Sei sulla pagina 1di 7

http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?action=printout&re...

Comandando o sistema eltrico

Confira a importncia e como funcionam os rels de um carro, quais cuidados o mecnico deve tomar com a identificao e a substituio dessas peas fundamentais para o sistema eltrico do veculo Fernando Lalli Voc sabe para que serve e como funciona um rel? No se trata apenas de um plugue retangular que opera funes de "liga/desliga" da parte eltrica, fazendo "cliques" enquanto trabalha, essa pea pode ser bem mais complexa por isso. No exagero chamar os rels de pequenos maestros da parte eltrica do automvel, afinal esses dispositivos regem todas as funes que envolvem algum tipo de conduo de eletricidade, desde o acionamento do motor de partida at a temporizao da luz interna do veculo. Basicamente, os rels tm a funo de fazer o servio pesado dos interruptores e chaves pelos quais so acionados, que no aguentariam a corrente eltrica necessria para as operaes caso estivessem sozinhos. O engenheiro Yuri Rodrigues, responsvel pelo setor de importao e exportao da Dani Condutores Eltricos, explica a importncia dos rels citando o exemplo do contato de uma buzina no volante, "que muito pequeno e nunca suportaria a amperagem necessria para faz-la soar", detalha. Por isso, o contato apenas liga o rel, que faz todo o servio.

Conceito O funcionamento da grande maioria dos rels venda no Brasil obedece ao mesmo princpio: o contato acionado pelo campo eletromagntico gerado numa

1 de 7

23/2/2013 15:55

http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?action=printout&re...

bobina comandada por um transistor ou circuitos integrados programados para atuar nos momentos desejados para a funo predeterminada.

Rel eletromagntico o mais comum no mercado

A mdia de durao de um rel eletromagntico comum de 1 milho de acionamentos, no importando o tempo de uso. Em algumas aplicaes mais simples, ainda so usados rels termoeltricos, onde a eletricidade passa por uma resistncia fixada em uma lmina bimetalica, gera o calor que flexiona a placa e cria o contato.

Rel termoeltrico ainda utilizada em aplicaes mais simples

Uma nova tecnologia chamada Power Mosfet est substituindo os rels eletromagnticos aos poucos, por meio de circuito de silcio ao invs do conjunto "bobina e contatos". Mas, de acordo com Yuri, ainda levar cerca de cinco ou seis anos para que fiquem baratos o suficiente, viabilizando sua utilizao em todos os veculos.

Rel com tecnologia Power Mosfet dura 60 vezes mais, mas ainda caro

"O Power Mosfet ainda quase cinco vezes mais caro

2 de 7

23/2/2013 15:55

http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?action=printout&re...

que o eletromagntico, mas muito mais eficiente: dura quase 60 vezes", garante Yuri. "O curioso que, apesar de ser chamado de rel, essa uma pea completamente diferente", observa. Atualmente, os Power Mosfet so mais comuns em veculos pesados, j que seu maior custo compensado pela durabilidade e confiabilidade que proporcionam. Cuidado com a falta de padronizao Apesar de utilizarem o mesmo princpio bsico, existem diversos tipos de rels: temporizadores, direcionais, auxiliares, especficos para injeo, ar condicionado e aplicaes especiais (at o aviso de "parada solicitada" dos nibus possui um rel), entre outros.

O engenheiro da Dani conta que alguns veculos podem chegar a ter 30 rels, dependendo do nmero de componentes e opcionais eltricos que so equipados. Injeo eletrnica, ar condicionado, vidros e retrovisores eltricos, airbags, ABS, EBD, sensor de estacionamento, enfim, todos esses equipamentos que fazem parte do sistema eltrico tm um rel comandando suas aes. Para saber como identificar cada tipo desse componente, o mecnico deve comear pelos pinos, tambm chamados de terminais. Todo pino correspondente a uma ao e sua nomenclatura define o uso do rel. Mas a tarefa de decodific-los, levando em conta os diferentes padres e numeraes adotados por cada montadora, gera muitas dvidas.

A nomenclatura mais comum no Brasil a DIN, alem,

3 de 7

23/2/2013 15:55

http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?action=printout&re...

