Sei sulla pagina 1di 16

CURSO TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO

05

FUNDAMENTOS E PRTICAS NA EAD

Mdias e materiais didticos na EAD

Artemilson Alves de Lima

Governo Federal Ministrio da Educao

Projeto Grco Secretaria de Educao a Distncia SEDIS

EQUIPE SEDIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE


Arte e ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Huguenin

UFRN
Reviso das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Adaptao para o Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de Almeida Ferreira Filho Reviso Tcnica Rosilene Alves de Paiva

Coordenadora da Produo dos Materias Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Coordenadora de Reviso Giovana Paiva de Oliveira Design Grco Ivana Lima Diagramao Ivana Lima Jos Antnio Bezerra Jnior Mariana Arajo de Brito Vitor Gomes Pimentel

Reviso Tipogrca Adriana Rodrigues Gomes Design Instrucional Janio Gustavo Barbosa Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Jeremias Alves A. Silva Margareth Pereira Dias Reviso de Linguagem Maria Aparecida da S. Fernandes Trindade

c ver Vo aqui... por

esta aula, voc vai estudar sobre as mdias e materiais didticos na EAD. Aqui iremos ver como o uso das mdias na EaD evoluiu e como, atualmente, elas integram os processos de ensino e aprendizagem a distncia. Voc vai estudar tambm um dos componentes do sistema de Educao a Distncia que fundamental para o processo de interao entre professores e alunos: o material didtico. Seja impresso, audiovisual ou multimdia, determinante para o processo de ensino e aprendizagem a distncia. Voc, como aluno de um curso a distncia, precisa ter conscincia da importncia que o material didtico exerce na sua aprendizagem. Ele a ferramenta principal entre quem ensina e quem aprende, exercendo o papel de substituto do professor presencial.

Compreender o papel das mdias e ferramentas utilizadas na EaD. Identificar e caracterizar as mdias de I, II, III e IV geraes. Compreender a importncia do material didtico na Educao a Distncia. Identificar os tipos de materiais didticos que podem ser utilizados em um curso a distncia.

Objetivo

1
Educao a Distncia A05

TICs e materiais didticos


Lembra da aula 2, quando tratamos das TICs no nosso cotidiano? Lembra que, ao discutirmos a evoluo das TICs, situamos suas origens no surgimento do alfabeto e depois na inveno da escrita? Pois bem... o que vamos estudar nesta aula sobre materiais didticos , acima de tudo, um desdobramento dos fundamentos sobre o papel das tecnologias da comunicao nos processos de ensino e aprendizagem. Isto porque, estudar a educao , antes de mais nada, estudar um processo comunicativo. Reflita: voc acha que seria possvel acontecer o ato educativo sem a comunicao? E voc j sabe que a comunicao, alm da palavra falada, se d por meio dos mais variados suportes tecnolgicos, no mesmo? Pois ento... Na educao, alm da palavra falada, a comunicao ocorre entre os sujeitos do processo, atravs das estratgias e dos materiais didticos. So eles os responsveis pela transmisso do conhecimento de maneira facilitada. Eles so os meios que intermediam, de maneira fcil e atrativa, a relao entre professor e aluno, atravs de estratgias prprias ou criadas a partir deles pelo professor, ou, ainda, como estratgias adotadas pelo professor para facilitar a aprendizagem. muito bom, quando temos em mo um material didtico bem elaborado, atrativo, que orienta bem nossos estudos, no verdade?

2
Educao a Distncia A05

O material didtico na Educao a Distncia


Na educao presencial, o material didtico exerce um papel de apoio ao professor e, apesar de muito importante, pode at ser suprimido, de acordo com a estratgia pedaggica adotada. O que dizer, ento, de sua importncia na Educao a Distncia? O material didtico o componente mais importante na EaD. Raciocine: se um processo educativo , antes de tudo, um processo comunicativo, no h condies de haver educao sem a comunicao; logo, se a educao se vale dos meios tecnolgicos para realizar-se como processo comunicativo e, em particular, a EaD depende fundamentalmente desses meios - entre eles o material didtico - ento no h como haver ensino e aprendizagem a distncia se no existirem os materiais didticos, no verdade? Para o material didtico tem uma funo determinante na construo do conhecimento, alm de, em alguns casos, ser o primeiro meio de contato do aluno com o curso (VELSQUEZ, 2009). Na EAD, o material didtico o canal mais importante na comunicao com o aluno. Muitas vezes confunde-se at mesmo com o prprio curso. (AVERBUG, 2003, p. 26).

