Sei sulla pagina 1di 35

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI

AULA 10 - PERODOS Oi, pessoal Tudo certinho? Estudando bastante? Vamos encerrar as buscas, iniciadas na aula 8, pelas letras de msica que contenham o pronome CUJO (medalha de ouro para a nossa colega Cludia Leffler, que trouxe nada menos do que ONZE letras de msica, algumas com erros que, espero, devem ser da transcrio do stio da internet). Destaco a seguinte cano de Geraldo Vandr e Theo de Barros (sempre digna de ser cantada): Prepare o seu corao Pras coisas que eu vou contar Eu venho l do serto Eu venho l do serto Eu venho l do serto E posso no lhe agradar Aprendi a dizer no Ver a morte sem chorar A morte, o destino tudo A morte, o destino tudo Estava fora de lugar Eu vivo pra consertar Na boiada j fui boi Mas um dia me montei No por um motivo meu Ou de quem comigo houvesse Que qualquer querer tivesse Porm por necessidade Do dono de uma boiada Cujo vaqueiro morreu (...) Mais um trecho de um lindo poema de nosso maior POETA, que nos deixou h 30 anos (nossa!!!)! a que estou acorrentado por mim mesmo terra que sou eu mesmo Pequeno ser imvel a quem foi dado o desespero Vendo passar a imensa noite que traz o vento no seu seio Vendo passar o vento que entorna o orvalho que a aurora despeja na boca dos lrios Vendo passar os lrios cujo destino entornar o orvalho na poeira da terra que o vento espalha Vendo passar a poeira da terra que o vento espalha e cujo destino o meu, o meu destino Pequeno arbusto parado, poeira da terra preso poeira da terra, pobre escravo dos prncipes loucos. (O Escravo) Vamos analisar mais uma letra que nos foi trazida:

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

-1-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Viagem - Joo de Aquino e Paulo Csar Pinheiro , tristeza me desculpe, estou de malas prontas Hoje a poesia veio ao meu encontro, j raiou o dia, vamos viajar Vamos indo de carona Na garupa leve do vento macio Que vem caminhando desde muito longe, l do fim do mar Vamos visitar a estrela da manh raiada Que pensei perdida pela madrugada, mas que vai escondida querendo brincar Senta nessa nuvem clara, minha poesia ainda se prepara Traz uma cantiga,vamos espalhando msica no ar Olha quantas aves brancas, minha poesia Danam nossa valsa pelo cu que o dia fez todo bordado de raios de sol , poesia, me ajude,vou colher avencas, lrios, rosas, dlias Pelos campos verdes que voc batiza de jardins do cu Mas pode ficar tranquila, minha poesia Pois ns voltaremos numa estrela guia, num claro de lua quando serenar Ou talvez at, quem sabe, ns s voltaremos no cavalo baio No alazo da noite, CUJO nome raio, raio de luar Os dois ltimos versos registram o emprego correto do pronome relativo CUJO. O nome do cavalo baio (castanho) RAIO DE LUAR. A relao entre NOME e CAVALO/ALAZO justifica o emprego do pronome. At agora, fizemos diversas anlises em relao aos elementos que compem uma orao sintaxe de concordncia: harmonia entre verbo e sujeito (concordncia verbal) ou entre o nome e os elementos a ele relacionados (concordncia nominal); sintaxe de regncia: relao entre o verbo (regncia verbal) ou adjetivo, advrbio e substantivo (regncia nominal) em funo de seus complementos. Para isso, analisamos a estrutura interna da orao. Para essa anlise sinttica, lanamos mo, muitas vezes, de uma s orao. Isso significa que a anlise se realizava em um perodo simples. A partir da aula de hoje, veremos que, algumas vezes, em vez de um substantivo, um adjetivo ou um advrbio, temos uma orao que representa esses nomes. Forma-se, assim, o perodo composto. A aula de hoje certamente lhe parecer familiar. Muitos dos conceitos j foram apresentados em aulas anteriores. Vamos relembrar alguns deles:

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

-2-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Perodo Simples - enunciado que possui uma nica orao, que se chama orao absoluta. Perodo Composto - o perodo constitudo de duas ou mais oraes, sabendo-se que cada orao , obrigatoriamente, estruturada em torno de um verbo. O perodo composto pode ser formado por COORDENAO (oraes independentes) ou SUBORDINAO (oraes dependentes).

I - ORAES COORDENADAS As oraes coordenadas so independentes sintaticamente. No exercem nenhuma funo sinttica em relao a outra dentro do perodo. Quando no so introduzidas por conjunes (conectivos), so classificadas como assindticas. Vim, vi, venci. Se introduzidas por conjunes (conectivo), classificam-se como sindticas, recebendo o nome da conjuno que as introduzem. Lembre-se: no se deve classificar uma orao considerando apenas a conjuno que a introduz. Deve-se, sim, analisar o seu sentido na frase para, ento, classificar a conjuno/orao. a) Aditivas (e, nem, mas tambm...) O ministro no pediu demisso e manteve sua posio anterior. b) Adversativa (mas, porm, todavia, contudo, entretanto) O ministro pediu demisso, mas o presidente no a aceitou. c) Explicativas (que, porque, e a palavra pois antes do verbo) Peam a demisso dos seus assessores, pois eles pouco fazem para o bem do povo. d) Conclusivas (logo, portanto, por conseguinte, por isso, de modo que e a palavra pois no meio ou fim da orao) Os assessores pouco fazem pelo povo; devem, pois, deixar seus cargos. e) Alternativas (ou, ou ... ou, ora ... ora, quer ... quer, seja ... seja, j ... j, talvez ... talvez) O Congresso deve ser soberano, ou perder a legitimidade.

Pode ocorrer coordenao entre oraes que se subordinam mesma orao principal. Veja o seguinte exemplo: Espero que passe no concurso e que seja o primeiro colocado. As oraes que passe no concurso e que seja o primeiro colocado so oraes subordinadas em relao orao principal Espero. No entanto, entre si, so coordenadas, pois esto ligadas por uma conjuno coordenativa aditiva. Nesses casos, pode-se manter apenas a primeira conjuno integrante (Espero que passe no concurso e seja o primeiro colocado).

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

-3-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI

ORAES INTERCALADAS Sob essa denominao, incluem-se as oraes que, apresentando informaes adicionais, geralmente para esclarecimento, no so introduzidas por conjunes coordenativas. - V embora! disse-me ela. Ele, que eu saiba, nunca estudou muito. Boaventura, permita-me o trocadilho, era sujeito de boa sorte.

II - ORAES SUBORDINADAS So oraes dependentes sintaticamente de outra. Exercem uma funo sinttica correspondente ao substantivo, adjetivo ou advrbio, ou seja, esse termo sinttico (sujeito, objeto direto, objeto indireto etc.) assume a forma de uma orao. Por isso, h oraes principais (em que esto presentes os termos regentes) e subordinadas (termos regidos). Por exemplo: Os credores internacionais esperavam / que o Brasil suspendesse o pagamento dos juros. Nesse exemplo, a segunda orao est subordinada primeira, pois exerce funo sinttica de objeto direto do verbo esperar (termo regente presente na orao principal): Os credores internacionais esperavam ISSO - o qu? Resposta: que o Brasil suspendesse o pagamento dos juros Essa uma orao subordinada substantiva (est no lugar de um substantivo) que exerce, em relao orao principal, a funo sinttica de objeto direto. Seu nome orao subordinada substantiva objetiva direta.

Meu primo que mora no Rio de Janeiro vir para a festa. Usamos um exemplo parecido com esse na aula passada. Eu pergunto: quantos primos eu tenho? Resposta: Com certeza, mais de um, pois a orao que se liga de forma adjetiva ao substantivo primo tem valor restritivo, ou seja, de todos os primos que eu tenho, aquele que mora no Rio de Janeiro vir para a festa. A orao subordinada adjetiva que mora no Rio de Janeiro exerce a funo sinttica de adjunto adnominal em relao orao principal (limita o alcance do substantivo primo, designando-lhe uma caracterstica prpria: morador do Rio de Janeiro). , portanto, uma orao subordinada adjetiva restritiva.

Desde que voc me ligou, no penso em outra coisa.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

-4-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


A orao destacada indica o momento em que o fato expresso na orao principal teve incio. Veja que a locuo conjuntiva desde que apresenta valor temporal, atribuindo outra orao uma circunstncia (de tempo, momento). Essa , logo, uma orao subordinada adverbial temporal. Veja, agora, uma curiosidade: a locuo conjuntiva desde que poderia apresentar outro valor estrutura. Desde que voc devolva o que levou, no darei queixa na Delegacia. E, agora? Qual o valor da orao subordinada? Seu valor CONDICIONAL (No darei queixa SE voc devolver o que levou). por isso que, repito, s podemos classificar uma orao em funo do valor que ela apresenta na estrutura. Vamos ver, agora, como classificar as oraes subordinadas.

