonstrativo sinttico e do parecer conclusivo ao FNDE dia 31 de maro. Mas, se a EE no entregar a prestao de contas at a data prevista, qual deve ser a atitude a ser adotada pelo CAE? O conselho dever adotar providncias solicitando oficialmente uma posio da EE sobre a prestao de contas, para que seja entregue a mesma regularizada a situao.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Lembre-se: E se, mesmo com a solicitao do CAE a prestao de contas no for entregue ao Conselho, para avaliao?
O prazo para o CAE encaminhar o parecer conclusivo e a prestao de contas ao FNDE 31 de maro. O cumprimento dos prazos muito importante porque sua inobservncia deixar a EE sem receber os recursos financeiros para a execuo

O CAE dever notificar o Ministrio Pblico e o FNDE a Autarquia adotar as providncias cabveis, como por exemplo,a Tomada de Contas Especial e a inscrio dos dbitos e registro dos responsveis no Cadastro informativo de Crditos no quitados de rgo e entidades federais, nos termos da Instruo Normativa do TCU n 56, de 05 dezembro de 2007,art.5,pargrafo 2 e 11.

A observncia dos prazos muito importante porque a EE deixar de receber os recursos financeiros para a execuo do Pnae no exerccio subseqente at que seja apresentada a prestao de contas.

111

Quando falamos de prestao de contas do Pnae, no podemos esquecer uma observao muito importante: :: as escolas federais prestam contas dos recursos diretamente ao FNDE, sem a necessidade do parecer do CAE, at o dia 31 de maro do ano seguinte ao recebimento dos recursos; E se houver alguma irregularidade na prestao de contas, o que o CAE deve fazer?

A prestao de contas dar entrada no protocolo do FNDE e, aps cumprir a tramitao interna, ser avaliada pela equipe responsvel. Aps detalhada avaliao, a equipe emitir seu parecer em relao aos documentos e, se for encontrada alguma irregularidade, a EE ser notificada para que sejam tomadas as devidas providncias. Pois bem, voc pde perceber que, assim como na sua operacionalizao/execuo, a prestao de contas do Pnae segue etapas e critrios bem definidos, e que observar cuidadosamente essas etapas e critrios fundamental para que no haja irregularidades. Mas voc deve estar se perguntando: O que acontece com uma EE que no efetua a prestao de contas, conforme os critrios estabelecidos pelo FNDE? Que outros fatores podem gerar irregularidades?

Como j comentamos, a partir da anlise da documentao apresentada, entender que a execuo do Pnae no est em conformidade com o que estabelece a legislao, dever reprovar as contas da EE. Em seu parecer, o conselho deve deixar claros os motivos que levaram a reprovao da prestao de contas.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Essa atitude imprescindvel, visto que, se for constatada qualquer irregularidade que tenha causado prejuzo aos cofres pblicos pela EE, o CAE responder conjuntamente por essas irregularidades. o que se denomina responsabilidade solidria, podendo os membros do CAE, em conjunto com o responsvel pela utilizao dos recursos na EE, responderem civil e criminalmente pelas irregularidades constatadas. 5 passo Avaliao da prestao de contas pelo FNDE O CAE enviar ao FNDE a prestao de contas composta pelos seguintes documentos:
1. demonstrativo sinttico anual da execuo fsico-financeira; 2. extratos bancrios da conta corrente especfica e das aplicaes financeiras realizadas; 3. parecer conclusivo.

6.3. A suspenso dos repasses


O FNDE, responsvel pela coordenao geral do Pnae, ao receber denncias, apurar e constatar irregularidades ou, no caso de a prestao de contas no ser entregue (ou estar incompleta), suspender os repasses at que a situao pendente seja resolvida. A Autarquia tambm comunicar o fato a EE, ao CAE e a Assemblia Legislativa ou a Cmara Distrital ou Municipal. Vejamos, agora, outros fatores que geram a suspenso dos repasses de recursos:

112

a) no constituio do CAE; b) irregularidades na execuo do Pnae, na forma estabelecida pelo FNDE; c) no encaminhamento ao FNDE da prestao de contas na data (31 de maro) conforme as normas estabelecidas. d) no aprovao da prestao de contas.
FIQUE ATENTO O FNDE poder antes de suspender os repasses do Pnae conceder prazo para a EE efetuar a correo de falhas ou omisses contidas na Prestao de Contas

terior. O atual gestor da EE, nesse caso, dever encaminhar justificativa ao FNDE, com cpia para o CAE, acompanhada da cpia autenticada de representao criminal contra o exgestor, protocolizada junto ao respectivo rgo do Ministrio Pblico. A instruo dessa representao dever conter a seguinte documentao: a) qualquer documento disponvel referente transferncia dos recursos financeiros, inclusive extratos da conta especfica; b) relatrio das aes empreendidas com os recursos financeiros transferidos; c) a qualificao do ex-gestor, inclusive com o endereo atualizado, se houver. d) documento que comprove a situao atualizada quanto adimplncia da EE perante o FNDE, a ser obtido por meio de endereo eletrnico atend.institucional@fnde.gov.br

