Sei sulla pagina 1di 10

Janeiro de 2010

Utilizando clusters em aplicaes de bancos de dados para reduzir os custos de TI


Reorganizando para obter eficincia, desempenho e alta disponibilidade

Introduo
O clustering a nova exigncia dentro de um data center de TI responsvel. Por mais de oito anos, as empresas ao redor do mundo usaram o Oracle Real Applications Clusters (RAC) para aplicar os princpios da computao em grade na camada de banco de dados, fazendo com que suas histrias fossem includas em uma enorme pilha de evidncias de que uma arquitetura em clusters pode ajudar as organizaes a economizarem milhes de dlares. Clientes de todos os setores esto utilizando clusters em suas aplicaes de processamento de transaes e data warehousing para fornecer uma alta qualidade de servios a um custo mais baixo. Entre as vantagens de utilizar clusters em suas aplicaes de banco de dados usando o Oracle RAC esto: alta disponibilidade melhor utilizao dos recursos escalabilidade gerenciabilidade suporte a cargas de trabalho dinmicas e novos tipos de aplicaes Este artigo ir analisar as vantagens do clustering, no intuito de mostrar exatamente porque esta arquitetura inovadora retorna um valor agregado to consistente s empresas que a adotam. Ele ir mostrar a relao direta de causa e efeito entre o clustering de banco de dados e as eficincias de TI que resultam em grande economia.

Arquitetura tradicional vs. Arquitetura em grade


A arquitetura computacional tradicional baseada em grupos isolados de recursos de hardware e software, que so dedicados a diversas funes de data centers ou aplicaes. Este projeto inflexvel torna impossvel direcionar seu excesso de capacidade de computao quando a demanda atual est no nvel mximo (consulte a Figura 1).

Figura 1. Na arquitetura tradicional de aplicaes comerciais, os recursos de hardware e software, incluindo bancos de dados, so intencionalmente isolados, sendo, portanto, subutilizados.

Na realidade, de acordo com a Forrester Research, os servidores de bancos de dados so utilizados somente 30 por cento em mdia. Embora a subutilizao fornea uma rede de segurana confortvel para atender picos de demanda em qualquer aplicao, ela , no entanto, um desperdcio enorme de recursos quando agregadas por toda a infraestrutura de TI. A arquitetura em clusters resolve este dilema racionalizando hardwares e softwares para aproveitar integralmente as capacidades de armazenamento e de processamento existentes. Com o clustering, ocorre o provisionamento dinmico e o pooling de recursos, que resultam em maior eficincia bem como disponibilidade, escalabilidade e alto desempenho. O Oracle RAC pode ajudar as organizaes a conseguirem utilizar entre 80 e 90 por cento de seus servidores de banco de dados, ao mesmo tempo em que melhoram a confiabilidade de seus nveis de servio. Entre os principais motivos para adotar o clustering esto: melhorar o ROI da infraestrutura de TI minimizar a necessidade de administrao e melhorar a eficincia operacional reduzir os custos totais de TI melhorar a disponibilidade em nvel de servio das aplicaes suportar novos tipos de aplicaes atravs da arquitetura flexvel do clustering

Utilizando clusters para obter disponibilidade, escalabilidade e desempenho


A arquitetura tradicional em grupos isolados obriga TI a dar extrema prioridade a aplicaes que exigem proteo contra falhas. Adicionar um segundo servidor redundante a qualquer pilha de aplicaes vlido, porm oneroso. Conforme mostrado na Figura 2, a maioria das aplicaes crticas no portflio normalmente possui um servidor dedicado para redundncia enquanto outras aplicaes so foradas a operar sem proviso de redundncia, tornando-as vulnerveis a perodos de inatividade.

Figura 2. Como todos os recursos de hardware so extremamente isolados, a redundncia exige uma alocao de alto custo de ainda mais capacidade computacional desperdiada, enquanto outras aplicaes ficam vulnerveis.

