Sei sulla pagina 1di 9

SISTEMA RENAL Regulao homeosttica da H2O e ons (balano hidroeletroltico). Alterao de volume e [] de on problemas antes dos resduos.

. Os rins mantm a [] normal de H2O e ons pelo equilbrio entre ingesto e excreo. *Funo principal dos rins: Regulao do volume extracelular; Presso Sg (regulao a longo prazo pela excreo de quantidades variveis de sdio e agua e a curto prazo pela secreo de hormnios e substancias vasoativas); Osmolaridade; Equilbrio Inico; Regulao do pH (nico meio de eliminar determinados cidos, como sulfrico e fosfrico); Excreo de resduos remoo de subprodutos: creatinina e produtos nitrogenados; Remoo de frmacos e toxinas; Remoo de hormnios. Obs: URIBINOGNIO. Remoo do adoante artificial ascarina e benzoato de K+, conservante. Gliconeognese (jejum). Produao de hrs: trs papeis importantes. *Eritropoietina: hr/citocina sntese de eritrcitos Regulao da produo de eritrcitos, secretam eritropoietina, um estimulo a isso a hipxia; *Renina: enzima que regula a produo de hrs envolvidos no balano Na+/Presso. Produo de enzimas renais: converso da VitD3 em sua forma ativa o D3-calcitrol. Sistema Urinrio - Rins, estruturas acessrias, ureteres, bexiga urinaria e uretra. - Localizao: em cada lado da CV 11 e 12/ abaixo da cintura/ abaixo do diafragma/ fora da cavidade abdominal/ entre peritnio membranoso e osso/ retroperitoneal O aumento da presso hidrosttica nos capilares

glomerulares causa a rpida filtrao de lquidos.

A presso

hidrosttica baixa em capilar peritubular permite a rpida reabsoro. *Nfron unidade funcional do rim/ cada rim 1 milho de nfrons cada nfron dividido em segmentos, ao segmentos so associados a vasos sanguneos. Entrada de sangue aorta abdominal/ Sada VCI. Contm um grupo de capilares glomerulares. Aferentes glomerulares = rede de capilares, semelhante a uma bola = glomrulo. Possui um longo tbulo no qual o liquido convertido em urina. Esses capilares tm presso alta. Eles so cobertos por clulas epiteliais e todo ele envolvido pela capsula de Bowman. Liquido capilares interior da capsula tbulo proximal (crtex)ala de Henle medula renal macula densa tubulo distal (crtex) tbulo conector tbulo coletor cortical tbulo coletor medular ducto coletor medular (unio de tbulos) papilas renais (pelve) Sg que deixa o glomrulo arterola eferente conjunto de capilares peritubulares Filtrao GLOMERULAR a primeira etapa da formao da urina - composio do filtrado glomerular: livre de protenas e hemcias. Constituintes do filtrado semelhante ao plasma. - exceo: clcio e cidos graxos, diferentemente de outras substancias no possuem [] glomerulares semelhantes ao plasma, so de baixo peso molecular e no so livremente filtradas j que esto ligadas s protenas plasmaticas. *Capilares Glomerulares: alta intensidade de filtrao, maior do que outros capilares. Filtrao: 125mL/min = 180 L/dia. FG= 20% do fluxo renal. FG determinada: *Membrana capilar glomerular: possui 3 camadas endotlio capilar, membrana basal, camadas de clulas epiteliais constituem a Barreira de Filtrao. Filtra mais agua do que soluto. *Caractersticas da barreia de filtrao glomerular: endotlio perfurado orifcios fenestras seletivamente: grandes cargas negativas (impede a passagem de protenas). Isso garante sua caracterstica de alta intensidade de filtrao.

