Sei sulla pagina 1di 4

ENSINAMENTOS

Fazer o que deve ser feito - Brio profissional Saber fazer o que deve ser feito - Competncia Superar todos os obstculos - Tenacidade Gostar de seu ofcio Vocao
(Revista Verde-Oliva)

O mal de quase todos ns que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crtica
(Norman Vincent Peale)

Nada mais fcil do que gastar o dinheiro do governo. Ele parece no pertencer a ningum. A tentao de d-lo a algum irresistvel.
(Calvin Coolidge)

No crculo estreito de ns mesmos, o adversrio da verdade o desejo de poder.


(K. Jaspers)

Eu sei que voc cr que entende aquilo que voc pensa que digo. Mas eu no tenho certeza se voc percebe que o que voc ouve no aquilo que eu quero dizer. No a erva daninha que impede a boa semente de germinar. a negligncia do campons.
(Confcio)

O O O O

que que que que

for a profundeza do teu ser, assim ser teu desejo. for teu desejo, assim ser tua vontade. for tua vontade, assim sero teus atos. forem teus atos, assim ser teu destino.
(Brihadaranyaka Upanishad IV, 4.5, citado em As Sete Leis Espirituais do Sucesso, de Deepak Chopra)

Antes de iniciar qualquer empreendimento, buscar determinar:

o que queremos? (a essncia) por que queremos? (o motivo, a causa, a razo) para que queremos? (a finalidade) como fazer o que queremos? (planejamento)

Planejamento a previso metdica de uma ao a ser desencadeada e a racionalizao dos meios para atingir os fins. Para isso deve basear-se mais em procedimentos sistemticos e racionais e menos em palpites e na intuio. Queres conhecer o homem? D-lhe poder. Potencial + Vontade + Meios = Poder Todo juzo de valor deve ser feito considerando-se o tempo (conjuntura) e o espao (local, regional, nacional, universal). PDCA Plan (Planejar) Do (Executar) Check (Acompanhar, verificar) Act (Atuar, agir, controlar) Essncia do gerenciamento: estabelecimento sistemtico de metas e seu oramento; criao de planos para atingir essas metas; organizao para a implementao dos planos; controle do processo para mant-lo nos trilhos. Prontido para ouvir 1. Procure ter um objetivo ao ouvir; 2. Suspenda qualquer julgamento inicial; 3. Procure focalizar o interlocutor, resistindo a toda espcie de distraes;

3 4. Procure repetir aquilo que o interlocutor est dizendo; 5. Espere antes de responder; 6. Procure recolocar com palavras prprias o contedo e o sentimento do interlocutor; 7. Procure atingir os pontos centrais do que ouve atravs das palavras; 8. Use o tempo diferencial para pensar e responder. Qualquer um pode zangar-se, isso fcil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, isso no fcil.
(Aristteles, em tica a Nicmaco)

O hoje uma experincia novinha em folha e voc pode decidir agora desvencilhar-se de todas as coisas penosas de que se lembra no passado e transformar em algo agradvel esse momento. Problemas surgem sob muitas formas, tamanhos e graus de seriedade, mas todos tm algo em comum: eles nos defrontam com algo que gostaramos que fosse diferente. Quanto mais lutamos com nossos problemas e mais longe queremos v-los, piores eles nos parecem e mais estresse eles nos provocam. Quando aceitamos os nossos problemas como parte inevitvel da vida, quando olhamos para eles como ensinamentos em potencial, como se alivissemos o peso em nossos ombros.
(Richard Carlson, em No faa tempestade em copo dgua)

Auto-teste funcional O que deve ser feito? O que posso e devo fazer de importante? Qual a misso da organizao e quais so as suas metas? O que constitui o desempenho e os resultados nessa organizao? A pessoa que vejo no espelho pela manh o tipo que eu gostaria de ser, respeitar e acreditar?
(Peter Drucker, em O Lder do Futuro)

4 Seja o convvio amigvel uma escola de erudio e torne a conversao instrutiva. O que voc diz ser recompensado com aplausos; o que ouve, com aprendizado.
(Baltasar Gracin, em A Arte da Prudncia, 11 aforismo)

A nica vantagem do poder: poder fazer o bem mais do que qualquer outro.
(Baltasar Gracin, em A Arte da prudncia, 32 aforismo)

O perfeccionismo no a busca do melhor. uma procura do pior em ns mes-mos, a parte que nos diz que nada que fizermos ser bom o suficiente, que devemos tentar de novo.
(Julia Cameron)

A ao possui trs estgios: a deciso nascida do conceito, a ordem ou preparao e a prpria execuo. Os trs estgios so governados pela vontade. A vontade est enraizada no carter e, para o homem de ao, o carter mais importante e crucial do que a inteligncia. A inteligncia sem a vontade no tem valor, assim como a vontade sem inteligncia perigosa.
(Hans Von Seekt)

Passarei o dia sem prejudicar ningum. No magoarei ningum em meus pensamentos ou em minhas aes, nem a mim mesmo.
(Hugh Prather, em No leve a vida to a srio Libertao 7, pg 69)

Nada dar certo hoje. Por isso, relaxarei e me divertirei.


92) (Hugh Prather, em No leve a vida to a srio Libertao 13, pg

Quem se subestima precisa de algum ao lado para confirmar sua validade como pessoa.
(Lya Luft, em Perdas e Ganhos, pg 70)

Potrebbero piacerti anche