Sei sulla pagina 1di 38

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I

SUMRIO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Introduo Gestalt do Objeto Leitura Visual da Forma Psicodinmica das Cores O Homem Organizando a Casa e seu Programa de Necessidades Definindo a Composio O Projeto de Interiores Em Qualquer Ambiente Feng Shui Iluminao e Gesso Paginao de Pisos e Revestimentos Referncias Bibliogrficas 03 04 09 22 27 29 31 34 35 36 36 38

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I

1.

Introduo

Esta apostila foi elabora com o intuito de auxiliar o decorrer da disciplina de Projeto de Interiores I (2 perodo) do curso de Tecnologia em Design de Interiores da Faculdade Dom Bosco Cascavel PR. Nela podem ser encontradas dicas para a concepo e desenvolvimento do projeto, bem como, estudos sobre cor e dicas relacionadas a vida profissional e acadmica da professora que ministra a disciplina. Caroline Scheffer Nogueira graduada em Arquitetura e Urbanismo (2006) pela Universidade do Vale do Itaja, especialista em docncia do Ensino Superior pela Faculdade Assis Gurgacz (2008), especialista em Arquitetura de Interiores, Ambientao e Design do Mobilirio pela Universidade Paranaense (2009) e mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegcio pela Universidade do Oeste do Paran (2011).

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I

2.

Gestalt do Objeto Leitura Visual da Forma

Fundamentao Terica da Gestalt A Gestalt se trata de uma teoria sobre os fenmenos relacionados percepo. Essa teoria acredita que o que acontece no crebro no o mesmo que ocorre na retina, ou seja, a primeira sensao que ocorre j de forma, global e unificada, ela ocorre por extenso. O ser humano no v partes isoladas, as partes so inseparveis do todo. Leis da Gestalt - Unidade: o prprio objeto. So percebidos por meio de relaes (formais, dimensionais, cromticas, etc). Podem ser percebidas dentro de um todo por meio de pontos, linhas, planos, volumes, cores, sombras, texturas, brilhos e outros atributos, podendo estar isolados ou combinados entre si. Quando se deseja analisar e interpretar visualmente uma forma, devem-se eleger critrios para as principais unidades a serem levadas em considerao, sempre lembrando que estas devem ser suficientes para realizar a leitura do objeto.

- Segregao: a capacidade perceptiva de separar, identificar, notar ou destacar unidades em um todo. Podendo hierarquizar as formas que compem o todo. So os planos que compem o todo.

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I - Unificao: pode ser verificada quando os princpios de harmonia e equilbrio visual esto presentes num objeto, dando a coerncia do estilo formal das partes ou mesmo do todo em uma composio. Normalmente tem em sua leitura caractersticas de proximidade e semelhana.

- Fechamento: estabelece a formao de unidades, representa a sensao de fechamento visual da forma pela continuidade em uma ordem previamente definida, atravs de agrupamento de elementos para constituir outra figura.

-Continuidade: a impresso visual de como as partes se sucedem de maneira organizada, sem quebras ou interrupes. a tendncia que os elementos tem de um acompanhar o outro, permitindo continuidade de um movimento em uma determinada direo, normalmente compostos de unidades formais como pontos, linhas, planos, volumes, cores, texturas, brilhos e degrads.

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I - Semelhana e proximidade: tendem a ser vistos juntos e constiturem assim um todo. Normalmente agem juntos para unificar uma forma, fazendo com o que o objeto em observao represente harmonia e equilbrio visual.

- Pregnncia da Forma: a lei bsica da percepo visual da Gestalt, diz que:


As foras de organizao da forma tendem a se dirigir tanto quanto o permitam as condies dadas, no sentido da harmonia e do equilbrio visual. Qualquer padro de estimulo tende a ser visto de tal modo que a estrutura resultante to simples quanto o permitam as condies dadas. (FILHO, 2008).

Pode-se dizer que o objeto analisado deve ser claro e organizado, e de fcil compreenso e interpretao. Quando mais ntido maior o grau de pregnncia, quanto mais confuso menor o grau de pregnncia.

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores e APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I Categorias Conceituais Fu Fundamentais Priorizando sempre a harmonia, o contraste e o equilbrio visual. izando - Harmonia: disposio formal bem organizada e proporcional no todo em partes de um todo. Predominando equilbrio, ordem e regularidade visual no objeto, possibilitando uma leitura simples e clara, a representao de uma perfeita articulao visual, integrando as unidades em um todo. Na harmonia deve haver ordem e regularidade.

- Desarmonia: o oposto de harmonia, apresenta desvios, irregularidades, sobreposies, desproporo, seja num objeto ou at mesmo em partes dele. Apresenta desordem.

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores e APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I - Equilbrio: representa um estado no qual toda a ao chegou a uma pausa. Quando uma composio equilibrada, as configuraes, direo e localizao atuam mutuamente de tal forma que impossvel separar o objeto em partes, pois sem uma delas, ele perderia totalmente sua caracterstica. (simetria, direo e at mesmo assimetria)

- Desequilbrio: o objeto parece acidental, ou seja, instvel. Esta instabilidade utilizada como tcnica de composio, para inquietar, surpreender ou chamar a ateno do observador.