Membrana basal: composio colgeno e proteoglicanos + Grandes espaos agua e soluto pequeno. Evita a passagem de protenas, devido a fortes cargas negativas associadas aos proteoglicanos. Clulas epiteliais: revestem a superfcie externa. No so continuas (permitem a passagem de filtrado). H podcitos separados por lacunas (fendas de filtrao) revestem a superfcie externa dos capilares. Cargas negativas nos espaos (podcitos). Obs.: todas as camadas apresentam-se como barreira de filtrao s protenas. *Conforme o peso molecular: se aproxima ao tamanho da albumina, a FG em direo a ZERO. Embora a membrana capilar glomerular seja mais espessa ela tambm mais porosa.*Molculas neutras ou positivas so filtradas rapidamente. Nefropatia: perda de cargas negativas proteinuria ou albuminuria. As cargas negativas da membrana basal so perdidas. Assim protenas de baixo peso molecular (como albumina) so filtradas e aparecem na urina. DETERMINANTES DA FILTRAAO GLOMERULAR Balano de foras hidrostticas e coloidosmoticas atuando na membrana capilar e Coeficiente de Filtrao dos capilares (Kf = Permeabilidade x rea de superfcie) 1. 2. 3. 4. 5. 6. Soma das foras hidro e coloid atravs da membrana glomerular; KF=relaciona-se rea de superfcie capilar. KF = FG (estimado indiretamente) Desenho: esquema das presses Ph, Pcol, Ph na capsula, etc. Presso liquida de filtrao: 60 (pH) [18 (pH Capsula Bowman) + 32 (pCol)] = 10mmHg favor da filtrao. pCol = FG medida que o sg passa pelas arterolas aferentes para as eferentes, a [] de protenas plasmatica p Col no capilar glomerular = FG Assim, aumentando a frao de FG tambm se concentram as protenas plasmticas e se eleva a pCol glomerular. Consegue-se um aumento da FRAAO DE FILTRAAO=FG/fluxo plasmtico renal, por: aumento da FG ou reduo do fluxo plasmtico renal. intensidade de fluxo sg para o glomrulo aumenta a FG e vice-versa.

*Fatores que intensificam a presso coloidosmotica: presso coloidal dos capilares; frao de filtrao. Fraao = FG/Fluxo plasmtico renal. A reduo do fluxo renal tenderia a a frao de filtrao = o que elevaria a pCol = FG CONFUSO!!!!!! A presso hidrosttica aumentada na capsula de Bowman diminui a FG. A presso hidrosttica glomerular aumentada eleva a FG. Variaes dela servem como modo primrio de controle fisiolgico da FG. *Determinantes da presso hidrosttica glomerular: 1) Presso arterial pHidrt FG (efeito atenuado por mecanismos regulatrios) 2) Resistncia arteriolar aferente 3) Resistncia arteriolar eferente a resistncia a. aferente pH glomerular = FG a resistncia a. aferente pH = FG - constrio EFERENTE resistncia ao fluxo de sada pH FG discretamente A constrio eferente tambm reduz o fluxo sanguneo renal = Frao Filtraao e da pColoi. Ento:

constrio EFERENTE GRAVE efetiva da filtraao = FG

P col excede o aumento da pH glomerular = diminui a fora

- constrio arteriolar eferente : efeito bifsico = Moderado aumento FG/ Nvel elevado de aumento FG *Fluxo sanguneo renal: Com base no peso, consomem duas vezes mais O2 que o crebro, tem fluxo sanguneo quase 7 vezes maior. Devido alta intensidade de reabsoro ativa de sdio, consome muito oxignio. Determinado = diferena entre pH arterial e venosa divida pela resistncia vascular renal total. Resistncia onde??? A. aa. interlobulares B. a. aferente C. a. eferente A, B e C sofrem ao do SNSimp (casos graves) e hrs. um aumento da resistncia em qualquer que uma delas, diminui o fluxo renal. *Controle hormonal e autacoide de circulao - NE, EP e Endotelina = vasoconstritores, assim, diminuem a FG. NE e EP liberadas pela medula da adrenal, suas [] so reguladas pelo SNSimp, assim no tem efeito muito intenso na hemodinmica renal, exceto em condies extremas como HEMORRAGIA GRAVE. Endotelina: peptdeo liberado por clulas lesionadas no rim ou outros tecidos. Minimiza perda sangunea, contribui para a homeostasia. Tem nveis aumentados em doenas que envolvem leso vascular. - Angiotensina II = constrio eferente a.eferentes so mais sensveis. Todos os vasos possuem receptores para ela. pH glomerular=fluxo sg renal. Causa aumento da reabsoro de sdio e agua o que ajuda a restaurar o volume a presso sangunea. - Oxido Ntrico (liberado do endotlio) = resistncia vascular = FG. Neutralizam o efeito vasoconstritor da angio II na a.aferente. Frmaco que inibe a sntese de NO resistncia vascular renal FG/ excreo urinaria de Sdio e AguaPresso sangunea. *AUTORREGULAAO Mecanismo de feedback intrnseco do rim, mantem

