Sei sulla pagina 1di 40

Lngua Brasileira de Sinais

SUMRIO
APRESENTAO..............................................................................................................................4 Oquevocvaiaprender?................................................................................................................4 ENTENDENDOASURDEZ.................................................................................................................6 Como ouvimos o som?....................................................................................................................6 SURDEZ...........................................................................................................................................7 Tipos de deficincia Auditiva..........................................................................................................7 Surdez Leve:.................................................................................................................................8 Surdez Moderada:........................................................................................................................8 Surdez Severa..............................................................................................................................9 Surdez Profunda...........................................................................................................................9 Como feito o diagnstico?.....................................................................................................10 Tratamento..................................................................................................................................10 ENTENDENDOALNGUADESINAIS...............................................................................................12 LIBRAS ..........................................................................................................................................13 . Sinais Inicos e Sinais Arbitrrios................................................................................................15 Configuraes da Mo...................................................................................................................16 Ponto de Articulao......................................................................................................................18 Movimento.......................................................................................................................................19 Orientao e Direo.....................................................................................................................20 Expresses Faciais e Corporais ..................................................................................................22 . CONSELHOSTEISNOAPRENDIZADOEUSODASLIBRAS..............................................................23 INICIANDOOESTUDODASLIBRAS................................................................................................24

Apresentao Pessoal...................................................................................................................24 ALFABETOMANUAL......................................................................................................................25 NMEROS.....................................................................................................................................27 PRONOMES...................................................................................................................................28 Pronomes pessoais........................................................................................................................28 Pessoais...........................................................................................................................................30 Pronomes Possessivos.................................................................................................................31 Pronomes demonstrativos ............................................................................................................33 . Quantidade...................................................................................................................................34 Afirmao.....................................................................................................................................34 ADJETIVOSEANTNIMOS.............................................................................................................35 VERBOS.........................................................................................................................................35 DESCRIODOSSINAIS.................................................................................................................38

APRESENTAO
O que voc vai aprender? Esta apostila foi desenvolvida com o objetivo de apresentar o contedo do curso bsico das Libras (Lngua Brasileira de Sinais), desenvolvido pela equipe de Curso Online e idealizado pela Secretria de Educao de Praia Grande, a fim de servir como auxlio e suporte intelectual aos interessados em aprender um pouco mais sobre a lngua e a cultura dos surdos brasileiros.

A comunicao dos surdos feita atravs da comunicao gestual, que pode vir a ser o portugus sinalizado, mmica, pantomima, bilinguismo, entre outros. Neste caso vamos abordar a Lngua de Sinais, mais precisamente a Libras (Lngua Brasileira de Sinais). Em Libras faz- se o uso da datilologia, que uma maneira de soletrar palavras com as mos, utilizando o alfabeto manual, onde aplica- se principalmente diante de nomes prprios, j que em Libras existem sinais para quase todas as palavras conhecidas. Para a execuo dos sinais, usa- se o movimento das mos, de acordo com a configurao da mesma, alm do uso das expresses facial e corporal, quando necessrio.

A lngua de sinais, no universal, sendo diferente de um pas para outro e muitas vezes de uma cidade para outra, pois sofre variaes de acordo com a questo regional e como exemplo, temos o alfabeto manual, que diferente em cada pas, onde em alguns utiliza- se as duas mos e em outros apenas uma. No Brasil, a lngua de sinais oficial a Libras (Lngua Brasileira de Sinais) citada anteriormente, a qual abordaremos no desenvolver do curso. Mostraremos tambm

um pouco sobre a surdez, sobre a lngua de sinais na comunidade surda e s ento iniciaremos o estudo da Libras, para que voc possa entender a necessidade de seu uso desde o incio.

ENTENDENDO A SURDEZ

Como ouvimos o som?

O ouvido dividido em trs partes: Ouvido Externo, Ouvido Mdio e Ouvido Interno. O som recebido primeiramente pelo ouvido externo (orelha), e ento percorre todo o canal auditivo at atingir o ouvido mdio (tmpano). A membrana fina e muito sensvel, o que faz com que ela vibre ao receber o som. Esta vibrao atinge trs ossculos (bigorna, martelo e estribo), que passam a vibrar tambm, chegando at o ouvido interno (cclea e canal semicircular), onde todas essas vibraes so transformadas em impulsos eltricos, chegando ao crebro pelo nervo auditivo. O crebro por sua vez recebe esses impulsos interpretando-os como o som que ouvimos.

