Sei sulla pagina 1di 12

A Pedagogia Libertria e a Educao Integral

Angela Maria Souza Martins Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO NEB/Grupo do HISTEDBR UNIRIO

Introduo Nos ltimos quatro anos, nosso grupo de pesquisa investiga a educao anarquista e a pedagogia libertria, fazemos uma reflexo constante e sistemtica sobre vrios aspectos desta concepo pedaggica, com o intuito de aprofundar a compreenso de novos valores educacionais e modelos pedaggicos. Neste trabalho apresentamos uma reflexo sobre as contribuies da Pedagogia Libertria para a Educao Integral. Consideramos que trs autores so fundamentais para pensar a Educao Integral no interior da Pedagogia Libertria: Bakunin, Paul Robin e Ferrer y Guardia. A defesa da Educao Integral esteve presente nas propostas do movimento operrio de inspirao anarquista, principalmente no final do sculo XIX e incio do sculo XX. O movimento operrio buscava, por meio da educao, transformar a conscincia dos trabalhadores e de seus filhos para realizar a revoluo scio-cultural. Os trabalhadores que seguiam a concepo anarquista lutaram por uma educao que unisse trabalho manual e intelectual, de modo a formar o homem em seus diferentes aspectos: intelectual, moral, poltico e artstico. Consideravam que era necessrio formar homens completos, ou seja, que tivessem todas as suas faculdades plenamente desenvolvidas, porque somente assim estariam preparados para enfrentar a dominao e a explorao. Os militantes anarquistas acreditavam que a educao era um meio poderoso para propagar e infiltrar nos espritos as idias generosas e (...) a alavanca que erguer(ia) o mundo e destruir(ia) para sempre o erro, a mentira e a injustia (SAFN, 2003, p.52). Esta compreenso do papel da educao justifica-se porque o anarquismo uma ideologia poltica que tem como objetivo principal a mudana de valores para consolidar uma revoluo social que acabe com a explorao do homem pelo homem. Defendiam que a mudana de valores por meio da educao um mecanismo para desencadear a transformao da conscincia humana. Por defenderem este tipo de estratgia poltica, foram considerados utpicos.

A Educao Integral segundo Bakunin Bakunin tinha com meta a revoluo social, por isso afirmava que:
O mundo inteiro entendeu que a liberdade no passa de uma mentira, quando a grande maioria da populao est condenada a viver na pobreza e quando, privada de educao, lazer e po, seu destino servir de degrau para os ricos e poderosos. Assim, a revoluo social surge como uma conseqncia natural e necessria da revoluo poltica (Bakunin apud Woodcock, 2002, p. 173).

Ele acreditava que a revoluo social deveria destruir a sociedade existente e instaurar o reino da liberdade, para tal era necessrio mudar estruturalmente as bases da sociedade capitalista. Bakunin lutou pela destruio do Estado e afirmou que o controle dos meios de produo deveria estar nas mos dos trabalhadores. Preconizava que o Estado deveria ser abolido to logo isso fosse possvel, mesmo que esta ao pudesse causar um caos temporrio, a destruio do Estado seria menos perigosa do que os males causados por este. preciso esclarecer que a proposta de Bakunin no era provocar a desordem e to pouco disseminar a violncia. Ele acreditava que somente a destruio do Estado levaria a construo de uma sociedade igualitria e livre. A construo deste novo tipo de sociedade passava por um novo projeto revolucionrio amplo, do qual participava a educao. Bakunin acreditava que a emancipao das massas operrias estava diretamente vinculada a uma educao diferente daquela estabelecida pelo modo de produo capitalista. A educao era considerada fundamental para a emancipao dos trabalhadores. Por isso defendeu a educao integral, de modo que os trabalhadores tivessem acesso ao conhecimento produzido pelo desenvolvimento cientfico. Destacava que os progressos feitos pela cincia sempre atenderam as classes privilegiadas e ao poder de Estado. A educao integral deveria ser um dos caminhos para conquistar a igualdade entre os homens, pois todos precisavam ter acesso ao conhecimento acumulado pela cincia. Havia um grande progresso cientfico no sculo XIX, mas os resultados deste progresso no eram socializados, pois apenas uma elite tinha acesso a esses conhecimentos. A cincia tornou-se um poder para o Estado. Essa lgica precisava ser mudada no interior das escolas e os progressos cientficos deveriam ser acessveis a todos. Era preciso romper com a educao desigual e a cincia deveria ser vista com um bem de todos.

