Sei sulla pagina 1di 66

OFICINA DA E-TL

GNERO LIVRE TEMA 17 TER

1 Eternamente 2 O Justiceiro de Bigode Espiral 3 A morte de Zacarias Coronel 4 A Busca 5 Mergulho nos Abismos 6 O Homem de Barro 7 A Jogada do ter 8 Peremptrios 9 - Fragmentos (O Peso do ter)

O ter existe?
Michelson

Eternamente
Amor, quantos caminhos at chegar a um beijo, que solido errante at tua companhia!... Pablo Neruda

Primeiro veio a escurido. Depois, o frio. Em seguida, o silncio absoluto. Difcil explicar o que sou agora. J no posso me chamar um ser. Curiosamente, e contra todas minhas prprias expectativas, h conscincia nisto que me tornei. H tambm memria, e um vago senso de orientao espacial. Por isso sei que estou em movimento. H um pouco do que foi meu corpo em volta disto que em mim pensa, e navega neste mar como nau de contornos imprecisos. J no h mais clulas. Apenas tomos e eventuais molculas de complexidade inferior a das protenas. Por que misterioso mecanismo se agrupam assim, como cardume invisvel, no sei dizer. assim, constato.

Esta conscincia que tenho, entretanto, no contnua. O ltimo instante de luz foi no encontro de olhares doces. H, ento, um lapso e depois isto: o resto material de mim agrupado ao redor de pensamentos, dissolvido em gua. Cinzas no mar, meu desejo reiteradamente expresso. E agora estou aqui, dissolvida e livre.

As correntes me submetem a temperaturas vrias. As frias, mais agradveis. Sempre preferi o inverno ao vero, e no compreendo onde em mim carrego tal preferncia atualizada. Trago tambm outras lembranas em bagagem impalpvel: gosto de chocolate, sons de piano, medo de barata. Nenhuma dor. Cada uma de nossas dores, s a sentimos uma vez. Amontoamos nossos momentos dolorosos no arquivo morto do existir, e s possvel acesslos a partir das contingncias: onde, quando, de que modo. Dor e tempo devem provir da mesma substncia, so feitos para passar. Ambos irrecuperveis.

Neste modo inusitado de estar no mundo, j no sou mais refm do tempo nem do espao. A ausncia de forma de uma liberdade insuspeita! Vou, sem contornos, levada pelo movimento ordenado das mars. Irei, talvez, ao acaso, e jamais haver porto em que termine esta jornada. Curiosamente, entretanto, tenho a intuio de que sigo orientada por alguma misteriosa fora, numa rota que parece pr-traada. No tenho bssola, mapa nem telescpio. No posso ver terras nem cu. Mas sinto a presena das estrelas sobre as guas, sobre mim. Sei da lua refletida branca, e do sol que doura a superfcie nas manhs. Sei sem ver. Sinto-os. E tambm as rochas, os recifes de corais, as pequenas ilhas. Vou, ainda que difusa, sem esbarrar em nada que me pulverizasse. Uma nuvem de matria dispersa leva de mim o que eu nunca acreditei que permanecesse alm do momento ltimo.

Pensar, sentir, saber sobre o que no vejo tudo uma inesperada novidade. A vida inteira sofri de incerteza. Anos a fio, iludida pela falsa certificao dos sentidos: o que h o que eu vejo, ou ouo, ou palpo. Enxergote, logo existes. Grande equvoco, pois, entre o que se v e o que de fato h, cabe um universo de possibilidades. Procurei tanto tempo pela certeza de mim atravs da certeza do amor dos que me cercavam... quanto desperdcio! Desperdcio de tempo, de sofrimento e, sobretudo, de amor. Podia ter dado melhor destino ao meu amor, se soubesse fazer, viva, isto que a natureza, ou a to questionada divindade, faz por mim agora: guia-me, qual criana brincando de cabra-cega, e j no tenho opo, seno confiar completamente nessa fora que predetermina meu caminho.

Descubro que preciso prescindir do corpo para compreender o verdadeiro sentido da entrega. O corpo no se pode entregar por completo, nem permanentemente. Mesmo no momento de maior amor, dois corpos podem estar em proximidade infinitesimal, mas continuaro a ser dois. H a barreira da pele separando, intransigente, o dentro e o fora. Apenas o desejo que se funde. E tal aproximao no dura mais que minutos. Mesmo se somarmos todos os minutos assim passados ao longo de uma vida, ser pouco, em comparao com o tempo do corpo s. Agora, assim descorporificada, sinto a nsia de outra entrega. ela que me impulsiona, que gera o movimento. Desejo

em estado puro, energia que carrega consigo a matria desconexa, que ainda assim perfaz um todo, algo que j no sou mais eu, mas que traz do que fui a partcula fundamental e inominada. desse ponto apenas, dessa posio definida no espao, que emana o impulso: um no-sei-qu de busca e querncia, que se dirige, decidido... para onde?

Sou incapaz de dizer se vou devagar ou rpida, se a direo que sigo me pe a norte ou a sul de onde estava antes. Sei apenas que avano. E, medida que vou, sinto-me mais fortemente impulsionada, como se entrasse agora num campo magntico que transforma o que antes era anseio, em atrao irresistvel. Numa vertigem prazerosa, deixo-me levar na profundeza das guas, e suponho que o aglomerado de partculas que me compe trace no azul desenhos originais e mveis. No sei se tenho cor, mas me sinto tambm azul, ou verde, tons do mar com cuja transparncia me confundo.

A partir de certo ponto, h calor. No sei se ele vem de mim ou da vastido marinha que me cerca. H nesse aquecimento algo de conforto e familiaridade. Deixo-me embalar no colo das guas e, tivesse eu ainda olhos, certamente choraria de emoo transbordante. Estranhas memrias, desprovidas de imagens, me trazem de volta pessoas que amei. Pessoas que, como eu, j no tm corpo, mas cuja presena inconfundvel. Carinho inunda. Conjeturo que este poderia ser o ponto final desta viagem. Aqui ficaria bem, em suaves companhias.

H, entretanto, entre esse emaranhado de fios condutores de energia e afeto, um que se isola dos demais, se sobressai no por ser maior, nem melhor. Apenas diferente. nico.

Imediatamente, identifico-o. Como no? Tantas vezes nossos caminhos se cruzaram! E, em todas, houve no um conhecimento, mas um reconhecimento, no um encontro, mas um reencontro. A primeira vez se perde na poeira da histria.Temos estado juntos sempre... Mesmo quando os percursos ou as escolhas aparentemente nos afastaram. Mesmo quando amamos, verdadeiramente, outras pessoas, e pudemos semear assim um pouco de amor

num entorno cinzento. Estivemos juntos quando, num momento qualquer de uma noite indefinida, acordamos simultaneamente, cada qual em sua latitude, e tivemos a mesma impresso mgica de estar um ao alcance do toque do outro. E sinto-me simultaneamente surpresa e no surpresa por estarmos agora aqui, renovadamente juntos, nesta condio sem nome.

As guas em volta agitam-se em redemoinho, e na vertigem das vagas gigantes sinto-me espalhada, mais do que nunca dispersa, e paradoxalmente coesa e completada. No mais s minha a substncia que se dissolve. H, de fato, algo alm da simples soluo. H um frenesi de partculas que se combinam, e se ligam, e se fundem, e rodopiam no movimento das ondas como numa dana inebriada. No h corpos, no h bocas, mas fazem-se abraos e beijos, toques ternos e soluos. Faz-se amor. H um grito de felicidade que no se produz, pois muda a matria inerte. Libera-se nesta reao a mais intensa energia. Uma exploso. Plenitude. Luz. Eternidade.

*** O mar quebrando nas falsias e o cu noturno azul marinho compunham o cenrio para o jovem casal enamorado. - Voc viu? - O qu? - O claro em cima do mar... parecia uma estrela cadente ao contrrio. - Uma... o qu? - Uma estrela ascendente... Voc no viu, um brilho subindo? O rapaz, no muito interessado nesse tipo de eventos astronmicos, abraa ainda mais fortemente a moa: - O nico brilho que vejo vem dos teus olhos. E depois no disseram mais nada, nem viram mais nada, totalmente alheios ao fato de que naquela noite nascera, bem ali, diante deles, uma nova estrela.

O Justiceiro de Bigode Espiral

Gostaria de lhe contar um fato interessante que me ocorreu no ano de 2005, em uma de minhas tantas viagens pelo Brasil. Na ocasio, encontrei um bar de beira de estrada, ao melhor estilo dos que sempre gostei. Ficava numa Rodovia seguindo para o interior da Bahia, numa cidade chamada Araral ou Audeiro no sei bem, tenho dificuldade em guardar nomes. O bar, visto de fora, logo receberia de um viajante mais caprichoso a alcunha de boteco, pelo seu tamanho inferior e aparncia rudimentar. Contudo, ao adentrar-se, qualquer fregus mudaria de opinio e logo se sentiria, no mnimo, num minirestaurante, motivo: ambiente limpo e decorado; msica antiga tocando (no momento que entrei, era uma das clssicas de Milionrio e Jos Rico); e, por fim, um maravilhoso cheiro de comida caseira temperando o ar. Foi nesse ambiente agradvel que conheci o incrvel John Stephen Highway. Relato, agora, como aconteceu.

***

Dentro do recinto, fui recebido por uma mulher forte, obesa, que, apesar de muitssimo negra, tinha todos trejeitos de uma velha mama italiana. Diante da peculiar senhora (para todos efeitos, Dona Mama, j que o nome verdadeiro no importa aqui, e tambm no lembro), a primeira idia que me veio foi de transportar todo aquele cenrio para algum captulo de meu prximo romance, O sol da meia-noite. Porm, logo em seguida, mudei de opinio: Dona Mama, com sua fala carrancuda perguntando-me o que eu queria, mostrou-se daquelas que costumam chamar de baiana arretada. No era o tipo de personagem que eu desejava para minha histria e, sem ela, o resto do cenrio no fazia sentido. Enfim, resolvi esquecer o romance e apenas fazer o planejado: beber. Atrs de uma das mesas, vi um homem: quarenta anos na aparncia, chapu de cowboy, terno e gravata, sapato branco, e, o mais evidente, um imponente bigode moda de Salvador Dal. Em seu colo, repousava uma maleta

de executivo. Na mesa, uma garrafa de cerveja vazia. Fregueses, ramos s eu e ele. No demorou para o convite surgir: - Me acompanha em mais uma, amigo? perguntou, mexendo o bigode e apontando para a garrafa. - E por que no? falei, enquanto levantava e ia juntar-me a ele. Percebi que Dona Mama me acompanhava com seu olhar severo. Logo que sentei, ela chegou com uma nova garrafa e um copo. - Sua graa? perguntou o homem, estendendo-me a mo. - Pode me chamar de Filipo respondi, dando o nome de um de meus personagens (no gosto de falar meu nome verdadeiro a estranhos). - Sou John Stephen Highway falou, ao mesmo tempo em que apertava minha mo com firmeza. E, apesar de eu no guardar nomes, lembro-me muito bem desse pelo tipo singular que o possua. Enchemos os copos e comeamos um dilogo agradvel sobre viagens, terras distantes, cultura, poltica. Em certa altura, John comeou falar de coisas pessoais. Quando perguntei o que fazia, respondeu com uma considervel listagem: - Sou sindicalista, poeta, carpinteiro, pescador, poltico, mecnico, qumico, msico, professor, agricultor, padre, artista, vendedor, cozinheiro, justiceiro, vaqueiro, escritor, pedreiro, curandeiro e motorista. Sabe, rapaz, a gente precisa se virar para sobreviver... - Mas, at padre?! Como voc pode ser padre e todo o restante junto? indaguei espantado. - Primeira coisa, meu amigo: uma vez que voc receba o sacramento da ordenao, vai ser padre para o resto da vida, mesmo que no exera mais o sacerdcio. Segunda coisa: eu no disse que fao tudo ao mesmo tempo, disse s o que sou, o que sei fazer. Mas, o exerccio da funo vai conforme a necessidade... - Est certo. Mas, ali no meio, voc disse que escritor, no? dei uma longa golada na cerveja Pois, saiba que essa minha profisso! falei, com orgulho.

