Sei sulla pagina 1di 6

Bases da cirurgia plstica

BTC Aula 04

Definio: Cirurgia plstica a especialidade cirrgica que atua na superfcie do corpo, restabelecendo ou alterando sua integridade funcional e/ou esttica. A camada cutnea estar sempre envolvida nos procedimentos da cirurgia plstica, enquanto outros tecidos como gordura, fscias, msculos, cartilagens, ossos, mucosas,vasos e nervos podero ser includos ou no. Sendo assim, a pele tem fundamental importncia para a especialidade e ser bem discutida a seguir. Reparao cutnea: Visa corrigir as solues de continuidade, melhorar as cicatrizes inestticas, tratar as cicatrizes patolgicas, leses degenerativas e m formaes cutneas. Para tanto, poder lanar mo de tcnicas de sutura primria, enxertos e retalhos.

INCISES E SUTURAS PRIMRIAS

Definio: Devem ser programadas para obter o melhor resultado esttico e funcional possvel. Langer ( sc XIX ), Webster ( rugas-cutneas ), Kraissl ( contrao os msculos subjacentes ), Grabb e Smith ( linhas de contorno, camufladas e de pendncias ) Borda-borda: evertida, invertida ou dupla camada, pois atravs da sutura pode-se criar acidentes anatmicos tais como sulcos ou elevaes. Z-plastias W-plastias

ENXERTOS

Definio: So fragmentos de tecidos transferidos de uma rea doadora, para outra receptora, separados completamente de seu leito original, e dependente, totalmente de um novo suprimento sanguneo, que se formar a partir do leito receptor ( fenmeno de integrao tecidual ). Classificao: Podem ser classificados quanto a espessura, composio, origem e dimenso.

Renan Cabral Mota Medicina 2010.1 - UFPB

Bases da cirurgia plstica

BTC Aula 04

I. Quanto espessura: Total: Todas as camadas so transferidas ( Wolfe e Krause ) Parcial: Toda a epiderme e parte da derme so retiradas. Quanto mais fino, maior integrao com o novo leito. O mais espesso indicado para regies com grande tenso. Parcial delgado: 0,125 a 0,275mm ( Oliver e Thiersch ). Utilizado em locais mais sensveis e que no sofram grandes atritos. Parcial intermedirio: 0,276 a 0,400mm ( Blair e Brown ) Parcial espesso: 0,401 a 0,750mm ( Padget ). Utilizado em locais submetidos a grandes atritos e traes.

II. Quanto espessura: Simples: Apenas 1 tipo de tecido ( s pele, ou s osso, cartilagem ou fscia ). Composto: Apenas 2 tecidos. No h como fazer enxertos com mais de 2 tecidos, pois causa necrose, devido ao fato da dependncia tecidual. ( Pele com gordura, com cartilagem ).

III. Quanto origem: Auto-enxertos: derivados do prprio organismo. Homo-enxertos: indivduos da mesma espcie. Iso-enxertos: entre gmeos univitelinos ( sem rejeio ) Hetero-enxertos: derivados de outra espcie

Renan Cabral Mota Medicina 2010.1 - UFPB

Bases da cirurgia plstica


IV. Quanto dimenso: Tiras: Bom resultado esttico e funcional.

BTC Aula 04

Estampilhas ous em malhas: Utilizadas em cicatrizaes por segunda inteno. Consiste em uma tira que passa dentro de um equipamento, aumentando de tamanho e ficando na forma de teia de aranha. Resultado esttico e funcional inferior s tiras.

Obs: Quanto mais fina a tira, menos o tamanho do enxerto conservado. Quanto mais espesso, mais o tamanho preservado. Esse fenmeno chamado de contratura tecidual. - O enxerto pode ser fixado com sutura ou no ( apenas curativo ), porm, neste ltimo, o enxerto pode se mover e com isso necessrio fazer outra cirurgia e pr um novo enxerto. - Em rea com cavidade, faz-se um curativo denominado curativo de Brown, que pressiona o curativo contra o enxerto e este contra o leito receptor para diminuir as possibilidades de surgimento de lquido entre o tecido e o enxerto, o que impediria a integrao tecidual.