Avaliemos tambm alguns dos problemas que podem ocorrer na execuo do Pnae e, consequentemente, na prestao de contas.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Imagine as seguintes situaes e veja se voc saberia responder quais atitudes seriam tomadas. :: 1 situao: a EE omitiu informaes e documentos da prestao de contas no momento em que a enviou para ser avaliada pelo CAE. Nesse caso, o CAE no dever aprovar a prestao de contas e enviar seu parecer ao FNDE, justificando a atitude, observando sempre o roteiro para elaborao do parecer. :: 2 situao: a EE no apresentou a prestao de contas ao CAE para a avaliao. O CAE dever comunicar o fato, mediante oficio, ao FNDE e ao Ministrio Pblico local. :: 3 situao: no houve apresentao da prestao de contas pela EE ao FNDE, por dolo ou culpa do gestor an-

E qual ser a atitude do FNDE quanto a essa situao?

O FNDE poder adotar as seguintes posies: 1 Se considerar satisfatrias as justificativas, instaurar a tomada de contas especial (TCE) contra o ex-gestor e restabelecer os repasses financeiros. 2 Se as justificativas forem consideradas insatisfatrias,

113

continuaro suspensos os repasses e ser instaurada a tomada de contas especial contra o ex-gestor e o atual. Lembre-se que, aps o julgamento da ao, o responsvel pela m utilizao dos recursos pblicos poder ser condenado a ressarcir o errio (devolver o dinheiro recebido aos cofres pblicos), devendo encaminhar cpia do comprovante do recolhimento do dbito ao FNDE e ao CAE. E quando o FNDE restabelecer o repasse de recursos financeiros do Pnae aos municpios estados que tiveram problmas na presetao de contas?

importante destacar que, alm do CAE, da EE ou dos gestores pblicos, qualquer pessoa (fsica ou jurdica) pode denunciar irregularidades identificadas na aplicao dos recursos financeiros destinados a execuo do Pnae, apresentando denncias ao FNDE, ao TCU, a Controladoria Geral da Unio (CGU), ao Ministrio Pblico e ao CAE. A denncia deve conter, necessariamente: :: a exposio sumria do fato que possibilite sua perfeita determinao; :: identificao do rgo da administrao pblica e do responsvel por sua prtica, bem como a data do ocorrido. Vale lembrar que assegurado o sigilo quanto aos dados do denunciante.

O restabeleimento dos repasses dos recursos ocorrer quando: :: a prestao de contas dos recursos for apresentada;
Programa Nacional de Alimentao Escolar

:: forem sanadas as irregularidades motivadoras da rejeio da prestao de contas; :: forem regularizadas situaes que motivaram a suspeno dos repasses, no que diz respeito a no aplicar os recursos em conformidade com os critrios estabelecidos para a execuo do programa; :: forem aceitas as justificativas apresentadas quanto culpa ou dolo do gestor anterior, pelo gestor em exerccio ao FNDE, acompanhadas de cpias de representao protocolizadas junto ao Ministrio Pblico; :: for motivada por deciso judicial, aps apreciao efetuada pela Procuradoria Federal, no FNDE. 6.3.1. Denncias de irregularidades

114

Unidade VI em sntese
Nesta unidade, buscamos ajudar voc a compreender como so feitas as prestaes de contas do Pnae e quem so os responsveis. Vimos que h duas datas importantes para a prestao de contas: dia 15 de janeiro, prazo para a EE encaminhar ao CAE a prestao de contas do programa; e dia 28 de fevereiro, prazo para o CAE enviar ao FNDE o demonstrativo sinttico anual da execuo fsico-financeira do Pnae, que deve estar acompanhado do parecer conclusivo. Voc conheceu tambm etapa por etapa do processo de prestao de contas e viu que irregularidades na execuo do programa e/ou na prestao de contas resultam na suspenso do repasse dos recursos e podem, ainda, gerar a instaurao do processo de tomada de contas especial (TCE). Por fim, voc descobriu que qualquer pessoa, fsica ou jurdica, pode denunciar irregularidades no Pnae e que h, inclusive, canais especficos para o encaminhamento das denncias.

