Sei sulla pagina 1di 44

DOI: 10.5007/2175-7941.

2012v29n3p1030

A ASCENO E QUEDA DA TEORIA DO CALR I+* CO

Luciano Carvalhais Gomes Departamento de Fsica Universidade Estadual de Maring Maring PR Resumo Este artigo tem como objetivo fazer uma anlise histrica do surgimento da teoria do calrico, de seu poder explicativo e de seu declnio. Ao contrrio do que muitos textos divulgam, mostraremos que Joseph Black no foi o primeiro a pesquisar o calor como substncia e que os experimentos de Benjamin Thompson (Conde Rumford) no foram cruciais para o abandono dessa teoria. O poder explicativo do calrico ser evidenciado por anlises de trechos do livro de divulgao da cincia de autoria de Janet Marcet. Acreditamos que o conhecimento desses fatos ajudar a compreender melhor a origem de muitos termos que utilizamos no estudo da calorimetria, alm de alertar professores e alunos quanto aos erros de afirmaes histricas presentes nos textos didticos. Palavras-chave: Temperatura. Calor. Calrico. Calor latente e calor especfico. Abstract The aim of this paper is to make a historical analysis of the appearance of the caloric theory, its explanatory power and its
+

The rise and decline of the caloric theory

* Recebido: maio de 2012. Aceito: setembro de 2012.

1030

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

decline. Unlike many texts disclose, we will show that Joseph Black was not the first to investigate the heat as a substance and that the experiments of Benjamin Thompson (Count Rumford) were not crucial to the abandonment of this theory. The explanatory power of the caloric will be shown by analysis of extracts from the book of dissemination of Science authored by Janet Marcet. We believe that the knowledge of these facts will help to better understand the origin of many terms that we use in the study of the calorimetry, besides alerting teachers and students of the historical claims errors found in textbooks. Keywords: Temperature. Heat. Caloric. Latent heat and specific heat.

I. Delimitando o espao e o tempo de anlise


O fogo sempre esteve presente na vida do homem, despertando medo, respeito e admirao. H evidncias de sua utilizao, de modo voluntrio, a partir do Homem de Neanderthal, cerca de 300.000 mil anos atrs. Ele era produzido, possivelmente, por atrito entre galhos ou por choque entre pedras cujas fascas provocadas incendiavam palhas secas. A partir dessa poca, no se conhece nenhuma sociedade que tenha vivido sem a capacidade de manuse-lo. Ao contrrio da linguagem e do uso de ferramentas em que h sinais rudimentares de sua presena em outros animais, a habilidade para produzir e manusear o fogo uma exclusividade de nossa espcie. Essa aquisio modificou os nossos hbitos alimentares, alm de ter possibilitado uma emigrao da frica para as zonas mais frias, como a Europa e a sia. Sem o domnio sobre o fogo, o homem no teria fundido o cobre e o estanho, criando a liga de bronze. Dessa forma, no teria conseguido confeccionar diversos tipos de ferramentas, armaduras, armas brancas e instrumentos agrcolas. Ou seja, o desenvolvimento da tecnologia e consequentemente das cidades no teria acontecido se o homem no tivesse controlado o fogo. A civilizao moderna no exisitiria do modo que a conhecemos (HAWKES, 1963). O homem sempre colocou o fogo em lugar de destaque em suas representaes sobre a natureza. Em vrias culturas encontramos lendas e mitos em que ele est presente. No entanto:
[...] Parece que foram os gregos antigos os primeiros a se preocuparem com sua explicao. Assim que, o filsofo Plato (c.428-c.348) em seu li-

Gomes, L. C.

1031

vro Timaeus acreditava que o fogo heraclitano tinha a forma tetradrica. J os filsofos atomistas Demcrito de Abdera (c.470-c.380) e Leucipo de Mileto (c.460-c.370) admitiam que o tomo de fogo era esfrico. Contudo, para o filsofo Aristteles de Estagira (384-322), os elementos essenciais do Universo seriam: frio (t psychrn), quente (t thermn), mido (t hygrn) e seco (t xern), sendo o fogo resultado da mistura entre o quente e o seco (BASSALO, 1992, p. 910).

Alm dessas consideraes filosficas, pode-se estudar o fogo sobre vrios aspectos, pois ele participa de muitos fenmenos fsicos e qumicos. Por exemplo, a sua presena, ou ausncia, muito mais do que a do Sol, fez o homem pensar sobre os processos de aquecimento e de resfriamento. O nosso interesse nesta seo entender alguns detalhes sobre o desenvolvimento cientfico da compreenso desses processos, bem como dos acontecimentos relacionados a eles. Apesar de a primeira utilizao consciente do fogo ter ocorrido em tempos remotos, a nossa anlise ter incio a partir do momento que os conceitos de calor e temperatura comearam a ser diferenciados e os primeiros estudos quantitativos sobre as ocorrncias que envolvem aquecimento e resfriamento foram realizados, no perodo que vai de 1600 a 1900. Desse modo, conseguiremos abordar tanto a primeira teoria cientfica mais elaborada sobre o conceito de calor quanto os primridos da teoria aceita atualmente.

II. A ascenso da teoria do calrico: algumas contribuies de Joseph Black


Estudos quantitativos sobre os fenmenos relacionados com o aquecimento e o resfriamento dos materiais somente foram possveis depois da inveno do termmetro. Antes, foram construdos vrios dispositivos de caracterstica ldica, conhecidos como termoscpios, que mostravam a relao existente entre o aquecimento e a expanso de um fluido geralmente o ar ou a gua , mas sem ainda uma escala de medida. Segundo Bassalo (1992, p. 852):
Muito embora alguns mdicos dos primeiros sculos de nossa Era Crist hajam tentado representar numericamente os diversos graus de temperatura entre o quente e o frio, foi somente na Idade Moderna (1453-1789) que foram construdos aparelhos cada vez mais precisos, objetivando medir esses graus de temperatura. Com efeito, o primeiro deles foi construdo pelo fsico italiano Galileu Galilei (1564-1642), em 1592. Era um tubo de vidro, com uma extremidade esfrica, no qual era depositada gua colorida (ou
1032 Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

esprito de vinho) at sua metade, e o bulbo colocado para cima, em um recipiente contendo a mesma gua colorida. Dessa forma, a coluna de gua no tubo se moveria para cima e para baixo, em consequncia da expanso trmica do ar contido no tubo. No entanto, esse dispositivo apresentava duas limitaes. Como ele estava em contato com o ar, a presso atmosfrica, at ento desconhecida, alterava profundamente os resultados. Por outro lado, como Galileu no utilizou nenhuma escala termomtrica, o seu aparelho era simplesmente um termoscpio.

A partir desse ressurgimento do termoscpio com Galileu, novos aperfeioamentos foram introduzidos. O mdico italiano Santorio Santorio (1561-1636), que era professor de medicina na Universidade de Pdua e colega de Galileu, aplicou o termoscpio para detectar a febre em seus pacientes. Reconhecendo a necessidade de pontos de medida no aparelho, registrou o nvel que a coluna de gua do tubo atingia quando em contato com o gelo fundido e com a chama de uma vela; em seguida dividiu o intervalo em 110 partes iguais. O soberano italiano Fernando II de Toscana (1610-1670), por volta de 1644, teve a ideia de construir um termmetro com as extremidades hermeticamente fechadas. Evitando, desse modo, a influncia da presso atmosfrica nas medidas. Alm disso, ele utilizou o lcool como substncia termomtrica, pois o seu ponto de congelamento mais baixo do que o da gua (BASSALO, 1992; ROLLER, 1950). Com a popularidade crescente do uso dos termmetros, a escolha de novas escalas:
[...] bem como a construo de novos tipos de termmetros continuaram no sculo XVIII. Por exemplo, em 1772, o suo Jean-Andr Deluc (17271817), registrou em seu livro Recherches sur ls Modifications de atmosphre, cerca de 60 escalas; porm, dessas, somente as escalas Fahrenheit, Ramur e Celsius sobreviveram at o nosso sculo [...] (BASSALO, 1992, p. 856).

O aperfeioamento do termmetro possibilitou a diferenciao entre os conceitos de temperatura e calor por Joseph Black (1728-1799). Black iniciou o curso de medicina na Universidade de Glasgow, mas depois se transferiu para a Universidade de Edinburgh, pois ela tinha mais prestgio nessa rea, formando-se em 1754. Em 1756, ele retornou Glasgow como professor, fazendo as suas principais descobertas sobre a natureza do calor entre os anos de 1759 e 1762. De acordo com Roller (1950, p. 17-18, traduo nossa):
At Black fazer suas descobertas, no havia distino clara na mente das pessoas entre os conceitos de "quantidade de calor" e "grau de aquecimen-

Gomes, L. C.

1033

to", ou "temperatura". A ideia qualitativa de "calor" como "alguma coisa" relacionada com fenmenos trmicos, claro que h muito tempo existia. O simples fato de que um objeto perto do fogo aquece, o que certamente era conhecido desde o tempo quando o homem descobriu o fogo, deve ter sugerido que algo passa do fogo para o objeto. Mas, para essas primeiras pessoas, esse algo que passa bem que poderia ter sido pensado como sendo a temperatura, ou o grau de aquecimento, em si mesmo; ou, novamente, poderia ser alguma coisa separada, chamada de "calor", o calor e o consequente aumento no aquecimento do objeto parecem desempenhar os respectivos papis de causa e efeito.

Francis Bacon, em 1620, e os membros da Academia Florentina, por volta de 1650, mostraram evidncias para distinguir entre temperatura e calor. Mas foi Black que fez a distino clara, concebendo o calor como uma quantidade fsica mensurvel, diferenciando-o da quantidade indicada por um termmetro, embora houvesse uma relao entre elas. Ele nunca publicou suas descobertas, apesar de discuti-las em suas conferncias acadmicas. Seus manuscritos foram reunidos e publicados, aps sua morte, por John Robison, um de seus estudantes e assistente, em 1803, com o ttulo Lectures on the elements of chemistry. A parte relacionada ao estudo do calor ocupa 225 pginas, mas Roller (1950) traz algumas passagens em que Black apresenta as suas principais ideias a esse respeito. A certa altura do texto, Black afirma que, mesmo sem a ajuda de termmetros, no difcil de perceber que o calor se difunde do corpo mais quente para o mais frio, at ser distribudo de tal forma que se atinja um estado de equilbrio.
Esse equilbrio um tanto curioso. Descobrimos que, quando toda a ao mtua terminada, um termmetro aplicado a qualquer um dos corpos sofre o mesmo grau de expanso. Portanto, a temperatura de todos eles a mesma. Nenhum conhecimento anterior, da peculiar relao de cada corpo ao calor, poderia ter nos garantido isso, e devemos a descoberta inteiramente ao termmetro. Desse modo, devemos adotar como uma das leis mais gerais do calor, o princpio de que todos os corpos comunicando-se livremente com outro, e expostos a nenhuma desigualdade de ao externa, adquirem a mesma temperatura, como indicado por um termmetro. Todos adquirem a temperatura do meio circundante (BLACK, 1803 apud ROLLER, 1950, p. 20, traduo nossa).

O autor prossegue dizendo que ao se dispor vrios objetos de diferentes temperaturas, tamanhos e materiais em uma sala, sem a presena do fogo ou do

1034

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

Sol, o calor ser comunicado a partir do mais quente para o mais frio. Aps esperar o tempo necessrio, todos indicaro a mesma leitura em um termmetro. O que para muitos, nesse caso, indica uma igualdade de calor entre corpos diferentes, para ele representa apenas um equilbrio de calor. Nesse ponto, Black (1803 apud Roller, 1950, p. 21, grifo nosso, traduo nossa) introduz a sua interpretao original para o fenmeno:
A natureza desse equilbrio no foi bem compreendida, at indiquei um m1 todo de investig-la. Dr. Boerhaave imaginou que quando ele alcanado, h uma quantidade igual de calor em cada igual volume de espao, porm 2 cheio de diferentes corpos; e Professor Musschenbroeck , em sua Physica, expressou sua opinio para o mesmo propsito: Est enim ignis aequaliter per omnia, non admodum magna, distributus, ita ut in pede cubico auri et aris et plumarum, par ignis sit quantitas. [O calor distribudo por todos (os corpos), no proporcional ao seu (peso), de modo que um p cbico de ouro, de ar e de penas, ter a mesma quantidade de calor.] A razo que eles do para essa opinio que, ao ser aplicado em qualquer desses corpos, o termmetro d a mesma leitura. Mas essa uma viso muito precipitada do assunto. Est se confundindo a quantidade de calor em diferentes corpos com suas intensidades [temperatura], embora seja claro que essas so duas coisas diferentes, e devem sempre ser distinguidas, quando estamos a pensar na distribuio de calor...

Black tambm era contrrio suposio de que a quantidade de calor necessria para aumentar de um mesmo valor a temperatura de objetos feitos com materiais diferentes diretamente proporcional s suas quantidades de matria, ou aos seus pesos, ou, caso os volumes sejam iguais, s suas densidades. Segundo o autor:
1

[...] Hermann Boerhaave foi um contemporneo do Newton. Ele foi professor de Medicina em Leyden, na Holanda, tendo publicado, em 1732, um dos primeiros livros-texto de qumica que tratava sobre a coisa do calor [...] (MEDEIROS, 2009, p. 08-09).