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I 3. PSICODINMICA DAS CORES

Desde os primrdios do homem, as cores esto presentes modificando nosso cotidiano, dando vida a formas e exalando emoes. No entanto, como sabe-se, as cores no tem existncia material, so apenas uma espcie de sensao produzida sob a ao da luz. Esta sensao pode influenciar psicologicamente o ser humano, conforme o tom, matiz, saturao ou luminosidade, de diferentes formas, tornando-se uma ferramenta de extrema utilidade para vrios profissionais como, arquitetos, publicitrios e todos os outros que se utilizam de imagens e grafismo para expresso ou comunicao de idias. No caso especfico do emprego da psicologia das cores por arquitetos, que ser o foco deste trabalho, este conhecimento, no entanto, no pode servir de diretriz ou nico apoio criao de ambientes, at porque isso limitaria a prpria criao. Mas pode auxiliar muito um projeto, j que essa criao esta relacionada a ambientes nos quais pessoas vo passar grande parte do seu tempo, estejam eles nas casas ou mesmo no trabalho. Este trabalho passa muito longe de esgotar o assunto, naturalmente muito extenso, mas pretende desenvolver um pouco mais o assunto discutido, sob vrias ticas, em grande parte dos Mdulos da Ps-Graduao em Arquitetura de Interiores e Design de Mobilirio.

- Cognio O desejo de sentir anterior a sensao em si, o que presume-se que o processamento sensorial se inicia quando matria ou energia atingem um conjunto especializado de neurnios sensoriais que traduzem essas entradas em potenciais de ao. Ao nascer a criana dispe praticamente de todos os sentidos e est apta para experimentar a maioria ds sensaes. Os rgos dos sentidos transmitem ao homem informaes do mundo exterior e do seu prprio corpo. Dessa forma o ser humano processa as informaes do mundo exterior atravs dos sentidos da viso, olfato, tato, audio, paladar e outros.

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I Sendo assim, (FIALHO, 2001), dentro da Modelagem Cognitiva, sensao a resposta especfica a um estmulo sensorial particular, enquanto percepo o conjunto de mecanismos de codifcao e de coordenao das diferentes sensaes elementares, visando um Significado. -Sistema Visual O fenmeno da viso decompe-se da seguinte forma: os raios luminosos atravessam a ris e encontram a retina, a energia luminosa se propaga ao longo do nervo tico at o crebro. A retina dotada de terminaes nervosas formada por dois tipos de fotorreceptores: Cones que esto localizaodos no centro da retina e permitem uma viso a cores e precisa para nveis de iluminao, e os Bastones mais numerosos, localizam-se na periferia e no so sensiveis a diferenas de cores, mas permitem a viso noturna e a viso perifrica. Em frente ao globo ocular existem um srie de etruturas refratrias (crnea e a lente) onde essa camada fotorreceptora do sistema tico ocular cria uma fotografia da cena observada. Todo o espao capaz de enviar estmulos nossa retina quando a cabea e o olhar mantm-se fixos em um ponto determinado, o chamado Campo Visual, normalmente estendido horizontalmente 70 a 80 e verticalmente 50 a 60. Segundo (FIALHO, 2001), O crtex visual pode ser considerado uma pea de hardware, em nvel sistmico, inteiramente dedicado ao processamento de informaes visuais. O ponto exato em que os sinais, circulando em complexas redes nervosas, se transformam em smbolos, um mistrio sobre o qual diversas teorias j foram elaboradas.

Figura 1 Globo Ocular

10

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I - Percepo O estudo da percepo encontra-se em um nvel menos sensorial e mais cognitivo do que a sensao, e para auxiliar um projeto de interiores, precisa-se atenuar para o conhecimento do objeto tal como ele percebido pelo sujeito, entender como o crebro combina as diversas mensagens sensoriais, como as combina em relao s experincias passadas bem como as expectativas de determinar tanto os estmulos como seu significado particular. Segundo (FIALHO, 2001), a percepo uma construo, um conjunto de informaes selecionadas e estruturadas, em funo da experincia anterior, das necessidades e das intenes do organismo implicado ativamente numa determinada situao. O crebro busca informaes, principalmente, dirigindo a viso, ouvindo e cheirando. Essa busca resulta da atividade auto-organizada do sistema lmbico (unidade responsvel pelas sensaes) que envia um comando de busca ao sistema motor (movimentos). Na medida em que o sistema motor excitado, o sistema lmbico envia uma mensagem de referncia alertando todo o sistema sensrio para se preparar para responder uma nova informao. Quando a informao adquirida, a atividade sncrona de cada sistema transmitida de volta ao sistema lmbico onde combinada com outros estmulos para formar a Gestalt. Portanto vemos em perspectiva, linhas paralelas parecem convergir para o horizonte. As pessoas comuns, diferentemente dos artistas e no nosso estudo particularmente arquitetos e designers de interiores, tem dificuldade em ver que um canto prximo de uma escrivaninha, por exemplo, projeta um ngulo agudo e o canto distante um ngulo obtuso. J os artistas percebem a iluso da perspectiva mais facilmente. V-se em duas dimenses e no em trs. O horizonte divide o campo visual em dois, por este critrio que ele bidimensional, o que no significa que seja plano. H uma sensao quase palpvel de superfcies e dos limites entre eles. A mais conhecida iluso de tica vem da necessidade do crebro de compor o campo visual de forma a decidir o que est frente e o que est atrs. Exemplo disso a imagem do vaso-face Rubin, as faces e o vaso no podem ser vistos ao mesmo tempo e a forma, seja qual fora a que predomina, possui uma borda, que atua como linha demarcatria, relegando o outro pedao para um fundo amorfo.

11

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I

Figura 2 Vaso-face de Rubin Psicologia das Cores


- A cor.