Funes do material didtico na EAD


a Educao a Distncia, o material didtico substitui a aula tradicional. atravs dele que o aluno estabelece o contato com o conhecimento. como se ele fosse o substituto do professor. Por isso, a sua produo para EaD deve levar em conta aspectos de interatividade que, por no poderem se realizar no mesmo modelo da educao presencial, precisam estar presentes no material didtico. Neder e Prossari (2001 apud SANTOS, 2006) chama a ateno para as funes que um material didtico assume nos cursos de EaD. So elas: Promover o dilogo permanente, ou seja, o material didtico deve ser elaborado, pensando-se em estabelecer um dilogo constante com o estudante.
3
Educao a Distncia A05

Orientar o estudante nas atividades de leituras, pesquisas e trabalhos que demandem interao com colegas professores e tutores. Motivar a aprendizagem e ampliar os conhecimentos do aluno sobre os temas trabalhados. Possibilitar a compreenso crtica dos contedos, de modo que o aluno reflita sobre o que est aprendendo. Possibilitar a avaliao da aprendizagem, atravs do acompanhamento permanente do processo, por meio de atividades e exerccios de auto-avaliao. Aretio (1994, p. 177) vai mais longe, ao afirmar que, sobre o material didtico, se acumula a necessidade de reproduzir as condutas do professor na aula: devem motivar, informar, esclarecer e adaptar o ensino aos nveis de cada um, dialogar, relacionar as experincias do sujeito com o ensino, programar o trabalho individual e em equipe e instigar a intuio, a atividade, assim como a criatividade do aluno, aplicando os conhecimentos s situaes do contexto em que ele est inserido.

Praticando...

Vamos exercitar? A partir do que voc j estudou sobre materiais didticos na EAD, preencha o quadro abaixo. Para isso, observe o exemplo.
Funes dos materiais didticos No ensino presencial Ex: exerce um papel de apoio ao professor Na EAD

4
Educao a Distncia A05

Tipos de materiais didticos em EAD


Vamos estudar, agora, trs tipos de materiais didticos, comumente utilizados na educao a distncia: o impresso, o audiovisual e o material multimdia. Impresso apresenta-se de duas maneiras: produzido e direcionado para uma clientela especfica, como o caso desta aula, por exemplo; e o material adaptado, como o caso dos textos escritos (artigos, captulos de livros, papers, resenhas, manuais etc.), escolhidos para aprofundamento dos temas estudados. No caso dos primeiros, necessrio estar rigorosamente dentro dos padres didticos estabelecidos para a produo de materiais impressos para que venham a cumprir com as funes estabelecidas inicialmente nessa aula. Os materiais impressos so os mais utilizados em programas ou curso de EaD, por serem compatveis com as situaes coletivas, individuais ou grupais de aprendizagem. Alm do mais, ainda so os que podem ser produzidos ou reproduzidos a um custo relativamente baixo. Audiovisuais como os materiais impressos, tambm podem ser preparados exclusivamente com vistas a atender uma clientela especfica ou serem adaptados para situaes em que o professor julgar oportunas. No caso dos primeiros, podemos listar as teleaulas, os vdeos instrucionais, os documentrios produzidos, especificamente, para uma situao de ensino. J os segundos, podem ser filmes de fico, adaptados para uma realidade especfica, documentrios, programas de TV, telejornais, peas publicitrias etc., que podem servir de apoio ao processo de ensino a distncia. No caso da utilizao desses ltimos materiais, necessrio um material paralelo com orientaes e questionamentos que levem o aluno a fazer a explorao adequada dentro de um programa de aprendizagem. Multimdia diz-se que um material multimdia, quando ele apresenta uma composio que engloba o texto escrito, o udio, o visual e o grfico. Normalmente, os materiais multimdias tm como suporte fsico o CD- Rom e, mais recentemente, podem tambm serem armazenados em pen-drives. A caracterstica principal desse tipo de material promover uma interao mais completa, porque so elaborados, utilizando-se uma sofisticada tecnologia que permite a insero de animao, jogos interativos, avaliao interativa, vdeos, udios, fotografias, etc. On-line o material on-line tem uma grande semelhana com o material multimdia. A diferena que, em geral, ele est disponvel na internet para acesso em ambientes virtuais de aprendizagem (portais, pginas, blogs etc.) e tem uma formatao especfica e organizada de acordo com a linguagem do meio. Como o material multimdia, pode conter animao, jogos interativos, exerccios interativos, vdeos, fotografias, etc.

