Sei sulla pagina 1di 12

A IGREJA CONTEMPORNEA E OS DESAFIOS URBANOS NO MUNDO DE SOFRIMENTO.

__________________________________________________________
FRANCISCO MRCIO NERIS PEREIRA

Resumo Os desafios urbanos das cidades causados pelo sistema econmico, poltico e religioso tm tido um crescimento extremamente rpido e desafiador para uma prtica pastoral baseada no exemplo de Cristo como ao de Deus para abenoar e minimizar a dor e o sofrimento, dando esperana para um povo triste e desanimado mediante as problemticas enfrentadas no dia-a-dia gerada pela marginalizao do submundo das drogas, prostituio, corrupo, fome, opresso e a omisso daqueles que so incumbidos de tais responsabilidades. Acredito que a igreja a resposta de Deus para um mundo marcado pelo sofrimento, como resposta de Deus no uma explicao terica e sim, uma ao, primeiramente, enviando Jesus, em seguida a Igreja como agente da misso de Deus para resgatar a humanidade.

Palavras chaves: igreja sociedade pastoral urbana sofrimento. Abstract


The challenges of urban cities caused by the economic system, political and religious have been growing extremely fast and challenging for a pastoral practice based on the example of Christ as the action of God to bless and minimize pain and suffering, giving hope to a people sad discouraged by the problems faced in day-to-day generated by the marginalization of the underworld of drugs, prostitution, corruption, hunger, oppression and omission of those who are entrusted with such responsibilities. I believe the church is God's answer to a world marked by suffering, as God's answer is not a theoretical explanation and yes, action, first by sending Jesus, then the Church as an agent of God's mission to redeem humanity.

Keywords: church - society urban - pastoral - suffering.

__________________________________________________________________________________
Aluno da Ps Graduao em Teologia Histrica e Dogmtica da Faculdade Entre Rios do Piau FAERPI.

A IGREJA CONTEMPORNEA E OS DESAFIOS URBANOS NO MUNDO DE SOFRIMENTO | 2

1. INTRODUO
O mundo hoje passa por mudanas e avanos em todas as reas, pois os problemas urbanos aumentam a cada dia gerando um grande desafio para a igreja. A vida urbana nos mostra que as drogas, prostituio infantil, o alcoolismo e dentre outros problemas de cunho social como o desemprego, a misria, a fome, a falta de educao, sade e saneamento bsico, nos leva a acreditar que as igrejas com suas prticas pastorais precisam ser mais participativas diante desses desafios. O pacto de Lausanne realizado em 1974 trouxe uma contribuio formidvel para uma viso social da igreja. A leitura e releitura desse documento que foi formulado e dividido em 15 pargrafos, tem levado uma reflexo sobre temas relevantes para a igreja, dentre eles a ao social da igreja que deve sempre caminhar ao lado da evangelizao, o Calvino Rocha (ROCHA, 2003,p.23) disse:
Lausanne estabelece que a Igreja foi chamada, tanto para a evangelizao, quanto para a ao social, entendendo que so elementos distintos e que devem integrar o dever cristo, pois ambos relacionam-se com o Ser de Deus e com o carter e a necessidade do ser humano. Evangelizao e ao social no so excludentes, ao contrrio, devem ser parceiras na misso. (ROCHA, 2003,p. 23)

A igreja precisa ser mais presente no ambiente da sociedade, levando a orao, o po, o vestir, a justia social e o acolhimento dos necessitados ao seu redor, fazendo a diferena onde ela estar inserida, vivendo uma perspectiva fora do seu ambiente religioso, ou reavaliar os seus dogmas, pois, as pessoas esto sendo separadas, excludas do meio daqueles que tem a responsabilidade diante do Reino de Deus em viabilizar as solues das demandas sociais urbanas. 2. A VIDA URBANA E OS DESAFIOS PARA A IGREJA. A igreja contempornea precisa se posicionar ao combate as problemticas da sociedade levando uma pratica pastoral de servio, cuidado, amor e f para todos. A Palavra de Deus decisiva quando aborda a questo social da igreja:
"No te furtes de fazer o bem a quem de direito, estando na tua mo o poder de faz-lo. No digas ao teu prximo: Vai e volta amanh; ento, to darei, se o tens agora contigo" (Prov. 3:27-28).