INTEGRAO DE ENXERTOS

1. Fase embebida plasmtica: A partir da aposio do enxerto e dura 6h. Consiste na formao da ponte de fibrina a partir do exsudato existente no local.Essas pontes, alm de fixar o enxerto, so responsveis pela nutrio do enxerto ( fornecimento de O2 ). Fundamental para a viabilidade do enxerto. 2. Fase de Inoculao: Crescimento de brotos vasculares a partir do tecido de granulao para o enxerto. O sangue dos brotos vasculares responsvel pela nutrio do enxerto ( suporte de O2 . Esta fase inicia-se a partir de 24h aps a colocao do enxerto, durante at 5 dias. 3. Fase de Revascularizao: Ocorre aumento do suprimento sanguneo ( vicariante ) e presena de capilares que se estende at 21 dias aps o ato cirrgico ( quando se diz que o enxerto est completamente integrado )

Renan Cabral Mota Medicina 2010.1 - UFPB

Bases da cirurgia plstica


- Complicaes:

BTC Aula 04

Imediatas: Perda total ou parcial ( hematoma, seroma, mobilizao precoce e traumas, que interferem na formao das pontes de fibrina. Ou ainda por erro tcnico, leito receptor inadequado ou infeces, onde o enxerto torna-se meio de cultura ) Tardias: Discromias ( alteraes de cor ), retrao secundria e depresso local.

RETALHOS

Definio: So fragmentos de tecidos transferidos de uma rea doadora, para outra receptora, mantendo sua vascularizao em seu leito original, ou sendo implantados ao suprimento sanguneo do leito receptor atravs de microcirurgia. Sempre recebe sangue, no dependendo, portanto, da integrao tecidual. Classificao: Podem ser classificados quanto a forma, composio, pedculo, irrigao e localizao.

I. Quanto Forma: Plano Tubular: no mais utilizado.

II. Quanto ao Composio: Simples: Possui um nico tecido. Composto: Possui 2 ou mais tecidos.

III. Quanto ao Pedculo: Monopediculados: Nutrio por 1 vaso Bipediculados: Nutrio por 2 vasos Multipediculados: Nutrio por mais de 2 vasos.

Renan Cabral Mota Medicina 2010.1 - UFPB

Bases da cirurgia plstica


IV. Quanto a Irrigao:

BTC Aula 04

Randomizados: No existe vaso principal. So feitos baseados nos plexos da derme ou subderme ( ao acaso ). Oferece pouco tecido. Axiais: Possui um vaso ou plexo vascular principal penetrando o retalho que ele ir nutrir. - Peninsular: No se individualiza o vaso principal, sendo utilizado para regies prximas a rea doadora. - Em ilha: Se disseca o tecido e o retalho fica preso apenas pelos vasos. - Livre: Se disseca o tecido e o vaso, seccionando-o para anastomosa-lo em outro local ( microcirurgia ). Obs: Todo reatalho microcirurgico axial, o inverso no verdade.

V. Quanto a Localizao: Vizinhana: Ocorre o avano ou deslizamento, rotao, transposio ou interpolao em reas prximas rea doadora. - Avano: Uma das bordas do retalho coincide totalmente com uma das margens receptora. Ele desenvolve um movimento retilneo em relao a rea receptora. - Rotao: Uma das bordas do retalho coincide totalmente com uma das margens receptoras. Ele desenvolve um movimento curvilneo em relao a rea receptora. - Transposio: Uma das bordas do retalho coincide parcialmente com uma das margens receptoras. Ele desenvolve um movimento giratrio, transpondo uma rea de tecido so. - Interpolao: Nenhuma das bordas do retalho coincide com as margens receptoras. Ele desenvolve uma transposio total de tecido ntegro, formando uma ponte que comunica o seu pedculo rea receptora. Necessariamente, haver uma nova etapa de cirurgia, caracterizada pela seco desse pedculo. ( 14-21 dias depois ).

Renan Cabral Mota Medicina 2010.1 - UFPB

Bases da cirurgia plstica

BTC Aula 04

Distncia: Uso do retalho em local distante da rea doadora. - Direto: O retalho ainda possui pedculo, sendo colocado diretamente na regio receptora. - Indireto: Criava-se tubos. - Microcirrgico: Livres

INDICAES DE RETALHOS

Substituio de cicatrizes Cobertura de estruturas pouco vascularizadas Cobertura de superfcies sseas Reconstruo de estrutura da face / tronco Cobertura de grandes vasos ou nervos

Complicaoes: Hematoma Seroma Infeco Insuficincia arterial ou venosa Tenso na sutura Compresso no pedculo ( curativo mal feito )

Renan Cabral Mota Medicina 2010.1 - UFPB

Potrebbero piacerti anche