- mesmo, Filipo? Bem que eu achei que voc tinha nome de personagem literrio. Rapaz, as duas maiores paixes da minha vida so a Literatura e a Religio. No a literatura que tem por a, mas a minha literatura! No uma religio qualquer, mas a minha religio. Acredito que a melhor literatura e religio so aquelas que o prprio indivduo faz. - uma concepo interessante... foi a nica coisa que consegui dizer. - Mesmo assim, aprecio muito do que h na Literatura e Religio dos outros. Em especial, admiro duas obras que considero como o prazer e o mistrio da minha vida: uma o Evangelho de So Lucas, outra O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon. - Acho isso interessante. Tambm tenho admirao por muitas obras em particular. Mas, no seu caso, por que essas? - Elas me acompanharam desde a infncia. Com a singularidade que possuem, enraizaram em mim a vontade de tambm ser escritor. Digo tambm porque tive muitas outras vontades, como voc deve ter notado. Entretanto, todas, realmente, foram vontades prprias. Nunca fiz algo por obrigao. - E, como escritor, j publicou algum livro? - Apesar de no me preocupar muito com isso, tenho alguns publicados por a. Meu primeiro livro, o que mais vendeu at hoje, uma releitura de O Menino do Dedo Verde em verso regional sertaneja, chama-se A Menina do P Vermelho, de 1990. Na poca, dizia-se que eu era uma grande revelao, um novo gnio literrio. Cheguei a dividir capa de jornal com a Copa do Mundo daquele ano! Bom, depois desse, publiquei Um estudo sobre o Evangelho de So Lucas, em 1991, que fala sobre as vrias significaes que o texto assume nas diversas verses da bblia. No ano seguinte, escrevi minha biografia, O Menino e o Evangelho. E dois anos mais tarde, publiquei o ensaio As 10 obras literrias mais completas da humanidade. Sobre este, um crtico paulistano chamado Milton Alvarenga Hatzgh escreveu uma resenha dizendo que eu s sabia falar sobre o Evangelho e o livro de Druon, e que eu era, no mnimo, ingnuo ao classificar esses dois livros acima de obras consagradas como Ulisses e Os Lusadas. Depois disso, nem A Menina do P Vermelho vendia mais. Ento, decidi parar de publicar at que tivesse criado a obra perfeita, que entendo ser a juno da linguagem simples e potica de O Menino do Dedo Verde com a firmeza da linguagem espiritual e direta do Evangelho de So Lucas.

- Parece-me uma empreitada e tanto! falei, com uma mistura de espanto e admirao No comum encontrarmos por a algum que se dedique tanto a alguma obra especfica. Estou impressionado com sua determinao. - , meu amigo Filipo... J se vai uma dcada nesta empreitada. Escute bem: s para descobrir o elo de ligao entre as duas obras, levei oito anos. Oito anos! Mas, foram compensados. Quando eu descobri o mistrio que as unia, no pude acreditar. S que as evidncias eram muitas, tive que ceder e aceitar a descoberta parou, aparentemente de propsito, para apreciar a cerveja e aguar minha curiosidade. - E que segredo to revelador foi esse? indaguei. John, num gesto suave, colocou o copo sobre a mesa, girou o olhar pelo ambiente, curvou seu corpo em minha direo e usou o chapu como escudo dos olhares de Dona Mama. Disse baixinho: - ter. Respondi com o mesmo tom e uma careta quase de nojo: - ter? - Sim, senhor. ter. - ter, ter? Desses compostos qumicos? - ter, ter. Desses compostos qumicos. Na verdade voltou posio e ao tom de voz anterior a substncia no era exatamente essa, mas, do que temos hoje, ter o que mais se aproxima daquilo que So Lucas usava para escrever. - Que So Lucas usava para escrever?! Como assim? - Veja bem, Felipo... Posso at lhe contar a histria, mas com a condio de que no me interrompa com suas perguntas e caretas. E tambm que respeite meu pensamento e entenda que tudo o que fiz foi pela minha paixo, com o nico intento de criar minha obra perfeita. Saiba que j contei a alguns e fui retribudo com indignao, piadas, blasfmias ou indiferena. Nem por isso deixo de contar, pois acredito que todo ser humano tem direito a todo conhecimento. Tambm no me pea provas concretas: as nicas que tenho so minha honra e lucidez. Aceita as condies? Mostrei-lhe um singelo sorriso antes de responder:

- Tambm sou escritor, caro John Stephen Highway. Tenho minhas paixes. Uma delas escrever, outra, escutar histrias. Com prazer, ponho-me a ouvir a sua. Aceito as condies.

***

Acredito ser relevante informar que no tenho condies de transcrever o depoimento verdico, palavra por palavra, tendo-se em vista que j se passaram trs anos desde ento. Seria injusto de minha parte afirmar o contrrio. Vou ser o mais fiel que minha memria permitir. Mas, isso no tirar a credibilidade da histria de John, pois o que havia de mais importante, lembro perfeitamente.

***

Enquanto eu olhava atento o peculiar bigode de pontas espirais, John comeou seu relato.

Quando decidi criar o livro perfeito, passei a recolher toda informao que encontrava sobre minhas duas preciosidades: O Evangelho de So Lucas e O Menino do Dedo Verde. Tudo referente s duas publicaes me importava: livros, matrias, artigos de jornais, textos de internet, depoimentos, documentos histricos, crticas, resenhas, filmes, tudo, tudo. Essas pesquisas me levaram por muitos caminhos, todos ricos em informaes, mas nenhum respondia aquilo que mais me intrigava: O que havia em comum nas duas obras que tanto me cativava? Aps cinco anos de estudos, descobri dados inimaginveis sobre a vida de Maurice Druon. Acho que no cabe, aqui, falar de todos eles. Vou citar apenas um, que o que nos interessa em sua juventude, Druon era viciado em ter. Descobri isso num pequeno jornal de circulao interna da faculdade onde ele estudava. Havia um laboratrio qumico onde o escritor trabalhou por um curto perodo de tempo. Foi ali que conheceu a substncia qumica. Alm disso, eu

tambm soube de alguns casos abafados posteriormente, demonstrando que Druon ainda usava a substncia. Ao que tudo indica, ele era o tipo de autor que gostava de entorpecer a mente ao escrever. Para isso, usava o ter. At fiquei sabendo de uma rincha que ele teve com um tal de Philiph Carter, um autor concorrente, mas menos famoso. Carter tentou trazer tona a dependncia de Druon, mas s o que conseguiu foi destruir sua prpria carreira sendo chamado de caluniador: armaram uma dizendo que ele forjou o tal jornal universitrio. Lgico que fui atrs para apurar os fatos o tal jornal sempre foi verdadeiro. Quando descobri essa histria do ter, no fiquei impressionado. Afinal, quantos autores no usam dessa mesma estratgia para escrever? S depois de trs anos que fui dar importncia ao fato. S quando descobri que Lucas, para escrever seu evangelho, usava do mesmo artifcio. Como voc pode imaginar, qualquer informao mais consistente (e verdadeira) sobre religio bem mais difcil de se conseguir. No toa, demorei oito anos para saber o segredo de So Lucas. Mas, no se esquea do que falei anteriormente: o que Lucas usava no era exatamente ter, contudo, na poca, j havia algo bem parecido. Tive acesso a um livro raro de um historiador judeu, Hanab Amzalag, que explica isso e chama o composto de tzippor - nome judaico que quer dizer pssaro. A idia era que, quando se estava sob seus efeitos, a mente voava livre como um pssaro. No sei se voc sabe, mas Lucas era mdico, e ele usava o tzippor em seus tratamentos, j que, alm de ser entorpecente, a substncia tambm era anestsica... Exatamente como o ter! Por isso que o Evangelho de Lucas to singular, foi escrito por um mdico que usava relaxantes mentais para escrever a preciso da lngua junto liberdade inspiradora. Perfeito! Amzalag justificava suas concluses fazendo referncias a antigos papiros existentes no Vaticano. Devo admitir que essa obra me incitou muito, contudo, precisava comprovar as informaes. De alguma forma, eu tinha que ir biblioteca do Vaticano. No convm citar os nomes dos seminaristas, diconos, padres, bispos e cardeais que tive que me tornar amigo e trocar favores (por vezes, sexuais) para conseguir chegar biblioteca. Foi uma tarefa demorada, porm, no to difcil como algum possa pensar. Nunca fui retrado quanto a sexo. Assim, os favores foram meras formalidades que at me trouxeram certo prazer. Enfim, na biblioteca do Vaticano, pude ter acesso a documentos rarssimos, livros que eu nem imaginava existir e, tambm, os tais dos papiros. At encontrei alguns exemplares do livro do Hanab Amzalag.

As informaes eram verdadeiras. E como muitas outras verdades, trancadas ali para no arriscarem o poder da igreja. Voc deve saber que muitos dos livros bblicos no foram escritos por um nico autor, e os evangelhos no so diferentes. Entretanto, o Evangelho de So Lucas teve sua maior parte escrita por ele prprio. Sendo assim, a influncia do tzippor foi decisiva na composio da obra. Foi em um conjunto de pergaminhos datados do sculo II, tendo como assinatura apenas um smbolo usado pelos primeiros cristos, que encontrei: tanto Lucas como vrios outros cristos usavam algum tipo de entorpecente. Na verdade, eles acreditavam que o estado eufrico e relaxante alcanado era um facilitador para o contato com Deus. Lucas usava o tzippor para estar mais prximo de Deus e suas palavras serem as palavras Dele. No por menos que, at hoje, o vinho usado nas celebraes eucarsticas possui alto teor alcolico. Isso vem desde os primeiros cristos. Pois bem, meu amigo, depois de anos relendo e estudando O Menino do Dedo Verde e o Evangelho de So Lucas, tentando encontrar o que unia essas duas obras e as tornava to perfeitas, descobri que o mistrio no estava no contedo em si, mas na forma com que foram escritas. O segredo era o ter na mente dos autores.

