Sei sulla pagina 1di 15

REVISTA NERA ANO 10, N.

10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

Campo e cidade no Brasil: transformaes socioespaciais e dificuldades de conceituao


Doutor em Geografia Humana pela Universidade de So Paulo (2002) Professor Doutor do Departamento de Geografia/FFLCH/USP Endereo profisisonal: Av. Prof. Lineu Prestes, 338 Depto. Geografia/FFLCH/USP Cidade Universitria 05508-900 So Paulo SP Endereo eletrnico: jcsuzuki@usp.br

Jlio Csar Suzuki

Resumo A cidade e o campo, no Brasil, surgem no movimento de expanso da modernidade e do moderno, a partir da expanso ultramarina, constituindo-se em fundamento do processo colonizador. Desde ento, seus contedos e suas formas foram alteradas, o que demanda a necessidade de re-pensar os seus conceitos. , ento, no contexto de metamorfoses sociais, econmicas e polticas que tentaremos analisar as transformaes socioespaciais da cidade e do campo, no Brasil, como fundamento da discusso da importncia de sua reconceituao, na contemporaneidade, para dar conta de seus novos contedos e novas formas. Palavras-chave: campo; cidade; modernidade; moderno; modernizao. Resumen

Campo y ciudad en el Brasil: transformaciones scio-espaciales y dificultades de conceptualizacin


La ciudad y el campo, en el Brasil, surgen en el movimiento de expansin de la modernidad y de lo moderno, a partir de la expansin ultramarina, constituyndose en fundamento del proceso colonizador. Desde entonces, sus contenidos y sus formas fueron alterados, lo que demanda la necesidad de repensar sus conceptos. Es, entonces, en el contexto de metamorfosis sociales, econmicas y polticas que intentaremos analizar las transformaciones socio espaciales de la ciudad y del campo, en el Brasil, como fundamento de la discusin de la importancia de su reconceptualizacin, en la contemporaneidad, para dar cuenta de sus nuevos contenidos y nuevas formas. Palabras clave: campo; ciudad; modernidad; moderno; modernizacin. Abstract

City and countryside in Brazil: social-spatial transformations and the difficulties of conceptualization
The city and countryside of Brazil took shape as social-space in the context of Portuguese expansionism, colonization and the rise of the modern world. Since then, the content and form of these spaces has changed dramatically, demanding a reconsideration of the concepts. . In the contemporary process of social, economic and political metamorphosis, we are called upon to analyze the social-spatial transformations of city and countryside in Brazil, a fundamental part of initiating a discussion about their reconceptualization, in order to account for contemporary contents and forms. Keywords: Countryside; city; modernity; modern; modernization.
Revista NERA Presidente Prudente Ano 10, n. 10 pp. 134-150 Jan.-jun./2007

REVISTA NERA ANO 10, N. 10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

A cidade e o campo, no Brasil, surgem no movimento de expanso da modernidade e do moderno1 a partir da expanso ultramarina. Estas duas formas scio-espaciais esto no bojo do encontro de temporalidades histricas extremamente diversas: a da sociedade capitalista e a das sociedades indgenas. No avano genocida e etnocida da modernidade, constituindo um tempo de intensa barbrie nos espaos de colonizao como na frica, na sia, na Oceania e na Amrica , redefine-se a diviso do trabalho, regida pelas regras da sociedade capitalista, cuja matriz est marcada pela busca do melhor aproveitamento do tempo. Nos marcos desse avano scio-econmico-cultural que a sociedade capitalista vai definindo, a partir da gnese e da formao das aglomeraes urbanas e dos campos agrcolas, a sua presena, ora com maior, ora com menor resistncia das sociedades que h muito viviam nestas terras. O campo e cidade no Brasil passaram por intensa metamorfose, no s porque houve uma mudana nos seus contedos e nas suas formas, mas, tambm, devido s possibilidades novas que foram se constituindo de estabelecimento de vnculos e de influncia de um sobre a outra, ou vice-versa. , ento, neste contexto de metamorfoses sociais, econmicas e polticas que tentaremos analisar as transformaes socioespaciais da cidade e do campo, no Brasil, como fundamento da discusso da importncia de sua reconceituao, na contemporaneidade, para dar conta de seus novos contedos e novas formas. No caso brasileiro, a ocupao colonial vai se estabelecendo, sobretudo, a partir da linha litornea. Neste processo, pequenas aglomeraes vo sendo formadas. A ocupao territorial vai sendo produzida por meio de arraiais, vilas, cidades, sendo que, somente nestas ltimas, h um governo local, alm da presena de um pelourinho, da concesso de um termo e do domnio de terras do Conselho, conforme salientou Maurcio de Almeida Abreu.
Vilas e cidades diferenciavam-se, entretanto, bastante dos arraiais, pois s nelas estava a sede de um governo local. Ali fazia-se justia em nome do Rei, prerrogativa que se materializava obrigatoriamente na paisagem urbana pela ereo de um pelourinho. Tinham direito, ademais, s dignidades e regalias conferidas pelas Ordenaes aos conselhos e a seus cidados. E possuam, finalmente, um termo, ou rea de jurisdio, dentro da qual se situavam os arraiais, e um patrimnio fundirio: as terras do Conselho. (ABREU, 1997:214-5)

Murillo Marx acrescenta, ainda, que, nas vilas, alm do pelourinho, havia, usualmente, igreja matriz, casa de cmara e cadeia, bem como a possibilidade de capelas de irmandades ou de casas religiosas:
Usualmente, uma vila uma sede municipal ostentava, independentemente das caractersticas de seu traado virio, um conjunto articulado de igreja matriz e adro, com clara preponderncia sobre outros eventuais conjuntos semelhantes de edifcio e largo. Localizava sua casa de cmara e cadeia, com o pelourinho nas proximidades, ou junto ao mesmo conjunto, ou em outro, prprio, raras vezes no inferiorizado diante do largo da matriz. Exibia, ainda e tanto mais quanto maiores fossem, outros conjuntos constitudos de adros diante de capelas de irmandades ou de casas religiosas. Todos constituam plos da aglomerao incomparveis e, com exceo daquele porventura existente pra a edilidade, de cunho religioso, assim como, o que mais importa, estavam bem localizados geograficamente em relao aos demais, cuidadosamente atentos, desde que possvel, s normas eclesisticas. A observao de tais normas, na ausncia de um plano claro e explicitado, levou tais plos a desenharem a planta de ocupao do solo e o prprio traado de vias. A presena pouco comum de um plano urbanstico ficava Estamos entendendo modernidade e moderno, bem como modernizao, a partir das discusses de Marshall Berman (1986). Revista NERA Presidente Prudente Ano 10, n. 10 pp. 134-150 Jan.-jun./2007
1

