Sei sulla pagina 1di 90

Trematoides

Alda Maria B N Madeira


BMP0222 Introduo Parasitologia Veterinria

Trematdeos - Classificao
Platelmynthes Trematoda

Filo Classe
Aspidogastrea
Digenea

Sub-classe

Ordem
Echinostomida

Famlia
Fasciolidae

Espcie
Fasciola hepatica

Paramphistomidae

Paramphistomum spp
Plagiorchiida Dicrocoeliidae

Eurytrema spp
Strigeidida Schistosomatidae

Schistosoma mansoni

Trematoides digenticos
Considervel importncia mdico veterinria. So achatados dorsoventralmente Trato digestivo termina em fundo cego. Apresentam ventosas para fixao. So hermafroditas (de um modo geral). Parasitam animais vertebrados. Ocorrem geralmente nos dutos biliares, no trato digestivo e no sistema vascular. Geralmente os ovos saem pelas fezes ou urina e os estgios larvais desenvolvem num hospedeiro intermedirio (molusco).

Fasciola hepatica

Fasciola hepatica

Fasciola hepatica Introduo


Fasciolose causada pela Fasciola hepatica. Cosmopolita, principalmente em regies prximas a reas alagadias e sujeitas inundaes. Parasita dutos biliares do fgado de mamferos, principalmente bovinos e ovinos. Tambm acomete equinos, asininos, cervdeos, sunos e coelhos. Zoonose acidentalmente. H acometimento heptico e emagrecimento. Nas infeces agudas, causa anemia, diarria sanguinolenta e morte dos animais. Maiores prejuzos: Estados do Rio de Janeiro, So Paulo, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Perda econmica: reduo da produtividade, condenao dos fgados nos abatedouros. Rio Grande do Sul: taxa de condenao dos fgados de bovinos (13%), ovinos (7%).

Fasciola hepatica Morfologia


Aspecto foliceo, medindo 3 x 1,5 cm. Corpo achatado dorsoventralmente, no animal vivo deforma-se continuamente devido s contraes musculares. No existe cavidade corprea, os rgos abrigam-se num parnquima. Tegumento com espinhos. Ventosas oral (extremidade anterior) e ventral (no tero anterior do parasita). So hermafroditas.

Fasciola hepatica

Fasciola hepatica Morfologia


1. Aparelho digestivo a. Ventosa oral b. Ventosa ventral c. Dois ramos intestinais d. N u m e r o s a s r a m i f i c a e s q u e terminam em fundo cego. 2. Substncias no digeridas provavelmente so regurgitadas

Fasciola hepatica Morfologia


1. Aparelho genital feminino a. Poro genital b. tero c. Otipo (gerao da casca do ovo) d. Um s ovrio ramificado e. C a n a i s d a s vitelognicas f. cinos glandulares glndulas

Fasciola hepatica Morfologia


1. Aparelho genital masculino a. Cirro desenvaginado b. B o l s a d o c i r r o c o n t e n d o segmento prosttico c. Dois canais eferentes d. Testculo posterior ramificado 2. Te s t c u l o a n t e r i o r t a m b m ramificado (no mostrado). 3. Autofecundao no usual

Fasciola hepatica Morfologia

Fasciola hepatica Morfologia

Fasciola hepatica Adulto


Parasita a vescula biliar e os canais biliares mais calibrosos do hospedeiro vertebrado. Pela ao do parasita os canais tornam-se hipertrofiados. Os parasitas nutrem-se do contedo biliar, de produtos da reao inflamatria e produtos necrticos. A longevidade dos parasitas pode chegar at 8 a 10 anos (ovinos) Em bovinos a longevidade dos parasitas geralmente de 1 ano.

Fasciola hepatica

Fasciola hepatica ciclo biolgico


Um ovo de trematide centenas de adultos. Isto se deve ao fenmeno de pedognese que ocorre no hospedeiro intermedirio. Pedognese: uma nica forma larval gera vrios adultos.