1 - ORAES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS So aquelas que exercem funo sinttica prpria de um substantivo. SO INICIADAS POR CONJUNO INTEGRANTE. Na identificao dessas oraes, apresentamos: - sua condio de subordinada; - sua classe gramatical (substantiva); - e a funo sinttica que exerce em relao principal (sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito, aposto ou agente da passiva). Assim temos: a) Subjetiva exerce a funo de sujeito em relao ao verbo da principal. importante / que tenhamos o equilbrio da balana comercial. importante ISSO. ISSO = que tenhamos o equilbrio da balana comercial SUJEITO.

Ainda se espera / que o governo mude as normas do imposto de renda. CUIDADO COM A VOZ PASSIVA O verbo ESPERAR transitivo direto e est acompanhado de um pronome SE APASSIVADOR com ideia passiva = caso de voz passiva sinttica. O que se espera (o que esperado?)? Resposta: que o governo mude... SUJEITO

Ainda era esperado / que a equipe palmeirense se reabilitasse. Agora, temos um caso de voz passiva analtica: Ainda era esperado ISSO.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

-5-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


ISSO = que a equipe palmeirense se reabilitasse SUJEITO.

Consta / que haver mudanas na equipe, caso o presidente seja reeleito. O verbo CONSTAR um dos que, normalmente, apresenta um sujeito oracional. Como vimos, nos casos de sujeito sob a forma oracional, o verbo da orao principal fica na 3 pessoa do singular = CONSTA ISSO (= Isso consta). ISSO = que haver mudanas na equipe SUJEITO.

b) Objetiva direta - Funo de objeto direto em relao ao verbo da principal. Os contribuintes esperam / que o governo altere as normas do imposto de renda. Os contribuintes esperam ISSO. ISSO = que o governo altere as normas do imposto de renda verbo esperar. objeto direto do

c) Objetiva indireta - exerce a funo de objeto indireto em relao ao verbo da principal. O pas necessita de / que se faa uma melhor distribuio de renda. O pas necessita dISSO (de + ISSO). ISSO = que se faa uma melhor distribuio de renda necessitar. Lembre-se da lio apresentada na aula sobre Regncia!!! Quando um objeto indireto vem sob a forma oracional (orao subordinada substantiva objetiva indireta), a preposio pode ser omitida, sem prejuzo para o perodo. Vimos naquela oportunidade uma questo de prova que explorou exatamente esse conhecimento. J em relao orao que complementa um nome (orao subordinada substantiva completiva nominal a prxima), no h consenso. Se em uma das opes tiver sido omitida a preposio antes da orao, analise as demais alternativas antes de definir como certo ou errado. objeto indireto do verbo

d) Completiva nominal - exerce a funo sinttica de complemento nominal em relao a um substantivo, adjetivo ou advrbio da principal. O pas tem necessidade de / que se faa uma reforma social. O pas tem necessidade dISSO (de + ISSO). ISSO = que se faa uma reforma social necessidade. complemento nominal do substantivo

O governador era contrrio a / que mudassem as regras do jogo. O governador era contrrio a ISSO. ISSO = que se mudassem as regras do jogo contrrio. complemento nominal do adjetivo

Percebia-se / que agia favoravelmente a / que mudassem as regras do jogo.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

-6-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Este um bom exemplo de perodo composto por trs oraes. Vejamos quais so elas: - orao principal: Percebia-se (ISSO) O verbo perceber transitivo direto e est acompanhado de pronome apassivador. O que era percebido? A resposta a essa pergunta apresenta a segunda orao. Resposta: que agia favoravelmente a orao subordinada substantiva subjetiva (sujeito da voz passiva sob a forma oracional, o que justifica a flexo do verbo perceber na 3 pessoa do singular PERCEBIA-SE) S que o complemento nominal ao advrbio favoravelmente est tambm sob a forma oracional Agia favoravelmente a qu? (Introduz-se, agora, a terceira orao do perodo composto) - que mudassem as regras do jogo orao subordinada substantiva completiva nominal (complemento nominal ao advrbio favoravelmente). Como a preposio exigncia do advrbio, ela pertence segunda orao (orao em que o advrbio est presente). Agora, voc percebeu como um perodo composto pode ser bem complexo, no mesmo? e) Predicativa - exerce a funo de predicativo do sujeito em relao principal. O medo dos empresrios era / que sobreviesse uma violenta recesso. O medo dos empresrios era ISSO. ISSO = que sobreviesse uma violenta recesso predicativo do sujeito.

f) Apositiva - exerce a funo de aposto em relao a um termo da principal. O receio dos jogadores era esse: / que o tcnico no os ouvisse. O receio dos jogadores era esse: ISSO. ISSO = que o tcnico no os ouvisse aposto.

g) Agente da passiva - exerce a funo de agente da passiva em relao principal. O assunto era explicado por / quem o entendia profundamente. Essa a nica funo em que o esquema do ISSO no funciona muito bem, porque, em vez de uma conjuno integrante, empregado um pronome indefinido. Por isso, o substitumos por outro pronome substantivo algum. O assunto era explicado por ALGUM. ALGUM = quem o entendia profundamente agente da passiva.

2 - ORAES SUBORDINADAS ADJETIVAS So aquelas que exercem funo sinttica prpria de um adjetivo. SO INICIADAS POR PRONOMES RELATIVOS. Seu nome e sobrenome ser, ento: - sua condio de subordinada;

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

-7-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


- sua classe gramatical (adjetiva); - e o alcance desse adjetivo (restritiva ou explicativa). a) Restritivas - Restringem, limitam o sentido de um termo da orao principal. No so isoladas por vrgulas. A doena que surgiu nestes ltimos anos pode matar muita gente. b) Explicativas - Explicam, generalizam o sentido de um termo da orao principal. So isoladas por vrgulas. As doenas, que so um flagelo da humanidade, j mataram muita gente. Voc notou, assim, que, em relao pontuao, as oraes subordinadas adjetivas podem apresentar dois comportamentos: - VRGULA PROIBIDA ORAO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA Em funo de seu carter restritivo (assim como ocorre com os adjetivos em geral: camisa vermelha, rapaz bonito), no pode haver pausa entre o termo regente e o termo regido. - VRGULA OBRIGATRIA ORAO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA Regra geral, os elementos de natureza explicativa se apresentam isolados por vrgulas, em funo de seu carter acessrio, dispensvel. Voc leu a em cima algum caso de vrgula facultativa em oraes adjetivas? Certamente que no. Esse conceito importantssimo para a aula sobre PONTUAO, pois essa casca de banana muito comum em provas de diversas bancas.

2.1 - FUNO SINTTICA DO PRONOME RELATIVO NA ORAO ADJETIVA As oraes subordinadas adjetivas so introduzidas por pronomes relativos: que, quem, o qual, a qual, cujo, onde, como, quando etc. Enquanto as conjunes so elementos conectivos e, por isso, no exercem funo sinttica nas oraes subordinadas, o mesmo no acontece com os pronomes relativos. Eles substituem um nome (substantivo ou pronome tido como referente). Assim, esses pronomes relativos podero exercer, na orao subordinada adjetiva, as seguintes funes sintticas: a) Sujeito Os trabalhadores exigiam aumento salarial. (PERODO SIMPLES = orao absoluta) Que trabalhadores eram esses que exigiam aumento salarial? Ser formado, assim, um perodo composto, pois ser necessrio identificar esses trabalhadores. Os trabalhadores que fizeram greve exigiam aumento salarial. (= Os trabalhadores fizeram greve.) O pronome relativo que substitui, na orao adjetiva, o substantivo trabalhadores. O pronome exerce a funo de sujeito dessa orao.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