o fluxo renal e a FG relativamente constantes,

mesmo com alterao de presso sanguinea arterial. Em geral o fluxo sanguneo regulado em paralelo, mas a FG mais eficientemente regulada em certas situaes. Previne alterao extrema da excreo renal de agua e soluto. - aparelho justaglomerular: ver posio macula densa (tbulo distal) PA = FG = reab de Na+ = *Na++ na mcula = resistncia a. aferente = dimetro = fluxo = PA Variao de presso arterial no exerce tanto efeito sobre o volume de urina por dois motivos: (1) autorregulaao evita grande alterao da FG; (2) mecanismos adaptativos Balano Glomrulo Tubular, que permite que quando a FG se eleve ocorra um aumento da intensidade de absoro.

Feedback garante o fornecimento relativamente constante de NaCl ao tbulo distal para prevenir flutuaes na excreo renal. Mecanismos: FeedBack arteriolar aferente ou eferente. Depende da anatomia do complexo justaglomerular: clulas da macula densa e clulas justaglomerulares na parede das arterolas aferente e eferente. Essas clulas encontram-se em intimo contato. *NaCl] na macula densa Dilatao da a. aferente (pHi glomerular) + Aumento da liberao de Renina (justaglomerular enzima que aumenta a formao de Angio IFigura *Celulas justaglomerularres: Secreo de renina Angio I Angio II Constri eferente Phi glomerular, auxilia no retorno da FG normal. Bloqueio da formao/aao de Angio II = reduo maior que o normal na FG, que pode causar insuficincia renal aguda. Podem ser uteis em pacientes com hipertenso, ICC e condies em que se assegure a no diminuio grave da FG. *REABSORAO E SECREO - tbulo proximalala de Henle tbulo distal tbulo coletorducto coletor URINA - urina = FG + R + S A reabsoro tubular quantitativamente grande e muito seletiva. - Reduao de 10% da reabsoro tubular, de 178,5 para 168,7L 1,5L de urina passa para 19,3 L Urina - FG seletiva para protenas e clulas sanguneas e no seletiva para solutos menores: Na+, Cl-, HCO3-. - Reabsorao tubular = alta Seletividade. Ex: glicose e aa so quase que completamente reabsorvidas pelos tbulos, a intensidade da excreo urinaria zero. *Mecanismos ativos e passivos: Para que uma substancia seja reabsorvida ela deve: 1 Ser transportada atravs das membranas epiteliais tubulares para o liquido intersticial renal; 2 Atravs da membrana dos capilares peritubulares, retornar ao sangue. Via transcelular (pela prpria membrana celular) H20, Na+ / Via paracelular (atravs de espaos juncionais entre junes celulares) H2O, Na+. Ambas: junes fechadas *Transporte da parede capilar dos tbulos para o sangue: ultrafiltrao Mediada por foras hidrostticas e coloidosmoticas. Transporte ativo ligado ao gasto de energia Pode mover solutos contra o gradiente eletroqumico. Energia proveniente da ATPase ligada membrana. Transporte ativo secundrio ex: glicose e aa.. A fonte direta de energia liberada pela difuso facilitada simultnea de outra substancia transportadas a favor de seu gradiente eletroqumico. Mecanismo altamente eficiente. Transporte de agua fluxo osmtico Transportadores primrios conhecidos: Na+/K+ATPase (membrana basolateral); HidroATPase; H+/K+ATPase e Ca2+ATPase. O sdio move-se tanto pela via paracelular, quanto pela transcelular. bombeado para a fora da clula atravs da membrana basolateral, contra o gradiente. Ele se difunde atravs da membrana luminal para dentro da clula a

