Sei sulla pagina 1di 5

Citaes

a planificao de qualquer tipo de actividade melhora os seus resultados. O ensino planificado melhor do que o ensino baseado em acontecimentos e actividades no direccionados (Arends, 1995) Em qualquer situao de inteno, os profissionais devero estar conscientes das interaces entre os diferentes subsistemas familiares, para que possam avaliar se a interveno ir afectar de uma forma equilibrada ou desequilibrada as interaces do sistema familiar(Correia, 1999) As dinmicas de natureza socio-interactiva, geradas pelo duplo conflito intra-individual e interindividual resultantes da relao com a situao, revelam-se indutoras de novas organizaes cognitivas. (Cr, 2001) () torna-se evidente que o moral na sala de aula um factor geral que contribui para o sucesso. (Sprinthall & Sprinthall, 1993) , atravs da fora instituinte e renovadora, do debate orientado pelos valores democrticos (da livre expresso, da justia, da solidariedade, da reciprocidade) que se alcanam patamares mais avanados de socializao democrtica. (Niza, 2007) A activao ou a acelerao do desenvolvimento tambm no poder desligar-se daquilo em que a pessoa acredita e que ao mesmo tempo a incentiva, a instiga e a faz correr (Tavares, 1995) Os efeitos benficos das dinmicas dos processos intra e interindividuais acentuam o valor da troca reciproca dos elementos do grupo (par, educador-criana), ao longo do desenvolvimento, ampliando a descentrao (porque favorece o conhecimento de outros pontos de vista) suscitando o conforto (porque estimula a objectividade), intensificando o conflito (porque suscita alternativas) (Cr,2001) (Para Bruner) Talvez o melhor exemplo da motivao intrnseca seja o da curiosidade (Sprinthall and Sprinthall, 1993) Na opinio de Piaget, de toda a convenincia organizar a aprendizagem, sobretudo ao nvel infantil, com recurso ao mtodo da descoberta, pois, mesmo na fase mais remota do desenvolvimento cognitivo, a orientao de reaces e a curiosidade desempenham um papel fundamental (Piaget, 1970 in Sousa, 1993).

A linguagem um instrumento da aprendizagem e do desenvolvimento, qualquer que seja a sua forma-activa, icnica, verbal (Bruner in Cr, 2001) A lngua, a fala a morada e a alma mater do homem como sujeito e destinatrio de cultura. (Tavares, 1995) A aprovao dos pares: Embora o professor, tal como os pais, esteja numa posio particularmente poderosa para moldar o comportamento da criana atravs da aprovao, os adultos no so a nica fonte deste potente reforo. (Sprinthall & Sprinthall, 1993) Mas, s integrado numa equipa multidisciplinar, cuja existncia constitui condio necessria para o bom atendimento da criana, o professor de educao especial poder desempenhar, devidamente as suas funes. (Correia, 1999) O conflito , na opinio de Piaget, responsvel pelos progressos cognitivos ocorridos no sujeito, concretamente ao nvel da aprendizagem. Esta provm da transformao dos esquemas, cuja tendncia inicial de assimilar os observveis, vendo-se, no entanto, os esquemas obrigados a acomodarem-se aos observveis sempre que estes lhes opem resistncias. (Sousa, 2006) Assim a aprendizagem e o desenvolvimento resultam duma interaco contnua entre a criana, o adulto e o meio (Cr, 2001)

atravs do contacto com materiais que a criana opera, comunica, codifica as suas experincias, pode representar o que est ausente e transforma o real com as regras convencionais. (Sousa, 1993) Com a importncia atribuda a redes de suporte social e a crenas construdas socialmente, a resilincia deixa de ter um carter individual absoluto, e passa a ter um carter sistmico e ecolgico. (Souza, 2006) A activao ou a acelerao do desenvolvimento tambm no poder desligar-se daquilo em que a pessoa acredita e que ao mesmo tempo a incentiva, a instiga e a faz correr() (Tavares, 1995) ()Embora o professor, tal como os pais, esteja numa posio particularmente poderosa para moldar o comportamento da criana atravs da aprovao, os adultos no so a nica fonte deste potente reforo. (Sprinthall & Sprinthall, 1993) The actual developmental level characterizes mental development retrospectively, while the zone of proximal development characterizes mental development prospectively. (Vygotsky, 1978)

