Sei sulla pagina 1di 4

PULSO

A pulsao a expanso rtmica das artrias, produzida pelo bombeamento do sangue pelo corao. Assim a pulsao a forma de medir a frequncia de batimentos do corao. A pulsao deve ser tomada em qualquer artria superficial que se possa comprimir, e os principais pontos so: No pescoo (pulso carotdeo) Na parte interna do brao (pulso umeral) Na parte interna da dobra do cotovelo (pulso cubital) No pulso prximo da mo (pulso radial) Na virilha (pulso femoral) Os que usam em primeiros socorros so o pulso radial e o pulso carotdeo. Para medir o pulso utilize os dedos indicador e mdio, no use o polegar porque o pulso deste dedo mais perceptvel e pode lhe atrapalhar. Utilizando um relgio com medidor de segundos realize a contagem durante um minuto completo para obter o total de batidas por minuto. Recm nascidos: de 100 a 160 batimentos por minuto. De 1 a 10 anos: de 70 a 120 batimentos por minuto. Acima dos 10 e adultos: de 60 a 100 batimentos por minuto.

TEMPERATURA DO CORPO HUMANOS


Em ns humanos a temperatura corporal mdia de 36,8C, embora ela varie entre as pessoas e durante o dia. A menor temperatura corporal ocorre prximo de duas horas antes de despertar (s 4h da madrugada) e a maior normalmente entre 16h e 18h. Febre ou Hipertermia: A partir de 37,5C a nossa temperatura est alta at 40C no h riscos graves. Mas, se a temperatura passar dos 41C (o que muito raro acontecer no ser humano) - sendo ativada como mecanismo de defesa contra processos infecciosos, inflamatrios e de intoxicao - pode provocar convulses. Se exceder 43C, pode levar o indivduo ao hospital e, em casos extremos, morte, devido destruio parcial da estrutura das protenas. Hipotermia: definida quando a temperatura central do corpo humano cai abaixo de 35o C. Vale dizer que essa temperatura central. A hipotermia pode ser atingida rapidamente, por exemplo na imerso em gua gelada ou no contato direto com neve e gelo, ou lentamente, quando da exposio das pessoas a temperaturas ambientais frias, se agravando muito quando h vento, umidade ou chuva.

PRESSO ARTERIAL
A expresso presso arterial refere-se presso exercida pelo sangue contra a superfcie interna das artrias. A presso arterial bem como a de todo o sistema circulatrio encontra-se normalmente um pouco acima da presso atmosfrica, sendo a diferena de presses responsvel por manter as artrias e demais vasos "inflados". Seu valor varia continuamente sendo vrios os ciclos que se superpem a fim de se determinar o comportamento peridico global, sendo o ciclo associado aos batimentos cardacos, contudo, o mais evidente e relevante. Presso Arterial Sistlica: Presso Arterial mxima do ciclo cardaco. Presso Arterial Diastlica: Presso Arterial mnima do ciclo cardaco. Presso Arterial mdia: Mdia das presses instantneas de todo um ciclo cardaco. Presso Normal: 12/8 Presso Baixa: 10/6 Presso Alta: 13/9

ENTORSES
Entorse pode ser definido como uma separao momentnea das superfcies sseas, ao nvel da articulao. A leso provocada pela deformao brusca, geralmente produz o estiramento dos ligamentos na articulao ou perto dela. Os msculos e os tendes podem ser estirados em excesso e rompidos por movimentos repentinos e violentos. Uma leso muscular poder ocorrer por trs motivos distintos: distenso, ruptura ou contuso profunda. O entorse manifesta-se por um dor de grande intensidade, acompanhada de inchao e equimose no local da articulao. O socorrista deve evitar a movimentao da rea lesionada, pois o tratamento do entorse, tambm consiste em imobilizao e posterior encaminhamento para avaliao mdica. Em resumo, o objetivo bsico da imobilizao provisria consiste em prevenir a movimentao dos fragmentos sseos fraturados ou luxados. A imobilizao diminui a dor e pode ajudar a prevenir tambm uma futura leso de msculos, nervos,

vasos sanguneos, ou ainda, da pele em decorrncia da movimentao dos fragmentos sseos. Se a leso for recente, esfrie a rea aplicando uma bolsa de gelo ou compressa fria, pois isso reduzir o inchao, o hematoma e a dor. LUXAES A luxao uma leso onde as extremidades sseas que formam uma articulao ficam deslocadas, permanecendo desalinhadas e sem contato entre si. O desencaixe de um osso da articulao (luxao) pode ser causado por uma presso intensa, que deixar o osso numa posio anormal, ou tambm por uma violenta contrao muscular. Com isto, poder haver uma ruptura dos ligamentos. Os sinais e sintomas mais comuns de uma luxao so: dor intensa, deformidade grosseira no local da leso e a impossibilidade de movimentao. Em caso de luxao, o socorrista dever proceder como se fosse um caso de fratura, imobilizando a regio lesada, sem o uso de trao. No entanto, devemos sempre lembrar que bastante difcil distinguir a luxao de uma fratura.