popularizada pela Volkswagen e General Motors desde a dcada de 70, mas a chegada de diversas novas montadoras nos ltimos anos trouxe nomenclaturas de outros pases e at mesmo os fabricantes de peas de reposio tem dificuldade em acompanhar cada padro. "Temos que estudar bastante os diversos padres que existem no mercado porque mesmo ns, fabricantes, chegamos a nos confundir com a diversidade", surpreende Yuri. "Ns passamos ao mecnico todas as informaes em forma de boletins, mandamos explicaes junto com o catlogo, enfim, fazemos de tudo para que o mecnico no erre", afirma. Dicas para substituio de rels Se at os fabricantes de peas de reposio tm que correr atrs de informaes corretas para no confundir o cliente, outros tentam fazer o que acreditam ser a "manuteno" do rel quando o componente apresenta defeito. Ainda h casos de mecnicos que lixam os contatos supondo que esta seja a soluo do problema. Porm, os contatos so de cobre e prata e, para evitar que eles colem, recebem nas pontas mais uma camada de prata. Quando essa camada lixada, o cobre derrete com o calor da alta amperagem, grudando os contatos e acionando o rel ininterruptamente. Agora, imagine que isso acontea no rel do motor de partida, e ele seja acionado e no desligue. J imaginou o estrago? Pois , e tudo por causa de uma pea que no custa mais do que R$ 40,00... Por isso, sempre bom avaliar o tipo de economia que se faz, porque uma falha dessas na reparao pode sair muito cara. Yuri afirma que no existe manuteno para essa pea que no seja a sua substituio por outra nova, mas na hora da aplicao, no deve ser simplesmente desconectada sem observar alguns detalhes. Fizemos o procedimento num Hyundai Tucson 2009 para demonstrar os cuidados que o mecnico deve ter ao substituir um rel em um carro que, alm de ser importado, conta com diversos tipos de sistemas eltricos. 1) Antes de mexer na parte eltrica, desligue a bateria. Alguns sistemas ficam monitorando o veculo mesmo quando desligado, e retirar uma pea pode causar uma sada repentina de eletricidade - o chamado surto eltrico. Isso pode queimar o mdulo.

4 de 7

23/2/2013 15:55

http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?action=printout&re...

2) Fique atento posio e polarizao dos pinos, quando indicada. Em um rel de terminais simtricos, trocar o lado negativo pelo positivo, por exemplo pode danificar seriamente o carro.

3) importante conferir a numerao de cada rel com relao ao seu equivalente no mercado de reposio. De acordo com Yuri, algumas montadoras omitem o cdigo dos terminais na pea original, o que dificulta para o mecnico procurar peas que no sejam de fbrica. Consulte os catlogos das fabricantes de rels para saber se h uma pea equivalente no mercado de reposio ou se o rel original a nica opo. Use sempre o cdigo original da pea para consultar o catalogo dos fornecedores.

4) Verifique se o manual do fabricante ou o prprio carro possui um diagrama explicativo da caixa de rels para saber como instalar e qual o rel correto. No caso da Tucson, a prpria tampa da caixa traz em seu

5 de 7

23/2/2013 15:55

http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?action=printout&re...

verso um desenho explicativo da posio de cada rel.

Nomenclaturas da Norma DIN O DIN ("Deutsches Institut fr Normung" ou "Instituto Alemo de Normatizao") o rgo de metrologia e qualidade que atua na Alemanha, equivalente ao nosso Inmetro. Sua nomenclatura para terminais de rels foi popularizada no Brasil e, apesar de no ser o padro adotado pela maioria das fbricas, segue como referncia. C K1 K2 T I L R LL RR 1 1a 4 15 30 30a 31 31b 31c 49 50 51 53 53a 53c 53e 53m 53s Sada para lmpada piloto Sada para lmpada piloto 1 Sada para lmpada piloto 2 Entrada positiva do esguicho do limpador Entrada da chave temporizada do limpador Entrada da chave de seta esquerda Entrada da chave de seta direita Sada para lmpada do "cavalo" esquerda Sada para lmpada do "cavalo" direita Bobina de ignio Platinado Bobina de ignio alta tenso + 12V (+24V) aps chave de ignio + 12V (+24V) direto da bateria Chave seletora srie / paralelo (12V / 24V) Terminal negativo da bateria Negativo via chave ou rel Entrada negativa do esguicho Entrada + 12V (+24V) do rel de pisca Motor de partida Alternador + Motor do limpador do para-brisa Automtico de parada do limpador Entrada positiva do esguicho Esguicho Sada para motor do limpador Retorno do motor do limpador

6 de 7

23/2/2013 15:55

http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?action=printout&re...

54 S 54L 54R 54g 55 56 56a 56b 57 57a 57L 57R 58 58d 58L 58R 71a 72 75 81 81a 85 86 87 87a 87b 49a S W

Luz de freio (Para temporizadores) Sada para o interruptor Sada para lmpadas da carreta esquerda Sada para lmpadas da carreta direita Vlvula de retardo do freio Lmpada de neblina Positivo para faris alto e baixo Farol alto Farol baixo Lmpada de posio lateral Lmpada de estacionamento Lmpada de estacionamento esquerda Lmpada de estacionamento direita Lmpada de posio traseira / licena Lmpadas de iluminao do painel (dimmer) Lmpada de posio esquerda Lmpada de posio direita Buzina Chave do alarme Acendedor de cigarros / rdio Chave seletora NF entrada (normal fechada) Chave seletora contato NF (normal fechada) Lado negativo da bobina do rel Lado positivo da bobina do rel Terminal NA (normalmente aberto) do rel Terminal NF (normalmente fechado) do rel 2 terminal NA (normalmente aberto) do rel Sada para lmpada do rel de pisca Ligar na sada W do interruptor Entrada negativa do sensor de nvel d'gua

URL: http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=586&edid=49

7 de 7

23/2/2013 15:55

Potrebbero piacerti anche