Sei sulla pagina 1di 13

11

SUMRIO

Apresentao.................................................................................................................................................03 Estrutura de um relatrio para as atividades prticas..............................................................................04 Noes Bsicas de Segurana no Laboratrio de Fsica.............................................................................06 Roteiro das Aulas Experimentais para o 1 Ano do Ensino Mdio Prtica 01: Algarismos Significativos e Arredondamento.........................................................................07

APRESENTAO

O presente manual foi elaborado a partir de uma coletnea de atividades prticas, instrumentais disponibilizados disciplina de Fsica, com base em diversas bibliografias, nas propostas curriculares do Plano de Ao do docente e dentro da realidade do Laboratrio Escolar de Cincias da Escola Estadual de Educao Profissional Adriano Nobre. Os experimentos propostos possuem um nvel didtico, com o objetivo de facilitar a compreenso da parte terica na referida disciplina, aprimorando o conhecimento e, consequentemente, melhorando o aprendizado, tornando-o mais significativo. Alm do vnculo pedaggico, tambm acentuamos a importncia da vivncia no ambiente laboratorial para a aquisio de novos saberes, j que os avanos das cincias so colocados nossa disposio. Enfim, atravs da interao com esse ambiente de aprendizagem e a partir da fundamentao bsica, que se pode despertar para o mundo da pesquisa cientfica. Portanto, este manual dar suporte pedaggico, orientando o docente na complementao de sua prtica e no cumprimento da carga horria exigida pelo Sistema Estadual de Educao.

ESTRUTURA DE UM RELATRIO PARA AS ATIVIDADES PRTICAS 1- CAPA 2- FOLHA DE ROSTO (opcional) 3- SUMRIO OU NDICE (opcional) 4- INTRODUO/APRESENTAO 5- OBJETIVOS 6- MATERIAIS UTILIZADOS 7- PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 8- RESULTADOS E DISCUSSO 9- CONCLUSO 10- ANEXOS (opcional) 11- BIBLIOGRAFIA ITENS NECESSRIOS 1- CAPA a identificao do relatrio e do(s) autores. Deve conter: Nome da escola; disciplina; srie; turma; turno; nome/equipe; ttulo; local; data. Deve ser padronizado e formal. Escola Disciplina Professor Turma e Turno TTULO DA PRTICA Nome/Equipe ITAPAJ MS - ANO 2. INTRODUO/APRESENTAO a sntese do contedo pesquisado e da prtica realizada, de forma ampla e objetiva. o convite a leitura do relatrio. 3. OBJETIVO(S) o motivo/intuito da realizao da prtica que pode ser fornecido ou no para os alunos. Pode servir de feedback ao professor que deseja saber se os alunos captaram os objetivos da prtica. 4. MATERIAIS UTILIZADOS a listagem de todos os equipamentos, vidrarias, reagentes, materiais etc. utilizados durante a realizao da prtica. muito importante para que o aluno saiba identificar e associar a funo dos materiais utilizados.

5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Devem ser fornecidos pelo professor para a realizao da prtica, de forma objetiva e clara, com intuito de facilitar o entendimento e ao dos alunos durante a realizao da prtica. No relatrio, cobrado o procedimento fornecido pelo professor acrescido de um embasamento terico (pesquisa) para reforar o experimento realizado, os mtodos e tcnicas usadas no trabalho experimental. 6. RESULTADOS E DISCUSSO uma das partes mais importantes do relatrio, pois onde o aluno expe os resultados obtidos da prtica realizada, questiona o experimento e relata as facilidades e dificuldades enfrentadas. onde o professor detecta as expectativas dos resultados versus resultados adquiridos. 7. CONCLUSO As concluses so feitas com base nos resultados obtidos; so dedues originadas da discusso destes. So afirmativas que envolvem a ideia principal do trabalho. 8. ANEXOS a parte onde esto anexados: questionrio proposto, esquemas, gravuras, tabelas, grficos, fotocpias, recortes de jornais, revistas etc. onde se colocam aditivos que enriquecem o relatrio, mas que no so essenciais. 9. BIBLIOGRAFIA A bibliografia consultada deve ser citada. A citao dos livros ou trabalhos consultados deve conter nome do autor, ttulo da obra, nmero da edio, local da publicao, editora, ano da publicao e as pginas: Autor. Ttulo e subttulo; Edio (nmero); local: Editora. Data. Pgina. Exemplo: GONDIM, Maria Eunice R.; GOMES, Rickardo Lo Ramos. Prticas de Biologia; Fortaleza: Edies Demcrito Rocha. 2004.1-122p. REGRAS BSICAS PARA FORMATAO Papel A4 branco, impresso em preto (exceto as ilustraes); Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12; Espaamento entrelinhas duplo; Alinhamento justificado; Margens superior e esquerda de 3 cm; Margens inferior e direita de 2 cm; Numerao das pginas a partir da introduo;