A IGREJA CONTEMPORNEA E OS DESAFIOS URBANOS NO MUNDO DE SOFRIMENTO | 3

Para Robert C. Linthicum (2000, p.53), comentando sobre nossa cidade como habitao do mal pessoal e sistmico,
No podemos simplesmente salvar indivduos na cidade e esperar que a cidade seja salva. Se a igreja no enfrentar os sistemas e estruturas, do mal na cidade, no haver transformaes efetiva nas vidas dos indivduos dessa cidade. (LINTHICUM, 2000 - 3ed, p.53)

preciso olhar para dentro da cidade e perceber que o Reino de Deus vai alm daquela mudana de vida pessoal. A vontade de Deus restaurar o homem em sua plenitude, levando a pessoa a restaurar o ambiente ao seu redor, sua vida com Deus, os seus relacionamentos e a sua comunho com Deus e com sigo mesmo. Quando o Homem deixou o seu estado espiritual perfeito, para viver a realidade da morte, aconteceu que ele separou de Deus = morte espiritual. Separou de Si mesmo = morte psicolgica. Separao dos outros = morte social e a Separao da natureza = morte ecolgica. (HAGGAI, LOC - Modulo 1 lio 3, p.13). Pensar em transformaes pensar na mudana geral, reformadora da sociedade, existe uma necessidade de verbalizar a palavra de salvao, mas ser presente na vida do povo, sendo agentes de mudanas, na ajuda comunitria, a uma populao urbana de pobres, que ocupa os espaos visveis (favelas, por exemplo) e habita nas periferias ou em viadutos, de moradores da cidade, mas que so privados da cidadania. Por outro lado, a Igreja urbana, ao abrir os seus ouvidos cidade, ouvir somente os cidados, porque deles constituda oficialmente. Os sistemas que ordenam a vida de uma cidade so econmico, poltico e religioso.
Todas as demais instituies (educao, sade, cultura e artes, servios sociais) so subsistemas dos sistemas econmico, poltico e religioso. E que durante vrias centenas de anos atrs, estes subsistemas foram considerados como parte do sistemas religioso, porque era responsabilidade da igreja executar tais servios e ser a patronesse da arte e da cultura da cidade. (LINTHICUM,

2000, p. 53-54).

A IGREJA CONTEMPORNEA E OS DESAFIOS URBANOS NO MUNDO DE SOFRIMENTO | 4

O escritor Calvino Rocha em seu livro Responsabilidade Social da Igreja (2003, p.40-41) lembra que:
Os reavivamentos de Wesley e Whitefield foram tremendos no chamado para a salvao individual, e milhares de milhares foram salvos. Contudo, at mesmo os historiadores seculares reconhecem que os resultados sociais do avivamento wesleyano, salvaram a Inglaterra de sua prpria verso da Revoluo Francesa. Devemos mencionar os nomes de alguns dos nossos precursores cristos, com um grito de orgulho e gratido a Deus: Lorde Schaftesbury (18011855), que ousou defender a justia para o pobre em meio revoluo industrial; William Wilberforce (1759-1833), que foi a maior fora pessoal solitria a mudar a Inglaterra de um pas escravocrata para um pas que, muito antes dos Estados Unidos, abandonou a escravatura legalmente e de fato. Estes homens no realizaram estas coisas por acaso, mas porque viam tudo isso como parte das Boas Novas crists. Deus usou pessoas envolvidas nos avivamentos para produzir os resultados no s de salvao individual, mas tambm de social. (ROCHA, 2003, p.40-41)

A urbanizao das cidades leva os seus habitantes a viver processos de mudanas constantes, por isso a necessidade de uma ao social comprometida com o Reino de Deus e com as pessoas. Essas mudanas impulsionam a igreja a se dispor e sair do seu isolamento religioso em busca de levar o homem a reconciliao com seu Deus para ter vida espiritual, para uma estrutura psicolgica saudvel com sigo mesmo e com as pessoas e uma conscincia ecolgica em busca da preservao da natureza. preciso trazer com tica e com muita criatividade a verbalizao do evangelho, de lado a lado com uma ao pastoral na comunidade, criando oportunidades, e oferecendo um espao de envolvimento no s da prpria igreja, mas de toda sociedade, descartando aquela viso assistencialista buscada por muitos. Em janeiro de 2011, uma grande tragdia provocada pelas chuvas, Segundo as noticias atuais do site De olho no tempo, (janeiro/2011), O nmero de mortos pelas chuvas na regio serrana do Rio de Janeiro chegou a 842, segundo o mais recente levantamento divulgado pela Polcia Civil. A cidade de Nova Friburgo foi a mais atingida, com 408 vtimas fatais, seguida de 341 em Terespolis, 67 em Petrpolis, 21 em Sumidouro, quatro em So Jos do Vale do Rio Preto e uma em Bom Jardim.

