Sei sulla pagina 1di 4

Introduo ao Pentateuco O termo Pentateuco se refere aos cinco primeiros livros da Bblia crist.

Mas este nome provm da palavra grega pentateuchos, que significa cinco rolos. Este nome foi usado pelos judeus helenistas (no nascidos na Palestina) de Alexandria, pois os judeus de origem hebraica o conheciam com Torah, ou seja, "instruo em santidade". Outros nomes para esta coleo so usados, tais como:

Lei Livro da lei Lei de Moiss

Os livros que compem esta coleo foram os primeiros escritos a serem reconhecidos como cannicos, ou inspirados divinamente, pela comunidade hebraica. A igreja crist, desde seu incio, herdou esta tradio. Na diviso tripla da Bblia hebraica, Lei, Profetas e Escritos, o Pentateuco ganha destaque vindo sempre no incio.

Tema e contedo em geral


Apesar de conhecermos, hoje, o Pentateuco como cinco livros separados, ele deve ser compreendido como um nico livro em cinco volumes. Para uma compreenso bsica, o Pentateuco pode ser dividido em dois grandes blocos:

Gnesis 1-11 Gnesis 12 - Deuteronmio 34

A primeira parte explica a criao de todas as coisas e a queda do homem. Podemos encontrar os seguintes temas neste bloco:

Origem das coisas A criao pefeita Propsito do homem A origem do pecado O julgamento do pecado (observado no dilvio) A misericrdia de Deus (observada ao poupar No e sua famlia) Orgulho e autossuficincia do homem (observados na Torre de Babel)

A segunda parte se prope a explicar a resposta ao dilema apresentado na primeira parte, e inclui os seguintes temas: Chamada de Abrao Eleio do povo de Israel A Aliana com seu povo

Unidade do Pentateuco
O tema que unifica todas as partes do Pentateuco a promessa feita a Abro registrada em Gnesis 12:3. A importncia do Antigo Testamento para a igreja observada pelo uso que o Novo Testamento faz dele. Paulo, especialmente, recorre muito ao Antigo Testamento principalmente o trecho compreendido entre a chamada de Abro at o rei Davi. Isto pode ser observado em seu discurso registrado em Atos 13:17-41. Neste discurso, Paulo afirma que Cristo o objetivo mximo e o cumprimento da redeno narrada no Antigo Testamento. A unidade do Pentateuco vista tambm nas narrativas dos livramentos de Deus, tendo como centro a confisso de f mostrada no xodo, ponto mximo da redeno de Jav no Antigo Testamento. A redeno dada no xodo serve de padro dos atos de salvao de Jav no Antigo Testamento, conforme podemos observar nos seguintes textos: Ams 2:4-10; Jeremias 2:2-7; Salmos 77:13-19. A narrativa do Pentateuco tem o seguinte esboo: Jav escolheu o povo hebreu, representado por Abro, sem qualquer mrito. Livrou este povo da escravido do Egito de modo miraculoso e estabeleceu com este povo sua aliana. A este povo Jav deu terras e uma lei para que pudessem ter uma constituio. Esta histria narrada de Gnesis a Deuteronmio, e os captulos 12 a 50 de Gnesis apresentam a promessa dessas terras, o livramento que ser dado imerecida e

gratuitamente, apontando para a concretizao do cumprimento da aliana e a posse dessas terras.

Gneros literrios do Pentateuco


O Pentateuco contm um amplo acervo de gneros literrios, reflete a natureza da arte hebraica em sua forma e contedo. Grande parte do contedo do Pentateuco expresso por meio das narrativas. Estas narrativas no so apenas registros histricos do povo hebreu, pois h interpretaes teolgicas mescladas ao texto, tal como a interpretao dos sofrimentos de Jos em favor do seu povo, registrada em Gnesis 50:15-21. As narrativas do Pentateuco tambm incluem linguagem antropomrfica, ou seja, dar caractersticas humanas para Deus (Deus se ira, se arrepende, tem braos, mos, rosto, etc.), alm de teofanias, ou a manifestao visvel de Deus entre seu povo (sinais da natureza, tais como troves; o "ANJO DO SENHOR"). Outro gnero literrio muito comum no Pentateuco a poesia. Abaixo segue os principais tipos de poesia encontrados no Pentateuco:

Oraes: Beno sacerdotal de Aro - Nmeros 6:22-27 Canes de louvor: Cntico de Miri - xodo 15:21 Cano no estilo pico: Cntico de Moiss - xodo 15 Bnos de famlia: Jac abenoando seus filhos no leito de morte - Gnesis 49 Profecias: Balao profetizando sobre Israel - Nmeros 23 e 24

O terceiro tipo mais comum de estilo literrio o legal (lei). O conceito de lei, no mundo do Antigo Testamento, no era exclusivo do povo hebreu. Pelo contrrio, pois certo que povos distintos dos hebreus j tinham suas leis promulgadas a pelo menos 500 anos antes das leis de Moiss. O povo babilnico um exemplo. A influncia destes documentos na formao da Lei do Pentateuco inegvel. O objetivo da lei para os hebreus era organizar e regulamentar a vida cotidiana do povo (cerimonial, moral e civil) tendo em vista a santidade requerida por Jav no relacionamento da aliana estabelecida.

Contexto Histrico do Pentateuco

O Pentateuco cobre o perodo histrico da criao at a morte de Moiss, pouco antes de o povo hebreu entrar na Terra Prometida. Sem entrar muito nos detalhes de data, pois h uma ampla variedade de linhas de pensamento, adotaremos o perodo de 2000 a.C. para as narrativas patriarcais e o perodo de 1500 a.C. para as narrativas do xodo. O perodo histrico comum situado na Idade do Bronze Mdio no Antigo Oriente Mdio. A civilizao egpcia a que mais predomina durante a histria do Pentateuco.

O Pentateuco e a Igreja Crist


A questo da interpretao ou mesmo o uso do Antigo Testamento pela Igreja alvo de antigas controvrsias ao longo da histria. Existiram desde aqueles que negaram completamente a utilidade do Pentateuco pela Igreja at aqueles que ainda tem em todas as leis e narrativas do Antigo Testamento um padro doutrinrio e comportamental para Igreja. A difcil conciliao entre "lei" e "graa" originou vrios mtodos de interpretao do Pentateuco para a Igreja hoje. Abaixo esto algumas abordagens do Antigo Testamento para a Igreja: O Pentateuco como um manual de tica pessoal. O Pentateuco como "testemunha de Cristo", ou seja, tudo tem um "significado oculto" que aponta para Cristo. O Pentateuco como parte integrante da histria da salvao, onde Deus age como redentor da humanidade. O Pentateuco como parte das "Escrituras" para a Igreja, atuando como voz de autoridade com relao crena e prtica na comunidade religiosa. Nesta abordagem no se olha o Pentateuco exclusivamente sob as lentes do Novo Testamento, mas atribui-se um valor bblico-teolgico a estes escritos preservando a autoridade divina para a Igreja do Novo Testamento, conforme Paulo afirma em Romanos 15:5, que tudo o que foi escrito, foi escrito para nos ensinar.

Potrebbero piacerti anche