5
Educao a Distncia A05

Por fim, os materiais didticos tm caractersticas prprias que variam de acordo com o suporte tecnolgico em que ele for veiculado. Porm, qualquer que seja ele, independente da tecnologia, deve ter um carter autoinstrutivo ou autosuciente, ou seja, deve conter orientaes, incentivos motivacionais que no dependam da interveno do professor para que seja compreendido e se constitua no principal meio de interao e dilogo para o aluno. (ARETIO,1994). Deve ainda se apresentar sempre em linguagem bastante clara e guiadora do aprendizado do estudante.

Praticando...

Com base no que voc estudou sobre os vrios tipos de materiais didticos, no quadro abaixo caracterize de maneira sinttica cada um deles. Siga o exemplo. Tipo de material Ex: Impresso Caracterstica Ex: os mais utilizados em programas ou curso de EaD

Agora que voc estudou sobre materiais didticos na Educao a Distncia e viu que eles podem ser impressos, audiovisuais, multimdia e on-line, vamos tratar das mdias e ferramentas de Educao a Distncia que, de certa forma, confundem-se com os materiais didticos. Vamos l, ento.

6
Educao a Distncia A05

As mdias e ferramentas ou material didtico?

uando falamos acima que as mdias e ferramentas em EaD confundem-se, de certa forma, com os materiais didticos, estvamos querendo dizer que, sem os suportes fsicos ou digitais atravs dos quais se opera a comunicao entre professor e alunos a distncia, no haveria como pensar e desenvolver materiais didticos. Quando falamos em suportes fsicos ou digitais, estamos nos referindo s tecnologias por meio das quais os professores e instituies colocam disposio os contedos de um curso e as estratgias de estudos desses contedos. Por exemplo: o impresso , ao mesmo tempo, uma mdia, uma ferramenta e um material didtico. Ele um suporte fsico, porque se materializa, feito de papel, ocupa um espao e pode ser conduzido e manuseado pelo aluno em diversos lugares. J um texto que se acessa pela internet no existe como suporte fsico. Embora possa ser impresso, ele est na rede como fluxo, conforme disse Lvy (1996), lembra? Voc pode acess-lo, l-lo e, depois de desligado o computador, ele deixa de existir, pelo menos deixa de ser visvel. E por que importante, entender essa discusso? Porque cada uma dessas mdias e ferramentas tem linguagem prpria e maneira especfica de apresentar o conhecimento, assim como de organiz-lo (BATES, 1995). E preciso que, tanto professores como alunos de EaD compreendam quais so as caractersticas dessas linguagens. Para clarear mais essa discusso, vamos ver como, ao longo da histria da EaD, essas mdias e ferramentas foram incorporadas.

As quatro geraes

uando tratamos, na aula 3, sobre a evoluo histrica da EaD, citamos as cartas do apstolo Paulo como a primeira forma de Educao a Distncia, lembra? Pois muito bem. Naquela poca, Sculo II da Era Crist, era improvvel que se pensasse nos termos mdias ou ferramentas, aplicando-os ao processo de comunicao entre Paulo e seus irmos espalhados pelo imprio romano. Mas as cartas j eram mdias e ferramentas utilizadas para operar a comunicao naquela