REVISTA NERA ANO 10, N. 10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

tambm pontuada por tais referncias, quando no ia se submetendo a elas atravs da expanso gradual de um adro, do desvio ou mesmo da interrupo de alguma rua. Ainda que tal no ocorresse, mesmo um traado de cidade mais geometrizado, ondulando no relevo, exibia logo, nas cristas do stio urbano, marcos decididamente religiosos. (MARX, 1991:89)

O significado social da Igreja muito bem definido nas cristas do stio urbano, em situao privilegiada em relao a qualquer ponto da aglomerao, ainda se estabelecia na diferenciao existente entre a posio hierrquica das vilas e das cidades, j que somente nesta poderia ser instalada a cadeira de bispo.
(...) A repblica, pela sua primeira constituio, possibilita aos estados tornarem cidade toda e qualquer sede de municpio. Toda sede de unidade autnoma territorial, no importa seu tamanho, populao ou riqueza, sua posio relativa nas redes urbanas regionais, estar adaptvel categoria de cidade. A distino institucional entre vila e cidade muda depois de quase quatro sculos de existncia, e de indefinio tambm ou de no correspondncia direta entre as qualidades de um centro e o seu posicionamento hierrquico como vila ou cidade. Cai a prerrogativa especial de cidade. Qual seria? Foi, desde a Idade Mdia, constiturem as cidades ncleos no dependentes ou tributrios de um poder regional delegado ou de senhores de terra; foi a de se subordinarem diretamente Coroa, ao poder central, em tese, autoridade maior. Isso quanto faceta temporal das instituies, porque quanto espiritual, e correspondentemente, a distino era ntida. Somente numa cidade que a cadeira de um bispo delegado direto papal poderia ser instalada; somente numa cidade poderamos encontrar uma igreja da s. Apenas numa cidade um bispo poderia residir e tratar do seu quinho importante da administrao eclesistica... e, indiretamente, da civil (...).(MARX, 1991:100)

No entanto, para Maurcio de Almeida Abreu, no havia diferena hierrquica entre vila e cidade, conforme suas palavras:
A diferenciao entre vilas e cidades [no perodo colonial] era, pois, de carter jurisdicional e no hierrquico. As cidades, por serem da Coroa, eram chamadas de cidades reais, mas nem todas alcanaram o papel de comando que o ttulo lhes conferia. Por outro lado, o status de vila no diminua a importncia de um centro urbano (...). (ABREU, 1997:214)

De qualquer modo, era uma sociedade marcada pela presena da Igreja, com a participao da qual se estabelecia a formao territorial, em que a reproduo das relaes sociais era calcada, at meados do sculo XIX, na concesso de terras, no trabalho escravo e no capital mercantil. O Brasil inseriu-se na lgica mercantil, desde o sculo XVI, fundado na atividade monocultora, realizada em grandes fazendas com o uso do trabalho escravo. Tanto o trabalho do indgena, sobretudo at meados do sculo XVIII, como o do negro africano at o final do sculo XIX. Essa atividade monocultora no excluiu a necessidade da pequena produo agrcola, essencial para a dinmica econmica e social das aglomeraes urbanas, da qual participavam, em grande parte, homens livres, sempre entendidos como pobres e despossudos, conforme deixa claro Lcio Kowarick (1994:13):
Daqui para a frente, a utilizao do termo livre (homem, indivduo, populao, pessoa) incluir o contingente dos libertos. Refiro-me a eles tambm como nacionais ou brasileiros. Obviamente esses elementos, como j eram designados durante a escravido, s incluem os pobres e no os potentados econmicos e polticos.