A IGREJA CONTEMPORNEA E OS DESAFIOS URBANOS NO MUNDO DE SOFRIMENTO | 5

De acordo com a Secretaria Estadual de Sade e Defesa Civil, 29.446 pessoas esto fora de suas casas. A tragdia deixou 20.532 desalojados (abrigados por parentes ou amigos) e 8.914 desabrigados (acolhidos em abrigos pblicos). O maior nmero de moradores que tiveram que deixar suas residncias foi registrado em Terespolis, que possui 6.210 desalojados e 5.058 desabrigados. Nova Friburgo tem 3.220 desalojados e 2.031 desabrigados e Petrpolis registra 5.696 desalojados e 318 desabrigados. Foi possvel ver a Igreja Evanglica, ONGs e a sociedade em geral mobilizar-se e engajar-se no socorro s vitimas. Toda essa ao, por mais saliente e importante, continua apenas no campo da filantropia, no alcana as estruturas mais profundas que visem a uma grande transformao.
Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflies; mas tende bom nimo, eu venci o mundo. (Jo. 16:33, RA)

O sofrimento no escolhe a pessoa, a regio, o pas, a classe social do individuo, mas temos a revelao de que no mundo tereis aflies, e que por meio de Jesus e da sua graa podemos lidar e superar o sofrimento neste mundo. As tragdias podem acabar com os nossos bens e at com os nossos corpos, mas no podem dar o fim de nossas vidas! Ele Jesus venceu o mundo e disse: aquele que crer em mim, ainda que morra viver. E o sofrimento, a morte no teve poder suficiente sobre a sua vida. Cristo est Vivo! Em vrios textos bblicos percebemos que o Senhor Jesus se compadeceu e buscou ser presente na vida das pessoas que sofreram, daqueles que choraram por causa da morte de um familiar, de uma enfermidade incurvel, de doenas causadas pelo pecado, pelo diabo. Com essas pessoas Ele curou, liberou perdo, sarou, restaurou e ressuscitou demonstrando que no desejava ver essas pessoas sofrendo sem que ele pudesse fazer algo pelas suas vidas. O socorro de Jesus sempre vai aparecer, seja durante ou livrando-nos do sofrimento. Isso Maravilhoso! mas no se desanimem Ele nunca nos abandona e jamais nos deixa sozinhos, mas trabalha nos coraes daqueles que acreditam nele, dando fora, coragem e sentimento de bom nimo para passar por cima de todo mal. O salmista diz que:

A IGREJA CONTEMPORNEA E OS DESAFIOS URBANOS NO MUNDO DE SOFRIMENTO | 6

O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manh. (Sl. 30:5, RA)

Pela f na esperana de dias melhores, de cura, de restaurao e restituio de tempos de paz, amor, alegria e dias melhores nos so garantidas por aquele que disse eu venci o mundo Jesus Cristo nosso Senhor. O profeta Jeremias fala sobre o pecado obstinado de Jud e disse:
"que o povo contaminou a terra e da herana do Senhor fizeram abominao, uma terra que era frtil preparadas para eles para que comsseis o seu fruto e o seu bem. O profeta Jeremias disse que Os sacerdotes perguntaram onde est o Senhor? E os que tratavam da Lei no conheciam a Deus, os pastores prevaricaram contra o Senhor, os Profetas profetizaram por Baal e andaram atrs de cousas de nenhum proveito. (Jr. 2:7-8, RA)

Essa situao do passado parece dos nossos dias, muitos se dizem conhecer a Deus, mas esto longe de conhec-lo verdadeiramente. O profeta Jeremias mostrando essa triste realidade revela, ou se no ensina essa revelao de Deus mostrando quem realmente conhece a Deus. Veja como o Profeta Jeremias escreve como Deus explica o que conhec-lo:
"Julgou a causa do aflito e do necessitado; por isso tudo lhe ia bem. Porventura no isso conhecer-me? (Jr. 22:16, RA)

A igreja revela a sua intimidade com Deus e seu conhecimento por meio do servio comunitrio, visando sempre o bem-estar do outro, pois, conhecer a Deus julgar a causa do aflito, do necessitado, cuidar das vivas dos pobres, dos que hoje vivem no submundo das drogas, da prostituio, da discriminao racial e religiosa, levar o Reino de Deus para esses e aqueles que clamam por ajuda, por socorro. 3. COMO SER SOLIDRIO, EM UMA SOCIEDADE INDIVIDUALISTA. No Evangelho de Lucas 10:25-37 narrado uma cena muito muito peculiar, Neste texto verificamos que nem sempre so os religiosos queles que mais ensinam sobre o amor ao prximo. Jesus nos incentiva a demonstrar este amor de maneira prtica no nosso dia a dia.

