Sei sulla pagina 1di 2

Psicologia da Educao Aula 1 - Introduo Psicologia da Educao A psicologia a as psicologias Cincia e senso comum

Quantas vezes, no nosso dia-a-dia, ouvimos o termo psicologia? Qualquer um entende um pouco dela. Poderamos at mesmo dizer que "de psiclogo e de louco todo mundo tem um pouco". O dito popular no bem este ("de mdico e de louco todo mundo tem um pouco"), mas parece servir aqui perfeitamente. As pessoas em geral tm a "sua psicologia". Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vrios sentidos. Por exemplo, quando falamos do poder de persuaso do vendedor, dizemos que ele usa de "psicologia" para vender seu produto; quando nos referimos jovem estudante que usa seu poder de seduo para atrair o rapaz, falamos que ela usa de "psicologia"; e quando procuramos aquele amigo, que est sempre disposto a ouvir nossos problemas, dizemos que ele tem "psicologia" para entender as pessoas. Ser essa a psicologia dos psiclogos? Certamente no. Essa psicologia, usada no cotidiano pelas pessoas em geral, denominada de psicologia do senso comum. Mas nem por isso deixa de ser uma psicologia. O que estamos querendo dizer que as pessoas, normalmente, tm um domnio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia cientfica, o que lhes permite explicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto de vista psicolgico. E a Psicologia cientfica que pretendemos apresentar a voc. Mas, antes de iniciarmos o seu estudo, faremos uma exposio da relao cincia/senso comum; depois falaremos mais detalhadamente sobre cincia e, assim, esperamos que voc compreenda melhor a Psicologia cientfica.

O SENSO COMUM: CONHECIMEMTO DA REALIDADE


Existe um domnio da vida que pode ser entendido como vida por excelncia: a vida do cotidiano. E no cotidiano que tudo flui, que as coisas acontecem, que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade. Neste instante estou lendo um livro de Psicologia, logo mais estarei numa sala de aula fazendo uma prova e depois irei ao cinema. Enquanto isso, tenho sede e tomo um refrigerante na cantina da escola: sinto um sono irresistvel e preciso de muita fora de vontade para no dormir em plena aula; lembro-me de que havia prometido chegar cedo para o almoo. Todos esses acontecimentos denunciam que estamos vivos. J a cincia uma atividade eminentemente reflexiva. Ela procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemtico. Quando fazemos cincia, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. Afastam o-nos dela para refletir e conhecer alm de suas aparncias. O cotidiano e o conhecimento cientfico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: -aproximam-se porque a cincia se refere ao real; afastam-se porque a cincia abstraia a realidade para compreend-la melhor, ou seja, a cincia afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigao, o que permite a construo do conhecimento cientfico sobre o real. Para compreender isso melhor, pense na abstrao (no distanciamento e trabalho mental) que Newton teve de fazer para, partindo da fruta que caa da rvore (fato do cotidiano), formular a lei da gravidade (fato cientfico). Ocorre que, mesmo o mais especializado dos cientistas, quando sai de seu laboratrio, est submetido dinmica do cotidiano, que cria suas prprias "teorias" a partir das teorias cientficas, seja como forma de "simplific-las" para o uso no dia-a-dia, ou como sua maneira peculiar de interpretar fatos, a despeito das consideraes feitas pela cincia. Todos ns - estudantes, psiclogos, fsicos, artistas, operrios, telogos - vivemos a maior parte do tempo esse cotidiano e as suas teorias, isto , aceitamos as regras do seu jogo. O fato que a dona de casa, quando usa a garrafa trmica para manter o caf quente, sabe por quanto tempo ele permanecer razoavelmente quente, sem fazer nenhum clculo complicado e, muitas vezes, desconhecendo completamente as leis da termodinmica. Quando algum em casa reclama de dores no fgado, ela faz um ch de boldo, que uma planta medicinal j usada pelos avs de nossos avs, sem, no entanto, conhecer o princpio ativo de suas folhas nas doenas hepticas e sem nenhum estudo farmacolgico. E ns mesmos, quando precisamos atravessar uma avenida movimentada, com o trfego de veculos em alta velocidade, sabemos perfeitamente medir a distncia e a velocidade do automvel que vem em nossa direo. At hoje no conhecemos ningum que usasse mquina de calcular ou fita mtrica para essa tarefa. Esse tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano chamado de