Quando John terminou, permaneceu me olhando, triunfal. Durante sua fala, Dona Mama trouxera mais algumas cervejas, que bebemos quase sem perceber. Confesso que fiquei muito impressionado com aquilo tudo. Era uma histria fantstica. Como a pausa no relato se estendeu demais, percebi que tinha acabado. Resolvi quebrar silncio: - Meu caro John Stephen Highway, que aventura fabulosa voc viveu! - Ainda vivo! No terminei de escrever meu livro. - Mas, diga, o que fez depois das descobertas? - Desde ento, passei a imitar os autores. Ando sempre com o meu prprio ter. Nunca se sabe quando vai vir a inspirao para a escrita... Veja colocou a maleta sobre a mesa e abriu-a. - Isso tudo ter?! perguntei espantado. - Sim, senhor. E do melhor. Se o processo de Druon e Lucas foi esse, o meu no poderia ser diferente fechou a mala. - Voc usa muito isso? - Sempre! - Certo... Deixe-me perguntar uma coisa que no entendi: os tais dos papiros e pergaminhos no deviam estar escritos numa lngua muito comum, no?

- Felipo, no s aquela, mas muitas outras lnguas tive que aprender para conseguir aprofundar minhas pesquisas. Por que acha que estou h dez anos nisso? E, talvez, fique at mais dez, ou vinte. Quem sabe... - E como voc pode ter certeza que Druon escreveu seu livro sobre os efeitos do ter? - Est brincando?! Um dos personagens do livro um pnei que fala! Quer prova maior que essa?! - Tudo bem, tudo bem. Outra coisa que me intriga, John, o porqu dessas duas obras e no outras. Ainda no me convenci do motivo de seu fascnio. - Diga-me um livro que admira muito. - Vejamos... H vrios... Mas, um que nunca canso de ler A Metamorfose. - Pois bem, o que tanto te atrai nessa obra, ou em qualquer outra de Kafka? - Acho que a maneira como ele escreve... a criatividade... no sei ao certo... - E exatamente isso que te respondo, meu amigo. O porqu das duas obras? No sei ao certo. S sei que so elas que me fazem querer escrever e criar a minha obra perfeita. - Voc est certo. E como vai a obra perfeita? J tem alguma coisa escrita? - Na verdade, estou quase terminando. Quer conhecer a primeira frase? - Ah, sim! Gostaria muito. Nesse instante, John tirou seu chapu e juntou as mos sobre a mesa. Com voz proftica, lanou as seguintes palavras: Todo conhecimento possvel de ser alcanado, basta que o tempo o permita. - E ento? olhou-me srio. - uma grande frase. Perfeita para uma grande obra. - Sim, meu amigo, uma grande frase. E ser a maior obra de todos os tempos, com certeza! Agora, com sua licena, preciso caminhar um pouco falou, levantando-se. - Mas, a conversa est boa... - Preciso cuidar, que o tempo trota a toda ligeireza... - J li isso em algum lugar... falei, vasculhando a memria. - Adeus, caro Felipo. S tenho um pedido a lhe fazer antes de ir disse, aproximando seus bigodes de meu ouvido e pegando o chapu Por favor, no escreva nada do que lhe contei hoje. No se esquea que um de meus ofcios justiceiro... Eu ficaria muito triste se algum de meus amigos do Vaticano ou o prprio Maurice Druon fossem incomodados falou baixo e com um leve sorriso.

- Fique tranqilo, John Stephen Highway. Com sua histria e seu nome memorveis, este dia no se apagar de minha mente. E seu pedido, com certeza, ser sempre lembrado. Nossa prosa foi muito agradvel, espero um dia poder repeti-la. - Quem sabe, caro Felipo... Quem sabe... dirigiu-se sada dando um ltimo aceno. Depois da despedida, fiquei conversando com Dona Mama para descobrir um pouco mais sobre John. A mulher nunca o vira antes. Reflexivo, paguei a conta (incluindo a dele) e voltei para a estrada. *** H um ano, acabei descobrindo que John Stephen Highway no era exatamente quem dizia. Encontrei numa loja de livros usados um exemplar de A Menina do P Vermelho, mas quem o escreveu foi um antroplogo catarinense chamado Flix Petrus. Ao l-lo, encontrei John Stephen Highway apenas como um dos personagens do livro. H seis meses, foi anunciado o lanamento do romance A Minha Obra Perfeita, tambm de Flix Petrus. A primeira frase do livro era exatamente como a que o escritor-cowboy-justiceiro me mostrou. quase certo de que era o prprio Petrus naquele dia, so muitas evidncias. Contudo, nunca saberei, pois h poucos dias o autor morreu de parada respiratria alegaram como motivo o uso prolongado de substncias entorpecentes, em maior quantidade, o ter. Seu ltimo livro, A Minha Obra Perfeita, sucesso de crtica e pblico. Est sendo traduzido para outras lnguas. Jornais de vrios pases j anunciaram o grande lanamento: A maior obra de todos os tempos; A revoluo literria; O livro que faltava humanidade... Sendo escritor, no pude resistir em lhe contar tudo isto. E com as evidncias da morte de John (Flix Ptrus?), resolvi arriscar. Confesso que inseri um pouco da histria naquele meu romance (s inspiraes, para no quebrar totalmente minha promessa). Mas, ainda no o publiquei. Inclusive, resolvi alterar o ttulo. Como era de se esperar, a alterao mudou quase que completamente o contedo acredito que para melhor. Agora, meu livro se chama O Justiceiro de Bigode Espiral. Pretendo lan-lo ano que vem. Com certeza, ser minha obra perfeita.

A Busca

Sir Morton of Buckinghamshire no era um homem das Cincias, mas o ltimo fascculo de Proceedings of the Royal Academy of London, deixado acidentalmente? em sua escrivaninha por um amigo, o havia intrigado. O artigo principal dissertava sobre o ter e suas propriedades. A questo bsica, aparentemente, era entender como a luz se propagava no espao. Segundo a compreenso de Sir Morton, o ter era uma substncia, a quinta substncia conhecida, que ocuparia todos os espaos do Universo, desde a vastido do espao sideral at o vazio entre a matria fsica. O ter era o medium por onde as ondas eletromagnticas e luminosas se propagavam, do mesmo modo que o som se propaga no ar. Mas no eram as propriedades fsicas do ter que interessavam Sir Morton, e sim este misterioso carter de permear todas as coisas, de estar por detrs do mundo visvel. Numa rpida pesquisa, ele descobriu a origem da palavra, remontada aos gregos, filsofos naturais, que recorreram a este conceito para fundar a existncia do mundo fsico. Surgiu-lhe a idia de escrever um romance:

Um filsofo sarraceno obtm, pelas mos de peregrinos do Ocidente, uma cpia da META TA FUSIKA (Met
T Physik)

de Aristteles. Deslumbrado

com os horizontes apresentados pelo sbio grego, este filsofo mouro inicia a redao duma obra em defesa do conceito de ter (a quintessncia), adequado aos valores islmicos. Contudo, quando o califa descobre o contedo do trabalho do filsofo, que, em muitos aspectos, distorcem a teologia do Coro, ele bane de suas terras o erudito. Condenado a vagar pelo mundo, o filsofo passa a reconhecer nas vrias culturas a necessidade desta essncia primeva do mundo. Torna-se alquimista e, moldando a quintessncia, obtm a elevao espiritual.

No entanto, logo no primeiro pargrafo, Sir Morton se deparou com severas dificuldades. Ele pouco conhecia da cultura islmica para se arriscar a escrever uma obra longa verossmil; as crticas a seu ltimo livro, ambientado na Turquia, haviam sido inclementes, e ele no queria repetir o mesmo erro. Por isto, ele mudou alguns elementos da trama.

O filsofo sarraceno foi substitudo por um monge taosta, recolhido nas montanhas Huangshan, absorto pela misso de compreender o Tao, a relao entre os cinco elementos metal, madeira, fogo, gua e terra e a grande dualidade do mundo, yin e yang. Por algum grande acaso, numa das circunstncias de descer vila para adquirir vveres para o mosteiro, o monge conhece uma britnica, tutora do filho do governador local, e se apaixona. A eterna mutao que ele havia aprendido no I-Ching se tornava fato: dum dia para o outro, o monge era diferente, todo seu mundo havia mudado.

Eles consumam seu amor. Todas as noites, ele desce a ngreme montanha e se esgueira para dentro do palcio do governador. A ocidental e o oriental se confundem sob os lenis, a perfeita unio do yin e do yang. A tutora ensina ingls e latim ao monge. Supre-o com livros, para que ele possa praticar os novos idiomas enquanto estiverem distantes, ela na vila, ele no mosteiro. Um destes livros, que a tutora nem sabia que estava entre suas coisas, a histria dum filsofo sarraceno obcecado pela obra de Aristteles. O filsofo expulso de suas terras pelo Califa e se torna alquimista. O monge se v espelhado na histria: obcecado pelo Tao, expulso de sua paz pelo amor duma mulher, encontra na comunho espiritual e fsica com ela sua libertao.

No entanto, este enredo parecia ser conhecido. Sir Morton no conseguia se recordar de onde havia surgido a inspirao. Vasculhou sua interminvel biblioteca procura deste nico livro que lhe teria inculcado to peculiar enredo. Abandonou a redao de seu romance, obcecado pela busca desta obra singular. Meses se passaram, seu editor pressionando-o para que ele lhe entregasse um manuscrito, seno o contrato seria revogado. Mas nada mais importava a Sir Morton, nada o acalmaria a no ser achar sua fonte de inspirao. Dias, semanas, meses, perdido entre montanhas de livros, tirou das estantes todas as obras e folheou-as uma a uma. Atolado em dvidas, ele dilapidou seu patrimnio; desfez-se de suas terras, de seus imveis, dispensou a criadagem, vendeu o coche, penhorou as jias da famlia. Por fim, at dos livros teve de se desfazer.