-8-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


CUIDADO: Se a banca perguntar quem o sujeito da forma verbal fizeram, a sua resposta dever ser: O PRONOME RELATIVO QUE. Como o pronome se refere ao substantivo trabalhadores, muita gente acha, indevidamente, que o substantivo o sujeito da forma verbal fizeram. ERRADO! So duas as oraes: - orao principal: Os trabalhadores exigiam aumento salarial - orao subordinada adjetiva restritiva: que fizeram greve. Agora que sabemos o que um perodo composto e como ele se divide, vemos mais claramente que cada macaco est no seu galho, ou seja, o substantivo da orao principal Os trabalhadores exigiam aumento salarial no poderia exercer funo sinttica em outra orao, no caso, a orao subordinada adjetiva que fizeram greve. No lugar do nome, colocou-se o pronome relativo, que (ESTE SIM) exerce a funo sinttica de sujeito. Assim, quem o sujeito da forma verbal fizeram? Resposta: O PRONOME RELATIVO QUE. Ficou claro? Essa uma pegadinha muito comum em provas, especialmente as da ESAF e da CESPE UnB. Fique esperto(a)! b) Objeto direto As reivindicaes que os trabalhadores faziam preocupavam os empresrios. (= Os trabalhadores faziam as reivindicaes.) O que os trabalhadores faziam? Pela lgica, iramos responder: reivindicaes. Vamos dividir o perodo em oraes: - orao principal: As reivindicaes preocupavam os empresrios. - orao subordinada adjetiva restritiva: que os trabalhadores faziam Na orao subordinada adjetiva, no lugar desse substantivo, foi empregado o pronome relativo, que exerce, nessa orao, a funo sinttica de objeto direto. Ento, quem exerce a funo sinttica de OBJETO DIRETO da forma verbal faziam? Resposta: O PRONOME RELATIVO QUE. c) Objeto indireto O aumento de que todos necessitavam proveria o sustento da casa. (= Todos necessitavam do aumento.) Todos necessitavam de qu? Resposta lgica: De aumento. Na orao subordinada adjetiva, quem faz as vezes de objeto indireto do verbo necessitar o pronome relativo. - orao principal : O aumento proveria o sustento da casa. - orao subordinada adjetiva restritiva: de que todos necessitavam Note, agora, que o elemento que exige a preposio de o verbo necessitar, da orao adjetiva (Algum necessita de alguma coisa).

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

-9-

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Por isso, a preposio pertence orao subordinada adjetiva e est sublinhada. Muito cuidado na diviso do perodo em oraes: A PREPOSIO FICA NA ORAO EM QUE EST PRESENTE O TERMO REGENTE. d) Complemento nominal O aumento de que todos tinham necessidade proveria o sustento da casa. (= Todos tinham necessidade do aumento.) De que todos tinham necessidade? Resposta lgica: do aumento. No lugar desse nome, foi colocado um pronome relativo, que exerce a funo sinttica de complemento nominal ao substantivo necessidade. - orao principal: O aumento proveria o sustento da casa - orao subordinada adjetiva restritiva: de que todos tinham necessidade Mais uma vez, quem exige a preposio um elemento presente na orao subordinada adjetiva (o substantivo necessidade), motivo que nos levou a sublinhar tambm aquele vocbulo.

e) Predicativo do sujeito O grande mestre que ele sempre foi agradava a todos. Ele sempre foi o grande mestre um pronome relativo. Dividindo o perodo: - orao principal: O grande mestre agradava a todos. - orao subordinada adjetiva restritiva: que ele sempre foi Ento, quem exerce a funo de predicativo do sujeito da forma verbal foi ? Resposta: O PRONOME RELATIVO QUE. f) Adjunto adnominal Os peregrinos de cujas contribuies a parquia dependia retornaram sua cidade. (= A parquia dependia das contribuies dos peregrinos.) Entre os substantivos peregrinos e contribuies, existe uma relao de subordinao, o que justifica o emprego do pronome relativo cujo. Essa uma caracterstica desse pronome relativo (CUJO e flexes). Ele sempre exerce a funo sinttica de adjunto adnominal, exatamente por estabelecer uma relao entre dois substantivos com ideia ativa (os peregrinos contribuem a contribuio dos peregrinos adjunto adnominal). A diferena entre adjunto adnominal e complemento nominal ser assunto de nossa prxima aula Termos da Orao. Vamos dividir o perodo: - orao principal Os peregrinos retornaram sua cidade. no lugar da expresso sublinhada, foi empregado

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 10 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


- orao subordinada adjetiva restritiva de cujas contribuies a parquia dependia Vimos anteriormente que, caso um elemento da orao subordinada exija uma preposio, essa ser colocada antes do pronome relativo. A parquia dependia das contribuies dos peregrinos. Como o verbo depender exige a preposio de, esta foi empregada antes do pronome relativo cujo, que estabelece a relao entre contribuies e peregrinos. g) Adjunto adverbial Observem o jeitinho como ela se requebra. (= Ela se requebra com jeitinho.) O pronome relativo como introduz a orao que indica o modo como ela se requebra essa uma circunstncia (modo) e, portanto, o pronome relativo exerce a funo sinttica de adjunto adverbial. BIZU: Os pronomes relativos como e onde, por introduzirem elementos circunstanciais, sempre exercero na orao adjetiva a funo sinttica de adjunto adverbial. J o pronome cujo (e flexes), por estabelecer a ligao entre dois substantivos com ideia ativa, exercer sempre na orao adjetiva a funo de adjunto adnominal.

3 - ORAES SUBORDINADAS ADVERBIAIS So aquelas que exercem funo sinttica prpria de advrbio, ou seja, adjunto adverbial em relao principal. SO INICIADAS POR CONJUNO ADVERBIAL. Agora, toda a orao subordinada exerce, em relao orao principal, a funo sinttica de adjunto adverbial. As circunstncias apresentadas podem ser as seguintes: a) Causal Todos se opuseram a ele porque no concordavam com suas ideias. Apresenta-se, na orao subordinada adverbial causal, o motivo da oposio de todos (presente na orao principal).

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: importante destacar a diferena entre a orao subordinada adverbial causal e a orao coordenada sindtica explicativa, pois muitas das conjunes empregadas em uma e em outra se assemelham. SUBORDINADA CAUSAL X COORDENADA EXPLICATIVA Em alguns momentos, as oraes subordinadas adverbiais causais e as oraes coordenadas explicativas apresentam semelhanas que podem dificultar sua anlise. Porm, um pouco de ateno para os aspectos que vamos assinalar pode ser de grande utilidade.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 11 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Na primeira, est presente a relao CAUSA x CONSEQUNCIA. Ele pegou a doena porque andava descalo. CAUSAL Causa: andava descalo Consequncia: pegou a doena

Note, agora, a diferena para o seguinte exemplo: No ande descalo, porque vai pegar uma doena. EXPLICATIVA doena Ordem: No ande descalo Explicao: vai pegar uma

Na aula passada, apresentamos uma srie de elementos que possibilitam essa distino. Alguns do certo; outros, nem tanto. Para relembrar quais so eles, d uma olhadinha no comentrio questo 13. Adriano da Gama Kury (em Novas Lies de Anlise Sinttica) nos indica uma forma que, a princpio, parece ser a melhor de todas. Para que seja causal, a orao subordinada poderia, sem nenhum prejuzo para a coerncia, ser trocada por outra orao reduzida de infinitivo e iniciada pela preposio por:

Ele pegou a doena porque andava descalo

Ele pegou a doena por andar descalo. Isso no seria possvel em uma orao coordenada explicativa. ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: b) Condicional Se houvesse opinies contrrias, o acordo seria desfeito. Na orao subordinada adverbial condicional, foi estabelecida a condio para o desfazimento do acordo (orao principal). c) Temporal Assim que chegou a casa, resolveu os problemas. Indica-se, na orao subordinada adverbial temporal, o momento em que sero resolvidos os problemas (orao principal). d) Proporcional Quanto mais obstculos surgiam, mais ele se superava. A ideia de proporo apresentada na orao subordinada adverbial proporcional, em associao ao mais presente na orao principal. e) Final O pai sempre trabalhou para que os filhos estudassem. A finalidade do trabalho do pai (orao principal) est presente na orao subordinada adverbial final. f) Conformativa

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 12 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Os jogadores procederam segundo o tcnico lhes ordenara. Para introduzir a orao subordinada conformativa, poderiam ter sido empregadas as conjunes/locues conjuntivas conforme, segundo, de acordo com, dentre outras. g) Consecutiva Suas dvidas eram tantas que vivia nervoso. Apesar de no ser uma regra, costumam ser associados orao subordinada adverbial consecutiva os pronomes to, tanto, tal, presentes na orao principal. h) Concessiva Embora enfrentasse dificuldades, procurava manter a calma. Na orao subordinada adverbial concessiva, apresenta-se um fato que, embora contrrio ao apresentado na orao principal, no impede que este se realize. i) Comparativa Ele sempre se comportou tal qual um cavalheiro. Apresenta-se, na orao subordinada adverbial comparativa, o segundo elemento de uma comparao.

Alguns autores acrescentam mais dois tipos de oraes subordinadas adverbiais, no registrados pela Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB): j) Locativas Fique onde quiser. Equivalem a um adjunto adverbial de lugar. Apresentam-se desenvolvidas sem conjuno, introduzidas por advrbio de lugar onde (combinado ou no com preposio). l) Modais Faa como quiser. Equivalem a um adjunto adverbial de modo. Expressam a maneira como ser realizado o fato enunciado na orao principal.