26-19

favor do gradiente gerado. Sdio, agua e outras substncias so reabsorvidos do liquido intersticial para os capilares peritubulares por ultrafiltraao, processo passivo movido por gradiente de presso hidrosttica e coloidosmotica. *Reabsoro tubular proximal 65% Na+, H2O, Cl- Tem elevada capacidade para reabsoro ativa e passiva Segmento: capacidade de reabsoro/ metabolismo/ n de mitocndrias. Extensa borda em escova (apical)/ transportador Na+/Glic ; Na+/aa e HCO3-/Na+; clulas epiteliais cuboides. ATPase Na+/K+ (membrana basolateral) reabsoro Na+/Cl-/H2O 1 poro do TCP reabsoro de Na+ (65%)/ Co-transporte Na+/Glicose / aa/Na+. Ureia, fosfato e HCO3-. 2 poro do TCP *+ de glicose lmen. Na+ reabsorvido com ons Cl-. *Cl-] nessa poro do tbulo. A preferencia do Na+ levar consigo a glicose, aa., etc. O Cl- como no foi reabsorvido, est em altas concentraes na segunda poro do TCP. Favorecendo sua difuso para o liquido intersticial renal. A reabsoro de Na+ leva Reabsoro de H2O, culminando *Cl-] luminal e *ureia+ luminal a qual ser reabsorvida passivamente. A reabsoro de Na+ causa Potencial negativo do lmen acrescido do *Cl-] luminal = Reabsoro passiva de Cl-. *Secreo de produtos do metabolismo: ex. sais biliares, NH3, K+, oxalato, urato, catecolamina, toxinas e penicilina. (80% - Probenecid evita perda dela, compete pelo transportador). Muitas dessas substncias so produtos finais do metabolismo e precisam ser eliminadas, isso rapidamente executado graas a secreo pelo TCP + filtrao para o TCP + Ausncia de reabsoro. *Transporte de solutos e H2O na Ala de Henle (segmento descendente fino, ascendente fino e ascendente espesso): Ramo descendente fino e ramo ascendente fino: membrana epitelial delgada, sem borda em escova, mitocndrias e atividade metablica. o Ramo descente fino: permevel H20 (reabsoro), moderada permeabilidade a solutos (ureia e sdio). Ramo ascendente espesso e ramo ascendente fino: impermeveis H20 (lamina externa glicoproteica) = diluidora. Caracterstica importante para a concentrao da urina. *Segmento espesso: clulas epiteliais mais espessas; alta atividade metablica, reabsoro ativa de Na+/ Cl-/ K+ (25%); ons Ca2+, HCO3- e Mg2+. - Na+/K+ATPase: MBL importante para a reabsoro. Mantem baixa a [Na+] intracelular, facilita a movimentao do liquido para a clula. Movimento mediado por: Co-transportador de Na+; 2Cl- e K+. Ela usa a energia potencial liberada pela difuso do sdio para a clula, para conduzir a reabsoro de potssio para a clula contra ao gradiente de concentrao. - Reabsoro paracelular de Mg2+; Ca2+; Na+ e K+. Ocorre devido carga ligeiramente positiva do lmen tubular em relao ao liquido intersticial. Esse segmento praticamente impermevel H2O. A maior parte da H2O que aqui chega, fica aqui. O liquido torna-se muito diludo medida que flui ao tbulo distal. O ramo ascendente espesso alvo de muitos diurticos de ala (furosemida). Que inibem a ao do cotransportador. Desenho 27.9 Tubulo distal Segmento espesso. Poro inicial: complexo justaglomerular (feedback da FG e Fluxo renal) Macula densa (clulas epiteliais). Poro seguinte: Caractersticas semelhantes ao ramo espesso ascendente (reabsoro). Reabsoro de

Na+/K+/Cl-. Impermevel H2O e ureia. Assim, chamado do segmento diluidor, porque tambm dilui o liquido tubular atravs da conservao da agua no lmen. Cotransportador Na+/Cl- move Cl- do lmen para a clula, e a bomba transporta Na+ para fora da clula pela membrana basolateral. O Cl- se difunde para fora da clula em direo ao liquido intersticial renal por canal de Cl- na membrana basolateral. Diurticos tiazidicos inibem o cotransportador sdio-cloreto. Tubulo distal final e tbulo coletor cortical 2 metade do TCD/ Tbulo Coletor: caractersticas semelhantes. Dois tipos celulares: clulas principais/ clulas intercaladas: - clulas principais: reabsoro de Na+, H2O do lmen e secreo de K+ para o lmen. Sofrem ao de diurticos, poupadores de K+, antagonistas de aldosterona. H tambm bloqueadores de canal de Na+ da membrana basoluminal. Pag 351. - clulas intercaladas: reabsoro de K+ e secreo de