Revista NERA

Presidente Prudente

Ano 10, n. 10

pp. 134-150

Jan.-jun./2007

REVISTA NERA ANO 10, N. 10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

A produo da riqueza, em grande parte era drenada para os cofres metropolitanos, tendo as aglomeraes papel fundamental na difuso do poder da Metrpole. As aglomeraes materializavam as condies de extrao da riqueza realizada na Colnia para a Metrpole. As aglomeraes urbanas eram o locus de onde emanavam as diretrizes gerais dos interesses da Metrpole portuguesa, bem como se resolviam as questes menores por meio dos representantes da Coroa, mas, sobretudo, por intermdio do poder secular da Igreja, uma outra face do poder da Metrpole e, depois, do Imprio. A laicizao da sociedade brasileira vai se estabelecendo ao longo do sculo XIX, mas s com a Proclamao da Repblica que se d a separao entre Igreja e Estado. Esse o perodo em que os aglomerados passam por um processo de resignificao e transformaes materiais, superando uma dimenso, eminentemente, administrativoreligiosa para incorporar a centralidade das atividades econmicas, sobretudo por conta da expanso do comrcio e o desenvolvimento da atividade fabril e bancria. Para tanto, trs legislaes foram das mais importantes: a Lei no 601 Lei de Terras (que legitima a compra e a venda como nica forma de apropriao da terra), a Lei Eusbio de Queiroz (que pe fim ao trfico negreiro) e a Lei do Comrcio. A Lei no 601, de 18 de setembro de 1850, a Lei de Terras, vem legitimar a mercantilizao da terra como sua nica forma de aquisio, bem como as posses anteriormente existentes, sendo que, para a realizao da titulao, o Estado, que estava em formao, utilizou-se da nica informao possvel que garantisse o efetivo levantamento da ocupao das terras: o registro paroquial. A legitimao que o governo imperial d ao registro denota as intrnsecas relaes que mediavam o imprio e a Igreja, conforme salientou Murillo Marx (1991). De qualquer forma, as terras no estavam disposio de todos, pois alm de documentos falsificados com registros em cartrios oficiais (a partir da constituio da Repblica), cujos escrives e notrios haviam sido subornados, o antigo escravo e o imigrante no tinham dinheiro, condio legal mnima para a aquisio da terra, aps 1850, com a promulgao da mencionada Lei de Terras. (MARTINS, 1990:29) Esse procedimento legal que no exclui outras formas de aquisio, como a permanncia da concesso de datas de terra ou a posse, estava em consonncia com a transformao nas relaes de trabalho presentes na poca, pois j havia influncia inglesa para que a renda capitalizada no escravo fosse liberada para penetrar no circuito da produo, bem como no da renda capitalizada em imveis urbanos. A restrio de acesso terra, possibilitado apenas por compra e venda, ou seja, o cativeiro da terra, est relacionada com a transio do trabalho escravo para o trabalho livre. Segundo Jos de Souza Martins, a abolio progressiva da escravido (da qual a Lei Eusbio de Queiroz um marco fundamental ao proibir, de forma contundente, o trfico negreiro) requereu a montagem do cativeiro da terra, ou seja, a terra deixava de ser livre para ser aprisionada como mercadoria pelo capital a transio da renda capitalizada escravista renda capitalizada em imveis. Movimento importante, na manuteno da subordinao do trabalho, agora, no mais escravo, mas livre, o trabalho do imigrante.
A Lei de Terras de 1850 e a legislao subseqente codificaram os interesses combinados de fazendeiros e comerciantes, instituindo as garantias legais e judiciais de continuidade da explorao da fora de trabalho, mesmo que o cativeiro entrasse em colapso. Na iminncia de transformaes nas condies do regime escravista, que poderiam comprometer a sujeio do trabalhador, criavam as condies que garantissem, ao menos, a sujeio do trabalho. Importava menos a garantia de um monoplio de classe sobre a terra, do que a garantia de uma oferta compulsria de fora de trabalho grande lavoura. De fato, porm, independentemente das intenes envolvidas, a criao de um instrumento legal e jurdico para efetivar esse monoplio, pondo o peso do Estado do lado do grande fazendeiro, dificultava o acesso terra aos trabalhadores sem recurso. (MARTINS, 1990:59). Revista NERA Presidente Prudente Ano 10, n. 10 pp. 134-150 Jan.-jun./2007

REVISTA NERA ANO 10, N. 10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

A subordinao do trabalho do imigrante coadunava-se, assim, com a transio da renda capitalizada escravista em renda capitalizada em imveis. Assim, a riqueza concentrada no escravo vai se movendo para outros bens. O escravo vai deixando de ser fonte de trabalho e de riqueza acumulada do fazendeiro. Tal privilgio passa a transitar para os imveis urbanos e as aes. O estudo, feito por Zlia Maria Cardoso de Mello (1990:126-147), tendo como referncia a riqueza gerada pelo caf, em So Paulo, permite vislumbrar que, enquanto entre 1845 e 1875, os trs estamentos sociais proprietrios urbanos, sitiantes e fazendeiros do interior , ainda, mantinham nmeros desiguais de escravos na participao de suas riquezas pessoais, o mesmo no acontece nos vinte e cinco anos seguintes, em que se priorizam os imveis e as aes. Nesse movimento de transio da riqueza alocada no escravo para os imveis e as aes, a constituio de um sistema bancrio na segunda metade do sculo XIX fundamental, bem como a inaugurao das bolsas de valores, definindo novos marcos na comercializao do caf, inserido, agora, em uma lgica de mercado de futuros. A Lei do Comrcio, tambm de 1850, teve significado essencial na expanso do caf para o Oeste de So Paulo, ao diminuir os obstculos para a circulao do produto em um circuito internacional, alm de contribuir para o crescimento de outras atividades econmicas restringidas durante o perodo colonial e incio do imprio, tais como a fabril. A cidade, locus privilegiado de localizao das bolsas de valores, de concentrao da atividade comercial, passa, ento, a concentrar e materializar as condies gerais de produo e de consumo das atividades urbanas e agrrias. Em uma situao muito distinta da que encontrramos quando havia quase que completa autonomia das fazendas no que concerne produo da riqueza. Mas no apenas o contedo das aglomeraes urbanas que se altera, mas, tambm, sua forma. At meados do sculo XIX, predominava uma expanso dos aglomerados, marcada pela irregularidade do traado das ruas; leito carrovel estreito; terrenos que se estendiam at o fundo do vale; construes junto testada; etc. A transio para uma outra lgica de expanso da aglomerao se estabelece de forma lenta, mas gradual e decisiva. As ruas passam a ter um contorno mais retilneo, chegando, quase sempre, ao sistema ortogonal; ampliao do leito carrovel das ruas; introduo da noo de lote em relao ao terreno; recuos laterais das construes; etc. A alterao da lgica de expanso das aglomeraes urbanas se explica no desvendamento de sua relao com a reproduo das relaes sociais. A transformao da terra em mercadoria e seu significado na mudana da lgica de expanso urbana, com a introduo da noo de lote e loteamento, relacionam-se s metamorfoses da riqueza que transita do escravo para a terra. A transio do trabalho escravo ao trabalho livre relaciona-se ao processo de absolutizao da propriedade privada, a transformao da terra em mercadoria; cujos resultados so extremamente importantes na alterao da lgica de expanso urbana das aglomeraes urbanas brasileiras, com o surgimento de novos sujeitos sociais, particularmente o loteador. O particular, ento, coloca-se como um possvel loteador, j que nem todo particular realizar o parcelamento da terra. um novo sujeito histrico, dos mais importantes, na expanso urbana, tendo como instrumento o loteamento que alterou, significativamente, a forma de expanso das aglomeraes urbanas no Brasil, o que requereu uma alterao no sistema de representao do espao que incorporasse a possibilidade de se definir com preciso os limites, calcular as reas e propor um desenho regular do traado das ruas. Essa alterao no sistema de representao do espao foi importada do projeto iluminista europeu que, ao introduzir a noo de perspectiva, permitiu o aprimoramento dos princpios matemticos (HARVEY, 1993:224-5), alcanando-se, ento, a possibilidade de levantamentos cadastrais extremamente precisos (HARVEY, 1993:227). As possibilidades criadas pelo uso da perspectiva na geometrizao do espao permitiram a transformao da terra em mercadoria e a modernizao das aglomeraes urbanas, da qual participaram construtores, engenheiros, arquitetos e administradores de
Revista NERA Presidente Prudente Ano 10, n. 10 pp. 134-150 Jan.-jun./2007