Algumas evidncias cientficas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoes. Cada um de ns responde cor e a qualquer estmulo de uma forma particular, porque ela tem influncia em nossos componentes fsico, mental e emocional. Para (KANDINSKI, 1910), A cor um meio para exercer influncia direta sobre a alma. A alma o plano de inmeras cordas. Quanto ao artista, a mo que, com a ajuda desta ou daquela tecla, obtm da alma a vibrao certa. Quando o homem abre os olhos para o mundo percebe que vive rodeado por um cromatismo intenso e no consegue se separar dele, pois nele vive e por ele que sente satisfao e amor. As cores influenciam o ser humano fsica e psicologicamente, criando alegria ou tristeza, exaltao ou depresso, atividade ou passividade, calor ou frio, equilbrio ou desequilbrio, ordem ou desordem etc. As cores produzem impresses, sensaes e reflexos sensoriais importantes, elas podem estimular ou perturbar a emoo, a conscincia, os impulsos e desejos. Portanto, h cores quentes e frias, leves e pesadas, calmantes e excitantes, de alvio e opressivas; cada uma das cores goza de tais propriedades em funo ao que as cores so em si mesmas. Estes grandes efeitos psicodinmicos das cores ocorrem em virtude da considervel diversidade das cores, sua gradao de luminosidade, diferena de intensidade, alm da variao dos espaos e formas das reas coloridas. Pode-se antever que estes efeitos psicodinmicos da
12

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I cor so de grande volume e variados, por causa da predominncia do sentido da vista sobre todos os demais sentidos. No se trata apenas de um falar. H uma psicodinmica a comandar um importante processo, a que est atenta no somente a psicologia, que estuda apenas teoricamente a ao das cores, mas tambm o tcnico, inclusive o artista da cor, para adequadamente dispor os elementos coloridos com vista a resultados. Neste sentido, (PEDROSA, 2004) diz que A principal dificuldade na harmonizao das cores provem da alterao na aparncia que elas sofrem em presena uma das outras. A tendncia dos arquitetos e decoradores da atualidade colorir um pouco mais o mundo para quebrar os frios espaos cinzentos que compem as grandes cidades. Nota-se neste momento a antiga preocupao do homem em reproduzir o colorido da natureza, j que da cor brota a energia para um dinamismo satisfatrio. (VAN GOGH) confessa para seu irmo que No momento, meu esprito est inteiramente tomado pelas leis das cores. Ah, se elas nos tivessem sido ensinadas em nossa juventude. Nas artes visuais, a cor no apenas decorativa ou esttica, ela est ligada tambm expresso de valores sensuais, culturais e espirituais. Entre os pintores, pode-se destacar Giotto que acreditava que a cor era um meio de caracterizar as coisas naturais. J no sculo XX, os arquitetos buscam novos critrios, passam a integrar a cor e a forma. Para GESTALT A percepo humana um conjunto coordenado de impresses e no um grupo de sensaes isoladas. baseado nessas experincias da Psicologia das Forma que os artistas e arquitetos criam seu repertrio, sabendo que uma parede vermelha pode avanar, uma parede azul-clara afastar, uma parede amarela desaparecer. A fica exposto e proposta o uso integral da cor e da forma. Segundo (BASSANO, 1996) As cores produzem um efeito que est acima e que vai alm das respostas visuais, isso pode ser percebido porque atualmente a cultura est nos levando para uma nova civilizao visual, pois o homem medieval era dominado pelo cone religioso e o homem moderno est sendo dominado pelo cone publicitrio.

13

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I Isso se deu na busca constante da Publicidade em motivar o pblico consumidor, pois ela passa a oferecer cor e luz para as tristes noites nas cidades, onde o colorido dos edifcios desafiam a escurido. Ainda (FLUSSER, 1998) As cores penetram nossos olhos e nossa conscincia sem serem percebidos, alcanando regies subliminares, onde ento funcionam. Isso pode ser traduzido a partir da linguagem da imagem, j que essa tem foras psquicas e simblicas que so mais fortes que as chamadas experincias reais. A formao visual provoca mutaes psicolgicas que repercutem sociologicamente, criando uma nova forma de estar e de viver. E isso que a publicidade faz para alcanar seu principal objetivo e s assim poder vender, construindo uma nova imagem e perpetuando o interesse. evidente que, na fora comunicativa da imagem, o que predomina o impacto que a cor exerce. Nem a forma do objeto produz um efeito emocional que a cor pode proporcionar. - A utilizao da cor Segundo a (BARSA, 2005) As propriedades estticas da cor acrescentam informaes substanciais a respeito do objeto representado e as transformam em elemento de comunicao. Pode-se dizer que a cor recebida no momento da comunicao visual exerce uma ao trplice sobre o individuo, pois impressiona, expressa e constri. Afinal a cor vista portanto impressiona a retina, ela sentida provocando uma emoo, e construtiva, j que tem um significado prprio, um smbolo e uma capacidade, portanto ela constri uma linguagem prpria, a qual se comunica com a idia principal na escolha da cor. Para (FERNAND LGER) Cada pessoa tem a sua cor em seu aspecto consciente ou inconsciente, e que ela se impe na escolha dos dispositivos dirios ou seja, em tudo aquilo que o homem utiliza no seu cotidiano, isto Kandinski chamava de Princpio da Necessidade Interior. Ou seja, a cor um produto da sensao visual do homem, ela uma espcie de realidade plstica, um fator psicolgico que domina o pulsar do mundo, a vivencia e a existncia do ser humano.

14

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I - Sintaxe das Cores (DONDIS, 1997) comenta que Cada uma das cores tem inmeros significados associativos e simblicos. Assim, a cor oferece um vocabulrio enorme e de grande utilidade para o alfabetismo visual. A cor provoca reaes no individuo, reaes estas que no tem fronteiras espaciais ou temporais, ela pode ser compreendida em qualquer lngua e at mesmo por analfabetos, isso se for manejada de acordo com o objetivo proposto. O domnio da cor to indispensvel para quem a utiliza quanto a harmonia importante para um msico. A cor tem movimento, peso, equilbrio e espao, isso quando bem definida e transmitida psicossociologicamente.

