Sei sulla pagina 1di 26

COMPANHEIRISMO

William M. Branham 19 de Maio de 1962 Green Lake - WI - U.S.A.

amos permanecer de p s por um momento para uma palavra de orao enquanto inclinamos nossas cabeas. Nosso Pai celestial, enquanto nos aproximamos de Ti nesta noite, Senhor, nesta hora de companheirismo, ns Te agradecemos pelo Sangue de Jesus Cristo, e por esta hora de companheirismo.
2 Agora, diante de mim esto alguns lenos que foram enviados aqui, Senhor, para a conveno. Eles representam pessoas que esto necessitadas. E nos foi dito na Bblia que eles tomavam do corpo de So Paulo lenos e aventais, e os espritos imundos saam deles, e os enfermos eram curados. Ns sabemos que no somos o Santo Paulo, mas Tu ainda continuas o mesmo Deus. E Tu tens provido um caminho hoje, pois Tu s o mesmo ontem, hoje e eternamente. Oramos para que Tu cures estas pessoas.

E como um escritor disse, quando Israel foi impedido pelo Mar Morto da terra prometida, Deus olhou para baixo atravs da Coluna de Fogo com olhos irados e o mar ficou com medo e recuou e Israel seguiu em sua jornada. Deus, eu oro para que quando estes lenos forem colocados sobre o corpo dos enfermos, Deus possa olhar, no somente atravs da Coluna de Fogo, mas atravs do Sangue do Seu Prprio Filho, Quem opera, e que a enfermidade possa retroceder dando lugar ao poder de cura de Cristo. Abenoe esta conveno, Senhor, em seu trmino nesta noite. Oramos para que Tu nos visites de maneira grandiosa, como Tu tens feito, e d-nos de Tuas bnos. Pedimos no Nome de Jesus. Amm. Podem se assentar.
5 O Senhor abenoe. Eu fiquei to comovido com o -- o elogio que o irmo Carlson acabou de me fazer. Como eu gostaria de tirar um tempo para dizer algumas coisas a respeito daquilo. Mas eu sei que vocs tm estado. . . Hoje e atravs de toda a conveno tem havido vrias pregaes, e muitas pregaes de grandes pregadores que tm lhes falado. E eu -- eu aprecio todos eles. E eu sei que vocs esto cansados agora, e vocs estaro indo para casa daqui a pouco e talvez para as suas igrejas amanh. E eu -- eu no tomarei muito do vosso tempo. Mas como o irmo Carlson numa to nobre declarao. . . 4

2
6

A PALAVRA ORIGINAL

Ontem noite quando eu sa daqui, eu coloquei os meus braos ao redor de Jos. Eu disse: Qual o problema comigo? Eu perguntei minha esposa outro dia: Sou eu um louco? Eu no posso deixar de dizer estas coisas. H um impulso dentro de mim que me direciona para isto, e eu -- eu no posso evitar isso. algo, . . . eu olho ao redor na igreja. Nesta tarde, no hotel em que estou hospedado havia um grupo de pessoas que chegaram embriagadas, e mulheres, avs, e usando shorts, e vestidas imoralmente, e bebendo e fumando. E eu -- eu pensei: Deus, por que devo falar com as minhas irms da maneira que fao, e sem querer dizer estas coisas, mas por que deveria fazer isto, e olhar aqui? E docilmente, no uma voz audvel, mas algo dentro de mim disse: Eu no quero que Meus filhos se paream assim. A est voc. Vem? Vocs so um povo diferente. Quando eu O vi dizer -- ouvi isto dentro do meu corao: No quero que Meus filhos. . . aquilo realmente me fez bem. Meus filhos . . . Eu amo a igreja. Foi por ela que Cristo morreu, a igreja. E eu creio na igreja. Mas algumas das coisas que acontecem na igreja quando voc constantemente prega contra isto, e mostra a Palavra para isto; e ento ver a igreja continuar tateando naquilo, . . . Veja, honestamente, eu sei que sou chamado de tudo, de arcanjo a um diabo. Eu sou vosso irmo. Sou vosso irmo. E estas coisas podem ser ditas a meu respeito. No posso fazer nada quanto ao que dito. Eu devo ser honesto. Eu quero dizer como Paulo: Eu no fui desobediente viso celestial que veio a mim quando era um garoto. E desde ento o Senhor tem operado -- tendo confiana em Deus, f em Cristo.
9 Aqui, poucas semanas atrs -- ou melhor, a ltima vez que estive em Chicago, eu estava com os Homens de Negcios que estavam fazendo uma pequena exposio com vrios ministros pela cidade. E ento eu tinha que falar -demonstrar, a -- a ltima parte disto, no -- na reunio ministerial. Eu estava me preparando para um grande jubileu gastronmico espiritual, eu acho que assim que eu chamaria isto. 10 E certa noite, cerca de trs ou quatro noites antes do -- que acontecesse, eu estava no quarto do hotel. Os relmpagos brilhavam; estava havendo uma tempestade. Eu havia acabado de chegar da reunio; era cerca de uma hora da manh. Ele disse: V janela. Ali estava aquela Luz brilhando no quarto, da qual vocs tm a fotografia, e conhecem a respeito. Disse: V at a janela e se coloque ao lado daquela terceira chapa de metal. 8 7

E ali me coloquei, olhei atravs daquilo. E Ele disse: Eles tm uma armadilha preparada para voc. Mas no se preocupe, Eu estarei com voc. Diga ao Sr. Carlson aqui, e outro homem estar com ele, o qual ser Tommy Hicks; eles no conseguiro aquele auditrio que esto pretendendo. Ser em outro lugar

11

COMPANHEIRISMO

com uma sala marrom. E quando eles chegarem, ali haver um homem de cor assentado sua esquerda. E ento Ele me mostrou onde todos estariam assentados. Disse: Agora, diga isto. Voc se encontrar com o Sr. Carlson amanh para o caf da manh. Aqui est ele assentado. E na sala o Esprito Santo descreveu cada pedacinho dela. E aquela reunio, o local onde eles a teriam, foi cancelado. Eles tiveram que arranjar outro lugar. E quando todos eles chegaram, cada pessoa estava assentada exatamente em seu lugar. A est o irmo Carlson. O Senhor nunca diz nada a no ser o que correto, perfeitamente correto. E eu disse para a associao ministerial: Eu sei o que vocs tm contra mim. a respeito do meu ensinamento em relao a Cristo. Agora, eu ouvi vocs se apresentarem como Dr. Fulano e Dr. Siclano. Eu no tive nem mesmo educao de escola secundria. Mas eu gostaria que alguns dos que dizem que o ensinamento est errado, se o Doutor puder tomar sua Bblia, venha aqui e se coloque ao meu lado diante destes ministros; ou ento saia do meu caminho de agora em diante. Vem? Isto correto. Se um tquete-refeio para voc, ento no tente discutir isto comigo. Eu tenho uma coisa; esta agradar a Cristo e a Sua Palavra, e este o meu propsito na vida. E amigos, no fcil quando voc ama as pessoas, ter que cort-las em pedaos mesmo assim. Voc no tem a inteno de fazer aquilo. Mas como pode um homem que vai pregar atravs da inspirao dizer qualquer coisa a no ser o que vem da inspirao? Se eu alguma vez disser qualquer coisa que seja contrria Palavra, ento chamem a minha ateno. Claro que muitas vezes entre as pessoas, l fora quando estou nos perodos das convenes, eu nada falo a no ser da grande fundamental doutrina evanglica. s vezes tento falar contra o pecado e da repreenso de determinadas coisas que vejo as pessoas fazendo, tentando viver como o mundo e continuando a fingir que so crists. A maior pedra de tropeo que a igreja pode ter uma coisa como esta. Ns devemos estar dentro ou estar fora. Ns -- mas no fingir algo quando no o somos. E ento isto se torna muito difcil. Algum tempo atrs, um amigo me escreveu uma carta. Havia uma pessoa que estava por ali com aquele amigo, disse: O Irmo Branham um profeta quando ele est sob a uno. Mas disse: No d ouvidos ao seu ensinamento. Est errado.
17 Agora, pode voc imaginar uma pessoa dizendo isto? Um profeta? Ora, para quem a Palavra do Senhor vem. Eles tinham . . . Eles eram os nicos que tinham a interpretao da Palavra. Eu no sou um profeta. Eu no alego ser algum profeta. Mas eu digo. . . Se -- se qualquer pessoa que no admite que a 16 15 14 13 12