REVISTA NERA ANO 10, N. 10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

terras, cujas concepes estavam matizadas pela geometria euclidiana. (HARVEY, 1993:231). nosso entendimento que esse segundo resultado do uso da geometria euclidiana, a modernizao, configura-se como um elemento de valorizao do espao, enquanto o primeiro, a definio da terra mercadoria, permite a extrao da renda absoluta, no bojo do processo de absolutizao da propriedade privada, ou seja, da transformao da terra em mercadoria. A mudana do significado dos imveis na reproduo das relaes sociais, incorporando o significado de riqueza em si, mercadoria no sistema de trocas, estava relacionada s transformaes operadas na lgica de expanso dos aglomerados, no que concerne ao parcelamento da terra, ao uso do terreno e arquitetura do edifcio. Em relao ao parcelamento da terra, tornou-se cada vez mais comum, sobretudo no final do sculo XIX, a presena do loteamento que tivesse como fundamento a transformao da terra em mercadoria, a absolutizao da propriedade privada, em que a transio do predomnio da concesso de terras sua mercantilizao foi fundamental (MARX, 1991:109). Nas aglomeraes urbanas, ento, no decurso do sculo XIX, particularmente, no seu ltimo quartel, ocorre um amplo processo de modernizao que alcana, tambm, o campo e a agricultura. A modernizao do campo e da agricultura est inserida no contexto da valorizao de um conhecimento tecnocientfico, provocada pela ascenso do capitalismo industrial europeu, que vai se delineando nos projetos pensados e implantados durante o sculo XIX no Brasil. O Real Horto no Rio de Janeiro um dos marcos do incio de um pensamento sobre a agricultura, particularmente na introduo de novas espcies no territrio nacional, conforme salienta Marilda Nagamini (2004:145-146):
(...) sob o comando de dom Joo, organizou-se o Real Horto no Rio de Janeiro [em 1808], depois denominado Jardim Botnico e anexado ao Museu Real. Seu objetivo era (...) o de aclimatar especiarias das ndias Orientais, como nozmoscada, cnfora, manga, cravo, canela, laranja, entre outras. Para isso, o rgo mantinha contatos com instituies congneres de outras partes do mundo. Em 1814, por exemplo, foi realizada uma tentativa de cultivar ch com vistas exportao, com auxlio de agricultores chineses especialmente enviados para esse fim. Maior dinamismo foi dado ao estabelecimento quando o (...) frei Leandro do Sacramento assumiu sua direo e estabeleceu intercmbios com instituies similares, como o Jardim Botnico de Cambridge, alm de enviar sementes para outros hortos do Brasil. Foi tambm institudo um prmio aos que colaborassem na aclimatao de novas espcies. Em 1890, aps sucessivas gestes que evidenciavam a incompatibilidade entre os objetivos cientficos e os de local de lazer, a atividade cientfica reforada com a constituio de estufas, herbreo, aqurio e biblioteca, sob a direo de Joo Barbosa Rodrigues (...).

No sentido de construo de um pensamento sobre o campo e a agricultura, ainda, durante o imprio e primeiros anos da Repblica, foi importante a fundao do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro (1938), com sede no Rio de Janeiro; do Instituto Agronmico de Campinas (1887); da Politcnica de So Paulo (1893), com o curso de Engenharia Agrcola; do Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo (1934), com sede na capital do estado; da Escola Agrcola Prtica Luiz de Queiroz2, de Piracicaba, denominada, a partir de 1925, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). A modernizao, nas mediaes da constituio do moderno e da modernidade, vai se tornando uma realidade cada vez mais contundente. Na cidade, os processos de periferizao e, depois, os de verticalizao vo se delineando, estabelecendo uma nova
Para uma histria da Escola Agrcola Prtica Luiz de Queiroz, vide o denso estudo de Marly Therezinha Germano Perecin (2004). Revista NERA Presidente Prudente Ano 10, n. 10 pp. 134-150 Jan.-jun./2007
2