SURDEZ
a incapacidade parcial ou total de ouvir. As principais causas podem ocorrer durante a gravidez, no parto, na infncia ou ao longo da vida por doenas como: caxumba, rubola, otites etc. As perdas auditivas ocorrem quando existe problema em alguma das partes do ouvido, podendo ser divididas em quatro grupos:

1. Conduo: Ocorre no trajeto do som entre o ouvido externo e o ouvido mdio. Pode ser estimulada pela vibrao sonora, ou seja, pode acontecer com o aumento da intensidade do estmulo sonoro.

2. Neurossensorial: uma impossibilidade de recepo do som por leso das clulas ciliadas da cclea ou do nervo auditivo. Ocorre no ouvindo interno.

3. Mistas: a unio dos dois grupos anteriores. Ocorre quando h uma alterao na conduo do som at o rgo terminal sensorial associado leso do rgo sensorial ou do nervo auditivo.

4. Central: uma dificuldade na compreenso das informaes sonoras. Ocorre atravs de alteraes no processamento da informao sonora do sistema nervoso central.

Tipos de deficincia Auditiva

A deficincia auditiva pode variar em diferentes graus, desde o grau leve at o grau profundo.

Surdez Leve: Neste caso, a pessoa quase nunca percebe a perda auditiva, que s passa a ser conhecida atravs de um exame de Audiometria (teste de audio).

Perda auditiva de 25 at 40 decibis; A voz de longe no ouvida; No se percebe todos os fonemas das palavras; Causa dificuldade na escrita e na leitura, mas possvel obter aquisio normal da linguagem.

Surdez Moderada: Quando a pessoa sofre de surdez moderada, os sons parecem ficar distorcidos, fazendo com que em uma conversa, as palavras fiquem abafadas e mais difceis de entender. At mesmo o som de campainhas ou telefone passa a ser difcil de ouvir, fazendo com que o deficiente auditivo pea sempre que as pessoas ao seu redor falem mais alto ou repitam as palavras ditas.

Perda auditiva entre 40 e 70 decibis; Consegue ouvir, mas para entender as palavras precisa que a voz seja dita com uma alta intensidade; Neste caso j apresenta atraso na linguagem, podendo ter tambm problemas lingsticos graves; Grande dificuldade de entendimento em lugares com muitos barulhos; Percebe as palavras mais significativas, tendo maior dificuldade em compreender alguns termos e fases gramaticais mais complexas; Usa a percepo visual para entender a linguagem.

Surdez Severa

Neste caso, a pessoa com a deficincia raramente se assusta com sons altos, e o aprendizado, no caso de crianas se torna muito difcil, fazendo tambm com que se tenha atraso no desenvolvimento da linguagem.

Perda auditiva entre 70 e 90 decibis; Percebe alguns rudos familiares, e em alguns casos a voz forte; Pode chegar at os cinco anos sem aprender a falar; A compreenso verbal depende da aptido em usar a percepo visual para entender todo o contexto.

Surdez Profunda

No caso da surdez profunda, o deficiente auditivo perde totalmente a capacidade de ouvir qualquer som, diferente de alguns casos de surdez, que a pessoa pode voltar a ouvir com o auxlio de aparelhos para surdez. Na surdez profunda a nica forma de passar a ouvir, atravs de uma tcnica recentemente descoberta, chamada implante coclear. Perda auditiva superior a 90 decibis; No percebe a voz humana; A construo da linguagem oral muito difcil e bastante complexa, envolvendo vrias aquisies, como por exemplo: conhecer o som, usar todas as maneiras perceptivas para complementar a audio, e aprender a expressar-se.

Como feito o diagnstico?

O diagnstico da provvel causa da surdez feito atravs da anlise do histrico familiar do paciente, exame de ouvido e testes com diapases para que se determine o grau e tipo de surdez (conduo ou percepo), alm de exames com aparelhos especiais se necessrio, para que se avalie melhor a audio, sendo o mais importante a Audiometria. Quando a pessoa, alm da surdez, apresenta tonturas, verifica- se tambm o labirinto e o sistema nervoso central. A ressonncia magntica tambm se faz necessria, no caso de suspeita de algum tumor.

