Sei sulla pagina 1di 14

PLANO DE CURSO 4 SRIE PORTUGUS Justificativa

O estudo da lngua portuguesa de grande importncia, pois ter o domnio sobre a lngua oral e escrita fundamental na vida social de qualquer indivduo, e por meio dela que o homem tem acesso a vrias informaes e opina sobre as mesmas. Por tanto, ao ensin-la, a escola tem a responsabilidade de formar cidados reflexivos conscientes para construir um conhecimento sobre a linguagem e no apenas para diferenciar signos lingusticos, mas compreender os saberes podendo assim interagir dentro da sociedade em que viva nos fenmenos culturais e sociais.

Objetivo Geral
Desenvolver as habilidades de uso da lngua escrita em situaes discursivas, criando oportunidade para que os alunos reflitam sobre os textos que leem, escrevem, falam ou ouvem, instituindo, de forma contextualizada, a gramtica da lngua, as caractersticas de cada gnero e tipo de texto e efeito das condies de produes do discurso na construo do texto e de seu sentido.

Objetivos especficos
- Identificar os artigos definidos e indefinidos; - Classificar e conceituar os substantivos; - Diferenciar encontro voclico e consonantal, e tambm os dgrafos; - Conhecer os diferentes tipos de frases e de textos; - Compreender as diferenas entre antnimos e sinnimos; - Identificar os pronomes, os adjetivos e as interjeies; - Identificar as onomatopeias e as metonmias; - Conseguir produzir diferentes tipos de textos; - Compreender a funo dos sinais de pontuao e empreg-los adequadamente; - Escrever de forma correta as palavras.

Contedos 1 bimestre
1-Gramtica
- Artigos definidos e indefinidos; - Substantivos: formao e classificao; - Substantivos: primitivo, derivado, comum e prprio; - Slaba tnica - Separao de slabas e classificao em oxtonas, paroxtonas e proparoxtonas; - Pontuao; - Tipos de frases.

2-Ortografia

- Letras: S, Z, C e ; - Letra: X - letras: S, SS, R e RR; - M e n antes de consoantes.

3-Textos
- Textos: narrativo e potico; - Leitura e interpretao de textos - Produo textual.

2 bimestre
1-Textos
- Textos: informativo, narrativo e instrucional. - Produo textual: reelaborao de texto informativo, narrativa a partir de gravuras, anlise de reportagem e criao de carta.

2- Gramtica
- Verbos: conceito, flexes, modo e concordncia. - Locuo e tempos verbais; - Pronomes: classificao; - Substantivos: concreto, abstrato e coletivo; - Flexo do substantivo.

3- Ortografia
- Encontro voclico e consonantal, e dgrafos; - Letras: L e U; - Letras: G, J, P e Q; - Letras: E e I.

3 Bimestre
1-Textos 2- Gramtica
- Adjetivo e locuo adjetiva; - Adjetivo ptrio; - Flexes do adjetivo; - Interjeio; - Onomatopeia e Metonmia; - Antnimos e sinnimos; - Sujeito e predicado.

3- Ortografia
- Emprego de agente e a gente; - Sistematizao da letra H;

4 Bimestre
1- Textos - Tipos de textos: narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo ou expositivo e instrucional; - Gneros textuais: bula, receita, carta, bilhete, manual de instruo, fbula, etc.

2- Gramtica
- Tipos de acentuao grfica; - Advrbio; - Conjuno: - Numeral.

3- Ortografia
- Sufixo formador de adjetivo OSO/OSA; - Sufixos formadores de verbos: ECER, VOGAL+SSE; - Prefixo DES.

Metodologia
- Leitura de textos compartilhada e individual; - Atividades na lousa; - Atividades mimeografadas; - Trabalhos em equipes e individuais; - Confeco de cartazes - Recorte e colagem; - Roda de leitura; - Aula explicativa, discursiva e expositiva; - Pesquisas; - Dramatizao;

- Seminrios.

Recursos:
* Revistas em quadrinhos; * Jornais e revistas; * Livros didticos; * Dicionrios; * Pincis, rguas, lpis de cor, giz de cera, cola; * Papel sulfite; * Cartolinas; * Giz e quadro-negro; * Mural;

* Fita adesiva.

Avaliao
Atravs de exerccios, de trabalhos, de atividades avaliativas. Buscando sempre avaliar o educando de forma continuada.