Ovo de Fasciola hepatica


Fasciola hepatica ciclo biolgico


Trematides adultos so ovparos. Pem ovos com um oprculo. Capacidade de postura de at 20.000 ovos/dia Os ovos so postos nos canais biliares, arrastados pela bile, sendo eliminados juntamente com as fezes.

Fasciola hepatica ovo


Ovos grandes, aproximadamente o dobro do tamanho de um ovo de tricostrongildeo (140 m x 60 a 100m), ovais ou elpticos, de casca fina, operculado. Apenas os ovos presentes em locais midos ou que so arrastados pelas guas das chuvas para estes locais se desenvolvero. Ovo no sobrevive dessecao e temperaturas baixas.

Ovo Fasciola hepatica


Fasciola hepatica ciclo biolgico


Em gua sob temperatura adequada, os ovos passam por desenvolvimento embrionrio miracdio (larva piriforme ciliada). Sob estmulo da luz, o miracdio digere o cemento protico que mantm o oprculo fechado e emerge do ovo em poucos minutos.

Fasciola hepatica miracdio


Possui revestimento ciliar, tem capacidade de nadar a forma infectante para o hospedeiro intermedirio (molusco do gnero Lymnaea). Contm inmeras clulas germinativas. Quando liberado na gua, no se alimenta, necessita infectar o hospedeiro intermedirio dentro de trs horas. A penetrao demora 30 minutos. Pode penetrar prximo antena, p, branquias do molusco. Aps a penetrao migra para os tecidos adjacentes.

Fasciola hepatica molusco


Vive em colees de guas superficiais, margens dos lagos e represas, nos brejos e pastagens alagadias. Alimentam-se de microalgas. Microalgas necessitam de luz para seu metabolismo. Moluscos nunca so encontrados em locais sombrios. poca de seca prolongada: caramujo em estivao (hibernao). Na poca das cheias so transportados pela guas correntes, inundao.

Lymnaea spp.

Fasciola hepatica ciclo biolgico


Aps a penetrao o miracdio perde os clios e origina uma estrutura alongada denominada de esporocisto. H perda dos clios, abosorve alimento do hospedeiro pelo ntimo contato. Clulas germinativas se desenvolvem originando as rdias.

Fasciola hepatica esporocisto


Cada esporocisto origina a 5 ou 8 rdias

Esporocisto

Fasciola hepatica ciclo biolgico


Rdias saem do esporocisto e colonizam o hepatopncreas do molusco. Condies ambientais favorveis para o caramujo: rdia gera cercrias Condies ambientais inadequadas para o caramujo: rdia gera rdias filhas ou de segunda gerao.

Fasciola hepatica rdia


Rdias

Fasciola hepatica ciclo biolgico


Cercrias (trematides jovens com cauda longa) emergem ativamente do caramujo, em quantidades considerveis. Estmulo para sada das cercrias do caramujo est geralmente associado alteraes de temperatura e intensidade da luz. Uma vez infectado, o caramujo continua sempre produzindo cercrias. Os caramujos morrem devido ao desenvolvimento do parasita no hepatopncreas.

Fasciola hepatica cercrias


Cercria oval ou arredondada, mede 20 m e possui uma cauda simples medindo 500 m que se agita como um chicote. Apresenta cachos de glndulas cistgenas. Cercrias

Fasciola hepatica cercrias

Fasciola hepatica ciclo biolgico


Cercrias nadam por algum tempo, elimina o contedo das glndulas cistgenas que a recobre, perde sua cauda e se encista fixando-se vegetao metacercria. As metacercrias podem sobreviver na vegetao por at 3 meses entre 20 a 30 oC. A infeco de um caramujo por um miracdio pode gerar mais de 600 metacercrias.

Fasciola hepatica metacercria

Fasciola hepatica ciclo biolgico


Uma vez ingerido, a parede externa do cisto removida mecanicamente durante a mastigao. A ruptura do cisto ocorre no intestino s custas da presena de enzimas.