115

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Unidade VII

O conselho de AlimentaoEscolar (CAE)

Unidade VII

O Conselho de Alimentao Escolar (CAE)


Ao final do estudo desta unidade voc dever ser capaz de: :: compreender a importncia do CAE para o controle social do Programa de Alimentao Escolar; :: conhecer os motivos pelos quais o CAE foi criado, sua finalidade e suas atribuies, assim como os critrios para indicao de seus membros.

7.1. O surgimento dos conselhos de controle social como reflexo da redemocratizao no Brasil
Voc se lembra que, no mdulo de competncias bsicas, procuramos proporcionar a voc, cursista, um conjunto de informaes referentes s polticas pblicas educacionais adotadas pelo governo federal? Naquele momento, falamos sobre o papel do FNDE como rgo responsvel pela liberao dos recursos que efetivam tais polticas e, ainda, tratamos de questes relacionadas aos conselhos sociais responsveis pelo acompanhamento e controle social dessas aes e Programas. Dedicamos uma unidade inteira aos conselhos, inclusive procuramos mostrar como fundamental a participao da sociedade no processo de tomada de decises em relao gesto dos recursos pblicos.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Pois bem, muito provvel que voc se recorde de tudo isso. De qualquer forma, convidamos voc para relembrarmos juntos alguns conceitos importantes, antes de comearmos a tratar especificamente sobre o CAE. Comecemos pelo significado de controle social.

Por controle social entende-se a participao da sociedade no acompanhamento e verificao das aes da gesto pblica na execuo das polticas pblicas sociais, avaliando os objetivos, os processos e os resultados.

118

Pois , mas o processo de participao da sociedade no acompanhamento das polticas pblicas recente, no mesmo? Quando esse processo comeou a acontecer no Brasil?

da Educao (Fundeb). Igualmente importantes so o conselho de educao federal, nos estados e municpios, e os conselhos escolares, que podem exercer o papel de formuladores de polticas pblicas, juntamente com o poder executivo. inegvel que a constituio e a efetiva atuao dos conselhos possibilitam a participao da sociedade no interior do prprio Estado. Atento a essa questo, o Ministrio da Educao vem estimulando a organizao da sociedade civil e sua participao no planejamento, acompanhamento e avaliao das polticas pblicas locais, por meio da implementao de Programas que visam criao de mecanismos de controle social. Em lugares remotos desse Brasil, os Programas do MEC propiciaram o primeiro exerccio e experincia de gesto democrtica e participativa para muitos cidados brasileiros.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

verdade, esse processo recente na histria do Brasil. O grande momento que permitiu o surgimento dessa nova forma de participao social sem dvida foi a promulgao da Constituio Federal de 1988. O texto da nova Constituio (art. 194, VII; art. 198, III; art. 204, II; art. 206, VI; art. 227, pargrafo 7) oficializa a democracia representativa e participativa, incorporando a participao da comunidade/sociedade em geral na gesto das polticas pblicas. Por conta disso, nesses ltimos anos, diversos mecanismos de participao social vm sendo implementados em nosso pas, como o oramento participativo, o plebiscito e a iniciativa popular legislativa, que comprovam esse novo esprito constitucional. Uma outra prtica que tem confirmado a participao mais efetiva da sociedade no acompanhamento das aes do estado a constituio de rgos colegiados, de carter representativo, deliberativo e permanente: so os conselhos de controle social. Esses conselhos comearam a se configurar em espaos pblicos de articulao entre governo e sociedade na dcada de 90. Na verdade, nesses ltimos anos, ocorreu uma verdadeira exploso de criao desses rgos, como os conselhos de sade, os conselhos tutelares e de direitos da criana e do adolescente e os conselhos de acompanhamento e controle social do Fundo de Manuteno e Desenvolvi mento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais

dentro dessa perspectiva que deve ser avaliada a importncia do Conselho de Alimentao Escolar (CAE), que atua no acompanhamento do Pnae. E especificamente sobre esse conselho que vamos passar a falar agora.

7.2. Finalidade, composio e atribuies do CAE


7.2.1. Origem, finalidade e criao Para entendermos o surgimento desse conselho, precisamos lembrar que o processo de descentralizao dos recursos financeiros para o Programa Nacional de Alimentao

119

Escolar (Pnae) foi iniciado em 1994 e que previa a criao de um mecanismo de controle social, que permitisse o aprimoramento da gesto do Programa nas secretarias municipais e estaduais de educao. Em virtude dessa demanda, foi criado o CAE, rgo colegiado de carter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento s questes relacionadas alimentao escolar.

do por meio de um instrumento legal, prprio de cada estado, municpio ou Distrito Federal, no mbito das respectivas jurisdies. Ento, cada entidade executora buscar criar o CAE de acordo com as leis existentes.

