Sei sulla pagina 1di 11

EXPRESSO CORPORAL

A imagem que nada exprime no pode ser bela (Elie Faure)

O movimento s serve de revelao de ns mesmos quando tomamos conscincia do modo pelo qual ele se realiza ou no (Thrse Bertherat)

Tomar conscincia do prprio corpo ter acesso ao ser inteiro (Thrse Bertherat)

Sentir-se bem no prprio corpo, no ser, sobretudo poder sentir-se, perceber e desenvolver as prprias sensaes (Thrse Bertherat)

Toda a proposta da dinmica permitir ao artista que seus movimentos corporais nasam de dentro e no de fora, atravs do trabalho da conscincia de si. Tornando assim cada movimento corporal espontneo, natural, expressivo e total. A dinmica dividida em trs etapas. A primeira etapa trabalha a conscincia corporal, a segunda a meditao e a terceira etapa a expresso corporal.

DINMICA
PRIMEIRA ETAPA
CONSCINCIA DO CORPO (CORPORAL)
Para fazer expresso corporal que valha a pena, preciso antes tomar conscincia das represses corporais e desequilbrios corporais, ou seja, despertar as sensaes corporais reprimidas, adormecidas e reencontrar o equilbrio, a unidade. (totalidade corporal) Para isso, pode-se utilizar o mtodo de Franoise Mzires. Todo o mtodo trabalha a musculatura posterior do corpo. Os msculos da parte posterior do corpo, desde a planta dos ps, passando pela barriga das pernas, ndegas, costas, nuca, at o alto do crnio so curtos, rgidos e fortes, profundamente contrados e superdesenvolvidos e, com a sua enorme fora, puxam as articulaes deformando o corpo de vrios modos. A causa de todo o desequilbrio corporal o encurtamento e encolhimento da musculatura posterior. Esclarecimentos: 1) 2) Os msculos posteriores so mais numerosos e tem mais inseres sobre os ossos do que os anteriores. 97% dos msculos posteriores do corpo so longos, poliarticulares e constituem uma cadeia contnua do alto do crnio ponta dos ps. Essa cadeia muscular feita no apenas para assumir parte dos esforos do corpo, mas o modo como est construda determina que o conjunto dos msculos posteriores se comporte como um msculo nico. Assim, qualquer ao localizada provoca o encurtamento da cadeia toda.

3)

Alm disso, cada vez que voc se crispa, se obstina, se bloqueia, se enerva, voc enrijece o msculo posterior ou qualquer outro (e, portanto todo o conjunto). pela ao muscular que voc se exprime. E os msculos anteriores do corpo? Tornam-se moles. Porque so antagonistas dos msculos posteriores, que quase sempre agem por eles. Mais numerosos os msculos posteriores assumem o papel principal e s deixam

aos msculos anteriores os papis secundrios. , pois inevitvel que o corpo se desequilibre e se deforme. O contexto em que o mtodo de Mzires pode situar-se o oriental. A prancha dos meridianos ou trajetos de energia da medicina chinesa, de fora (yang) situa-se na parte posterior do corpo, do crnio at a planta dos ps, e todos os meridianos passivos (yin) na parte anterior. Assim, como no trabalho de Mzires, tambm na medicina chinesa o yang no deve prevalecer sobre o yin, e o corpo deve ser considerado como uma totalidade. Essa viso do corpo, cuja sade, depende da distribuio equilibrada de energia.

Respirao
A respirao se encontra na raiz de todo o movimento expressivo. A respirao base do corpo harmonioso. Mais que qualquer outro os movimentos da respirao so internos.