A PALAVRA ORIGINAL

Palavra de Deus est correta, no importando o quanto tenhamos que nos cortar. . . No podemos cortar nosso -- nosso. . . Ns temos que nos cortar para nos encaixar com a Palavra de Deus. No podemos cortar nossa -- nossa -- a Palavra de Deus para que Se encaixe no que pensamos. Temos que nos manter na Palavra. E algum veio h no muito tempo e disse: Esta doutrina, esta coisa que voc cr, disse: se o Anjo do Senhor lhe disse isto, ns creremos nisto. Um grupo de ministros. Eu disse: O Anjo do Senhor? Se ele dissesse qualquer coisa diferente, eu no creria nele. Como voc pode se basear numa experincia, ou alguma sensao? O diabo pode personificar qualquer sensao que voc pode -- que possa manifestar. Eu j vi todas estas coisas. J vi pessoas . . . J vi pagos danarem em esprito, falarem em lnguas, e beberem sangue em um crnio humano, e invocarem o diabo. J vi pessoas gritarem, e entrarem em. . . Muhammadans enfiarem lascas atravs de seus dedos at nem mesmo sentirem aquilo, tomarem uma lana e atravessarem sua face assim, gritando, clamando, louvando seu deus. Voc chama aquilo de Deus? J os vi passarem anzis de pesca atravs deles, bolhas dgua penduradas assim, e andam atravs do fogo com quinze ps de profundidade e quatro ps de largura assim, de um lado para o outro, e no terem nenhuma queimadura de fogo, nem mesmo o cheiro de queimado. Voc chama aquilo de Deus? Certamente no. Deus a Palavra. No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo continua sendo Deus. Como iremos julgar?
20 Minha prpria me, que partiu para o cu no muito tempo atrs, ela disse: Billy, voc tem sido meu suporte nas coisas espirituais, eu -- e voc tem tomado conta de mim e olhado para que eu no passasse fome. 19 18

Eu disse: Me. . . Tivemos um alicerce catlico. Sabemos disto, sendo irlandeses. Eu disse: Quando eu era um jovem, no tinha sentido o chamado de Deus. No amos a nenhuma igreja, nenhum de ns, nunca estive em uma igreja em minha vida, eu acho, at me tornar um homem. E eu disse . . . Eu fui at a igreja Catlica, e eles disseram: Ns somos a igreja. Eu fui at a Luterana e eles disseram: Ns somos a igreja. At aos Batistas, Ns somos a igreja.
22 Bem, qual delas a igreja? Existem mais de novecentas delas. Ningum pode basear a f naquilo. Ningum pode basear a f sobre uma sensao. H somente uma que correta, e essa a Palavra de Deus. Os cus e a terra passaro, mas no a Minha Palavra.

21

COMPANHEIRISMO
23

Eva simplesmente interpretou mal, ou melhor, Satans interpretou para Eva, apenas uma pequena frao da Palavra de Deus, apenas uma coisinha, e aquilo causou todo este problema. No isto correto? Cada morte, cada -- cada beb, cada beb hidroceflico, cada homem aleijado, cada -- cada morte, cada cemitrio, e tudo mais, foi porque uma pessoa interpretou mal e torceu um pouquinho a Palavra de Deus. E se Deus no deixou isto passar ento, quanto mais agora? Vamos Palavra, ou no vamos de modo algum. Isto correto.
24 Ento voc pode imaginar, pessoas amorosas, pessoas adorveis, o que se colocar ali em cima e no pensar no que voc ir dizer, e ver o Esprito fazer aquelas coisas explodirem, e ainda assim, o conforto Dele estar contigo para v-Lo vir, mostrar as coisas. Eu posso tomar. . . Qualquer um que pensa que sou um adivinho, vidente, voc sabe que essa a mesma razo pela qual eles mataram a Jesus? A mesma coisa, porque Ele conhecia seus pensamentos e assim por diante.

Se eu tivesse lido os pensamentos aqui ontem noite, eu -- eu teria tido tal . . . Se o Esprito Santo tivesse me permitido falar ontem noite de certas coisas que estavam acontecendo, vocs teriam me expulsado para fora do pas. As pessoas do tapinhas em suas costas e dizem: Irmo, e pensam que voc adivinho. No acha voc que sei disto? Eu no posso ter o Esprito de Deus sem saber disto. Aquele que cr em Mim, as obras que fao, ele tambm as far; maiores do que estas ele far; eu vou para o Meu Pai. Vem o que quero dizer? Vamos orar. Pai Celestial, permita ao Esprito Santo falar conosco agora nestas prximas poucas palavras. Deus, eu oro para que no haja nenhum perdido no dia do julgamento, que todos ns estejamos ali, e todos estejamos cobertos com o Sangue do Filho de Deus. Perdoe-nos por nossas transgresses. Ns Te ouvimos dizer certa vez quando Tu estavas nos ensinando a orar, e Tu chegaste ao ponto: Perdoa-nos as nossas dvidas como ns perdoamos aos nossos devedores. Ento Tu paraste e disseste: Se de corao no perdoardes a cada homem suas transgresses, tambm o vosso Pai celestial no vos perdoar. Ento estamos vendo em que posio ns estamos Deus, eu espero viver para ver o dia em que eu possa ver a igreja do Deus vivo toda em fila como um grande exrcito de Cristo, toda coberta pelo Sangue, cada irm e irmo, um santo, marchando em direo ao poder da Palavra de Deus. Tu disseste que restaurarias tudo que o pulgo e a locusta e o gafanhoto haviam comido. Eu creio que Tu o fars, Senhor. Estou crendo que Tu fars isto, e eu espero ver isto em minha era. Se no, eu semearei a Semente da Tua Palavra. E ento quando o Esprito Santo cair, Ele . . . Sabemos que o justo -- a chuva cai sobre os justos e injustos. A mesma chuva que molha o trigo molha o joio.
27 26

25

6
28

A PALAVRA ORIGINAL

Mas, Deus Pai, no nos deixe em nossa vida semear nada a no ser a genuna Semente de Deus. Portanto, quando o Esprito Santo vier e cair sobre Ela, que Ela possa suscitar uma reproduo de Jesus Cristo, sendo um filho ou filha de Deus. Eu peo isto no Nome de Jesus. Amm. Deus abenoe ricamente a todos vocs. Que minha bno esteja convosco, minha paz esteja sobre vs. E eu no . . . Eu espero e confio que um dia numa . . . Se no for mais nesta terra, ser naquela terra que h de vir quando formos chamados presena de Cristo. Aquela trombeta soar e os mortos em Cristo levantaro, pois juntos em uma s unidade iremos encontr-Lo. Eu quero falar s por. . . eu tenho um relgio aqui que eu posso ajust-lo e fazer isto exatamente em trinta minutos, e -- e ser exatamente s dez horas. E se o Senhor permitir, eu terminarei logo ento. Somente um momento de seu tempo, se voc o reservar, s um pouquinho. . . Agora, amanh tarde, vocs, pessoas l de Chicago, tragam seus enfermos e aflitos. Amanh tarde no Mather haver um culto de cura. Est correto, irmo Carlson, no est? Eu perguntei ao irmo Joseph se estaria tudo certo, e ele disse que com certeza estaria, ento est tudo correto. E ento na segundafeira o encontro missionrio do irmo Joseph, este companheirinho que todos ns amamos.
31 Acabei de falar com um irmo aqui que . . . eu creio que foi ele quem me levou at o irmo Aegery aquela vez -- Aegery -- quando recebi uma carta bastante severa dele, e o Senhor nos deu aquelas grandes palavras. E eu penso que talvez quarenta ou mais receberam o Esprito Santo ali fora no colgio Luterano. Pode voc imaginar isto? Mas quando ele chegou no. . . Ele pensou que fosse um adivinho polido. Mas quando ele foi suficientemente honesto para estabelecer a Palavra de Deus, ento isto veio a ele. E aquilo fez a diferena. 30 29

Agora, eu vou ler em So Joo, 1 captulo, 1:7. Vamos todos ler este versculo.

32

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz est, temos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Eu gostaria de falar s por um momento no conceito de Companheirismo. Sendo esta uma conveno, todos ns sabemos que conveno um perodo de companheirismo. E ns temos . . . Eu gosto de companheirismo. Eu gosto de vir a uma reunio de companheirismo, onde podemos ter companheirismo. (E se vocs me desculparem, depois de ler o meu texto, pois eu -- eu fao uma observao para um irmo assentado aqui, o irmo Tommy Nichols. Eu
34 33