Fasciola hepatica ciclo biolgico


Trematide jovem atravessa a parede intestinal cavidade peritoneal, parnquima heptico (migram por 6 a 8 semanas) dutos biliares onde amadurecem sexualmente.

Fasciola hepatica ciclo biolgico

Ciclo biolgico
Perodo pr-patente: 10 a 12 semanas

Ciclo: 17 a 18 semanas

Fasciola hepatica

Fasciola hepatica Patognese


Migrao de grande quantidade de larvas no parnquima heptico hepatite traumtica e hemorragia. Parasita presente nos dutos biliares, atividade hematfaga e leso da mucosa biliar pelos espinhos Colangite (inflamao dos dutos biliares) crnica, hiperplasia do epitlio tubular dos canais biliares. Pode ocorrer obstruo dos canais biliares e ictercia. Como conseqncia h fibrose heptica.

Fasciola hepatica no fgado

Fasciola hepatica Ovinos


Fasciolose em ovinos pode ser bastante exuberante.

projovem.drapc.min-agricultura.pt

Fasciola hepatica Ovinos


Pode ser aguda, subaguda ou crnica Aguda: Ocorre aps 2 a 6 semanas da ingesto de grandes quantidades de metacercrias (>2000). H hemorragia resultante da ruptura de vasos sanguneos, leso heptica (migrao dos parasitas). Pode ocorrer morte sbita, fraqueza, pode apresentar mucosas plidas, fgado dilatado, dor abdominal.

Fgado fasciolose aguda

Fasciola hepatica Ovinos


Subaguda: Ocorre aps 6 a 10 semanas de ingesto de 500 a 1500 metacercrias. Ingesto de metacrecrias por um perodo longo h vrias fases do ciclo de vida do parasita no hospedeiro. Semelhante aguda, mas de menor intensidade.

Fasciola hepatica Ovinos


Crnica Forma mais comum. Ocorre aps 4 a 5 meses da ingesto de quantidades moderadas (200 a 500) metacercrias. H fibrose heptica e colangite hiperplsica. H perda progressiva de peso, anemia, hipoalbuminemia, emagrecimento, palidez das mucosas, edema submandibular e ascite.

Fasciola hepatica Ovinos


Hipertrofia dos dutos biliares

en.wikipedia.org

Fasciola hepatica Ovinos


Fibrose heptica

projovem.drapc.min-agricultura.pt

Fasciola hepatica Bovinos

Fasciola hepatica Bovinos


A forma crnica a mais importante. Comumente registrada nas regies Sul e Sudeste do Brasil. Semelhante ao quadro crnico em ovinos. H tambm calcificao dos dutos biliares e dilatao da vescula biliar. Sintomas: inespecficos, queda dos ndices de produtividade, queda na produo e qualidade do leite.

Fasciola hepatica Bovinos


Fasciolose crnica

www.feedfood.com.br

Fasciola hepatica Patognese


Ovinos: resposta imune, mas no h comprovaes de que os animais no possam se reinfectar. B o v i n o s : S u r t o s r e c o r r e n t e s desenvolvimento de imunidade adquirida.

Fasciola hepatica Diagnstico


Clnico: Sintomas observados. Epidemiolgico: Ocorrncia sazonal, ocorrncia dos habitats dos caramujos, identificao destes hospedeiros intermedirios. Necroscpico: leses no parnquima heptico e nos dutos biliares, encontro dos parasitas. Laboratorial: Mtodos diretos: Exame de fezes: presena de ovos de colorao amarelada nas fezes (observados na segunda e terceira fase da doena). Avaliao dos nveis plasmticos de enzimas hepticas (bovinos). Mtodos indiretos (pesquisa de anticorpos contra a F.hepatica: ELISA

Fasciola hepatica Diagnstico

Fasciola hepatica Epidemiologia


Ocorrncia da Fasciolose depende: Fonte de infeco (animal parasitado). Condies ambientais que permitam o desenvolvimento do ovo e do molusco Lymnea. Habitat do molusco: Audes, brejos Plantaes irrigadas (lavouras de arroz) Locais sujeitos inundaes peridicas (fasciolose ocorre em determinadas pocas do ano): Estao seca: moluscos em estivao, no h eliminao de cercrias. Chuvas: moluscos reproduzem-se rapidamente, fezes dos animais carreadas para as regies mais baixas. Eliminao de cercrias pelos moluscos.