NOES BSICAS DE SEGURANA NO LABORATRIO DE FSICA


Ao realizar um trabalho no laboratrio de fsica, o aluno deve ter conhecimento dos procedimentos, equipamentos e materiais usuais para investigar ou analisar um determinado fenmeno fsico que possvel de ser estudado na prtica. O sucesso do trabalho do estudante no laboratrio depender, em grande parte, da sua capacidade de entender, planejar, seguir corretamente os procedimentos e conselhos do professor. Uma pequena negligncia e a falta de informaes sobre os perigos de certas atividades experimentais podem resultar em graves acidentes. Alm disso, necessrio conhecer o funcionamento dos equipamentos para que no ocorram acidentes, tais como choques ou descargas eltricas. OBJETIVOS Compreender a importncia das normas de segurana para a preveno de acidentes no trabalho em laboratrios; Conhecer a simbologia de risco (pictogramas) dentro do laboratrio que alertam o utilizador acerca do perigo que o ambiente contm; Identificar e diferenciar os materiais e equipamentos do laboratrio bem como assimilar sua funo e mtodo de utilizao; Capacitar o aluno a estar no ambiente laboratorial. NORMAS DE SEGURANA Todos os alunos devem possuir um par de culos de segurana e um guarda p (avental longo e de mangas longas) de tecido no inflamvel (algodo). Durante as atividades didticas, no ser permitido ao professor, aluno ou funcionrio permanecer no laboratrio, sem o uso de guarda-p ou vestido inadequadamente. No ser permitida a utilizao de saias, bermudas ou calados abertos e adereos. Pessoas que tenham cabelos longos devem mant-los presos enquanto estiverem no laboratrio. No trabalhe sozinho, principalmente fora do horrio de expediente. No fume, coma ou beba no laboratrio. Lave bem as mos ao deixar o recinto. Ao ser designado para trabalhar em um determinado laboratrio, imprescindvel o conhecimento da localizao dos acessrios de segurana. As aulas prticas tero o acompanhamento contnuo do professor. Devero ser seguidas as orientaes fornecidas pelo professor, iniciando a experincia aps a leitura e compreenso de todo o procedimento experimental. Trabalhar com ateno, prudncia e calma. No trabalhar com equipamento imperfeito ou defeituoso. Ao terminar as atividades experimentais, procure deixar os equipamentos limpos em seus devidos lugares. Em caso de acidente comunicar imediatamente ao professor.

Evitar montagens instveis de aparelhos, utilizando como suportes: livros, lpis, caixas de fsforo, etc. Aparelhos com centro de gravidade elevado devem ser montados e operados com extrema precauo. No use nenhum equipamento em que no tenha sido treinado ou autorizado a utilizar. Certifique-se da tenso de trabalho do equipamento antes de conect-lo rede eltrica. Quando no estiverem em uso, os equipamentos devem permanecer desconectados.

PICTOGRAMA DE PERIGO

POSSIBILIDADE DE CHOQUE ELTRICO: o local marcado com este aviso perigoso por conter eletricidade exposta, se no tomar cuidado o choque eltrico pode ser inevitvel.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANA E DE PROTEO INDIVIDUAL (EPI) Avental, jalecos ou roupas de proteo Luvas Proteo facial/ocular e proteo respiratria Chuveiro de emergncia Caixa de primeiros socorros Extintor de incndio com rea sinalizada Capela para a exausto de gases e vapores Porta com abertura para a parte externa (emergncia).