Quem pode ser membro do CAE e quais os critrios para a indicao dos membros?

Ento, qual a principal finalidade do CAE? 7.2.2. Composio e critrios para a indicao dos membros do CAE
A principal finalidade do CAE o acompanhamento e assessoramento s entidades executoras do Pnae nas aplicaes dos recursos financeiros transferidos pelo governo federal conta do Programa.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

120

De maneira mais especfica, o CAE foi criado com o objetivo de acompanhar e monitorar a utilizao dos recursos financeiros do Pnae, repassados para as entidades executoras, zelando pela qualidade dos alimentos a serem utilizados na alimentao escolar, desde a compra at a sua oferta, observando sempre as boas prticas de higiene, bem como a aceitabilidade dos cardpios oferecidos e, ainda, fiscalizar a oferta da alimentao aos alunos e o processo de prestao de contas dos recursos do Programa. Tanto que uma das exigncias do Pnae para que todos os municpios, o Distrito Federal e os estados recebam os recursos federais para a alimentao escolar a constituio do CAE.O conselho cria-

A Resoluo n 38, de 16 de julho de 2009, do Conselho Deliberativo do FNDE, em seu artigo 26, define que o Conselho de Alimentao Escolar um orgo colegiado, de carter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento. composto por 7 (sete) membros titulares e 7 (sete) suplentes. Todo representante titular tem um suplente, o que favorece sempre uma participao ativa no conselho. Veja a seguir, a composio do CAE: :: um representante do poder Executivo, indicado pelo prefeito ou governador; :: dois representantes da educao, podendo ser do corpo docente (professores), do corpo discente (aluno maior de 18 anos ou emancipado) ou da carreira de assistncia educao(porteiros, merendeiras, secretrios escolares,etc.), indicados por rgos de classe e devidamente escolhidos por meio de assemblia especfica, registrada em ata; :: dois representantes de pais de alunos,indicados pelos

Conselhos escolares, Associaes de Pais e Mestres ou entidades similares, escolhidos tambm por meio de assemblia especfica, registrada em ata; :: dois representantes indicados por entidades civis organizadas (igrejas, sindicatos,associaes, etc.), escolhidos tambm por meio de assemblia especfica, registrada em ata;
Pnae - Controle Social Composio do CAE

7.2.3. Ato de nomeao dos membros e eleio do presidente e vice-presidente do CAE De posse da indicao de todos os representantes de cada segmento, no caso do CAE municipal, o prefeito dever formalizar a nomeao por meio de portaria ou decreto, que deve ser publicado no Dirio Oficial, em jornal ou divulgado por meio de fixao em lugar pblico e de grande circulao. Publicado o ato, os membros devero tomar posse e realizar sesso especfica para a eleio do presidente e vice-presidente, conforme veremos mais adiante.

Poder Executivo:1 representante


Ateno! Os dados referentes ao CAE devero ser registrados pela EE no cadastro informatizado do CAE virtual disponvel no stio do FNDE (www.fnde.gov.br). Ainda, importante lembrar que a EE dever encaminhar ao FNDE, no prazo mximo de 10 (dez) dias teis, a contar da data do ato de nomeao, cpia do ato de nomeao dos conselheiros, do ofcio de indicao do representante do Poder Executivo, das atas que comprovam a indicao dos demais membros provenientes dos segmentos representados no CAE e da ata de eleio dos respectivos presidente e vice-presidente. O encaminhamento desses documentos ao FNDE imprescindvel para a garantia do repasse dos recursos financeiros a conta do Pnae para as EE.

Pais de Alunos: 2 representantes

CAE

Educao (professor, aluno ou assistencia): 2 representantes

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Sociedade Civil: 2 representantes

Como ocorre a nomeao dos membros do CAE? Quando deve ocorrer a posse dos conselheiros? Qual a importncia de efetuar o cadastro dos conselheiros no stio do FNDE? Qual a documentao que dever ser enviada ao FNDE, oficializando a nomeao dos conselheiros do CAE?