III - ORAES REDUZIDAS No so introduzidas por conjuno e possuem verbo em uma das formas nominais (infinitivo, particpio ou gerndio).

a) Infinitivo (pessoal ou impessoal) Exemplo 1. Todos sabiam ser impossvel a manuteno da poltica econmica. Todos sabiam ISSO ISSO = ser impossvel a manuteno da poltica econmica.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 13 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


A orao reduzida de infinitivo est no lugar de um substantivo e exerce a funo sinttica de objeto direto do verbo saber (da orao principal). Por isso, chama-se: ORAO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA REDUZIDA DE INFINITIVO. Exemplo 2. Seria bom manteres a calma nesse momento. Seria bom ISSO nesse momento. ISSO = manteres a calma A orao reduzida de infinitivo ocupa o lugar de um substantivo e exerce a funo sinttica de sujeito da orao principal (ISSO seria bom nesse momento). ORAO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA REDUZIDA DE INFINITIVO.

b) Gerndio Exemplo 3. Entrando na sala de aula, foi recebido com frieza. A orao reduzida de gerndio apresenta o momento em que o sujeito da orao principal foi recebido com frieza. Assim, indica uma circunstncia (tempo, momento). chamada, portanto, de: ORAO SUBORDINADA GERNDIO. Exemplo 4. Vencendo seus adversrios futuros, o clube ganhar o campeonato. Note o valor condicional da orao reduzida de gerndio: Caso vena seus adversrios futuros = Vencendo seus adversrios futuros, o clube ganhar o campeonato. A orao subordinada recebe o nome de: ORAO SUBORDINADA ADVERBIAL CONDICIONAL REDUZIDA DE GERNDIO. c) Particpio Exemplo 5. Realizado o congresso internacional, percebeu-se a gravidade da molstia. A orao reduzida de particpio pode atribuir um valor de momento estrutura: a partir da realizao do congresso internacional, percebeu-se a gravidade da molstia. ORAO SUBORDINADA PARTICPIO. Exemplo 6. ADVERBIAL TEMPORAL REDUZIDA DE ADVERBIAL TEMPORAL REDUZIDA DE

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 14 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Encontrado o autor dos assaltos, a populao ficar aliviada. O tempo verbal da orao principal decisivo para a identificao da circunstncia apresentada pela orao subordinada. Nessa construo, o valor condicional: Caso seja encontrado o autor dos assaltos, a populao ficar aliviada. ORAO SUBORDINADA ADVERBIAL CONDICIONAL REDUZIDA DE PARTICPIO. Veja, agora, como pode ser alterada a interpretao se o tempo do verbo da orao principal for tambm modificado: Exemplo 7. Encontrado o autor dos assaltos, a populao ficou aliviada. Agora, a orao subordinada atribui estrutura um valor causal: Porque foi encontrado o autor dos assaltos, a populao ficou aliviada.

Por no apresentar uma conjuno, mais do que nunca necessria a anlise da circunstncia apresentada pela orao ao perodo, para que seja realizada sua classificao. Para isso, na maioria das vezes, necessrio voltar ao texto. No tenha preguia na hora da prova muita gente perde um ponto valioso por acreditar somente na memria ou no que a banca argumenta. Volte ao texto quantas vezes forem necessrias! H pouco tempo, discutia-se muito a estrutura oracional da advertncia veiculada pelo Ministrio da Sade nos comerciais de medicamentos. Vemos duas formas de apresentao: Ao persistirem os sintomas, procure um mdico. A persistirem os sintomas, procure um mdico. Afinal, existe diferena entre a primeira e a segunda construo? A resposta SIM! Na primeira, o fato de persistirem os sintomas quase certo s no se sabe o momento em que isso ocorrer. A orao reduzida de infinitivo, por ter sido iniciada por ao, equivale a: Quando persistirem os sintomas / Assim que persistirem os sintomas / To logo persistam os sintomas.... Veja como essa construo se assemelha a: Ao entrar em casa, deparou-se com o bandido. O valor temporal da orao subordinada adverbial bem notrio nesse ltimo exemplo. Por isso, na primeira estrutura, a orao subordinada adverbial tem valor temporal. J na segunda, h um valor condicional: Caso persistam os sintomas, procure um mdico.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 15 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


E a, como deveria, ento, ser veiculada essa advertncia: sob a forma temporal (fato futuro e certo) ou condicional (fato futuro e incerto)? Acredito que da segunda maneira, pois o remdio, em princpio, deveria eliminar os sintomas da enfermidade. Caso isso no ocorra, o mdico dever ser consultado e a gramtica tambm!!!

IV - CONCEITO DE ORAO PRINCIPAL E ORAO SUBORDINADA Agora que estamos prestes a encerrar nossa aula sobre PERODOS, podemos perceber que essa denominao de orao principal bem relativa. Em um perodo composto, pode haver diversas oraes, que, como numa engrenagem, se ligam umas s outras. Assim, pode ser que uma orao subordinada a outra tenha uma terceira orao que se subordine a ela. Em relao a essa terceira, a orao subordinada (a segunda) ser considerada uma orao principal.

Complicou? Vamos desatar o n a partir de um exemplo.

O livro que me pediu ser entregue a quem estiver disposto a receb-lo. 1 orao (principal): O livro ser entregue a 2 orao (subordinada adjetiva restritiva em relao ao substantivo livro): que me pediu 3 orao (subordinada substantiva objetiva indireta reduzida de infinitivo): quem estiver disposto a 4 orao (subordinada substantiva completiva nominal reduzida de infinitivo, em relao ao adjetiva disposto): receb-lo.

A 2 orao subordinada primeira, ou seja, exerce a funo sinttica de adjunto adnominal ao substantivo presente na orao principal (livro). O mesmo ocorre com a 3 orao, que o objeto indireto do verbo da orao principal (entregar). J a 4 orao exerce uma funo sinttica em relao ao elemento presente na 3 orao. Assim, a 3 orao, que subordinada em relao primeira, principal em relao 4 orao. A seguir, apresentaremos um esquema que resume os conceitos apresentados na aula de hoje.

Bons estudos e at a prxima!

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 16 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI

PERODO COMPOSTO - CLASSIFICAO DAS ORAES ASSINDTICAS - QUANTO AO CONECTIVO SINDTICAS COORDENADAS

ADITIVAS ADVERSATIVAS - QUANTO AO VALOR ALTERNATIVAS CONCLUSIVAS EXPLICATIVAS SUBJETIVAS OBJETIVAS DIRETAS OBJETIVAS INDIRETAS SUBSTANTIVAS PREDICATIVAS COMPLETIVAS NOMINAIS APOSITIVAS AGENTE DA PASSIVA ADJETIVAS RESTRITIVAS EXPLICATIVAS CAUSAIS

SUBORDINADAS

CONDICIONAIS TEMPORAIS PROPORCIONAIS FINAIS ADVERBIAIS CONFORMATIVAS CONSECUTIVAS CONCESSIVAS COMPARATIVAS LOCATIVAS MODAIS

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 17 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


QUESTES DE FIXAO 1 - (FGV / ICMS MS - Fiscal de Rendas / 2006) Essa chave o instrumento simblico mais eficiente da ideologia dominante (que, como dizia Marx, sempre a ideologia das classes dominantes): ela que insiste em nos convencer que as desigualdades sociais so naturais, que no h alternativa para o capitalismo, que o socialismo j foi tentado e fracassou. A orao que no h alternativa para o capitalismo deve ser corretamente classificada como: (A) orao subordinada substantiva apositiva. (B) orao subordinada substantiva completiva nominal. (C) orao subordinada substantiva objetiva direta. (D) orao subordinada substantiva objetiva indireta. (E) orao subordinada substantiva subjetiva.

