Sei sulla pagina 1di 2

Escola Est. De Ens. Fund.

e Mdio Plcido de Castro 2 ano A e B - 2009

Diretor: Professora: Aluno (a): Turma:

Data:

NOTA:

4 AVALIAO DE BIOLOGIA - 5,0 pts MARQUE COM (X) A ALTERNATIVA CORRETA (0.7 pt cada questo) 1. (UFPE) Ao dizer onde uma espcie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando, respectivamente, a) Nicho ecolgico e hbitat. b) Hbitat e nicho ecolgico. c) Hbitat e bitipo. d) Nicho ecolgico e ecossistema. e) Hbitat e ecossistema. 2. (UFSM-RS) O conjunto de indivduos da mesma espcie que habita determinada regio geogrfica chamado: a) Comunidade. b) Nicho ecolgico. c) Ecossistema. d) Populao. e) Bioma. 3. (Fuvest-SP) O cogumelo shitake cultivado em tronco, onde suas hifas nutrem-se das molculas orgnicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelos shitake, est se comportando como a) Produtor. b) Consumidor primrio. c) Consumidor secundrio. d) Consumidor tercirio. e) Decompositor. 4. (UFC-CE) Leia com ateno o texto a seguir. Todo ano o ciclo da vida se repete no Pantanal Mato-grossense. Durante a estao das chuvas, os rios transbordam e alagam os campos onde se formam banhados, lagoas e corixos temporrios. O gado levado em comitivas para as partes altas. Aproveitando a inundao, os peixes saem dos rios e espalham-se por toda a rea inundada. Quando as chuvas param e os rios voltam a seus leitos, milhes de peixes ficam aprisionados nas lagoas. um banquete para as aves, jacars e ariranhas. Os pastos, renovados pela matria orgnica trazida pela gua, crescem verdes atraindo cervos, capivaras e outros animais que convivem com o gado, os quais, por sua vez, atraem onas e jaguatiricas. Com base no texto anterior, qual das alternativas representa uma cadeia alimentar, comeando pelos produtores e terminando com os consumidores secundrios?

Escola Est. De Ens. Fund. e Mdio Plcido de Castro 2 ano A e B - 2009

a) b) c) d) e)

Rios, ariranhas e peixes; Pastos, capivaras e onas; Campos, gado e capivaras; Pastos, jacars e aves; Campos, jaguatiricas e cervos.

5. (PUC-SP) Em uma lagoa de gua doce, so encontrados organismos como microcrustceos (I), que se alimentam de fitoplacton (II), e so animais predados por insetos aquticos (III) e tambm por peixes pequenos (IV). Os insetos, por sua vez, servem de alimento para peixes maiores (V). Atravs da atividade de certas bactrias (VI) presentes no lago, substncias orgnicas so degradadas e seus produtos, liberados no ambiente, podem ser reutilizados por todos os organismos. So, , , e Produtores
a) b) c) d) e)

I I II II VI

Consumidores primrios II II I I I

Consumidores secundrios III III, IV e V III, IV e V III e IV II

Consumidores tercirios IV V e VI VI V III e IV

Competidores V e IV III e IV III, IV e V III e IV III, IV e V

6. (Vunesp) Um gavio, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, como, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus plos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavio e o rato existem relaes interespecficas denominadas, respectivamente: a) Inquilinismo, competio e predao. b) Predao, competio e parasitismo. c) Parasitismo, competio e predao. d) Parasitismo, inquilinismo e predao. e) Parasitismo, predao e competio. 7. (UFSM-RS) No combate s larvas dos Aedes (transmissores da dengue e febre amarela) foi utilizado, com eficincia, um microcrustceo larvfago. A utilizao desse animal em experimentos controlados de campo e laboratrio foi bem-sucedida no interior do estado de So Paulo. O mtodo citado, no-txico, pode substituir o tradicional uso de DDT ou outros inseticidas para matar os mosquitos. A ao do microcrustceo em relao s larvas dos mosquitos um exemplo de: a) Amensalismo. b) Comensalismo. c) Predao. d) Mutualismo e) Competio.

MUITO SUCESSO E BOA SORTE EM 2010!!!!!

Potrebbero piacerti anche