Fasciola hepatica Epidemiologia

Fasciola hepatica Controle


Eliminao da fonte de infeco: tratamento de todos os animais presentes na rea de risco com ou sem sintomas. Destruio dos caramujos: quase impossvel eliminar todos os moluscos, deve tentar reduzir a populao em nveis mnimos. O miracdio tem pouco tempo de vida e necessita penetrar no molusco dentro de poucas horas aps sua ecloso. Empregar molusquicidas Drenar reas midas Eliminao da vegetao aqutica modificando o habitat dos moluscos. Evitar reas de pastagens pantanosas e alagadias Os ovos somente realizam desenvolvimento embrionrio em locais midos Metacercria presente na vegetao

Fasciola hepatica Tratamento


Formas jovens com mais de 1 semana de idade: dianfenetida, triclabendazol Parasitas com mais de 4 semanas: rafoxanida, nitroxinil Recomenda-se quando possvel, a transferncia dos animais para pastagens livre dos trematides.

Fasciola hepatica

Paramphistomum spp.

Paramphistomum spp Introduo


Seu formato diferenciado, so cnicos e no achatados, tem cerca de 1 cm de comprimento. O gnero Paramphistomum inclui espcies que parasitam o rmen e o retculo de bovinos, ovinos e caprinos. A espcies mais importantes so: Paramphistomum cervi e P. microbothrium.

Paramphistomum

Paramphistomum cervi
Formas adultas

Paramphistomum spp. Introduo


Estgios adultos: rmen e retculo Estgios imaturos: duodeno. O ciclo deste parasita semelhante ao da Fasciola hepatica e tambm culmina com a formao de metacercrias. HI: caramujos aquticos (gneros Planorbis e Bulinus) As metacercrias so ingeridas com a pastagem e desencapsulamento da metacercria ocorre no duodeno. Os trematdeos jovens se fixam e nutrem-se no duodeno por seis semanas antes de migrarem para o rmen e retculo. Em infeces macias os parasitas jovens causam uma enterite severa. Os parasitas adultos praticamente no causam danos aos animais.

Paramphistomum spp. Epidemiologia


A doena ocorre em locais onde h colees permanentes de gua, como lagos, que servem como fonte de caramujos para reas alagadas durante as inundaes. Bovinos geralmente desenvolvem boa imunidade, sendo os surtos mais comuns em animais jovens. Bovinos adultos podem abrigar pequeno nmero de parasitas, atuando como reservatrios para os bezerros. Ovinos e caprinos so igualmente suscetveis por toda a vida.

Paramphistomum spp. Epidemiologia


Paramphistomum cervi em rmen

Paramphistomum spp. - Diagnstico


Clnico: sintomatologia em animais jovens associado a histrico de pastejo em reas encharcadas. Exame de fezes Presena de ovos de colorao clara, semelhantes ao de Fasciola hepatica. Importante: os sintomas ocorrem no perodo pr-patente. Necroscpico: confirmatrio, pode-se encontrar os trematides no duodeno.

Paramphistomum spp. Tratamento/Controle


Tratamento: Formas imaturas: rafoxanida, niclofolan Formas adultas: oxiclozanida Controle: Impedir o acesso dos animais s fontes naturais de gua. Aplicao de molusquicidas ou remoo manual dos mesmos.