Tratamento

O tratamento da surdez vai depender da sua provvel causa. No caso da surdez ter sido provocada pelo acmulo de cera no canal auditivo, ser feita somente a remoo da mesma com material especial. No caso de haver perfurao no tmpano, ou leses nos ossculos (martelo, bigorna e estribo), o tratamento somente cirrgico. Se houver secreo acumulada atrs do tmpano (otite secretora) por mais de 90 dias, sem que haja melhora na audio do paciente, o procedimento cirrgico tambm indicado. Em caso de tumores, o tratamento essencialmente cirrgico, radioterpico ou radiocirrgico.

Muitos pacientes podem ser indicados ao uso dos aparelhos auditivos, para que haja a ampliao do campo auditivo. Para pacientes que esto nos grupos de surdez severa e profunda (vistas anteriormente), est indicado o implante

coclear, que so sistemas eletrnicos implantados cirurgicamente, com a funo de transmitir estmulos eltricos ao crebro atravs do nervo auditivo, que so interpretados como som.

ENTENDENDO A LNGUA DE SINAIS

A Lngua de Sinais no mmica, so lnguas com estruturas gramaticais prprias. A prtica da lngua de sinais diferente em cada pas, veja na tabela a seguir:

SIGLAS
ASL (AMESLAN) BSL HSE JSL LGP LIS LSA LIBRAS LSF USC

DESCRIO
American Sign Language

PAS
EUA, parte do Canad e algumas regies do Mxico

British Sign Language Hausa Sian Language Japanese Sign Language Lngua Gestual Portuguesa Lngua Italiana dei Segni Lengua de Senas Argentina Lngua Brasileira de Sinais Langue des Signes Franaise Lengua de Senas Chilena

Reino Unido Nigria Japo Portugal Itlia Argentina Brasil Frana Chile

LIBRAS
Segundo a Federao Nacional de Educao e Integrao de Surdos (FENEIS), a Lngua Brasileira de Sinais, mais conhecida como LIBRAS a lngua materna dos surdos brasileiros e pode ser aprendida por qualquer pessoa que tenha interesse em se comunicar com essa comunidade. Assim como as lnguas orais, possui gramtica, semntica, pragmtica, sintaxe e outros elementos prprios. uma lngua com vida prpria e autonomia, reconhecida pela lingstica.

Possui vrias regras para a sua utilizao. H variaes quanto intensidade de uma caracterstica, de uma ao, uma qualidade, por exemplo: para dizer em Libras que uma pessoa muito bonita, no necessrio fazer o sinal de Muito e depois o sinal de bonita, e sim intensificar o sinal da palavra bonita, ou seja, repeti-la vrias vezes e importante tambm intensificar a expresso facial.

Outra regra da Libras a aplicao do smbolo @, que usado tanto para o sexo masculino quanto para o feminino, pois Libra no possui marcas de gnero (masculino e feminino). Veja a seguir alguns exemplos: Ele e Ela = EL@ Bonita ou Bonito = BONIT@

Aquele ou Aquela = AQUEL@ Note tambm que os sinais em Libras so representados em letras maisculas, e a datilologia (alfabeto manual) alm desta caracterstica, aplica-se o hfen para a separao das mesmas. Exemplos: ESCREVER, CASA, M-A-R-I-A A grande maioria dos sinais em Libras, para se referir as principais pessoas da famlia, no iro variar de acordo com o gnero, ou seja, a representao do sinal igual variando apenas pelo sinal de homem, e o sinal de mulher, estes que so feitos antes do sinal desejado, por exemplo: o sinal de TIA e TIO, PRIMA e PRIMO, IRM e IRMO entre outros. Veja a seguir um exemplo:

Vale ressaltar que a Libras no uma lngua de um pas, e sim, de um povo que se autodenomina Povo Surdo. Este povo possui uma organizao poltica de vida em funo de suas habilidades, neste caso a que mais se destaca a habilidade visual. O que poucos sabem, que a palavra surdo possui vrios significados. O mais utilizado ligado ideia de doena, porm nem todos os surdos se identificam como surdos e h pessoas que ouvem pouco e se autodenominam deficientes auditivos, outros com o mesmo sintoma preferem se autodenominarem surdos, fazendo com que no tenhamos uma definio exata do termo.