- A criao do espao por meio da cor (FARINA) destaca que A cor pode criar um espao. Toda cor possui uma ao mvel. Ela torna as distncias relativas. A cor tem uma fora poderosa, ela age como se fosse regida por uma lei, pois sensorialmente as cores recuam ou avanam, pois essa impresso que temos ao nos depararmos com elas. At mesmo o volume de um objeto pode ser alterado pelo uso de diferentes cores. Por exemplo, o branco sempre parece melhor, pois refletem a luz, o que lhe confere a amplido. J os tons escuros, diminuem o espao. Anteriormente foi dito que a cor tem peso, pois ela pode tornar uma composio equilibrada ou desequilibrada. Por exemplo, as cores quentes precisam de um espao menor, pois se expandem com facilidade, j as cores frias precisam de maiores espaos, pois expandem muito menos. Acredita-se que toda cor tem um espao que lhe prprio, porem de acordo com as concepes culturais que a fundamentam, por exemplo, o vermelho vibrante, o amarelo expansivo e o azul fechado, vazio.

- A cor e seus significados (GUIMARES, 2000) diz que A cor uma informao visual, causada por um estmulo fsico, percebida pelos olhos e decodificada pelo crebro. Ou seja, a cor atua sobre a emoo humana, elas produzem a sensao de movimento, uma dinmica envolvente e compulsiva. Como j comentado, o espao arquitetnico pode ser modificado, tornando-se maior ou menor,

15

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I mais alto ou mais baixo, mais estreito, tudo com o uso da cor. As cores so normalmente classificadas em cores quentes e frias. (PEDROSA, 2004) afirma que A classificao cientfica das cores aplica-se apenas s cores em que nosso organismo interfere de maneira preponderante em sua produo. O maior empecilho tentar desvendar as reaes que uma mesma cor pode ocasionar, e isso depende da utilizao que se faz dela. Os costumes sociais tambm interferem na escolha das cores. Atravs da abordagem, pode-se perceber que as cores servem como veculo de comunicao. Todo o elemento de aproximao contribui para a comunicao, porexemplo, determinadas cores do sensao de proximidade, e outras de distncia, igual, se compararmos, pessoas falantes e expressivas que tendem a ter mais facilidade de aproximao do que aquelas que se exprimem ou que um sorriso pouco comum. Assim, poderamos afirmar que o emprego das cores em determinadas superfcies suficiente para dar determinada impresso de aproximao, mas que por sua vez, influenciado pela iluminao e saturao. Portanto, mais que decorativo, so psicolgicos os efeitos considerados ao se escolher as cores. Vejamos alguns exemplos:

- Estudos de Bamz BAMZ 1980, realizou uma pesquisa, que alia a idade preferncia da cor. Esse estudo pode conduzir resultados muito eficazes no emprego das cores. Abaixo as principais concluses da Pesquisa de Bamz. Vermelho - corresponderia ao perodo de 1 a 10 anos, idade da efervescncia e da espontaneidade; Laranja - corresponderia ao perodo de 10 a 20 anos, idade da imaginao, excitao e aventura. Amarelo - corresponderia ao perodo de 10 a 30 anos, idade da fora, potencia e arrogncia. Verde - corresponderia ao perodo de 30 a 40 anos, idade da diminuio do fogo juvenil. Azul - corresponderia ao perodo de 40 a 50 anos, idade do pensamento e da inteligncia. Lils - corresponderia ao perodo de 50 a 60 anos, idade do juzo, do misticismo e da lei.

16

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I Roxo - corresponderia ao perodo alem dos 60 anos, idade do saber, da experincia e da benevolncia. - Reao corporal cor (FRE, 1960) cita que A luz colorida intensifica a circulao sangunea e age sobre a musculatura no sentido de aumentar sua fora segundo uma seqncia que vai do azul, passando pelo verde, amarelo e o laranja, culminando no vermelho. provado que cada cor produz uma reao fsica no indivduo, porm esse ainda um vasto campo a ser estudado. Todas as experincias j realizadas, comprovam a validade do uso da cor tambm na terapia ou na importncia de no serem usadas cores quando a inteno evitar efeitos psquicos o fisiolgicos na pessoa. (FERNAND LGER, 1975) dizia que O hospital policromo, a cura pelas cores, um domnio desconhecido que comea a apaixonar os jovens mdicos. Salas repousantes, verdes e azuis para os nervos, outras vermelhas e amarelas para os deprimidos e anmicos e a influncia da luz-cor agiu sobre eles. A cor quando aplicada de maneira correta ajuda na recuperao de doentes. Ela representa uma melhor qualidade de vida e perspectiva de recuperao, proporcionando bem-estar e tranqilidade. No pode deixar de ser citada tambm a cromoterapia, a qual uma forma de terapia holstica pois trata o ser como um todo. Cada cor tem uma vibrao especfica, e atua fsica e espiritualmente na pessoa. A aplicao de cada uma das cores pode suprir determinadas carncias de vibraes energticas no corpo, bem como neutralizar o excesso de outras. Quando aplicado a arquitetura, ela pode auxiliar no processo de tratamento de inmeras disfunes orgnicas, tais como: presso alta ou baixa, artero-esclerose, anemia, gastrite, lcera, hepatite, clculos renais, Mal de Parkinson, cefalia, bronquite, etc. Os efeitos de cada cor so um aliado muito eficaz para esses tratamentos. Abaixo relatam-se as atuaes das cores primrias: Amarelo: induz alegria e a luminosidade. Acelera o metabolismo. Emagrecedor e anticelulite. Estimula a digesto. Melhora a funo renal. Vermelho: transmite uma forte carga de energia. Age sobre o sistema cardiovascular melhorando a circulao sangnea.
17

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I Verde: tonificante, conduz ao equilbrio emocional, ao pensamento positivo e uma respirao mais regular. Produz estabilidade emotiva, tonifica os msculos e fornece energia. Azul: relaxante, produz uma sensao de calma e tranqilidade, Auxilia no tratamento de stress.