Com seus ltimos tostes no bolso, Sir Morton embarcou num navio e viajou at Cingapura. Haviam cruzado a costa do Sri Lanka quando uma devastadora tormenta os apanhou em alto-mar e o navio naufragou. Sir Morton se agarrou aos destroos e, aps boiar por dois dias, acabou despertando numa praia deserta. Primeiro, desesperou-se. Sozinho num mundo desconhecido e virgem, tal qual Robinson Cruso, que havia lido na infncia. Aos poucos, foi encontrando nas margens desta ilha ou continente, no o sabia despojos do naufrgio. Entre eles, uma caixa de livros. Sua nica distrao num mundo sem cultura. E qual no foi sua surpresa ao descobrir, entre os livros umedecidos, aquele que o havia inspirado na redao de sua ltima obra. Era a histria dum romancista ingls que encontra sobre sua escrivaninha um peridico cientfico abordando o conceito de ter, e que decide escrever uma obra sobre isto. Sozinho, numa ilha deserta, livro aberto nas mos, Sir Morton gargalhou. Ele era Sir Morton, um romancista ingls, mas tambm um filsofo sarraceno, um monge taosta, e Sir Morton, o nufrago que descobre a si mesmo.

Mergulho nos Abismos

Era escrava da dor que cultivava, se auto-infligindo em ritos as piores provaes . Bulmica, anorxica, esqulida , to magra que os familiares no suportavam sua figura Vivia no quarto trancada . Restos de comida e sacos de vmito escondidos no fundo das gavetas e armrios. A enfermeira contratada havia se demitido naquela manh, o soro estava jogado no cho. Sentia um enorme prazer em exibir as marcas de gilete que marcavam suas inmeras internaes. Eram tantas que os dois braos inteiros j no bastavam. Aps entupir a sonda gstrica que a alimentava, ouviu passos suaves prximos sua cama. Um vulto difano envolto em vus escuros a observava. A to ansiada visita da morte finalmente se apresentava. Apurou a viso, o rosto era familiar mas to apagado, quase no via as feies e muito menos o que o fantasma murmurava. Apesar da fraqueza, tentou enxergar alguma coisa e mais uma vez reconheceu fragmentos de um espectro dbil e quase incolor. Sentiu o corpo tremer em espasmos, as articulaes doam , as vsceras ressecadas ardiam em pontadas, mal conseguia respirar... Mais uma vez a figura espectral se aproximou e desta vez uma luz muito fraca iluminou a face cadavrica. Horrorizada a menina viu seu prprio rosto, a boca muito aberta tentando emitir algum som, os dentes haviam cado , ossinhos no lugar das mos tentavam toca-la . Ela gritou, gritou de horror diante do espelho da Morte. Seu reflexo seria sua nica companhia na longa travessia desejada. No ltimo instante arrependeu-se da existncia intil mas era tarde demais. No vale dos suicidas almas gemiam em desespero, abutres aguardavam a carnia, o ar pesado , denso, nenhum rosto amigvel nem mo estendida, apenas dor e lamentos. O ter mal definido, enfim compreendido por livre arbtrio.

Caminhando por estreitas vielas tropeava em meninas e meninos jogados no cho, sem foras, derrotados, esperando, no falavam nem se moviam. Alguns estavam to desfigurados que nem pareciam serem humanos, eram restos distorcidos, mutilados, fiapos de carne, .como ela, s tinham o vazio e a desesperana. Ali era o final de tudo? Era este seu lugar, onde no havia tempo e as horas perdidas seriam sepultadas no inexistncia? Uma menina vinha caminhando apressada e com ela uma legio de crianas . Quando estavam prximos ela percebeu que no eram crianas e sim adultos e adolescentes descarnados numa procisso de horrores sem fim. Eles eram seu comit de boas vindas. Reconheceu antigas amigas de hospitais, se abraaram, rindo e chorando, o ambiente j no parecia to inspito. Sorriu .Estava em casa.

O Homem de Barro

Quando criana, em Pereirpolis, minha me me contava histrias at eu fechar os olhos, fingindo dormir. Uma delas, a minha preferida, era sobre o homem de barro. Seus olhos eram feitos de pedra polida e seu corao da mais dura argila. As mos ressecadas pelo sol e os ps desgastados, misturavam-se ao p da terra. Uma nuvem de poeira cobria-lhe os rastros, enquanto vagava pelo mundo a procura de seu pai, um velho comerciante, que um dia, o encontrara abandonado, ainda criana sua porta, enrolada em trapos. Ele o acolheu como um filho, at que vieram os sbios e o levaram antes mesmo que pudesse lhe dar um nome. O comerciante chorou por dias e noites, pois vivera sua vida sempre sozinho. Ele no se importava com a aparncia do menino e o amou como se fosse seu pai. Prometera a sim mesmo que um dia iria encontr-lo e traz-lo para casa, mas os sbios o levaram para muito longe, trancafiando-o numa torre. Com seus martelos e foices e olhos curiosos, avanaram contra a pequena massa granulosa arrancando-lhe as mos e os ps. No satisfeitos, cortaram seu corpo em pedacinhos e jogaram fora seus olhos. Durante anos, o barro disforme foi estudado pelos sbios. Dividindo-o em pequenas partes, observaram sua composio, mas, nada puderam dizer sobre a origem de sua existncia, assim, juntaram seus membros e o deixaram beira da estrada. Veio ento a chuva e amoleceu o barro. Pelo caminho, passava um arteso que vendo a disforme massa esparramada, deu-lhe uma nova forma. Depois, vieram algumas crianas saltitantes com doces nas mos e no orifcio de seus olhos puseram duas balas de mel. Quando se foram o homem de barro seguiu seu caminho, pois no podia morrer. Ao chegar entrada de uma vila, leu escrito no prtico de uma grande construo, O Templo. Ele aprendera a ler com seu pai e tambm a observar o cu. O velho comerciante acreditava poder ler o futuro nas nuvens. A porta estava aberta. Ao entrar no lugar sentiu pela primeira vez um estranho temor. Ali existiam outros como ele. Homens e mulheres de barro, s que imveis,

presos a uma base de granito. Ao chegar mais perto, reparou suas formas, to simtricas e precisas, como se fossem humanos, como a face de seu pai. Aos seres imveis ps-se a perguntar: - Vocs so como eu, de argila e p, contudo, no se parecem comigo. O que vocs so? Como resposta ouvia apenas o eco de sua voz. - Vocs podem me ouvir? Gritou. E assim ficou por horas, sentado, confuso, tendo por companhia, velhas esttuas mudas, at que as balas em seus olhos se umedeceram. Ao ouvir o lamento, logo se aproximou um sacerdote que ao v-lo ps se a gritar: - Ele est vivo! Est vivo! As pessoas saram de suas casas e correram ao templo para ver o que acontecia. O sacerdote ajoelhado diante da disforme massa que falava. Logo, o lugar se encheu. Milhares de pessoas vinham de todas as partes para contemplarem o dolo que se movia. O sacerdote viu nisso um bom negcio e uma bela lajota azulejada comprou, elevando o homem de barro acima do altar. Camponeses traziam suas oferendas, frutas, razes e vinho. E tambm os ricos mercadores, ouro, incenso e mirra. E passaram a ador-lo. Foi ento, que numa tarde nebulosa, houve um terremoto. As colunas do templo caram, soterrando assim, os adoradores. E em meio s pedras e escombros, se levantou quase que despedaado, o homem de barro. Cobrindo-se com um manto, partiu de volta ao seu caminho. Na manh seguinte ao descer por uma plancie, v logo abaixo, um poo e sentada sua beirada uma linda jovem. Ele se achegou at ela, escondendo a face e perguntou: - Voc saberia me dizer o caminho para casa? A jovem continuou dando guas aos cavalos, fingindo no notar-lhe. - Estou falando com voc moa! - Ele a puxou pelo brao. - Me solte seu monstro! Papai! - E correu gritando at sua tenda. Ela era filha de um poderoso feiticeiro que apressadamente deixou sua tenda. O homem de barro ento, contou que precisava de sua ajuda, estava perdido e procurava por

seu pai. O feiticeiro, deslumbrando com a estranha criatura, prometeu-lhe ajudar, em troca de um pequeno favor. - Vejo que no animal ou homem, todavia, sendo um mineral, fala e move como um de ns. Quem lhe ensinou sobre o bem e o mal pode dar vida a outras formas? Perguntou o feiticeiro. - Eu no sei. - Eu lhe ajudo encontrar seu pai, mas antes, quero que volte comigo, desejo muito conhecer a sua histria. O feiticeiro era o conselheiro de uma rainha muito m, e retornou ao castelo, levando-o consigo. Ao cruzar pelos enormes portes que guardavam a cidade, o homem de barro sentiu uma nova sensao. A mistura de mil sabores chegando s suas narinas. Era o cheiro das tendas perfumadas, dos leos aromticos vendidos em cntaros coloridos, do jardim de alfazema de frente a fonte, dos temperos e razes trazidos pelas carruagens de mercadores. Tambm viu as pessoas apressadas, correndo de um lado para o outro, como se estivessem fugindo ou talvez, buscando por algo. - Porque todos correm desse jeito? Perguntou ao feiticeiro. - Eles esto indo comprar suas mscaras para o baile. Haveria uma festa no palcio e a rainha mandara convidar os comerciantes mais ricos e os nobres mais poderosos. Em seus aposentos o feiticeiro a aconselhou assim: - Essa tarde em minha tenda, recebi uma visita majestade, uma ddiva dos cus que vencer todos os nossos inimigos. Uma criatura feita de barro, imortal, que carrega dentro de si um poderoso feitio, levando-o a se mover e a falar tal como um de ns. Quando assim o fizer, desatar o fio que o prende quele corpo, observar a sua essncia, ento, poderemos construir milhares como ele. Um exrcito de soldados de argila. Para o to esperado baile, o homem de barro fora vestido tal qual um nobre. Para esconder o seu rosto, a jovem filha do feiticeiro lhe deu uma mscara curtida em couro. - Com o que me pareo? Indagou jovem. - Um bufo! Um engraado bufo de pedra. E riram juntos pela primeira vez.

O homem de barro sentiu uma estranha alegria. Ali, naquele enorme salo de dana, enquanto os pares se rodopiavam ao som de flautas e atabaques, pde sentir como os demais. No existia a indiferena que sempre lhe perseguiu. E ao passear por um corredor carpetado, de frente a uma grande moldura, parou. - O que voc est vendo? Perguntou-lhe uma mulher que chegava sutilmente. - Uma esttua semelhante a mim. Respondeu, imvel. - Talvez, porque seja realmente voc. Ele nunca havia se visto num espelho e ao tirar sua mscara a rainha no estava mais l. De repente, a tristeza que ele conhecia muito bem voltara, s que agora misturada a um descontentamento que nunca havia sentindo, era a desesperana tomando conta de seu corao. Ele saiu correndo, deixando para trs sua mscara de bufo. Em seu quarto, escondido de todos, pensou que jamais encontraria seu pai e mesmo que o fizesse, ele talvez no pudesse lhe tirar essa dor que crescia em seu ntimo. Assim, decidiu-se ir embora, longe daquele baile de mscaras. Quando a jovem retornou ao seu quarto, viu as roupas espalhadas pelo cho e antes que o medo da dvida lhe assolasse, juntou suas coisas e partiu atrs do homem de barro. O feiticeiro ao saber da fuga se enfureceu de tal modo, que ajuntara um pequeno contingente de soldados procura dos dois. Ele clamava aos seus deuses para que tivessem misericrdia de sua filha, pois acreditava que o homem de barro lhe pudesse fazer algum mal. - Vou desfaz-lo em pedaos! Depois de descobrir sua essncia, o colocarei dentro um pote e misturando alguns elementos sua substncia, darei vida a qualquer coisa inanimada. Disse o feiticeiro rainha antes de partir. Sentado beira da fonte, o homem de barro contemplava tristemente o reflexo distorcido de seus olhos. - Sabia que viria para c. A filha do feiticeiro se achegou calmamente. - Eu no sei quem sou. Ele disse, condodo. - Nem todos sabem isso. - E quem sabe afinal?! - Eu no sei lhe dizer. Vim aqui para ter a chance de me desculpar com voc.