PRTICA 01: ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E ARREDONDAMENTO


INTRODUO Toda vez que realizamos a medida de qualquer grandeza, percebemos que esta medida feita dentro de certas limitaes impostas pelo prprio processo de medidas e pelo instrumento de medida empregado. Sabemos que impossvel medir uma grandeza fsica com preciso absoluta, ou seja, qualquer medio apresenta um erro maior ou menor conforme a preciso da medida. Esta medida baseada nos algarismos significativos que definido como um conjunto de nmeros corretos de uma medida, acrescido de um ltimo algarismo, denominado algarismo duvidoso. EXEMPLOS 3,45 0,043 12400 tem 3 algarismos significativos e o nmero 5 o duvidoso; tem 2 algarismos significativos e o nmero 3 o duvidoso; tem 5 algarismos significativos e o nmero 0 o duvidoso.

Notamos que, zero(s) direita (ou so) algarismos significativos segundo exemplo. E que zero(s) esquerda no (ou no so) algarismos significativos ltimo exemplo. OBJETIVOS Verificar na prtica o conceito de algarismos significativos; Expressar o resultado de um clculo com um nmero correto de algarismos significativos; Aplicar a regra do arredondamento; Preparar os alunos para que usem com ateno e inteligncia, os diferentes instrumentos de medida. MATERIAL NECESSRIO Rguas com graduaes diversas (centmetros e milmetros). Figuras geomtricas (moedas, quadrados e tringulos com reas diferentes). Calculadora. FUNDAMENTAO TERICA Medir uma grandeza significa compar-la com outra de mesma espcie e verificar quantas vezes a primeira menor ou maior do que esta. Em geral, a preciso de uma medida determinada pelo instrumento atravs do qual a medida realizada e pela habilidade da pessoa que a realiza. Ao fazermos uma medida, devemos express-la de maneira que o resultado represente o melhor possvel a grandeza medida. Por exemplo, ao medirmos o comprimento mostrado na Figura 1 com uma rgua graduada em centmetros verificamos que o mesmo tem com certeza mais de 14 cm. Podemos estimar tambm mais uns 3 mm. Dizemos, ento que o comprimento medido 14,3 cm. Observe que nesta medida os algarismos 1 e 4 so exatos, enquanto que o 3 foi estimado sendo, portanto, um algarismo duvidoso. Por que, ento, no expressamos o comprimento somente com os algarismos corretos? A resposta que 14,3 cm d uma melhor ideia do comprimento medido do que simplesmente 14 cm. Temos ento, 3 algarismos significativos. Na Figura 2 podemos dizer que o valor medido 14,35 cm, sendo os algarismos 1, 4 e 3 exatos e o algarismo 5 estimado. Neste caso temos uma medida com quatro algarismos significativos. Em uma medida, chamamos de algarismos significativos, todos os algarismos corretos mais o primeiro duvidoso.

O algarismo duvidoso surge sempre ao estimarmos uma frao da menor diviso da escala do aparelho de medida. Nas operaes com nmeros significativos, arredonda-se para baixo se o algarismo desprezado direita do menor algarismo significativo for menor ou igual a 4; arredonda-se para cima se o algarismo desprezado for maior ou igual a 5). REGRA PARA A SOMA E/OU SUBTRAO: O resultado de uma soma ou subtrao ter o mesmo nmero de casas decimais da parcela com menor nmero de casas decimais. REGRA PARA A MULTIPLICAO E/OU DIVISO: O resultado de uma multiplicao e/ou diviso ter o mesmo nmero de ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS da parcela com menor nmero de ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS usadas no clculo. PROCEDIMENTOS Procedimento 1: Medidas com a escala em centmetros Mea o dimetro do crculo. Uma medida para cada membro da equipe. Anote o resultado na tabela. Dimetro (cm) Medida 1 Medida 2 Medida 3 Mdia

Calcule o comprimento da circunferncia usando o valor mdio do dimetro. Calcule a rea do crculo. Mea os lados do tringulo retngulo e anote os resultados na tabela abaixo. Medida 1 Medida 2 Medida 3 Mdia