[...] Pieter van Musschenbroek foi professor de filosofia natural - como era chamada a fsica naquela poca -tambm em Leyden e escreveu extensamente sobre fsica, no sculo XVIII. Ele foi um dos pioneiros tanto no ensino da fsica experimental, quanto tambm como autor dos primeiros livros didticos de fsica de que se tem notcia (MEDEIROS, 2009, p. 09).

Gomes, L. C.

1035

Essa opinio foi me sugerida por um experimento descrito pelo Dr. Boerhaave em seu Elementa Chemice [1732]. Aps relatar uma experincia com a mistura de gua quente e fria que Fahrenheit fez conforme o seu desejo, Boerhaave tambm nos diz que Fahrenheit agitou juntos mercrio e gua, de temperaturas iniciais diferentes3. Dos clculos do Mdico, bastante claro que o mercrio, embora tenha mais de 13 vezes a densidade da gua, tinha menos efeito no aquecimento ou esfriamento da gua, com a qual ele foi misturado, do que teria sido produzido por igual volume de gua. Ele diz expressamente que o mercrio, ao ser aplicado quente na gua fria, ou frio na gua quente, nunca produziu mais efeito no aquecimento ou resfriamento do que teria sido produzido por um volume igual de gua misturado com gua da mesma temperatura inicial do mercrio, mas com apenas dois teros de seu volume. Acrescenta que necessrio misturar trs volumes de mercrio com dois de gua a fim de produzir a mesma temperatura mdia que produzida pela mistura de iguais volumes gua quente e fria (BLACK, 1803 apud ROLLER, 1950, p. 23, traduo nossa).

Ilustrando o que disse, Black imagina alguns exemplos numricos. Primeiro supe uma mistura de certo volume de gua a 100 F com um mesmo volume de mercrio a 150 F. Nesse caso, a temperatura de equilbrio no ser 125 F, como muitos pensam, e sim 120 F. Rematando o seu raciocnio, ele afirma que embora a gua tenha variado a sua temperatura em 20 F e o mercrio em 30 F, a quantidade de calor que o mercrio perdeu a mesma que gua ganhou4. Isso mostra que a mesma quantidade de calor tem mais efeito para aquecer o mercrio do que igual volume de gua. Assim, uma pequena quantidade suficiente para aumentar a temperatura do mercrio num mesmo nmero de graus do que da gua. O que o leva a concluir que [...] Mercrio, portanto, tem menos capacidade para calor (se me permitido usar essa expresso) que tem a gua; uma menor quantidade de calor necessria para elevar sua temperatura no mesmo nmero de graus (BLACK, 1803 apud ROLLER, p. 24, traduo nossa). Percebe-se, em sua anlise,

De acordo com Roller (1950, p. 24), Fahrenheit, aparentemente, nunca publicou um relato dessas experincias de mistura que Boerhaave lhe atribuiu.
4

Segundo Roller (1950, p. 24), o mesmo resultado foi obtido por Brook Taylor, em 1723, ao misturar, em experincias semelhantes, volumes desiguais de gua fria e quente. Ele concluiu que a temperatura da mistura pode ser prevista com sucesso supondo-se que o calor ganho pelo lquido frio igual ao perdido pelo lquido quente.

1036

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

a utilizao de duas hipteses que estaro presentes em todas as suas explicaes posteriores sobre os experimentos que envolvam misturas de lquidos, a saber:
[...] (i) que o calor no nem criado nem destrudo durante a mistura e (ii) que deve-se levar em conta qualquer calor perdido ou ganho do ar ou de outros corpos em contato com a mistura. A primeira dessas hipteses chamada de "princpio da conservao do calor." Como veremos, no devido tempo, na poca de Black, esse princpio parecia ser plausvel, havendo a crena geral que o calor era uma substncia material, tendo muitas das propriedades da matria ordinria, e, desde o tempo dos gregos, a ideia de que a matria era incrivel e indestrutvel persistiu [...] (ROLLER, 1950, p. 25, grifo nosso, traduo nossa).

A concepo do calor como uma substncia estava em consonncia com o conceito filosfico de conservao da matria aceito na poca. Nos experimentos com misturas, o calor no poderia ser criado nem destrudo, a quantidade de calor permaneceria constante. A mesma suposio a respeito do princpio de conservao do calor j havia sido feita por Brook Taylor (1685-1731) em seus experimentos que envolviam misturas de volumes desiguais de gua quente e fria. O complemento de Black foi generalizar a ideia para quaisquer misturas de diferentes lquidos e volumes. Desse modo, ele mostrou que, apenas para misturas de um mesmo lquido, a quantidade de calor necessria para aumentar ou diminuir de um mesmo valor a temperatura das substncias envolvidas diretamente proporcional s suas quantidades de matria, ou aos seus pesos, ou, sendo os volumes iguais, s suas densidades. Caso os corpos sejam de materiais diferentes, para uma mesma quantidade de calor recebida ou cedida, quem tiver a menor capacity for heat ir variar mais a sua temperatura. De acordo com Roller (1950, p. 27-28), Black no deixou em seus escritos a descrio de como encontrou a capacity for heat de algumas substncias. Mas Robinson declara nas Notes and Observations by the Editor que esses experimentos foram realizados antes de 1765 junto com William Irvine (1743-1787), tambm seu antigo aluno e assistente. Antes da escolha do termo capacity for heat, eles utilizaram as expresses affinity for heat, faculty for receiving heat e appetite for heat. Todavia, vrios outros nomes foram dados por outros cientistas at que o fsico sueco Johann Carl Wilcke (1732-1796) o

Gomes, L. C.

1037

designou por specific heat , sendo o termo mais amplamente utilizado hoje em dia (ROLLER, 1950). Outros estudos realizados por Black versaram sobre a mudana do estado fsico de uma substncia. Os seus resultados permitiram criticar, por exemplo, a crena difundida na poca de que quando um corpo slido se encontrava em sua temperatura de fuso uma pequena quantidade calor era suficiente para derret-lo completamente, sendo necessrio para o processo inverso apenas uma pequena diminuio da quantidade de calor. Se isso fosse verdade, seria observado, entre o inverno e o vero, um derretimento repentino nos pases em que h gelo e neve nas montanhas, ocasionando grandes inundaes. Mas isso no ocorre, as grandes massas de gelo e de neve levam um longo tempo para derreterem completamente. Em alguns pases, nem toda a estao do vero suficiente para que isso acontea. Em suas palavras:
evidente, portanto, que o gelo fundente recebe calor muito rpido, mas o nico efeito desse calor mud-lo em gua, que no sensivelmente mais quente do que o gelo era antes. Um termmetro aplicado s gotas de gua, imediatamente, como elas vm do gelo fundente, ir indicar a mesma temperatura [32 F] como quando aplicado ao gelo em si, ou, se houver alguma diferena, muito pequena para merecer ser mencionada. Portanto, uma grande quantidade de calor que entra no gelo fundente no produz nenhum efeito diferente para dar-lhe a liquidez, sem aumentar o seu calor sensvel, ela parece ser absorvida e escondida dentro da gua, de modo a no produzir qualquer efeito detectvel pela aplicao de um termmetro (BLACK, 1803 apud ROLLER, 1950, p. 33, grifo nosso, traduo nossa).

A fim de entender melhor essa absoro de calor pelo derretimento do gelo, ele fez o seguinte experimento. Utilizando dois recipientes idnticos, colocou no primeiro certa massa de gelo igual de gua que estava no segundo. O gelo estava na temperatura de 32 F e a gua na de 33 F. Em seguida, por meio de um suporte, suspendeu os dois em uma grande sala vazia, permanecendo a temperatura do ambiente constante em 47 F. Aps meia hora, a temperatura da gua subiu 7 F, atingindo o valor de 40 F. Entretanto, a massa de gelo precisou de 5 horas para se derreter quase toda, permanecendo a sua temperatura praticamente invarivel. Para Fox (1971) e Morris (1972) quem utilizou primeiro essa expresso, s que em francs, chaleur spcifique, foi o cientista portugus Joo Jacinto de Magalhes (1722-1790). Mais conhecido em seus escritos por Jean Hyacinthe de Magellan.
1038 Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012. 5

Somente depois de 10 horas e meia, toda a gua proveniente da fuso alcanou a mesma temperatura final da gua do outro recipiente, sofrendo uma variao de 8 F. Desse modo, apesar de a massa de gelo receber 21 vezes mais quantidade de calor do que a de gua, a sua temperatura aumentou de apenas 8 graus, em vez de (40 33) x 21, ou 7 x 21, ou 147 graus. A diferena de 139 graus [...] tinha sido absorvida pelo gelo derretido e estava escondida na gua em que foi mudado [...] (BLACK, 1803 apud ROLLER, 1950, p. 34, grifo nosso, traduo nossa). Black fez mais um experimento para justificar o seu argumento, dessa vez misturou em um copo de vidro certa massa de gelo a 32 F com uma quantidade de massa de gua, quase de mesmo valor, a 190 F. Ele verificou que a temperatura final de equilbrio foi de 53 F. Se apenas uma pequena quantidade de calor tivesse sido utilizada para o derretimento do gelo, como muitos acreditavam, esperar-se-ia uma temperatura prxima de 111 F. A temperatura encontrada foi muito abaixo, o que reforava a sua hiptese de ser necessria uma grande quantidade de calor para 6 fundir o gelo . Assim ele conclui que:
No processo normal de congelamento da gua, a liberao e o aparecimento do calor latente, se me permitido usar esses termos, realizado a cada minuto, ou melhor, com tal progresso suave, que muitos podem encontrar dificuldade em perceb-lo [...] (BLACK, 1803 apud ROLLER, 1950, p. 37, grifo nosso, traduo nossa).

Alm dessas medidas do calor absorvido na fuso, ele realizou muitos outros experimentos de solidificao, vaporizao e condensao. Os resultados confirmaram a sua conjetura de que nesses processos, alm do calor sensvel, uma grande quantidade de calor latente est envolvida, devendo ser considerada na anlise dos fenmenos em que o princpio da conservao de calor fosse aplicado. Ao contrrio do que muitos livros didticos de Fsica divulgam (CABRAL; LAGO, 2002; GASPAR, 2000; MXIMO; ALVARENGA, 2000; RAMALHO JUNIOR, FERRARO; SOARES, 2007), Joseph Black no foi o primeiro a pesquisar o calor como substncia. Roller (1950) apresenta alguns trechos em que Black faz algumas consideraes sobre as teorias de calor existentes. Aps iniciar afirmando que ainda no h um consenso sobre a natureza do calor, muito menos das

De acordo com Roller (1950, p. 37), nessa experincia, Black levou em considerao a capacidade de calor do recipiente contendo a mistura. Isso no foi feito por Brook Taylor, Fahrenheit, ou por qualquer outro experimentador anterior.
1039

Gomes, L. C.

explicaes dos fenmenos em que est presente, ele atribui a primeira tentativa de elucidao desse assunto a:
[...] Lorde Verulam [Francis Bacon, em 1620]; logo depois dele, o Sr. Boyle [Robert Boyle, em 1665 e 1673] fez vrias dissertaes sobre o calor, e Dr. Boerhaave, em suas palestras sobre a qumica [1732], esforou-se para analisar o tema ainda mais, e para melhorar os dois autores anteriores. A tentativa de Lorde Verulam pode ser vista em seu tratado De forma Calidi [1620], que ofereceu ao pblico um modelo da forma adequada de processar investigaes em filosofia natural. Nesse tratado, ele enumerou todos os principais fatos ento conhecidos sobre o calor e sua produo, e esforouse, depois de uma considerao cautelosa e madura desses, para formar uma opinio bem fundamentada de sua causa. A nica concluso, no entanto, que ele foi capaz de tirar de todos os seus fatos muito geral, ou seja, que calor movimento. Essa concluso foi baseada principalmente sobre a considerao dos vrios meios pelos quais o calor produzido, ou feito aparecer nos corpos, tais como a percusso com o ferro, o atrito de corpos slidos, a coliso de pedra e ao (BLACK, 1803 apud ROLLER, 1950, p. 43, traduo nossa).

Em todos os exemplos citados por Bacon, o aumento da temperatura tinha como nica fonte um impacto mecnico. Portanto, uma concluso plausvel era de que a fora mecnica produziu no objeto um movimento que seria a causa de seu aquecimento. Black esclarece que esse eminente filsofo conseguiu um grande nmero de seguidores sobre esse assunto, contudo, seu parecer foi aprovado com duas diferentes modificaes. A maioria dos filsofos ingleses entendeu esse movimento como sendo das pequenas partculas que compunham o corpo, mas:
[...] a maioria dos filsofos franceses e alemes, e Dr. Boerhaave, sustentaram que o movimento que eles supem compor o calor no um tremor ou vibrao das partculas do corpo quente em si, mas das partculas de um sutil, altamente elstico, e penetrante fluido material, que est contido nos poros dos corpos quentes, ou interposto entre suas partculas, uma matria que eles imaginam ser difundida por todo o universo, penetrando com fa7 cilidade os corpos mais densos . Alguns supem que essa matria, quando

Morris (1972, p. 33) nos informa que a caracterstica de movimento estava ausente nas teorias materiais de calor discutidas durante essa poca. Isso resultou em um enfraqueci1040 Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

modificada de maneiras diferentes, produz luz e os fenmenos de eletricidade (BLACK, 1803 apud ROLLER, 1950, p. 44, grifo nosso, traduo nossa).