senso comum. Sem esse conhecimento intuitivo, espontneo, de tentativas e erros, a nossa vida no dia-a-dia seria muito complicada. A necessidade de acumularmos esse tipo de conhecimento espontneo parece-nos bvia. Imagine termos de descobrir diariamente que as coisas tendem a cair, graas ao efeito da gravidade; termos de descobrir diariamente que algo atirado pela janela tende a cair e no a subir; que um automvel em velocidade vai se aproximar rapidamente de ns e que, para fazer um aparelho eletrodomstico funcionar, precisamos de eletricidade. O senso comum, na produo desse tipo de conhecimento, percorre um caminho que vai do hbito tradio, a qual, quando estabelecida, passa de gerao para gerao. Assim, aprendemos com nossos pais a atravessar uma rua, a fazer o liquidificador funcionar, a plantar alimentos na poca e de maneira correta, a conquistar a pessoa que desejamos e assim por diante. E nessa tentativa de facilitar o dia-a-dia que o senso comum produz suas prprias "teorias"'; na realidade, um conhecimento que, numa interpretao livre, poderamos chamar de teorias mdicas, fsicas, psicolgicas etc.

SENSO COMUM: UMA VISO-DE-MUNDO


Esse conhecimento do senso comum, alm de sua produo caracterstica, acaba por se apropriar, de uma maneira muito singular, de conhecimentos produzidos pelos outros setores da produo do saber humano. O senso comum mistura e recicla esses outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada viso-de-mundo. O que estamos querendo mostrar a voc que o senso comum integra de um modo precrio (mas esse o seu modo), o conhecimento humano. E claro que isto no ocorre muito rapidamente. Leva um certo tempo para que o conhecimento mais sofisticado e especializado seja absorvido pelo senso comum, e nunca o totalmente. Quando utilizamos termos como "rapaz complexado", "menina histrica", "ficar neurtico", estamos usando termos definidos pela Psicologia cientfica. No nos preocupamos em definir as palavras usadas e nem por isso deixamos de ser entendidos pelo outro. Podemos at estar muito prximos do conceito cientfico, mas, na maioria das vezes, nem o sabemos. Esses so exemplos da apropriao que o senso comum faz da cincia.

REAS DO CONHECIMENTO
Somente esse tipo de conhecimento, porm, no seria suficiente para as exigncias de desenvolvimento da humanidade. O homem, desde os tempos primitivos, foi ocupando cada vez mais espao neste planeta, e somente esse conhecimento intuitivo seria muito pouco para que ele dominasse a Natureza em seu prprio proveito. Os gregos, por volta do sculo 4 a.C, j dominavam complicados clculos matemticos, que ainda hoje so considerados difceis por qualquer jovem colegial. Os gregos precisavam entender esses clculos para resolver seus problemas agrcolas, arquitetnicos, navais etc. Era uma questo de sobrevivncia. Com o tempo, esse tipo de conhecimento foi-se especializando cada vez mais, at atingir o nvel de sofisticao que permitiu ao homem atingir a Lua. A este tipo de conhecimento, que definiremos com mais cuidado logo adiante, chamamos de cincia. Mas o senso comum e a cincia no so as nicas formas de conhecimento que o homem possui para descobrir e interpretar a realidade. Povos antigos, e entre eles cabe sempre mencionar os gregos, preocuparam-se com a origem e com o significado da existncia humana. As especulaes em torno desse tema formaram um corpo de conhecimentos denominado filosofia. A formulao de um conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistrios, princpios morais, forma um outro corpo de conhecimento humano, conhecido como religio. No Ocidente, um livro muito conhecido traz as crenas e tradies de nossos antepassados e para muitos um modelo de conduta: a Bblia. Esse livro o registro do conhecimento religioso judaico-cristo. Um outro livro semelhante o livro sagrado dos hindus: Livro dos Vedas. Veda, em snscrito (antiga lngua clssica da ndia), significa conhecimento. Por fim, o homem, j desde a sua pr-histria, deixou marcas de sua sensibilidade nas paredes das cavernas, quando desenhou a sua prpria figura e a figura da caa, criando uma expresso do conhecimento que traduz a emoo e a sensibilidade. Denominamos arte a esse tipo de conhecimento. Arte, religio, filosofia, cincia e senso comum so domnios do conhecimento humano.

Potrebbero piacerti anche