Sinais Inicos e Sinais Arbitrrios

Os sinais podem ser classificados em sinais inicos, quando o sinal semelhante realidade, ou seja, lembram o seu significado, por exemplo: BORBOLETA, BEBER, TELEFONE, CORRER, MILHO, entre outros. J os sinais arbitrrios, ou convencionais so aqueles no representam nenhuma semelhana com a realidade, o caso dos sinais: MORANGO, AJUDAR, CONSEGUIR CONVERSAR, entre outros.

ESTRUTURADALIBRAS

A estrutura de sinais composta por parmetros que se combinam de forma sequencial ou simultnea, entre eles existem dois tipos de parmetros: primrios e secundrios.

Configuraes da Mo
a forma que a mo assume para a realizao do sinal, pode ser feito usando uma mo os as duas. Existem 61 configuraes de mos diferentes, veja na imagem abaixo:

Existem sinais que apresentam a mesma configurao de mo, no entanto de acordo com os outros parmetros ou contextos, iro representar significados e sinais diferentes. Veja a seguir exemplos:

Ponto de Articulao

onde fica o espao ou a regio do corpo onde os sinais so articulados. Existem dois tipos de sinais articulados nesse espao, o primeiro o espao neutro, ou seja, o sinal articulado na frente do corpo.

O outro espao ou regio quando o sinal se aproxima ou toca em certa parte do corpo, como por exemplo, na cintura, na testa, nos ombros, no peito entre outros, veja a seguir alguns exemplos:

Para executar um sinal podemos utilizar o lado dominante, no caso a mo direita para os destros ou a mo esquerda para os canhotos, ou ainda as duas mos de forma simultnea, em alguns casos a mo dominante se movimenta e a outra funciona como um apoio, em outros casos as duas mos podem se movimentar.

Movimento

Os sinais podem ter ou no movimentos. Observe na figura o sinal de LER, note que ele comea de uma maneira e vai mudando at o fim do sinal, na imagem possvel ver o movimento do sinal de LER.

A grande maioria dos sinais possuem movimento, mas vamos ver agora um exemplo de um sinal que no tem movimento, ser usado o sinal de TRISTE, note na imagem que segue que o sinal no muda, ele comea e termina da mesma maneira.

Veja outros exemplos de sinais sem movimento: POUCO, DESCULPA, GORDO, PEQUENO, OUTUBRO, CAMA, PRATO entre outros.

Orientao e Direo Este um parmetro complexo que envolve uma grande rede de formas e direes, tal como as movimentaes dos pulsos ou os movimentos internos das mos para descreverem no espao ou sobre o corpo, que pode ser em linhas retas, curvas, sinuosas ou circulares. A orientao e a direo do movimento podem ser para cima ou para baixo, para direita ou para esquerda, e para frente ou para trs. Veja a seguir alguns exemplos: O sinal de ALTO feito de baixo para cima, j no segundo exemplo do sinal de NOVO, feito da esquerda para a direita, por ltimo o sinal de GRAFO feito de cima para baixo, eles no podem ser feitos de forma contrria.

Expresses Faciais e Corporais Os sinais tambm usam as expresses faciais e corporais, estas traduzem os sentimentos e do mais sentido ao sinal, j que intensificam a caracterstica do sinal, facilitando assim a sua identificao, sendo assim um parmetro muito importante da lngua de sinais.

CONSELHOS TEIS NO APRENDIZADO E USO DAS LIBRAS

Para se ter um bom desempenho no aprendizado durante o curso, deve-se seguir alguns conselhos bsicos sobre libras: Estude, sempre que possvel, o material individualmente ou em grupo para melhorar o seu aprendizado; Procure observar a configurao da mo, o ponto de articulao, o movimento e a expresso que complementa a execuo de um bom sinal; Ao conversar com um usurio de Libras, deve-se observar o rosto do usurio e no somente as suas mos, isso lhe ajudar a ampliar seu campo visual; Se voc no encontrar um sinal para a palavra na qual voc deseja expressar, use como recurso a soletrao ou faa um sinal que se aproxime da palavra em questo e lembre-se, somente a comunidade surda deve criar um novo sinal; No tenha medo de errar ao sinalizar, afinal, errando que se aprende; Ao chamar a ateno de um surdo, procure toc-lo no ombro ou acene com os braos no seu campo de viso; Busque o contato com a comunidade surda, pois ser uma tima forma de exerccio e aprendizagem da linguagem, alm da oportunidade de aprender sobre uma nova cultura.