- Significado cultural e psicolgico das cores Abaixo tem-se a relao das cores utilizadas na Arquitetura na histria, as quais acompanham civilizao por civilizao. Nota-se portanto, a evoluo das cores e de seus usos, e ainda, os efeitos cromticos que as mesmas podem gerar.

18

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I A cor tambm depende da cultura de cada indivduo. A cor sempre fez parte da vida do homem, desde os primeiros tempos, como o azul do cu, o verde das rvores e o vermelho do pr-do-sol. Segundo (LGER) cada pessoa tem a sua cor, consciente ou inconscientemente, mas ela se impe na escolha dos dispositivos dirios, como mveis, estofos e vesturios. Com isso pode-se perceber que a preferncia pelas cores se associam a experincias agradveis do passado, por isso to difcil mudar a sensao que cada cor pode operar de pessoa para pessoa.

A cor provoca sensaes. Essas podem se dividir em Sensaes Acromticas e Cromticas. Sensaes Acromticas: - BRANCO Associao Material: batismo, casamento, primeira comunho, neve, nuvens em tempo claro, lrio. Associao Afetiva: ordem, simplicidade, limpeza, bem, pensamento, juventude, otimismo, piedade, paz, pureza, inocncia, dignidade, afirmao, modstia, deleite, despertar, infncia, alma, harmonia, estabilidade e divindade. - PRETO Associao Material: sujeira, sombra, enterro, funeral, noite, carvo, fumaa, condolncia, morto, fim, coisas escondidas, obscuro. Associao Afetiva: mal, misria, pessimismo, sordidez, tristeza, frigidez, desgraa, dor, temor, negao, melancolia, opresso, angstia, renuncia e intriga. - CINZA Associao Material: p, chuva, ratos, neblina, maquinas, mar sob tempestade, cimentoedificaes. Associao Afetiva: tdio, tristeza, decadncia, velhice, desanimo, seriedade, sabedoria, passado, finura, pena, aborrecimento, carncia vital.

19

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I Sensaes Cromticas - VERMELHO Associao Material: rubi, cereja, guerra, lugar, sinal de parada, perigo, vida, Sol, fogo, chama, sangue, combate, lbios, mulher, feridas, conquista, masculinidade. Associao Afetiva: dinamismo, fora, baixeza, energia, revolta, movimento, barbarismo, coragem, furor, esplendor, intensidade, paixo, vulgaridade, poderio, vigor, glria, calor, violncia, dureza, excitao, ira, interdio, emoo, ao, agressividade, alegria comunicativa, extroverso e sensualidade. - LARANJA Associao Material: ofensa, agresso, competio, operacionalidade, locomoo, outono, laranja, fogo, pr-do-sol, luz, chama, calor, festa, perigo, aurora, raios solares, robustez. Associao Afetiva: desejo, excitabilidade, dominao, sexualidade, fora, luminosidade, dureza, euforia, energia, alegria, advertncia, tentao, prazer, senso de humor. - AMARELO Associao Material: flores grandes, terra argilosa, palha, luz, topzio, vero, limo, chins, calor de luz solar. Associao Afetiva: iluminao, conforto, alerta, gozo, cime, orgulho, esperana, idealismo, egosmo, inveja, dio, adolescncia, espontaneidade, variabilidade, euforia, originalidade, expectativa. - VERDE Associao Material: umidade, frescor, diafaneidade, primavera, bosque, guas claras, folhagem, tapete de jogos, mar, vero, plancie, natureza. Associao Afetiva: adolescncia, bem-estar, paz, sade, ideal, abundancia, tranqilidade, segurana, natureza, equilbrio, esperana, seriedade, juventude, suavidade, crena, firmeza, coragem, desejo, descanso, liberalidade, tolerncia e cime. - AZUL Associao Material: montanhas longnquas, frio, mar, cu, gelo, feminilidade, guas tranqilas.

20

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I Associao Afetiva: espao, viagem, verdade, sentido, afeto, intelectualidade, paz, advertncia, precauo, serenidade, infinito, meditao, confiana, amizade, amor, fidelidade, sentimento profundo. - VIOLETA Associao Material: enterro, alquimia. Associao Afetiva: engano, misria, calma, dignidade, autocontrole, violncia, furto, agresso. - ROXO Associao Material: noite, janela, igreja, aurora, sonho, mar profundo. Associao Afetiva: fantasia, mistrio, profundidade, eletricidade, dignidade, justia, egosmo, grandeza, misticismo, espiritualidade, delicadeza, calma. - PRPURA Associao Material: manto, igreja. Associao Afetiva: calma, dignidade, autocontrole, estima, valor. - MARROM Associao Material: terra, guas lamacentas, outono, doena, sensualidade, desconforto. Associao Afetiva: pesar, melancolia, resistncia, vigor. - ROSA Simboliza o encanto e a amabilidade, remetendo a inocncia, feminino. Altamente positiva. - PRATA Remete a sofisticao moderna, tecnologia e tambm ao artificial. signo de atualizao, modernidade e requinte. - DOURADO Remete a sofisticao, ao nobre.
21