COMPANHEIRISMO

fiquei to contente quando voc imprimiu aquele artigo ou -- ou no -- sua Voz dos Homens de Negcios a respeito da viso da ida ao cu, voc a colocou exatamente da maneira que foi. Obrigado, irmo Tommy. Deus te abenoe por isto.) Agora, sobre companheirismo. No companheirismo, todos o desejam. Nesta noite ali no hotel, eles estavam tendo companheirismo. O que era aquilo? Bebendo por ali. E eles estavam tendo. . . Eles saram e compraram mais garrafas e cervejas, do outro lado, nos bares, e aqui estavam todos eles, vovs e vovs, bebendo e daquele modo escandaloso, com as coisas mais imorais, que eu at mesmo tive, no quarto quente, tive que puxar as janelas e fech-las, para no ouvir aquela baguna. E me parece que, se vivemos em uma nao crist, aquilo nem mesmo devia ser permitido. Mas eu lhes digo uma coisa, comece a falar alto e a gritar, e observe quanto tempo isto dura. Haver algo dito em relao quilo rapidamente. Mesmo assim estamos em uma Amrica crist. Eu permaneci no quarto. Hoje eu fui jantar em um lugarzinho. Se eu alguma vez vier aqui de novo, eu almoarei aqui se eu puder entrar e conseguir um quarto em algum lugar. Eu fui jantar em um lugarzinho, e honestamente, eles tinham aquele velho booglie-wooglie, vocs sabem, rock-and-roll. Eu sou um missionrio. Eu venho. . . Tenho estado em -- l no meio dos Hotentotes, e l embaixo nas selvas da frica. Eu ouvi isto l atrs, mas eu nunca pensei que ouviria isto na Amrica. E ali estavam daquele jeito. E todos eles naquela baguna. E eu simplesmente fiquei enojado. E Billy e eu nos levantamos, e fomos embora, e fomos para outro lugar. E -- e eles no tinham nenhum ali. Eu disse: Olhe l dentro, e se eles tiverem uma daquelas velhas vitrolas automticas ns no vamos entrar. Apenas deixarei isto de lado.
38 Eu levei minha famlia em um, certa vez, quando viajava. Eles a estavam tocando. Eu me aproximei dali. Eu disse: Sr. eu sou um missionrio e eu preciso de cada centavo que eu tenho. Mas a minha famlia est comigo, e estamos todos com fome. Estamos tentando por volta de trs horas encontrar um lugar onde comermos. Eu te dou uma nota de cinco dlares se voc desligar aquela tomada ali at terminarmos de comer. 37 36 35

Aquilo o fez ficar envergonhado. Ele disse: Simplesmente guarde os seus cinco dlares. J que voc teve tanta coragem, disse ele: apenas deixe isto para l. Ento isto. Oh, Amrica crist, claro. Sim, Amrica crist.
40 Ns tentamos tudo. Eles tm companheirismo ao redor daqueles tipos de coisas. Os corvos tm companheirismo em uma carcaa morta. Mas pombos comem comida de pombos. Eles tm companheirismo no campo de trigo. E ento isto depende de qual a sua -- do que voc . Um pombo no pode . . .

39

A PALAVRA ORIGINAL

Agora, ele no pode ter companheirismo com corvos e abutres, porque ele no tem fel; no h nenhuma amargura nele. Ele no poderia comer aquilo. Aquilo o mataria. E um cristo no pode ter companheirismo por a desta forma. Isto mataria o prprio Esprito que est nele, entristeceria o Esprito Santo e Ele iria embora. Agora, estamos tentando fazer companheirismo com as naes. Estamos gastando bilhes de dlares dando-os a naes estrangeiras para fazer companheirismo, e o comunismo est se espalhando atravs de todo o pas do mesmo modo. Vem? Aqui, h no muito tempo atrs, ora, tivemos uma guerra. E algumas das balas que foram atiradas de volta em ns, foram fabricadas nos Estados Unidos. Veja, tentando lhes enviar materiais e coisas assim, e atiram de volta em ns. Voc no pode obter companheirismo assim. Voc simplesmente no pode faz-lo. Agora, temos tentado ento educar as pessoas para terem companheirismo. No h maneira de educar as pessoas para terem companheirismo. Voc vai bem mais longe o tempo todo. A igreja perdeu a sua primognitura quando ela adotou a educao em vez da salvao para tentar levar as pessoas ao conhecimento de Cristo. Eles tentaram denominar para fazer companheirismo. Voc no pode fazer isto, porque voc traa uma linha de divisa e tira o outro companheiro fora. Voc no pode fazer isto. No existe maneira para -- para ter companheirismo nas denominaes. Voc nunca ser capaz de fazer isto, porque cada denominao . . . Este Conclio Mundial de Igrejas, ora, eles esto lutando consigo mesmos. Eles esto cortando suas gargantas. Como podem alguma vez terem companheirismo, quando as pessoas ali no crem em Deus? Infiis e tudo mais, como voc pode . . . Jesus disse: Como podem dois andarem juntos, a no ser que estejam de acordo? Como pode voc fazer isto? H somente uma maneira pela qual voc pode andar com um homem; esta quando voc concorda com ele. Ento como voc ir cortar com as denominaes e assim por diante, e fazer um acordo, quando um est separado do outro? E mesmo assim, Deus quer que tenhamos companheirismo. H algo em ns que nos leva a fazer companheirismo. O homem sempre quis fazer isto. Mas ele sempre tentou realizar atravs de seu prprio conhecimento de como traz-lo. E ele nunca ser capaz de faz-lo. H somente um lugar de genuno companheirismo, e este sob o Sangue derramado do inocente. Esta a nica maneira pela qual podemos ter isto. Vamos ter companheirismo com cada igreja que seja Luterana. Se toda igreja
46 45 44 43 42 41

COMPANHEIRISMO

fosse Batista, ou as demais, poderamos ter companheirismo sob os direitos denominacionais. Mas ns que lemos a Bblia sabemos que estas coisas nos fazem discordar.
47 Agora, a nica coisa sob a qual podemos ter companheirismo, como estabelecemos aqui nesta noite: metodistas, batistas, luteranos, presbiterianos, ou seja mais quem for, quando estamos sob o Sangue derramado do inocente. Esse foi o requisito de Deus, e Deus nunca muda o Seu programa . Quando Deus uma vez toma uma deciso, Ele tem que permanecer para sempre com aquela deciso.

Agora, Ele infinito. Ns -- ns no somos infinitos. Ns somos -- somos seres mortais; portanto somos finitos. Ento no podemos ser-- ser infinitos. Ento fazemos promessas. Voc faz promessas; voc as quebra. Voc faz algo hoje e amanh voc sabe mais a respeito daquilo, ento amanh voc pode fazer aquilo melhor. No ano que vem voc continuar fazendo aquilo melhor do que voc fez naquele dia, porque voc aprendeu mais a respeito daquilo; porque somos finitos, sujeitos a -- a estas trs pequenas dimenses na qual vivemos.
49 Mas Deus infinito. Portanto, Deus pode falar uma vez e isto -- Sua deciso perfeita, e ela nunca pode mudar. Esta a razo: Minha f est edificada em nada menos que no Sangue e na justia de Jesus. Quando tudo ao redor de minha alma se dissipar, ento Ele toda a minha esperana e apoio. Pois em Cristo, a Rocha slida, eu me firmo; todos os outros terrenos so arreias movedias.

48

E Cristo a Palavra. Ele a Palavra. Sobre . . . Ele disse que os cus e a terra passariam, Mas Minha Palavra nunca passar. Nenhuma s palavra Dela pode falhar, porque a Palavra de Deus. Voc no pode . . . No ltimo livro de Apocalipse diz: Quem tirar uma s palavra Disto, ou adicionar uma palavra a Isto, o mesmo ser tirado -- sua parte do Livro da Vida. Portanto, qualquer credo, qualquer coisa mais que fosse acrescentada Palavra de Deus, ou fosse tirada qualquer coisa Dela, seria morte faz-lo, como o foi para Eva no princpio. pena de morte tirar ou acrescentar. Apenas tomeA exatamente como Ela diz. A Bblia diz: No de particular interpretao. Ela j est interpretada. Apenas leia e creia Nela. Deus vela sobre Sua Palavra para cumpri-La. Portanto na Sua Palavra que temos que nos firmar.
52 Agora, o nico lugar . . . Portanto, crendo em Sua Palavra, o nico lugar para companheirismo sob o Sangue derramado, onde todos podem se reunir ao redor e sentir o mesmo; porque est sob um lugar de Sangue derramado. Agora, colocar a sua f sobre qualquer outra coisa alm da Palavra de Deus areia movedia. No importa o que seja, isto continua sendo areia movedia. 51

50

10

A PALAVRA ORIGINAL

Isto tem que ser a Palavra. Isto verdade. Ns cremos nisto. Esta a razo pela qual eu tenho f para crer que tudo que Deus prometeu . . . Agora, eu digo que Deus pode fazer coisas que no esto escritas na Palavra. Isto verdade. Mas contanto. . . Eu teria que desejar saber sobre isso. Mas desde que Ele me d o que Ele prometeu aqui, eu estarei satisfeito apenas com o que Ele prometeu. Ento fico absolutamente seguro. Fico com a Sua Palavra. Sua Palavra no pode mudar. Pois se Ela pode mudar, ento Deus pode mudar, se a Palavra pode mudar. Se a Palavra precisa de alterao, ento Deus no Deus. Se Deus encontrou um homem, e nas bases de sua f sob o sangue derramado, salvou o primeiro homem, Ado, Ele tem que permanecer para sempre sob o mesmo programa. Se Ele no o fizer, Ele fez algo errado quando Ele tomou a Sua primeira deciso. Se Deus salvou um homem, e a nica maneira que Ele o salvou foi atravs do sangue derramado de um cordeiro inocente, se estas foram as bases pelas quais Deus decidiu salvar o homem, qualquer coisa . . . Se Ele alguma vez mudar isto para o credo de algum, ou uma igreja, ou algum dogma, ento Deus fez a deciso errada no jardim do den. Pois o primeiro homem que Ele salvou, Ele salvou nas bases de sua f no sangue derramado de um cordeiro inocente. Aquele era o nico lugar pelo qual ele podia vir. Deus escolheu um lugar, chamou Ado e Eva, e derramou o sangue de um inocente e os cobriu com a substncia daquele inocente, com o sangue sobre eles. Aquelas eram as bases nas quais o homem podia falar com Deus, e ouvir a Sua Palavra, e obter a Sua Palavra, foi sob o sangue derramado.
55 E a nica maneira que os homens, ou igrejas, ou pessoas alguma vez sabero a real verdade a respeito de Deus, vindo para debaixo do Sangue derramado Daquele inocente em Sua Presena. Ento o Esprito que vem sobre voc testificar que esta Palavra correta, cada palavra Dela; e Ela no precisa de correo em parte alguma. Isto correto. Isto -- isto tem que permanecer desta maneira, porque Ele Deus, e a Sua deciso tem que ser perfeita, e perfeita para sempre. 54 53

Vamos correr com a coisa s por alguns momentos. Primeiramente vocs sabem que os meus trinta minutos se acabaro e eu nem terei comeado.
57 Agora. E sob o sangue derramado. . . Agora, ns sabemos que o Livro mais velho da Bblia o de J, o mais velho Livro escrito. Foi escrito antes de Moiss escrever Gnesis. Ou melhor, dito que foi escrito antes mesmo de Moiss escrever Gnesis.