7
Educao a Distncia A05

circunstncia. Depois, vieram muitas outras e, hoje, a EaD se vale das mais variadas formas para melhorar a eficcia do processo de ensino e aprendizagem que Scheer (1999) classifica como tecnologias. Tecnologia do material impresso, tecnologias de udio, tecnologias computacionais e tecnologias de vdeo ou audiovisuais. Essas tecnologias so as mdias e ferramentas das quais estamos tratando nesta aula e classificam-se segundo o que Rumble (2000) chama de sistemas geraes. Primeira, segunda, terceira e quarta geraes. Vamos ver cada uma delas. Sistemas de 1 Gerao baseadas no texto impresso ou escrito mo. Encaixa-se nessa classificao o ensino por correspondncia. So utilizadas desde a dcada de 20 do sculo passado e assncrona. Sistemas de 2 Gerao baseadas na televiso e no udio. Contavam com a televiso e o rdio para captar leituras ao vivo na sala de aula e transmiti-las a outros grupos de alunos que algumas vezes usavam o telefone para se comunicar e tirar dvidas com professores. Alm do rdio e da televiso, que comearam a ser usados na dcada de 50, temos outras tecnologias de comunicao que foram sendo incorporadas ao processo de ensino e aprendizagem, como as fitas cassetes e, mais recentemente, os CDs e as conferncias de udio. Podem ser assncronas ou sncronas. Sistemas de 3 Gerao trouxeram os sistemas de primeira e segunda fase juntos, em uma abordagem multimdia, com base em textos, udio e televiso. Podem-se incluir nesse sistema as tecnologias do vdeo, as teleconferncias e as videoconferncias, todas bastante utilizadas atualmente. O vdeo por muito tempo utilizado atravs das fitas de videocassetes e mais recentemente esto sendo substitudas pelos DVDs. Em geral so mdias de apoio ao material impresso. As teleconferncias via satlite so uma forma antiga de uso e ainda so bastante utilizadas. Tm como caracterstica a comunicao assncrona, pois existe um ponto emissor e vrios pontos receptores espalhados por regies diferentes que no interagem em tempo real. J a videoconferncia se parece com a teleconferncia por utilizar o som e a imagem na comunicao, mas difere, porque a comunicao se d em tempo real. Na videoconferncia, o professor interage com seus alunos como se estivesse numa sala de aula presencial, pois tanto ele, como seus alunos se vem no momento em que esto se falando. Por esse aspecto que a videoconferncia, em alguns casos, considerada como um sistema semipresencial. Ela pode ser ainda biponto ou multiponto. Ou seja, pode ocorrer apenas entre dois pontos ou entre vrios pontos ao mesmo tempo. Sistemas de 4 Gerao desenvolvidas em torno de comunicaes mediadas por computador, tais como conferncia por computador e correio eletrnico, associadas ao acesso a bancos de dados, bancos de informao e bibliotecas virtuais, com a utilizao da instruo orientada por computador, conferncias na Internet e videoconferncias por computador (desktop).

8
Educao a Distncia A05

A classificao das mdias por sistemas de gerao, conforme o exposto acima, pode variar de autor para autor. Por exemplo, h autores que trabalham com uma abordagem que no inclui as mdias de quarta gerao, pois elas j esto inclusas na terceira gerao.

Praticando...

Preencha as lacunas com as mdias ou geraes e correspondentes.

3 Gerao 2 Gerao Material impresso

A importncia das mdias e ferramentas na EAD


Discutir as mdias e ferramentas na EaD discutir a comunicao no processo de ensino e aprendizagem. E voc j sabe que a comunicao a pedra angular nesse processo, no verdade? Porm, as tecnologias (mdias) s ganham significado nesse processo, se houver, por um lado, o esforo de instituies e professores para dar significados a essas tecnologias e, por outro, dos alunos em estabelecerem uma comunicao permanente e compromissada com esse esforo. Como sentencia Moore e Kearsley (1996), em EaD, assim como em qualquer processo de ensino e aprendizagem, as tecnologias so suportes que no tm significao sem a atuao humana.
9
Educao a Distncia A05