A respirao deve ser natural. Cabe ao corpo encontrar, ou melhor, reencontrar o ritmo que lhe prprio. Por que perdemos nosso ritmo respiratrio natural? Porque desde a infncia, cortamos a respirao quanto temos medo ou nos machucamos. Mais tarde, prendemos a respirao quando tentamos no chorar, no gritar. Acabamos s respirando quando queremos exprimir alvio ou quando temos tempo Respirar superficialmente, irregularmente, torna-se o meio mais eficaz de nos dominarmos, de no termos mais sensaes. Uma respirao que no chega a nos oxigenar faz com que o trabalho dos rgos v perdendo a velocidade, reduzindo a experincia sensorial e emotiva. Segundo Reich, citada por Bertherat, entravamos a livre circulao da energia que passa por todo o nosso corpo ao criarmos couraas musculares, zonas rgidas, mortas, que nos encerram como anis em diferentes nveis do corpo. Para nos defendermos tanto da sensao de angstia quanto de prazer, bloqueamos a circulao da energia. Hoje a circulao de energia em qualquer corpo vivo animal ou vegetal confirmada por provas neurofisiolgicas incontestveis.

Ao reprimirmos nossos sentimentos, sensaes, bloqueamos a circulao de nossa energia, entravamos o ciclo natural da nossa respirao, provocando os desequilbrios corporais, ou seja, nosso corpo quem sofre as conseqncias. preciso no esquecer que em todo corpo vivo, bem ou mal, circula uma energia e que, ao impedi-la, sofremos, de algum modo as conseqncias. A rigidez do corpo, as limitaes que ela nos impe, no s causam mal-estar, mas chegam a fazer-nos sofrer. Segundo Mzires, citada por Bertherat, a respirao no tem que ser educada e sim liberada. Se ela defeituosa, porque est sendo travada. E est sendo travada por causas estranhas a funo respiratria. O que a entrava o encolhimento dos msculos posteriores, e o tratamento o relaxamento desses msculos. O diafragma um dos msculos que se inserem nas vrtebras lombares e contribui para fixar a lordose (Mzires, segundo Bertherat, diz para considerar o diafragma como a parede inferior da caixa torcica), seu entortamento influi nas paredes e, inversamente, o entortamento das paredes ope-se correo das faces adjacentes. Todos os movimentos que se praticam na ginstica clssica forar a inspirao ou empurrar para trs a coluna afim de abrir a caixa torcica s podem agravar o bloqueio do diafragma e a lordose, explica Bertherat. Os movimentos do diafragma agem de dentro, aliados com os msculos mais superficiais das costas, costelas, barriga. Concedendo a esses msculos um pouco de ateno, consegue-se liberar um pouco o diafragma. O relaxamento da cadeia muscular posterior libera a energia bloqueada, fazendo-a fluir no corpo (equilbrio das energias: yin (anterior) - yang (posterior), ou seja, equilbrio do corpo anterior (musculatura anterior) e posterior (musculatura posterior), permitindo assim que a respirao volte ao seu ciclo natural e que o corpo reencontre sua unidade, seu equilbrio, sua totalidade. , portanto nossa energia que confere ao corpo a unidade e, ao mesmo tempo anima todos dos rgos que tambm tm movimento. Graas ao perfeito conhecimento do corpo humano, Mzires soube compreender e dar provar anatmicas de que nossas fraquezas e desequilbrios so provenientes da m distribuio de nossa energia e que os bloqueios manifestados na parte anterior do corpo so causados por um excesso de fora da musculatura posterior. Ao contrrio da ginstica clssica e tradicional que inibe e busca desenvolver os msculos j superdesenvolvidos, o mtodo usa movimentos suaves e precisos que ajudam a soltar os msculos, a liberar uma energia at ento desconhecida.

Qualquer distrbio da capacidade de sentir plenamente o prprio corpo corri a confiana de si, como tambm a unidade do sentimento corporal; e cria, ao mesmo tempo, a necessidade de compensao (Wilhelm Reich)

Conscincia corporal: mtodo Mzires. O mtodo trabalha a cadeia posterior do corpo, e um lado do corpo de cada vez, pois quando um lado do corpo esta vivo, o outro no agenta a inferioridade.