56

Agora observem. J, homem justo, homem pio. Certo dia tudo estava contra ele. Satans deu idia para faz-lo negar a Deus. E quando ele o fez, J. . . Eu

58

COMPANHEIRISMO

11

gosto de ler J. Muitas pessoas dizem que um enigma. No . a Palavra de Deus. Jesus se referiu a J: No ouvistes da pacincia . . .
59 No importa o que estivesse acontecendo, o quanto ele fosse perseguido, o quanto lhe dissessem que ele estava no caminho errado, J permaneceu na Palavra. Eu gosto disto. Ele disse: Se porventura meus filhos pecaram, eu oferecerei um sacrifcio por eles.

Agora, a nica coisa que o homem conhecia era o sacrifcio queimado. Aquele era o requisito de Deus. E muitas pessoas pensam s vezes que porque acidentes acontecem com um cristo, oh, ele saiu da vontade de Deus. Eles deixaram a igreja; eles saram para . . . ? . . . s vezes isto no correto, porque Deus castiga cada filho que chega at Ele. Ele o limpa, e o purga, e o prova, e v se ele suportar. Era isto que Ele estava fazendo no tempo de J.
61 Eu preguei sobre J certa vez por cerca de seis meses quando eu pastoreava. Havia uma senhora que teve suficiente honestidade . . . eu o coloquei em cima daquele monte de cinzas, assentado ali fora, voc sabe, todo cheio de bolhas, e um caco de barro rebentando suas bolhas. E uma senhora disse: Irmo Branham, quando voc vai tirar J daquele monte de cinzas? Foi por cerca de trs domingos, mas eu estava construindo ao redor para formar aquilo.

60

Ali estava ele. Ele era um profeta. Ele era o ungido de Deus. E a nica coisa que o homem sabia fazer era permanecer com a Palavra. Isto tudo. Eles vieram e disseram: J, voc sabe que voc errou. Veja o que aconteceu com voc. Todos viraram as costas a voc. E aqui todos os seus amigos se foram. A nica coisa que voc pode fazer se assentar aqui fora e olhar. Voc um infeliz de aparncia miservel com bolhas e tudo mais saindo em voc. E veja a sua condio. Mas J disse que ele no havia pecado, porque ele tinha vindo pelo caminho apontado por Deus sob o sangue derramado. Ento Deus est obrigado para com um homem que se posiciona assim. Ele o deixa ir diretamente at a ltima pessoa, at mesmo a sua esposa saiu e disse: J, por que voc no amaldioa a Deus e morre? Apenas pense, sua prpria esposa se voltou contra ele. E porque algum estar contra ns e pensa que somos engraados e estranhos . . . Todo povo de Deus engraado e estranho para o mundo. Claro, eles so. Vocs so um povo diferente, um sacerdcio real, oferecendo sacrifcios a Deus, com os frutos de seus lbios dando louvores ao Seu Nome.
64 Agora, ns observamos que at mesmo a esposa de J se levantou contra ele. Virou suas costas para ele e disse: Por que voc no amaldioa a Deus e morre? Em outras palavras: Voc parece um miservel. Por que voc simplesmente no amaldioa a Deus e morre? 63

62

12
65 66

A PALAVRA ORIGINAL Ele disse: Tu falas como uma mulher louca.

Agora, ele no a chamou de louca; ele disse que ela falava como louca. Ele nunca disse que ela era louca. Depois, deixe-me. . . Eu corrijo isto. s vezes eu digo a vocs, irms; eu no estou dizendo que vocs so mundanas, mas s vezes vocs se parecem como uma. Ento eu -- eu -- eu no digo que voc age errado. Mas s vezes vocs se vestem como -- como que parecendo com isto. V voc? Ento J disse a sua esposa . . . eu no quero entrar nisso.
67

J disse a sua esposa, disse: Tu falas como uma mulher louca.

68 E aps algum tempo . . . Oh, Deus sempre fiel quando estamos no caminho provido por Deus. J disse: Eu fiz minha confisso. Eu queimei o sacrifcio. Isto exatamente o que Deus requer. Ele adorou a Deus sob o sangue derramado. E de repente ento o Esprito veio sobre o profeta, e soaram os troves, e os relmpagos brilharam, e ele disse: Eu sei que meu Redentor vive. E nos ltimos dias . . . Embora depois dos vermes da carne haverem destruido este corpo, ainda em minha carne verei a Deus: A quem eu verei por mim mesmo. Veja, sob o sangue . . . 69 Ali estava assentado o restante deles to distante quanto qualquer outra coisa. Mas J permaneceu sob o sangue com a Palavra, isto correto, sob o sangue com a Palavra. No importa quo escuro fique, apenas continue indo em frente. Segure-se na Palavra imutvel de Deus. V adiante. Se voc segura a Palavra, voc tem a Sua mo. Prossiga. 70 E ento, sendo ele um profeta, os relmpagos brilharam e ele viu a viso da vinda de Deus. Ele sabia que os vermes de sua carne destruiriam o seu corpo, mas ele disse: Ainda em minha carne eu verei a Deus, O qual eu mesmo verei. Meus olhos contemplaro, e no outro. Pois nada trouxemos para este mundo; com certeza nada levaremos. O Senhor deu, o Senhor o tomou. Bendito seja o Nome do Senhor. Ele permaneceu naquele sangue derramado e na Palavra, a promessa. Ele era espiritual. Ele era um profeta. Parecia que Deus havia voltado Suas costas para ele, mas era apenas para provar e ver se ele permaneceria com a Palavra. 71 Somos todos provados. Cada cristo, cada filho, cada filho que vem a Deus provado atravs da Palavra, para ver se voc ser leal a Ela. Quando chegar prova final, que deciso voc tomar? isto. E aquele que no suporta castigo, mas segue em frente com o mundo, ele um filho ilegtimo, e no um filho ou filha de Deus. Certamente no.

Agora, mas a mente espiritual capta a Palavra, se alinha com Ela. E o Esprito desce sob o Sangue derramado e toma aquela pessoa.

72

COMPANHEIRISMO
73

13

Israel tinha um lugar de encontro para fazer companheirismo. Havia apenas um lugar que Israel podia encontrar com Deus, este era sob o sangue derramado. Em nenhum outro lugar Deus encontrava com eles a no ser sob o sangue derramado. Agora, entraremos em Nmeros captulo 19 por um momento, apenas para citar isto. No teremos tempo para l-lo, mas apenas para cit-lo. Em Nmeros 19 encontramos que Deus falou com os filhos de Israel em sua jornada, disse: Traga-me uma bezerra vermelha sobre a qual nunca foi colocado um jugo. Aquilo o que? Aquilo significa algo. Se tivssemos tempo poderamos entrar naqueles smbolos: uma bezerra vermelha. Ela tinha que ser vermelha, sem nenhuma mancha sobre si, ruiva. Vermelho uma cor ruim num sentido da palavra. Mas vermelho a cor do pacto. Voc sabia que cientificamente o vermelho atravs do vermelho se torna branco? Isto correto. Vermelho atravs do vermelho, olhando no vermelho atravs do vermelho, ele aparece branco. Embora seus pecados sejam vermelhos como o carmesim. . . Mas quando Deus olha atravs deles, atravs do -- do Sangue derramado de Seu Filho, voc fica branco como a neve, vermelho atravs do vermelho. Nenhuma outra cor faz isto. O vermelho atravs do vermelho se torna branco. E esta a maneira que Deus olha para voc, embora voc. . . No importa o que voc seja, se voc entrou debaixo do Sangue derramado, Deus no te v, mas Ele olha atravs do Sangue. E embora sejam muitos os seus pecados, mesmo assim voc se parece to branco quanto um lrio para Ele. Uma bezerra vermelha, sem nenhuma mancha nela, nunca poderia ter sido colocado um jugo sobre seu pescoo. Eu poderia explodir aquilo em pedaos neste momento. Ela no tem jugo em si. Isto correto. Nenhuma organizao incrdula. Ela permanece livre. Ento ela tinha que ser o que? O sacrifcio. Ento ela tinha que ser queimada, morta ao anoitecer, em -- no pela manh, ao anoitecer. E ento ela tinha que ser queimada, e suas cinzas eram mantidas parte para as guas da separao. Oh, que linda cena esta! Se simplesmente pudssemos entrar nisto, como as guas, ou cinzas tinham que ser colocadas, fazendo as guas da separao. Portanto, eles tomavam o seu sangue e faziam sete listas na porta onde voc entrava para a congregao, para o lugar santo (do ptio para a congregao). E ento o Esprito estava no santo dos santos.
77 Observem. Agora, que lindo quadro aqui. Eu espero que voc possa captar isto nos prximos cinco ou seis minutos. Observem o santo dos santos, e a maneira de aproximao para a pessoa imunda. Eles tinham certos processos pelos quais deveriam passar. No primeiro, o imundo deveria chegar at o trio exterior, e ali ser aspergido com as guas da separao. O que so as guas da separao? A Bblia nos diz que somos lavados atravs da gua da separao da Palavra. Portanto a Palavra nos separa de nossa incredulidade. Como poderia 76 75 74