Essa concepo do calor como um fluido sutil, comum para muitos pensadores daquele tempo, havia sido aprimorada por William Cleghorn (1718-1754) em sua tese de doutorado apresentada na Universidade de Edinburgh, em 1779. De acordo com Black (1803 apud Roller, 1950, p. 44), ele concordava que o calor dependia da abundncia desse fluido sutil elstico que se imaginava antes por outros filsofos a estar presente em todas as partes do universo e de ser a causa do calor. Mas esses outros filsofos tinham assumido, ou suposto, que o calor poderia ser explicado utilizando-se apenas das caractersticas pertencentes a essa matria sutil, a saber: a sua grande elasticidade e a forte repulso das partculas que a compem. Cleghorn imaginou outra propriedade, uma forte atrao entre as partculas dos outros tipos de matria na natureza e as do fluido sutil. Assim:
[...] Ele supe que os tipos normais de matria consistem de partculas tendo uma forte atrao, tanto uma para com a outra quanto para o calor, e que a matria elstica sutil de calor autorrepelente, as suas partculas possuem uma forte repulso uma para com a outra, enquanto elas so atradas pelos outros tipos de matria, com diferentes graus de fora [...]. Tal ideia da natureza do calor a mais provvel do que qualquer outra que eu conheo, e uma tentativa engenhosa de fazer uso dela foi publicada pelo Dr. Higgins, em seu livro sobre o cido vegetal [qualquer cido orgnico] e outros assuntos. , no entanto, completamente uma suposio (BLACK, 1803 apud ROLLER, 1950, p. 44-45, traduo nossa).

O leitor deve ter percebido que at o momento essa substncia no recebeu nenhum nome especfico. Atribui-se ao famoso qumico francs, Lavoisier, esse fato.

mento nas explicaes de produo mecnica do calor, uma fragilidade que no estava presente nas teorias materiais de calor anteriores e que Conde Rumford explorou em sua tentativa fracassada de reviver uma teoria vibratria, em 1798. A maioria dos escritores simplesmente ignorou a questo do movimento do calor. Os poucos que argumentaram contra disseram apenas que pelo fato do calor ser matria, no deve possuir uma propriedade que no caracterstica da matria em geral.

Gomes, L. C.

1041

III. A ascenso da teoria do calrico: algumas contribuies de Lavoisier


Antoine-Laurent de Lavoisier (1743-1794) foi filho de um advogado e rico negociante, teve uma excelente educao, estudando nas melhores escolas de Paris. Apesar de graduar-se em direito, em 1764, nunca exerceu a profisso, pois sempre foi um entusiasta das cincias, principalmente da qumica, preferindo dedicar-se aos experimentos nessa rea (BELL, 2007; KOERTGE 2008). O que vai nos interessar, particularmente, so os seus estudos em que a natureza do calor est envolvida. De acordo com Morris (1972, p. 05), o primeiro artigo em que Lavoisier apresenta uma discusso detalhada de sua teoria de calor foi enviado Acadmie Royale des Sciences francesa em setembro de 1777, e lido em julho de 1778, com o seguinte ttulo: De la combinaison de la matire du feu avec les fluides 8 vaporables, et de la formation des fluides lastiques ariformes . Logo no incio ele afirma:
Assumirei neste ensaio, e naqueles que o seguem, que o mundo que habitamos est cercado por todos os lados de um fluido muito sutil, que penetra, ao que parece, sem exceo, todos os corpos que o compem; que esse fluido, que chamarei fluido gneo, matria do fogo, calor e luz, tende a atingir o equilbrio em todos os corpos, mas no penetra todos com igual facilidade; finalmente, que esse fluido existe ora em um estado de liberdade, ora sobre forma fixa, e combinado com os corpos. Essa opinio sobre a existncia de um fluido gneo, longe de ser nova, , ao contrrio, a da maioria dos antigos fsicos, portanto, creio que se pode dispensar de relatar os fatos sobre os quais ela baseada; a sequncia do ensaio, alis, lhe servir de prova; pois, se eu notar que em todos os lugares ela concorda com os fenmenos, que em toda parte, ela explica tudo o que acontece nas experincias fsicas e qumicas, isso quase uma demonstrao (LAVOISIER, 1777, p. 420, traduo nossa).

Fica evidende, por essa passagem, que nessa poca Lavoisier era indiferente terminologia usada para designar o fluido sutil. Porm, em 1787, no Mthode de nomenclature chimique, em que ele foi um dos autores juntamente com Louis Bernard Guyton de Morveau (1737-1816), Jean-Henri Hassenfratz (1755-

Todas as obras completas de Lavoisier podem ser encontradas nos seguintes endereos: <http://www.lavoisier.cnrs.fr/> e <http://moro.imss.fi.it/lavoisier/>.
1042 Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

1827), Antoine-Franois Fourcroy (1755-1809), Pierre-Auguste Adet (1767-1848) 9 e Claude Louis Berthollet (1748-1822), aparece a palavra calorique para represent-lo. A justificativa de sua criao, segundo os autores, para distinguir o termo chaleur, como entendido ordinariamente, do princpio material que o causa (MORVEAU, 1787, p. 31). A concepo de Lavoisier sobre a natureza do calrico no foi a mesma do comeo ao fim de suas pesquisas, conforme corrobora a seguinte afirmao de Morris (1972, p. 25, traduo nossa):
[...] Modificando suas declaraes anteriores de que o calrico existia em dois estados, livre e combinado, ele concluiu que o calrico pode existir livre, aderente, ou combinado "molcula a molcula" com os constituintes elementares de outras substncias. No entanto, facilmente visto que o calrico sempre mais ou menos aderente s substncias, e que ele deve, portanto, existir em variadas degradaes e estados intermedirios, entre o estado de calrico perfeitamente livre e o combinado. Combinado e livre, assim, marcam os limites de um continuum de relaes possveis.

Em seu discurso, ele considerava que as partculas da matria ordinria so constantemente expostas a duas foras contrrias. A repulso originria do fluido calrico e a atrao proveniente da fora gravitacional. A introduo ou a retirada do calrico altera o equilbrio entre essas foras, tanto por alterar a quantidade de calrico como por separar mais as partculas, sendo essa a explicao de diversos fenmenos fsicos e qumicos. Segundo Morris (1972, p. 15, traduo nossa), Lavoisier acreditava que:
O equilbrio entre as foras opostas do calor e da atrao oferece um meio preciso para determinar a fora dessa ltima, e espero que um conhecimento completo da atrao permita um dia ao matemtico calcular os fenmenos qumicos da mesma maneira que agora calcula o movimento dos corpos celestes.

Por no ter sido capaz de fornecer uma demonstrao da existncia do calrico, Lavoisier admitiu, sob a presso de seus crticos (e talvez de alguns partidrios, como Laplace), que esse fluido sutil era apenas uma hiptese. Contudo, podia
Segundo Fox (1971, p. 6), h evidncias de que o termo calorique era corrente no crculo de Lavoisier em 1784. A forma inglesa caloric apareceu na traduo que James St. John fez dessa obra, publicada em Londres em 1788. Aps essa data, o termo rapidamente entrou em uso comum, embora algumas autoridades, como o matemtico escocs e filsofo natural John Leslie, o rejeitaram.
9

Gomes, L. C.

1043

ser considerado como uma verdade em muitos fenmenos, pela facilidade com que o conceito explicava os resultados dos experimentos (MORRIS, 1972, p. 31). Em linhas gerais:
[...] A teoria de Lavoisier do calor forma um razovel, facilmente visualizado, todo coerente. Um nico quadro terico abrange uma vasta gama de fenmenos de calor incluindo a expanso e a contrao, mudanas de estado ou forma, o papel do calor como agente na promoo de novas combinaes qumicas, e mudanas de temperatura em reaes qumicas, especialmente a combusto e a respirao. Embora as caractersticas gerais da teoria de Lavoisier do calor persistissem praticamente inalteradas ao longo de quase todo o perodo da sua escrita qumica, houve uma sequncia de desenvolvimento conceitual (MORRIS, 1972, p. 34-35, traduo nossa).

IV. Os postulados e o poder explicativo da teoria


A concepo sobre a natureza do calrico variava de cientista para cientista, mas o ponto de vista de Lavoisier no se diferenciava, em muitos aspectos, das teorias de outros reconhecidos caloristas como Herman Boerhaave (1668-1738), Pieter van Musschenbroek (1692-1761), Joseph Black (1728-1799), William Cleghorn (1718-1754), William Irvine (1743-1787) e Adair Crawford (1748-1795). De acordo com Fox (1971), Medeiros (2009) e Roller (1950), no conjunto, esses investigadores postularam as seguintes propriedades ao calrico: a) uma substncia material, um fluido elstico, constitudo por partculas que se repelem fortemente; b) suas partculas so atradas pelas partculas da matria comum com intensidade diferente para cada substncia e estado de agregao; c) pode ser sensvel, espalhando-se pelos espaos vazios das substncias at formar, por meio da atrao que existe entre suas partculas e as da matria ordinria, uma espcie de atmosfera ao redor dessas ltimas. A temperatura de um corpo diretamente proporcional quantidade de calrico sensvel que possui; d) pode ser latente, combinando-se com as partculas da matria comum de forma semelhante ao que ocorre com as combinaes qumicas, ao contrrio da justaposio que acontece com o calrico sensvel; e) no pode ser criado ou destrudo10;
10

De acordo com Roller (1950, p. 47), esse princpio da conservao do calor foi desde o incio considerado como plausvel. Entre os antigos gregos, j exisitia a ideia de que a mat1044 Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

f) tm um peso desprezvel. muito importante, para a compreenso da teoria, verificar o seu poder explicativo em ao. Ponderamos no ser necessria uma anlise pormenorizada das diversas explicaes que cada calorista dava sobre os fenmenos fsicos em que o calrico se fazia presente. Pois, apesar de no haver uma homogeniedade de pensamento, h uma concordncia nos principais pontos. Assim, consideramos essencial apenas uma sntese das ideias mais importantes. Nesse caso, optamos por apresentar como esse assunto era tratado por alguma obra de divulgao cientfica de renome da poca. O livro escolhido foi o Conversations on chemistry: in which the elements of that science are familiarly explained and illustrated by experiments, de Jane Marcet. Segundo Pulido e Silva (2011) e Baldinato (2009), ele foi considerado um dos textos de divulgao da cincia de maior credibilidade e mais lido do sculo XIX. Jane Haldimand (1769-1858), conhecida como Jane Marcet, seu nome de casada, nasceu em Londres, mas o seu pai era um rico comerciante e banqueiro suo. Em 1799, casou-se com Alexander Marcet (1770-1822), um qumico e mdico genebrs que fez a sua carreira cientfica na capital inglesa, destacando-se nos estudos da qumica aplicada medicina, principalmente nas anlises que permitiam a deteco de clculos urinrios e compostos presentes no sangue de diabticos. De acordo com Baldinato e Porto (2009, p. 04):
Influenciada pelos interesses do marido e tambm pelo seu novo crculo de amizades, Jane tomou contato com as palestras de Humphry Davy, William Wollaston e vrios outros divulgadores da cincia do perodo, e se encantou com as maravilhas daquelas cincias. Obviamente, acompanhar as argumentaes lanadas em tais palestras no era tarefa fcil, mas Jane Marcet teve a iniciativa de procurar auxlio e, claro, contava com a facilidade de encontrar bons mestres em seu convvio familiar, incluindo seu marido e amigos, com os quais obtinha as explicaes que precisava. Ao reconhecer o interesse e a importncia de tantos conceitos desconhecidos do pblico, Jane Marcet se sentiu impelida pelo desejo de divulgar essa instruo a outras pessoas, e foi incentivada pelo marido a escrever [...]

A sua carreira oficial como escritora comeou em 1805 com a primeira edio do Conversations on Chemistry. O livro fez tanto sucesso que teve dezesria era indestrutvel, desse modo, se o calor for matria, deve ser indestrutvel tambm. Mas, com o desenvolvimento do mtodo de misturas e do conceito de calor latente, esse postulado tornou-se uma parte indispensvel da teoria do calrico.
Gomes, L. C. 1045

seis edies publicadas na Inglaterra, quatorze edies norteamericanas e duas tradues para o francs, uma destinada ao pblico francs e outra ao suo (BALDINATO; PORTO, 2009, p. 05). O texto destinava-se aproximao entre o pblico feminino e as cincias qumicas, apesar disso, o seu mais clebre leitor foi o jovem Michael Faraday (1791-1867), no tempo em que ainda trabalhava como aprendiz de encadernador. O que pode ser comprovado pela citao abaixo:
[...] A Sra. Marcet foi uma amvel amiga para mim, assim como deve ter sido para muitos dentre a raa humana. Eu fui acolhido na loja de um vendedor de livros e encadernador quando contava treze anos, em 1804, permaneci l por oito anos, e durante a maior parte do tempo encadernava livros. Foi justamente nesses livros, nas horas aps o trabalho, que encontrei os princpios da minha filosofia. H dois em especial que me ajudaram; a Enciclopdia Britnica, pela qual adquiri minhas primeiras noes sobre eletricidade; e Conversations on Chemistry, da Sra. Marcet, que me proporcionou meus fundamentos naquela cincia. Acredito que eu tenha lido sobre o flogisto na Enciclopdia, mas o seu livro surgiu como uma luz em minha mente (FARADAY, 1858 apud BALDINATO; PORTO, 2009, p. 11).