INICIANDO O ESTUDO DAS LIBRAS

Agora vamos iniciar o estudo de Libras, lngua de sinais brasileira. Vamos lhes instruir o bsico da linguagem de sinais para que voc possa compreender este novo idioma, e assim poder conversar e entender os surdos.

Apresentao Pessoal

Na sociedade as pessoas relacionam-se em diferentes ambientes sejam eles formais e informais como reunies, festas, passeios entre outros eventos. Nestes momentos so estabelecidas situaes que favoream o conhecimento de novas pessoas onde se faz necessrio: a apresentao pessoal, os cumprimentos e as saudaes. Na cultura surda no diferente, pois alm de dizer o nome em datilologia (alfabeto manual), deve- se apresentar pelo seu sinal prprio, mais conhecido em Libras como sinal pessoa, que nada mais que um nome visual ou nome de batismo criado pelos surdos, onde eles observam e identificam na pessoa uma caracterstica que seja especifica ou prpria, por exemplo, o tipo fsico, a cor ou tipo do cabelo, o fato da pessoa ser engraada tambm pode ser uma caracterstica, e se faz necessrio para que a pessoa possa fazer parte da comunidade surda.

ALFABETO MANUAL
Em 1856 o francs Ernest Huet que era surdo, desembarcou no Rio de Janeiro com o alfabeto manual francs e alguns sinais. O material foi adaptado e deu origem a Libras, passando a ser usado em vrias regies, mas a sua oficializao comeou em 2001, com o Programa Nacional de Apoio Educao do Surdo, e ento surgiram os primeiros 80 professores preparados para lecionar a Lngua Brasileira de Sinais. E em 24 de abril de 2002, Libras foi regulamentada em mbito federal, com a lei n 10.436 que dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais, tambm conhecida como Libras. A primeira publicao do alfabeto manual, foi feita por Juan Pablo Monet no ano de 1620, com o ttulo Reduccion de Las Letras e arte para ensear a hablar a los mudos, onde ele mostra toda a apresentao do alfabeto manual.

Exemplos de Palavras Utilizando o Alfabeto Manual

Normalmente usa-se o alfabeto para representar atravs de sinais, os nomes prprios (nomes de pessoas), nomes de lugares especficos, ou ainda quando a outra pessoa que est se comunicando no entende ou no conhece o sinal de alguma palavra. Veja alguns exemplos abaixo:

NMEROS

PRONOMES
Os pronomes em Libras tambm podem ser divididos em: pronomes pessoais, pronomes possessivos e pronomes demonstrativos. Em Libras os pronomes no possuem marca para gnero tanto para o feminino como para o masculino, o sinal o mesmo e esto relacionadas s pessoas do discurso e no coisa possuda como acontece na Lngua Portuguesa.

Pronomes pessoais No singular, so representados com a mesma configurao da mo mudando apenas a sua orientao. Para se referir ao enunciador, ou seja, a pessoa que est fazendo o sinal utilizado o sinal de EU, este que feito com o indicador apontando para o peito. Usa-se VOC, para se referir a uma pessoa que o enunciador est falando, o sinal ser feito igual, no entanto o enunciador dever apontar para a pessoa com quem ele est falando, a palma da mo ficar virada para o lado esquerdo.

J quando o enunciador quiser se referir a uma pessoa com a qual no est falando, ou seja, no est na conversa, dever ser utilizado o sinal de EL@, este

que ser feito apontando o dedo indicador para a pessoa indicada, esteja ela presente ou no, neste caso para a realizao do sinal a palma da mo dever estar virada para baixo. Note que foi utilizado o smbolo @, como foi explicando anteriormente ele usado para representar tanto o masculino, quanto o feminino (Ele ou Ela).

No plural a configurao da mo vai variar de acordo com a quantidade de pessoas, ou seja, duas, trs ou mais pessoas, e a orientao muda com relao localizao das pessoas a quem o enunciador est se referindo, para se referir a duas pessoas que no esto na conversa usa-se o sinal de EL@S-2, caso sejam trs pessoas ser usado o sinal de EL@S-3, estes dois so iguais ao sinal de EL@ mudando apenas a configurao da mo. Para se referir a mais de trs pessoas usa-se o sinal de EL@S onde a configurao da mo aberta com o punho a mo para baixo, fazendo movimentos circulares.

