Sei sulla pagina 1di 2

INTRODUO notrio o grande desenvolvimento tecnolgico no mundo atual e que a utilizao das tecnologias passaram a fazer parte do cotidiano

o do aluno. Assim, associar matemtica e informtica podem tornar certos conceitos e propriedades bem mais claros e atrativos. Um aspecto salientado pelos Parmetros Curriculares Nacionais a interconexo tecnologia e matemtica:

[...] perceber o papel desempenhado pelo conhecimento matemtico no desenvolvimento da tecnologia e a complexa relao entre cincia e tecnologia ao longo da histria; acompanhar criticamente o desenvolvimento tecnolgico contemporneo, tomando contato com os avanos das novas tecnologias nas diferentes reas do conhecimento para se posicionar frente s questes de nossa atualidade (BRASIL, 2002, p. 117-118).

O computador pode ser uma valiosa ferramenta de apoio para o ensino, utilizado tambm como fonte de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. Incorporar o computador nas aulas de matemtica permitir aos alunos que desenvolvam, entre outros aspectos, sua capacidade cognitiva em realizar observaes de padres, regularidades, propriedades, inclusive demonstraes e resolues de situaes-problemas. Antes de entrar na sala de aula, o computador e os softwares devem fazer parte de um planejamento com objetivos claros, sendo o professor o grande responsvel pela tarefa de mobilizar e incentivar seu uso pelos alunos. Ao professor cabe apresentar os contedos e atividades de aprendizagem de forma que os alunos compreendam o porqu e o para qu do que aprendem, e assim desenvolvam expectativas positivas em relao aprendizagem e sintam-se motivados para o trabalho escolar; e quanto ao aluno, necessrio que tenha uma disponibilidade para a aprendizagem de modo geral (BRASIL, 2007). O trabalho com o computador possibilitar o aluno a buscar respostas, solues e a se preparar para novos desafios. Assim, o uso de softwares de Geometria Dinmica mais um recurso didtico que pode e deve ser utilizado pelo professor. Geometria Dinmica um ambiente que permite simular construes geomtricas a partir de entes matemticos chamados de objetos livres, que se atualizam automaticamente sempre que for alterado um desses objetos. Neste ambiente, o professor orientar seus alunos a uma prtica reflexiva atravs de questionamentos, elaborando perguntas e levantando hipteses fazendo com os educandos assumam uma postura de pesquisadores. O objetivo deste trabalho apresentar sugestes de atividades para trabalhar o Teorema de Pitgoras utilizando um software livre denominado Geogebra.

O geogebra um programa de matemtica dinmica que relaciona Geometria e Algbra desenvolvido por Markus Hohenwarter em 2001. um software totalmente gratuito e de fcil utilizao. Disponvel em http://www.geogebra.org. A escolha desse software deve-se a possibilidade de construir e identificar vrios entes matemticos como pontos, vetores, segmentos, retas, inclusive funes e alterar todos esses objetos dinamicamente aps a construo estar finalizada. Didaticamente apresenta, ao mesmo tempo, duas representaes diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si: uma representao geomtrica e outra algbrica. A GDI permite o aluno a manusear o contedo, reforando o ditado popular de que s compreendemos realmente algo quando fazemos.

Potrebbero piacerti anche