Hipotenusa a (cm) Cateto b (cm) Cateto c (cm) Verifique se suas medidas satisfazem o teorema de Pitgoras. Comente o resultado. Mea o lado do quadrado e anote os resultados na tabela abaixo. Medida 1 Lado L (cm) Calcule a diagonal: D = 2L Mea individualmente a diagonal e compare com o valor calculado anteriormente. Comente o resultado. Medida 2 Medida 3 Mdia

Procedimento 2: Medidas com a escala em milmetros Mea o dimetro do crculo. Uma medida para cada membro da equipe. Anote o resultado na tabela. Medida 1 Dimetro (cm) Calcule o comprimento da circunferncia usando o valor mdio do dimetro. Calcule a rea do crculo. Mea os lados do tringulo retngulo e anote os resultados na tabela abaixo. Medida 2 Medida 3 Mdia

Medida 1 Hipotenusa a (cm) Cateto b (cm) Cateto c (cm)

Medida 2

Medida 3

Mdia

Verifique se suas medidas satisfazem o teorema de Pitgoras. Comente o resultado. Mea o lado do quadrado e anote os resultados na tabela abaixo. Medida 1 Lado L (cm) Medida 2 Medida 3 Mdia

Calcule a diagonal: D = 2L Mea individualmente a diagonal e compare com o valor calculado anteriormente. Comente o resultado. PS-LABORATRIO 1. Um paraleleppedo tem lados: 23,17 mm, 16,53 mm e 4,02 mm. Use uma calculadora para determinar o volume. Anote o valor fornecido pela calculadora e depois a resposta com um nmero correto de algarismos significativos. 2. No quadro abaixo, fizemos as contas com uma calculadora e deixamos para voc escolher a resposta com um nmero correto de algarismos significativos. Operaes 12,53 m + 35,4 m 47,09 cm 12, 1 cm 1,53 m x 9,8 m x 4,321 m (14,53 m : 3,98 m) x 4,5 m Resultado da calculadora 47,93 m 34,99 cm 64,789074 m3 16,4283391 m Resultado com alg. significativos

10

Obs: Recorte as escalas abaixo para fazer as medidas desta prtica.

11

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
DIAS, NILDO LOIOLA; OLIVEIRA, RINALDO E SILVA DE; CAVALCANTE, FRANCISCO SALES VILA. Prticas de Fsica: na escola e na vida. Coleo Programa de Formao Continuada e em Servio na rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Fortaleza, CE, Secretria de Educao, 2009. LOPES, DANIEL RICARDO XIMENES; ROCHA, DANIEL VASCONCELOS; FILHO, FERNANDO BARROS DA SILVA; TEFILO, JOS WELLINGTON LEITE; FELIPE, RICARDO ARAJO; FILHO, TARGINO MAGALHES DE CARVALHO. Manual de Prticas Laboratoriais: Fsica. Comisso de Formao e Pesquisa da SEFOR. Fortaleza Cear, 2010. NASCIMENTO, JOSIVAN MANOEL DO; SOUZA, MARCUS VENCIUS JULIANO DE; ABAGE, MIGUEL; CHAVES, PETRUS CARLOS; GAIO, JOSENILDO PEREIRA; JNIOR, EDVALDO; GORETTE, MARIA; JERNIMO, SULLY LEN; SILVA, CCERO HENRIQUE DA; SILVA, CARLOS ALBERTO FAUSTINO; RODRIGUES, MAURICIO JOS. Manual de Laboratrio: Experimentos de Fsica. CENTROS DE ENSINO EXPERIMENTAL GINSIO PERNAMBUCANO, PANELAS E TIMBABA.

12

Coordenao da Coleo Marcos Weyne Gomes Rocha Maria de Lourdes Eufrsio Lima Maria do Socorro Braga Silva Samid Jurandy Coelho Rocha

Capa Veruska Mesquita Sousa

Coordenao Laboratrio Escolar de Cincias Jos da Mota Silva Neto

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAO PROFISSIONAL ADRIANO NOBRE Reconhecido pelo C.E.C. - Parecer 220/08 Rua Francisco Jos de Oliveira, S/N Santa Rita. CEP: 62.600-000 E-mail: adrianobre2003@yahoo.com.br

Potrebbero piacerti anche