Eurytrema coelomaticum

Eurytrema coelomaticum Introduo


Parasita canais pancreticos de bovinos, caprinos e ovinos. O verme adulto mede de 8 a 16 x 5 a 8,5 mm. Hospedeiros intermedirios: caramujos terrestres e os gafanhotos.

Eurytrema spp

Eurytrema coelomaticum Introduo


ventosa oral intes+no

tero ventosa ventral tes$culo ovrio glndulas vitelognicasa tero

Eurytrema spp

Eurytrema coelomaticum Ciclo Biolgico


Os moluscos ingerem os ovos eliminados nas fezes. Aps 4 semanas h formao de esporocistos nas glndulas digestivas dos moluscos. No h gerao de rdias. Um esporocisto de 1a gerao 100 esporocistos de 2a gerao 200 cercrias que so eliminadas ainda dentro do esporocisto pelo molusco medida que o mesmo se locomove pela vegetao. A cercria do tipo microcercria, possuindo forma oval, cauda curta e um estilete na extremidade anterior. O esporocisto contendo as cercrias so ingeridos pelo gafanhoto. Estas cercrias se transformaro em metacercrias. Os hospedeiros vertebrados se infectam ingerindo os gafanhotos juntamente com as pastagens.

Eurytrema coelomaticum Ciclo Biolgico

Molusco do gnero Bradybaena


Gafanhoto do gnero Conocephalus


Eurytrema coelomaticum Leses


As leses no pncreas so decorrentes do processo inflamatrio crnico dos canais pancreticos, especialmente em infeces macias. H pancreatite crnica, obstruo dos canais pancreticos. Apesar destes parasitas serem freqentes, no h relatos de mortalidade devido ao parasitismo.

Leses em pncreas

Eurytrema coelomaticum Diagnstico/ Tratamento


Diagnstico: Presena de ovos nas fezes Tratamento: no h tratamento eficaz.

Ovos de Eurytrema spp.

Schistosoma mansoni

Schistosoma mansoni Introduo


Schistosoma mansoni causa esquistossomose O Schistosoma mansoni ocorre na frica, Amrica do Sul e Antilhas. Distribuio geogrfica: condicionada presena de espcies de moluscos de gua doce, do gnero Biomphalaria (hospedeiro intermedirio). No mundo estima-se que de 150 a 200 milhes de pessoas estejam infectadas pelo trematdeo. A maioria destas pessoas vivem na sia ou frica. Em seguida, Amrica do Sul e Caribe. No Brasil admite-se que mais de 6 milhes de pessoas estejam infectadas. considerada como um dos problemas mais srios de sade pblica.

Schistosoma mansoni Introduo

Schistosoma mansoni Introduo


Importante para ovinos (principalmente) e bovinos. Os vermes adultos se localizam nas veias mesentricas do intestino grosso, sigmide e reto, com sintomas predominantemente intestinais. Doena aguda: Diarria e anorexia que ocorre aps 6 a 8 semanas da infeco macia. H resposta inflamatria e granulomatosa decorrente da deposio dos ovos nas vnulas e sua subseqente infiltrao na mucosa intestinal.

Schistosoma mansoni Introduo


Os trematdeos do gnero Schistosoma distinguem-se de outros Digenea por apresentarem os sexos separados, um acentuado dimorfismo sexual e pelo fato dos machos apresentarem menos de 10 massas testiculares. Macho Fmea

Schistosoma mansoni Adultos


Diferentemente dos trematdeos, os esquistosomos apresentam-se como vermes delgados e longos. Alimentam-se de sangue venoso. H contnua renovao da membrana externa dos esquistossomos resistncia dos vermes adultos ao dos anticorpos. Tegumento recoberto de espinhos auxilia na progresso nos vasos sanguneos. Locomoo: extenso e contrao do corpo, ventosas auxiliam na fixao e apoio. Longevidade dos adultos: ainda no se sabe, 3 a 5 anos ou mais.