O exerccio do mandato de cada conselheiro considerado servio pblico relevante e no remunerado. A durao

121

do mandato dos membros do CAE de quatro anos, podendo haver reconduo, de acordo com a indicao dos seus respectivos segmentos. O conselho dever ser renovado ao trmino do mandato e os procedimentos de renovao devem ser iniciados antes da data do trmino do mandato, para que haja tempo suficiente de providenciar as indicaes e nomeaes necessrias a posse dos novos conselheiros. Como voc pode perceber o CAE tem um papel decisivo no sucesso do Pnae. Veja o porqu, conhecendo suas principais atribuies. :: acompanhar e fiscalizar o cumprimento do disposto nos arts. 2 e 3 da Resoluo n 38/2009; :: acompanhar e fiscalizar a aplicao dos recursos destinados alimentao escolar; :: zelar pela qualidade dos alimentos, em especial quanto s condies higinicas, bem como aceitabilidade dos cardpios oferecidos; e :: receber o Relatrio Anual de Gesto do Pnae (anexo IX da mesma Resoluo), conforme art. 34 e emitir parecer conclusivo acerca da aprovao ou no da execuo do Programa. :: comunicar ao FNDE, aos Tribunais de Contas, Controladoria- Geral da Unio, ao Ministrio Pblico e aos demais rgos de controle qualquer irregularidade identificada na execuo do Pnae; :: fornecer informaes e apresentar relatrios acerca do acompanhamento da execuo do Pnae, sempre que solicitado; :: realizar reunio especfica para apreciao da prestao

de contas, com a participao de 2/3 dos conselheiros titulares;e :: elaborar o Regimento Interno do Conselho, observando os dispositivos legais. J deu pra voc compreender a importncia do CAE e como so grandes suas responsabilidades, no mesmo!
Fique atento!
:: O Poder Legislativo no tem mais representao no CAE; :: Estados e \municpios que possuem alunos, matriculados em escolas indgenas e quilombolas devero ter representantes desses povos ou comunidades no CAE; :: Fica vedada a indicao do Ordenador de Despesa das EES para compor o CAE; :: As EEs que possurem mais de 100 (cem) escolas de Educao Bsica sob sua responsabilidade poder compor um CAE com at trs vezes o nmero de membros, ou seja, at 21 (vinte e um) conselheiros, desde que seja obedecida a proporcionalidade na representao dos diversos segmentos; :: O CAE possura Regimento Interno, que ser aprovado ou modificado pelo voto de 2/3 (dois teros) dos conselheiros titulares.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Como a organizao interna desse conselho? Qual a infraestrutura mnima para que o CAE possa funcionar? Como deve ser a relao entre o CAE e as EEs? Onde o conselho se rene, e com que freqncia? Que motivos justificam a substituio dos membros do conselho? Como esta acontece?

122

O local das reunies deve ser disponibilizado pela EE. Esse local deve conter toda a infraestrutura necessria para que o CAE possa desempenhar com qualidade suas funes, tais como: espao apropriado para as reunies, disponibilidade de recursos de informtica, secretaria com armrios para a guarda e arquivamento de documentos. Deve ser tambm colocado a disposio do CAE, pela EE, transporte para o deslocamento dos membros aos locais pertinentes ao exerccio da competncia do conselho. A EE deve fornecer ao CAE, sempre que solicitados, todos os documentos e informaes referentes execuo do Pnae em todas as suas etapas, tais como: cpias dos editais de licitao, de contratos de fornecedores, de extratos bancrios, cardpios e demais documentos necessrios ao desempenho das atividades de sua competncia. Os trabalhos do conselho tm incio com reunio realizada exclusivamente para a eleio do presidente e do vice-presidente. isso mesmo, a primeira reunio tem como objetivo a eleio do presidente e do vice, que so escolhidos exclusivamente entre os membros titulares e eleitos por dois teros dos membros titulares. Essa reunio deve ser registrada no livro de atas do CAE.
Fique atento!
:: O mandato do presidente e vice dever ser coincidente com o do Conselho. O presidente e o vice-presidente podero ser reeleitos uma nica vez. :: O representante do Poder Executivo no poder ser eleito presidente ou vice-presidente, para que a autonomia do conselho seja preservada.

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Uma vez escolhidos os dirigentes do CAE, a hora de elaborar o regimento interno, que, como j dissemos, deve contemplar as competncias descritas anteriormente, e as seguintes disposies da Lei 11.947/2009 e da Resoluo 38/2009, (princpios e diretrizes do Pnae): :: O CAE dever se reunir, ordinariamente, uma vez por ano para apreciao da prestao de contas e emisso do respectivo parecer conclusivo. Nessa reunio, devero estar presentes, no mnimo, dois teros dos conselheiros titulares, devendo a ata da reunio ser devidamente assinada por todos os conselheiros presentes. O CAE pode se reunir extraordinariamente de acordo com o seu regimento interno.