Bakunin discutiu a questo da dualidade educacional, ou seja, a existncia de um tipo de instruo para as classes privilegiadas e outra para o proletariado, por isso passou a lutar pela educao integral para todos, pois acreditava que este tipo de educao seria um dos caminhos para conquistar a igualdade entre os homens. Segundo este pensador no deveria existir uma classe social que sobrepujasse outra em termos de conhecimento. Primeiro era necessrio a abolio das classes e depois a implementao de um tipo de educao que possibilitasse a verdadeira igualdade. De acordo com Bakunin (2003), os progressos da cincia e os avanos na indstria e no comrcio no foram socializados entre as diferentes classes sociais, ao contrrio, os bens intelectuais e materiais foram apropriados por alguns privilegiados. Por isso, reivindicava que todos os avanos intelectuais e materiais deveriam ser bens comuns. Todos os trabalhadores deveriam desenvolver simultaneamente o trabalho manual e intelectual, porque segundo Bakunin:
no homem vivo e completo, cada uma dessas duas atividades, muscular e nervosa, deve ser desenvolvida por igual, e que, longe de se prejudicarem mutuamente, cada uma deve apoiar, ampliar e reforar a outra: a cincia do sbio se tornar mais fecunda, mais til e mais ampla quando o sbio no mais ignorar o trabalho braal , e o trabalho do operrio instrudo ser mais inteligente e por conseguinte mais produtivo do que o operrio ignorante (Bakunin, In: Moryon, 1989,p.39)

Para Bakunin somente uma educao plena, ou seja, integral poderia possibilitar a construo de um novo tipo de sociedade. Considerava necessrio diminuir o abismo entre a educao fornecida ao operariado e aquela desfrutada pelos privilegiados. A educao integral deveria possibilitar o acesso ao conhecimento cientfico porque
At agora os burgueses caminharam mais depressa no caminho da civilizao do que os proletariados, no porque sua inteligncia fosse maior do que destes ltimos hoje se poderia dizer com razo ao contrrio mas porque a organizao econmica e poltica da sociedade foi tal que a cincia no existiu seno para eles e que o proletariado se viu condenado a uma ignorncia forada ... (Bakunin, In: Moryon, 1989,p.38)

Assim, os proletrios e seus filhos no tiveram acesso ao conhecimento cientfico, o que aprofunda o carter excludente da educao. Por isso, era imprescindvel a existncia de uma educao integral que possibilitasse o acesso ao mesmo tipo de conhecimento a todos os membros da sociedade. Mas qual seriam os princpios que regeriam a educao integral e possibilitariam a sua implementao? Primeiro seria necessria a construo de uma sociedade, onde se pudesse exercitar a plena igualdade, ou seja, a igualdade o ponto de partida desta nova organizao social. Nesta sociedade, devem desaparecer os privilgios econmicos e polticos e, conseqentemente as classes sociais devero ser abolidas. Tambm sero necessrios o

desaparecimento da propriedade individual e o direito de herana, pois somente assim triunfar a igualdade. Nesta sociedade todas as crianas e jovens tero uma educao absolutamente igual. Na sociedade igualitria aparecer, ento, a diversidade das pessoas. O conjunto de pessoas diferentes formar uma organizao social, onde uns complementam os outros, formando a verdadeira solidariedade. Nestas condies a educao poder respeitar a diversidade das pessoas, preparando-as de acordo com as suas inclinaes. Outro aspecto fundamental a construo da liberdade, ou seja, precisamos organizar a sociedade de modo que todos desfrutem da maior liberdade possvel. Essa liberdade deve levar em considerao a independncia da vontade, porm o respeito ao outro deve estar presente. Assim na educao integral deve-se ao educar a criana tomar como ponto de partida a autoridade para chegar a liberdade. De acordo com Bakunin, o homem no livre frente s leis naturais e sociais. Assim como devemos distinguir as leis naturais das leis autoritrias. Por isso,
o princpio de autoridade na educao das crianas constitui o ponto de partida natural: legtimo, necessrio, quando aplicado s crianas na primeira infncia, quando sua inteligncia no se desenvolveu abertamente... Mas como o desenvolvimento de todas as coisas, e por conseqncia da educao, implica a negao sucessiva do ponto de partida, este princpio deve enfraquecer-se medida que avanam a educao e a instruo, para dar lugar liberdade ascendente...Toda educao racional nada mais , no fundo, que a imolao progressiva da autoridade em proveito da liberdade, onde esta educao tem como objetivo final formar homens livres, cheios de respeito e de amor pela liberdade alheia.Assim o primeiro dia da vida escolar (...) deve ser o de maior autoridade e de uma ausncia quase total de liberdade; mas seu ltimo dia deve ser o de maior liberdade e de abolio absoluta de qualquer vestgio do princpio animal ou divino de autoridade (Bakunin , 2003, p. 47)