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I 4. O HOMEM O homem o centro da observao. Os fundamentos para constituir uma residncia, sua distribuio de ambientes e layout do mobilirio, so as medidas humanas. Sem que essas medidas sejam levadas em conta, impossvel elaborar um projeto, renovar, equipar ou decorar um ambiente residencial. Relao de escala de todas as coisas um palmo o comprimento de quatro dedos um p o comprimento de quatro palmos um cvado o comprimento de seis palmos um passo so quatro cvados a altura de um homem quatro cvados "erit eaque mensura ad manas pansas" o comprimento dos braos abertos de um homem (envergadura dos braos) igual sua altura a distncia entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo um dcimo da altura de um homem a distncia entre o topo da cabea e o fundo do queixo um oitavo da altura de um homem a distncia entre o fundo do pescoo e a linha de cabelo na testa um sexto da altura de um homem o comprimento mximo nos ombros um quarto da altura de um homem a distncia entre a o meio do peito e o topo da cabea um quarto da altura de um homem a distncia entre o cotovelo e a ponta da mo um quarto da altura de um homem a distncia entre o cotovelo e a axila um oitavo da altura de um homem o comprimento da mo um dcimo da altura de um homem a distncia entre o fundo do queixo e o nariz um tero do comprimento do rosto a distncia entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas um tero do comprimento do rosto o comprimento da orelha um tero do da face o comprimento do p um sexto da altura

22

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I

23

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I

24

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I

25

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I

26

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I 5. ORGANIZANDO A CASA E SEU PROGRAMA DE NECESSIDADES Neste item, ser mostrada a organizao de espaos residenciais, considerando a interrelao entre seus ambientes e seus usurios, bem como, as medidas para cada espao e o mobilirio adequado. Organizao da Moradia As atividades que acontecem em uma residncia podem ser subdivididas diversas vezes, seja em funo do poder aquisitivo dos moradores, como das necessidades existentes, sendo assim, pode-se ter uma residncia minscula (1 s quarto), at mesmo um castelo. Assim cada atividade se encontra numa disposio e no ambiente mais adequado. A partir desses ambientes, cria-se os programas de necessidades de acordo com cada indivduo ou cada famlia. - Alojamento de empregados (dependncia de empregada) - Espaos de servio - cozinhas, lavanderias, despensas - Dormitrio - sutes, closets, individuais, etc. - reas para banho - lavabo, com ou sem banheira - Ambientes de vivncia (internos) salas de estar, jantar, estar ntimo, home, sala de TV, sala para computador. - Ambientes de vivncia (externos) jardins, piscina, lazer com churrasqueira, etc. - Acessos garagens, hall, varandas. - Circulaes

Os primeiros sete passos para organizar ambientes 1. Faa uma lista com os ambientes da casa e escreva as aes que devem ser realizadas em cada um deles. 2. Assinale quem os utiliza mais freqentemente. 3. Liste o que necessrio para que cada auxiliar na execuo de cada tarefa. 4. Visite cada ambiente para poder solucionar possveis problemas de organizao. 5. Descreva os pontos crticos, pontos positivos e favorveis. 6. Fazer uma analise dos mveis e objetos de cada espao, o que deve ser mantido e o que pode ser descartado. 7. Mapear vigas, pilares, tomadas, interruptores e torneiras existes para facilitar a distribuio do mobilirio.
27

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I

Fluxograma

28

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I 6. DEFININDO A COMPOSIO Carater GURGEL (2007) diz que o carter de um ambiente ser criado a partir da compilao de diferentes elementos, como: forma de distribuio dos mveis, tipo de lmpadas e iluminao, materiais e suas texturas, complementos decorativos, etc. - Linhas horizontais: so relaxantes, masculinas e formais. - Linhas verticais: criam sensao de p-direito maior, so mais formais, imponentes e masculinas. - Linhas inclinadas: cria uma atmosfera informal e dinmica, tambm masculina. - Linhas quebradas (ex: escadas): so informais, nada relaxantes e masculinas. - Linhas curvas: feminilidade e suavidade, remete ao movimento.

Formal: equilbrio simtrico, cores sbrias como bordo, azul marinho, violeta, roxo, vermelhos e preto. Linhas retas e verticais. Texturas clssicas e acabamentos nobres. Iluminao mais direcionada e elaborada. Informal: equilbrio assimtrico, linhas inclinadas normalmente presentes. Podem ser utilizadas texturas rsticas, acabamentos menos brilhantes. Ambientes claros com iluminao difusa. Sofisticado: Tons de violeta, vermelhos, azulados ou acinzentados, amarelos, mostarda ouro ou bronze. Texturas nobres e acabamentos brilhantes. Materiais como vidro, espelho, mrmore, granito e couro. E iluminao elaborada. Extico: cores como terracota, canela, caramelo e mel, ou azuis esverdeados. nfase nos complementos do ambiente. Masculino: tons de azul, verde e preto. Linha predominante reta. Feminino: tons pastel de vermelho e laranja, linha predominante curva.