A autora escreveu o livro sob a forma de dilogos entre trs personagens: a professora, Sra. B., e suas alunas, Emily e Caroline. Ao longo de dois 11 volumes , as conversaes abrangem diversos temas relacionados qumica. H tpicos especficos de discusses sobre a natureza do calrico, mas ele tambm aparece em outros momentos como parte integrante da racionalizao de alguns fenmenos. Vamos principiar a nossa anlise com a Conversation II: on light and heat or caloric. A certa altura do texto, a Sra. B. afirma que o calrico pode ser encontrado em uma variedade de formas ou modificaes, mas as duas principais so o calrico livre, ou radiante, e o calrico combinado. Mais adiante, a Sra. B. reala o cuidado que se deve ter na utilizao dos termos calor e calrico:
Sra. B. Nenhuma das modificaes do calrico deve ser corretamente chamada de calor, - o calor, estritamente falando, a sensao produzida pelo calrico em corpos animados; essa palavra, portanto, na linguagem precisa da cincia, deve ser limitada a expressar a sensao. Mas o costume o tem adaptado, do mesmo modo, matria inanimada, e dizemos o calor de um forno,

11

Nesse artigo, foi usada a 5 edio, de 1817.


Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

1046

o calor do Sol, sem qualquer referncia sensao que eles so capazes de excitar. Foi para evitar a confuso que surgiu a partir da mistura de causa e efeito, que os qumicos modernos adotoram a nova palavra calrico para designar o princpio que produz calor, limitam a palavra calor para a expresso da sensao, ainda que eles nem sempre estejam em conformidade com sua prpria linguagem, uma vez que ainda, frequentemente, a empregam em referncia s outras modificaes do calrico que so bastante independentes da sensao (MARCET, 1817, p. 34, grifo nosso, traduo nossa).

A dilatao dos corpos o primeiro fenmeno fsico explicado por Sra. B. utilizando-se da teoria do calrico. Em sua argumentao, esse fato uma consequncia da extrema sutileza do calrico livre que o permite permear quaisquer corpos, impondo um afastamento s suas partculas que ocupar um espao maior do que antes. Assim:
Sra. B. [...] H uma luta contnua entre a atrao da agregao e o poder expansivo do calrico, da ao dessas duas foras opostas, resultam todas as vrias formas da matria, ou graus de consistncia, desde o slido, o lquido e o estado aeriforme. E, consequentemente, descobrimos que a maioria dos corpos so capazes de passar de uma dessas formas para a outra, meramente em consequncia de receberem quantidades diferentes de calrico (MARCET, 1817, p. 35, traduo nossa).

De acordo com esse raciocnio, as variadas capacidades de dilatao dos corpos, ou de um mesmo corpo em estados fsicos desiguais, so atribudas a no igualdade entre as densidades, que ocasiona resistncias diferentes ao do calrico livre. Para explicar como se d o aquecimento e o resfriamento dos corpos, Sra. B. diz que:
Sra. B. [...] Calrico livre sempre tende a difundir-se da mesma maneira, isto , quando dois corpos so de diferentes temperaturas, o mais quente gradualmente divide o seu calor com o mais frio, at que ambos so trazidos mesma temperatura. Assim, quando um termmetro aplicado a um corpo quente, ele recebe calrico; quando a um frio, ele comunica parte do seu prprio calrico, e essa comunicao continua at que o termmetro e o

Gomes, L. C.

1047

corpo atinjam a mesma temperatura (MARCET, 1817, p. 50, traduo nossa).

O leitor, assim como fez a personagem Caroline, pode se questionar como o calrico, que um fluido sem peso, se equilibra entre corpos de diferentes temperaturas. A Sra. B. deu-lhe a seguinte resposta:
Sra. B. [...] Este assunto explicado melhor por uma teoria sugerida pelo Professor Prevost de Genebra, que agora , creio, geralmente adotada. De acordo com essa teoria, calrico composto de partculas perfeitamente separadas umas das outras, cada uma das quais se move a uma velocidade rpida num determinado sentido. Essas direes variam tanto quanto a imaginao pode conceber, cujo resultado que h raios ou linhas dessas partculas que se deslocam com velocidades imensas em todas as direes possveis. Calrico , assim, universalmente difundido, de modo que quando qualquer parte do espao est na vizinhana de outra que contm mais calrico, a parte mais fria recebe uma quantidade de raios calorficos dessa ltima, suficiente para restaurar o equilbrio da temperatura. Essa radiao no s pode ter lugar no espao livre, mas se estende tambm aos corpos de todos os tipos. Assim, voc pode supor que todos os corpos, de qualquer tipo, irradiam constantemente calrico: aqueles que so da mesma temperatura do e absorvem quantidades iguais, de modo que nenhuma variao de temperatura produzida neles, mas quando um corpo contm mais calrico livre do que o outro, a troca sempre a favor do corpo mais frio, at que um equilbrio seja alcanado [...] (MARCET, 1817, p. 52-53, traduo nossa).

Muitos cientistas, na primeira metade do sculo XIX, sustentavam o pensamento de que a luz e o calor eram entidades muito semelhantes. A consequncia dessa concepo foi a realizao de diversos experimentos independentes por William Herschel (1738-1822), Macedonio Melloni (1798- 1854), James David Forbes (1809-1868) entre outros , na tentativa de mostrar que o calor, assim como a luz, possuia as propriedades de reflexo, refrao e polarizao (BASSALO, 1992). Uma experincia sobre esse assunto, que chamou a ateno dos cientistas, foi a reflexo do frio, realizada por Marc-Auguste Pictet (1752-1825). O experimento consistiu em dispor dois espelhos esfricos de frente um para outro, separados por certa distncia, de tal modo que os seus vrtices e focos pertencessem a uma mesma reta. Em um dos focos foi colocado um bulbo de vidro cheio de gelo,

1048

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

observando-se uma queda brusca na temperatura indicada por um termmetro quando o mesmo se posicionava sobre o outro foco. A teoria de Pierre Prvost (1751-1839), apresentada por Marcet, foi concebida para explicar esse fenmeno, sendo depois generalizada para outras situaes (EVANS; POPP, 1985). A Sra. B., aps essas consideraes, no perdeu a oportunidade de sugerir as suas alunas que comprovassem esses resultados por elas mesmas, repetindo o experimento realizado pelo Professor Pictet. No restante da Conversation II: on light and heat or caloric, as personagens continuam fazendo divagaes sobre a radiao e a reflexo do calrico, sem muito acrescentar ao que j foi dito anteriomente. Na Conversation III: continuation of the subject, comea um dilogo interessante sobre a conduo de calor nos corpos. Para explicar a indagao de Caroline do motivo pelo qual um objeto aparenta ser mais frio do que outro a mesma temperatura, a Sra. B. responde que isso se deve a maior rapidez que o calrico transmitido do seu corpo para o objeto. Pelo fato dos materiais possurem diferentes resistncias a passagem do calrico. Mas por que alguns corpos so melhores condutores de calor do que outros? Questionou Emily. Segundo a Sra. B.:
Sra. B. Esse um ponto no muito bem determinado. Especula-se que certa unio ou aderncia ocorre entre o calrico e as partculas do corpo por meio do qual ele passa. Se essa adeso for forte, o corpo retarda o calor, e o reparte com relutncia e lentamente; se for leve, ele se propaga livremente e rapidamente. O poder condutor de um corpo , portanto, inversamente com a sua tendncia para se unir com o calrico (MARCET, 1817, p. 72).

Na sequncia, as personagens discutem situaes do cotidiano relacionadas existncia de bons e maus condutores de calor. Por exemplo, no correto dizer que a roupa de l nos aquece em um dia frio. Ela simplesmente impede que o calrico de nosso corpo escape de modo rpido, como faria normalmente. A conversa segue com algumas reflexes em torno das trocas de calor que ocorrem no meio ambiente, incluindo explicaes do porqu um lago se congelar apenas na superfcie; do porqu a Terra, apesar de receber incessantemente calrico proveniente do Sol, possuir um clima agradvel para se viver; do motivo da neve de montanhas muito altas no se derreter; e mais outros exemplos. No entraremos em detalhes, pelo fato dessas explicaes enfatizarem mais a densidade dos fluidos do que as propriedades do calrico. Contudo, digna de registro a observao feita pela Sra. B. de que h lquidos que contm to grande quantidade de calrico consequentemente, as
Gomes, L. C. 1049

suas partculas tm uma fraca atrao de coeso que so convertidos rapidamente em vapor, sem qualquer aquecimento, apenas aliviando-se a presso sobre eles. Para corroborar essa afirmao, ela elaborou um experimento em que um frasco de ter aberto foi colocado em um recipiente de vidro, de tal modo que apenas um pequeno espao foi deixado entre eles. Esse espao foi preenchido com gua, na mesma temperatura do ter, o recipiente foi fechado e o ar internamente sugado por meio de um dispositivo. Como resultado, para o espanto de Caroline e Emily, observou-se o ter entrar em ebulio e a gua congelar. Caroline conseguiu perceber que a ebulio do ter deveu-se ao ganho de calrico da gua que, por sua vez, congelou em consequncia dessa perda. Mas Emily levantou o seguinte questionamento:
Emily. Isso eu agora compreendo muito bem; mas se a gua congela em consequncia de ceder seu calrico para o ter, o equilbrio de calor deve, nesse caso, ser totalmente destrudo. No entanto, voc nos disse que a troca de calrico entre dois corpos de mesma temperatura sempre igual; como, ento, que a gua, que era originalmente da mesma temperatura que o ter, cede calrico para que ela se congele e o ter ferva? (MARCET, 1817, p. 115, traduo nossa).

A pergunta foi muita perspicaz, pois se dois corpos esto na mesma temperatura, eles possuem idnticas quantidades de calrico livre. Logo, de acordo com a teoria do Professor Prvost, haveria um equilbrio nas trocas de calrico, de tal maneira que as suas temperaturas no se modificariam. Mas, para a Emily, se a gua congelou, a sua tempeatura diminuiu, e se o ter entrou em ebulio, a sua temperatura aumentou. Contrariando o equilbrio previsto. Para esclarecer essa dvida, a Sra. B. repetiu o experimento, colocando um termmetro na gua e outro no ter. Novamente, para a surpresa de suas alunas, o inesperado aconteceu. A indicao da temperatura nos termmetros diminuiu no mesmo ritmo, marcando, ao final do processo, valores iguais. Aps ser questionada sobre o que aconteceu, eis a resposta da Sr. B.:
Sra. B. Eu no posso satisfazer a sua curiosidade no momento, pois antes que possamos tentar explicar esse aparente paradoxo, necessrio se familiarizar com o assunto de CALOR LATENTE: assim, temos de adiar at a nossa prxima conversa (MARCET, 1817, p. 115-116, traduo nossa).

1050

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

Finalizando essa conversao, a Sra. B. ainda responde a uma pergunta de Emily. Se a gua, assim como o ter, poderia ferver sem precisar ser aquecida. A sua explicao esclarecedora:
Sra. B. Sem dvida. Voc deve lembrar que sempre h duas foras para superar, a fim de fazer um lquido ferver ou evaporar; a atrao de agregao e o peso da atmosfera. No cume de uma montanha alta (como o Sr. De Saussure averiguou no Monte Blanc) muito menos calor necessrio para fazer ferver a gua, do que na plancie, onde o peso da atmosfera maior. De fato, se o peso da atmosfera for inteiramente removido, por meio de uma boa bomba de ar, e se a gua for colocada no receptor esvaziado, ela ir evaporar to rpida, por mais frio que possa estar, dando-lhe uma aparncia de ebulio em sua superfcie [...] (MARCET, 1817, p. 116-117, traduo nossa).