Schistosoma mansoni Macho


Macho: mede cerca de 1 cm de comprimento por 0,11 cm de largura e sua cor branca. Apresenta duas ventosas e abaixo h o canal ginecforo onde a fmea se aloja.

Schistosoma mansoni Macho

Schistosoma mansoni Macho


a. Ventosa oral e boca b. Poro anterior do intestino. c. Acetbulo ou ventosa ventral d. Vescula seminal e. Canal deferente f. Testculos g. Poro mdia do intestino h. Ceco

Schistosoma mansoni Fmea


Fmea: corpo cilndrico, mais longo e fino que o macho (1,2 a 1,6 cm por 0,016 cm de dimetro. mais escura e acinzentada: tem um pigmento derivado da digesto do sangue: hemozona. As duas ventosas so muito pequenas e prximas uma da outra. Necessita do macho para completar o desenvolvimento do aparelho reprodutor (machos eliminam peptdeos que influenciam a fisiologia reprodutiva da fmea). A fmea raramente abandona o canal ginecrofo do macho.

Schistosoma mansoni Fmea


b. Poro anterior do intestino. i. Orifcio genital j. tero contendo dois ovos k. Ovo em processo de formao da casca no otipo l. Oviduto m.Ovrio n. Viteloduto o. Glndulas vitelinas

Schistosoma mansoni Adultos

Schistosoma mansoni Adultos


Adultos acasalados vnulas do plexo hemorroidrio superior e ramificaes das veias mesentricas, caminhando contra a corrente sangunea. A cpula ocorre pela coaptao dos orifcios genitais masculino e feminino. Fmea: se alonga, se insinua nos capilares depositam seus ovos. Macho e fmea outras vnulas para continuar a ovoposio.

Schistosoma mansoni Ovo


As fmeas depositam um ovo por vez, podendo chegar at 300 ovos ao longo das vnulas, capilares dos intestinos delgado e grosso do hospedeiro. O ovo mede em mdia 150 m x 65 m, e tem um espinho lateral saliente pontiagudo. Dentro do ovo desenvolve-se o miracdio. Ovos migram da luz dos capilares da mucosa ou submucosa do intestino para a cavidade intestinal para serem expulsos pelas fezes (este processo demora 1 semana). A expectativa de vida dos ovos maduros de 20 dias. A ecloso do miracdio nunca ocorre no hospedeiro (talvez devido isotonicidade).

Schistosoma mansoni Miracdio


Na gua sob estmulos fotoqumicos, trmicos ou osmtico, miracdios rompem a casca do ovo e eclodem. Assim que eclodem, alongam-se e nadam ativamente formando grandes crculos. Os miracdios aparentemente tem fotorreceptores procurando sempre por guas mais claras, iluminadas. Durante a fase livre na gua a atividade deste organismo se d s custas da reserva de glicognio e de consumo de oxignio do meio. Apresentam inmeras ventosas que auxiliam na aderncia da larva superfcie do molusco, h glndulas de adeso e de penetrao. Tambm apresentam numerosas clulas germinativas agrupadas na metade posterior do miracdio.

Schistosoma mansoni Miracdio


Nadam junto superfcie, so capazes de ir atrs do molusco mesmo reas de 1 a 2 m de profundidade. A penetrao deve ocorrer dentro das primeiras horas aps a ecloso, pois sua viabilidade decresce bastante chegando a zero em 10 a 12 horas aps a ecloso. A atividade do miracdio aumenta na presena do molusco. A invaso se d em qualquer ponto do tegumento do molusco.

Biomphalaria glabrata

Biomphalaria glabrata

Schistosoma mansoni Esporocisto


Ao penetrar no molusco, o miracdio perde seu revestimento epitelial ciliado e imobiliza-se no ponto de penetrao. Os rgos de penetrao desaparecem e a musculatura atrofia. Transforma-se em um saco alongado que contm uma srie de clulas germinativas, o esporocisto primrio. Rompe-se liberando cerca de 20 a 40 esporocistos filhos. Os esporocistos filhos ou secundrios migram para o hepatopncreas e ovotestis do molusco onde continuam a crescer. Os esporocistos secundrios maturam e originam as cercrias (demora de 3 a 4 semanas). Os esporocistos secundrios terceira gerao de esporocistos cercrias (este ciclo pode ocorrer por vrias geraes).