2 - (FUNDEC / TJ MG / 2002) Assinale a alternativa em que a orao sublinhada tenha sido CORRETAMENTE analisada. a) Parece que no haver mudanas no Ministrio da Economia. (orao subordinada substantiva subjetiva) b) Como disse o primeiro entrevistado, no h motivo para pnico. (orao subordinada adverbial comparativa) c) A atriz declarou que no sabia como tinha sido furtada. (orao subordinada adverbial comparativa) d) Lembrei-o de que no poderamos nos atrasar mais. (orao subordinada substantiva objetiva direta) 3 - (FUNDEC / TJ MG / 2002) Assinale a alternativa que apresente anlise INCORRETA da orao sublinhada. a) Encerrada a palestra, foram jantar. (orao subordinada adverbial temporal) b) Caso a febre persista, telefone-me. (orao subordinada adverbial condicional) c) Era verdade que tudo no passara de um engano. (orao principal) d) Quem estuda passa. (orao subordinada adjetiva restritiva) 4 - (FUNDAO JOO GOULART/ SMF ANALISTA PLANEJAMENTO / 2005) Outro estmulo para as empresas de nibus adotarem o gs natural a melhoria da rede de distribuio desse combustvel no Brasil. O segmento em destaque nessa frase no adequadamente substitudo na seguinte alternativa: A) Outro estmulo para que as empresas de nibus adotem o gs natural a melhoria da rede de distribuio desse combustvel no Brasil.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 18 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


B) Outro estmulo que incentiva as empresas de nibus a adotar o gs natural a melhoria da rede de distribuio desse combustvel no Brasil. C) Outro estmulo de as empresas de nibus adotarem o gs natural a melhoria da rede de distribuio desse combustvel no Brasil. D) Outro estmulo para a adoo do gs natural pelas empresas de nibus a melhoria da rede de distribuio desse combustvel no Brasil. 5 - (FUNDAO JOO GOULART / PGM RJ / 2005) Quando os filhos saem de casa e entram na universidade ou no trabalho, a interferncia dos pais comea a enfraquecer. Nessa frase do texto, as oraes coordenadas mantm com a principal as seguintes relaes semnticas: A) Condio e causalidade. B) Conformidade e condio. C) Temporalidade e causalidade. D) Temporalidade e conformidade.

6 - (FUNDEC / TRT 1.Regio / 2003) Dentre as mudanas feitas abaixo na orao sublinhada no perodo A anlise da genealogia das famlias dos cortadores de cana, considerando pelo menos trs a quatro geraes, demonstra que a reproduo social deste segmento da fora de trabalho se orienta por trs perspectivas (linhas 1-5), aquela em que se alterou o seu sentido original : A) consideradas pelo menos trs a quatro geraes; B) desde que se considerem pelo menos trs a quatro geraes; C) quando se consideram pelo menos trs a quatro geraes; D) caso sejam consideradas pelo menos trs a quatro geraes; E) por serem consideradas pelo menos trs a quatro geraes. 7 - (FUNDAO JOO GOULART/ SMF ANALISTA PLANEJAMENTO / 2005) Alm disso, o Brasil firmou um acordo no qual se compromete a comprar parte da produo da Bolvia, aumentando ainda mais a oferta de gs no mercado interno. Nesse trecho, a orao iniciada no gerndio expressa valor semntico de: A) conformidade. B) conseqncia. C) condio. D) causa.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 19 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


8 - (NCE UFRJ / Guarda Municipal /2002) Polcia Vigilncia exercida pela autoridade competente para manter a ordem e o bem-estar pblicos em todos os ramos dos servios do Estado e em todas as partes ou localidades; corporao que engloba os rgos e instituies incumbidos de fazer respeitar essas leis ou regras e de reprimir e perseguir o crime. (Pequeno dicionrio jurdico) ...para manter a ordem e o bem-estar pblicos...; se esta orao reduzida adotasse a forma desenvolvida, sua forma correta seria: a) para que se mantesse a ordem e o bem-estar pblicos; b) para que se mantessem a ordem e o bem-estar pblicos; c) afim de que se mantenham a ordem e o bem-estar pblicos; d) afim de que se mantivessem a ordem e o bem-estar pblicos; e) para que se mantivesse a ordem e o bem-estar pblicos. 9 - (NCE UFRJ / TRE RJ Auxiliar Judicirio / 2001) Mas, desculpe minha infinita ignorncia, por que enviar forca uma mulher que no julgamento perdoou ao frio assassino do filho? O nmero de oraes neste perodo do texto : a) uma; b) duas, c) trs; d) quatro; e) cinco.

10 - (FGV / ICMS MS - Fiscal de Rendas / 2006) Mas ainda no h um programa alternativo maduro que se contraponha euforia do programa conservador, aplicado por gente que foi de esquerda e aplaudido pela direita. Quantos verbos h no trecho acima? (A) seis (B) cinco (C) quatro (D) trs (E) dois

11 - (CESPE UnB / MPU/ 1996) Maria Berlini no mentira quando dissera que no trabalhava, nem estudava.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 20 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Mas trabalhara pouco depois de chegada ao Rio, com minguados recursos, que se evaporaram como por encanto. A tentativa de entrar para o teatro fracassara. Havia s promessas. No era fcil como pensara. Mesmo no tinha a menor experincia. Fora estrela estudantil em Guar. Isso, porm, era menos que nada! Acabado o dinheiro, no podia viver de brisa! Em oito meses, fora sucessivamente chapeleira, caixeira de perfumaria, manicura, para se sustentar. Como chapeleira, no agentara dois meses, que era duro!, das oito da manh s oito da noite, e quantas vezes mais, sem tirar a cacunda da labuta. No era possvel! As ambies teatrais no haviam esmorecido, e cad tempo? Conseguira o lugar de balconista numa perfumaria com ordenado e comisso. Tinha jeito para vender, sabia empurrar mercadoria no fregus. Os cobres melhoravam satisfatoriamente. Mas tambm l passara pouco tempo. O horrio era praticamente o mesmo, e o trabalho bem mais suave - nunca imaginara que houvesse tantos perfumes e sabonetes neste mundo! Contudo continuava numa priso. No nascera para prises. Mesmo como seria possvel se encarreirar no teatro, amarrada num balco todo o santo dia? Precisava dar um jeito. Arranjou vaga de manicura numa barbearia, cujo dono ia muito perfumaria fazer compras e que se engraara com ela. Dava conta do recado mal e porcamente, mas os homens no so exigentes com um palmo de cara bonita. Funcionava bastante, ganhava gorjetas, conhecera uma matula de gente, era muito convidada para almoos, jantares, danas e passeios, e tinha folgas - uf , tinha folgas! Quando cismava, nem aparecia na barbearia, ia passear, tomar banho de mar, fazer compras, ficava dormindo... O primeiro perodo do texto constitudo por (A) duas oraes coordenadas. somente. (B) duas oraes subordinadas, somente. (C) trs oraes, sendo duas subordinadas e uma coordenada. (D) trs oraes, sendo duas coordenadas e uma subordinada. (E) quatro oraes; entre elas, duas subordinadas e uma coordenada e subordinada, ao mesmo tempo.

12 Agora vamos treinar. Divida os perodos e classifique as oraes subordinadas substantivas: a) Aprendi que devemos falar a verdade. b) Falta resolver as ltimas questes. c) Tenho receio de que fales a verdade. d) Ignoro quem fez a pergunta. e) Convm que tomes alguma atitude. f) A verdade que ningum a deseja. g) Avisei-o de que havamos chegado. h) Algum deve saber quando ela viaja. i) Este trabalho foi feito por quem entende do assunto.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 21 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


13 - (FUNRIO/SEJUS RO/2008) Na frase As imagens de satlite revelam que quase 40% dessa devastao foi realizada nos ltimos vinte anos, a orao sublinhada pode ser classificada como orao A) coordenada explicativa. B) subordinada adjetiva explicativa. C) subordinada adjetiva restritiva. D) subordinada substantiva objetiva direta. E) subordinada substantiva completiva nominal. 14 - (FUNRIO/PREF.NITERI Nvel Mdio/2008) Telefone celular deixou de ser novidade. Deixou de ser luxo. Deixou de ser sonho. No trecho acima destacado h: A) duas oraes absolutas B) trs oraes coordenadas sindticas C) duas oraes sem paralelismo semntico D) um perodo composto por coordenao E) trs perodos sintaticamente paralelos

15 - (FUNRIO/PREF.MARIC ANALISTA SISTEMAS/2007) Se, em vez de atender prontamente solicitao, o negociante comear a gaguejar, demonstrar impacincia, o cliente, que j no estava muito inclinado a ceder, termina por no assinar o contrato (...). A classificao da orao em destaque est CORRETA na opo: A) orao subordinada substantiva predicativa B) orao subordinada adjetiva restritiva C) orao subordinada substantiva objetiva direta D) orao subordinada adjetiva explicativa E) orao coordenada sindtica explicativa

26 - (CESGRANRIO/ANALISTA BACEN/2009) Vemos incontveis estrelas, emitindo sua radiao eletromagntica, perfeitamente indiferentes s atribulaes humanas. (l. 14-16) No perodo acima, encontram-se uma orao (A) principal e outra subordinada reduzida de infinitivo. (B) principal e outra subordinada adjetiva reduzida de gerndio. (C) principal e outra subordinada adjetiva reduzida de particpio. (D) coordenada e outra subordinada adjetiva restritiva.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 22 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


(E) coordenada e outra subordinada reduzida de gerndio.