A IGREJA CONTEMPORNEA E OS DESAFIOS URBANOS NO MUNDO DE SOFRIMENTO | 7

" Quanto lhe for possvel, no deixe de fazer o bem a quem dele precisa. No diga ao seu prximo: Volte amanh, e eu lhe darei algo, se pode ajud-lo hoje." (Prov. 3:27-28).

Julgou a causa do aflito e do necessitado; por isso, tudo lhe ia bem. Porventura, no isso conhecer-me? - diz o Senhor (Jr 22.16).

A responsabilidade social da igreja implica em solidariedade. No h como agir socialmente se no houver solidariedade. Solidariedade palavra

exclusivamente crist. Jesus era solidrio, Jos - quanto trado pelos irmos tornou-se solidrio para com eles, o bom samaritano foi solidrio, pois agiu com misericrdia e compaixo. Somente Jesus nunca foi levita e sacerdote na estrada, sendo sempre o samaritano. Sim, alm dele, todos os demais somos samaritanos de vez em quando, e ficamos felizes com isso.

Precisamos buscar uma perspectiva bblica para um compromisso social cristo, pois sabemos que Deus preocupa-se com o mundo, pois sua criao; Do Senhor a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem; (Salmo 24.1)

- Amor ao mundo: ao restauradora e no apenas contemplativa. Porque Deus amou o mundo [sua criao] de tal maneira que deu seu Filho Unignito para... (Joo 3.16)

- Desafio cristo: conjugar adequadamente amor a Deus e o amor ao mundo.

A Bblia social e fala de um Deus sempre atento s demandas existenciais, ambientais, culturais, sociais e polticas da sua criao. A preocupao com o outro e o apelo justia social so um ecos da relao de Deus com a sua criao

A IGREJA CONTEMPORNEA E OS DESAFIOS URBANOS NO MUNDO DE SOFRIMENTO | 8

Exs. xodo, tribos, profetas, Jesus, os primeiros cristos.

Esta base bblica se refora na humanidade de Cristo: Deus estava em Cristo, se fez carne, se fez parte da sociedade/da criao. Esta base se refora ainda com o estabelecimento do Reinado de Deus, uma imagem poltica desenvolvida por Jesus para expressar o projeto de Deus para a sua criao (valores, aes, comportamentos, posicionamentos).

Somos comunidade humana:

_Somos parte da criao/da sociedade _No existimos sem a criao e no existimos sem o outro _Importncia de uma conscincia planetria = toda a vida depende de mltiplas relaes _Somos uma comunidade humana. Somos parentes habitantes de uma mesma casa comum

Demandas de ao responsvel

_H realidades bastante visveis que demandam uma ao imediata da Igreja/testemunho de f emergncias, alvio: pobreza, fome, trabalho/emprego, doena, deseducao, intolerncia. _H uma realidade invisvel, sistmica, que rege/define estruturas e o cotidiano: a mo invisvel do mercado/sistema, como um deus.

A Igreja deve ser inclusiva As questes quem o meu prximo? e o que bom? devem ser respondidas de uma forma totalmente inclusiva por uma Igreja que vive na presena de Deus e na expectativa da vinda em poder do seu Senhor. 1 O amor o cumprimento da lei (v.25-28).

A IGREJA CONTEMPORNEA E OS DESAFIOS URBANOS NO MUNDO DE SOFRIMENTO | 9

Quem ama no viola os mandamentos contra Deus e o prximo. O primeiro mandamento diz: amai o Senhor teu Deus... e ao prximo como a ti mesmo (v.27) todas as vezes que negamos amor estamos violando este mandamento. - Quem ama no faz acepo de pessoas. Quem ama no v o pecado, o mau cheiro, a feiura, pois o amor encobre tudo isto. O amor supera as diferenas. O melhor exerccio para fortalecer o corao abaixar-se e levantar os que esto cados. Ernest Blevins 2 O amor se manifesta concretamente (Tg 2.14). De que adianta, meus irmos, algum dizer que tem f, se no tem obras? Acaso a f pode salv-lo? Deus no deseja apenas declaraes de amor atravs de oraes, msicas, poesias e belos escritos, Ele quer ver tambm manifestaes concretas que envolvem: Identificao - passou perto - (v.33) A indiferena nos faz ficar longe. No se aproximar das pessoas necessitadas. Fugir dos conflitados. Cada dia mais desejamos afastar-nos das pessoas complicadas e com problemas. Poucos querem se envolver. - Compaixo (v.33) O egosmo uma das principais causas da falta de compaixo. 17 Se algum tiver recursos materiais e, vendo seu irmo em necessidade, no se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, no amemos de palavra nem de boca, mas em ao e em verdade. (I Jo 3.17-18)