123

:: As decises das sesses sero tomadas por maioria simples dos votos dos presentes reunio, salvas as excees previstas, e devero ser registradas sempre em livro de ata a ser assinado por todos os conselheiros presentes. Em relao substituio de conselheiros do CAE, importante ressaltar que, uma vez nomeados, as substituies s podero ocorrer nas seguintes situaes: :: mediante renncia expressa do conselheiro; :: por deliberao do segmento representado; :: pelo no comparecimento as sesses do CAE, observada a presena mnima estabelecida no regimento interno; :: pelo descumprimento das disposies previstas no regimento interno de cada conselho. Quando houver substituio de qualquer membro, a EE deve encaminhar ao FNDE as razes, documentadas com o termo de renncia ou com a ata da sesso plenria em que se deliberou a substituio. Caso haja afastamento definitivo de um membro titular do CAE, assumir o suplente ou o segmento representado dever indicar novo membro para preenchimento do cargo, mantida a exigncia de nomeao por ato legal da EE. Se o segmento deliberar que o suplente assumir o lugar do titular afastado, dever, ento, indicar novo suplente. Pela descrio do CAE e a apresentao de suas atribuies e funcionamento, podemos garantir que esse conselho garante a participao efetiva da sociedade no acompanhamento e execuo de uma das maiores polticas pblicas de alimentao escolar do mundo. a sociedade exercendo, de maneira organizada, sistemtica, eficiente, eficaz e efetiva o controle social.

H que se concordar que se o CAE no tivesse uma importncia fundamental no Pnae, no haveria tanta exigncia para a indicao de seus membros, no mesmo? Sendo assim, convidamos voc a verificar se o CAE da sua regio foi devidamente institudo pela EE. Caso voc queira saber se os dados referentes composio do CAE foram corretamente encaminhados ao FNDE, basta acessar a pgina oficial da autarquia na internet (www.fnde.gov.br) e consultar o link Conselho de Alimentao Escolar/Consulta Espelho do CAE, para verificar se o conselho j est cadastrado junto ao Pnae. Se ainda tem alguma dvida em relao a esses procedimentos, voc encontrar tambm na pgina do FNDE orientaes mais especficas, que esto disponibilizadas para o acesso de todos. Para isso, ao entrar no stio da autarquia, basta clicar sobre o link Conselho de Alimentao Escolar e se atualizar.

124

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Unidade VI em sntese
Vimos, nesta unidade, que o CAE tem um papel importantssimo no mbito do Pnae. Ele tem finalidade e atribuies bem definidas e composto por um representante do poder executivo, dois representantes da rea de educao, dois representantes dos pais de alunos e mais dois representantes da sociedade civil. Portanto, so, ao todo, sete membros. Entre as principais atribuies do CAE, esto o recebimento e a anlise da prestao de contas do Pnae, enviados pelas entidades executoras. Aps a anlise, o CAE deve remeter ao FNDE o parecer conclusivo e o demonstrativo sinttico anual fsico-financeiro Anexo VIII da Resoluo n 38, de 16 de julho de 2009, do Conselho Deliberativo do FNDE. Faz parte, ainda, de suas atribuies zelar para que os objetivos do Pnae sejam cumpridos satisfatoriamente.

125

Programa Nacional de Alimentao Escolar

Retomando a conversa inicial

Retomando a conversa inicial


Prezado cursista,
No decorrer deste mdulo, procuramos transmitir a voc conhecimentos a respeito do Pnae, com o objetivo de ajud-lo a desempenhar, se for o caso, com competncia suas funes nesse Programa, realizando o controle e o acompanhamento. Para a organizao deste material de estudo, buscamos acompanhar a seo Problematizando, em que a dona Lourdes nos mostrava a esperana que tinha no Pnae.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Naquele momento em que narramos a histria, fizemos alguns questionamentos para voc, que poder vir a atuar ou j atua no mbito do Pnae. Vamos nos lembrar das questes?

Na busca de respostas a essas e outras questes relativas alimentao escolar, fizemos um convite a voc para que lesse este mdulo sobre o Programa Nacional de Alimentao Escolar.

128

Voc acredita que as escolas pblicas podem suprir as necessidades de nutrio alimentar dos alunos que freqentam o ensino fundamental ou a educao infantil? De que forma? Ser que o papel da escola, ao oferecer a alimentao escolar, apenas suprir a necessidade nutricional dos alunos? Para que a alimentao chegue s crianas, o que os estados, o Distrito Federal, os municpios e as escolas precisam fazer? Quem o responsvel, no governo federal, pelo Pnae? De quem a responsabilidade pela execuo do Pnae?