27 - (UnB CESPE/ MRE - Assistente de Chancelaria/2008) 1 O Brasil s conseguiu passar da condio de pas temerrio para a aplicao de recursos, em uma poca de prosperidade mundial, para a de mercado preferencial dos 4 investidores, justamente no auge de um perodo de turbulncia financeira nos mercados internacionais, porque est colhendo agora os resultados de uma poltica econmica 7 ortodoxa. A preservao dessas conquistas e o seu aprofundamento dependem da capacidade e da disposio dos polticos em aprovar reformas como a tributria, que 10 precisar concentrar as atenes do Congresso neste ano. Certamente, o recorde de atrao de investimentos externos confirmado agora tem relao direta com o fato 13 de o pas ter-se transformado de devedor em credor internacional. Ao assegurar um volume de reservas cambiais superior ao necessrio para garantir o pagamento da dvida 16 externa, o Brasil tranqilizou os credores sobre a sua possibilidade de honrar os compromissos. Com isso, transferiu para o passado o clima de instabilidade permanente 19 dos tempos recentes, em que ainda se mostrava excessivamente vulnervel. Zero Hora (RS), 26/2/2008 (com adaptaes). Com referncia s idias do texto acima e s estruturas lingsticas nele empregadas, julgue o prximo item. - A substituio de Ao assegurar (R.14) por Quando assegurou prejudica a correo gramatical do perodo e altera as suas informaes originais.

28 (FEPESE/AFRE SC/2010 com adaptaes) Julgue a afirmao abaixo (certo / errado). - Em Muita gente acha que as pessoas nascem com limitaes inatas, a orao sublinhada uma orao substantiva objetiva direta que complementa o verbo achar.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 23 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


29 - (FGV/BADESC Nvel Superior/2010) Jeitinho O jeitinho no se relaciona com um sentimento revolucionrio, pois aqui no h o nimo de se mudar o status quo. O que se busca obter um rpido favor para si, s escondidas e sem chamar a ateno; por isso, o jeitinho pode ser tambm definido como "molejo", "jogo de cintura", habilidade de se "dar bem" em uma situao "apertada". Em sua obra O Que Faz o Brasil, Brasil?, o antroplogo Roberto DaMatta compara a postura dos norte-americanos e a dos brasileiros em relao s leis. Explica que a atitude formalista, respeitadora e zelosa dos norte-americanos causa admirao e espanto aos brasileiros, acostumados a violar e a ver violadas as prprias instituies; no entanto, afirma que ingnuo creditar a postura brasileira apenas ausncia de educao adequada. O antroplogo prossegue explicando que, diferente das norte-americanas, as instituies brasileiras foram desenhadas para coagir e desarticular o indivduo. A natureza do Estado naturalmente coercitiva; porm, no caso brasileiro, inadequada realidade individual. Um curioso termo Belndia define precisamente esta situao: leis e impostos da Blgica, realidade social da ndia. Ora, incapacitado pelas leis, descaracterizado por uma realidade opressora, o brasileiro buscar utilizar recursos que venam a dureza da formalidade se quiser obter o que muitas vezes ser necessrio sua sobrevivncia. Diante de uma autoridade, utilizar termos emocionais, tentar descobrir alguma coisa que possuam em comum - um conhecido, uma cidade da qual gostam, a terrinha natal onde passaram a infncia e apelar para um discurso emocional, com a certeza de que a autoridade, sendo exercida por um brasileiro, poder muito bem se sentir tocada por esse discurso. E muitas vezes conseguir o que precisa. Nos Estados Unidos da Amrica, as leis no admitem permissividade alguma e possuem franca influncia na esfera dos costumes e da vida privada. Em termos mais populares, diz-se que, l, ou pode ou no pode. No Brasil, descobre-se que possvel um pode-e-no-pode. uma contradio simples: acredita-se que a exceo a ser aberta em nome da cordialidade no constituiria pretexto para outras excees. Portanto, o jeitinho jamais gera formalidade, e essa jamais sair ferida aps o uso desse atalho. Ainda de acordo com DaMatta, a informalidade tambm exercida por esferas de influncia superiores. Quando uma autoridade "maior" v-se coagida por uma "menor", imediatamente ameaa fazer uso de sua influncia; dessa forma, buscar dissuadir a autoridade "menor" de aplicar-lhe uma sano. A frmula tpica de tal atitude est contida no golpe conhecido por "carteirada", que se vale da clebre frase "voc sabe com quem est falando?". Num exemplo clssico, um promotor pblico que v seu carro sendo multado por uma autoridade de trnsito imediatamente far uso (no caso, abusivo) de sua autoridade: "Voc sabe com quem est falando? Eu sou o promotor pblico!". No entendimento de Roberto DaMatta, de qualquer forma, um "jeitinho" foi dado. (In: www.wikipedia.org - com adaptaes.) A natureza do Estado naturalmente coercitiva; porm, no caso brasileiro, inadequada realidade individual. A respeito do uso do vocbulo porm no fragmento acima, correto afirmar que se trata de uma conjuno:

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 24 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


(A) subordinativa que estabelece conexo entre a orao principal e a adverbial concessiva. (B) integrante que estabelece conexo entre perodos coordenados com valor de consequncia. (C) coordenativa que estabelece conexo entre as oraes introduzindo orao de valor adversativo. (D) integrante que estabelece conexo entre a orao principal e a orao objetiva direta. (E) coordenativa que estabelece conexo entre as oraes introduzindo orao com valor explicativo.

30 - (FGV/PREF.ANGRA DOS REIS Auditor / 2010) Da mesma forma, diarreias epidmicas, parasitoses intestinais e outras enfermidades transmissveis por meio da gua contaminada tm sua incidncia aumentada, tanto por causa das dificuldades de saneamento nas secas, quanto por contaminao com esgotos, lixo e dejetos de animais durante as enchentes. (L.78-84) O perodo acima (A) composto por coordenao. (B) composto por subordinao. (C) composto por coordenao e subordinao. (D) simples. (E) apresenta oraes reduzidas.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 25 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


GABARITOS COMENTADOS DAS QUESTES DE FIXAO 1D Olhe a o que comentamos a respeito da omisso de preposio antes de oraes que exercem funo sinttica de objeto indireto!!! Vamos ter um certo trabalhinho, mas, para compreenso, teremos de dividir o perodo composto em oraes. Vamos l! ela que insiste em nos convencer que as desigualdades sociais so naturais, que no h alternativa para o capitalismo, que o socialismo j foi tentado e fracassou. Para comear, notamos a expresso de realce que em ela que insiste.... Vamos elimin-la: Ela insiste em nos convencer... J no incio, temos duas oraes: - Ela insiste em (orao principal) Ela insiste nISSO. ISSO = nos convencer (orao subordinada substantiva objetiva indireta reduzida de infinitivo Virgem Maria, isso um palavro!!!) Vamos, agora, analisar a segunda orao (que subordinada em relao primeira Ela insiste em e principal em relao s oraes que se seguem). Bem, algum convence outra pessoa (objeto direto) de alguma coisa (objeto indireto). O complemento indireto do verbo convencer, nessa construo, rege a preposio de. Como esse complemento vem sob a forma oracional, a preposio pode ser omitida, e assim o foi: Ela insiste em nos convencer (de): 1 - que as desigualdades so naturais 2 que no h alternativa para o capitalismo 3 que o socialismo j foi tentado e fracassou Como complemento indireto do verbo convencer, h trs oraes indicadas acima. Elas, em relao sua orao principal (nos convencer), so subordinadas e recebem o nome de orao subordinada substantiva objetiva indireta. Entre si, so coordenativa. oraes coordenadas assindticas, ou seja, sem conjuno

Estruturas como essa, em que os perodos so ligados tanto por coordenao (entre si) e por subordinao (em relao principal), recebem a designao de perodo misto, ou seja, composto simultaneamente por coordenao e subordinao. Note que, na terceira orao subordinada substantiva objetiva indireta (ufa!!!), h duas outras oraes coordenadas: o socialismo j foi tentado e (o socialismo) fracassou. timo esse treino, no mesmo?!?!?

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 26 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Felizmente, a escassez de questes pde ser compensada pela qualidade das que encontramos.

2A Tradicionalmente, o verbo parecer vem acompanhado de sujeito oracional. Nesse caso, como j vimos por diversas vezes, o verbo fica na 3 pessoa do singular. Fazendo a anlise, poderamos trocar toda a orao pelo pronome substantivo demonstrativo ISSO: Parece ISSO. ISSO = que no haver mudanas no Ministrio da Economia. Pois essa orao exerce a funo sinttica de sujeito do verbo parecer. Est correta a anlise da opo a.