REVISTA NERA ANO 10, N. 10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

paisagem urbana marcada pela existncia de um mercado imobilirio. No campo, novas variedades so introduzidas, bem como novas tcnicas de cultivo; mas a transformao mais contundente s vai ser operada em meados do sculo XX, com a introduo do pacote tecnolgico na agricultura, a chamada Revoluo Verde, em que se salienta o significado das grandes empresas transnacionais na transformao dos sistemas de cultivo e dos sistemas criatrios; este, tambm, o momento de transio do trabalho livre, presente no sistema de colonato, para o trabalho livre assalariado. No se estabelece, entre meados do sculo XIX e meados do sculo XX, apenas uma transio do complexo rural ao complexo agroindustrial, como salientara Jos Graziano da Silva, ao discutir a existncia da modernizao da agricultura a partir do ps-guerra, mas uma metamorfose do significado da riqueza no Brasil, em que a terra se torna o seu locus principal, em mediao com mudanas nas formas de subordinao do trabalho (marcada por formas diversas de trabalho livre), com a formao de um capital urbano-industrial, bem como por alteraes tcnicas. No campo e na cidade, vo se construindo territrios do capital, mas sem destruir todas as formas pr-existentes que, ao seu metamorfosearem, encontram maneiras de resistirem e persistirem, enquanto outras so criadas. Vale, aqui, lembrar, no campo, a existncia dos caiaras, dos quilombolas, das populaes ribeirinhas, dos faxinalenses, dos ocupantes de fundos de pastos, das populaes indgenas, dentre mltiplas possibilidades de resistncia e de criao de formas sociais que se conformam em territrios que negam o territrio do capital, marcado pela lgica da modernizao no sentido da constituio de uma nova relao entre o campo e a cidade, no mundo da modernidade e do moderno. Assim, vale frisar que a modernizao da agricultura no pode ser pensada, apenas, como esse momento ltimo de transformaes da base tcnica da agricultura e de expanso do trabalho assalariado. A modernizao da agricultura existe desde que o homem iniciou a prtica dos cultivos e domesticou os animais. No entanto, tal modernizao inseriu-se em outro contexto na transio do feudalismo para o capitalismo e na sua expanso; definindo-se pela presena do moderno e da modernidade cada vez mais. Nos marcos da compreenso do que seja a modernizao da agricultura, envolvendo um conjunto de transformaes na base tcnica e nas formas de submisso do trabalho, o momento ps-guerra a fase mais contundente das transformaes na base tcnica da agricultura e de alterao nas relaes de trabalho, com intensificao do trabalho assalariado. Mas apenas isso: a fase ltima, com forte presena da indstria na agricultura, constituindo os complexos agroindustriais, cujos vnculos so para alm de algumas linhas de relaes, j que sua estrutura se estabelece em rede, em que a cidade ponto nodal para a realizao da atividade de produo, bem como da circulao dos seus produtos, particularmente no que concerne s commodities. Assim, o campo e a cidade, no Brasil, passaram por intensas transformaes, redefinindo seus contedos e as suas formas. , ento, nestes termos de transformaes socioespaciais que as leituras que foram feitas acerca do que se definia como campo e como cidade no Brasil precisam ser avaliadas para se verificar a sua potencialidade em dar conta dos novos contornos em que se delineiam estes espaos. Uma das questes importantes levantadas pelos autores que se dedicaram a discutir o campo e a cidade, desde os primeiros estudos mais sistemticos, no Brasil, na perspectiva da Geografia, a da dificuldade em delimitar campo e cidade. Aroldo de Azevedo, em seu significativo trabalho acerca de Os subrbios orientais de So Paulo, defendido em 1945, como tese de ctedra para a cadeira de Geografia do Brasil na Universidade de So Paulo, j mencionava o quanto havia de desajuste entre o critrio oficial e a Geografia no que concernia definio da zona suburbana:
No constitui (...) fcil tarefa a delimitao da zona suburbana da capital paulista. Evidentemente, dentro do ponto-de-vista geogrfico, no nos interessa o critrio puramente administrativo, o que nos leva a deixar de lado quaisquer distines baseadas na atual diviso municipal dessa rea de nosso Estado, como tambm a Revista NERA Presidente Prudente Ano 10, n. 10 pp. 134-150 Jan.-jun./2007

REVISTA NERA ANO 10, N. 10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

classificao oficial em zonas urbana e rural. Cumpre, portanto, escolher outro critrio que atenda melhor o ponto de vista da geografia. (AZEVEDO, 1945:29)

Para Aroldo de Azevedo,


O conceito vulgar da palavra subrbio corresponde ao de arrabalde ou vizinhana de uma cidade ou de qualquer povoao, o que, em princpio, satisfaz e aproxima-se do conceito geogrfico. Entretanto, no basta essa proximidade do centro urbano: torna-se necessrio que haja certa interdependncia entre a cidade e os seus subrbios, uma relao ativa e passiva entre uma e outros. De fato, cumpre verificar a existncia de um permanente contacto da populao que neles vive, atravs de suas atividades costumeiras, do que produz e do que consome. (AZEVEDO, 1945:29-30)

Segundo AZEVEDO (1945:31-4), as principais funes dos subrbios paulistanos seriam, em meados do sculo XX, a residencial, a agrcola e a industrial. Por meio das funes, estabeleceria-se o contato entre a cidade de So Paulo e os seus subrbios: Penha, Itaquera, So Miguel, Itaquaquecetuba e Po. O subrbio, nos termos propostos por Aroldo de Azevedo, insere-se na rea de maior complexidade em relao definio do que seja campo e cidade; localiza-se, exatamente, na rea de transio entre o campo e a cidade, ora mais esta, ora mais aquele. Pierre George, aproximadamente, um quartel de sculo depois, em Geografia rural, tambm, ponderou acerca da noo de campo e de cidade. Ele restringiu-se menos s funes existentes nesses espaos e preocupou-se mais com as atividades econmicas. Para Pierre George, a atividade agrcola, no restrita apenas prtica do cultivo, mas estendendo-se aos sistemas criatrios, definia-se como a principal atividade presente no campo:
A atividade agrcola, que o principal fundamento da vida rural, sem ser o nico, sobretudo nos pases desenvolvidos, se diferencia das outras formas de atividade humana por alguns caracteres especficos. 1. A base material de produo na atividade agrcola se exprime em termos de superfcie (...). 2. A distribuio do tempo de trabalho aplicado na elaborao de uma produo agrcola subordina-se a ciclos climticos (...). 3. As condies naturais impem limites geogrficos s diversas categorias de produo agrcola (...). (GEORGE, 1982:7-8)

A dificuldade em definir o que seja o campo e a cidade aparece, ainda, em Geografia rural, de Pierre George, ao ser discutida a participao da populao mundial nos trabalhos relacionados com a atividade produtiva fundiria, particularmente daqueles que residem no campo.
Mais de dois bilhes de homens vivem no campo, ainda que nem todos diretamente do trabalho da terra. No se trata aqui de debater o problema da definio precisa do que rural e do que urbano. O fato concreto que dois teros da populao do globo vivem em contacto direto com as realidades da terra e em harmonia com seus ritmos. Nos pases de economia subdesenvolvida, quase no h lugar, no campo, para quem no trabalha a terra. Artesos ou desempregados, camponeses sem terra dificilmente encontram seu lugar numa sociedade em que, mesmo quando a economia monetria penetrou mais ou menos intensamente, o essencial da vida cotidiana repousa sobre bases fundirias e agrcolas. (GEORGE, 1982:63)

Aroldo de Azevedo e Pierre George nos indicaram que o campo, em meados do sculo XX, ou um quartel de sculo depois, no se definia apenas por atividades agrcolas. Vale ressaltar que, conforme Aroldo de Azevedo, nos subrbios, havia funes industriais,
Revista NERA Presidente Prudente Ano 10, n. 10 pp. 134-150 Jan.-jun./2007