Esperamos que ao longo da nossa conversa, durante este mdulo, voc tenha obtido informaes
Programa Nacional de Alimentao Escolar

e realizado reflexes a respeito da natureza, caractersticas, processo de gesto e responsabilidades dos envolvidos no Pnae e que possa, agora, responder no s s questes colocadas como tambm a outras relativas ao Programa. Julgamos fundamental que, nessa nossa conversa, voc tenha no s percebido a importncia do Pnae no contexto educacional brasileiro, mas tambm a importncia de sua participao efetiva no Programa. Ter competncia tcnica para participar do Pnae , sem dvida, importantssimo. Por essa razo, sugerimos que voc amplie seus conhecimentos sobre esse tema, consultando outros materiais sobre o assunto e visitando a pgina do FNDE, no endereo <www.fnde.gov.br>. Sua participao, sem dvida, contribui ou contribuir para o desenvolvimento de uma poltica educacional de qua-

lidade. Essa qualidade pressupe no s o desenvolvimento dos contedos especficos das diferentes reas de conhecimento, mas tambm uma educao que prepare o aluno para participar ativamente da construo de uma sociedade mais justa, mais democrtica, mais inclusiva. A incluso, certamente, pressupe a oportunidade de acesso de todas as crianas , jovens e adultos escola. Todavia, s o acesso no suficiente. necessrio garantir as condies bsicas para que estes permaneam na escola. Nesse sentido, o Pnae coloca-se como um dos Programas fundamentais na contribuio do cumprimento do direito humano alimentao adequada e, conseqentemente, dessas condies bsicas. necessrio participar do desenvolvimento do Pnae, participar efetivamente da luta na busca da garantia de uma educao de qualidade para todos aqueles que tm acesso ao sistema educacional brasileiro. Parabns a voc por ser um desses responsveis nessa luta!

129

Ampliando seus horizontes


Legislao
Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 1988 art. 208 e 211. Lei de Diretrizes e Bases para a Educao Nacional LDB (Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Plano Nacional de Educao (Lei n 10.172, de 09 de janeiro de 2001). Portaria Interministerial n 1.010, de 08 de maio de 2006 (institui as diretrizes para a promoo da alimentao saudvel nas escolas de educao infantil, fundamental e nvel mdio das redes pblicas e privadas, em mbito nacional). Portaria Ministerial n 251, de 03 de maro de 2000 (autoriza transferncia automtica dos recursos do Pnae). Resoluo CD/FNDE n 33, de 24 de agosto de 2006 (altera o disposto no art. 9 da Resoluo CFN n 358/2005 estabelece as atribuies do nutricionista na alimentao escolar e os parmetros numricos de atendimento).
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Medida Provisria n 455, de 28 de Janeiro de 2009. Lei n 11. 947, de 16 de Junho de 2009. Resoluo CD/FNDE n38 de 16 de julho de 2009 Resoluo CD/FNDE n 67, de 28 de Dezembro de 2009

Referncias webgrficas
www.mec.gov.br www.fnde.gov.br http://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_familiar http://www.embrapa.br/imprensa/artigos/2002/artigo.2004-12-07.2590963189/

130

http://www.brasil.gov.br/noticias/em_questao/.questao/EQ901a/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Nacional_de_Coloniza%C3%A7%C3%A3o_e_Reforma_Agr%C3%A1ria http://redeagroecologia.cnptia.embrapa.br/biblioteca/agricultura-familiar/CONCEITO%20DE%20AGRICULTURA%20FAM.pdf http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/pronaf http://www.ceplac.gov.br/radar/Artigos/artigo26.htm http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/seguranca-alimentar-e-nutricional/programa-de-aquisicao-de-alimentos-paa/gestor/programa-de-aquisicao-de-alimentos-paa http://www.sebraemg.com.br/culturadacooperacao/associacoes/05.htm http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/camaras_setoriais/Citricultura/26RO/App_PGPAF.pdf http://www.ciflorestas.com.br/conteudo.php?tit=pgpaf_borracha_e_15_culturas_da_agricultura_familiar_tem_bonus_em_


Programa Nacional de Alimentao Escolar

abril&id=5202 http://pt.shvoong.com/law-and-politics/administrative -law/1620443-princ%C3%ADpios-b%C3%A1sicos-da-administra%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica/#ixzz1az4wR1b4

Stios sobre a pirmide alimentar


http://www.copacabanarunners.net/piramide.html http://www.gastronomiabrasil.com/Nutricao_e_Saude/Novembro_2001.htm http://nutri-vida.vilabol.uol.com.br/nutrivida_piramide_alimentar. htm.