Em relao s demais opes, cabe-nos comentar: b) Como disse o primeiro entrevistado, no h motivo para pnico. A orao em destaque , sim, uma orao subordinada adverbial. S que a circunstncia que ela apresenta no de comparao (no podemos decorar listas, lembra?), mas de conformidade. Troquemos, pois, por outra conjuno conformativa: Segundo disse o primeiro entrevistado / Conforme disse o primeiro entrevistado. Viu como fez sentido? Est, portanto, incorreta a anlise.

c) A atriz declarou que no sabia como tinha sido furtada. Nesse perodo composto, temos trs oraes, a saber: Orao principal = A atriz declarou A atriz declarou ISSO ISSO = que no sabia (2 orao) Como a orao pde ser substituda pelo pronome ISSO, uma orao subordinada substantiva (e no adverbial, como indica o examinador). O verbo declarar transitivo direto. Seu complemento (objeto direto) est sob a forma oracional. Assim, a orao se chama: orao subordinada substantiva objetiva direta. que no sabia ISSO ISSO = como tinha sido furtada (3 orao) Essa orao que complementa o verbo saber (verbo transitivo direto) tambm exerce a funo sinttica de objeto direto. A nica diferena que, em vez de uma conjuno integrante, a orao foi iniciada por um advrbio como.

d) Lembrei-o de que no poderamos nos atrasar mais.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 27 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Quase que o examinador acerta essa... Lembra-se da aula sobre regncia? O verbo LEMBRAR-SE (pronominal) transitivo indireto e rege a preposio de. O mesmo acontece com o verbo ESQUECER-SE. Essa mesma transitividade se aplica tanto com pronome reflexivo, quanto com complemento direto sob a forma de outra pessoa (lembrar algum de alguma coisa), como apresentado na questo: (eu) lembrei algum (representado pelo pronome oblquo o) de alguma coisa.. Lembrei-o dISSO. ISSO = que no poderamos nos atrasar mais (objeto indireto) Trata-se de uma orao subordinada substantiva objetiva indireta. Ainda que a preposio fosse omitida (Lembrei-o que no poderamos nos atrasar mais), no haveria alterao na classificao dessa orao. S mais um detalhe: a preposio exigida pelo verbo da orao principal (lembreio de ...). Por isso, no deveria ter sido sublinhada, pois no pertence orao subordinada, e sim principal.

3D a) Encerrada a palestra, foram jantar. Esse um caso de orao reduzida. A orao reduzida de particpio indica o momento em que o fato expresso na orao principal ocorreu. , portanto, uma orao subordinada adverbial temporal reduzida de particpio. Houve a omisso dessa ltima parte. Por isso, devemos analisar todas as opes para verificar a existncia de um erro, e no de uma simples omisso como essa. b) Caso a febre persista, telefone-me. A orao subordinada indica uma condio para que o evento expresso na orao principal venha a se efetivar. , portanto, uma orao subordinada adverbial condicional. Est correta a anlise. c) Era verdade que tudo no passara de um engano. A orao em destaque mesmo a principal do perodo composto. A outra orao, iniciada pela conjuno integrante, representa o sujeito dessa orao principal: Era verdade ISSO = que tudo no passara de um engano. d) Quem estuda passa. A orao sublinhada o sujeito do verbo passar. Deveremos classific-la, pois, como uma orao subordinada substantiva subjetiva. Em vez de uma conjuno, foi empregado um pronome indefinido. Por ser o sujeito da orao principal (representada somente pelo verbo: passa), a norma culta condena uma vrgula entre esses elementos. Podemos, tambm, analisar a orao subordinada substantiva subjetiva. O pronome indefinido quem atua como sujeito da forma verbal estuda.

4C A orao em destaque tem valor de finalidade. As opes a, b e d apresentam formas em que esse valor no foi alterado:

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 28 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


a) para que as empresas de nibus adotem o gs natural houve apenas a alterao de orao reduzida de infinitivo para uma orao desenvolvida (com conjuno). b) que incentiva as empresas de nibus a adotar o gs natural a ideia de finalidade foi mantida. d) para a adoo do gs natural pelas empresas de nibus houve apenas uma troca do verbo pelo substantivo correspondente, mantendo-se o sentido no lugar de as empresas adotarem, usou-se a adoo pelas empresas. Na opo c, a mudana da preposio alterou o valor da construo. Na nova estrutura, poderamos entender que o estmulo partiu das empresas, e no do governo. A troca, portanto, no seria vlida.

5C Nessa construo, as duas oraes subordinadas adverbiais esto coordenadas entre si. Elas apresentam orao principal duas circunstncias: tempo e causa. A partir do momento (temporalidade) em que os filhos saem de casa e entram na universidade ou no trabalho, e tambm em virtude disso (causalidade), a interferncia dos pais comea a enfraquecer. Assim, so apresentadas, simultaneamente, as relaes semnticas de tempo (momento) e causa (motivo).

6E De acordo com o texto, realiza-se uma anlise genealgica das famlias dos cortadores de cana, respeitada a condio de serem consideradas pelo menos trs a quatro geraes. Por isso, esto corretas as estruturas que mantm o aspecto condicional dessa orao: consideradas (reduzida de particpio), desde que se considerem, quando se consideram, caso sejam consideradas (conjunes condicionais). J em por serem consideradas pelo menos trs a quatro geraes, alterou-se o valor de condicional para causal (em virtude de terem sido consideradas...). Houve, assim, alterao semntica na estrutura da opo e.

7B ACORDO ORTOGRFICO: Registra-se, agora, consequncia, em funo da extino do trema. O Brasil firmou um acordo em que se compromete a comprar parte da produo de gs da Bolvia. Esse fato levou a um aumento ainda maior na oferta de gs no mercado interno.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 29 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Entre esses dois eventos, verifica-se uma relao de CAUSA e CONSEQUNCIA. No segundo perodo, apresenta-se o reflexo (aumento da oferta de gs no mercado interno) do fato descrito no primeiro (compromisso brasileiro em comprar parte da produo boliviana). Por isso, a orao reduzida de gerndio, em destaque no enunciado, apresenta valor consecutivo (b consequncia).

8E Sero analisados aspectos de concordncia verbal e nominal, conjugao verbal e manuteno dos aspectos semnticos em funo da troca de conjuno. Vamos verificar cada uma das opes: a) Em para que se mantesse a ordem e o bem-estar pblicos, houve erro na conjugao do verbo manter, que segue a conjugao do verbo ter para que se tivesse / para que se mantivesse. b) O mesmo se repetiu nessa opo: para que se mantessem deveria ser substitudo por para que se mantivessem. c) e d) Acertaram na conjugao (as duas formas seriam vlidas: a primeira situa o fato no condicional presente mantenham e a segunda, no condicional passado mantivessem), mas erraram na indicao da locuo conjuntiva. O vocbulo afim (juntinho) significa o que apresenta afinidade (pessoas afins, vocbulos afins). A locuo deve ser escrita a fim de que, com o a fim separadinho. O sujeito composto do verbo manter est aps o verbo. Mesmo sendo uma construo de voz passiva, possvel realizar a concordncia somente com o primeiro elemento: a ordem para que se mantivesse a ordem e o bem-estar pblicos. J o adjetivo pblicos, ao se flexionar no plural, deixou clara sua referncia aos dois elementos (ordem e bem-estar).

9C A palavra Mas que inicia o segmento no possui, na estrutura, funo sinttica nenhuma. usado, principalmente na linguagem oral, para introduzir falas, apresentar argumentos, ligar ideias (Mas, o que voc queria saber?). As oraes so: 1 desculpe minha infinita ignorncia um bom exemplo de orao intercalada, em que o autor interrompe a linha de raciocnio principal para prestar algum esclarecimento ou fazer alguma observao. 2 por que enviar forca uma mulher orao interrogativa (principal) 3 que no julgamento perdoou ao frio assassino do filho orao subordinada adjetiva restritiva (em relao ao substantivo mulher). So trs as oraes do perodo.

10 B Para a anlise, vamos dividir o perodo em oraes, destacando os verbos.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 30 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


O segmento j comea com uma conjuno adversativa: - Mas ainda no h um programa alternativo maduro orao coordenada sindtica adversativa Em seguida, tem incio uma orao que restringe o conceito de programa alternativo maduro: - que se contraponha euforia do programa conservador orao subordinada adjetiva restritiva (em relao ao substantivo programa) Outras oraes subordinadas adjetivas reduzidas de particpio se referem expresso programa conservador: - aplicado por gente - aplaudido pela direita Ainda que se considerasse somente o valor adjetivo de tais expresses, no h dvidas de que seriam adjetivos formados a partir da forma participial dos verbos aplicar e aplaudir, atendendo ao pedido do enunciado (Quantos verbos h no trecho acima?). O substantivo gente da orao aplaudido por gente foi acompanhado de uma orao subordinada adjetiva restritiva: - que foi de esquerda So, portanto, CINCO verbos: h, contraponha, aplicado, foi e aplaudido.