SEGUNDA ETAPA
MEDITAO ATIVA
A meditao a arte de relaxar e observar (testemunhar) a respirao, pensamentos, julgamentos, sentimentos, sensaes corporais. Depois do trabalho de conscincia corporal usando o mtodo de Mzires, pode-se tambm realizar a meditao. A meditao tambm permite que a energia bloqueada flua livremente, permitindo assim que o fluxo respiratrio volte ao seu ciclo normal e natural e que o corpo volte ao seu equilbrio. A conscincia corporal e a meditao permitem a ampliao da conscincia de si. A proposta da conscincia corporal e da meditao preparar o artista para iniciar o trabalho de expresso corporal.

TERCEIRA ETAPA
EXPRESSO CORPORAL

O CORPO SE RECONHECE Mobilizar o corpo para ir alm dos movimentos corporais cadenciados da vida cotidiana. preciso obrig-lo a reconhecer-se no espao, fazendo o recuperar a perdida elasticidade. Uma espcie de renascimento do corpo consigo em seu dinamismo e na riqueza de seus movimentos, de modo, que se reconhecendo ele possa descobrir os seus verdadeiros limites e suas possibilidades de transgresso. Treinamento corporal: a marcha e a corrida Trabalho tcnico: zona de equilbrio-zona do ponto de fora-zona de autoridade-zona expressiva-explorao do espao

O CORPO BRINCA A expresso corporal recorre dimenso do jogo. Esse estado de esprito, que nos mergulha num clima de gratuidade e de possibilidades desconhecidas, do esquecido universo da infncia. No jogo a criana se pe espontaneamente em movimento no universo simblico que ela projeta no mundo ao seu redor. essa espontaneidade perdida em razes das coeres exteriores que devemos recuperar e manter durante todo o tempo das sesses. Constitui-se esse clima no decorrer do trabalho tcnico de explorao e de domnio do espao corporal, desenvolvendo-se em exerccios que se apresentem sob fora de jogo. O jogo restaura a liberdade original do corpo: permite que ele se auto-movimente: isto , que ele exista nu mover-se que s ele pertena na forma e no dinamismo dos seus movimentos. 1) Jogos ligados a uma estruturao simblica do espao alheio: explorando e dominando uma forma fictcia e dinmica do mundo exterior.

2)

Jogos associados a uma identificao simblica do espao prprio: projetando-se a si mesmo numa forma dinmica que define seu mundo interior. O CORPO SENTE

A corporeidade a forma original de nossa realidade no mundo: atravs do nosso corpo, somos incessantemente determinados nas situaes temporais e espaciais em que nos encontramos. O que vivemos, entretanto, no um simples corpo fsico, um objeto entre outros objetos; esta a noo do corpo para a cincia. A corporeidade inclui todas as foras do dinamismo vital: a realidade concreta por intermdio da qual o homem habita o mundo. De modo que a nossa primeira relao com o mundo se processa na modalidade do sentir: no se trata de um ato de nossa parte, antes um estado permanente situado nas razes de nossa existncia e que nosso corpo vive perptua e inconscientemente (emoes verdadeiras que desencadeiam uma reao das pessoas total (alegria-fuga-raiva...). Desta maneira, sensao movimento se encontram reciprocamente. Catarse Despertar dos sentidos: trabalha os trs sentidos: a vista, o ouvido e o tato. A vista permite a estruturao do espao situando nveis de horizontes nos quais se constri o movimento. O ouvido permite a percepo imediata dos ritmos que servem de apoio: suscita o envolvimento da pessoa toda no espao sonoro. O tato permite a explorao do relevo e do espao, e conduz elaborao de uma organizao do espao.