Realize as imobilizaes com o auxlio de talas rgidas de papelo ou madeira, ou ainda, com outros materiais improvisados, tais como: pedaos de madeira, rguas, etc. Nas fraturas expostas, antes de imobilizar o osso fraturado, o socorrista dever cobrir o ferimento com uma pano bem limpo ou com gaze estril. Isto diminuir a possibilidade de contaminao e controlar as hemorragias que podero ocorrer na leso. importante que nas fraturas com deformidade em articulaes (ombros, joelhos, etc), o socorrista imobilize o membro na posio em que ele for encontrado, sem mobiliz-lo. TRAUMATISMO CRANIANO Sintomas: Na sequncia de uma pancada no crnio, surgem sinais de comoo: a vtima fica atordoada, pode desmaiar momentaneamente, perder a memria sobre as circunstncias do acidente ou ficar agitada. Pode sobrevir uma cefaleia mais ou menos intensa. Se estes sintomas forem graves, a vtima deve ser hospitalizada. A perda de conscincia pode chegar ao coma profundo com perturbaes neurolgicas graves, necessitando de meios de reanimao imediatos. Este traumatismo deixa muitas vezes sequelas duradouras: cefaleias, vertigens, tonturas, fadiga e dificuldades de concentrao. Os sintomas persistem tanto mais tempo quanto mais tarde for prestada assistncia mdica e psicolgica. Cuidados: Deite a vitima de barriga para cima devagar, e procure faz-la descansar; Evite qualquer tipo de movimento ou transporte; Cubra a pessoa se ela estiver com frio; Nunca desloque uma pessoa acidentada que no responde s perguntas ou tem dificuldade em respirar; Caso a vitima vomite deixe-a de lado; Nunca d qualquer tipo de alimento ou gua para a vitima; Chame o servio de emergncia.

FRATURAS
Podemos definir uma fratura como sendo a perda, total ou parcial, da continuidade de um osso. A fratura pode ser simples (fechada) ou exposta (aberta). Na fratura simples no h o rompimento da pele sobre a leso e nas expostas sim, isto , o osso fraturado fica exposto ao meio ambiente, possibilitando sangramentos e um aumento do risco de infeco. No caso de fraturas, a vtima geralmente ir queixar-se de dor no local da leso. O socorrista poder identificar tambm, deformidades, edemas, hematomas, exposies sseas, palidez ou cianose das extremidades e ainda, reduo de temperatura no membro fraturado. A imobilizao provisria o socorro mais indicado no tratamento de fraturas ou suspeitas de fraturas. Quando executada de forma adequada, a imobilizao alivia a dor, diminui a leso tecidual, o sangramento e a possibilidade de contaminao de uma ferida aberta. As roupas da vtima devem ser removidas para que o socorrista possa visualizar o local da leso e poder avali-lo mais corretamente. As extremidades devem ser alinhadas, sem, no entanto, tentar reduzir as fraturas expostas.

ESTADO DE CHOQUE
O estado de choque um quadro grave, de aparecimento sbito, caracterizado por um colapso no sistema circulatrio. A funo do sistema circulatrio distribuir sangue com oxignio e nutrientes para todas as partes do corpo. Quando isso, por qualquer motivo, deixa de acontecer e comea a faltar oxignio nos tecidos corporais,

ocorre o que denominamos estado de choque, ou seja, as clulas comeam a entrar em sofrimento e, se esta condio no for revertida, as clulas acabam morrendo. Quando uma pessoa est em choque, suas funes vitais diminuem e se as condies que causam o choque no forem interrompidas e revertidas imediatamente, logo ocorrer morte. O passo inicial no tratamento do estado de choque reconhecer a sua presena. A vtima em choque, geralmente apresenta, pulso acelerado, respirao rpida e superficial, palidez da pele, agitao, sede, pele fria e mida, nusea, presso arterial abaixo do limite de normalidade e perda de conscincia. Depois de identificado o estado de choque, posicione a vtima deitada e desobstrua suas vias areas (fazer isto antes de qualquer outra manobra de socorro). Em seguida, voc deve elevar as pernas da vtima cerca de 30 centmetros (se no houver fraturas), afrouxar suas roupas e impedir a perda de calor corporal, colocando cobertas ou agasalhos sobre a vtima. Promova suporte emocional mantendo um atendimento constante e tranquilizando a vtima. Controle todos os sangramentos evidentes por compresso e no d alimentos ou lquidos para a vtima. Transporte-a para um hospital ou solicite socorro especializado para tal. HEMORRAGIAS Hemorragia ou sangramento significa a mesma coisa, isto , sangue que escapa de artrias, veias ou vasos capilares. As hemorragias podem ser definidas como uma considervel perda do volume sanguneo circulante. O sangramento pode ser interno ou externo e em ambos os casos perigoso. Inicialmente, as hemorragias produzem palidez, sudorese, agitao, pele fria, fraqueza, pulso fraco e rpido, baixa presso arterial, sede, e por fim, se no controladas, estado de choque e morte. Hemorragia Arterial: aquela que o sangue sai em jato e apresenta colorao vermelho vivo. Hemorragia Venosa: aquela que o sangue mais escuro e sai continuamente e lentamente. Hemorragia Externa: aquela que o sangue eliminado para o exterior do organismo. Hemorragia Interna: aquela em que o sangue no sai e extravasa em uma cavidade dentro do organismo.