- Como sabia que me encontraria aqui? Voc me seguiu? - No. Onde mais estaria? No sei lhe dizer sobre os planos de meu pai, mas desconfiaria deles em seu lugar. - Porque ele mentiria pra mim? - Porque voc bom. Sua forma pode ser diferente, mas por dentro, tem um corao como o meu. Sentada ao seu lado a jovem estendeu a mo e lhe tocou o peito. - No disse, posso senti-lo dentro de voc. Isso o que o torna como eu. A tristeza companheira dera lugar a um gostoso arrepio que lhe subia pelas costas, trazendo memria todas as coisas boas que vivera: a alegria dos garotos rabiscando com giz de cera o contorno dos seus olhos, a suave mo do arteso delineando uma nova forma a seu corpo, o sorriso dos pobres camponeses no mercado, as cores lvidas dos trajes dos nobres, tudo isso emaranhado a um novo sentimento, o amor. Ao segurar suas mos, um temvel grito evocou-lhe razo. - No toque nela, seu monstro de pedra! O feiticeiro chegara com seus cavaleiros e ordenando que o amarrassem, partiram de volta ao castelo. Em seu calabouo, mergulhado em trevas, o homem de barro desistiu de todos os seus sonhos. Seu pai, sua casa, suas dvidas inquietantes, tudo fora acorrentado quelas inquebrveis correntes que prendiam seu corpo esquife de chumbo fundido. No redemoinho de emoes, o semblante da bela jovem se sobressaa s demais figuras. Ele s queria v-la, sentir novamente suas mos quentes sobre seu peito, mas o feiticeiro chegou primeiro e com ele a perversa rainha. - Diga-me, como pretende extrair algo de bom dessa criatura desprezvel? Perguntou a rainha ao feiticeiro. - No pretendo majestade, mas se me permite explicar o processo. Ele ento lhe contou que ao conseguir a matria-prima primordial e eliminar suas impurezas, separando o mercrio e o enxofre, depois os reunindo por intermdio do sal e fixando os elementos volteis, poderia libertar o esprito por meio da matria e a prpria matria por meio do esprito.

- Vossa majestade j viu uma estrela se formar dentro de um frasco de vidro? Ele lhe ensinou como capturar um feixe de luz do sol, condensando e o alimentando com fogo. - A terra fica embaixo enquanto o esprito se eleva. O homem de barro fechou seus olhos de mel e pela primeira vez sonhou, enquanto o fogo consumia seu corpo e inflamveis solventes enegreciam seus membros. - Primeiro preciso purificar a matria imunda, majestade. O agente da dissoluo, um lquido escaldante mistura-se ao mercrio. - Nessa etapa, adiciona-se mais ouro para tornar o agente transformador mais ativo. Aps trs dias teremos a vida conservada nesse pote fechado. E lhe mostrou o frasco que ao terceiro dia estava cheio com um fluido transparente como o orvalho, leve como o ar, denso como nuvens, a dissoluo do ser que no se extingue, a substncia do qual feito todo o universo, o retalho do cu, um pedao de ter.

...

-Mas mame, como termina a histria?

Diz a lenda que a bela jovem, numa noite, entrou no velho calabouo onde estava guardado o pote contendo o homem de barro e o roubou antes que seu pai construsse o exrcito de homens de barro. Ela ento correu at o poo onde o conhecera e abriu a tampa, lanando-o gua. Quem bebesse dessa gua jamais morreria.

- Mame, me conta mais uma!

No Joshua, agora hora de dormir, boa noite.

A jogada do ter

O gordo ergueu a vista observando o infinito no horizonte feito de mar e cu que se estendia para l das vidraas. Fim de tarde, bandos de pssaros esvoaam desaustinados e sem rumo numa inquietude mal percebida. A namorada, uma negra de rosto longo, feies finas e cabelo frisado est de jeans e veste uma camiseta branca de algodo por detrs da qual espreitam os seios bem torneados com pontas hmidas espetadas, gulosas. No tira os olhos do tabuleiro. Parece concentrada, decidida a vencer. s tu a jogar, Anbal Cofiou a barba branca e analisou a situao. Tens a certeza? Ia jurar que tinha acabado de mover a pea Ela sorriu. J jogavam h vrios milhares de anos e conhecia-lhe bem as manhas. Tudo o que ele queria naquele momento era ganhar um pouco de tempo para usar a mente, explorar as alternativas. Levantouse, sorriu com ar provocador e enlaou-o pela cintura Querido acho que ests a necessitar de um caf e um digestivo Anbal fitou o olhar no vazio e, mantendo a preocupao em ganhar tempo, respondeu Pode ser. Ainda temos Logan? No. S resta um pouco. No d para nada. Mas tens Grants ou JB Hum pois. As porcarias que nos oferece a tua famlia respondeu, tentando manter a funo fctica. Bebeu o lquido de um s golo e desviou o olhar. De repente sabia o que fazer. A mo avanou decidida e moveu a pea.

***

Estou cansado, os ps tremem e a minha vista turva-se, o que pouco apropriado para a minha condio e situao actuais. Inclino um pouco para a frente o meu corpo negro e salto de uma assentada para a descida rpida no vazio. Tento em vo mas as asas recusam-se a bater. Ainda penso em como tudo efmero e estpido. Durante um segundo antes de no pensar mais, no querer mais, no ser mais (que a imagem da aniquilao) olho para o alto, para cima. Parece-me ver ao longe o sorriso triunfante do ser de cabelo loiro e asas e tnica alva. Pronto. s tu agora a jogar Anbal comandava as brancas, a jogada acabara de enviar o peo negro para fora do tabuleiro. Sara olhou e ficou sem palavras. No se espantava mas no podia igualmente deixar de admirar a capacidade do adversrio, a sua destreza mental. Tinha no entanto, uma carta na manga, algo que iria fazer pender definitivamente o resultado a seu favor. Proferiu Aplique-se a determinao XYZ-4123. A partir de agora, todos os movimentos sero regidos por ela. Anbal deixou cair a cabea para trs e soltou a gargalhada. Disse Est bem, est bem. Mas vais ter de me deixar pensar. Tenho de adaptar-me. Vou dar um mergulho, comemos qualquer coisa e j voltamos ao nosso assunto. Ela seguiu-o de pronto. Aps dois bilies de jogos j tinha acontecido por vrias vezes. Premiu o boto, fazendo deslizar a parede que escondia o acesso para a piscina interior. Desabotoou e despiu a camiseta, livrouse dos jeans e da calcinha. Aproximou-se do rebordo e lanou o corpo para a frente, mergulhando de rompante na gua morna. Ele deixou-se estar na beira, com gua pela cintura enquanto via o ir e vir das braadas rpidas. Mais tarde enquanto, ainda dentro dela, a

enlaava pela cintura e sentia o aconchego do calor do corpo moreno, disse Sabes amo-te tanto que, desta vez, estou at disposto a perder. Ao que a voz feminina respondeu docemente mas de forma implacvel Jogo jogo e nada tem a ver com amor. Acho que no queres admitir que ests num beco sem sada. E tinha razo. Dessa vez as pretas venceram devido ao uso habilidoso e no momento apropriado da determinao escolhida. Determinao que dizia claramente, sem margem para dvidas A partir deste momento, elimine-se o ter como meio de suporte propagao da luz e da matria. Tal hiptese dever poder ser comprovada como impossvel usando os meios que a mente humana tem ao seu dispor para teorizar.

Anbal sorveu o amargo da derrota mas no se preocupou muito com isso. Amanh ser outro dia pensou. E, afinal de contas, eles tm toda a eternidade sua frente para jogar ao jogo de Deus e de Diabo.

A morte de Zacarias Coronel

Assistir alvorada era parte da rotina do vigilante Zacarias. Seu turno acabava quando chegavam, quase ao mesmo tempo, Andr, que ficava at as onze, e o sol, que ficava at as dezoito.

***

14 Concurso Literrio de Pereirpolis... Grande merda! Por que, Giane? Voc tem muitas chances de ganhar esse! E da? Quem se importa com o Concurso Literrio de Pereirpolis? Vai ser o seu primeiro. Um dia, voc ainda vai ganhar o Jabuti. Menos, dona Norma... beeeem menos! Inscreve aquele do vigilante? um dos melhores. Me, aquele o meu karma. No consigo terminar o dito cujo de jeito nenhum. Mas ainda d tempo, meu amor. Pensa nisso com carinho. T bom! T bom! Mas , amanh eu comeo, t. To indo na Dbora. Ah, e se o Cludio ligar diz que eu no atendi porque... Porque...? Porque meu celular caiu no vaso! Pelo menos isso no mentira. Tadinho. Ele gosta tanto de voc... D uma beijoca aqui![beijo] Se no tiver pizza l, volto pra jantar com voc.

Tchau. Ah, Gi! Leva um guarda chuva! Fui.

***

O corpo j era acostumado. No tempo que passou no exrcito, aprendeu a dominar o prprio organismo. O soldado superior ao tempo e inferior merda, dizia ele aos colegas que reclamavam. E eles sempre reclamavam. Zacarias no. Ao contrrio, dava lies de moral e tica militar aos vigias mais jovens, dando como exemplo histrias vividas no quartel. Isso valeu a ele a alcunha pela qual todos o conheciam no grande laboratrio de pesquisas cientficas onde trabalhava: Zacarias Coronel.

***

Fechado, droga. Estava chovendo em Pereirpolis. Giane odiava guarda-chuvas porque s serviam para atrapalhar a viso. O porto do prdio onde a amiga morava estava fechado, e ningum atendia o interfone. Uma luz acendeu no apartamento. [som do interfone] Sim? era a voz da me de Dbora. Oi, dona Elza. Sou eu, a Gi. Ah, s um instantinho. [o porto abriu-se] Abriu! Correu em direo porta. Antes de entrar, viu uma cena curiosa: o sol estava no poente, vermelho, espremido entre o horizonte e as nuvens de chuva.