Bakunin (1989) afirma que para moralizar e educar o homem necessrio moralizar o meio social, por isso no acredita no livre arbtrio, pois os ditos vcios e virtudes dos homens so produto da ao combinada da natureza e da sociedade (Bakunin, 1989, p.46). O homem um ser determinado socialmente. Sendo assim, a liberdade no dada a priori, ela deve ser construda socialmente, a partir de um processo educacional. Para Bakunin, a liberdade expressa o pleno desenvolvimento das faculdades existentes no homem e no a independncia absoluta da vontade de cada um. Outro aspecto desenvolvido na educao integral a racionalidade cientfica. A educao integral deve compreender o estudo cientfico ou terico e o estudo industrial ou prtico. Este ensino industrial ou prtico deveria ser composto de duas partes: a parte geral e a parte especfica. Na primeira os estudantes teriam acesso a idia geral e o primeiro conhecimento prtico de todas as indstrias, sem exceo de nenhuma, assim com a idia

de conjunto que constitui a civilizao material, a totalidade do trabalho humano (Bakunin, In: Moryon, 1989, p.44) e na segunda eles entrariam em contato com as especificidades dessas indstrias ou prticas. Para finalizar, outro aspecto essencial para a educao integral era a educao moral. A educao moral no poderia prescindir dos princpios de solidariedade, liberdade e igualdade como tambm de tratar o trabalho como a condio suprema da felicidade humana e da humana dignidade (Bakunin, In: Moriyn, 1989, p.45). A moral humana preconizada por Bakunin atribui direitos apenas aqueles que trabalham, porque somente pelo trabalho o homem torna-se homem. Assim, o processo de formao integral do homem, de acordo com Bakunin, precisava de trs coisas: um nascimento saudvel e higinico; uma educao racional e integral, fundamentada no respeito, na igualdade e na liberdade e um meio social igualitrio e livre. Paul Robin e a Educao Integral Paul Robin defendeu a implantao de uma educao integral para construir um novo tipo de sociedade e possibilitar formao plena do homem, dando-lhe acesso a totalidade dos conhecimentos humanos. Segundo ele, os homens constroem sua viso de mundo a partir do que aprenderam. Sua concepo pedaggica pode ser colocada em prtica, a partir de sua experincia no Orfanato Prvost, em Cempuis, na Frana, entre 1880 e 1894. Neste orfanato praticou a educao integral e efetivou a co-educao de sexos, ou seja, de modo pioneiro colocou no mesmo espao pedaggico meninos e meninas. O projeto pedaggico Paul Robin foi muito criticado pelos conservadores, ele defendia a escola laica e racionalista. Alm disso, recebeu influncia da teoria de Malthus e do Positivismo. Devido as influncias presentes em seu pensamento, alguns anarquistas discordavam de suas idias, como por exemplo Kropotkin. Para Robin, a educao integral deveria desenvolver no homem as capacidades: fsica, intelectual e moral. Pensou a educao integral, assim como Bakunin, a partir das desigualdades entre os homens. Considerou que a educao que vigorava na sociedade desigual era imoral e anti-racional, na verdade era uma anti-educao. Para Robin, a concepo de educao integral:

nasceu do sentimento profundo de igualdade e do direito que cada homem tem, quaisquer que sejam as circunstncias do seu nascimento, de desenvolver, da forma mais completa possvel, todas as faculdades fsicas e intelectuais (Robin, In: Moriyn, 1989, p.88)