14

A PALAVRA ORIGINAL

um credo fazer isto? a Palavra. A Palavra nos separa. a coisa que nos faz saber que estamos errados. Se voc fosse a uma igreja que dissesse: No tem importncia fazer isto, e sasse aqui, e dissesse aqui: E fazer aquilo. . . Venha para a Palavra. A Palavra o que nos separa. E agora observe outra coisa. (Espero que vocs me perdoem se eu passar do horrio.) Observem outra coisa. ( simplesmente muito bom deixar escapar.) Aquele que aspergia aquela gua da separao devia ter mos puras. E aquilo devia ser mantido em lugar limpo. As guas da separao no podiam ficar num lugar vil. Elas deviam ser mantidas em um lugar limpo. trio exterior, o que isto? O pecador que vem e ouve a Palavra e edifica a f naquele que Deus. . . A f vem pelo ouvir, e o ouvir a Palavra de Deus. Agora, o que estamos tentando fazer? Fazer companheirismo. Agora, o homem ouviu a Palavra. Ele creu na Palavra e ele foi aspergido ento com a gua da separao, embora ele no estivesse no companheirismo. No, senhor. Agora, vocs fundamentalistas, eu quero que vocs olhem para isto. Ele ainda no estava no companheirismo.
80 Recordem. Quando Israel subiu do Egito, Moabe encontrou com ele e no permitiu que ele fizesse um reavivamento em sua terra; ali no houve nenhuma cooperao. E Moabe cria no mesmo Deus que Israel cria. Eles foram e buscaram seu bispo ali em cima, Balaque, o levaram ali embaixo, e ele era simplesmente to fundamental quanto o era Israel. Israel vagava, sem nenhum lugar para ir. Esta grande nao organizada aqui trouxe a sua celebridade para amaldioar aquele bando de renegados (diziam eles), subindo por ali. 79 78

Eles se esqueceram que aquele grupo de pessoas que no tinha nenhum lugar para onde ir, mas eram viajantes, peregrinos e estrangeiros . . . Eles falharam em ver aquela Coluna de Fogo indo adiante deles. Eles falharam em ver aquela serpente de bronze e aquela rocha ferida seguindo-os, embora eles tivessem errado.
82 Balao pensou: Certamente, sendo eu um fundamentalista, com certeza farei isto. E ele construiu sete altares. Foi isto que Deus requereu, o nmero perfeito. Ele colocou sete novilhos limpos, exatamente o que Israel tinha. Sete altares o que Israel possua, sete castiais e assim por diante, o nmero perfeito. E aqui estava este bispo fazendo a mesmssima coisa, sete sacrifcios limpos e tambm sete carneiros, falando de uma f que o -- o Filho de Deus, o Cordeiro de Deus, estava vindo.

81

Falando a respeito do fundamental, ele era simplesmente to fundamental quanto Israel. Mas ele no tinha o Esprito. Ele no estava em companheirismo com Deus. Se fosse assim, Deus tinha que responder ao fundamentalismo.

83

COMPANHEIRISMO

15

Ento Ele com certeza havia recusado a pessoa errada. Ora, Ele tinha que aceitar a Moabe, e Ele tinha que aceitar a Israel tambm. Se Deus apenas requisesse adorao, uma igreja, um altar, Caim foi simplesmente to fundamental quanto foi Abel. Caim construiu um altar; Caim fez um sacrifcio; Caim adorou. Um altar, se unir a igreja, sacrifcio, credo e todas estas coisas, se isto tudo que Deus requer, Ele estava errado quando Ele condenou Caim, porque Caim at certo ponto esteve nos mesmos terrenos que Abel esteve. Exatamente correto. Mas o que foi isto? Atravs da revelao, atravs da revelao, no atravs da educao, mas atravs da revelao. Abel viu que aquilo no tinha sido bananas ou mas que Eva havia comido, e ele ofereceu sangue, e Deus o aceitou. Isto lhe foi revelado.
85 Esta a razo pela qual Jesus, Ele Mesmo disse quando saiu do Monte da Transfigurao, disse: Quem dizeis que Sou? 84

Uns dizem: Moiss, Elias, e assim por diante. O sobrenatural incita tais coisas. Mas Pedro disse: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo. O . . .
87 Ele disse: Bendito s tu, Simo, filho de Jonas: carne e sangue no to revelou isto. Voc nunca aprendeu isto em um seminrio. Isto no foi somente palavras. Mas Meu Pai que est no cu to revelou.

86

Agora, a igreja Catlica diz que foi sobre Pedro que eles edificaram a igreja; os protestantes dizem que foi sobre Cristo. No meu modo de ver, no foi sobre nenhum dos dois. Foi sobre a revelao da Palavra. Pois Ele disse: Tu s Pedro; carne e sangue no to revelou, mas Meu Pai que est no cu to revelou. E sobre esta pedra edificarei a Minha igreja; e as portas do inferno no prevalecero contra ela. Isto mostra que todas as portas do inferno estaro contra ela, mas nunca prevalecero. A Palavra seguir em frente do mesmo modo. Sobre esta rocha edificarei a Minha igreja. Mostrava que tudo estaria contra ela, mas no prevaleceria. Ela seguiria em frente do mesmo modo. Agora, as guas da separao esto nos separando, nos fazendo reconhecer que somos pecadores, que somos transgressores. Esta a razo pela qual eu podia martelar a coisa. Esta a razo pela qual qualquer ministro devia se colocar contra qualquer coisa que Deus diz que errado fazer. Se ele est cheio do Esprito, ele o far. Pois isto vem do cu (vem), contra o erro -- no se deve fazer aquilo. Estas so guas de separao.
90 Aquilo ainda no era suficiente. Ele compreendeu. Aquilo era o seu conhecimento, sua mente, o interior de sua mente, os campos de batalhas onde as lutas so travadas, na mente. Ento ele lana aquilo de um lado. Ele 89

88

16

A PALAVRA ORIGINAL

aceita que esse o caminho provido por Deus. Est ele pronto para o companheirismo agora? No, no. Aquela foi a mensagem de Lutero. Logo veio . . . Ele est indo; ele est indo na direo correta agora. Para que lado ele est indo? Em direo congregao. Aqui est ele separado, atravs das guas, lavagem da gua da Palavra. Ele est separado de seus pecados. Agora, ele volta. Ento ele tem que reconhecer as sete listas. Gostaria que tivssemos tempo para entrar nisto: sete eras da igreja, sete castiais, o mesmo. Cada -- cada era, cada igreja e tudo mais, tem que reconhecer que o Sangue. Cada crente . . . Ele ainda no est em companheirismo. A congregao est do lado de dentro adorando. Mas ele est aqui fora se preparando. Ele continua discutindo com a denominao e organizao e tudo mais.
92 Mas quando ele vem debaixo do Sangue. . . O que ele faz quando ele olha para aquele Sangue? Ele reconhece. Aquilo o faz reconhecer que algo morreu e derramou o seu Sangue, e foi adiante dele para lhe abrir caminho ao companheirismo. 93 Ento ele v as listas de Sangue na porta. Ele reconhece . . . Depois dele conhecer a Palavra de Deus, ento ele vem para reconhecer o Sangue derramado. E ele tem que vir debaixo do Sangue derramado, como Israel no Egito e assim por diante. Ele vem debaixo do Sangue. Ento depois que ele reconhece a si mesmo. . . E Hebreus 13:12 e 13 diz: Jesus, para santificar o povo pelo Seu Prprio Sangue, padeceu fora da porta. Ele foi o nosso Sacrifcio. Cada elemento que sai de Seu corpo constitui o novo nascimento. 91

Ouam irms, eu sou vosso irmo e espero que vocs me compreendam. Quando nasce um beb, qual o procedimento natural de um parto normal? A primeira coisa, se um parto normal, gua; a seguinte sangue, e ento a vida. Saindo do corpo de Jesus Cristo; eles furaram o seu lado: gua, sangue, e em Tuas mos Eu entrego o Meu Esprito. Ali havia trs elementos vindo de Seu sangue: justificao, santificao e o batismo com o Esprito Santo. Isto te traz atravs do Sangue para o companheirismo.
95 Ento quando este homem, separado pela Palavra, santificado pelo Sangue, entra no companheirismo divino, ento ele estar na congregao de pessoas onde o poder de Deus est caindo. E no companheirismo, no lhes importa o que seja isto, aquilo, ou aquilo outro, eles esto todos sob um s lugar e um acordo, e o Sangue de Jesus Cristo nos limpa de toda iniquidade. Ento temos companheirismo uns com os outros. Amm. Oh, como eu gostaria que pudssemos nos agarrar a isto por algum tempo. Sim, senhor.