O clustering permite que a organizao compartilhe o custo (e os benefcios) da redundncia entre diversas plataformas, e talvez at mesmo por todo o portflio de aplicaes. Em uma arquitetura em clusters, a adio de apenas um nico n pode ser o ponto de partida para uma redundncia robusta que protege diversas aplicaes. Este ponto de entrada de baixo custo para a alta disponibilidade impossvel de se obter atravs da arquitetura tradicional. Alm da alta disponibilidade, diversas organizaes hoje em dia so estimuladas pela necessidade cada vez maior de alto desempenho e escalabilidade, em grande parte devido ao maior interesse e demanda comercial por aplicaes crticas com base na Web. As aplicaes com base na Web, principalmente as aplicaes que interagem com os clientes, como comrcio eletrnico, exigem os maiores nveis de desempenho e, ainda assim, so quase frequentemente atormentadas por uma demanda voltil. Para atender a esses requisitos conflitantes so necessrias a flexibilidade e a escalabilidade oferecidas pela arquitetura em clusters.

Alm disso, o clustering proporciona s organizaes a capacidade de comear pequeno e expandir sua infraestrutura conforme a necessidade. As empresas de hoje em dia no podem se dar ao luxo de desativar o banco de dados para ampliar a infraestrutura ou fazer manuteno e atualizaes peridicas. Atravs da arquitetura em clusters, possvel adicionar de forma dinmica, mais CPUs e mais recursos de sistema, sem precisar desativar os bancos de dados.

Administrao: Fazendo mais com menos


As empresas modernas de hoje em dia, principalmente aquelas que suportam grandes aplicaes com base na Web, podem ter milhares de servidores de bancos de dados. Como gerenciar todos eles? Simplesmente, necessrio um exrcito de administradores de bancos de dados (DBAs). Com esta quantidade de bancos de dados, as tarefas de configurao e gerenciamento sozinhas representariam um comprometimento de tempo extremamente significativo. Lidar com as falhas de banco de dados neste caso um desastre em potencial para o qual a organizao precisa estar preparada. O clustering isola a empresa dos possveis resultados de falha de banco de dados, tornando possvel gerenciar um conjunto cada vez maior de bancos de dados sem o acmulo administrativo. Porm, mais importante, como cada mquina pode ser utilizada com segurana de forma mais integral, o clustering fornece s organizaes a oportunidade de consolidar sua infraestrutura de banco de dados. Menos servidores resultam em uma economia bvia e imediata da sobrecarga administrativa. Por fim, o clustering permite que os DBAs gastem seu tempo de forma mais produtiva, concentrando-se em atividades e tarefas proativas que promovam os objetivos da empresa, e gastando menos tempo em modo reativo. Resumidamente, o clustering permite que os DBAs faam mais com menos.

Colhendo os benefcios de uma arquitetura flexvel


A arquitetura flexvel inata do clustering responsvel por muitos de seus benefcios. Mas o que realmente significa ter uma arquitetura flexvel? E como uma arquitetura flexvel fornece eficincia de economia de custos para a TI? A essncia da arquitetura em clusters um cache compartilhado distribudo por diversos servidores fsicos ou virtuais. Como abordado anteriormente, isso resulta em alta disponibilidade incomparvel para o banco de dados, bem como em uma capacidade de fcil escalabilidade ao permitir que instncias adicionais de servidores e bancos de dados sejam adicionadas ao cluster sem interrupes. O Oracle RAC pode equilibrar automaticamente as cargas de trabalho atravs dos recursos de cluster, bem como impedir ns frios e quentes no cluster (consulte a Figura 3).