A EaD, como j vimos, uma modalidade antiga que incorporou os mais variados meios na busca de estabelecer uma comunicao cada vez mais eficiente e eficaz. Nas ltimas dcadas, com o avano das TICs, ampliaram-se bastante as formas de se operar essa comunicao. Porm, a diversidade e a sofisticao dos meios, por si ss, no garantem essa eficcia, de modo que o enfoque principal ainda deve ser o humano, posto que essas tecnologias s tm significado mediante a interveno social. Alm do mais, o surgimento de formas altamente sofisticadas de comunicao no implicam o abandono total de meios mais antigos e tradicionais. o caso, por exemplo, do material impresso que continua sendo o mais utilizado e mais eficaz meio de apresentao do conhecimento, ainda que necessite ser complementado por mdias mais modernas e sofisticadas.

Leitura Complementar
VELASQUEZ, Fabrcia da Silva. Materiais didticos na educao a distncia. Disponvel em: <http://www.seednet.mec.gov.br/artigos.php?codmateria=1502>. Acesso em: 13 mar. 2009. Para conhecer melhor a temtica sobre os materiais didticos na EaD, voc deve ler o texto sugerido anteriormente.

Nesta aula, voc aprendeu sobre a importncia do material didtico para os processos de ensino e aprendizagem e, em particular, como eles so determinantes na EaD, chegando, muitas vezes a se confundir com o prprio curso. Voc aprendeu tambm quais as funes que os materiais didticos exercem na Educao a Distncia, quais os tipos de materiais e que, independentemente da tecnologia, os materiais didticos devem ser o guia principal do aluno, orientando, motivando, avaliando, enfim, educando. Conheceu tambm as principais mdias, atravs das quais a EaD se realiza. Estudou, ainda, sobre os sistemas de geraes nos quais esto dispostas as vrias mdias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem na Educao a Distncia e como elas se integram a esse processo. Por fim, voc viu que a tecnologia importante, porm mais importante do que o enfoque na tecnologia em si o enfoque nos sujeitos partcipes do processo de ensino e aprendizagem, que so o professor e o aluno.

10
Educao a Distncia A05

Agora que voc j sabe quais as funes do material didtico na Educao a Distncia e o que um bom material deve conter, faa uma avaliao do material didtico que utilizado pelo seu curso com relao aos critrios e a listas de funes de Neder & Prossari (2001). Organize um quadro demonstrativo de todas as mdias que esto sendo utilizadas no seu curso, classificando-as quanto gerao a que pertence e avaliando-a quanto frequncia de uso, disciplina e atividade didtica em que foi utilizada. Descreva sucintamente em que medida o uso dessas mdias contribuiu para sua aprendizagem.

Referncias
ARETIO, Lorenzo Garcia. Educacion a distancia hoy. Madri: Universidad Nacional de Educacion a Distancia (UNED), 1994. AVERBUG, Regina. Material didtico impresso para educao a distncia: tecendo um novo olhar. Colabor@, Santos: Revista Digital da CVA RICESU, v. 2, n. 5, p. 16 31, ago. 2003. Disponvel em: <http://www.ricesu.com.br/colabora/n5/artigos/n_5/pdf/ id_02.pdf> - Acesso em 10/06/2007 MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Distance education: a systems wiew. Belmont, USA: Wadstown Publish Company, 1996. RUMBLE, Greville. Tecnologia da educao a distncia em cenrios do terceiro mundo. In: PRETI, Oreste (Org.). Educao a distncia: construindo significados. Cuiab: NEAD/ IE UFMT, 2000. p. 43 63. SANTOS, Gilberto Lacerda. Material didtico para educao a distncia II. Braslia: SESI-DN e Universidade de Braslia, 2006. SCHEER, Srgio. Multimeios em EaD. In: MARTINS, Onilza Borges. Educao a distncia: um debate multidisciplinar. Curitiba: UFPR, 1999. p. 159 - 175. VELASQUEZ, Fabrcia da Silva. Materiais didticos na educao a distncia. Disponvel em: <http://www.seednet.mec.gov.br/artigos.php?codmateria=1502>. Acesso em: 13 mar. 2009.
11
Educao a Distncia A05

Anotaes

12
Educao a Distncia A05

Potrebbero piacerti anche