94

Mas aqui est a razo. Esta a razo pela qual eu gosto destas convenes dos Homens de Negcios. Algum espalhou um boato h no muito tempo

96

COMPANHEIRISMO

17

atrs, que os Homens de Negcios iriam formar um -- se unir com alguma organizao. Eu disse: Quando eles o fizeram, eu entrego o meu carto de companheirismo. Aquilo extermina isto bem ali, o faz todas as vezes. Com certeza o faz. Sim, senhor. No, senhor. Eu estou com eles porque eles esto firmados na mesma coisa que eu creio. No me importa se voc um metodista, batista, presbiteriano, seja o que voc for. Quando voc entra debaixo do Sangue, irmo, temos companheirismo um com o outro e todos os homens parecem o mesmo. Quando Jesus ensinou aquela famosa parbola e falou a respeito da ceia das bodas, Ele encontrou um homem ali sem o traje das bodas. Voc. . . Ns conhecemos os costumes do oriente. Eu j estive ali e sei o que . . . Eles fazem o convite. E cada homem tem um convite para ir, seja ele pobre, seja ele rico, possa ele se vestir bem ou no. H um homem que fica de p na porta (o noivo), e lhe d um manto. Quando ele entra, ele est vestido com um manto. No importa se ele est maltrapilho, seja l como ele estiver, ele coloca o manto. E todos eles se parecem o mesmo, porque esto debaixo do manto, e eles no podem obter um manto sem o convite. E este homem havia entrado de alguma maneira, de modo despercebido. Ele no podia ter companheirismo pois ele no estava trajado corretamente. E quando um homem deixa o seu credo ou a sua denominao separ-lo de seu irmo, algo est errado. Ele passou de modo despercebido atravs de algum porto denominacional ou algo assim. E a Bblia diz: Amarre-o e lance-o nas trevas onde h choro e lamento e ranger de dentes.
99 Irmo, no so os credos que nos levam para dentro. No so os credos que trazem o nosso companheirismo. Isto. . . A educao nos leva para bem longe disto, mais do que qualquer outra coisa que eu conhea. Deus. . . No foi um programa educacional. Foi o programa da morte de Seu Filho: morte, sepultura e ressurreio, o derramamento do Sangue. E atravs daquilo, debaixo daquele Sangue, todos ns temos companheirismo uns com os outros enquanto o Sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos limpa de todos os pecados. 98 97

O que pecado? Incredulidade. Amm. No h ningum naquele companheirismo ou adorao que discordar de qualquer Palavra que Deus falou. Por que? O mesmo Sacrifcio que morreu por ele Aquele que escreveu a Palavra.
101 No Velho Testamento, quando um crente chegava para adorar, se ele tivesse feito algo errado, ele no podia, a menos que viesse atravs do sangue. O que ele fazia? Ele trazia -- trazia o seu cordeiro e se aproximava do sacerdote. O sacerdote examinava o cordeiro para ver se era um bom cordeiro: perfeito. Ento ele colocava as suas mo sobre o cordeiro e confessava os seus pecados. Ento os pecados eram transferidos dele para o cordeiro. O cordeiro devia morrer,

100

18

A PALAVRA ORIGINAL

porque ele no era mais pecador, porm o cordeiro o era. Eles cortavam a sua garganta. O sangue escorria. Era aspergido sobre -- queimado no fogo. Correto.
102 Observem. Agora, aquilo seria suficientemente bom. Mas por que, por que aquilo no funcionou? Aquilo estava mostrando que algo maior estava se aproximando, porque o sangue de um bode ou de uma ovelha no podia expiar o pecado. Ele podia cobri-lo, mas no podia separ-lo. Por que? O esprito que a vida que est na clula sangunea, na qumica do sangue, na vida . . . Na clula sangunea estava a vida da ovelha. E aquela ovelha que havia morrido, a vida dela no podia voltar sobre o adorador. Portanto aquilo no podia operar.

Mas quando chegamos ao Calvrio, pela f colocamos nossas mos sobre o Cordeiro de Deus, e Sua clula sanguinea foi rompida . . . O qual no era nem judeu nem gentio, Ele era Deus. E ns, naquele Sangue inadulterado, no atravs de sexo, mas atravs de um ato criativo de Jeov, Ele Mesmo, O qual criou a clula sangunea no ventre da virgem e trouxe o Filho de Deus . . .
104

103

Ele no era filho de Maria. No, chamam . . . Vocs catlicos, a chamam me de Deus, a chamam de me de Deus. Certa vez Ele nem mesmo a chamou de me. Ele a chamou de mulher. Isto o que ela era. Ela era uma incubadora que Deus usou, exatamente como Ele poderia usar qualquer outra pessoa. Ela no era nenhuma me de Deus. Deus no tem me. Ele era Deus sozinho. Nele habitava corporalmente toda a Plenitude da Divindade.

105 Quando colocamos nossas mos ali e confessamos que Ele o nosso Salvador e nosso Deus. . . E quando colocamos nossas mos sobre Ele pela f, e sobre o Sangue que foi derramado ali no Calvrio, ns somos trazidos para o companheirismo. E o Esprito Santo que estava naquela clula Sangunea retorna para o crente, fazendo dele um filho ou uma filha de Deus. Ento temos companheirismo. E se o Esprito Santo escreveu a Bblia, como pode o Esprito Santo, debaixo do Sangue que voc aceitou, alguma vez voltar e negar a Palavra? Amm. A est o companheirismo, debaixo do Sangue. Amm. 106 Este o Evangelho limpo como eu conheo, irmos. Esta a nica salvao que conheo. somente a que a minha f est edificada, bem a, no Sangue de Jesus Cristo, nas veias de Emanuel, onde os pecadores se imergem no fluxo perdendo todas suas manchas de culpa. E entramos naquilo, debaixo daquele Sangue e reconhecemos a ns mesmos como pecadores, e samos do outro lado. E Ele sela nossa crena assim, atravs de Seu Esprito Santo. E como pode aquele Esprito Santo, o mesmo Esprito Santo que escreveu a Bblia e colocou cada Palavra nela, voltar e negar aquela Palavra? Como Ela pode aceitar um credo em vez da Palavra? Como Ela pode aceitar um dogma em vez da Palavra? Ela no pode. O Esprito Santo confirmar cada Palavra de Deus com um Amm.

COMPANHEIRISMO
107

19

Oh, que coisa. neste companheirismo que eu creio. Ento no somente vocs tem companheirismo uns com os outros, ns temos companheirismo com Cristo. Por que? Ns somos -- ns nos consideramos mortos, e sepultados, e ressuscitados com Ele na ressurreio, e estamos assentados em lugares celestiais agora em Jesus Cristo. Eu li uma pequena histria no faz muito tempo atrs (concluindo). Havia um moo americano, um grupo deles, que foi para Roma para estudar arte nas grandes galerias de arte de Roma. Se voc j foi ali, maravilhoso! Quantos j estiveram em Roma? Eu creio que muitos de vocs j estiveram l. Vocs j foram em So ngelo? Aquilo no te fez sentir vergonha de si mesmo? Quando eu desci em So ngelo para entrar, um lugar catlico controlado, ali havia um enorme aviso (em Roma, onde a prostituio um. . .), mas um grande aviso ali dizia: A todas as mulheres americanas, por favor, coloquem roupas e respeitem os mortos. Esta a nossa Amrica crist; Roma ter que dizer uma coisa como esta.
109 Correto. Neste pas, em Roma, havia um jovem artista. E um velho vigia do lugar observou que aquele jovem artista era diferente. Todos eles durante a noite faziam como fazem aqui. 108

Em um grande colgio bblico outro dia, ns estvamos subindo, indo pescar, e descemos em um lugar para uma pesca vespertina. Ao voltarmos, eu nunca tinha ouvido tanto barulho na minha vida, jovens garotas saindo deste colgio famoso, e jovens garotos, com shorts at aqui. Oh, que coisa. E diziam coisas que voc jamais ouviu, deixando escapar a presso. E eu acho que eles pensavam que esta era a maneira para faz-lo.
111 O que os ministros ali tm chocado? Como ser a prxima gerao? Se est cheia de Ricks e Elvis agora, o que sero no mundo na outra gerao? O que eles sero? A est voc. Oh irmo, aquilo apenas -- algo entra em mim; eu nada posso fazer. 112 Observem. Este jovem rapaz, ele era diferente. O velho vigia o seguiu certo dia. Todos os dias ele subia em direo ao pr do sol em cima de uma colina, e observava o pr do sol, melhor dizendo. Ele olhava atravs da terra, ali em p com as suas mos assim. E os outros garotos todos saam depois que o dia de trabalho havia terminado e eles bebiam e se comportavam de modo duvidoso. Alguns deles tomavam banho misto, e festas e tudo mais, se comportando assim; exceto este jovem. Certo dia o velho vigia, que o observava todos os dias, ficou nervoso. Ento um dia ele simplesmente o seguiu de perto. O jovem homem estava ali de p olhando atravs do mar em direo a esta nao, em direo ao pr do sol. O velho vigia disse: Perdoe-me, jovem rapaz. Eu gostaria de lhe fazer uma pergunta.

