Sei sulla pagina 1di 3

Cdigos da Ao Facial Sistemas para descrever as microexpresses faciais

Existem diversos sistemas de codificao da ao facial. Um deles o Sistema de Codificao da Ao Facial (Facial Action Coding System FACS) que foi proposto por Paul Ekman e Wallace Friesen, em 1976, para descrever as expresses faciais humanas. Ao longo dos anos, vem servindo como ferramenta descritiva das expresses faciais e tem sido empregado em diversos trabalhos cientficos sobre micro-expresses. Esse sistema pode ser utilizado para descrever qualquer expresso facial anatomicamente possvel, isolando as unidades de ao muscular (Action Units AU). Uma vez que as unidades de ao muscular so independentes de qualquer interpretao, elas podem ser usadas em conjunto com outros descritores, o que inclui a sua associao ao reconhecimento de emoes bsicas, ou a comandos em sistemas de realidade virtual. A publicao de Ekman e Friesen (1976) extensa e pode ser utilizada para descrever todos os movimentos faciais. Quando a codificao descritiva associada a um sistema interpretativo, os significados dos movimentos podem ser reconhecidos.
Por exemplo, assim como a intrepretao do movimento muscular, a ao de msculos que elevam o lbio superior, levantam a bochecha e ajudam a fechar os olhos, pode ser usada para distinguir entre dois tipos de sorrisos:

A: Sorriso sem sinceridade formado apenas pela contrao do msculo zigomtico maior; B: Sorriso expontneo, formado pela contrao do zigomtico maior, por outros msculos levantadores do lbio superior e pelo orbicular do olho. A utilizao sistemtica do F.A.C.S. necessita de treino extensivo, e sua aplicao no cotidiano no simples, necessitando do muito treinamento especializado. Esse tipo de sistema, como outros, possui a vantagem de poder ser associado s emoes (mediante um processo interpretativo) pelas funes que os msculos exercem em apresent-las na face. Sua praticidade tal que vem sendo empregado em sistemas automatizados de reconhecimento facial e em jogos eletrnicos em personagens que chegam a apresentar micro-expresses. Modelos de rostos so usados em programas como o Alfred ou o Artnatomy (utilizado no curso Desvendando a Face) , que permitem a configurao artificial da expresso facial por meio da escolha das unidades de ao desejadas.

Figura 1 Artnatoma Figura 2 Alfred


ao muscular.

importante ressaltar que o F.A.C.S. um sistema descritivo do movimento muscular e deve ser utilizado em conjunto com um processo interpretativo. A seguir, na tabela 1, esto descritas algumas das 32 unidades de

AU e Msculo 2 Frontal parte externa

Ao principal

Levanta a parte externa da sobrancelha

Traciona a 4 sobrancelha para baixo e medialmente, Supraciliar produzindo rugas verticais na fronte. 5 Elevador da plpebra superior Levanta a plpebra superior.

AU e Msculo 7 Orbicular do olho parte palpebral 9 Levantador do lbio superior e msculo nasal parte transversa 10 Levantador do lbio superior 12

Ao principal

Atua nas expresses de raiva.

Corruga o nariz

Dilata a narina e levanta o lbio superior.

Traciona o ngulo da boca para trs e para Zigomtico cima (risada). Maior Comprime a bochecha contra os 14 dentes molares, puxa a boca para um lado Bucinador quando atingido unilateralmente. 15 Depressor do ngulo da boca 17 Deprime o ngulo da boca.

Eleva e projeta para fora o lbio superior e enruga a pele do Mentual queixo. 27 Abertura ampla e provocada da boca.

AU e Msculo Pterigoide, Digstrico

Ao principal

Para facilitar, abaixo reproduzimos algumas das referncias da Wikipedia. Referncias Ekman, P. & Friesen, W. (1978). Facial Action Coding System: A Technique for the Measurement of Facial Movement. Consulting Psychologists Press, Palo Alto. Del Giudice, M. & Colle, L. (2007). Differences between children and adults in the recognition of enjoyment smiles. Developmental psychology, 43 (3), 796803. Lints-Martindale, A.C.; Hadjistavropoulos, T.; Barber, B. & Gibson, S.J. (2007). A Psychophysical Investigation of the Facial Action Coding System as an Index of Pain Variability among Older Adults with and without Alzheimers Disease. Pain medicine (Malden, Mass.) 8 (8), 67889. Reed, L.I.; Sayette, M.A. & Cohn, J.F. (2007). Impact of depression on response to comedy: A dynamic facial coding analysis. Journal of abnormal psychology 116 (4), 804809.

Como citar este artigo:


Formato Documento Eletrnico (ABNT) [box]PIRES, Sergio Fernandes Senna. Cdigos da Ao Facial. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponvel em < http://linguagemcorporal.net.br/microexpressoes/codigos-da-acaofacial/> . Acesso em 22 de fevereiro de 2013.[/box] Formato Documento Eletrnico (APA) [box]Pires, Sergio Fernandes Senna. (2012). Cdigos da Ao Facial. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 22 de fevereiro de 2013, de http://linguagemcorporal.net.br/microexpressoes/codigos-da-acao-facial/.[/box]

Potrebbero piacerti anche