131

Contatos
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao FNDE Programa Nacional de Alimentao Escolar Pnae SBS Quadra 2 Bloco F Edifcio urea Braslia DF CEP: 70070-929 Tel.: (61) 2020 5539 / 2020 5540 Fax: (61) 2022 4172 E-mail: dirae@fnde.gov.br :: Coordenao-geral de programas de alimentao escolar Tel.: (61) 2022 5665 / 2022 5666 E-mail: gepae@fnde.gov.br :: Coordenao de execuo financeira da alimentao Tel.: (61) 2022 5659/ 2022 5658
Programa Nacional de Alimentao Escolar

:: Coordenao tcnica de alimentao e nutrio Tel.: (61) 2022 5670/ 2022 5664 :: Coordenao de monitoramento e acompanhamento 2022 5077/2022 5671 :: Fala Brasil 0800 616161

132

Glossrio
Abrangncia Abarcar; conter em si; compreender; encerrar, alcanar; estender-se por. Aquicultor Responsvel pela produo de organismos aquticos, como a criao de peixes, moluscos, crustceos, anfbios e o culti vo de plantas aquticas para uso humano. Diabetes Sndrome metablica que tem entre suas caractersticas o aumento dos nveis de acar no sangue, sede intensa eliminao abundante de urina. Diretrizes Conjunto de instrues ou indicaes para se tratar e levar a termo um plano; norma de procedimento. Efetividade Impacto de uma programao em termos de soluo de problemas. Qualidade do que gera efeito real e resultado verdadeiro.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Eficcia Capacidade da organizao em cumprir metas e objetivos nos prazos estabelecidos. Eficincia Competncia para se produzir resultados com dispndio mnimo de recursos e esforo, isto , os recursos devero ser transformados em resultados, de forma econmica. Entidades filantrpicas Entidades humanitrias, sem fins lucrativos, de utilidade pblica. Extrativista Aquele que realiza atividade de coleta de produtos naturais, seja de origem mineral (explorao de minerais), animal (peles, carne, leos), ou vegetal (madeiras, folhas, frutos...). Gesto Ato de gerir; gerncia, administrao.

133

Impessoalidade Propiciar o bem da comunidade/ coletividade e no de indivduos pessoas particulares, ou seja, o fim deve ser o inte resse pblico. O objetivo desse princpio evitar favoritismos e privilgios; Legalidade Estar de acordo com a lei, que por sua vez dever estar fundamentada na Constituio. O objetivo principal desse prin cpio evitar a arbitrariedade dos governantes; Moralidade Os agentes pblicos, em suas aes, devem apresentar virtudes consideradas necessrias/ desejveis pela sociedade (exemplo: tica e moral). Esse princpio exige dos servidores pblicos probidade e honestidade na conduta, e ainda, lealdade instituio, cumprimento das normas e regulamentos, etc. Oramento da Unio Formalizado por lei de iniciativa do Poder Executivo, estima a receita e fixa a despesa da administrao pblica, com a especificao de suas principais fontes e financiamentos e das categorias de despesas mais relevantes. Previso oramentria Ato de planejamento das atividades financeiras do Estado. tambm ato de carter jurdico.
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Potabilidade Qualidade, caracterstica ou condio do que potvel, isto , a gua em que as substncias txicas e os fatores e organismos patognicos tm nveis seguros ou aceitveis para consumo humano, ou foram reduzidos a isso e , portanto, saudvel; Publicidade Divulgao oficial dos atos administrativos para cincia do pblico em geral. Os dados devem ser amplamente divulgados, para garantir a transparncia na gesto pblica.No havendo publicidade os atos tero seus efeitos anulados; Refeio balanceada Organizada de maneira equilibrada, sendo composta por produtos dos vrios grupos alimentares: a) pes, arroz, cereais, farinhas e massas em geral alimentos fontes de carboidratos complexos, vitaminas do complexo B e fibras; b) hortalias e frutas alimentos fontes de vitaminas e sais minerais e fibras; c) leite e derivados alimentos fontes de protena e clcio;

134

d) carnes, aves, peixes, ovos e feijes alimentos fontes de protena, ferro, e outros minerais; e) gorduras, leos e acar (doces) alimentos fontes de cidos graxos essenciais, vitamina E (gorduras e leos) e energia. Por serem excessivamente calricos devem ser consumidos moderadamente. Resduo Materiais ou restos de materiais considerado sem valor suficiente para ser conservado; Sazonalidade Relativo a estao do ano; prprio de uma estao; estacional; Silvicultor Pessoa que cuida do desenvolvimento florestal, isto , cuida da floresta para que ela produza madeira de boa qualidade e ocupa-se igualmente da substituio das rvores. Visa desta forma o aproveitamento e manuteno racional das florestas, em funo do interesse ecolgico, cientfico, econmico e social.

135

Programa Nacional de Alimentao Escolar

136
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Anotaes

137
Programa Nacional de Alimentao Escolar

Anotaes

Programa Nacional de Formao Continuada a Distncia nas Aes do FNDE

Potrebbero piacerti anche