ANIMAIS PEONHENTOS E VENENOSOS


Escorpies Os escorpies tm hbitos noturnos e, durante o dia, escondem-se sob cascas de rvores, pedras e dentro de domiclios, principalmente em sapatos. Podem sobreviver vrios meses sem alimento e mesmo sem gua, o que torna seu combate muito difcil. Os escorpies picam com a cauda, causando muita dor local, que se irradia; pode ocorrer suor, vmitos e at mesmo choque. No Brasil, os de importncia mdica pertencem ao gnero Tityus. Escorpio Amarelo (Tityus serrulatus) Amarelo claro, com manchas escuras sobre o tronco e na parte inferior do fim da cauda, podendo chegar a 7cm. O quarto anel da cauda possui dentinhos formando uma serra. encontrado nos Estados da Bahia, Esprito Santo, Gois, Minas Gerais, Paran, Rio de Janeiro e So Paulo. Escorpio Marrom (Tityus bahiensis) Marrom avermelhado escuro, braos e pernas mais claros, com manchas escuras, pode ter at 7cm. No possui serrinha na cauda. encontrado nos Estados de Gois, So Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paran, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Alm dos citados acima existem outros escorpies do mesmo gnero: o Tityus stigmurus, encontrado nos Estados da Regio Nordeste do pas; o Tityus cambridgei, na Regio Amaznica e o Tityus metuendus, nos Estados do Amazonas, Acre e Par. Tratamento O tratamento consiste na aplicao local de anestsico e, nos casos mais graves, deve ser usado o soro antiescorpinico ou antiaracndico. Cobras - No amarrar o membro acometido - O torniquete ou garrote dificulta a circulao do sangue, podendo produzir necrose ou gangrena e no impede que o veneno seja absorvido. - No cortar o local da picada Alguns venenos podem inclusive provocar hemorragias e o corte aumentar a perda de sangue. - No chupar o local da picada - No se consegue retirar o veneno do organismo aps a inoculao. A suco pode piorar as condies do local atingido. - Lavar o local da picada somente com gua e sabo.

- No colocar substncias no local da picada, como folhas, querosene, p de caf, pois elas no impedem que o veneno seja absorvido, pelo contrrio, podem provocar infeco. - Evitar que o acidentado beba querosene, lcool ou outras bebidas. - Alm de no neutralizarem a ao do veneno, podem causar intoxicaes. - Manter o acidentado em repouso. - Se a picada tiver ocorrido em p ou perna, procurar manter a parte atingida em posio horizontal, evitando que o acidentado ande ou corra. - Levar o acidentado o mais rapidamente possvel a um servio de sade O soro o nico tratamento eficaz no acidente ofdico e deve ser especfico para cada tipo (gnero) de serpente. ENVENENAMENTOS A penetrao do veneno no organismo pode dar-se por trs vias: Inalao de gases txicos: neste caso a vitima deve ser levada imediatamente a um pronto-socorro. Deve-se ter cuidado especial ao trabalhar com agrotxicos, j que a inalao se d facilmente, no causando muitas vezes efeitos imediatos, mas acumula-se no organismo aumentando o risco para varias doenas, como por exemplo o cncer. Ingesto pela boca:caso a vitima encontre-se inconsciente, deve-se leva-la imediatamente a um pronto-socorro. Caso a vitima encontre-se consciente (acordada): induzi-la a beber 2 a 3 copos de gua a fim de diluir o veneno. Se no houver suspeita de ingesto de substncia corrosiva ou irritante, provocar o vmito. Somente induzir o vmito se a ingesto ocorreu a menos de 4 horas.
NUNCA INDUZA O VMITO EM CASOS DE INGESTO DE CORROSIVOS COMO SODA CAUSTICA OU DERIVADOS DO PETRLEO, OU DE VITIMA SONOLENTA OU INCONSCIENTE.

Leve sempre a vitima a um pronto-socorro, no esquea de levar tambm a embalagem da substncia ingerida. Absoro pela pele muitos venenos podem ser absorvidos pela pele, por isso a necessidade de equipamentos de segurana quando trabalhar com agrotxicos. Caso o veneno entre em contato com a pele, lav-la com gua corrente a fim de retir-lo, em seguida ir a um pronto-socorro. Injetados: principalmente atravs de animais peonhentos. (ver acidentes com animais peonhentos).

Potrebbero piacerti anche