Histria e Geografia

Justificativa
O conhecimento de Histria e Geografia proporciona reflexo e debates. O desenvolvimento do educando no processo ensino-aprendizagem, possibilitando ao aluno, a compreenso das diversidades que conceitua as disciplinas Histria e Geografia para uma viso globalizada, como questes sociais, avanos tecnolgicos, cientficos e culturais da humanidade. Solucionando e ampliando conhecimentos provenientes de vrias fontes de informaes vivenciadas pela sociedade.

Objetivo Geral:
Despertar no aluno a conscincia de sua individualidade e o reconhecimento da individualidade do outro, participando do processo do conhecimento histrico e da compreenso das transformaes na sociedade e / ou na natureza como um todo, elaborando gradualmente uma nova maneira de relacionar com o mundo, a partir das experincias no processo de compreenso das relaes sociais.

Objetivos Especficos
- Compreender o processo histrico que ocorreu no Brasil; - Identificar o Brasil e sua representao no globo terrestre; - Conhecer a relao dos indgenas com os portugueses; - Respeitar e valorizar a cultura indgena; - Conhecer melhor o povo brasileiro; - Identificar as paisagens construdas pela natureza e a modificada pelo homem; - Conhecer o processo da escravido no brasil; - Valorizar a importncia dos imigrantes no processo de formao da populao brasileira; - Distinguir e identificar as regies brasileiras.

HISTRIA 1 Bimestre O povo brasileiro -Ns fazemos parte da Histria do Brasil; -Os cidados brasileiros; -A cidadania: uma conquista no Brasil.

GEOGRAFIA 1 Bimestre O Brasil, nosso pas - O Brasil: nossa ptria; - O Brasil e sua representao; - Nosso endereo na Terra. HISTRIA 2 Bimestre Indgenas e portugueses: os donos da terra e os conquistadores - Os povos indgenas: a vida nas aldeias; - Indgenas e portugueses: as formas de explorao do trabalho; - Os portugueses descobrem novas terras. GEOGRAFIA 2 Bimestre Retratos do povo brasileiro - Quem so os brasileiros?; - O cidado brasileiro; - A populao brasileira; - Onde vivem os brasileiros?. HISTRIA 3 Bimestre Os africanos e o Brasil - Os reinos da frica; - A escravido no Brasil; - As revoltas de escravos. GEOGRAFIA 3 Bimestre As paisagens que a natureza construiu e as pessoas modificaram - Os elementos das paisagens; - As formas do relevo brasileiro; - As guas das paisagens; - As mudanas no tempo atmosfrico e as paisagens; - As plantas das paisagens brasileiras. HISTRIA 4 Bimestre O Brasil e os imigrantes

- Os imigrantes e suas histrias; - O Brasil que os imigrantes do sculo XIX encontraram; - Os imigrantes e a indstria no Brasil. GEOGRAFIA 4 Bimestre
As regies brasileiras - A regionalizao do Brasil; - Regio Norte; - Regio Nordeste; - Regio Centro-Oeste; - Regio Sudeste; - Regies Sul.

Metodologia
- Atividades na lousa; - Atividades mimeografadas e impressas; - Trabalhos em equipes e individuais; - Confeco de cartazes - Recorte e colagem; - Aula explicativa, discursiva e expositiva; - Pesquisas;

- Seminrios.

Recursos
- Quadro e giz; - Livros didticos; - Cartolinas; - Tesoura; - Cola; - Lpis de cor; - Pincel atmico; - Fita adesiva. - Revistas, livros e jornais;

- DVDs.

Avaliao
Atravs de exerccios, de trabalhos, de atividades avaliativas. Buscando sempre avaliar o educando de forma continuada.

MATEMTICA Justificativa
O estudo da Matemtica tem finalidade de mostrar aos alunos em diferentes campos que abordagem que so exploradas de maneira que atenta receber o poder que os nmeros e suas formas de uso no meio social, que tem grande importncia e vai servir para que os mesmos possam resolver de maneira simples e

rpido os problemas que encontra no dia-a-dia relacionado ao mundo dos nmeros, sendo assim seres desenvolvidos e capazes de viver no meio social com toda essa concorrncia do mercado de trabalho.

Objetivo Geral
Desenvolver as habilidades de uso da linguagem matemtica em situaes diversas do cotidiano dos educandos.

