Sei sulla pagina 1di 3

RELATO DE PESQUISAS Exemplo: Marisa Damas Vieira Aluno/ouvinte na UFG BibliogrficasAutora Perfil do Aluno/ouvinte Concluses Referncias

Resumo:Trabalho direcionado para os aspectos socioculturais que envolvem a msica na atualidade, com foco nas relaes entre o ouvinte e a msica, em especfico, o pblico composto pelos alunos de primeiro ano de graduao da UFG e a bagagem musical advinda dos ambientes com os quais convivem . O texto apresenta resultados da investigao desenvolvida no curso de Mestrado em Msica na Contemporaneidade, trazendo informaes sobre hbitos, consumo, formas de contato, formao e preferncias musicais dos alunos ingressos em 2003 na UFG.

Palavras-chave: Msica; Perfil musical - ouvinte universitrio

(...) a arte social nos dois sentidos: depende da ao de fatores do meio, que se exprimem na obra em graus diversos de sublimao; e produz sobre os indivduos um efeito prtico, modificando a sua conduta e concepo do mundo, ou reforando neles o sentimento dos valores sociais (CNDIDO,1985, p.24).

A presena da msica nas esferas da vida social inegvel. Enumerar as instncias onde a msica atua, direta ou indiretamente, bem como as vrias formas de utilizao dos sons musicais no mundo contemporneo seria tarefa demasiadamente longa e, at mesmo, redundante, pois h uma convivncia diria das pessoas com essa realidade. Entretanto, mesmo em contato constante com uma profuso de sons, os membros dos diversos grupos e sociedades nem sempre esto atentos presena, origem e influncia dessas msicas em seu cotidiano.

A insero da msica nos diferentes ambientes apresenta um panorama intricado de situaes e interaes que se ampliam medida que a estrutura social torna-se mais complexa. A diversidade musical do que consumido pela populao tem relao direta com os mediadores que propiciam sua difuso, que, por sua vez, relacionam-se com os meios de produo da msica e com os seus criadores. Nas grandes cidades, sejam metrpoles, megalpoles, ou centros urbanos em ascenso, a msica est presente sob diferentes formas e formatos, com usos e funes diferenciados e principalmente, inserida nas mais diversas manifestaes, de cunho ideolgico, religioso, poltico, esttico, econmico, etc.

Dentro de um mesmo ambiente urbano, com suas especificidades e caractersticas prprias, h a convivncia entre tendncias musicais diversas, que envolvem tanto os gneros da tradio local - que na maioria das vezes passaram por ressignificaes - quanto os vrios outros gneros, absorvidos de origens diversificadas. Assim, gneros e estilos musicais como o Rap, o Gospel, o Folclore, o Rock, o Erudito, o Popular, etc., encontram seu(s) espao(s) nos diversos campos sociais, de acordo com a identificao que o pblico tem com cada qual.

Enquanto os amantes da msica clssica renem-se nos teatros para os recitais e concertos, nos ginsios e clubes esto as bandas de Rock e de Pop e os grupos de Funk. Enquanto nas igrejas e templos os fiis se embalam na msica religiosa, nas boates e danceterias o pblico se agita com os diversos gneros danantes. Mas nada impede que o participante do show de Rock de hoje no esteja amanh entoando as msicas religiosas, ou que o amante do erudito de hoje decida-se amanh pela balada2 nas danceterias da cidade.

Essa simultaneidade e a convivncia mltipla em diversas esferas, bem como a possibilidade do indivduo escolher e ser fiel a apenas uma das vrias opes musicais que as cidades oferecem3 um dos aspectos que caracteriza o mundo urbano atual e a relao do pblico com a msica na contemporaneidade. Conforme ressalta Sekeff (2002, p.73), pode-se mesmo dizer que a experincia musical um processo indivisvel do qual artista e pblico tem sua cota de criatividade, de viva e efetiva participao, contribuindo para a totalidade do processo. Ou ainda, a msica se completa...no ouvinte.

Potrebbero piacerti anche