Schistosoma mansoni Esporocisto


Pode haver a produo de centenas de cercrias no interior do molusco. No h gerao de rdias. Interessante: se o molusco retirado da gua, a evoluo, multiplicao do parasita se interrompe reiniciando quando o mesmo volta s condies normais.

Schistosoma mansoni Cercria


Aps quatro semanas da penetrao do miracdio os moluscos comeam eliminar as cercrias e isto se d de maneira intermitente. Geralmente so liberadas nas horas mais quentes e claras do dia. As cercrias saem do esporocisto espaos sanguneos ao redor do hepatopncreas e ovotestis seguem pela corrente circulatria que envolvem o intestino posterior pseudobrnquia formao de minsculas vesculas no tegumento dos moluscos que se rompem liberando as cercrias. Cada molusco elimina cercrias somente de um nico sexo O molusco Biomphalaria glabrata pode eliminar de 1000 a 3000 cercrias por dia e mais de 100.000 por toda a vida. Na gua, as cercrias tendem a se acumular na superfcie.

Schistosoma mansoni Cercria


Apresentam contorno piriforme, o tegumento apresenta microespinhos, na extremidade anterior tem um rgo de fixao ceflico e uma cauda bifurcada. So bastante mveis e medem cerca de 500 m de comprimento. Durante o deslocamento, a cauda sempre precede o corpo. Apresenta duas ventosas, uma oral e outra ventral. A longevidade das cercrias pode estender-se por dois dias, mas a taxa de infectividade decai bastante.

Schistosoma mansoni Esquistossmulos


Estimuladas pelas substncias lipdicas presentes na pele do hospedeiro, as cercrias penetram na pele do hospedeiro definitivo devido ao ltica das proteases presentes nas glndulas. Podem tambm ser ingeridas. Aps a invaso que ocorre em alguns minutos, a cauda deixada no meio exterior. Assim que invade, a cercria transforma-se em esquistossmulo.

Schistosoma mansoni Esquistossmulos


Permanece na pele por dois ou trs dias. Se no for destrudo pelo sistema de defesa do hospedeiro, penetra em algum vaso cutneo corao e pulmes. Em seguida vo para o sistema por t a int ra- he pt ic o onde crescem e amadurecem. No sistema porta intra-heptico os esquistosmulos alimentamse de sangue completam seu desenvolvimento fase adulta (em 4 semanas) e acasalam-se.

Schistosoma mansoni Ciclo Biolgico

Schistosoma mansoni Patognese


As alteraes patolgicas no hospedeiro definitivo so decorrentes de: Ao mecnica resultante da migrao dos parasitas pelo tecido do hospedeiro. Reao do organismo ao parasita. Secreo e excreo de substncias txicas ou antignicas pelo parasita.

Schistosoma mansoni Patognese


Presena e migrao dos ovos leses hemorrgicas na mucosa intestinal que evoluem para um espessamento da mucosa. H tambm fibrose heptica. Devido hemorragia, os ovinos podem ficar anmicos e apresentarem hipoalbuminemia. Devido ao acometimento intestinal h diarria que pode ser sanguinolenta, conter muco. H queda dos nveis de produtividade, anorexia, sede, anemia e emagrecimento.

Schistosoma mansoni Diagnstico/Tratamento


Diagnstico: Sintomas clnicos Exames de fezes: presena de ovos Testes sorolgicos O tratamento eficaz: Niridazol, Triclorfon, Praziquantel

Schistosoma mansoni Controle


Tambm envolve o controle dos moluscos Semelhante o descrito para Fasciolose.

Potrebbero piacerti anche