Objetivos especficos
- Compreender o sistema de numerao decimal; - Reconhecer as figuras geomtricas espaciais; - Resolver questes de adio, subtrao e medida de comprimento; - Aprender as classes dos milhares, milhes e bilhes; - Identificar as Figuras Planas e suas resolues; - Resolver questes com mais de uma operao em um s problema; - Utilizar os conhecimentos sobre as questes que envolvam as medidas de massa; - Resolver problemas envolvendo nmeros fracionrios; - Solucionar situaes envolvendo adio e subtrao com fraes; - Explorar questes com dcimos, centsimos e milsimos; - Resolver expresses numricas com as quatro operaes com nmeros decimais; - Entender problemas envolvendo porcentagem; - Diferenciar os tipos de medidas; - Resolver situaes envolvendo medidas; - Identificar problemas envolvendo os tipos de medidas.

Contedos 1 bimestre
- Sistema de numerao decimal; - Classe dos milhares, dos milhes e dos bilhes; - Formas geomtricas espaciais; - Reconhecendo formas; - Medida de comprimento; - Adio e subtrao; - Expresses numricas; - Retas e ngulos; - Estudando retas; - Estudando ngulos.

2 bimestre
- Formas geomtricas planas; - Tringulos; - Polgonos; - Quadrilteros; - Crculos e circunferncia; - Grficos e Tabelas; - Multiplicao e seu uso; - Expresses numricas com multiplicao;

- Diviso exata e diviso com resto; - Expresses numricas com diviso; - Medidas de massa; - Fraes; - Frao de um inteiro; - Frao de quantidades; - Fraes equivalentes; - Comparao de fraes.

3 Bimestre
- Operaes com adio e subtrao de fraes com denominadores iguais; - Operaes com adio e subtrao de fraes com denominadores diferentes; - Nmeros decimais; - Estudando o dcimo, os centsimos e os milsimos; - Nmeros dcimos e o sistema de numerao decimal; - Expresso numrica com nmeros decimais; - Adio e subtrao envolvendo nmeros decimais; - Multiplicao e Diviso com nmeros decimais; - Porcentagem.

4 Bimestre
- Medidas de temperatura; - Medindo a temperatura; - Medida de superfcie; - rea; - rea de figuras planas; - O metro quadrado e o quilmetro quadrado; - Medidas de volume; - Expresso Numrica com as quatro operaes.

Metodologia
Informativos, cartazes, jogos, testes, pesquisas, aula expositiva e dialogada, etc.

Recursos:
* Livros didticos; * Pincis, rguas, lpis de cor, giz de cera, cola; * Papel sulfite; * Cartolinas; * Giz e quadro-negro; * Mural;

* Fita adesiva.

Avaliao
Ser realizada de forma continua, atravs de atividades aplicadas e observadas.

CINCIAS Justificativa
Certamente, os estudos de cincias proporcionam grandes novidades, uma forma experimental de obter na prtica a teoria, uma compreenso ativa do mundo, do ambiente e suas transformaes. Dando ao educando uma viso diferenciada, levando-o a observar, pesquisar e investigar, com ateno, questes que envolvem os fenmenos da natureza e os seres vivos em constante relao com o ambiente. Dessa forma, refletir e discutir sobre essas questes, fazer experimentos, testar e comprovar hipteses sero aes que faro parte de sua aprendizagem.

Objetivo Geral
Instigar o aluno a compreender e preservar o mundo natural em que est inserido e conhecer melhor o seu corpo.

Objetivos especficos
- Conhecer o planeta em que vivemos; - Preservar o planeta e seus ecossistemas; - Compreender os acontecimentos no meio vegetal e animal do planeta; - Preservar o meio ambiente; - Conhecera vida vegetal e animal; - Conhecer a reproduo dos animais, vegetais e seres humanos; - Conhecer e identificar a adolescncia no ciclo de vida; - Aprender aes desenvolvidas e os rgos que formam os sistemas do nosso corpo; - Conhecer e prevenir as doenas sexualmente transmissveis; - Conhecer os tipos de energia; - Distinguir as usinas eltricas;

Contedos 1 bimestre
Que direo seguir: - A Terra; - Representando o planeta Terra; - As linhas imaginrias; - Pontos cardeais; - A incidncia da luz solar na Terra; - Bssola; - Foras magnticas. Cuidando da gua - gua por toda parte;

- gua: recurso natural indispensvel vida; - A contaminao da gua; - O mau uso da gua; - Importncia das matas ciliares; - reas de mananciais; - Desmatamento; - Dicas de economia de gua; - As estaes de tratamento; - As estaes de tratamento; - gua no tratada; - Dia da gua.