Figura 3. Uma arquitetura em cluster usando o Oracle RAC permite que um conjunto de bancos de dados atenda de forma dinmica s necessidades de diversas aplicaes, garantindo a alta disponibilidade. Mas as vantagens no param por a. Esta arquitetura de conjunto compartilhado cria diversas vantagens estratgicas exclusivas que vo alm da disponibilidade, escalabilidade, gerenciamento e desempenho. Suportando cargas de trabalho dinmicas Hoje em dia, cada vez mais as organizaes esto encontrando motivos para desenvolver e suportar aplicaes com cargas de trabalho dinmicas, como aplicaes com base na Web, que possuem demandas de usurio imprevisveis. O clustering fornece a estrutura de suporte correta para excluir o risco dessas aplicaes. A capacidade de redimensionar sem interrupo implica que novos recursos podem ser adicionados conforme necessrio e, sendo assim, as aplicaes crticas com cargas imprevisveis no so um peso para a empresa. Esta tranquilidade tambm faz com que as organizaes possam ser mais agressivas na expanso de seus portflios de aplicaes, experimentando novos tipos de aplicaes que podem ser mais adequados para as metas futuras da empresa. Por exemplo, com o clustering fortemente estabelecido em sua infraestrutura de TI, sua organizao pode considerar a utilizao de aplicaes em nuvem privada, que podem reduzir a dependncia de fornecedores de aplicaes de terceiros e abrir novas oportunidades de receita. Introduzindo hardware padro de baixo custo O clustering no est relacionado a nenhum servidor ou banco de dados especfico, a idia estar voltado para o conjunto como um todo. Uma vez que uma arquitetura em cluster adotada, as organizaes no precisam mais dos equipamentos pesados de um servidor SMP para realizar o processamento de transaes. O clustering fornece a

flexibilidade para atualizar para um data center moderno e modular utilizando hardware padro de baixo custo que fcil de substituir ou atualizar. Novos servidores de baixo custo sendo executados com chips Intel Nehalem de alta velocidade, por exemplo, quando dentro do mesmo cluster, podem reproduzir a capacidade de um supercomputador. E, obviamente, o hardware existente, independentemente do sistema operacional, pode sempre ser aproveitado em um ambiente com clusters, maximizando o valor dos investimentos de TI anteriores. Capacidade de fazer inteligncia comercial em tempo real As organizaes de hoje em dia quase sempre descobrem que precisam extrair inteligncia comercial de seus bancos de dados de forma rpida e frequente. Sendo assim, o data warehousing est se tornando cada vez mais um processo em tempo real. Os dados precisam ser transferidos do processamento de transaes para o data warehousing muito mais rapidamente que antes (a cada hora ou a cada minuto). O Oracle RAC torna possvel colocar os sistemas de transaes e warehouses no mesmo cluster. Isso significa que dados de transao atualizados so disponibilizados imediatamente para as aplicaes de data warehouse e gerao de relatrios, proporcionando um enorme valor agregado para a organizao que utiliza a inteligncia comercial resultante. Provisionamento rpido de bancos de dados que no so de produo O clustering no somente torna possvel criar uma instncia do banco de dados, como tambm simplifica esse processo. Os desenvolvedores de aplicaes valorizam (e normalmente exigem) um banco de dados para simulao e teste de novas aplicaes. Como o Oracle RAC permite que voc implante diversos bancos de dados em um cluster (s vezes 200 bancos de dados em um nico cluster), possvel configurar e implantar um banco de dados que no seja de produo em apenas 20 segundos. Isso no somente reduz enormemente a carga de sua equipe de DBAs, mas tambm oferece simultaneamente uma maior qualidade de servio para a organizao como um todo.

Baixar o custo total de TI


Os diversos benefcios do clustering e as novas oportunidades proporcionadas pela arquitetura em cluster se unem para formar uma plataforma poderosa para reduzir os custos de TI. Como todos esses benefcios colaboram para proporcionar uma economia to significativa? Vamos dar uma olhada em uma lista simples dos pontos em que o clustering normalmente ajuda a economizar dinheiro na organizao de TI: Maximizando a utilizao de recursos dos servidores, incluindo CPU, memria e capacidade de computao Maximizando a utilizao de recursos para armazenamento, incluindo SAN e NAS Consolidando a infraestrutura de TI; menos hardwares necessrios para suportar grandes cargas