*** A luz do sol traou um risco amarelo no alto do muro vizinho, dizendo a Zacarias que eram seis da manh. A casa pequena era um exemplo de asseio e ordem, a despeito de seu proprietrio ser homem e no ser casado. O vigilante conhecia cada centmetro de seu territrio, cada tbua, telha, prego e fio de cobre da habitao que ele mesmo construiu. Justamente por isso, se qualquer coisa estivesse diferente, fora do lugar, Zacarias saberia que algum esteve l. A alguns metros, viu que a tramela do porto estava inclinada para a direita. Ele tinha o hbito de sempre deixa-la na mesma posio horizontal.

Seu territrio fora invadido.

***

Entre o porto e a entrada de vidro do prdio havia um caminho revestido de lajotas, cortando um bonito gramado. Giane percorreu os primeiros dez metros da calada com a bela imagem ainda na mente, pensando na falta que uma mquina fotogrfica fez naquela hora. Neste momento, sua sandlia deslizou perigosamente, e por muito pouco, no a derrubou no cho. Cruzes, algum pode morrer desse jeito.

No momento seguinte, outro escorrego. O instinto fez Giane protegerse, tentando defender o rosto com as mos. A cabea bateu violentamente no piso duro e molhado. Uma poa vermelha surgiu na calada, diante de seus olhos. Tudo escureceu. O sangue misturou-se gua da chuva que caia.

***

P por p, o guarda noturno chegou janela lateral, de vidro. O sanguefrio permitiu-lhe enfrentar a situao sem exasperar-se. De onde estava, podia observar cada cmodo da casa em segurana. Nada anormal. No possua nada de valor que pudesse despertar o interesse de algum ladro. Porm, Coronel guardava em seu poder algo que lhe fora confiado que, obviamente, estava em um lugar seguro.

Talvez o filho da me ainda esteja do lado de fora pensou. A mo foi em direo ao coldre. Droga Novas normas de segurana: nenhuma arma sai de dentro dos portes da empresa.

Dirigiu-se para os fundos, andando sem emitir nenhum som. Ao aproximar-se da beirada da casa, onde estaria protegido pelo tanque de lavar roupas, Zacarias deparou-se com o invasor. Era homem, magro, e estava encapuzado. No teve tempo de dizer nada, nem de esquivar, nem jogar-se ao cho. O cano de um revlver estava apontado para ele. Um milsimo de segundo. O projtil perfurou o ar, voando resoluto de encontro ao corpo do vigilante.

Zacarias Coronel caiu sem sentir dor. Ficou consciente o tempo todo. A bala entrou-lhe no ombro direito. O bandido caminhou rpido em sua direo, como quem sabia exatamente o que procurava. Agachou, investigando os bolsos do vigilante. Ficou nervoso. Virou, revirou, enviou as mos em todos os compartimentos da jaqueta e, das calas. Nada. Enfureceu. Apontou outra vez a arma, berrando. O homem cado no conseguia ouvir, mas sabia o que seu agressor queria. Viu-o engatilhar o revlver. Seria, certamente, a sua morte.

Mas algo surpreendente aconteceu.

***

A ambulncia chegou alguns minutos depois, no antes de os moradores do Edifcio Marlia j se encontrarem revoltados pelo descaso. Elza, me de Dbora, entrou em estado de choque, e teve de ser socorrida tambm. Dbora, a amiga, no estava em casa. Norma, me de Giane foi chamada s pressas.

Ela est viva mas bateu a cabea com muita fora. - disse o paramdico.

Amigos e vizinhos ficaram tensos e apreensivos o resto da noite.

***

Giane sente seus olhos abrirem.

H!

Um rapaz aproxima-se da porta de vidro pelo lado de fora. Est escrito Andr em seu crach.

Cochilando, Coronel?

Que merda essa? Onde que eu t?

Guerreiro no cochila, rapaz. Que! Eu disse isso? E que voz essa?

A jovem percebe que est mais alta, sente gosto de caf sem acar. Seu corpo est movendo-se sozinho, e est vestindo um uniforme azul escuro. Fica

desesperada por no conseguir falar, ou melhor, por perceber que sua boca fala sua revelia, como agora

Seu Ubiratan, a arma.

V-se retirando o revlver da cintura, entregando-o a um senhor gordinho de bigode atrs de uma vidraa. Em seguida, vai at o guarda-cartes e, sem pensar, pega o que est mais embaixo, onde l-se

LABORATRIOS THER ALMEIDA, ZACARIAS CORONEL VIGILANTE TURNO: 23:00 5:00

Giane entra em desespero ainda maior. S agora entende o que est acontecendo. No consegue raciocinar, apenas tenta, alucinadamente, fazer com que o corpo de Zacarias responda sua vontade. A sensao absurda, como se estivesse presa, amarrada. V-se olhando o horizonte escuro, ficando lentamente tingido de vermelho. Rua abaixo, acompanha a caminhada firme do ex-militar, sentindo o relevo da rua e o ar frio dos primeiros instantes do dia.

Ah, no!

A jovem tem um lampejo de lucidez. Zacarias est a poucos minutos de ser baleado.

Meu Deus! Meu Deus! Pra Coronel! Volta pra empresa! Vai pra um boteco!

A luz do sol traou um risco amarelo no alto do muro vizinho. So seis da manh. O vigilante conhece cada centmetro de seu territrio. A tramela do porto estava inclinada para a direita. Seu territrio fora invadido.

Tem um cara armado l nos fundos! No vai l, seu merda! A GENTE VAI MORRER!

P-ante-p, janela, tanque de lavar roupa, cano do revlver, homem encapuzado.

No!!!

Tiro.

***

Um rapaz aproxima-se da porta de vidro pelo lado de fora. Est escrito Andr em seu crach.

Ah, no! De novo no!

A cena toda a mesma. Entrega o .38 ao Seu Ubiratan, vai at o guardacartes, pega o seu e enfia-o no relgio. So cinco da manh.

O Coronel fica vivo por uma hora. Eu tenho que conseguir fazer alguma coisa. Deus, fui eu que escrevi essa histria, mas p!, eu s escrevi at a hora em que o cara atira nele... que raiva!

O que voc ta resmungando a, Coronel? perguntou Ubiratan pelo buraco na vidraa.

Ei, eu to conseguindo falar!

Claro que ta. Eu hem! Ta tomando caf demais, isso sim!

Porm, no consegue controlar seus movimentos. Zacarias Coronel faz tudo exatamente igual. Outra vez baleado, e tudo fica escuro depois do tiro.

***

Um rapaz aproxima-se da porta de vidro pelo lado de fora. Est escrito Andr em seu crach.

Acho que agora eu consigo.

Cochilando, Coronel?

, e sonhei que tava traando a tua me. diz enquanto tira a arma e entrega ao Seu Ubiratan.

Que isso, Zacarias? Eu, hem. T de ovo virado?

No mesmo. To indo pra casa agora, bater umazinha pensando na tua mame... velha gostosa! ao mesmo tempo em que pega seu carto-ponto.

T me faltando com o respeito, Seu Zacarias Almeida. Quer arrumar confuso, ?

Com um merdinha como tu? Nem me preocupo. batendo o ponto.

Ento fala aqui na minha cara se tu homem!

Anda, viadinho! Mostra pra mim quem o nenezinho da mame...

Ah, isso no fica assim! esbraveja Andr, correndo na direo de Zacarias. Possudo de fria, desfere um murro no colega antes que ele chegasse porta da frente, derrubando-o no cho. O rapaz espanca o homem com brutalidade desmedida. Depois de uma sesso de socos e pontaps contra Coronel, outros trs guardas, alm do Seu Ubiratan, tm dificuldade em conter o jovem. No cho, ensangentado e sentindo dores intensas por todo o corpo, Zacarias, ou, melhor dizendo, Giane, inteiramente no comando de seu personagem, ri desvairadamente, sentindo gosto de sangue, duas costelas quebradas e trs dentes da frente a menos.

Deu certo! Hahahahahaha! Deu certo!

O homem que monitorava a vigilncia eletrnica, Ubiratan Ribeiro, telefona s pressas para o chefe da segurana. Nestes casos, chamar a polcia seria um incmodo desnecessrio. s cinco horas e quarenta minutos o tal chefe, rapaz bonito e bem vestido, entra no hall de mrmore escuro, palco de uma briga entre colegas capturada por, no mnimo, cinco cmeras. Era Ricardo Ferreira, o chefe da segurana.

Vou conversar com um de cada vez disse, indicando a porta de sua sala para Andr. Pouco depois, quando o primeiro saiu cabisbaixo, a mo branca chama Zacarias Coronel.

Ok, Coronel. Qual a sua verso.

Giane precisou reunir todo o seu cabedal de criatividade para comear a argumentar.

No sei o que deu nele, Seu Ricardo. O guerreiro veio para cima de mim, me socou, me chutou, e eu no entendi nada.

Voc conhece as normas, no ?

Sim, senhor. Vou ser demitido.

Vai, vai sim. Agora me diga, onde esto as chaves que o chefe deu a voc?

Chaves? Que chaves? Giane no conseguiu lembrar de nenhuma chave, enfiando as mos nos bolsos. Quando fez isso, viu sobre o topete do chefe da segurana o relgio de parede. Seis horas em ponto.

Ops.

Inexplicavelmente, entre um fechar e abrir de olhos, a jovem escritora, encarnada em seu personagem, percebe-se outra vez no hall. Imediatamente olha o relgio-ponto: 4:58. Um rapaz aproxima-se da porta de vidro pelo lado de fora. Est escrito Andr em seu crach.

MAS QUE MERDA!!!

***

Dessa vez, Giane, desanimada, no teve vontade de interferir na histria.

Entregou a arma, bateu o ponto, caminhou para a casa de Zacarias. Viu o sol nascer e fazer o risco no alto do muro do vizinho. Olhou para dentro de casa pela janela de vidro, caminhou para os fundos. Seu assassino estava l, aguardando-o.

Mas por qu? O que ele quer?

Nesse mesmo instante, ouve mentalmente a voz do supervisor Ferreira: onde esto as chaves que o chefe deu a voc?.

isso! Ele quer as chaves! Coronel guardava em seu poder algo que lhe fora confiado. Claro! Po, afinal, quem escreveu isso aqui?

O encontro seguiu-se como o habitual. Cano, gatilho, tiro.

Zacarias Coronel caiu sem sentir dor alguma. Ficou consciente o tempo todo. A bala entrou-lhe no ombro direito. Cara, como isso di! O bandido caminhou rpido em sua direo, como quem sabia exatamente o que procurava. R, otrio! No ta comigo. Ficou nervoso. Virou, revirou, investigando os bolsos do vigilante. Nada. Enfureceu. Apontou outra vez a arma, berrando. O homem cado no conseguia ouvir, mas sabia o que seu agressor queria. Viu-o engatilhar o revlver. Seria, certamente, a sua morte.

Onde est? Fala, cretino! Eu vou explodir tua cabea se tu no falar!