O CORPO SE RECOLHE O relaxamento constitui, por conseguinte, um nvel de trabalho de grande importncia em expresso corporal na medida em que ela se dirige globalmente corporeidade. Assim, ela permite que a pessoa volte a encontrar-se a si mesma num estado de recolhimento e de disponibilidade. Relaxamento muscular

O CORPO EXISTE nesse nvel que se situa o trabalho da improvisao: individual, entre parceiros ou em grupo. Tomando como ponto de partida uma situao climtica introduzida por um tema e eventualmente sustentada por um apoio rtmico qualquer (msica, texto, percusso), coloca-se o corpo em condies de se mover livre e espontaneamente. Com isso, o movimento expressivo traz tona o que fica como que oculto e sob presso no interior do corpo. assim que se convoca a pessoas, a partir das regies mais obscuras de sua individualidade: fantasmas inconscientes, sensao, imaginao, sensibilidade... O movimento expressivo a fora assumida pelo corpo ao existir, ao estar fora de si, no mundo, em outrem, contra o fundo de sensaes por ele reconhecidas (prazer-desprazer) e de sensaes que permanecem mais ou menos difusas. Exprimir a antes de tudo existir como um ser saindo de si mesmo. A improvisao constitui o momento em que entra em cena a riqueza ntima de cada um.

O CORPO ENCONTRA
No ciclo de articulao entre o espao que nos pertence e o espao que nos estranho, h o espao do outro; dinamiza-se ento o ciclo na aproximao e no recuo. A transformao do outro v de certa forma transtornar o meu espao pessoal; e eu tanto posso participar com ele na criao de novas formas expressivas articulando conjuntamente o jogo do prximo e do distante como recuar e manter distncia vedando-lhe o acesso ao meu espao pessoal. O encontro do outro , por conseguinte uma ruptura em meu comportamento: coloca-se e condies de com ele existir e de ligar o meu espao corporal ao dele. Leva assim a pessoa a reconhecer-se a si mesma e a se afirmar e sua originalidade em meio e em contato com as pessoas do grupo: sexualidade, amizade... Entre parceiros: dilogo com proposio de movimentos dilogo com oposio de movimentos dilogo com movimentos complementares Em grupo: exerccios propostas de jogo

O CORPO CRIA E SIGNIFICA Situando-se num espao rtmico, a expresso corporal toma o homem em sua transcendncia e renova desta maneira o seu propsito de determinar e sentido. A criatividade representa fundamentalmente a possibilidade que tem o corpo de elaborar formas expressivas que se significam a si mesmas. Na vida das formas expressivas, o corpo se reconhece num espao em torno, que se descobre medida que se cria, e num espao com, onde encontramos o outro ao sairmos de ns mesmos para e seguida retornarmos a partir desse outro. Pe-se a pessoa a existir ela prpria com os outros, isto , de afirmar-se com presena significante. nesse momento que se pode falar de linguagem corporal: a expresso corporal provoca o renascimento dessa unidade significante eu mundo nas formas expressivas elaboradas pelas pessoas e atravs das quais estas se comunicam. Realiza-se a criao coletiva a partir das diferentes proposies elaboradas nas improvisaes. (corpo existe)

TEMAS DIVERSOS

SESSES
As sesses so elaboradas para durarem cerca de 3 horas, podendo haver modificaes. Essas sesses so previstas para grupo de 10 a 15 pessoas, no apresentando nenhuma contra-indicao fsica e mental. Alimentao leve e roupas confortveis. Pblico alvo: artistas

REFERNCIAS CONSULTADAS
BERTHERAT Threse, BERNSTEIN, Carol. O correio do corpo: novas vias de antiginstica. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

BERTHERAT Threse, BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razes: antiginstica e conscincia de si. So Paulo: Martins Fontes, 2003.

CHALANGUIER Claude, BOSSU Henri. A Expresso Corporal: mtodo e prtica. So Paulo: Difel, 1975.

OSHO. Meditao: A primeira e ltima liberdade. Traduo de Henrique Amat Rgo Monteiro. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.

Potrebbero piacerti anche