A prxima conversa tem o ttulo Conversation IV: on combined caloric, comprehending specific and latent heat. Inicialmente, a Sra. B. discute com as suas alunas a respeito da capacidade dos corpos em armazenar calrico. Sem mencionar o nome de Black, ela faz reflexes similares ao que ele fez, induzindo Caroline e Emily a chegarem concluso de que corpos feitos com materiais diferentes, ainda que tenham massas idnticas, no apresentam igual capacidade para acumular o calrico. Da mesma forma que um recipiente cheio de bolinhas de gude no tem a mesma capacidade de ser preenchido com areia do que outro idntico, mas cheio com pedras de vrios formatos. Todavia, aqui surge uma aparente contradio, percebida por Emily. De acordo com o raciocnio empreendido pela Sra. B., dois corpos de mesma massa, mas com diferentes capacidades para reter o calrico, devem requerer quantidades diferentes desse fluido para aumentarem as suas temperaturas de igual valor. Se os corpos tiverem em equilbrio trmico, eles possuem quantidades idnticas de calrico livre. Nesse caso, como a temperatura final ser a mesma, se a quantidade recebida de calrico foi diferente? O corpo que acolheu mais calrico deveria ter a sua temperatura elevada de maior grau. A Sra. B. elucida essa contestao com o seguinte argumento:
Sra. B. O calrico que empregado no preenchimento da capacidade de um corpo no calrico livre, mas aprisionado no corpo, sendo, portanto, imperceptvel: podemos sentir apenas o calrico que o corpo divide, no aquele que ele retm (MARCET, 1817, p. 125, traduo nossa).

Gomes, L. C.

1051

Em outras palavras, nem todo o calrico recebido por um corpo fica na forma livre, parte dele combinado com as suas partculas. Ao colocarmos a nossa mo sobre um corpo quente, sentimos apenas o calrico livre que transferido, o mesmo acontece com o termmetro. Deixemos as personagens completarem o raciocnio:
Caroline. Eu comeo a entender: mas confesso que a ideia de calor insensvel to nova e estranha para mim, que requer algum tempo para torn-la familiar. Sra. B. Chame-a calrico insensvel, e a dificuldade aparecer muito menos formidvel. Na verdade, uma espcie de contradio cham-lo de calor, pois quando assim situado ele incapaz de produzir essa sensao. No entanto, essa modificao do calrico comumente chamada de CALOR ESPECFICO. Caroline. Mas certamente teria sido mais correto t-lo chamado de calrico especfico. Emily. Eu no entendo como o termo especfico aplica-se a essa modificao do calrico? Sra. B. Ele expressa a quantidade relativa de calrico que diferentes espcies de corpos, de mesmo peso e temperatura, so capazes de conter. Essa modificao tambm frequentemente chamada de capacidade de calor, um termo talvez prefervel, pois explica melhor o seu prprio significado [...] (MARCET, 1817, p. 126-127, traduo nossa).

Imagine o leitor dois corpos de igual massa e temperatura, mas feitos com materiais diferentes. Nesse caso, como a temperatura idntica, ambos possuem certa quantidade Y de calrico livre. Vamos supor que um deles, aps receber uma quantidade 5X de calrico, teve a mesma variao de temperatura do que o outro que recebeu uma quantidade 7X. Ao final do processo, eles no podem ter ficado, respectivamente, com Y + 5X e Y + 7X de calrico livre, pois eles continuam em equilbrio trmico. Assim, ambos possuem Y + Z de calrico livre. A diferena 5X Z, para o primeiro corpo, e 7X Z, para o segundo,

1052

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

o que Caroline denominou de specific caloric. Vejamos, agora, a definio que a Sra. B. d para o calor latente:
Sra. B. Ele outra modificao do calrico combinado, que to anlogo ao calor especfico, que a maioria dos qumicos no fazem distino entre eles; mas o Sr. Pictet, em seu Ensaio sobre o Fogo, to claramente os discriminou, que estou induzida a adotar seu ponto de vista sobre o assunto. Portanto, chamamos de calor latente a poro do calrico insensvel que empregue na mudana de estado dos corpos; isto , na converso de slidos em lquidos, ou lquidos em vapor. Quando um corpo altera o seu estado de slido para lquido, ou de lquido para vapor, a sua expanso ocasiona um aumento sbito e considervel da capacidade de calor, em consequncia, ele absorve imediatamente uma quantidade de calrico, o qual se torna fixada no corpo que transformado; e, como perfeitamente escondido dos nossos sentidos, obteve o nome de calor latente (MARCET, 1817, p. 133-134, traduo nossa).

Caroline sugere mudar o termo latent heat para latent caloric, pois a expresso heat se refere sensao corporal devida transferncia de calrico livre para o nosso corpo. Mas, de acordo com a Sra. B.:
Sra. B. Essa modificao do calor foi descoberta e nomeada por Dr. Black, muito antes que os qumicos franceses introduzissem o termo calrico, e no devemos presumir alter-la, pois ela ainda utilizada por qumicos muito melhores do que ns mesmos. E, alm disso, voc no supe que a natureza do calor alterada pelas diversas vezes que est sendo modificado: se calor latente e calor especfico no excitam as mesmas sensaes que o calrico livre, devido a estarem em um estado de confinamento, que os impedem de agirem sobre os nossos rgos, e, consequentemente, to logo eles estejam livres do corpo em que estavam aprisionados, eles retornam ao seu estado de calrico livre (MARCET, 1817, p. 134, traduo nossa).

Pela ltima fala da Sra. B., fica claro que o calrico apenas um, podendo estar no corpo de modo combinado especfico/latente ou livre. No entanto, possvel o calrico combinado tornar-se livre, e vice-versa. Para elucidar a diferena que existe entre o calor especfico e o latente, a Sra. B. fez um experimento em que uma lmpada aquecia certa quantidade de neve at vaporiz-la. Com o auxlio de um termmetro, as alunas observaram que, quando a
Gomes, L. C. 1053

neve estava derretendo, a temperatura no variava. A Sra. B. explicou que isso aconteceu por que medida que o gelo derrete, o calrico torna-se latente no lquido recm-formado, portanto, no pode aumentar a sua temperatura. Aps estar tudo derretido, o termmetro voltou a subir, mas num ritmo menor, embora a lmpada continuasse aquecendo do mesmo modo. Segundo a Sra. B., pelo fato do calor especfico da gua ser maior do que do gelo, uma parte maior do calrico recebido fica armazenada na forma combinada. Nesse caso, necessrio fornecer mais calor mais tempo de aquecimento para elevar a sua temperatura de um mesmo valor do que antes, portanto, o termmetro sobe mais lento. Esse fato mostra que um corpo slido aumenta a sua capacidade para o calor ao se transformar em um fluido. O experimento prossegue e novamente a temperatura fica estacionria na passagem da gua lquida para vapor. Dessa vez, no h dificuldade por parte das alunas em utilizar o conceito de calor latente para explicar o ocorrido. A Sra. B. afirma que ao reverter o processo, condensar o vapor em gua e, em seguida, convert-la em gelo, o calor latente reaparecer, por completo, na forma de calrico livre. Com a finalidade de mostrar isso, ela conduziu o vapor, por meio de um tubo, a um recipiente com gua fria. Emily notou que o vapor aquecia a gua com grande rapidez. A Sra. B. prontamente replicou:
Sra. B. Isso porque ele no se limita a transmitir o seu calrico livre gua, mas tambm seu calor latente. Esse mtodo de aquecimento de lquidos tornouse vantajoso em vrios estabelecimentos econmicos. As cozinhas a vapor, que esto se popularizando, utilizam do mesmo princpio. O vapor conduzido de modo semelhante, por meio de um tubo, a vrios recipientes que contm os mantimentos a serem cozidos, onde ele comunica a eles seu calrico latente e retorna ao estado de gua [...] (MARCET, 1817, p. 140, traduo nossa).

Continuando com a experincia, a Sra. B. preparou uma mistura de sal e neve para congelar a gua. Ao entrar em contato com o sal, a neve comecou a derreter rapidamente. Mesmo antes de estar totalmente lquida, Caroline verificou que a mistura apresentava uma sensao trmica mais fria do que a do gelo. Vejamos como a Sra. B. explicou esse intrigante fenmeno:
Sra. B. A causa do frio intenso da mistura pode ser atribuda mudana do estado slido para um estado fluido. A unio da neve e do sal produz um novo arranjo de suas partculas, por consequncia, eles se tornam lquidos; a quantidade de calrico necessria para efetuar essa alterao pega pela mistu-

1054

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

ra em qualquer lugar que puder ser obtida. Essa avidez da mistura para o calrico, durante sua liquefao, tal, que converte parte de seu prprio calrico livre em calor latente, e assim que a sua temperatura reduzida (MARCET, 1817, p. 143, traduo nossa).

Na sequncia, ao imergir um copo de vidro com gua na mistura de sal e neve, a indicao da temperatura no termmetro, que estava dentro do copo, decresceu at ficar abaixo do ponto de congelamento da gua, e ainda assim ela no se solidificou. Provocando um novo frenesi entre as alunas. Pacientemente, a Sra. B. esclareceu que isso sempre acontece quando a gua congelada de modo lento, sem ser agitada. Mas, logo em seguida, a temperatura subiu ao ponto de congelamento. No foi difcil para Caroline compreender que essa ascenso teve a sua origem na transformao do calor latente da gua em calrico livre. Todavia, ela foi temporria, durou apenas o tempo necessrio para a retirada do calor latente. Depois a temperatura diminuiu novamente at se igualar com a temperatura da mistura de sal e neve. Nesse ponto, Emily se sente encorajada para explicar o experimento em que o ter ferveu e a gua congelou, com a temperatura de ambos decaindo no mesmo ritmo. A seu ver, o calor latente, que a gua cedeu no congelamento, foi imediatamente absorvido pelo ter, durante a sua converso em vapor. Entretanto, o seu raciocnio foi corrigido pela Sra. B.:
Sra. B. Mas isso s conta parcialmente para o resultado da experincia, que continua a ser explicada por que a temperatura do ter, enquanto no estado de ebulio, trazida para baixo da temperatura de congelamento da gua. por causa do ter, durante a sua evaporao, reduzir a sua prpria temperatura, na mesma proporo que a da gua, por meio da converso de seu calrico livre em calor latente: de modo que, embora um lquido ferva e o outro congele, as suas temperaturas permanecem em um estado de equilbrio (MARCET, 1817, p. 149-150, traduo nossa).

Podemos encerrar por aqui o exame dessa memorvel obra, pois conseguimos abranger os fenmenos trmicos mais discutidos pelas pesquisas na rea de ensino de Fsica que tm como temtica o conceito de calor, a saber: a natureza do calor; a relao entre o calor e a temperatura; a dilatao dos corpos; a propagao do calor; a mudana de estado fsico; o calor sensvel e o calor latente. Procuramos, na medida do possvel, no fazer juzo de valor sobre o que estava sendo discutido. A nossa inteno foi compreender, com mais profundidade, a lgica dos argumentos que garantem teoria do calrico um poder explicativo mais refinado.

Gomes, L. C.

1055

No entanto, ela no passou inclume pelo perodo de 1760 a 1850. Alm de algumas divergncias entre os prprios caloristas, ela sofreu ataques dos defensores da teoria dinmica do calor, que, assim como a sua adversria, teve vrias verses (FOX, 1971; ROLLER, 1950). Nessa poca, entre os principais opositores ao conceito de calor como substncia, sem dvida nenhuma, o nome mais lembrado o do Conde Rumford (BROWN, 1949; FOX, 1971; MEDEIROS, 2009; MULLER, 2007; ROLLER, 1950). Desse modo, ele ser o representante dessa vertente terica em nossa anlise. Objetivamos exemplificar quais foram as suas principais crticas direcionadas teoria do calrico, bem como mostrar como elas foram respondidas.

V. Crticas teoria do calrico: o caso do Conde Rumford


Benjamin Thompson (1753-1814) nasceu em Massachusets, nos Estados Unidos. Aos dezenove anos casou-se com uma viva rica, indo morar em sua casa na cidade de Rumford. Na Guerra da Independncia dos Estados Unidos da Amrica, foi espio dos ingleses. Quando as tropas britnicas foram foradas a abandonar Boston, ele saiu junto com os soldados, deixando para trs a esposa e uma filha. Passou a servir nas tropas inglesas como tenente coronel, sua funo na prtica era de um excelente engenheiro. Dentre as muitas coisas que ajudou a planejar, estavam a construo e o aperfeioamento das armas de fogo. Mas a sua estadia na Inglaterra no durou muito tempo. Acusado de vender segredos de guerra para a Frana, foi aconselhado pelo Rei George III, de quem era amigo, a ir para o continente. Desse modo, ele se estabeleceu em Munique, ficando a servio de Karl Theodor, o Eleitor da Baviera. As suas contribuies Fsica nasceram todas da preocupao com o calor e com os fenmenos a ele relacionados, frutos da preocupao com a produo de armamentos. Na Baviera atuou como um eficiente engenheiro militar e administrador, recebendo o ttulo de Conde. Escolheu o nome de Rumford em homenagem cidade onde a sua primeira esposa nasceu. A sua segunda esposa foi a viva de Lavoisier, morto na guilhotina durante a Revoluo Francesa, mas o casamento no durou muito, devido s brigas do casal (MEDEIROS, 2009). Ao trabalhar na perfurao de canhes na Baviera, Conde Rumford teve a intuio sobre a natureza dinmica do calor, a sua mais famosa contribuio cincia. Diferente do que se divulgam nos livros didticos, seus experimentos no foram decisivos para provar que o calrico no existia. Ele foi durante algum tempo um fiel adepto dessa teoria substancialista, contribuindo, inclusive, para o seu desenvolvimento. Os seus trabalhos apenas lanaram, com bastante vigor, a conjectura de que o calor deveria ser uma forma de movimento, fornecendo vrios
1056 Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