H+ para o lmen tubular (regulao ac-base). Transportador

H+ATPase, para cada ion H+ secretado para o lumen, um ion bicarbonato fica disponvel para reabsoro basolateral. Ambas dependem da ATPase Na+/K+. Tambm na membrana basolateral. Mantem a baixa [Na+] dentro da clula. K+ entra pela bomba e sai da clula a favor do gradiente para o lmen. REGULAAO DA REABSORO TUBULAR Mecanismos hormonais, nervosos e locais. Reabsoro de solutos estritamente regulado. Rim: capacidade intrnseca de reab devido ao carga: balano Tbulo Glomerular (BTG) reab do excesso. Importncia do BTG: impedir a sobrecarga quando h FG. Ocorre na ala de henle. A porcentagem da FG reabsorvida no tbulo proximal permanea constante. Ajuda a evitar a sobrecarga dos segmentos tubulares distais, quando a FG aumenta. 1 Linha de defesa: autorregulaao (arterolas) feedback. 2 Linha de defesa: BTG As duas linhas de defesa evitam grandes alteraes do fluxo de liquido nos tbulos distais, quando a presso arterial se altera ou outros distrbios que interfiram na homeostasia de sdio e volume. *Foras fsicas do liquido capilar peritubular e intersticial renal: Reabsoro regida por: a) P. hidrosttica b) P. coloidosmtica p. 354 Intensidade normal da reabsoro 124mL/min. Fora efetiva: soma das foras. *Pressao Hid peritubular (Pc): interior dos capilares. Contra a reabsoro. *Pressao Coloidosmotica do Intersticio (f): contra a reabsoro *Pressao Hid intersticial (Pif): favorece a reabsoro. * Pressao Coloidosmotica Capilar (c): favorece a reabsoro. SUPER DESENHO REABSORAO Dois determinantes da reabsoro nos capilares por variao hemodinmica: P. hidrosttica e P. coloidosmotica.

1 Determinante: Presso hidrosttica influenciada pela PA. Resistncia nas a. a e a.e; PA Ph nos capilares = reabsoro resistncia das aa e ae Ph = reabsoro Embora a constrio das arterolas eferentes aumente a presso hidrosttica capilar glomerular, ela diminui a presso hidrosttica dos capilares peritubulares.

2 Determinante: P coloidosmotica = reabsoro A p coloidosmotica dos capilares peritubulares determinada por: (1) P. coloidal sistmica (diretamente proporcional) (2) da *+ plasmtica de protenas reabsorao (3) Frao de filtrao FG - *+ protenas - P coloidal Alguns vasoconstritores renais, como a Angio II, aumentam a reabsorao dos capilares peritubulares pela diminuio do fluxo plasmtico renal e pelo aumento da frao de filtraao. P 355 precisa??? CONTROLE HORMONAL Aldosterona = reabsoro de Na+ e estimula a secreo de K+. Secretada zona glomerular do CSR Ao: clulas principais dos tbulos coletores corticais ao em tubo e ducto coletor Mecanismo: estimula a bomba de Na+/K+ ATPase e aumenta a permeabilidade da membrana luminal ao Na+. Estmulos: [K+] extracelular aumentada; Nveis de Angio II elevados (em situao de depleo de sdio e de volume ou presso sangunea baixa). Ajuda a aumentar o volume de sdio e de agua, ajudando a aumentar o volume de liquido extracelular e restaurar a presso sangunea aos nveis normais.

Angiotensina II = reabsorao de Na+ e H2O (+) poderoso hr: reteno de Na+ e H20 Secreo: quando h PA e volemia (hemorragia estimula a secreo) Estimula a secreo de aldosterona, que por sua vez aumenta a reab de Na+ (age na a.e) Constrio da AE=Phid dos capilares peritubulares Reab tubular efetiva; Fluxo sg=Frao de filtrao G=*prot+=pColo=a fora de reab dos capilares tubulares e assim aumenta a reab de Na+ e agua. Estimula diretamente a reabsoro de Na+ (TCP) (ala) e (TCD). Estimula a bomba Na+/K+ BASOLATERAL; trocador Na+/H+ LUMINAL; cotransporte de Na+/HCO3- BASOLATERAL. Estimula a troca de Na+/H+ na luminal do TCP.

ADH = reabsoro de H2O permeabilidade H20 dos epitlios dos TCD, TC e DC. Ajuda na desidratao, na economia de agua.

