Sei sulla pagina 1di 4

/\v

falando de arquitetura

Bernardo dos Mares Guia Farkasvlgyi tem a "Arquitetura no sangue" . Sua empresa, a Farkasvlgyi Arquitetura, foi fundada pelo pai, o hngaro lstvn Farkasvblgyi, em 1973. H 16 anos, Bernardo, que acaba de entrar no "clube dos quarentes", comeou a trabalhar com ele. No foi simples questo de seguir a carreira do pai. Fazendo uma retrospectiva, no h dvida de que a escolha foi a mais certa. "A Arquitetura a minha vida", diz. "E a minha vida

muito feliz".

48 L \1 .a. outono

O que Arquitetura para voc?


Arquitetura uma profisso que se confunde com a prpria vida. Quando pequeno, via meu pai desenhar noite, nos almoos, finais de semana; e achava que era demanda de trabalho. Hoje, com dezessete anos de profisso, entendo meu pai, j que estou sempre pensando Arquitetura, e, em qualquer oportunidade, me pego , rabiscando, desenhando algo. E impressionante a rede de relaes entre o meu "viver" e o meu "fazer Arquitetura" . Busco inconscientemente referncias minha criatividade para Arquitetura em quaisquer situaes cotidianas, seja numa festa, num jogo, em casa, ou mesmo brincando com minhas filhas. Pensar, criar, fazer, refletir, emocionar, amar, crer, viver... Arquitetura. Talvez o significado seja esse; no h separao, nem superposio; h uma essncia, um sentido, uma unidade, um propsito.

parmetros e referncias especficas para os profissionais arquitetos e empresas de Arquitetura. Exemplos tpicos dessas conseqncias so a falta de escopo mnimo para realizao de projetos - que deveria ser mais abrangente -, os preos aviltantes que alguns profissionais cobram por seus trabalhos - o que desvaloriza a classe como um todo -, a perda da identidade da profisso - pouca representatividade, menor participao nos processos de trabalho -, a desvalorizao do profissional - os arquitetos sempre foram grandes formadores de opinio -, dentre outros.

com a "tcnica", no mais amplo sentido. Esse entendimento define a responsabilidade e o compromisso do arquiteto com sua profisso, sua produo e sua obra.

Fale do arquiteto FarkasvlgyL

Bernardo

E os profissionais arquitetos?
Nos tempos de hoje, acredito que o bom profissional arquiteto, que projeta, tem que ter uma conjuno de qualidades/talentos, para se destacar e poder fazer trabalhos com maior liberdade de criao. Como essncia, o talento para criar, projetar, propor, ousar. Como habilidade para necessidades, o "comercial", conhecimentos empresariais - para administrar o escritrio /empresa de Arquitetura conhecimentos de Engenharia - para acompanhamento/gesto de projetos complementares (clculo , instalaes e especiais), acompanhamento de obra e principalmente a concepo dos projetos -, atualizao constante - leis de uso e ocupao do solo, conselhos municipais, materiais de construo, tecnologias, mercado, dentre outros. Como desejvel, tica, bom senso, profissionalismo, respeito e competncia. Acredito que sejamos os profissionais com maior capacidade de unir a "arte"

Como voc v a profisso de arquiteto hoje, no Brasil?


Como em qualquer profisso no Brasil, a competio est cada vez maior. Existem muitas escolas - faculdades e universidades - de Arquitetura, muitos profissionais no mercado, com aumento progressivo a cada ano, muita oferta de trabalho por parte dos profissionais arquitetos, inclusive, em alguns casos, com atitudes antiticas em relao prpria profisso. O resultado uma concorrncia inescrupulosa, onde as conseqncias recaem sobre a prpria classe, tornando-a desunida, pouco representativa, sem