A educao deveria ser: racional, universal e integral. Uma educao que possibilitasse um desenvolvimento harmnico e completo, em termos de sade, alimentao, que desenvolvesse um equilbrio entre ao e repouso, ou seja, que soubesse dividir as horas entre o trabalho intelectual, o fsico e o horrio do repouso. As aulas deveriam ser realizadas no somente em espaos fechados, mas tambm junto a natureza. A educao integral deveria ser: um conjunto completo, encadeado, sinttico, paralelamente progressivo de todos tipos de conhecimento e a partir da mais tenra idade (Robin, 1981, p.47). No processo de desenvolvimento da educao integral havia uma preocupao acentuada com a sade e a higiene. Robin prescrevia que a criana deveria ter um vesturio de acordo com regras higinicas, ser asseada, tomar banhos freqentes e fazer constantes medies antropomtricas para que se acompanhasse seu desenvolvimento fsico. Defendia a educao orgnica, ou seja, de modo que fossem desenvolvidas a preciso e a delicadeza dos sentidos, na verdade a educao orgnica era uma educao dos sentidos, o que possibilitaria uma educao para a prtica da observao e da habilidade manual. Este tipo de prtica educacional trabalharia com a arte e os trabalhos manuais. Outro aspecto da educao integral seria a educao intelectual, que deveria desenvolver com equilbrio todas as faculdades como: assimilao, produo, observao, julgamento, memorizao e imaginao. A educao integral tambm deveria desenvolver a educao moral, que deve estar pautada na justia e nas relaes sociais. Para tal necessrio que a criana tenha uma existncia normal num meio normal (Robin, 1981, p.51). Para tal era preciso que a criana vivesse num meio social onde houvesse: a excluso de idias falsas, desmoralizantes, julgamentos falsos, impresses espantosas (Robin, 1981, p.52). trabalho e jogos, liberdade e responsabilidade. Robin sistematizou uma seqncia de etapas para que se desenvolvesse a educao integral, na primeira fase dever-se-ia priorizar a espontaneidade, por isso o conhecimento era construdo de modo livre e casual. Quando a criana ou jovem acumulava uma Deve viver sempre num ambiente fraternal. A vida deveria ser simples, equilibrada entre

quantidade significativa de conhecimentos, ento o educador auxiliava na organizao e sistematizao desses conhecimentos. Ele trabalhava com a curiosidade natural da criana, estimulando-a. Segundo Robin, as crianas adquiriam as primeiras noes dos fenmenos externos por meio dos sentidos, por isso a educao racional deveria comear por eles. Utilizava jogos para que as crianas percebessem as sensaes e as diferenas entre as sensaes distintas, assim como utilizava vrios instrumentos para ampliar as percepes, tais como: microscpio, lupa, termmetro, entre outros. Outro aspecto fundamental para a educao integral proposta por Robin era a educao literria, que deveria ser desenvolvida por meio de quatro caminhos: ouvir, ler, falar e escrever, estas etapas estavam intimamente vinculadas. Robin tambm fez uma proposta para a educao infantil, trabalhava com a individualidade da criana, ou seja, priorizou o ser em si, porque, segundo ele, deve-se trabalhar com a espontaneidade da criana, inclusive forneceu uma justificativa econmica, pois considerava a criana apenas um consumidor, quando ela se tornasse um produtor, ento a educao deveria passar a privilegiar a coletividade. Questionou o ensino verbalista, baseado na memorizao, como constatamos na citao a seguir:
os professores do aulas, os alunos escutam mais ou menos e retm o que conseguem; s vezes tm que escrever o que foi dito, copiar suas notas sem entend-las; nunca lhes dizem: leiam este livro, assimilem as idias contem-no oralmente. O mal vai mais alm ainda; tem-se que retroceder para encontrar a origem, at o prprio ensino das primeiras noes de leitura (Robin, In: Moriyn, 1989, p.103).