indcios que nortearam o caminho daqueles que o seguiram nesse pensamento (MEDEIROS, 2009). Encontramos em Roller (1950) uma boa fonte de consulta de suas principais ideias, com excertos originais de algumas de suas obras. O primeiro texto analisado um artigo publicado no Philosophical Transactions of the Royal Society, em 1799, com o ttulo An inquiry concerning the weight ascribed to heat. No pargrafo inicial do artigo, ele afirma que as diversas experincias que foram feitas, at aquele momento, com o objetivo de determinar o peso do calrico, esto sujeitas a muitos erros. No apenas por causa das imperfeies dos instrumentos utilizados, mas tambm por causa dos efeitos das correntes de ar causadas pelo calor ou pelo frio do corpo que colocado na balana. Assim, ele relata que: um tempo considervel desde que eu comecei a meditar sobre esse assunto, fiz muitas experincias com vista sua investigao; nesses experimentos, tomei todas as precaues para evitar erros dos quais conheo as suas diversas fontes, um desejo sincero de averiguar um fato que eu julguei ser importante de ser conhecido me inspirou; mas, apesar de todas as minhas pesquisas, conveno-me, mais e mais, que um corpo no adquire peso adicional ao ser aquecido, ou melhor, que o calor no tem qualquer efeito sobre os pesos dos corpos, tenho sido to sensvel delicadeza da averiguao que estou h muito tempo com receio de formar uma opinio definitiva sobre o assunto (THOMPSON, 1799 apud ROLLER, 1950, p. 50, traduo nossa). A inteno de Rumford, por essa poca, era investir contra a teoria do calrico em seus pontos mais frgeis. Nesse caso, ele entrou no debate sobre a questo do peso dessa substncia. Muitos experimentos confirmaram uma alterao no peso dos corpos quando eram aquecidos ou resfriados. Outros mostraram nenhuma modificao. Dvidas pairavam, de ambos os lados, sobre a qualidade das medidas efetuadas. Desse modo, ele apresenta, ao longo do artigo, todas as precaues que tomou para obter os resultados mais precisos, chegando a seguite concluso: Creio que podemos concluir com segurana que TODAS AS TENTATIVAS PARA DESCOBRIR QUALQUER EFEITO DO CALOR SOBRE OS PESOS APARENTES DOS CORPOS SERO INFRUTFERAS (THOMPSON, 1799 apud ROLLER, 1950, p. 59, traduo nossa).

Gomes, L. C.

1057

Contudo, para muitos outros cientistas e filsofos do sculo XVIII, essa no era considerada uma grave objeo teoria. Havia uma convico de que uma pequena classe de "substncias imponderveis", que alm do calrico inclua a eletricidade, a luz e o magnetismo, no estava sujeita a atrao gravitacional, pelo menos no era perceptvel, ao contrrio da matria comum. Mas, segundo Roller (1950, p. 61, traduo nossa): Embora os experimentos de Rumford sobre o peso do calor no pudessem ter sido completamente conclusivos, sem dvida foram os melhores de todos os experimentos realizados sobre esse assunto. Na verdade, o presente artigo tem como caractersitca a descrio de uma tcnica experimental magnfica, sendo um exemplo clssico do que a investigao cientfica tem de melhor. Apesar de esse elogio, os experimentos mais comentados realizados pelo Conde Rumford foram sobre o aquecimento dos canhes quando perfurados. Ele relatou os seus achados em um artigo intitulado "An inquiry concerning the source of heat which is excited by friction", que foi lido em uma reunio da Royal Society, em janeiro de 1798, e posteriormente publicado no Philosophical Transactions, no mesmo ano. As circunstncias que o inspiraram a executar esses experimentos foram assim descritas por ele:
Foi por acaso que fui levado a fazer as experincias que estou prestes a dar contas, embora no sejam talvez de importncia suficiente para merecer uma introduo to formal, no posso deixar de me elogiar, pois elas so curiosas de ser pensadas em vrios aspectos, dignas da honra de serem dadas a conhecer Royal Society. Estava envolvido recentemente na superintendncia da perfurao de canhes nas oficinas do arsenal militar de Munique, fiquei impressionado com o grau muito considervel de calor [temperatura] que uma arma de bronze adquire em um curto espao de tempo em que est sendo perfurada, e ainda com a temperatura maior (muito mais elevada do que a da gua em ebulio, como encontrada por experincia) das lascas metlicas separadas do canho pela broca. Quanto mais eu meditava sobre esses fenmenos, mais eles me pareciam ser curiosos e interessantes. Uma investigao completa deles parecia prometer dar uma compreenso mais avanada sobre a natureza oculta do calor, permitindo-nos formar algumas conjecturas razoveis a respeito da existn-

1058

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

cia, ou inexistncia, de um fluido gneo um assunto sobre o qual as opinies dos filsofos de todas as pocas tm sido muito divididas (THOMPSON, 1798 apud ROLLER, 1950, p. 63, traduo nossa).

12

O fato de o calor poder ser produzido por atrito era conhecido desde os tempos mais remotos. A contribuio de Rumford foi perceber que um estudo mais profundo sobre o motivo de uma grande quantidade de calor ser causada pela perfurao dos canhes poderia lanar uma nova luz sobre a sua natureza oculta. As suas reflexes tinham como objetivo descobrir qual era a origem dessa imensa quantidade de calor. Em sua primeira ao de trabalho, ele pesquisou se o calor produzido durante a perfurao do canho, deriva ou no das lascas do metal, pois essa era a resposta dada por alguns caloristas (BROWN, 1949; FOX, 1971; ROLLER, 1950). Esses adeptos da teoria substancialista do calor afirmavam que parte do calor latente do material era liberada durante a abraso, juntamente com as lascas metlicas. De tal forma que a capacidade para o calor ou o calor especfico das lascas metlicas tornava-se menor. Segundo Roller (1950, p. 64), aparentemente, ningum tinha feito experimentos para verificar se essa diferena nos calores especficos realmente existia. Aps descrever em detalhes os procedimentos adotados, Rumford concluiu que no houve uma alterao significativa nos calores especficos. No entanto: Estritamente falando, a demonstrao de Rumford de que as lascas metlicas e a parte maior tm o mesmo calor especfico, mesma temperatura, no constitua uma refutao completa da explicao dos caloristas de como o calor era desenvolvido por atrito. Mostrar que os dois calores especficos so iguais pode ter sido necessrio, mas no foi suficiente [...] (ROLLER, 1950, p. 66, traduo nossa). Isso por que a hiptese de que os calores especficos eram diferentes proposta por William Irvine e admitida pelos seus seguidores no implicava, de modo conclusivo, na diferena entre os calores latentes. De outro modo, ainda poderia ser dito que, embora as lascas metlicas e o metal do objeto de onde elas vieram possussem os mesmos calores especficos mesma temperatura, o metal do objeto continha mais calor latente do que as lascas. Desse modo, a diferena teria sido liberada na forma de calrico livre durante a abraso (FOX, 1971;

12

Segundo Roller (1950, p. 63), na literatura da poca de Rumford, os termos fluido geno, fluido de calor, matria de calor, calrico e calor eram usados indistintamente.

Gomes, L. C.

1059

ROLLER, 1950). Mas, para Rumford, era evidente que o calor produzido no poderia ser atribudo s lascas metlicas. Entretanto, no satisfeito com esses estudos, ele elaborou outro experimento. Com a ajuda de dois cavalos, um dispositivo era colocado em rotao forando um cilindro macio de metal, com uma massa de 113 lb, a girar pressionado a uma broca sem corte. Para evitar, na medida do possvel, a perda de qualquer parte do calor que foi gerada no experimento, o cilindro foi coberto com um revestimento de flanela grossa. No incio, a temperatura do ar na sala, como tambm a do cilindro, era de 60 F. Depois de 30 minutos, cessado o movimento quando o cilindro tinha realizado 960 voltas sobre seu eixo, um termmetro de mercrio foi introduzido em um buraco feito na lateral do cilindro, subindo, quase instantaneamente, para 130 F. A quantidade de calor que fez a temperatura do cilindro variar era suficiente para fazer derreter 6,5 lb de gelo, porm, apenas uma pequena poro de 837 g de p metlico foi recolhida no final do processo. Considerando que o calor especfico do p metlico igual ao do material do cilindro, como Rumford j havia verificado, para 837 g de p metlico ter fornecido uma quantidade calor capaz de variar em 70 F a temperatura de 113 lb do cilindro, a sua temperatura teria que diminuir o valor absurdo de 66.360 F. Obviamente, isso no foi observado. Em suas palavras:
Encontrando muitas razes para concluir que o calor gerado ou excitado, como eu preferiria escolher para express-lo nesses experimentos, no foi fornecido custa do calor latente ou calrico combinado do metal, fui em frente com as minhas interrogaes e me esforcei para descobrir se o ar contribua qualquer coisa, ou no, na gerao dele (THOMPSON, 1798 apud ROLLER, 1950, p. 73, traduo nossa).

Rumford afirmou no ter visto, ao longo do experimento, nenhum sinal de reao qumica relacionada com a presena do ar que pudesse ter ocasionado o calor. Mas, para no pairar dvidas, ele decidiu refazer a experincia de tal maneira que o ar fosse retirado por meio de um mecanismo com um mbolo da superficie de contato entre a broca e o cilindro. O resultado no foi muito diferente do anterior. No satisfeito, ele encerrou todo o aparato em uma caixa cheia dgua gelada a 60 F. Para a sua surpresa, depois de duas horas e meia, toda a gua havia entrado em ebulio, atingindo a temperatura de 210 F. Antes de emitir o seu parecer final no artigo, ainda restava mais uma considerao a ser feita, conforme ele esclarece na passagem abaixo:

1060

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

Resta-me dar conta de mais um experimento que foi feito com esse aparato. Descobri, pelo experimento No. I, quanto calor foi gerado quando o ar teve livre acesso s superfcies metlicas que foram friccionadas juntas. Pelo experimento No. 2, verifiquei que a quantidade de calor gerada no foi sensivelmente diminuda quando o ar no teve acesso livre. O experimento N o. 2 indicou que a gerao do calor no foi impedida ou retardada mantendose o aparato imerso em gua. Mas, nessa ltima experincia mencionada, a gua, embora rodeando o cilindro metlico oco de todos os lados, externamente, no foi permitida de entrar na cavidade da perfurao (sendo impedida pelo pisto) e, consequentemente, no entrou em contato com as superfcies metlicas onde o calor foi gerado. Para ver quais os efeitos que seriam produzidos dando a gua livre acesso a essas superfcies, fiz agora o prximo experimento (THOMPSON, 1798 apud ROLLER, 1950, p. 78, traduo nossa).

Quanto produo de calor, no houve nada de novo em relao ao que j foi verificado nos experimentos anteriores. Rumford menciona apenas que ficou surpreendido com a pouca diferena no barulho feito pela broca em atrito com o fundo do cilindro. Esse rudo era insuportvel tanto com as superfcies em contato com o ar quanto com a gua. Finalizada essa quarta e ltima experincia, ele chega seguinte concluso sobre a origem da imensa quantidade de calor que surge na frico de duas superfcies metlicas:
No debate sobre esse assunto, no deve ser esquecido de considerar que, em muitas circunstncias notveis, a fonte de calor gerado pelo atrito nessas experincias pareceu ser inesgotvel. desnecessrio acrescentar que qualquer coisa que qualquer corpo isolado, ou sistema de corpos, pode continuar a fornecer sem limitao, no pode possivelmente ser uma substncia material, parece-me ser extremamente difcil, se no impossvel, formar qualquer ideia distinta de qualquer coisa capaz de ser excitada e comunicada na forma em que o calor foi excitado e comunicado nessas experincias, a no ser o MOVIMENTO (THOMPSON, 1798 apud ROLLER, 1950, p. 79-80, traduo nossa).

Sabiamente, Rumford concentrou o seu ataque final no princpio basilar para os caloristas, a saber: o princpio da conservao do calrico. O conjunto dos experimentos mostrou que havia uma fonte inesgotvel de calor por atrito. Se o calrico fosse retirado de um objeto por frico, como alegavam os caloristas, deveria haver um estgio em que todo o calrico seria esgotado. Mas isso no foi
Gomes, L. C. 1061

observado. Dessa maneira, se um objeto isolado pode continuar a fornecer calor, indefinidamente, ento o calor no pode ser uma substncia material. Por consequncia, a origem do calor deve ser atribuda ao movimento das partculas dos materiais que se atritavam. No entanto, Rumford deixa claro que no sabe como ou por que meios esse movimento produz e faz o calor se propagar. Em contrapartida, segundo Roller (1950, p. 80), um defensor da teoria do calrico questionou a afirmao de que a fonte de calor nesses experimentos por atrito era inesgotvel. Ele argumentou que a quantidade de calor observada foi apenas uma pequena frao da quantidade total de calor que o metal possua. Alm disso, outras explicaes foram sugeridas, como exemplifica Roller (1950, p. 67, traduo nossa):
Um defensor da teoria do calrico afirmou, em 1830, que nenhum dos experimentos acima mencionados sobre os calores especficos teve qualquer significado para determinar se o calor deriva ou no durante a perfurao das lascas de metal. Ele sustentou que esse calor poderia ter vindo no das lascas, mas a partir da camada de metal da parte maior em contato com a broca. A enorme fora que essa camada foi submetida tenderia a comprimila e aumentar a sua densidade; h muito tempo j se sabia que quando qualquer pedao de metal comprimido, como ao martel-lo, calor desenvolvido. Esse calor, o calorista disse, foi espremido para fora do metal como resultado da compresso. Assim, na perfurao do canho, sucessivas camadas frescas de metal do canho foram expostas compresso como resultado da abraso, portanto, cada camada em sucesso libertou uma determinada quantidade de calor. Se quaisquer alteraes na densidade ou no calor especfico ocorreram, estariam, desse modo, limitadas s superfcies das camadas da grande massa de metal, e isso Rumford no testou.