REVISTA NERA ANO 10, N. 10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

alm das residenciais e das agrcolas. Enquanto que, para Pierre George, a atividade agrcola era a principal prtica da vida rural sem ser a nica ou, ainda, que dos mais de dois bilhes de homens que viviam no campo nem todos se dedicavam diretamente ao trabalho da terra. Assim, no correto pensar que a dificuldade em discutir a natureza do campo e da cidade, a partir de suas funes e de suas atividades, seja algo novo ou recente, tal qual quer o grupo de pesquisadores vinculados ao projeto Rurbano, coordenado por Jos Graziano da Silva, cujas preocupaes tm se centrado na leitura do que seja, na contemporaneidade, o meio rural brasileiro.
j no se pode caracterizar o meio rural brasileiro somente como agrrio. E mais: o comportamento do emprego rural, principalmente dos movimentos da populao residente nas zonas rurais, no pode mais ser explicado apenas a partir do calendrio agrcola e da expanso/retrao das reas e/ou produo tais como a agropecurias. H um conjunto de atividades no-agrcolas prestao de servios (pessoais, de lazer ou auxiliares das atividades econmicas), o comrcio e a indstria que responde cada vez mais pela nova 3 dinmica populacional do meio rural brasileiro.

Concordamos que as atividades no-agrcolas tm crescido nos ltimos anos, particularmente na dcada de 1990, como demonstraram vrios estudos, tanto em relao s atividades no-agrcolas4, como em relao populao economicamente ativa envolvida com essas atividades5. A existncia de uma populao no-agrcola no campo j tinha sido verificada pelo Departamento do Censo, para o caso dos Estados Unidos, no levantamento de 1950, tanto que a populao rural dividida em rural-agrcola e rural-no-agrcola, conforme foi expresso na sociologia norte-americana por meio do estudo de Alvin L. Bertrand et alii (1973:24). Entendida, vale ressaltar, como populao rural no-agrcola.

Jos Graziano da Silva, O Novo Rural Brasileiro, www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. 4 Jos Graziano da Silva, Turismo em reas Rurais: Suas Possibilidades e Limitaes no Brasil, www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. Clayton Campanhola; Jos Graziano da Silva, Panorama do turismo no espao rural brasileiro: nova oportunidade para o pequeno agricultor, www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. Lauro Mattei, A pluriatividade no contexto do desenvolvimento rural catarinense, www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. Jos Flores Fernandes Filho, Indstria Rural no Brasil e no Nordeste: Uma contribuio para o Debate sobre o Desenvolvimento do Espao Rural, www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. Marcelino de Souza; Mauro Eduardo Del Grossi, As vilas rurais no estado do Paran: uma poltica no-agrcola com vis agrcola, www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. Mauro Eduardo Del Grossi; Jos Graziano da Silva; Clayton Campanhola, O fim do xodo rural?, www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. 5 Jos Graziano da Silva, O Novo Rural Brasileiro, www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. Jos Graziano da Silva; Mauro Eduardo Del Grossi, O novo rural brasileiro: uma atualizao para 1992-98, www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. Jos Graziano da Silva, Sobre a delimitao do rural e do urbano no Brasil: testando as aberturas geogrficas das novas Pnads, www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. Jos Graziano da Silva; Mauro Eduardo Del Grossi, A mudana no conceito de trabalho nas novas PNADS, www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. Mauro Eduardo Del Grossi; Jos Graziano da Silva, Ocupao e Renda nas Famlias Rurais: Brasil, 1992-98, www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. Mauro Eduardo Del Grossi; Jos Graziano da Silva, A distribuio espacial da populao rural brasileira economicamente ativa, 1981/95, www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. Revista NERA Presidente Prudente Ano 10, n. 10 pp. 134-150 Jan.-jun./2007

REVISTA NERA ANO 10, N. 10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

A constatao da existncia, tambm, de atividades no-agrcolas, no campo, estava presente em Grald Gilbank (1974:5), particularmente quando define o que seja a paisagem rural6:
A paisagem rural de longe a expresso mais geral, j que ela evoca tudo o que se relaciona ao campo: a paisagem dos campos cultivados, das florestas e dos terrenos incultos, as quintas e os povoados, os burgos e tudo aquilo que os forma (armazns, residncias secundrias, infra-estrutura administrativa, fbricas etc.)7.

Tal constatao da existncia de atividades no-agrcolas no campo francs, por Grald Gilbank, no inseriu-se na preocupao de delimitao do campo e da cidade, ou do rural e do urbano. Os trabalhos vinculados ao projeto Rurbano, tambm, carecem de uma contribuio mais densa nesse sentido, sendo que nem ao menos, em seus resultados, foi possvel definir, com segurana, a participao relativa das atividades no-agrcolas no campo brasileiro. Todavia, o exemplo mais marcante dos equvocos que as anlises, realizadas no contexto do projeto Rurbano, puderam alcanar est na definio de ocupao rural noagrcola, identificada como (...) aquela exercida por pessoas residentes na rea rural e ocupadas em atividades fora da agricultura, sejam elas desenvolvidas na rea rural ou na urbana (...)8. Nesse caso, a populao rural por residir no campo, mas a atividade que se realiza na cidade no pode ser considerada uma ocupao rural se inserida nos setores secundrio e tercirio da economia, caracterizando uma populao rural de atividade urbana. A definio de ocupao rural no-agrcola caminha no sentido scio-espacial inverso do que, sobretudo na Sociologia, mas tambm na Geografia da Populao, se vinha discutindo como populao citadina de ocupao agrcola, caracterizada, particularmente, pelo bia-fria, ou seja, a populao que residia na cidade, mas trabalhava no campo. Nesse caso, da populao citadina de ocupao agrcola, com os termos extremamente adequados, pois no era uma populao citadina de ocupao urbana no-comercial ou no-industrial, mas populao citadina de ocupao agrcola. A palavra urbana, referente ocupao, constituiria uma contradio interna expresso, pois a atividade agrcola no se coloca como uma dimenso do urbano. Da mesma maneira, as atividades dos setores secundrio e tercirio no se definem como dimenses do rural. Assim, ocupao rural noagrcola uma expresso marcada por uma contradio interna. O conceito de ocupao rural no-agrcola simplificadora no que concerne definio do locus da ocupao, quanto ao setor da atividade econmica. Como pode ser rural se sua natureza urbana? Assim, o mais adequado seria falar de uma ocupao noagrcola no campo. O limite da anlise dos estudos realizados no contexto do projeto rurbano, referente ocupao no-agrcola, encontra-se, ainda, na fonte dos dados, j que a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domiclios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), tem como limite, na separao da populao urbana e rural, o permetro urbano.