Robin preocupou-se com os danos causados pelo ensino religioso, por isso a educao integral deveria unir razo e cincia, fontes que conduziriam verdade. No se podia admitir outro caminho, seno o trilhado pela educao racional e laica. Ele acreditava no poder explicativo da cincia, por isso os homens deveriam sempre se guiar pelos conhecimentos cientficos, inclusive props a divulgao sem fronteiras do conhecimento cientfico, porque acreditava que somente uma ordem social fundada na cincia poderia atingir a justia. A implantao de uma educao integral, pautada na cincia, no respeito e na solidariedade abriria caminho para construir um novo tipo de homem e sociedade. De acordo com Robin, os homens constroem sua viso de mundo a partir do que aprenderam.

Para este autor, o homem deve ser visto como um ser em si mesmo, independente, completo por si s, que tem o direito de desenvolver todas as suas faculdades e tambm como membro de uma coletividade que precisa contribuir com seu trabalho para todos. Podemos considerar que Robin um intelectual que a expresso de seu tempo, incorpora quatro caractersticas: a crena no racionalismo cientfico, a possibilidade de regenerao da espcie humana, a viso internacionalista e a existncia de uma sociedade igualitria. Ele influenciou vrios educadores, entre eles Ferrer y Guardia. Podemos dizer que seu projeto de educao integral procura lutar contra a discriminao e a desigualdade com as armas do sculo XIX, ou seja, o racionalismo cientfico e a esperana na regenerao humana. Mas no podemos deixar de assinalar que entre os sculos XIX e XX, Robin foi alvo de uma grande polmica, porque ele seguia algumas teses do malthusianismo. Defendeu o controle da natalidade da mulher proletria, para impedir que ela colocasse na sociedade seres que seriam os futuros trabalhadores, soldados e prostitutas para a burguesia. Por isso trata do tema da regenerao, a partir das teses malthusianas e propalou a liberdade da mulher proletria em escolher se queria ou no ser me. Ferrer y Guardia e a Educao Integral Ferrer y Guardia foi influenciado pelo pensamento de Robin e Bakunin, por isso defendia a transformao das escolas tradicionais e o uso de uma pedagogia que levasse formao de sujeitos autnomos, crticos e solidrios. Ele percebeu a importncia de um novo tipo de educao ao constatar que a formao fornecida pela famlia e pela escola era cheia de preconceitos, de tradies e dogmatismos, o que fazia com que os indivduos ingressassem na sociedade deformado e degenerado. Por isso, implanta a Escola Moderna, na Espanha, para que ela superasse as limitaes e o dogmatismo, buscando fundamentar o contedo curricular no ensino racional, ou seja, no conhecimento cientfico. A Escola Moderna foi inaugurada em 8 de setembro de 1901, em Barcelona, na Rua Bailn, com trinta alunos, 12 meninas e 18 meninos, uma escola que baseava-se na educao racional e integral. A Escola depois ampliou-se e, em 1903, passou a ter 114 alunos. Para conduzir a escola foi constituda uma Junta Consultiva e o primeiro nmero do Boletim da Escola Moderna foi publicado em 30 de outubro de 1901, neste existiam os termos gerais que fundamentavam a Escola Moderna.

A proposta educacional da Escola Moderna deveria ser racional, completa e harmoniosa de modo que desenvolvesse a formao da inteligncia e do carter e a preparao de uma pessoa fsica e moralmente equilibrada. Para Ferrer y Guardia, o homem um ser complexo, pois conjuga corao, inteligncia e vontade, por isso no podemos habituar as crianas a obedecer, a crer e a pensar, segundo as diretrizes da pedagogia tradicional. De acordo com este pensador, a criana nasce sem idias preconcebidas. Apreende ao longo de sua vida todos os princpios e valores, por isso se educarmos uma criana com noes positivas e verdadeiras, baseadas na experincia e na demonstrao racional, ela ficar preparada para qualquer tipo de estudo. No Programa da Escola Moderna revela que a meta fazer com que as crianas tornem-se pessoas instrudas, verdadeiras, justas e livres. Para tal o ensino deve estar baseado nas cincias naturais. Estimula as atitudes prprias de cada aluno, para que com seu valor individual, cada aluno seja um membro til da sociedade. Busca preparar uma humanidade fraternal, sem distino de sexos. A escola aceitava crianas a partir de cinco anos. No Programa da Escola Moderna, havia a proposta para abrir aos domingos, no intuito de oferecer aulas de histria geral, cincias, artes e discutir as lutas pelo progresso. Estas aulas poderiam ser freqentadas pelas famlias dos alunos, pelas pessoas da comunidade prxima a escola ou a quem se dispusesse assisti-las. A escola estava instalada com boas condies de higiene e os alunos teriam inspeo mdica ao ingressar na mesma, para evitar propagao de enfermidades contagiosas. Uma das metas da escola era proporcionar os conhecimentos de carter cientfico, a partir de mtodos pedaggicos progressistas, por isso a lio de coisas substituiria a lio de palavras, alm disso existiam instalaes para as aulas prticas de cincias. Ferrer y Guardia considerava que a cincia um patrimnio de todos, porque ela permitia dissipar erros e capacitava os homens para que conhecessem efetivamente os objetos. Por isso, o ensino na Escola Moderna deve estar fundamentado nas cincias naturais. Nesta proposta educacional as cincias naturais deveriam ser ensinadas a partir de experincias e de demonstraes racionais, de modo que o aluno pudesse desenvolver o esprito dedutivo e observador. Na Escola Moderna a aprendizagem prtica era bastante relevante. Outro aspecto interessante que aparece nessa escola a utilizao de jogos, um recurso pedaggico capaz de despertar no aluno a imaginao e o sentido social, pois auxiliava de