110

20

A PALAVRA ORIGINAL Disse: Sim, senhor. Qual a pergunta, senhor?

Disse: Agora, voc est aqui h mais de um ano. E disse: Tenho te observado a cada dia. Voc sobe aqui por volta da hora do pr do sol quando o trabalho termina ali embaixo, as sua -- suas lies de arte. E disse: Voc vem aqui e observa o sol se pr. Ele disse. Eu -- eu sou apenas um velho homem curioso. Ele disse: Eu -- eu apenas gostaria de saber por que voc faz isto? Eu gostaria de saber. Talvez eu seja apenas um curioso. Disse: Voc me perdoe se eu estiver errado, disse, em te perguntar. Disse: No. No, senhor. Ele disse: Em primeiro lugar, eu sou um cristo. O velho vigia disse: Eu tambm sou. Ele disse: Isto me diz porque voc no vai em festas, no sai e age como o restante deles, no se associa com eles. Disse: Eu compreendo isto agora, voc sendo um cristo, disse, pois eu tambm sou. Ele disse: Estou esperando pelo consolo da vinda do Senhor.
115 Ento ali de p juntos, o jovem rapaz se aproximou e colocou o seu brao ao redor daquele velho pai, o abraou para bem perto de si e disse: Voc casado? 114

113

Disse: Sim, eu criei um monte de filhos.


116 Ele disse: Senhor, a razo pela qual eu fico observando isto, que eu oro. Ele disse: Voc sabe, do outro lado, na Amrica, h um certo estado naquele grande Estados Unidos. E naquele estado h uma certa cidade, e naquela determinada cidade h uma certa casa, e naquela casa h uma garota. Ela uma crist tambm. E veja, ele disse: enquanto o sol se pe aqui, ele est em uma posio diferente l. Mas fizemos um voto que ns o observaramos enquanto Deus movesse o sol. E disse: Eu prometi que eu viveria fiel a ela. Ela prometeu que viveria fiel a mim por toda a vida. E disse: Um dia eu espero chegar at ela e faz-la minha noiva. Disse: Esta a razo pela qual eu tento viver da maneira que fao, porque eu fiz uma promessa e eu quero ser fiel minha promessa.

Oh, se ns hoje como cristos, os que esto professando ser cristos, se pudssemos nos separar de tudo do mundo (todos os nossos credos e tudo mais), e permanecer em direo -- olhando em direo ao cu, nos separando das coisas do mundo e vivendo como cristos. Porque um dia . . . H um determinado lugar chamado cu. Na casa de Meu Pai h muitas moradas. Um dia Ele vir para ns. E sejamos fiis e leais at este tempo. E a nica maneira pela qual o conseguimos, amigos, quando nascemos de novo. E no podemos nascer de novo at estarmos sob o Sangue derramado de Jesus Cristo.
118 No encerramento desta conveno, eu gostaria de tomar esta oportunidade com vocs, amigos, meus amigos, meus irmos e irms. Eu espero que voc

117

COMPANHEIRISMO

21

me deixe ser o seu irmo. Espero ser para voc como -- como um verdadeiro amigo. Vocs irms podem ser minhas irms; vocs irmos, podem ser meus irmos. Posso eu ser seu pastor? Posso eu ser um de seus concidados do Reino de Deus adorando com vocs? Vamos tomar esta oportunidade e dizer isto. Tudo que ouvimos . . . Hoje, meu bom amigo, irmo David duPlessis, eles disseram: Eu preguei trs ou quatro horas hoje. Outro irmo que eu no conheo, disse: Um jovem sujeito pregou nesta manh. Um dia aps aquilo o irmo Brown, um notvel orador, um grande irmo, havia acabado de chegar. As grandes mensagens que vocs ouviram destes irmos, simplesmente no vamos deixar que elas passem desapercebidas por ns. No vamos fazer isto. Vamos andar sob o Sangue do Senhor Jesus nesta noite. Vamos ns mesmos nos dedicar novamente a Deus no final deste culto nesta noite e dizer: Senhor Jesus, toma-me. Toma-me sob o Teu Sangue e deixe-me ver somente a Ti, Senhor, e deixe-me Te adorar. Volte para a igreja da qual voc veio, para a denominao da qual voc veio. Mas recorde, quando voc encontrar com um irmo ou irm que est em outra denominao, nunca se separe. Ele seu irmo; aquela sua irm. Todos vocs esto debaixo do Sangue do Senhor Jesus Cristo. [Espao vazio na fita Ed.] No pode voc fazer isto?
121 Voc gostaria de dedicar a sua vida novamente nesta noite? Eu gostaria de lhe perguntar. Ontem noite . . . Por isto eu amo vocs. Depois da crtica, dura . . . Eu sa l fora e enxuguei as lgrimas de meus olhos por ter que dizer aquilo. Mas eu devo ser obediente ao que me foi dito para dizer. Eu pude apenas fazlo. Sa, e mesmo aqui onde . . . Eu presumo que cerca de grande parte destas pessoas era pentecostal. Mas quando a Palavra se voltou para a moral e coisas da igreja hoje, eu disse: Quantos de vocs reconhecem que esto errados e gostariam de entrar neste companheirismo de Cristo? E cerca de noventa e cinco por cento da congregao com verdadeira e suficiente convico crist, com suficiente honestidade em seu corao, desejando fazer isto corretamente, levantaram suas mos bem diante de seus vizinhos e queriam ser lembrados em orao. Eu tenho confiana em vocs. Eu creio que Deus conceder isto. 120 119

Agora, isto no tem que ser em nenhum tempo determinado, em nenhuma data especfica. Isto pode ser neste momento, quando voc est pronto e desejoso de encontrar a Deus nas bases de Sua Palavra e dizer: Deus, moldeme e faa-me segundo Tua prpria maneira. Se voc fizer isto nesta noite em um culto consagrado, pouco antes de concluirmos, eu creio que Deus ir de encontro com cada um de vocs. E se eu nunca te vir novamente aqui deste lado do rio, eu te verei do outro lado, crendo na mesma Palavra, com a mesma mensagem, pois Jesus Cristo o mesmo ontem, hoje e eternamente. E os cus e a terra passaro, mas Sua Palavra nunca falhar. Voc cr nisto?

122

22
123

A PALAVRA ORIGINAL

Quer voc? Quer voc se unir comigo em uma consagrao? Eu me unirei a mim mesmo em consagrao para rededicar minha vida ao servio do Deus Todo Poderoso. Que eu jamais possa me dar por vencido. Que eu possa permanecer fiel e verdadeiro e pregar a Palavra. Voc deseja -- gostaria voc de ser esse tipo de cristo? Quantos gostariam de ser um verdadeiro cristo, ser simplesmente um cristo completo? Deus vos abenoe. Levantem suas mos. Agora, apenas seja honesto: voc simplesmente deseja ser um cristo verdadeiro? Deus vos abenoe. Vamos nos colocar de p. Oh, que coisa. Esta a hora. Agora o momento. Oh, eu -- eu gostaria de saber o que dizer, e poderia diz-lo se eu soubesse o que dizer. Voc sabe o que isto significa? Jesus disse: Ningum pode vir a Mim a no ser que Meu Pai o traga primeiro. E todo que o Pai tem Me dado vir a Mim. O que fez voc ficar de p? Voc realmente concorda com o que dissemos? Estou eu pronto para consagrar a minha vida? Est voc desejando morrer para si mesmo e para tudo que est ao seu redor? Nada, exceto o Sangue de Jesus Cristo tudo que voc almeja? O que pode lavar o meu pecado? Nada a no ser o Sangue de Jesus. O que me pode curar novamente? Nada a no ser o Sangue de Jesus. Ali voc tem companheirismo com Cristo, com Deus, com os Anjos, com o Esprito Santo, com todos os seres do cu e todos os seres da terra, porque todo o corpo no cu e terra chamado aps Ele. Isto correto. E vocs so uma grande famlia. Vocs tero companheirismo uns com os outros. Vamos levantar nossas mos agora para Deus, com o nosso hino de consagrao: Eu O amo, eu O amo, Porque Ele primeiro me amou; E comprou minha salvao No madeiro, no Calvrio. [O irmo Branham comea a sussurrar Eu O amo - Ed.] Apenas feche seus olhos. Agora, com seus coraes inclinados: Eu O amo ( Isto a Sua Palavra. ), eu O amo, Porque Ele primeiro me amou; E comprou minha salvao No (Apenas seja como uma criancinha agora, simples, confessando.) Eu (Que Sua doura entre em nossos coraes, o Esprito Santo.) Porque Ele primeiro Me amou; ( simples agora. Apenas aceite-O. Guarde minha alma, Senhor.) . . . salvao [O irmo Branham fala com a organista -- Ed.] (Minha F Olha para Ti)
126 125 124

COMPANHEIRISMO No Calvrio . . .