Ei! Eu conheo essa voz!

Mas algo surpreendente aconteceu. a sua chance, Giane!

Tomado por uma fora descomunal, Zacarias Coronel levantou-se, com as mos em direo arma. Sem dificuldade, o vigilante desarma seu agressor, derrubando-o contra o piso bruto, deixando-o inteiramente imobilizado. Com seu costumeiro autocontrole, retirou o capuz, revelando a identidade do adversrio.

Ficou horrvel, mas s vou conseguir sair daqui se terminar de escrever esse conto idiot...O que?

O guarda noturno no conseguia crer no que vira. Sob seus joelhos estava seu prprio chefe, Ricardo Ferreira.

O senhor?

Surpreso, Zacarias? Voc um idiota! No tem noo do que est em seu poder.

O qu? Um molho de chaves?

Sim, seu velho estpido! Estas chaves do acesso a todas as portas do laboratrio. Sempre achei um despautrio deixar as chaves com voc, mas no sou eu quem decide essas coisas. Eles confiam no Coronel...

Que dilogo medonho...!

E qual o seu interesse nessas chaves? Onde voc quer ir?

No seja idiota, velho! Voc nunca entenderia! Nas profundezas daquele prdio existe o laboratrio de fsica experimental mais avanado que a cincia pde um dia conceber. L est sendo criado um portal dimensional, que poder levar-me para qualquer tempo do passado, do futuro, ou qualquer lugar neste mundo ou em outros mundos! e soltou no ar, a plenos pulmes, uma risada diablica.

Que horror... nem os viles do Jaspion falavam assim. Bem, era tudo o que eu precisava saber! Vamos acabar logo com isso.

Coronel segurou o revlver pelo cano, entregando-o para o chefe, estupefato.

Agora termina o que voc comeou.

O qu?

ATIRA, DROGA!

Tiro.

***

Assistir alvorada era parte da rotina do vigilante Zacarias. Seu turno acabava quando chegavam, quase ao mesmo tempo, Andr, que ficava at as onze, e o sol, que ficava at as dezoito.

Um rapaz aproxima-se da porta de vidro pelo lado de fora. Est escrito Andr em seu crach.

O corpo j era acostumado. No tempo que passou no exrcito, aprendeu a dominar o prprio organismo. O soldado superior ao tempo e inferior merda, dizia ele aos colegas que reclamavam. E eles sempre reclamavam. Zacarias no. Ao contrrio, dava lies de moral e tica militar aos vigias mais jovens, dando como exemplo histrias vividas no quartel. Isso valeu a ele a alcunha pela qual todos o conheciam no grande laboratrio de pesquisas cientficas onde trabalhava: Zacarias Coronel.

Agora a minha vez

Cochilando, Coronel?- brincou Andr, divertindo-se s custas do sono de Zacarias. Guerreiro no cochila, rapaz.

Bom dia, ento. Mais ou menos. Tenho que correr pra casinha. Estava s esperando voc chagar. Bora l, homem! No v fazer pelo caminho.

Coronel caminhou apressado rumo ao banheiro, no sem passar antes pelo guarda-cartes, para bater o ponto precisamente s 5:00, como fazia religiosamente todos os dias. Com extremo cuidado, entrou no amplo vestirio dos vigilantes. Abrindo a porta do seu roupeiro, certificando-se de que estava sozinho, tirou de l as peas do uniforme azul escuro, passadas e dobradas milimetricamente. Na parte de trs de seu armrio havia um fundo-falso. Zacarias retirou do compartimento um embrulho de papel. E, de dentro deste, um grosso molho de chaves.

Previsvel, mas estamos indo bem.

Em instantes, Zacarias correu pelos tneis de alvenaria, branqussimos, asspticos, impessoais e assombrosos dos Laboratrios ther, destrancando confiante uma trilha de portas fechadas. Era seu dever conhecer todos os caminhos, embora nunca os houvesse percorrido sem a companhia de um cientista ou um superior da rea de segurana. Ele sabia exatamente aonde devia ir: para o laboratrio secreto que ficava no mais profundo dos nveis abaixo do solo. As cmeras de segurana, naquele preciso horrio, estavam todas em funcionamento mas o responsvel por elas, Seu Ubiratan, costumava prestar mais ateno aos seus e-mails que em fazer o monitoramento. De posse de todas as chaves, chegar ao elevador central foi relativamente fcil. Porm, para acion-lo, havia um painel iluminado, figurando os contornos de uma mo direita. Se colocasse ali a sua destra, certamente, em poucos segundos, todos os seguranas da empresa estariam a postos para abat-lo. O limite de sua autoridade no labirntico edifcio terminava naquela porta.

Merda! Isso um abuso! Nem parece que essa histria minha. Hmm.. Ah! J sei como resolver essa.

Pare a, velho! disse uma voz vinda do longo corredor atrs de Coronel. A inconfundvel imagem de seu chefe imediato, Ricardo Ferreira, aproximava-se com pressa. Quando mais perto, com uma expresso de desprezo impressa no rosto, recomeou seu discurso Eu no imaginava que voc seria idiota o suficiente para tentar descer at o laboratrio secreto. Em todo caso, obrigado, seu decrpito! Eu nunca teria chegado at aqui sem sua ajuda!

Nem eu sem a sua. respondeu o vigilante, com um indisfarvel sorriso no canto dos lbios. Sem pestanejar, Zacarias Coronel sacou seu .38 e, com um nico e certeiro tiro, estourou o crnio de Ferreira, que no teve tempo sequer de fechar a boca.

Amador!

O vigilante arrastou o corpo do chefe at a entrada do elevador. Com fora, esticou-lhe o brao do defunto em um ngulo obtuso, acomodando a destra do ex-chefe no local indicado no dispositivo.

Acesso Garantido. Bom dia, Ricardo Ferreira.

O elevador desceu a uma velocidade absurda, chegando a provocar nuseas no guarda-noturno. Muitos minutos depois, percebeu que a acelerao diminua at finalmente parar. As portas se abriram com um chiado metlico, e adiante, um corredor muito longo cuja extremidade era um quadrado de luz branca.

O lugar de onde a luz provinha era algo absurdo para os conceitos do velho soldado. Tratava-se de um globo imenso, inteiramente branco, muitas e muitas vezes maior que o prdio na superfcie. Era, sem dvida, a maior e mais impressionante estrutura que j havia visto. Pairando no centro do globo, suspenso por cabos finssimos, havia um outro, uma esfera espelhada de brilho intenso que, pelo tamanho, no deveria ser maior que um automvel.

Assim que entrou nessa cmara fantstica, Zacarias Coronel percebeu que, ao longo de todo o dimetro daquele colosso havia janelas de vidro, fazendo um anel, mesma altura em que pairava a esfera espelhada. Por trs dessas vidraas, uma multido de pessoas, vestindo jalecos brancos e culos de proteo, parecia esperar para o incio de um espetculo. Sentiu-se como um gladiador, em um bizarro coliseu.

Meus parabns, Zacarias Almeida disse uma voz robtica, vinda como que de todos os lados - Voc chegou mais uma vez ao Ponto Crucial. Podemos dar prosseguimento aos testes espao-temporais?

Confiante, como se toda a sua vida houvesse se resumido quele instante, ele respondeu Eu estou pronto. Para onde voc quer ir agora?

Sem sombra de dvida, Zacarias Almeida, vulgo Coronel, respondeu Quero ter minha vida de volta. O Laboratrio ther agradece a voc por sua grande contribuio para a cincia. Tenha uma boa viagem.

Dito isso, a esfera metlica iluminou-se em um instante. A luz que irradiava dela aumentava gradativamente, at tomar todo o ambiente.

Zacarias, totalmente cego pela incomparvel claridade, sentiu sobre seu corpo uma presso que nunca experimentara antes. A sensao era de que a radincia que o circundava tornara-se slida. No podia ver a si prprio, mas notou que, partindo das extremidades, dos cabelos, das orelhas, seu organismo comeou a desintegrar-se. Quis gritar, mas mesmo o som foi tragado para dentro do brilho gelado. Depois de tudo, ficou apenas o branco. A luz. O ter. A ltima morte de Zacarias Coronel.

***

Dias depois...

***

Voc no devia fazer tanto esforo, Giane. O mdico disse para voc se poupar. Eu estou tima, Dona Norma. Quer dizer, mamezinha querida! Ok, agora vamos deixar o notebook descansar um pouquinho, sim? Pera, me. J t quase acabando. Isso significa que voc vai participar do concurso? Ainda no sei. O que eu sei, pelo menos, que consegui terminar esse bendito conto. Juro que esse aqui quase me matou.

Peremptrios

Chegou em casa com o mpeto de quem estava desistindo. Quase no abriu a porta da sala, transpassou pela mesma como se essa no existisse fisicamente. Olhou para o filho pequeno a brincar perto da mesa de jantar. Sentiu um impulso de beij-lo, como um ritual de despedida, mas mudou de idia ao perceber no ter conquistado o olhar do Junior. A pasta de couro que veio grudada em sua mo esquerda foi jogada por sobre o sof. Tirou a gravata, o palet, e os lanou contra o espelho onde refletia a sua imagem suada. A esposa estava ao passo de terminar o preparo do jantar, o cachorro dormia no canto do corredor,e os vizinhos do 810 estavam discutindo novamente. Notou logo; a empregada faltara novamente. A cama estava desarrumada e Nlia no gostava de esticar lenis. A fumaa vinda da rua entrava pela janela semi-aberta do quarto. Sentiu vontade de fumar. No podia. Ordens mdicas. Num gesto nervoso empurra o tapete do banheiro na tentativa de encontrar um culpado. A coluna di. Velho problema. A idade comea a acusar a ancestralidade smia. Homus eretus...pois sim. Lembrou das promessas de juventude e dos erros da maturidade, sem remorsos, s mgoas. Chico Buarque canta do aparelho de CD sem se importar se ouvido ou no. Abre a janela com dificuldade, a ferrugem na canaleta externa atrapalha. Amanh ser preciso passar um pouco de leo.

Inclina o corpo para frente e precipita no vazio, o que lhe causa uma sensao de prazer e medo. Nunca havia percebido como o dcimo oitavo andar era alto. Esquecera a chave na porta. Sempre fazia isso, amanh Nlia reclamaria de maneira prosaica, era certo. Qual o sentido de tudo isso? No importa, nunca importou. Em tempo escuta a esposa lhe chamando para o jantar. Fil de frango. Carne suna proibida. A voz vai sumindo conforme despencava pelo ar. Olha para o cu estrelado enquanto passa rpido pelas janelas em contagem decrescente. Como era mesmo a frmula,? Acelerao positiva e constante, a velocidade aumenta...ou diminui? Que besteira, estava provando que a frmula era correta, caindo cada vez mais rpido. No imaginava ter tanto tempo para pensar durante a fatal queda at ao cho. A calada fora limpa pela manh, sabia disso, era quinta-feira, dia da limpeza do condomnio. Irnico, iria sujar a entrada do edifcio com seu prprio sangue; ou o certo seria; lavar a entrada do edifcio com seu prprio sangue? Os bilhetes para o jogo de domingo ficaram na gaveta do escritrio. Poderia tlos ofertado ao Caetano, mas nem tivera tempo para lembrar disso e alm do mais o Caetano era palmeirense. Um acesso de riso toma conta de seu fgado; imagina se arrepender agora, depois ato decidido. Quantos, que j cometeram tal insanidade (insanidade?), se arrependeram entre o dcimo e o nono andar? Como casamento mal casado , no h maneira de se arrepender.