Grald Gilbank ensaia uma generalizao para a definio de paisagem rural para todas as possibilidades do real, mas sua referncia , sobretudo, a do espao francs, tanto que sua definio no se adequa situao de muitos espaos latino-americanos, asiticos, africanos do incio da dcada de 1970. 7 No original: Le paysage rural est de loin lexpression la plus gnrale, puisquelle voque tout ce qui appartient la campagne : le paysage des champs cultivs, des forts et des friches, les fermes et les villages, les bourgs et tout ce qui les compose (magasins, rsidences secondaires, infrastructure administrative, ateliers industriels, etc.). 8 Projeto rurbano, Conceitos e Variveis-Chave no Projeto Rurbano, www.eco.unicamp.br, acessado em 18/08/02, por Jlio Csar Suzuki. Revista NERA Presidente Prudente Ano 10, n. 10 pp. 134-150 Jan.-jun./2007

REVISTA NERA ANO 10, N. 10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

No entanto, no possvel aceitar que toda a populao reconhecida como rural o seja, sobretudo aquela que vive em conjuntos habitacionais, construdos para alm do permetro urbano, mesmo que considerada, para fins de levantamento, como populao rural, na verdade, ela se encontra integrada subalternamente dinmica da aglomerao urbana, definindo-se, ento, como populao urbana. Seguindo o mesmo raciocnio, no urbana a populao inserida no interior do permetro urbano, mas marcada por prticas sociais rurais, tais como os pequenos olericultores de fundos de quintal, ou de fundos de vales, ou, ainda, cujos cultivos estejam sob os linhes de alta tenso que cortam muitas das grandes aglomeraes urbanas brasileiras. Populao cujas prticas culturais recuperam muitas das tradies das populaes camponesas, tal qual foi descrito por Margarida Maria Moura (1986): a religiosidade, o compadrio, o predomnio do direito consuetudinrio em relao ao direito positivo (particularmente em relao herana e diviso da riqueza produzida pela famlia em muitos casos, extensa). Ou seja, no urbana a populao agrcola que s reside na cidade, pois tal populao no vive as dimenses da sociabilidade urbana. A cidade o local de residncia ou, como afirmam Milton Santos e Mara Laura Silveira, um reservatrio de mo-de-obra.
(...) graas s facilidades de transporte e tambm s novas formas de organizao do trabalho agrcola, um nmero considervel de trabalhadores na agricultura vive na cidade, que se torna um reservatrio de mo-de-obra (...). (SANTOS; SILVEIRA, 2001:280)

Essa populao agrcola considerada urbana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, mas no o pode ser no que concerne s dimenses scio-espaciais, de reproduo das relaes sociais. A cidade, ento, locus do levantamento censitrio, no pode ser definida como uma unidade territorial, mas deve ser lida em sua diversidade, revelando, desta maneira, populao urbana e populao rural. Nesse sentido de reconhecimento dos limites do critrio de separao da populao urbana e rural, o permetro urbano extremamente falho para a diferenciao do rural e do urbano, sobretudo porque h, por um lado, muito de rural em aglomeraes urbanas, particularmente as mais diminutas, mas, tambm, nas mdias e nas grandes, ou mesmo nas metrpoles. Enquanto, por outro lado, h muito de urbano no campo brasileiro, sobretudo nas reas mais prximas das metrpoles ou das cidades de maior porte. A presena do urbano, no campo brasileiro, pode ser reconhecida, sobretudo, nas atividades fabris com uso intensivo de tecnologia, nos hotis-fazenda9, nos parques temticos, nos pesque-pagues, nos restaurantes, nos spas etc. O rural, nas aglomeraes urbanas, est muito presente, principalmente, no modo como muitos moradores concebem e vivem a dinmica dessas aglomeraes. Geralmente, esses moradores so marcados pelo estranhamento em relao ao modo de vida urbano e citadino. Esto dentro das aglomeraes, mas no integrados a sua dinmica de forma densa. A distino entre o rural e o urbano, muito mais vinculada lgica da reproduo das relaes sociais que a materialidade espacial, campo e cidade, permite pensar que h rural na cidade e urbano no campo. Assim, o importante encontrar um caminho metodolgico que d conta de identificar essas distines para alm de uma delimitao poltica relacionada ao permetro urbano raramente uma fronteira geogrfica entre o rural e o urbano e o campo e a cidade. Em nossa pesquisa de mestrado, foi possvel recuperar o significado da diviso do trabalho na produo da separao do campo e da cidade, pois, segundo Paul Singer, s h cidade quando a diviso do trabalho entre campo e cidade j existe, tendo em vista que no
9 Diferentes das fazendas-hotel, os hotis-fazenda se colocam como locais de hospedagem cujo vnculo com a atividade agrcola est completamente desfeita, por mais que sua localizao se d no campo e no na cidade como habitual aos hotis. Revista NERA Presidente Prudente Ano 10, n. 10 pp. 134-150 Jan.-jun./2007

REVISTA NERA ANO 10, N. 10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

momento de sua criao, ela no pode surgir com uma atividade produtiva prpria (SINGER, 1990:13). Esse muito o sentido da reflexo que se encontra em Karl Marx e Friedrich Engels, com fundamento na diviso do trabalho, acerca da separao entre campo e cidade:
A diviso do trabalho no interior de uma nao leva, inicialmente, separao entre o trabalho industrial e comercial, de um lado, e o trabalho agrcola, de outro, e, com isso, a separao da cidade e do campo (...) Seu desenvolvimento ulterior leva separao entre o trabalho comercial e o trabalho industrial. Ao mesmo tempo, atravs da diviso do trabalho dentro destes diferentes ramos, desenvolvem-se diferentes subdivises entre os indivduos que cooperam em determinados trabalhos. A posio de tais subdivises particulares umas em relao a outras condicionada pelo modo pelo qual se exerce o trabalho agrcola, industrial e comercial (patriarcalismo, escravido, estamentos e classes). Estas mesmas condies mostram-se ao se desenvolver o intercmbio entre as diferentes naes (MARX e ENGELS, 1991:29).