Atmosfera As cores transmitem vibraes e energia que afetam os usurios do ambiente, portanto cada atmosfera estar relacionada a uma gama de cores.
29

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I Estilo o conjunto de tendncias, gostos, modos de comportamento dos indivduos ou grupos. a manifestao visual de uma sociedade no que se refere ao momento histrico, muitas vezes pode-se referir moda. Escolher corretamente 1. Adequao do clima 2. Utilizao dos espaos 3. Apelo visual 4. Elementos arquitetnicos a serem considerados (portas, janelas, p direito, instalaes hidrulicas e eltricas). 5. Custo benefcio 6. Acessrios

30

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I 7. O PROJETO DE INTERIORES Para elaborar um projeto de interiores com sucesso fundamenta explorar os pontos positivos do espao. Utilizando o Design Design: o resultado de um processo criativo. Os elementos do design para um projeto de interiores so: espao, forma, linha, textura/padronagem, luz, cor. Alm desses elementos devem ser considerados outros princpios, j citados anteriormente: equilbrio, ritmo, harmonia, unidades, escala e proporo. Tambm sofre influencias de outros aspectos, tais como: funo, materiais disponveis, tecnologia e estilo.

Espao e elementos arquitetnicos Os elementos devem e podem ser explorados, ou at mesmo escondidos num projeto de interiores. Sempre buscando a melhor soluo. Portas: analisar abertura, e a relao entre os ambientes ligados por ela. Abrir: privacidade para o ambiente

Correr: integrar dois ambientes quando desejado.

31

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I Sanfonadas: ampliao a ligao entre ambientes, possibilitando grandes aberturas.

Pivotantes: normalmente so um elemento decorativo no ambiente.

Tetos: a altura dos tetos e forros pode representar um problema na hora do projeto de interiores. Teto muito alto: para abaixar visualmente, pode-se: escurecer a tonalidade do teto e do piso. Ou ento enfatizar linhas horizontais no ambiente, ou ainda utilizar fachos de luz direcionados para o piso. Teto muito baixo: para aumentar visualmente, pode-se: manter a iluminao direcionada para o teto, utilizar paredes de cor mais escura que o piso e teto, ou ainda explorar as linhas verticais no ambiente.

Paredes: permitem mudar as caractersticas visuais do ambiente, podemos utilizar para isso diferentes alternativas, tais como:
32

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I Papis de parede ou vinlicos: so uma opo rpida e econmica para a transformaes do ambiente, pois so facilmente aplicados. Cores: possibilitam a criao de efeitos atravs das paredes. Vinlicos: so de fcil lavagem e limpeza.

Janelas: servem para ventilao, iluminao, insolao, ampliao de um ambiente ou at mesmo para contemplao de uma paisagem quando desejado. Dependendo do tipo, elas podem ser escondidas por cortinas ou por persianas, ou at mesmo incorporarem o design do ambiente.

Vigas: quando aparentes, podem dar aconchego a ambientes. Se o p direito por baixo, melhor desaparecer com elas (pintando da mesma cor do teto). Ou ento, disfar-la aplicando nela iluminao embutida, atravs de um rebaixo ou sanca de gesso.

Pilares: podem servir de divisria de ambientes e auxiliar no projeto do mobilirio.

Formas do ambiente: o importante entrar num ambiente e sentir o que ele tem a dizer para o usurio, ou seja, se montono, muito longo, opressivo, etc. Ambiente quadrado: para evitar que fique montono importante ressaltar uma ou mais superfcies, dando a impresso de mudana de forma. Ou ainda acentuar as linhas de piso, de preferncia em diagonal. Ambiente muito longo ou muito estreito: pode ser encurtado ou alargado visualmente, ressaltando uma cor quente na parede ao fundo, ou utilizar spots (iluminao) direcionados nas paredes laterais.

33

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I 8. EM QUALQUER AMBIENTE Algumas peas de mobilirio, acessrios ou complementos so comuns em ambientes. Mobilirio: sofs, poltronas, cadeiras, mesas de centro ou laterais, pufes, aparadores, camas, criado mudo, cmodas, prateleiras, gavetas, estantes, etc. Complementos e objetos: espelhos (ampliam ambientes), colees (fotos, cristais, bonecas), quadros, livros, CDs e DVDs, brinquedos, ba. Tapetes: devem ser analisados seus tamanhos, formas, posicionamento, estampa. Podem orientar a circulao ou delimitar ambientes. Cortinas e persianas: funo (proteger o ambiente do sol), uso do ambiente (idade dos usurios), tipo e forma, materiais, tipos de fixao. Plantas: Boa fonte de umidade e oxignio. Proporcionam aconchego ao ambiente, sendo interessante tanto dentro de casa, quanto em varandas, balces, etc. Deve-se ter cuidado quanto a espcie adotada de acordo com a iluminao obtida no ambiente que for distribuda. Materiais: a escolha do material depende da superfcie que o recebe e o que se deseja ter a partir dela. Superfcies lisas: refletem melhor a luz, os rudos, so de fcil manuteno e limpeza, mas deve ter cuidado, pois podem riscar com mais facilidade. Superfcies speras ou texturizadas: no refletem tanto a luz, so difceis de limpar, mas so mais aconchegantes.

Caractersticas do materiais mais comuns e utilizados Laminados: fcil limpeza, preo acessvel, grande variedade de texturas, cores e padronagem. Madeira: so caros, necessitam de manuteno freqente. Ao inox: marcam com facilidade, so resistentes e durveis, podem riscar e tem custo elevado. Vidro: no ocupa espao visual, riscam facilmente, so de fcil limpeza, quando nas verses reforadas ou temperadas no riscam nem quebram facilmente, alm de oferecerem texturas, cores e padronagem diferentes.