11 E ACORDO ORTOGRFICO: Registra-se, agora, aguentara, em funo da extino do trema. No me diga que voc leu esse texto todinho??? Pode me dizer por qu??? Nem sempre passa em um concurso o candidato que sabe mais passa o que sabe resolver a prova com maior destreza e correo. Saber fazer prova um dos fatores decisivos para a aprovao e o tempo um dos inimigos do candidato. Por isso, em uma prova com textos longos (como esse), verifique, em primeiro lugar, se h questes de interpretao (que iro exigir uma leitura atenta). Caso contrrio, ou seja, se houver somente questes (ou a maior parte delas) que explorem o aspecto gramatical, muitas vezes ler apenas um trecho ou um pargrafo pode ser suficiente. Primeira providncia: identificar o primeiro perodo do texto. O perodo se encerra com uma pausa bem marcada (normalmente por um ponto). Assim, o primeiro perodo do texto : Maria Berlini no mentira quando dissera que no trabalhava, nem estudava. Vamos dissecar esse perodo em oraes: 1 orao: Maria Berlini no mentira 2 orao: quando dissera 3 orao: que no trabalhava 4 orao: nem estudava

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 31 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


.......................................... 1 orao: orao principal. A ela ir ligar-se a segunda orao, que indica o momento em que tal fato (expresso na principal) ocorre. 2 orao: orao subordinada adverbial temporal 3 orao: orao subordinada substantiva objetiva direta. Serve de complemento ao verbo dizer, presente na 2 orao (que, em relao 3, considerada principal) quando dissera ISSO. 4 orao: orao coordenada sindtica aditiva. Esta orao se liga por coordenao segunda. A conjuno nem tem valor aditivo, equivalendo a e no. Esta orao tambm complementa o sentido do verbo da 2 orao = dissera: 1) que no trabalhava; 2) nem estudava (= e que no estudava). Por isso, est certssima a afirmativa presente na opo e. No perodo, h duas oraes subordinadas (2 orao subordinada adverbial temporal; e 3 orao subordinada substantiva objetiva direta) e uma coordenada (4 = orao coordenada sindtica aditiva) e, ao mesmo tempo, subordinada ( segunda orao, em que est presente a forma verbal disseram, cujo sentido complementa). Excelente questo de prova! No toa que a banca da CESPE UnB considerada uma das melhores do Brasil.

12 a) Aprendi / que devemos falar a verdade. Aprendi ISSO = que devemos falar a verdade (objeto direto) Orao subordinada substantiva objetiva direta.

b) Falta / resolver as ltimas questes. Falta ISSO = resolver as ltimas questes (SUJEITO) Orao subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo.

c) Tenho receio de/ que fales a verdade Tenho receio d ISSO = que fales a verdade (COMPLEMENTO NOMINAL) Orao subordinada substantiva completiva nominal Obs: A preposio pertence orao principal, por exigncia do substantivo RECEIO.

d) Ignoro / quem fez a pergunta Ignoro ISSO = quem fez a pergunta (OBJETO DIRETO) Orao subordinada substantiva objetiva direta

e) Convm / que tomes alguma atitude.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 32 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Convm ISSO = que tomes alguma atitude (SUJEITO) Orao subordinada substantiva subjetiva

f) A verdade / que ningum a deseja. A verdade ISSO = que ningum a deseja (PREDICATIVO DO SUJEITO) Orao subordinada substantiva predicativa do sujeito

g) Avise-o de / que havamos chegado. Avise-o dISSO / que havamos chegado (OBJETO INDIRETO) Orao subordinada substantiva objetiva indireta

h) Algum deve saber / quando ela viaja. Algum deve saber ISSO = quando ela viaja. (OBJETO DIRETO) Orao subordinada substantiva objetiva direta

i) Este trabalho foi feito por / quem entende do assunto Orao subordinada substantiva agente da passiva

13 D A orao que quase 40% dessa devastao foi realizada nos ltimos vinte anos age na funo de OBJETO DIRETO do verbo REVELAR. Vamos fazer a troca da orao pelo ISSO: As imagens de satlite revelam ISSO.. Por isso, a orao classificada como orao subordinada substantiva objetiva direta.

14 E Note que os perodos so totalmente independentes, ainda que haja a retomada do sujeito (Telefone celular), classificado como um sujeito oculto / elptico / subentendido. No so oraes subordinadas (pois no h relao sinttica entre elas), tambm no so coordenadas, pois h uma ruptura entre elas, representada pelo ponto. Por isso, a resposta correta trs perodos [simples] sintaticamente paralelos.

15 D A orao foi iniciada pelo pronome relativo que, que retoma o antecedente cliente. Da, j podemos identificar essa orao como uma orao subordinada adjetiva (j teramos 50% de chances de acertar, j que somente duas proposies apontam nesse sentido).

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 33 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Como se encontra isolada por vrgulas (... o cliente, que j no estava muito inclinado a ceder, termina...) e apresenta valor complementar, explicativo, a resposta a opo D: orao subordinada adjetiva explicativa.

16 C Para comear, vamos identificar quantas oraes temos no perodo composto Vemos incontveis estrelas, emitindo sua radiao eletromagntica, perfeitamente indiferentes s atribulaes humanas.: 1) Vemos incontveis estrelas, perfeitamente indiferentes s atribulaes humanas ressalte-se que indiferentes um adjetivo de dois gneros e, por no ser originrio de particpio verbal, no poderia dar incio a uma orao subordinada adjetiva. Logo, temos apenas uma orao, que a principal do perodo. 2) emitindo sua radiao eletromagntica para identificar o valor dessa orao reduzida de gerndio, vamos desenvolv-la, ou seja, incluir um conectivo que: que emitem sua radiao eletromagntica Nota-se que o conectivo que retoma o substantivo estrelas; trata-se, pois, de um pronome relativo, que, como vimos, d incio a uma orao subordinada adjetiva. Assim, temos no perodo composto duas oraes: uma principal e outra subordinada adjetiva reduzida de gerndio.

27 ITEM ERRADO O emprego da expresso ao + particpio denota uma relao temporal. Assim, a troca de Ao assegurar por Quando assegurou, por terem ambas as construes valor temporal, no prejudicaria o texto nem alteraria as relaes de sentido originais.

28 ITEM CERTO O verbo ACHAR, na construo, significa ter opinio / fazer certo julgamento. Apresenta-se como transitivo direto e, portanto, a orao que se segue atua como objeto direto. Por isso, est correta a sua classificao como orao substantiva objetiva direta.

29 - C Em regra, a conjuno porm adversativa. Vejamos, ento, a passagem em anlise. A natureza do Estado naturalmente coercitiva; porm, no caso brasileiro, inadequada realidade individual. No texto, o autor argumenta que, no Brasil, as instituies foram concebidas para coagir e desarticular o indivduo, ao contrrio do que ocorre nos Estados Unidos. A natureza do Estado naturalmente coercitiva ( a chamada mo forte do Estado/governo), mas, em relao realidade brasileira, inadequada, j que no h correspondncia entre arrecadao e aplicao dos recursos. So, portanto, ideias em sentido contrrio.

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 34 -

PORTUGUS - CURSO REGULAR TERICO PROFESSORA: CLUDIA KOZLOWSKI


Vamos, ento, como na questo anterior, eliminar as opes que no tm relao com o trecho. a) A conjuno porm coordenativa, e no subordinativa. b) Tambm no uma conjuno integrante so apenas duas: que / se. Alm disso, quem estabelece relao de consequncia a conjuno subordinativa consecutiva (como em Eu tenho tanto a te falar / que com palavras no sei dizer...). c) uma conjuno coordenativa que estabelece conexo entre as ideias com valor adversativo. essa a resposta certa. d) J vimos que no uma conjuno integrante. e) uma conjuno coordenativa, mas no com valor explicativo.

30 - D Por incrvel que parea, na questo em anlise temos apenas UM PERODO, haja vista que existe apenas uma orao (chamada de absoluta), ainda que dela faam parte tantos elementos. Vejamos: - A expresso Da mesma forma serve de conexo com as ideias anteriormente apresentadas, mas no forma uma nova orao. o que alguns autores chamam de termos ou elementos de articulao textual. - As causas do aumento da incidncia de doenas transmissveis pela gua contaminada so apresentadas a partir da estrutura tanto por causa... durante as enchentes, que faz parte da mesma orao.

Bons estudos e at a prxima!

Portugus para concursos Prof Claudia Kozlowski AULA 10

- 35 -

Potrebbero piacerti anche