Pessoais O uso do pronome NS tambm vai variar de acordo com a quantidade de pessoas, caso o enunciador queria se referir a ele, e outra pessoa que est na conversa, devero usar o sinal de NS-2. O sinal de NS-3, para se referir a ele e mais duas outras pessoas, e por ltimo o sinal de NS TODOS para quando o enunciador quiser se referir a ele e a mais de duas pessoas.

Pronomes Possessivos Na lngua de sinais para se referir a um objeto utilizado o sinal de MEU, para a realizao do sinal a mo configurada em P, na horizontal com a ponta do dedo mdio tocando no peito levemente, como mostra a figura que segue.

Para se referir a outras pessoas, o enunciador configura a mo em P, o movimento dever ser feito rpido virando a palma da mo para frente, mas este movimento feito em direo pessoa com que ele est falando (segunda pessoa) ou a pessoa que est sendo mencionada na conversa (terceira pessoa), assim como na lngua portuguesa podemos utilizar os pronomes TEU, SEU e DELE, o sinal

ser o mesmo descrito a cima variando apenas a distncia do movimento, e a direo para onde ser feito o sinal.

Para se referir a tudo que tem vida, ou seja, pessoas, animais entre outros a configurao de mo aberta com os dedos juntos, tocando no peito, levemente tambm, como mostra a figura, este movimento feito duas vezes.

Pronomes demonstrativos Tanto na Lngua Portuguesa como na Lngua de Sinais os pronomes demonstrativos esto relacionados s pessoas do discurso, e representam, na perspectiva do emissor, o que est bem prximo, perto ou distante, mudando somente o ponto de articulao, e a orientao do olhar. Para fazer o sinal basta com a palma da mo virada para baixo, apontar com o indicador e o olhar em direo as pessoas ou aos objetos, o uso do sinal ESTE, ESSE e AQUELE, vai depender da distncia em que esto os objetos, ou as pessoas.

ADVRBIOS
Advrbio a palavra que modifica o verbo, expressando circunstncia de ao verbal. Alguns advrbios podem modificar um adjetivo ou at mesmo outro advrbio. Na Lngua Brasileira de Sinais (Libras), os advrbios tambm expressam circunstncias como: tempo, lugar, modo, quantidade, afirmao, negao e interrogao. Para facilitar o entendimento dos advrbios observe a tabela em que mostra uma pequena definio: ADVRBIOS
Tempo Lugar Modo Quantidade

DEFINIO
Respondem a pergunta: QUANDO? Respondem a pergunta: ONDE? Respondem a pergunta COMO?. Os advrbios de quantidade representam um nmero indeterminado ou intensidade de algo, e respondem a pergunta QUANTO?,

Afirmao Negao

Estabelecem um sentido de afirmao Estabelecem um sentido de negao Os elementos desse grupo estabelecem uma interrogao (pergunta). Esse grupo tambm

Interrogao

poder ser classificado como: lugar (onde) causa (por que), modo (como), tempo (quando) e intensidade (quanto).

ADJETIVOS E ANTNIMOS
Os adjetivos so as palavras que expressam uma qualidade ou caracterstica, em Libras podem variar de acordo com a intensidade da caracterstica. J os Antnimos so palavras com o significado oposto.

VERBOS
Os verbos representam as aes. Em Libras alguns verbos apresentam variao de acordo com o contexto, por exemplo, no existe sinal para o verbo ABRIR, o sinal para esse verbo vai depender do contexto, ou seja, o sinal para abrir a porta ser diferente do sinal de abrir os olhos, abrir a janela, abrir a gaveta entre outros. Veja na figura a diferena:

Outros verbos variam de acordo com o direcionamento (quem fala), estes em Libras sero chamados de verbos direcionais, pois possui concordncia, a direo do movimento vai depender do enunciador, veja a seguir algumas frases em que se pode notar essa diferena do movimento.

Eu aviso voc Eu ensino voc Eu ajudo voc

Voc me avisa Voc me ensina Voc me ajuda

Observe a seguir como feito o sinal de avisar nos dois sentidos, note que apenas a direo do movimento foi alterada:

DESCRIO DOS SINAIS

A seguir ser mostrado alguns sinais, juntamente com a sua descrio, para que seja mais fcil execut-los para melhor compreender a descrio observe as imagens

Potrebbero piacerti anche