As nossas atitudes face ao papel de papel do professor tm uma relao directa com as estratgias que utilizamos e com os objectivos que pretendemos alcanar. (Sprinthall & Sprinthall, 1993) A importncia do outro est intimamente ligada ao problema da interaco social como factor dinamizador do prprio desenvolvimento cognitivo e da inteligncia. (Cr, 2001 (...) o sujeito em situao de aprendizagem tem uma atitude activa, organizando o seu prprio mundo e evoluindo a partir da experincia adquirida. (Sousa, 2006) () que a aprendizagem do sujeito se efetue atravs de mecanismos de diferenciao, generalizao e reestruturao () (Sousa, 2006) Estes devero ser os passos fundamentais de qualquer situao de aprendizagem que queira desenvolver a iniciativa, a criatividade, a autonomia e consequentemente o sucesso pessoal e escolar dos alunos. (Sousa, 1993) O primeiro princpio de Bruner, a motivao, especifica as condies que predispem um indivduo para a aprendizagem. (Sprinthall & Sprinthall, 1993) A famlia vista como um microssistema que integra e est contido em sistemas maiores que a influenciam. (Bronfenbrenner, 2002) Piaget prope o conceito fundamental de actividade, como ingrediente central da inteligncia em todos os estdios. (Sprinthall & Sprinthall, 1993) Os efeitos benficos das dinmicas dos processos intra e interindividuais acentuam o valor da troca recproca dos elementos do grupo ()ampliando a descentrao (porque favorece o conhecimento de outros pontos de vista) suscitando o conforto (porque estimula a objectividade), intensificando o conflito (porque suscita alternativas). (Cr,2001) () indispensvel que o professor tenha em linha de conta no s a natureza da tarefa, mas que identifique o grau de conhecimento que ela exige, o que implica, para poder ser resolvida, que saiba distinguir os diferentes graus de abstraco dos conceitos a que ela recorre. (Sousa, 2006) Abraham Maslow () sugeriu que existe uma ordem definida atravs da qual os indivduos tentam satisfazer as suas necessidades. (Sprinthall & Sprinthall, 1993) A famlia constitui uma unidade acontecem muitas interaces um sistema interaccional. Acontecimentos que afectem qualquer um dos membros da famlia podem ter impacto em todos os seus membros. (Carter & McGoldrick, 1980 in Correia, 1999) medida que o indivduo ultrapassa as situaes adversas (internas e externas), inerentes realizao das tarefas de desenvolvimento, tal facto vai determinar o desenvolvimento das suas capacidades e, assim, proporcionar a activao da resilincia e, consequentemente a superao de futuras vicissitudes () (Sousa, 2006)

()quando submetidas a reflexo, as experincias vividas ao nvel de sala de aula, tornam-se mais valiosas. (Arends, 1995) (O professor) ()desenvolve a sua inteligncia crtica, convertendo-se num investigador do contexto prtico, desenvolvendo-se consequentemente, do ponto de vista profissional. (Vilar, 1993) Urge, pois, estimular o trabalho de equipa, a partir de estruturas slidas que permitam identificar a problemtica do aluno, determinar as suas reas fortes e fracas e, consequentemente, desenvolver intervenes adequadas. (Correia, 1999) Era convico de Rogers que o ensino tradicional muito impessoal (). Segundo este autor, aprendemos aquilo que realmente importante e relevante para ns enquanto pessoas. (Sprinthall & Sprinthall, 1993)

A imagem positiva do ambiente de trabalho poder tambm contribuir para a formao de uma imagem mais positiva da profisso. Os professores ao sentirem-se bem na sua escola podero obter nveis mais elevados de satisfao no desempenho das suas funes.. (Estrela, 1997)
Todo este processo deve ser avaliado continuamente, tanto ao nvel das suas componentes, como dos processos e dos contextos. (Sousa, 2006)

a magia do avaliar est na descoberta da complexidade do ensinar (Hoffmann, 1999, p. 135)

VIGOTSKY (1989, p.84) As crianas formam estruturas mentais pelo uso de instrumentos e sinais. A brincadeira, a criao de situaes imaginrias surge da tenso do individuo e a sociedade. O ldico liberta a criana das amarras da realidade.

PIAGET (1978, p.29), os jogos de regra so: a atividade ldica do ser socializado.

Bibliografia
TAVARES, Jos e al. (1995). Componentes do processo de activao do desenvolvimento psicolgico. In Jos TAVARES e al., Activao do desenvolvimento psicolgico nos sistemas de formao.Aveiro:CIDInE, p.41-64.

Vygotsky, L.S. (1978). Mind in society The Development of higher psychological process. Cambridge MA: Harvard University Press

Bronfenbrenner, U. (2002). A ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos naturais e planejados (M. A. V. Veronese,Trad.). Porto Alegre, RS: Artes Mdicas

Revista Interamericana de Psicologa/Interamerican Journal of Psychology - 2006, Vol. 40, Num. 1 pp. 119-126

ARENDS, Richard. I. (1995). Aprender a Ensinar. Lisboa: Mcgraw-Hill de Portugal, Lda.

ESTRELA, M. (1997). Viver e Construir a Profisso Docente. Porto: Porto Editora.

HOFFMANN, Jussara M. L. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliao. 3. ed. Porto Alegre: Mediao 1999

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formao Social da Mente . So Paulo : Martins Fontes, 1989.

PIAGET, J. A Formao do Smbolo na Criana : imitao, jogo e sonho. Rio de Janeiro : Zanar, 1978.

Potrebbero piacerti anche