23

Agora, vamos inclinar nossos coraes e cabeas s por um momento. Faa a sua dedicao a Deus agora. Quietamente, do seu prprio modo, faa a sua orao. E, Deus, toma-me agora. Estou de p em Tua Presena. Esta conveno significou muito para mim. Toma-me, Deus. Tire a pedra do meu corao. Um dia eu tenho que partir, Senhor. Pode ser nesta noite. Eu simplesmente no sei quando isto ser. Mas eu -- eu quero estar enamorado de Ti, Senhor Jesus. Eu quero ser Teu. Minha f olha para Ti, (Apenas ore enquanto voc canta.) Tu, Cordeiro do Calvrio; Salvador divino; Agora, oua-me enquanto oro, Tire todos os meus pecados, Oh, que deste dia em diante, Eu possa ser todo Teu!
128 Agora, com suas cabeas inclinadas, e o rgo tocando continuamente. Agora, no se dedique pela metade. Apenas pense agora enquanto vamos descer. Tire de mim, Senhor, tudo aquilo que no parea Contigo. Deixe-me ser Teu filho de agora em diante. [O irmo Branham sussurra - Ed.] ( Agora, enquanto voc vai mais adiante.)

127

Enquanto trilho o labirinto escuro da vida, E a mgoa ao redor de mim se espalha, Sejas Tu o meu guia; Faa com que as trevas se tornem dia, Leve para longe os temores das tristezas, Nunca me deixes desviar Do Teu lado. Pai Celestial, a doura do Esprito, a doura da msica . . . Sejas Tu nosso Guia, Senhor, cada um de ns em nossa prpria maneira peculiar, conhecendo nossas fraquezas, Senhor. E ns as confessamos a Ti, orando para que Tu nos perdoes, Deus. Leve-nos para casa do Oleiro nesta noite, lava-nos no Sangue do Senhor Jesus, e molda-nos com aquela qumica em ns, Senhor, para que quando Tu olhares em ns isto seja apenas branco. Pois aceitamos o Sangue do Senhor Jesus. Pedimos que Tu Te reveles a ns, Senhor, na Palavra. Sabemos que este o Teu programa, Pai. Este o Teu profeta; a Palavra um profeta. Ela prediz. Qualquer coisa contrria a ela seria desobedincia ao profeta, Bblia. E ns oramos Senhor, para que Tu nos quebres nesta noite, nossos coraes de pedra, nossos caminhos de pedra, e faa-nos e molda-nos conforme imagem
130 129

24

A PALAVRA ORIGINAL

do Filho de Deus atravs do Seu prprio Sangue, para que ento nosso companheirismo possa ser sempre dcil e grande.
131 Deus, abenoe esta grande igreja que possui estes terrenos e nos permitiu vir aqui, esta Associao Batista Americana que abriu e deixou suas portas abertas para que pudssemos entrar aqui como pessoas do Evangelho Completo. Eu oro Deus, para que possa haver um velho reavivamento antiquado no meio deles, que o Esprito Santo seja derramado em cada torre de orao, e que todo este bosque esteja cheio de santos cantando e louvando e gritando, que grandes sinais e maravilhas possam acontecer no meio deles, Senhor. Eles so nossos irmos, ns oramos por eles.

Oramos por cada igreja, por cada organizao, por cada denominao, que eles possam romper aqueles grilhes e cordas e fugirem para a Rocha. Concedao, Senhor. A hora est mo agora, quando esperamos que Ele venha, quando vemos a virgem nscia comeando a suplicar por Azeite. Ento quando elas O forem comprar, o Noivo vem. Este o Assim Diz o Senhor. E Senhor, vemos isto to prximo agora. Ns oramos, Senhor, para que Tu nos despertes rapidamente e que tenhamos nossas candeias limpas e ardendo. As igrejas esto comeando a ver que perderam algo. E ns oramos Pai, que nos aprontemos agora enquanto eles o esto buscando. Isto o que Tu disseste: E enquanto elas foram comprar azeite, ento chegou o Noivo. Ajuda-nos, querido Deus.
133 Ns consagramos nossas vidas a Ti. E como pedi a meus irmos e irms aqui para fazer, eu mesmo o fao, Deus. Eu me coloco sobre a Rocha, como a guia da qual falei ontem noite. Deus, com cada orao que sei fazer, tire tudo que no puro de mim, Senhor. Eu oro para que Tu me moldes at ao ponto em que voc -- eu -- eu possa refletir sobre a Sua vida. Conceda-o, Senhor. Ajuda-me a ser verdadeiro e honesto. Ajuda-me sempre a ser forte e corajoso. Ajuda-me, Pai, a levar a Palavra at as terras no evangelizadas do mundo. Conceda-o, Pai. 134 Abenoe esta Associao dos Homens de Negcios. Que ela possa durar, e que ela possa prosperar, e seguir adiante, e ver a vinda do Senhor, e preparar muitas almas. Homens de honra, homens de integridade, homens que sejam grandes homens, que gastem do seu prprio bolso, que tirem o seu tempo para trazerem o Evangelho; sustentando ministros que vo e espalham a Palavra. Deus, ns os amamos, e oramos para que eles sejam poderosos na terra, e sejam usados em Tua mo.

132

Abenoe cada ministro que est aqui. Abenoe o nosso irmo Brown, nosso irmo duPlessis, e todos os outros irmos, irmo Joseph Boze e todos os outros, os homens de negcios e todos juntos, Senhor. E cada irm, abenoe seus coraes, Pai. Eu oro para que Tu estejas com elas. E perdoe todos os nossos

135

COMPANHEIRISMO

25

pecados. E ns nos consagramos a Ti agora, como Teus filhos. Que deste dia em diante possamos viver uma vida diferente. Pedimos isto no Nome de Jesus. Enquanto nos entregamos nas Tuas mos, faa conosco o que Tu achares melhor. Amm. Podem se assentar agora s por um momento. Eu O amo. Voc no O ama? Voc se sente melhor agora? No te d a Palavra um polimento, e te faz sentir todo renovado e tudo mais? maravilhoso. Ns amamos o Senhor com todo o nosso corao. Voc no O ama? Correto.
137 Agora, eu vou passar o culto para o irmo Carlson aqui, eu suponho. Nosso irmo, presidente, ele vir e tomar o culto agora. 136

Se formos nos encontrar daqui a um ano, e eu viver, isto provavelmente ir. . . Pode ser que eu no esteja vivo daqui a um ano. Jesus pode vir antes disto. Mas se acontecer de eu voltar a outra conveno aqui, a conveno regional deste grande estado, haver alguns de ns faltando. Estamos bastante certos de que -- com nossas idades, e da maneira que as coisas esto acontecendo, e o nmero que est aqui . . . E se eu nunca te vir novamente at nos encontrarmos no rio, Deus te abenoe e esteja contigo at ento. Deus te abenoe, irmo Carlson. [O povo ora pelo irmo Branham - Ed.] O Senhor te abenoe, irmo. Obrigado, amigos. Obrigado, Pai. Eu recebo isto, Senhor. Eu sei que Tu ouvirs a orao deles. Eu creio em Ti. Conceda-o, Senhor. Ajuda-me agora. Deus que a Palavra possa -- segura-me agora. Que meu . . . ? . . . e que eu possa ser participante de Tua bno, Senhor. Eu Te agradeo por estas pessoas nobres . . . ? . . . eu recebo e creio na orao delas, no Nome de Jesus. [Outro ora - Ed.] Conceda isto, Senhor.
140 Obrigado, meu irmo cristo. Meus amigos cristos a fora, eu dependerei disto. Estou saindo para os campos. Vocs sabem para onde estou indo, apenas voltando -- indo. Almejo encontrar o nosso irmo Boze na frica imediatamente, enquanto eles descem pela frica e diferentes partes do mundo. Tenho certeza de que estarei me lembrando de suas -- todas as bnos para comigo. Orem por mim e eu continuarei orando por vocs. Deus esteja convosco. Obrigado, irmo.! 139

138

COMPANHEIRISMO

N 232
Esta mensagem foi pregada pela irmo William Marrion Branham, no dia 19 de maio de 1962, em Green Lake - WI - U.S.A. E esta traduo ao portugus foi impressa em maro de 2006 pela A Palavra Original.

A PALAVRA ORIGINAL Caixa Postal 15020 74501-970 - Goinia - GO

Potrebbero piacerti anche