A IGREJA CONTEMPORNEA E OS DESAFIOS URBANOS NO MUNDO DE SOFRIMENTO | 10

Como feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Senhor o livra em tempos de adversidade. O Senhor o proteger e preservar a sua vida; ele o far feliz na terra e no o entregar ao desejo dos seus inimigos. O Senhor o suster em seu leito de enfermidade, e da doena o restaurar. ( Sl 41.1-3). - Ao (v.34) Muita gente se compadece e sofre com os desafortunados mas no faz nada de prtico. H pessoas que choram vendo casas sendo levadas pela enchente e famlias desabrigadas, mas no so capazes de separar alimentos, agasalhos, procurar saber o que podem fazer para ajudar. Sentir no tudo, o sentimento tem que vir acompanhado da ao. - Renncia ao conforto pessoal - o seu animal - (v.34 b) Algumas vezes, demonstrar amor significa abrir mo de seu conforto, de sua comodidade. Que aconteceria se no caminho para a igreja voc fosse parado para dar ajuda a um acidentado? No vemos mais atitudes de cortesia aos idosos e deficientes, mulheres grvidas. - A ajuda deve ser substancial (hospedaria) O samaritano no deu apenas um po, mas se envolveu com aquele homem, providenciou um lugar e oportunidade para livr-lo de uma vez por todas daquela situao. - Investimento (v.34) No preciso muito, apenas um pouco de boa vontade e investimento de cada um. H muitos velhinhos em asilo, muitas crianas esperando por famlias que queiram adot-las, muitos meninos e meninas cheios de talentos e potencial esperando por uma oportunidade, mulheres precisando de creches para deixar os seus filhos e trabalhar com tranquilidade.

A IGREJA CONTEMPORNEA E OS DESAFIOS URBANOS NO MUNDO DE SOFRIMENTO | 11

4. CONCLUSO A igreja contempornea precisa acompanhar a acelerao do crescimento da vida urbana, no compactuando do mal que habita nela, mas trazer uma proposta transformadora em todas as esferas da sociedade, retribuindo ou distribuindo aquilo que tem recebido de Deus. Por isso, Deus chama o povo a ser seu colaborador, seu ajudante (cf. 2 Co 6. 1), urgente perceber sua presena entre ns, para unirmo-nos sua obra. uma afirmao central do pensamento neotestamentrio que, a partir de sua ressurreio, Jesus Cristo toma forma tanto na sociedade como na comunidade crist. (SANTA ANA, 1985, p. 42) Devemos ser resposta de Deus para aquelas pessoas que buscaremos ser prximas, em situaes emergentes, catastrficas de dor e sofrimento. Buscar servir a Deus e a comunidade por meio de uma ao social da igreja capaz de encarar os desafios urbanos, com uma conscincia de que o sofrimento faz parte da vida do ser humano e que a igreja protagonista da ao de Deus para todos em qualquer situao.

A IGREJA CONTEMPORNEA E OS DESAFIOS URBANOS NO MUNDO DE SOFRIMENTO | 12

5. REFERNCIAS.

ROCHA, Calvino Teixeira. Responsabilidade Social da Igreja. Descoberta Editora Ltda, 2003.

KIVITZ, Ed Ren. Este Guia de Estudo refere-se ao quarto sermo da srie Vinho Novo, Odres Novos, pregado pelo Pr. Ed Ren Kivitz em 11 de abril de 2010 (ibab.com.br). Ele foi elaborado para facilitar a discusso em Pequenos Grupos.

RYLE, J. C. Lderes Evanglicos do Sculo XVIII - John Wesley. Ananindeua: Editora Clssicos Evanglicos, 1989.

LINTHICUM. Robert C. Cidade de Deus, Cidade de Satans. Belo HorizonteMG, Viso Mundial, 3 Edio, 2000.

RYRIE. Charles Caldwell. A Bblia Anotada Verso RA. So Paulo SP, Editora Mundo Cristo.1994.

Modulo 1 Lio 3, Evangelismo Criativo. p.13 dos LOC do Instituto Haggai.

NO TEMPO, de olho. FONTE: http://www.deolhonotempo.com.br/?id=8111357&tit=catastrofe+vai+a+842+o+numero+de+mortos+pela+chuva+na+regi ao+serrana+do+rio+de+janeiro

ANA. Julio de Santa. PELAS TRILHAS DOMUNDO, ACAMINHO DO REINO, IMPRENSA METODISTA, 1985.

Potrebbero piacerti anche