maneira significativa na construo de valores como: tolerncia, a solidariedade e a aceitao do outro. Nos primrdios da educao as crianas deveriam ser guiadas na direo do conhecimento racional, pois na primeira infncia a vida receptiva. O professor deveria semear as idias para que mais tarde elas frutificassem. A cincia no impedia o conhecimento, mas o impulsionava e conferia realidade s coisas. Ferrer y Guardia considerava o homem um ser um complexo, ou seja, um ser que conjugava corao, inteligncia e vontade. Outro aspecto fundamental de sua proposta educacional era a coeducao de meninos e meninas. Mas como a questo da coeducao no era acatada na Espanha, Ferrer y Guardia no alardeou seus propsitos na proposta de sua escola, quando uma pessoa vinha matricular um menino, ele perguntava se tinha uma menina em casa, incentivando a matricul-la. Foi, assim, que na sua escola foram matriculados uma quantidade significativa de meninos e meninas. Ele considerou significativa a convivncia de meninos e meninas, porque a natureza, a histria e a filosofia ensinam que a mulher e o homem so seres humanos iguais. O ensino misto est presente em todos os povos cultos, por isso as crianas de ambos os sexos devem ter uma educao idntica; uma educao que desenvolva a inteligncia, purifique o corao e tempere suas vontades. Homens e mulheres se complementam. A mulher a companheira do homem. Questiona a hipocrisia da igreja em relao ao papel do homem e da mulher. Na cultura patriarcal a mulher no tem autonomia, est sob o domnio do homem. Outro aspecto interessante desta proposta de educao integral era a coeducao das classes sociais. Assim como pensou a coeducao dos sexos, Guardia concebeu tambm a coeducao das classes sociais. Acreditava que uma escola somente para meninos pobres no uma escola racional, porque nessa escola corre-se o risco de cultivar o dio. Porque se no lhes ensinasse a submisso e a credulidade, deveramos lhes ensinar a rebeldia, o que acirraria o dio. Esse um dilema, porque no h um meio termo para uma escola de deserdados. Este um tema delicado. A Declarao revolucionria diz: os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos, assim no pode haver diferenas sociais, se elas existem, ou seja, uns dominam os outros, ento racional e natural a rebeldia. Os explorados tm que ser rebeldes, porque tm que reclamar os seus direitos at atingir sua completa e perfeita participao no patrimnio universal (Guardia, 1912, p.35).