Ausncia de ADH = urina diluda, perde-se muita agua.

PNA = hipervolemia Inibe a reabsoro de Na+ e H2O (ductos coletores); Tambm inibe a secreo de Renina e, portanto, a formao de angio II, que reduz a reabs. Que ajuda o volume sg a voltar ao normal. FORMAAO DE URINA DILUDA Rim: capacidade de variar as propores de soluto e agua. H2O no organismo: osmolaridade: excreo urina diluda 50mOsm/l H2O no organismo: osmolaridade: excreo *+ 1200 a 1400 mOsm/l Rim: excreo volume diluda ou volume de uma *+. No alterao de outros solutos. Resumo: regular a excreo de H2O independente de variar a de soluto. *ADH e [] de urina ADH 1 efetor controle de osmolaridade e [] de Na+. Baixa quantidade de agua no corpo osmolaridade = Hipofise Posterior = ADH= permeabilidade dos TUBULOS DISTAIS E DUCTOS COLETORES H20: volume de urina, porque absorveu grandes volumes de agua. Excesso de agua no corpo = osmolaridade = HP = ADH = permeabilidade H2O: volume de urina. Presena ou ausncia de ADH determina: diluio/concentrao da urina. *Mecanismo medida que o liquido flui pelo TCP: soluto e H2O Reabsoro em propores equivalentes Liquido do TCP Isosmotico 300 Mosm/L ao plasma. Conforme o liquido chega ao: Ramo descendente da ala ocorrer a reabsoro de H20 (osmose) = Liquido tubular em equilbrio com liquido da medula renal que bastante hipertnico. Assim, o liquido tubular fica mais concentrado medida que flui pela ala de Henle, em direo a medula interna. Resultado: liq tubular inicial/ isostonio fica concentrado na medula Ramo ascendente espesso da ala Reabsoro de Na+, K+ e Cl-. Impermevel H20 mesmo em presena de ADH. Liquido que abandona a parte inicial do TCD hipotnico 1/3 da osmolaridade plasmtica. Fica cada vez mais diludo, independente do ADH o liquido sai hiposmotico. *Liquido tubular distal e coletor mais diludo sem ADH TCD. T coletor cortical reabsorao adicional de NaCl. Sem ADH poro impermevel H2O. Reabsoro adicional de solutos = ainda mais a diluio. --> diminuindo a osmolaridade. A falha na reabsoro de agua e a reabsoro continuada de solutos levam produo de grande volume de urina diluda.

Excreo de urina concentrada Formao de uma urina mais concentrada que o plasma necessrio vida. Perdas constantes de H2O so evaporao. SRI, transpirao e excreo. Ingesto de liquido necessria para equilibrar a perda. A formao de urina concentrada diminui a perda de H2O e minimiza a necessidade de ingesto de liquido. H2O no organismo formao de urina [] {Excreo continua de soluto/ reabsoro de H20} =volume urinrio formado Requisitos para excreo de urina concentrada (1) Nveis de ADH elevado - TCD e T coletor Ele aumenta a permeabilidade dos tbulos renais agua, permitindo sua absoro com avidez. (2) Osmolaridade do liquido intersticial (Medula renal Hiperosmotica) Produz gradiente osmtico necessrio para a reabsoro de agua em presena de altos nveis de ADH. Assim a agua pode deslocar-se por osmose para o interstcio e retornara circulao sangunea. Disposio anatmica da ala. Mecanismo contracorrente (medula renal fica concentrada). Multiplicador contracorrente. Desenhosssssssssssssss Mecanismo contracorrente: depende da disposio anatmica peculiar das alas de Henle e dos vasa recta, dos capilares peritubulares especializados na medula renal. Esse mecanismo gera o interstcio medular renal hiperosmotico. Os fatores que contribuem para esse aumento da concentrao so: 1. Transporte ativo de Na+ e cotransporte de K+, Cl- e outros ons, do ramo ascendente da ala para o interstcio medular; 2. Transporte ativo de ons dos ductos coletores para o interstcio medular; 3. Difuso facilitada de muita ureia, dos ductos coletores para o interstcio; 4. Difuso de pouca quantidade de agua dos tbulos para o interstcio. 5. Tabela 28-1, pg 367. Desenho 28-5, p. 368.

Potrebbero piacerti anche