2 bimestre
O solo e a produo dos alimentos - A importncia do solo; - A queimada; - A derrubada de rvores; - A monocultura; - A eroso; - Agricultura Sustentvel; - Produtos orgnicos e transgnicos. Ar poludo: a Terra em perigo - Alterao da composio do ar; - Problemas ambientais; - A chuva cida; - Destruio da camada de oznio; - Agravamento do efeito estufa e aquecimento global; - Combatendo a poluio do ar; - Biodiesel.

3 Bimestre
Os seres vivos e suas relaes com o ambiente - Onde moram os seres vivos; - Habitat; - Ambiente; - Seres vivos e seres no vivos no ambiente; - Os diversos ecossistemas; - As cidades; - Seres vivos e seres no vivos; - Fatores abiticos e biticos; - Quando um animal extinto. Nosso corpo: organizao e funcionamento - Clula, unidade bsica dos seres vivos; - Tecidos; - rgos; - Sistemas. Corpo humano: regulao, reproduo e manuteno da sade - Sistema nervoso; - rgos dos sentidos; - Glndulas endcrinas; - Sistema genital masculino e feminino;

- A fecundao; - A menstruao; - Doenas sexualmente transmissveis; - Viver de modo saudvel.

4 Bimestre
Tipos de energia - Energia em transformao; - Produo de calor; - Combusto; - Condutores de calor; - Transformao de energia nos animais; - Transformao de energia nos vegetais. A energia eltrica - O que energia eltrica? ; - Usina hidreltrica; - Usina elica; - Usina termeltrica; - Usina nuclear; - Eletricidade em movimento; - Perigos da eletricidade.

Metodologia
Textos informativos, cartazes, jogos, testes, pesquisas, debates, seminrios, aula expositiva e dialogada, etc.

Recursos:
- Jornais e revistas; - Livros didticos; - Dicionrios; - Pincis, rguas, lpis de cor, giz de cera, cola; - Papel sulfite; - Cartolinas; - Giz e quadro-negro; - Mural;

- Fita adesiva.

Avaliao
Ser realizada de forma continua, atravs de atividades aplicadas e observadas.

ARTES

JUSTIFICATIVA Dentro do contexto escolar a arte vem despertar na criana o seu potencial criador, proporcionando melhor compreenso do desenvolvimento da criana, atravs de sua expresso por meio de linguagens artsticas, podendo ento, resinificar o sentido de ensinar e aprender, adquirindo competncias de compreenso e sensibilidade para que possa progressivamente atuar exercitando sua cidadania cultural, e se apropriando assim, do patrimnio cultural de forma clara e participativa podendo fazer juzo de valor dos bens artsticos, sendo respeitada suas especificidades de faixa etria e bagagem de conhecimento j adquirido anteriormente.

OBJETIVO GERAL Despertar o potencial artstico da criana por meio de atividades educativas onde a criana possa vivenciar momentos enriquecedores de expresso artstico-cultural

METODOLOGIA A criana deve por meio da disciplina da Arte compreender e apreciar as artes visuais entendendo sua profundidade e expresso, no ambiente escolar a construo desse conhecimento parte do pressuposto do meio social e cultural em que a criana est inserida. Desse modo, a disciplina da Arte dever visar: Compreenso e apreciao das Artes Visuais; Participao na criao de peas de arte; Compreenso da origem das cores; Conhecimento do folclore popular e sua participao na arte regional; Desenvolvimento de trabalho em grupo com cooperao mtua; Execuo de peas teatrais respeitando a faixa etria e peculiaridade de cada educando; Realizao de oficinas para confeco de instrumentos com sucata; Utilizao de brincadeiras de roda Compreenso da importncia da msica na formao e desenvolvimento da humanidade

1 BIMESTRE ARTES PLSTICAS Criao de textos; Pintura; Mosaico; Painis; Recorte e colagem; Histria em quadrinhos; Dobraduras.

2 BIMESTRE ARTES CNICAS Criao de textos; Jogos dramticos; Pantomima (mmica); Expresso facial; Ritmo do corpo; Apresentao de peas.

3 BIMESTRE FOLCLORE Origem; Elemento formador; Msica; Poesia; Dana; Comidas e bebidas tpicas; Provrbios; Nomes populares; Festas folclricas.

4 BIMESTRE MSICA Voz; Som (ambiente e corpo); Confeco de instrumentos com sucata; Brincadeira de roda; Show de calouro.

AVALIAO Ser realizada atravs de exerccios, de trabalhos, de atividades avaliativas. Buscando sempre avaliar o educando de forma continua e qualitativa.

Ensino Religioso

Potrebbero piacerti anche