Maximizando a eficincia dos DBAs; oportunidade de suportar iniciativas comerciais proativas e voltadas para o futuro e/ou reduzir o custo dos recursos humanos Introduzindo a utilizao de hardware padro de baixo custo para substituir servidores SMP de alto custo; modernizando a infraestrutura do data center Melhorando a disponibilidade e, desta forma, protegendo a organizao dos altos custos do tempo de inatividade Reduzindo as taxas de licena Oferecendo suporte a oportunidades de novas iniciativas comerciais de crescimento e com potencial de lucro

Alm disso, algumas empresas economizam dinheiro ao adiarem os custos de atualizao de hardware. Diversas organizaes de TI aderem a uma poltica tradicional onde os bancos de dados precisam ser atualizados quando as taxas de utilizao atingem 60 por cento. Em uma arquitetura em clusters, essas atualizaes so simplesmente desnecessrias. A TI pode adiar o custo das atualizaes de banco de dados e obter mais valor agregado comercial dos custos irreversveis. Como existem diversas formas de o clustering contribuir com a reduo de custo, a economia total pode ser extremamente significativa. Em diversas empresas, as economias podem chegar facilmente ao patamar de milhes de dlares. Uma grande varejista economizou 2,5 milhes de dlares ao mudar de um grande servidor SMP para um cluster de 8 ns usando servidores blade da Dell Um banco economizou 5,8 milhes de dlares ao fazer a mudana de diversos servidores SMP grandes para servidores em cluster em configuraes de 4 a 12 ns Uma empresa de telecomunicaes economizou 3,1 milhes de dlares ao mudar um enorme servidor SMP para uma configurao de 16 ns Uma grande empresa de tecnologia criou uma configurao padro de clusters de 8 ns para todas as implantaes de bancos de dados (incluindo os que no so de produo) gerando uma economia de 30 por cento.

O que procurar em uma soluo de clustering?


O clustering uma alterao arquitetnica fundamental para a TI e, sendo assim, escolher uma soluo de software uma deciso fundamental. O Analista Principal da Forrester Research, Noel Yuhanna, oferece a seguinte orientao para selecionar sua soluo de clusters: Certifique-se de que fcil de implantar. As fases iniciais da mudana para uma arquitetura em cluster iro exigir diversas horas de planejamento e, sem dvidas, haver alguns obstculos logsticos durante o caminho. Voc ter bastante coisa para pensar sem adicionar a carga de uma implantao complexa de software. Certifique-se de que sua equipe existente pode lidar com o processo de implantao sem muito esforo.

Capacidade de balanceamento de carga automtico. Uma soluo em cluster deve balancear a carga entre os diversos ns no cluster sem configurao manual, garantindo, desta forma, a mais eficaz operao sem esforo adicional. Facilidade de provisionar os recursos humanos conforme necessrio. Para obter o mximo de vantagens do clustering, tanto em termos de disponibilidade como de baixo custo, voc deve esperar colocar diversos bancos de dados em cada cluster. Uma boa soluo de clustering ir simplificar esse processo. Adaptvel a necessidades comerciais exclusivas. Sua organizao de TI tem polticas aplicadas para garantir a conformidade com prticas recomendadas e exigncias de normas, e essas polticas provavelmente devem evoluir ou ser alteradas com o tempo. Uma soluo de software em cluster deve ajud-lo a reforar essas polticas, quando apropriado, e atualiz-las conforme necessrio. Oferecer integrao perfeita com as aplicaes e ambientes atuais. Seus clusters estaro suportando diversas aplicaes empacotadas e personalizadas j em uso na organizao, incluindo aplicaes grandes e crticas como ERP. Voc deve esperar que sua soluo de clustering se integre perfeitamente a essas aplicaes, sem modificaes na aplicao ou novas APIs. Suporte a diversos tipos de aplicaes. As aplicaes XML, transacionais e de inteligncia comercial/warehouse devem ser executadas perfeitamente em qualquer configurao escolhida por voc.

