Sei sulla pagina 1di 18

DESENVOLVIMENTO DE TPICOS FRASAIS

PROF Ms. LINA MARIA GONALVES

Tpico frasal desenvolvido por enumerao


A cultura da soja est sujeita ao ataque de insetos desde a germinao at a colheita. A soja tambm est sujeita ao ataque da lagarta da soja, dos percevejos sugadores de sementes e, mais recentemente, vem sofrendo com outras pragas. (06/10/2009 Dia de Campo na TV)

Tpico frasal desenvolvido por descrio de detalhes:


O projeto Plo de Fruticultura Irrigada So Joo utiliza mtodos modernos de irrigao. A rea total do projeto, que se localiza na margem direita do rio Tocantins no municpio de Porto Nacional, de 5.128,8 hectares e foi criada em conformidade com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e o Plano Bsico Ambiental (PBA), necessrios para obteno do licenciamento.

Tpico frasal desenvolvido por confronto:


Embora a vida real no seja um jogo, mas algo muito srio, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relao entre pais e filhos, no se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta anterior, pois o jogador no pode seguir seus planos sem considerar os contra-ataques do adversrio, seno ser prontamente abatido. O mesmo acontecer com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem adaptar sua forma de agir s respostas do filho, sem reavaliar as constantes mudanas da situao geral, na medida em que se apresentam. (Bruno Betelheim, adaptado)

Tpico frasal desenvolvido por confronto:


importante assinalar que a diversidade biolgica no deve ser tratada apenas em relao ao nmero de espcies, mas sim em todos os seus nveis: diversidade dos ecossistemas, das populaes, das espcies e dos genes. Com isso o assunto deixa de ser apenas um tpico dentro de um captulo de ecologia e passa a ser tema mais central, envolvendo aspectos ecolgicos, taxonmicos e genticos.

Tpico frasal desenvolvido por razes:


A fruticultura tornou-se um dos mais atrativos investimentos do campo brasileiro nas duas ltimas dcadas. Isto devido as condies de clima favorveis , o que permite produzir praticamente todos os tipos de frutas, e muitas delas durante todo o ano.

Tpico frasal desenvolvido por anlise:


Quatro funes bsicas tm sido atribudas aos meios de comunicao: informar, divertir, persuadir e ensinar. A primeira diz respeito difuso de notcias, relatos e comentrios sobre a realidade. A segunda atende procura de distrao, de evaso, de divertimento por parte do pblico. A terceira procura persuadir o indivduo, convenc-lo a adquirir certo produto. A quarta realizada de modo intencional ou no, por meio de material que contribui para a formao do indivduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos. (Samuel P. Netto, adaptado)

Tpico frasal desenvolvido por anlise: (ANLISE COMPARATIVA)


A lagarta do cartucho e o percevejo barriga verde so as principais pragas do milho. A lagarta se alimenta das folhas e da espiga, afetando a produtividade. Quando atinge o colmo jovem, mata a planta. A cultura da soja est sujeita ao ataque de insetos desde a germinao at a colheita. A soja tambm est sujeita ao ataque da lagarta da soja e dos percevejos sugadores de sementes; e mais recentemente vem sofrendo com outras pragas. (06/10/2009 Dia de Campo na TV)

Tpico frasal desenvolvido pela exemplificao:


A imaginao utpica inerente ao homem, sempre existiu e continuar existindo. Sua presena uma constante em diferentes momentos histricos: nas sociedades primitivas, sob a forma de lendas e crenas que apontam para um lugar melhor; nas formas do pensamento religioso que falam de um paraso a alcanar; nas teorias de filsofos e cientistas sociais que, apregoando o sonho de uma vida mais justa, pedem-nos que "sejamos realistas, exijamos o impossvel". (Teixeira Coelho, adaptado).

Atividades/ Lio 2 Encontrar o caminho


Questo 1 a. ( x ) Porque os Estados Unidos atacaram o Iraque? a. ( x ) M alimentao e sedentarismo atacam desde a infncia. b. ( x ) Estudantes tm de pesquisar em vez de copiar.

Questo 02
Sem resposta definida. Exerccio de livre escolha. Portanto.... Para prxima aula, com o tema preservao da terra (trazer e entregar um texto descritivo/argumentativo contendo introduo, desenvolvimento e consideraes finais)

Questo 03
A) Tema: Crianas nas ruas - Sugestes de tpicos frasais: A) Filhos do descaso nas metrpoles, muitas crianas vivem soltas nas ruas. B) Onde nasce a marginalidade a responsabilidade social est ausente. C) preciso ao efetiva dos Governos para garantir futuro s crianas que hoje vivem nas ruas.

Questo 03
B) Tema: frica - Sugestes de tpicos frasais: O continente acorda para o sculo 21... Bero da nossa arte ... A dura herana deixada pelos exploradores ...

Questo 03
C) Tema: gua - Sugestes de tpicos frasais: O bem maior est ameaado ... A riqueza da vida submersa ... Fonte de paz e relaxamento ...

Questo 03
D) Tema: Nova China - Sugestes de tpicos frasais: O pas revelado nos jogos olmpicos ... Meio comunista, meio capitalista... Desponta a potncia do sculo 21 ...

Atividades Lio 8 - TPICO FRASAL


Respostas Questo 01: A) Anualmente, as cheias dos rios assolam as populaes mais pobre do estado brasileiro. B) se comer muito chocolate faz mal, deixar de come-lo tambm no atitude saudvel.

Questo 02
A) Na cidade, h pequenos delitos para todos os gostos. B) Desgastados pelas frentes agrcolas que semearam arroz nos anos de 1970 e, depois, pela soja, o cenrio do pampa vai mudar.

Questo 03
A) Voc vai fazer vestibular? B) A escolha de Barak Obama introduz aos Estados Unidos em nova era.

Potrebbero piacerti anche