34

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I 9. FENG SHUI O Feng Shui a antiga arte chinesa de criar ambientes harmoniosos. Originou-se h cerca de 5.000 anos, nas plancies agrcolas da China Antiga. Seu desenvolvimento vem sendo desde ento, aumentado e evoludo, chegando aos dias de hoje, como uma disciplina capaz de nos oferecer um sistema completo, nos ligando intimamente natureza e ao Csmico. Seus diagnsticos e resolues so capazes de resolver quase todos os problemas envolvendo uma casa e as pessoas que moram nela. So adaptados ao moderno estilo de vida, nos levando a entender e compreender uma sabedoria muito profunda que nos ensina a "viver em harmonia com a natureza". Em outras palavras, o Feng Shui uma antiga arte chinesa que visa a harmonizar os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham, conseguindo-se assim, uma vida mais feliz e cheia de Bnos Csmicas. Suas leis e princpios foram desenvolvidas atravs dos sculos e transmitidas oralmente de Mestre para discpulo. uma tcnica oriental definida com arte de organizar os espaos, afim de atrair boas energias dispersando as ms. orientada pelo movimento da energia chi, conhecida como energia da vida, e deve estar presente nos ambientes de uma residncia. Portanto, as janelas devem estar sempre abertas para ventilar toda a casa, renovando o ar, e fazendo com que a energia circule no interior dos ambientes. Procurando sempre equilibrar as energias yin e yang (masculina e feminina, positiva e negativa). Abaixo seguem algumas sugestes: 1. 2. 3. 4. cho. 5. A porta de entrada no deve ter acesso direto a escada que d acesso ao andar superior. 6. Hall de cor clara e bem ventilado, possibilitando a entrada da energia chi. 7. Mveis dispostos em U. (sala) 8. Forno nunca frente a frente com a pia ou geladeira (cozinha). 9. Vigas aparentes atrapalham o sono (dormitrios). A porta importante e deve ser pintada preferencialmente de vermelho. Nas janelas frontais, utilizar cortinas translcidas. Manter a campainha funcionando. No ter muita baguna no hall de entrada, e jamais ter muitos objetos pelo

35

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I 10. ILUMINAO E GESSO O projeto luminotcnico de extrema importncia na concepo de um projeto, podendo favorecer, ou no o resultado final. Normalmente vem integrado com o desenvolvimento do projeto de gesso dos ambientes, para dar as sensaes buscadas pelo profissional que planejou o ambiente. uma espcie de fechamento para um projeto, valorizando o que desejado, seja o mobilirio, ou os complementos (quadros, colees, etc). So utilizados para disfarar elementos (vigas, pilares), ou criar cenrios.

11. PAGINAO DE PISOS E REVESTIMENTOS Esse o nome que se d ao modo de combinar e encaixar as cermicas tanto em pisos quanto em paredes. a paginao que d personalidade ao revestimento e ajuda voc a definir a quantidade de peas necessrias a um certo ambiente. No piso, apesar dos modismos, algumas solues simples e tradicionais continuam sendo as preferidas. Entre elas, a que sugere o efeito de tabuleiro de xadrez associando peas quadradas de duas cores. Tambm a chamada amarrao de tijolo, na qual as fileiras de placas se desencontram e adquirem uma aparncia igual de parede de tijolos, bastante popular. O desenho do tipo escama de peixe tambm muito usado nos assentamentos de pequenas peas retangulares. Em paredes, comum o revestimento cobrir apenas metade da altura, especialmente as de banheiros e cozinhas. A paginao formando linhas diagonais a melhor quando se quer valorizar o acabamento com peas brancas ou de cores claras. Usados para delimitar espaos em grandes ambientes ou separar visualmente um cmodo do outro, os tapetes cermicos transformam-se no centro das atenes. Existem cermicas decoradas prprias para formar desenhos surpreendentes no piso. Eles podem imitar mosaicos portugueses, criar efeitos geomtricos ou reproduzir antigos ladrilhos hidrulicos.

36

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I Para no errar O desenho do piso tem o poder de ampliar ou reduzir visualmente o espao. Repare na sala abaixo: a paginao feita na vertical sugere maior profundidade, diferentemente do outro exemplo, que alarga as laterais. Portanto, converse com o responsvel pela obra sobre o melhor efeito que se pretende com o revestimento escolhido no ambiente em que ser aplicado.

Por isso, seguem algumas diretrizes para ajudar nessas definies: - Pense por onde voc vai dar inicio a instalao. Tente jogar os recortes para os cantos que menos aparecem; - Normalmente eu uso uma baguete de mrmore para dividir o piso de dentro e de fora do Box, e um tento (baguete vertical) para dividir o revestimento de das paredes. Desta forma, cada paginao pode ser independente da outra; - Para as paredes de dentro do Box, eu gosto de dividir as peas de forma simtrica, por exemplo, comeo a paginao por uma pea inteira no centro e fao recorte nas duas extremidades, da os pontos do chuveiro e registros tambm ficam centralizados no revestimento. O acabamento fica timo!; Tente alinhar as juntas no sentido perpendicular baguete, no piso fora e dentro do Box; - E, por ltimo, tente posicionar o ralo no encontro de peas para facilitar a cada de gua.

37

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Tecnologia em Design de Interiores APOSTILA DE PROJETO DE INTERIORES - I

12. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS GOMES, Joo. Gestalt do Objeto. So Paulo, 2008. FARINA, Modesto. Psicodinmica das Cores em Comunicao. Blucher, 2006 GURGEL, Miriam. Organizando Espaos. SENAC, 2009. GURGEL, Miriam. Projetando Espaos. SENAC, 2007. NEUFERT, Peter. Casa, apartamento e jardim. GG, 2007. WATERMAN, Tim. Fundamentos de Paisagismo. Bookman, 2009. NOGUEIRA, Caroline. O Uso da Cor e suas Percepes quando Aplicado Arquitetura de Interiores? UNIPAR, 2009.

38

Arq. Caroline Scheffer Nogueira

Potrebbero piacerti anche