O Oracle RAC totalmente projetado para atender a todos esses requisitos de simplicidade, gerenciabilidade e facilidade de integrao.

Prticas recomendadas para a implementao de um clustering


No importa quo tranquila seja sua implantao de cluster, a mudana da arquitetura tradicional para a arquitetura em cluster exige um pouco de planejamento e pensamento estratgico. Anotar as prticas recomendadas ajuda a garantir que voc fez faa sua lio de casa corretamente e pode, portanto, esperar uma implantao mais tranquila com grande probabilidade de sucesso. Realize uma classificao e agrupe as aplicaes corretamente. Voc j sabe quais aplicaes no so iguais. Voc deve ter milhares de bancos de dados em sua empresa, mas nem todos eles possuem as mesmas exigncias de disponibilidade ou cargas de trabalho comuns. Faa uma anlise de carga de trabalho e classifique cada banco de dados de acordo com as necessidades de disponibilidade. As aplicaes com SLAs na faixa de 99,999 por cento de tempo de atividade no devem ser colocadas em clusters com aplicaes que possuem exigncias menores de disponibilidade. Da mesma forma, agrupe as aplicaes que possuem as mesmas exigncias de CPU, memria e espao de armazenamento.

O gerenciamento do cluster essencial. O clustering passa por toda a pilha, portanto certifique-se de que as pessoas que voc designar para a implantao do clustering tambm tenham experincia suficiente para gerenciar por toda a pilha. Defina polticas com base na prioridade das aplicaes e exigncias de carga de trabalho. No cometa o erro de negligenciar as configuraes de poltica. Por exemplo, defina limites sobre a quantidade de recursos disponveis no cluster que cada aplicao poder consumir. A automao importante. Gaste tempo definindo rotinas de automao para lidar com failovers e com conexes cliente. Treine sua equipe sobre o clustering. Mudar para uma arquitetura em cluster pode ser difcil no comeo, mas preparar sua equipe adequadamente a melhor coisa para se proteger contra armadilhas. Certifique-se de que os DBAs, administradores de sistema e at mesmo os desenvolvedores de aplicaes entendam como a tecnologia de clustering funciona e quais so as metas do negcio. Isso ir minimizar o risco de erro humano que pode resultar em um lanamento de sucesso ou acabar com todo o cluster.

Resumo
Para as empresas modernas de hoje em dia, o clustering um componente absolutamente essencial da estratgia DBMS. O clustering oferece diversas vantagens em relao arquitetura de aplicaes tradicional que podem fornecer qualidade insupervel de servio, alta disponibilidade e escalabilidade sem interrupes. Se voc est nas primeiras etapas de pesquisa sobre a tecnologia de clustering para a sua empresa, aqui esto alguns pontos chave para ter em mente: O clustering pode ser incremental. Comece pequeno e adicione mais ns e clusters conforme necessrio. O clustering pode suportar qualquer aplicao (empacotada ou personalizada) incluindo aplicaes da Oracle, PeopleSoft, Siebel, SAP, etc. O clustering pode ajudar a economizar dinheiro atravs da consolidao, disponibilidade aprimorada e compartilhamento da infraestrutura. O clustering permite que os DBAs faam mais com menos, melhorando sua eficincia de modo geral e reduzindo o custo total de TI. Desde sua introduo em 2001, o Oracle RAC tem sido escolhido por milhares de empresas. Empresas de todos os portes e de todos os setores tm optado pelos benefcios de confiabilidade e escalabilidade do RAC. Ao longo dos anos, o Oracle RAC tem sido continuamente ajustado para atender e exceder as exigncias cada vez maiores dos clientes para obter um processo de instalao mais direto, um mtodo mais simplificado para adicionar ns e a capacidade de criar

clusters maiores com um maior nmero de ns. Como base da metodologia de grid computing da Oracle, as empresas podem usar o Oracle RAC como um ponto de partida para implementaes maiores de grid computing, espalhando os benefcios do desempenho e confiabilidade na camada intermediria ou de armazenamento.

Potrebbero piacerti anche