Para Ferrer y Guardia, uma escola para meninos ricos no seria racional, porque cultivaria o privilgio. A coeducao de pobres e ricos, que pe em contato uns com os outros na inocente igualdade da infncia, por meio da sistemtica da igualdade da escola racional, essa a escola, boa, necessria e reparadora (Guardia, 1912, p.36). Assim, Ferrer y Guardia buscava instaurar um novo tipo de ambiente escolar que trabalhasse com a diferena e a heterogeneidade. A educao praticada na Escola Moderna deveria formar homens capazes de se transformar e se renovar continuamente. Acreditava que o principal aspecto da educao plena e integral era possibilitar a todos explicaes racionais para combater os falsos valores que existiam na sociedade. Ferrer y Guardia acreditava que a educao racional libertria seria um instrumento de emancipao e propagao das idias libertrias diante do adestramento feito pelo ensino orientado pelas diretrizes da pedagogia tradicional. necessrio destacar que o movimento iniciado por ele teve importantes desdobramentos na Espanha, pois o movimento das escolas racionalistas foi at o final da Guerra Civil espanhola em 1936. Mesmo depois de sua morte em 1909, o movimento anarquista deu prosseguimento a implementao de escolas racionais libertrias. Puig Elias, um dos discpulos de Ferrer y Guardia tornou presidente do Conselho da Escola Nova Unificada (CENU), uma entidade que defendia os princpios de novas propostas educativas, inclusive a da escola racionalista libertria de Ferrer y Guardia. O CENU conseguiu aumentar, em 1936, de 34.000 para 116.000 as crianas escolarizadas na cidade de Barcelona e nomeou em seis meses cinco mil professores (Safn, 2003). Segundo Ramon Safn,
irrefutvel que a Escola Moderna de Ferrer inscreve-se num vasto movimento educacional e de vulgarizao dos conhecimentos que a Espanha progressista e popular, havia muito, e particularmente ao final do sculo XIX e comeo do sculo XX, desencadeava. (Safon, 2003, p.60)

Consideraes Finais Consideramos que Bakunin, Paul Robin e Ferrer y Guardia defendiam um novo tipo de educao e os mtodos ativos, com a finalidade de preparar os estudantes para o trabalho e tambm incentivar a militncia. Respeitavam a liberdade da criana, sua espontaneidade, as caractersticas de sua personalidade, sua independncia, seu juzo e

esprito crtico. Essas propostas educacionais iniciaram a discusso sobre a educao integral. Podemos perceber que os intelectuais da pedagogia libertria buscavam instaurar uma nova mentalidade no processo educacional, incorporando as discusses epistemolgicas do sculo XIX e travando a luta contra a desigualdade e pela emancipao do homem. Defendiam uma educao que buscava a transformao. Consideraram que para enfrentar o processo de dominao seria preciso criar instituies escolares que desenvolvessem uma proposta que possibilitasse a formao plena do homem, a partir de uma nova mentalidade. Na verdade, era preciso instaurar uma viso de mundo baseada em valores tais como: solidariedade, cooperao, igualdade e liberdade. Com essa inteno criaram suas escolas, com a inteno de comear um processo de combate a viso subalterna de mundo e proporcionar uma viso de mundo racional e crtica para desenvolver uma sociedade libertria. Esses intelectuais tinham como meta a formao de uma nova conscincia e de vontades libertrias. Podemos afirmar que eles consideraram educao racional como um instrumento fundamental para lutar contra o autoritarismo, a opresso e a explorao.

Referncias Bibliogrficas BAKUNIN, Mikhail. A Educao Integral. In: MORIYN, Flix Garcia (org.). Educao Libertria. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989. BAKUNIN, Mikhail. A instruo integral. So Paulo: Imaginrio, 2003. BOLETIM DA ESCOLA MODERNA. Barcelona, 30 de outubro de 1901, n.1. DOMMANGET, M. Los grandes socialistas y la educacin: de Platon a Lenin. Madrid: Fragua, 1978. FERRER Y GUARDIA, Francisco. La Escuela Moderna - pstuma explicacin y alcance de la enseanza racionalista. Barcelona: Ediciones Solidaridad, 1912. MORIYN, Flix Garcia. Del socialismo utpico al anarquismo. Madrid: Cincel, 1985. MORIYN, Flix Garcia (org.). Educao Libertria. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989. ROBIN, Paul. Manifiesto a los partidrios de la Educacion Integral. Barcelona: Pequena Biblioteca Clamvs Scriptorivs, 1981. TRAGTENBERG, Maurcio. Francisco Ferrer e a Pedagogia Libertria. In: TRAGTENBERG, Maurcio. Sobre a educao, poltica e sindicalismo. So Paulo: Autores Associados/Cortez, 1990. WOODCOCK, George. Histria das Idias e Movimentos Anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 2002. v. I e II .

Potrebbero piacerti anche