Venho de uma famlia de arquitetos, onde acredito ter "puxado" a gentica de meu av, minha tia e meu pai. Meu av, arquiteto e engenheiro, projetou e construiu diversas obras em Budapeste, capital da Hungria . Minha tia , tambm arquiteta e engenheira, foi "prefeita da Universit de Genev", Sua, por mais de 15 anos, atuando ainda como professora . Meu pai, lstvn Farkasvblgyi , grande mestre, maior professor, melhor amigo e incentivador, me abriu as portas da Arquitetura e me deu o prazer de viver/conviver como seu scio na Farkasvolgyi Arquitetura por 16 anos. Seu legado para mim sua obra, e sua obra o propsito de sua existncia ... Sou um apaixonado pela minha profisso, e conseqentemente pela minha vida. Dessa forma, busco aprofundar meus conhecimentos para contribuir com o meu crescimento pessoal e profissional, por entender que meu trabalho envolve Arte, Filosofia, Psicologia , Sociologia, Histria, Direito, Meio Ambiente, Poltica, Engenharia, Marketing, e Administrao, Economia ... principalmente Arquitetura. Busco os sentidos do ato de criar, da proposta, do conceito, do desenho, com o intuito de maior qualidade, de resultados positivos, maior motivao. Como na prpria vida.

"NOSSO OBJETIVO PRINCIPAL CONTRIBUIR COM A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS, ATRAVS DAS OBRAS POR NS CRIADAS"

"ACREDITO QUE SEJAMOS OS PROFISSIONAIS COM MAIOR CAPACIDADE DE UNIR A 'ARTE' COM A 'TCNICA', NO MAIS AMPLO SENTIDO. ESSE ENTENDIMENTO DEFINE A RESPONSABILIDADE E O COMPROMISSO DO ARQUITETO COM SUA PROFISSO, SUA PRODUO E SUA OBRA" .

E a Farkasvolgyi Arquitetura? Quais so suas expectativas e objetivos?

Nossa empresa tem 33 anos de atuao no mercado, desenvolvendo projetos de Arquitetura em todo o Brasil e no exterior, principalmente na cidade de Belo Horizonte, com mais de 5 milhes de metros quadrados projetados, em mais de 500 obras construdas. Nossa especialidade em projeto "Arquitetura", em quaisquer reas, de portes diversos. Edifcios residenciais e comerciais, condomn ios verticais e horizontais, sedes de empresas, hotis e apart-hotis, shopping centers, escolas, facu ldades e universidades, residncias unifamiliares, concessionrias de veculos, rodovirias, hospitais, bancos , hiper e supermercados, igrejas, indstrias, teatros , loteamentos, urbanismo, so exemplos de nossa produo. Nosso objetivo principal contribu ir com a qualidade .de vida das pessoas, atravs das obras por ns criadas. E poder satisfazer plenamente os anseios de nossos clientes, sempre em sintonia com o contexto urbano das cidades , ba irros, regies, quadras e terrenos em que sero desenvolvidos os projetos. Buscamos ampliar nossos conhecimentos para oferecer servios mais completos, que abrangem o processo como um todo; ou seja, desde a prospeco do terreno at o acompanhamento de obra e anlise final de resultados. Acreditamos que investir em planejamento, projetos, gesto de processos, no intuito de se definir a obra previamente "no papel", e, a partir da, rea liz-la, com certeza acarreta custos e desperdcios menores e, conseqentemente, melhores resultados. Os prazeres das conquistas motivam maiores desafios. Nossa expectativa que possamos t-los sempre .
Quais os principais arquitetos que influenciam seus trabalhos?

lstvn Farkasv:ilgyi, Oscar Niemeyer, Santiago Calatrava, Richard Meier, e Frank Lloyd Wright.
Cite as principais obras da Farkasvolgyi Arquitetura
muito difcil fazer esta triagem, porque todos os projetos tm uma histria para contar, e, nestes mais de 30 anos, j fizemos desde Conjuntos Habitacionais para COHAB at residncias de alto luxo; de Igrejas a rodovirias, passando por concessionrias , escolas, apart-hteis e shopping centers. Portanto, vou citar seis exemplos: Edifcio sed~ da Usiminas (em parceria com os arquitetos Raphael e Alvaro Hardy), Edifcio sede da construtora Cowan, Condomnios Bosque do Mosteiro e Piazza de Verona, e os apart-hotis Pancetti Residence Service e BH Platinum.

Potrebbero piacerti anche