VI. O declnio da teoria do calrico


O leitor deve ter percebido que os argumentos de Rumford no foram suficientes para por fim teoria do calrico, como apregoam muitos livros didticos de Fsica (CABRAL; LAGO, 2002; GASPAR, 2000; MXIMO; ALVARENGA, 2000; RAMALHO JUNIOR, FERRARO; SOARES, 2007). A citao de Fox (1971, p. 104, traduo nossa), a seguir, muito ntida sobre esse ponto:
Na dcada de 1800-1810, a teoria do calrico foi provavelmente mais amplamente aceita do que em qualquer outro momento de sua histria. O questionamento da materialidade do calor, que tinha sido realizado na virada do sculo, no s por Rumford, mas tambm, como veremos, por Humphry
1062 Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

Davy e Thomas Young, teve resultado extremamente pequeno, e a viso de que [calor] quase universalmente considerado o efeito de um fluido foi a que a maioria dos homens de cincia considerou aceitvel em 1800, em 1810, ou mesmo em 1815, tanto quanto tinha sido em 1797, quando apareceu na terceira edio da Encyclopaedia Britannica, pouco antes de Rumford, Davy, e Young exporem as suas crticas [...].

Outro detalhe, muito bem lembrado por Medeiros (2009), que a teoria dinmica do calor tambm sofria ataques dos caloristas. Por exemplo, a dificuldade que ela tinha em explicar como o calor se propagava no vcuo. Ou seja:
[...] derrubar uma dessas teorias no era nada simples. As pessoas costumavam pensar que bastava colocar um defeito em uma teoria para que ela casse. Mas isso ingnuo, porque, no nosso caso, mesmo que uma teoria no explicasse um certo fenmeno, ela explicava bem uma srie de outros fenmenos. Cada teoria era complexa como uma estrutura. Voc mexia aqui, e ela balanava ali, sacou? E ainda tinha a questo dos contra-ataques (MEDEIROS, 2009, p. 12).

A pergunta sobre quais foram as principais causas que fizeram com que a teoria do calrico fosse abandonada, ainda no foi respondida de forma satisfatria pelos historiadores da cincia. Fox (1971, p. 02), por exemplo, observa que a rejeio, depois de 1815, da abordagem laplaciana para a cincia, baseada em princpios newtonianos e na crena de fluidos imponderveis, foi uma das mais relevantes causas do descrdito da teoria do calrico. De acordo com Brush (1988, p. 228), os fatores mais importantes foram: a descoberta do princpio da conservao da energia; as evidncias de que a presso de um gs no era causada por foras repulsivas intermoleculares, ideia essa associada ao calrico; e a aceitao generalizada da teoria ondulatria da luz, a qual combinada com a viso de que calor e luz so qualitativamente o mesmo fenmeno sugeria que o calor, como a luz, uma forma de movimento ondulatrio em vez de uma substncia. Independentemente das razes exatas, Fox (1971, p. 3-4, traduo nossa) resume qual foi a atitude dos cientistas no perodo final da aceitao da teoria:
[...] o resultado na dcada de 1820 no foi uma virada brusca para nossa teoria moderna vibracional, mas um perodo de agnosticismo largamente reconhecido no que diz respeito natureza do calor, um perodo que se prolongou at a teoria do calrico ser finalmente abandonada por volta de 1850. Em virtude desse agnosticismo, no de se surpreender que a teoria do calrico no foi um alvo fcil para os conservacionistas da energia; no

Gomes, L. C.

1063

meio do sculo ainda era tecnicamente a teoria prevalecente do calor, embora convencesse muito pouco.

Apesar de no haver uma unanimidade quanto aos fatores primordiais que abalaram a teoria do calrico, os pesquisadores concordam que o advento da conservao da energia, substituindo a conservao do calrico, deu o golpe final. Outro fator de grande importncia pode ter sido o clculo do equivalente mecnico do calor realizado por Mayer e Joule (BROWN, 1949; BRUSH, 1988; FOX, 1971; MEDEIROS, 2009; MULLER, 2007; ROLLER, 1950). O conceito de energia, que foi se consolidando a partir do fim da dcada de 1840, finalmente pde servir como elemento de ligao entre a mecnica e a termodinmica.

VII. O linguajar calorista dos livros didticos de Fsica


De acordo com Garcia Houcarde e Rodrigues de Avila (1985, p. 192, grifo nosso, traduo nossa):
A explicao fsica dos fenmenos associados com o <<calor>> passou por trs fases: a) O calor um fluido contido nos corpos e intercambivel. b) O calor uma forma de energia e c) O calor o nome convencional de um processo.

Assim como o trabalho (W), o calor (Q) um processo pelo qual possvel variar a energia de um sistema. A diferena que o trabalho (W) envolve interaes macroscpicas em que as foras so mensurveis, ao contrrio do calor (Q) que pode ser interpretado como um conjunto de microtrabalhos, realizados em nvel microscpico, que ocorrem como consequncia do contato entre objetos de diferentes temperaturas ocasionando a variao da energia interna de ambos (DOMNECH, 2000; DOMNECH et al., 2003). Compreendendo a energia interna como:
[...] a energia associada aos componentes microscpicos de um sistema tomos e molculas quando vistos a partir de um referencial em repouso em relao ao sistema. Inclui a energia cintica e potencial associada com o movimento aleatrio translacional, rotacional e vibratrio dos tomos ou das molculas que compem o sistema, bem como a energia potencial intermolecular (SERWAY; JEWETT JUNIOR, 2005, p. 589).

No entanto, ao analisarmos os textos de alguns livros didticos de Fsica, ainda encontramos expresses que eram corriqueiras nos textos dos antigos adep-

1064

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

tos da teoria substancial do calor, tais como: calor cedido, absorvido, recebido, ganho, perdido, liberado, transferncia e trocas de calor. Por exemplo, vejamos abaixo um trecho do livro de Marcet (1817) e um de Mximo e Alvarenga (2000) explicando o motivo pelo qual um objeto, ao ser tocado pela mo que est a uma temperatura maior, aparenta ser mais frio do que outro a mesma temperatura:
Sentimos a lareira e a mesa mais frios que o tapete ou o livro porque esses ltimos no so to bons condutores de calor como os primeiros. Calrico encontra uma passagem mais fcil ao longo do mrmore e da madeira do que ao longo do couro e da l; os dois primeiros, portanto, absorvem o calor mais rapidamente de sua mo, e, consequentemente, do-lhe uma forte sensao de frio do que os dois ltimos, apesar de estarem todos eles realmente mesma temperatura (MARCET, 1817, p. 71, grifo nosso, traduo nossa). Quando tocamos em uma pea de metal e em um pedao de madeira, ambos em um mesmo ambiente, isto , ambos mesma temperatura, o metal nos d a sensao de estar mais frio do que a madeira. Isto ocorre porque, sendo o metal um condutor trmico melhor do que a madeira, haver uma maior transferncia de calor de nossa mo para a pea metlica do que para o pedao de madeira (MXIMO; ALVARENGA, 2000, p. 120, grifo nosso).

Quase dois sculos depois, os autores dos livros didticos de Fsica utilizam a mesma linguagem do que os primeiros escritores caloristas. Do modo que foi exposto, ao associarem a transferncia mais rpida de calor de nossa mo com a sensao de uma pea metlica estar mais fria do que um pedao de madeira, os autores estabelecem uma ligao entre a quantidade de calor que se tem na mo e a sua temperatura. Quanto mais rpido se perde essa quantidade de calor, mais rpido a temperatura decresce. Para o leitor se certificar de que isso no uma concluso forada, vamos mostrar algumas expresses que aparecem em alguns livros didticos analisados, quando os seus autores discorrem sobre o assunto capacidade calorfica ou capacidade trmica de um corpo:
Quando dois ou mais corpos cedem ou absorvem quantidades iguais de calor, a variao de temperatura por eles sofrida , em geral, diferente uma da outra [...] (GASPAR, 2000, p. 310, grifo nosso).

Gomes, L. C.

1065

[...] Portanto, fornecendo a mesma quantidade de calor a corpos diferentes, eles, em geral, apresentam variaes diferentes em suas temperaturas [...] (MXIMO; ALVARENGA, 2000, p. 123, grifo nosso). Se medirmos a variao de temperatura 'T de um determinado corpo ao fornecermos uma quantidade Q de calor, podemos calcular a razo Q/'T [...] (CABRAL; LAGO, 2002, p. 55, grifo nosso). O nome dessa grandeza (capacidade trmica) vem do seguinte fato: ela pode ser entendida como a medida da capacidade de receber ou perder calor que um corpo tem, para uma dada variao de temperatura [...] (RAMALHO JUNIOR, FERRARO; SOARES, 2007, p. 50, grifo nosso). A capacidade trmica C de um objeto a constante de proporcionalidade entre o calor Q recebido ou cedido por um objeto e a variao de temperatura 'T do objeto [...] (HALLIDAY, RESNICK; WALKER, 2009, p. 191, grifo nosso). [...] A quantidade de calor Q necessria para aumentar a temperatura de uma amostra da substncia proporcional variao da temperatura e massa da amostra [...] (TIPLER; MOSCA, 2009, p. 600, grifo nosso). [...] Podemos alterar a temperatura de um corpo fornecendo calor ou retirando calor do corpo [...] (SEARS, et al., 2008, p. 113, grifo nosso). Se tivermos m gramas de uma substncia pura de calor especfico c, a quantidade de calor 'Q necessria para elevar sua temperatura de 'T [...] (NUSSENZVEIG, 2002, p. 170, grifo nosso).

Agora, vamos ver o que dizem Joseph Black e Jane Marcet quando examinam o mesmo tema:
[...] Mercrio, portanto, tem menos capacidade para calor (se me permitido usar essa expresso) do que tem a gua; uma menor quantidade de calor necessria para elevar sua temperatura pelo mesmo nmero de graus (BLACK, 1803 apud ROLLER, p. 24, grifo nosso, traduo nossa). [...] Assim, verifica-se que a fim de elevar a temperatura de diferentes corpos em o mesmo nmero de graus, diferentes quantidades de calrico so requeridas para cada um deles. Se, por exemplo, voc colocar uma libra de chumbo, uma libra de giz e uma libra de leite em um forno quente eles sero gradualmente aquecidos at a temperatura do forno, mas o chumbo vai a-

1066

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

tingi-la primeiro, o giz depois e o leite por ltimo (MARCET, 1817, p. 123, grifo nosso, traduo nossa).

De novo, no h diferena na maneira de se expressar dos autores dos oito livros e dos antigos caloristas. Poderamos reproduzir mais inmeros exemplos, mas achamos desnecessrio. Para quem tiver interesse, sugerimos uma leitura na ntegra da obra de Jane Marcet e de outros partidrios da teoria do calor como um fluido sutil. Facilmente sero encontradas outras semelhanas. Um aspecto que merece ser destacado que dos oito livros analisados seis apresentam um breve resumo histrico da evoluo do conceito de calor, alm de todos alertarem, em poucas palavras, que o calor no pode ser interpretado como algo contido nos corpos. Portanto, apesar de estarem cientes de que o conceito de calor no deve ser associado a um fluido sutil, os autores examinados no deixaram dvidas, pelo desenvolvimento de suas ideias, de que essa abordagem ainda no significativa para eles. Acreditamos que as expresses utilizadas metaforicamente como se o calor fosse algo material que pudesse ser transportado conduzido de um lugar para outro dificultam a compreenso dos processos microscpicos envolvidos na variao de energia interna de um sistema, decorrentes de uma diferena de temperatura entre as suas partes, ou entre ele e sua vizinhana. Alm disso, a variao da temperatura associada com a perda ou ganho de calor que um corpo sofre induz e/ou refora a crena de que a temperatura uma grandeza Fsica relacionada com a quantidade de calor que um corpo possui. Se o corpo perder calor, a temperatura diminui. Se ele ganhar calor, a temperatura aumenta. Isso um obstculo ao entendimento da temperatura como uma grandeza Fsica relacionada aos diversos tipos de movimento que as partculas de um sistema possuem. Se 13 olharmos sob o ponto de vista dos obstculos epistemolgicos de Bachelard
13

Na perspectiva de Bachelard o inconsciente do esprito cientfico a fonte primordial de contra-pensamentos, mais ou menos disfarados, baseados em dados sensoriais, que dificultam a emergncia de valores racionais. a estas resistncias do pensamento ao pensamento que Bachelard chama obstculos epistemolgicos. Eles so, diz, conhecimentos subjectivos, essencialmente do foro afectivo que entravam o conhecimento objectivo. So geralmente anquilosantes porque bloqueiam o pensamento. Dizem respeito a aspectos intuitivos, imediatos e sensveis; a experincias iniciais; a relaes imaginrias; a conhecimentos gerais, unitrios e pragmticos; a perspectivas filosficas empiristas, realistas, substancialistas e animistas; a interesses, hbitos e opinies de base afectiva, etc. So erros, investidos de tal energia psquica, que se tornam tenazes e resistentes a toda a mudana [...] Nesta perspectiva, paradoxalmente, o prprio saber que entrava o progresso do saber [...] (SANTOS, 1991, grifo nosso).
Gomes, L. C. 1067

(2005), temos aqui um obstculo substancialista, em que a principal caracterstica :


[...] assumir a substncia como fundamento da realidade mesma. Este obstculo, como diz o prprio Bachelard, essencialmente polimorfo, vago e imensamente tolerante. A substancializao no explica como realmente age o calor. A simples presena da substncia suficiente para que o fenmeno acontea. A substncia exerce uma funo que se auto-justifica. No h necessidade de maiores explicaes, pois, por definio, a substncia do calor tem a funo de aquecer. Todo o processo explicado pelas qualidades inerentes substncia [...] (SANTOS, 2009, p.120).