Lembra a primeira namorada... primeira namorada? Est a menos de dois segundos da morte e vai justamente recordar da primeira namorada? No mereo mesmo viver, sou um decrpito fracassado. Pensa em mais alguns adjetivos e advrbios boantes, todavia usara to pouco a gramtica e agora , apesar do momento , no vai lembrar palavras peremptrias. Espera um pouco, peremptrias bacana. Uma estrela cadente passa riscando a noite. Seria uma estrela cadente ou um cometa, se fosse uma estrela, poderia fazer um ltimo pedido, j que no escrevera uma mensagem suicida. No tivera imaginao nem para isso.

Pateta. Planejar um suicdio e no escrever uma carta contando os motivos que o levaram ao ato tresloucado e tudo o mais... bl bl bl... Olha novamente, empertigado, para a pequena luz a riscar o cu. Observador privilegiado, e por um instante desconfia no ser uma estrela cadente, muito menos um cometa. Einstein viajando velocidade da luz. Sim, o velho fsico perseguindo seu reflexo no espelho. Arremete a teoria. Se pudesse cair a uma velocidade anloga luz, e empunhando em uma das mos um espelho, seria possvel observar sua prpria imagem? No? Talvez? Sim? O ter universal, esse observador distinto, teria o poder de realizar tal evento, e refletir a imagem ou tudo seria relativo como previu o fsico? Por que estava a rebuscar tudo isso agora? Suicidas no tm coisas

mais...como dizer... , importantes para pensar, num momento como este, logo a altura do quarto andar? certo ser a vida injusta mesmo, logo agora, passando pelo terceiro andar, comeara a desenvolver uma pequena criatividade quntica. Se Einstein estiver correto e a relatividade for portadora de observantes, ento poderia-se dizer que; de um ponto de vista especial , a Terra que estaria cometendo suicdio e vindo de encontro a ele , e no o inverso.

Ao passo de dois segundos mais tarde, bate com o corpo na copa de uma rvore de onde arremessado para cima do toldo de uma barraca, armada em frente ao edifcio para o dia de So Genaro , e cai em p , seguro, sem nenhum arranho. Boa noite seo Rogrio,cumprimenta o porteiro desapercebido de todo o movimento anterior. Boa noite responde Rogrio , meio atordoado ainda.voc religioso,Dantas? O porteiro larga a vassoura com a qual estava a varrer os degraus da entrada e sorri , com todos os seus quinze dentes. Sou sim , seo Rogrio, acredito muito em Deus! E Einstein? indaga Rogrio. Quem? Rogrio no espera pela resposta e sobe empertigado, os degraus limpos. Ei! Segura o elevador a! Vou subir!

Fragmentos (O Peso do ter)

S na livraria do no-escrito pode uma histria alcanar as altitudes sonhadas pelo autor. NELSON BOND

Agosto de 1971.

Gotas insistentes socam a janela. Uma tempestade repercute por toda a sala de estar. A residncia vazia. Na mesa, um exemplar recente do jornal apresenta uma receita de bolo onde deveria estar a notcia do assassinato de Iara Iavelberg. Daqui um ms, o jornal repetir a receita quando o amante dela, Carlos Lamarca, tambm estiver morto perseguido pela ditadura. Na rua, o dono do exemplar observa a chuvarada, a qual cumpre sua intil funo de esborrifar vida ao umedecer o asfalto. Gustavo Carvalho de Arajo cometera um grande erro (e sabe disso). Ele matara Hlio de Arruda, e tambm este assassinato no ser noticiado nos jornais.

***

Um local grafitado de compostos orgnicos e silhuetas femininas, assim era o quarto de Hlio. O cmodo era a representao do que mais amava a qumica e os corpos das mulheres. Ele admirava tanto essas coisas que s resolveu seu dilema ao namorar uma profissional do ramo. A moa, por sua vez, era uma grande admiradora do cinema e artes cnicas..

Vamos dar uma volta, querida?, perguntou para a garota de jeans com

boca de sino , bota de camura e camisa de estampa floral, sem gola.

Querido, hoje ser apresentada uma belssima pea que no quero perder..

Combinado! Vamos juntos!, respondeu ele, eufrico.

No sei como lhe dizer isso, mas.., ela sempre passava as mos pelos cabelos enquanto mentia, ..j havia combinado de ir ao teatro com uma amiga.

Amiga?, questionou ele.

Sim, amiga. Quem mais poderia ser? No, no me olhe assim. Est com cimes? apenas uma amiga! Voc muito ciumento, sabia?! Obsessivo, isso o que ! Nada est bom pra voc!! Se eu fico sozinha no apartamento porque estou misteriosa, se saio com voc sempre brigamos...

Tudo bem! Tudo bem. Desculpe-me . Sabe como eu sou, Ester.. Ns marcamos outro passeio depois. Agora, me d um beijo.

***

Gustavo desviou os olhos do papel datilografado. Foi ento que seu olhar recaiu na escrivaninha comprada com seu primeiro salrio conquistado a duras penas, quando viajou um ms interpretando Hamlet com seu grupo de teatro. Sobre a superfcie de mgno repousava um livro aberto no conto A livraria das obras inditas, de Nelson Bond, o que induzia Gustavo a lembrar de algum especial. O que estaria fazendo essa pessoa enquanto ele no a dedicava ateno? Supostamente dormindo visto que j era tarde da noite. Ele, ao contrrio, perdera o sono. Custaria a resgat-lo. Melhor se apressar, logo o dia surgiria.

***

Os grafites dos contornos das mais graciosas moas e das variadas frmulas orgnicas vibravam meia-luz. Hlio, deitado, olhava para elas. O doutor americano fazia o diagnstico. Por fim, disse:

Sofreu alguma perda atualmente?

Sim, doutor. Minha namorada me deixou. Trocou-me por um desgraado! Artista de teatro, acredita? Um ator!

Calma, Hlio. Voc precisa relaxar..

Como? Com tudo isso ocorrendo! Primeiro a Ester, agora..

Evite fazer esforos por um tempo, interrompeu o doutor, procure se alimentar e evite fortes emoes. o que posso recomendar a voc.

Porqu, doutor? algo grave?

Um caso nico em toda a minha vida.

Explique-se, doutor!

Comparei todos os seus ltimos eletrocardiogramas e constatei, surpreso, que aquele seu sopro aumentou de extenso.

No entendi..

Bom, digamos que seus orgos diminuem na medida em que voc passa por perturbaes. Cada pequeno ressentimento provoca a expanso de um vcuo no seu interior.

Isso impossvel, doutor!, um silncio recaiu no quarto, at que Hlio perguntou desesperado: O que eu fao?

Tudo o que eu j disse, disse o mdico enquanto se dirigia porta.

Ou seja, nada. a mesma coisa, doutor!

Volte algumas linhas, Hlio. Eu tenho certeza que indiquei algo para voc!

***

O quarto de Hlio era um caos sistemtico. Os grafites na parede preenchiam o vazio no seu peito. Olhou para aqueles desenhos de molculas e tomos e pensou nas ligaes que eles faziam. Um carbono era capaz de quatro ligaes. Ele, contudo, mantinha-se sozinho. Suas ligaes restritas a si mesmo. Hlio sentia-se como o Sol, formado de um homnimo elemento, que vivia a se consumir. Seu peito estava repleto de ter. No o ter etlico, mas aquele refutado pelos fsicos o que ocuparia o vcuo. Sua vida era pura anomia. Hlio, desejava, a morte. Sentia-se tal como um sujeito afastado de seu verbo por uma vrgula absurda, e este, to infeliz pelo mesmo motivo , dissociado de seu complemento. Se seu viver fosse feito apenas de interpolaes, como esta, poderia at agentar. Quem sabe? Contudo, nem s de intercalaes se faz uma histria, por mais ruim que seja, uma vez que vital ter-se algo a contar: uma histria, um roteiro a ser percorrido pelos olhos do leitor e pelo caminhar das personagens. Sua existncia era redigida por um escritor amador e sonolento; seu destino indicado pelas teclas incessantes da mquina de escrever.

***

Gustavo, com um bocejo, desviou os olhos do papel. Droga de texto! Que horas seriam? Quatro da madrugada, talvez? Seu relacionamento com Hlio estava perturbador. Os dois no se davam muito bem h dias. Na verdade, at se evitavam. Ficaram algum tempo sem se aproximar. Gustavo estava instisfeito. Iria pr um fim em tudo isso.

***

Hlio acorda de sobressalto. Um rudo ecoa pelo corredor. O que ser isso? A casa comea a tremer violentamente. As cadeiras da cozinha voam pelo ar. Os pratos caem e se quebram no cho. Os livros tem suas pginas arrancadas pelo vento. Discos quebram-se em partculas menores de vinil. O fenmeno dura muito pouco. Finalmente, tudo volta ao normal. Por pouco tempo. Ele comea a ser erguido do cho. Chegara o dia. O mdico o prevenira. O ter tomaria conta de todo o seu ser. Ele seria apenas vcuo. E qual o peso do ter? Mais leve que o ar? Indiferente. Aquilo no era realidade mesmo! Hlio est flutuando. O teto rompido de tal forma que se abre um caminho para o cu. Ele sobe atravs do azul at chegar ao espao e perceber-se envolto em puro ter.

***

Gustavo retira o papel da mquina de escrever. Junta-o num monte com os outros papis. Olha para as folhas com vergonha de como escreveu. Hlio est l dentro se rebatendo em palavras contorcendo-se em desespero ao ver a si mesmo flutuar. o fim. Amassa com toda a sua fora aquelas pginas datilografadas e as joga no cesto de lixo. Sai da casa e recebe a rajada, misto de vento e gua.

***

Abril de 2008

Gotas persistentes socam a janela. Um tor ecoa no meu quarto, o que torna impossvel qualquer tentativa de ouvir o televisor que vomita vdeos e fotos de uma menina que foi jogada do sexto andar. Eu cometi um grande erro, mas, ao contrrio de Gustavo, no tenho a frvolidade de matar minhas personagens. Permito que escapem de mim, por mais que no possam escapar de si prprias. Estranho, de repente me senti vazio como se fosse feito de ter.

Potrebbero piacerti anche