Esse obstculo substancialista do conceito de calor tambm dificulta a compreenso cientfica de outros fenmenos fsicos que se originaram com o desenvolvimento da teoria do calor como um processo. De acordo com Schenberg (1985, p. 106-107, grifo nosso):
Esta grande revoluo, talvez a maior de todas que houve na Fsica depois da criao da Mecnica no sculo XVII, foi exatamente a criao da teoria dos quanta. E foram os estudos do calor e da termodinmica que levaram a essa revoluo. [...] Durante o sculo XIX se desenvolveram, portanto, essas duas teorias: a teoria do calor e a teoria do campo eletromagntico. A teoria do calor conduziu mecnica estatstica e introduo dos conceitos probabilsticos na Fsica.

VIII. Consideraes finais


Neste artigo, alm de alertar professores e alunos quanto aos erros de afirmaes histricas presentes nos livros didticos de Fsica. No nosso caso, a afirmao de que Joseph Black foi o primeiro a pesquisar o calor como substncia e que os experimentos do Conde Rumford foram cruciais para o abandono dessa teoria. Evidenciamos a origem de muitos termos que utilizamos no estudo da calorimetria. De acordo com Mazzotti e Oliveira (1999, p. 07), [...] a crtica das metforas imprprias uma das tarefas de toda e qualquer argumentao filosfica e cientfica. Esta tarefa no pode ser deixada de lado quando se trata da educao escolar. Foi o que fizemos. Podemos dizer que as concepes alternativas dos alunos sobre o conceito de calor so reforadas ou induzidas pelo linguajar utilizado pelos autores dos livros didticos de Fsica. Haja vista a semelhana entre o que est escrito nos livros e o que os alunos dizem. Para se certificar, compare o leitor

1068

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

a lista abaixo apresentada por Garcia Houcarde e Rodrigues de Avila (1985, p. 189, traduo nossa), em que aparece as principais concepes dos alunos sobre esse tema, com os trechos dos textos que analisamos: - <<O calor pode ser transmitido de uns corpos para outros>>. - <<Os pneus de um carro que freia ganham calor>>. - <<Todo o corpo possui calor>>. - << a energia que desprendem as molculas dos corpos ao porem-se em movimento>>. - <<A temperatura a quantidade de energia calorfica que possui um corpo>>. - <<O frio a falta de calor>>. - <<O calor transmitido atravs dos corpos com maior ou menor velocidade de acordo com a matria do corpo>>. - <<O calor um aumento de temperatura>>. - <<O calor uma das formas em que se transforma a energia>>. - <<Em nosso corpo guardamos calor, temos uma temperatura>>. - <<Os agasalhos do calor>>. - <<Esta panela mantm bem o calor>>. - << Todos juntos nos damos calor>>. - <<As garrafas trmicas so recipientes que armazenam o calor ou o frio>>. - <<Feche a porta que sair o calor ou o frio entrar>>. - <<Suo porque tenho muito calor>>. evidente, para ns, que a linguagem utilizada pelos autores dos livros didticos contribuem, no mnimo, para a manuteno dessas concepes. Algumas pesquisas chegaram mesma concluso (ALOM; MALAVER, 2007; AXT; BRUCKMANN, 1989; CINDRA; TEIXEIRA, 2004; GARCIA HOUCARDE; RODRIGUES DE AVILA, 1985; SILVA; LABUR; NARDI, 2008; SUMMERS, 1983, entre outras). Esse fato tambm foi observado por Castieiras, Pro Bueno e Fernndez (1998, p. 473, grifo nosso, traduo nossa):
Gomes, L. C. 1069

Temos que advertir que a existncia de ideias alternativas depois de n perodos de instruo, alm de ser consequncia das caractersticas de resistncia mudana que apresentam, reforada por algumas expresses, muitas vezes infelizes, que aparecem em livros que utilizam nossos alunos [...].

Complementamos essa reflexo com as palavras de Mazzotti (2005, p. 4):


[...] o livro didtico pe sob os olhos os conhecimentos considerados vlidos, ocultando as polmicas que os geraram e geram, dando a impresso de que se est frente a algo definitivo e inquestionvel. No ensino das cincias esta atitude extremamente prejudicial, pois afasta, de imediato, o exerccio da razo, uma vez que no se pode pr em questo os conhecimentos compendiados. O saber escolarizado torna-se, assim, uma expresso de lies fechadas ou dogmas, no sentido moderno, o oposto da atitude cientfica.

Desse modo, o que foi apresentado neste artigo serve como um alerta aos professores que utilizam os livros didticos de Fsica como um referencial terico para explicarem o conceito de calor. Se no possvel, em curto prazo, modificar os livros didticos, faz-se necessrio que os professores se posicionem de modo crtico frente a eles, no os considerando como uma partitura que deve ser seguida risca.

Referncias
ALOM, E.; MALAVER, M. Anlisis de los conceptos de energa, calor, trabajo y el Teorema de Carnot en textos universitarios de termodinmica. Enseanza de las Ciencias, v. 25, n. 3, p. 387-400, 2007. AXT, R.; BRCKMANN, M. E. O conceito de calor nos livros de cincias. Caderno Catarinense de Ensino de Fsica, v. 6, n. 2, p. 128-142, 1989. BACHELARD, G. A formao do esprito cientfico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. BALDINATO, J. O. A qumica segundo Michael Faraday: um caso de divulgao cientfica no sculo XIX. 2009. 139 f. Dissertao (Mestrado Interunidades em Ensino de Cincias) - Instituto de Fsica, Instituto de Qumica, Instituto de Biocincias, Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2009.

1070

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

BALDINATO, J. O.; PORTO, P. A. Jane Marcet e Conversations on Chemistry: divulgando a qumica no incio do sculo XIX. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAO EM CINCIAS, 6., 2009, Florianpolis. Anais... Belo Horizonte: ABRAPEC, p. 1-12, 2009. BASSALO, J. M. A crnica do calor. In: BASSALO, J. M. Crnicas da Fsica: tomo 3. Belm: Universitria UFPA, p. 849-933, 1992. BELL, M. S. Lavoisier no ano um: o nascimento de uma nova cincia numa era de revoluo. Traduo: Ivo Korytowski. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. BROWN, S. C. Count Rumford and the caloric theory of heat. Proceedings of the American Philosophical Society, v. 93, p. 316-325, 1949. BRUSH, S. G. The history of Modern Science: a guide to the second revolution, 1800-1950. Ames: Iowa University Press, 1988. CABRAL, F.; LAGO, A. Fsica 2. 1. ed. So Paulo: Harbra, 2002. v. 2. CASTIEIRAS, J. M. D.; PRO BUENO, A.; FERNNDEZ, E. G. R. Las partculas de la materia y su utilizacin en el campo conceptual de calor y temperatura: un estudio transversal. Enseanza de las Ciencias, v. 16, n. 3, p. 461-475, 1998. CINDRA, J. L.; TEIXEIRA, O. P. B. Uma discusso conceitual para o equilbrio trmico. Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica, v. 21, n. 2, p. 176-193, 2004. DOMNECH, J. L. L'ensenyament de l'energia en l'educi secundria: anlisi de les dificultats i una proposta de millora. 2000. 317 f. Tese (Doutorado) Departament de Didctica de Les Cincies Experimentals i Socials, Universitat de Valncia, Valncia, 2000. DOMNECH, J. L.; et al. La enseanza de la energa: una propuesta de debate para un replanteamiento global. Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica, v. 20, n. 3, p. 285-311, 2003. EVANS, J.; POPP, B. Pictet's experiment: the apparent radiation and reflection of cold. American Journal of Physics, v. 53, n. 8, p. 737-753, 1985. FOX, R. The caloric theory of gases: from Lavoisier to Regnault. Oxford: Oxford University Press, 1971.

Gomes, L. C.

1071

GARCIA HOUCARDE, J. L.; RODRIGUES DE AVILA, C. Preconcepciones sobre el calor en 2 de B.U.P. Enseanza de las Ciencias, v. 3, n. 3, p. 188-193, 1985. GASPAR, A. Fsica: Ondas, ptica, Termodinmica. 1. ed. So Paulo: tica, 2000. v. 1. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Fsica. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 2. KOERTGE, N. New Dictionary of scientific biography. New York: Thomson Gale, 2008. LAVOISIER, A. L. De la combinaison de la matire du feu avec les fluides vaporables, et de la formation des fluides lastiques ariformes. In: Acadmie Royale des Sciences (Org.). Mmoires... Paris: Acadmie Royale des Sciences, p. 420-433, 1777. MARCET, J. H. Conversations on chemistry: in which the elements of that science are familiarly explained and illustrated by experiments. 5. ed. Londres: Longman, 1817. v. 1. MXIMO, A.; ALVARENGA, B. Curso de Fsica. 5. ed. So Paulo: Scipione, 2000. v. 2. MAZZOTTI, T. B. Didacografia, a arte de ensinar tudo a todos. Disponvel em: <tmazzotti@mac.com>. Acesso em: 26 set. 2005. MAZZOTTI, T. B.; OLIVEIRA, R. J. A retrica das teorias pedaggicas: uma introduo ao estudo da argumentao. In: REUNIO ANUAL DA ANPED GT FILOSOFIA DA EDUCAO, 22. Caxambu: ANPED, p. 01-12, 1999. MEDEIROS, A. Entrevista com o Conde Rumford: da teoria do calrico ao calor como uma forma de movimento. Fsica na escola, v. 10, n. 1, p. 04-16, 2009. MORRIS, R. J. Lavoisier and the caloric theory. The British Journal for the History of Science, v. 6, n. 21, p. 1-38, 1972. MORVEAU, L. B. G. et al. Mthode de nomenclature chimique. Paris: Acadmie des Sciences, 1787. MLLER, I. A history of thermodynamics: the doctrine of energy and entropy. New York: Springer, 2007.
1072 Cad. Bras. Ens. Fs., v. 29, n. 3: p. 1030-1073, dez. 2012.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Fsica Bsica: Fluidos, Oscilaes e Ondas, Calor. 4. ed. So Paulo: Edgard Blcher, 2002. v. 2. PULIDO, M. D.; SILVA, A. N. Do calrico ao calor: uma proposta de ensino de qumica na perspectiva histrica. Histria da Cincia e Ensino: construindo interfaces, v. 3, p. 52-77, 2011. RAMALHO JUNIOR, F.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T. Os fundamentos da Fsica 2: Termologia, ptica, Ondas. 9. ed. So Paulo: Moderna, 2007. v. 2. ROLLER, D. The early development of the concepts of temperature and heat: the rise and decline of caloric theory. Cambridge: Harvard University Press, 1950. SANTOS, Z. T. S. Ensino de entropia: um enfoque histrico e epistemolgico. 2009. 166 f. Tese (Doutorado em Educao) - Programa de Ps-Graduao em Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009. SCHENBERG, M. Pensando a Fsica. 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1985. SEARS, F.; et al. Fsica II - Termodinmica e Ondas. 10. ed. So Paulo: Pearson Addison Wesley, 2003. v. 2. SERWAY, R. A.; JEWETT JUNIOR, J. W. Princpios de Fsica: Movimento Ondulatrio e Termodinmica. Traduo: Andr Koch Torres Assis. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. v. 2. SILVA, O. H. M.; LABUR, C. E.; NARDI, R. Reflexes para subsidiar discusses sobre o conceito de calor na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica, v. 25, n. 3, p. 383-396, 2008. SUMMERS, M. Teaching heat: an analysis of misconception. School Science Review, v. 64, p. 670-676, 1983. TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Fsica para Cientistas e Engenheiros: Mecnica, Oscilaes e Ondas, Termodinmica. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v. 1.

Gomes, L. C.

1073

Potrebbero piacerti anche