Essa distino entre campo e cidade, fundada na diviso do trabalho, suficiente para compreender, em linhas gerais, o Brasil, sobretudo, at meados do sculo XX. No entanto, com a expanso de atividades fabris para o campo, particularmente os laticnios, em meados dos sculo XX, mas, tambm, os matadouros, a separao entre campo e cidade pela diviso do trabalho no mais suficiente para estabelecer a fronteira entre essas duas realidades scio-espaciais10. A constituio dos complexos agroindustriais, sobretudo, a partir da dcada de 1970, tanto nos grandes estabelecimentos agrcolas (por exemplo, no caso da cana-de-acar), como nos pequenos (por exemplo, no caso da fumicultura, com a sujeio da renda da terra ao capital), ampliou um pouco mais a dificuldade de se definir o campo como o locus das atividades do setor primrio da economia. Essa dificuldade ainda maior no se deve apenas implantao das plantas industriais articuladas produo agrcola, mas, tambm, lgica da indstria que se implanta, na agricultura, com o tempo do relgio e da produo, um tempo linear; no mais um tempo cclico como o que marcava a lgica da agricultura at meados do sculo XX, presente at hoje em algumas faces da produo camponesa. Nesse contexto de constituio dos complexos agroindustriais, a fronteira entre o campo e a cidade, bem como entre o rural e o urbano, fica ainda mais difcil de ser inteligvel. Na dcada de 1990, com a expanso, no s das atividades fabris, mas tambm dos servios para o campo, a dificuldade de separao entre o campo e a cidade e o rural e o urbano, a partir da diviso do trabalho, torna-se ainda mais insuficiente. No entanto, at em termos fisionmicos, campo e cidade so realidades geogrficas distintas e inegveis, mas as suas definies scio-espaciais devem ser lidas com novos parmetros. Ou seja, no entendemos que haja um continuum entre a cidade e o campo, como afirma Jos Graziano da Silva:
(...) est cada vez mais difcil delimitar o que rural e o que urbano. Mas isso que aparentemente poderia ser um tema relevante, no o : a diferena entre o rural e o urbano cada vez menos importante. Pode-se dizer que o rural hoje s pode ser entendido como um continuum do urbano do ponto de vista espacial; e do ponto de vista da organizao da atividade econmica, as cidades no podem

Vale frisar que tal entendimento da diviso do trabalho, entre campo e cidade, no Brasil, est levando em considerao a situao constituda sobretudo aps meados do sculo XIX, pois antes disso, no campo, havia forte presena de engenhos, nos quais se realizava atividade fabril, mas o contexto de produo da riqueza era muito diferente do qual nos serve de referncia para a nossa anlise. Tal diferena est presente, tambm, entre as situaes histricas da europa feudal e capitalista no que concerne localizao da atividade fabril. Revista NERA Presidente Prudente Ano 10, n. 10 pp. 134-150 Jan.-jun./2007

10

REVISTA NERA ANO 10, N. 10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

mais ser identificadas apenas com a atividade industrial, nem os campos com a agricultura e a pecuria11.

Para ns, h necessidade de se redefinir campo e cidade e rural e urbano luz das transformaes da sociedade brasileira, dos novos elementos da reproduo das relaes sociais, inserindo como categorias essenciais a propriedade, o trabalho e o capital; o que nos permitir superar leituras marcadamente quantitativas de definio de campo e de cidade e de rural e de urbano. Procedimento semelhante ao que acreditamos necessrio em relao discusso sobre cidades imaginrias de Jos Eli da Veiga, cujo fundamento tambm , sobretudo, quantitativo, j que seu autor no encontra qualquer outra soluo que no o nmero de habitantes do municpio para definir se a populao ou no urbana.
O entendimento do processo de urbanizao do Brasil atrapalhado por uma regra muito peculiar, que nica no mundo. Este Pas considera urbana toda sede de municpio (cidade) e de distrito (vila), sejam quais forem suas caractersticas. O caso extremo est no Rio Grande do Sul, onde a sede do municpio Unio da Serra uma cidade na qual o Censo Demogrfico de 2000 s encontrou 18 habitantes. Nada grave se fosse extravagante exceo. No entanto, absurdo supor que se trate de algumas poucas aberraes, incapazes de atrapalhar a anlise da configurao territorial brasileira. De um total de 5.507 sedes de municpios existentes em 2000, havia 1.176 com menos de 2 mil habitantes, 3.887 com menos de 10 mil, e 4.642 com menos de 20 mil, todas com estatuto legal de cidade idntico ao que atribudo aos inconfundveis ncleos que formam as regies metropolitanas, ou que constituem evidentes centros urbanos regionais. E todas as pessoas que residem em sedes, inclusive em nfimas sedes distritais, so oficialmente contadas como urbanas, alimentando esse disparate segundo o qual o grau de urbanizao do Brasil teria atingido 81,2% em 2000. Muitos estudiosos procuraram contornar esse obstculo pelo uso de uma outra regra. Para efeitos analticos, no se deveriam considerar urbanos os habitantes de municpios pequenos demais, com menos de 20 mil habitantes. Por tal conveno, que vem sendo usada desde os anos 50, seria rural a populao dos 4.024 municpios que tinham menos de 20 mil habitantes em 2000, o que por si s j derrubaria o grau de urbanizao do Brasil para 70%. (VEIGA, 2002:31-2)

Assim, h necessidade premente de superao de leituras marcadamente quantitativas, como as de Jos Eli da Veiga e de Jos Graziano da Silva. Acreditamos, ainda, que no ser possvel avanar na compreenso do campo e da cidade, na contemporaneidade, seguindo por trilhas seguras e bem construdas, como os caminhos que valorizam somente a dimenso econmica, ou a cultural, ou a social, ou a poltica. Ser necessrio superar as leituras unidimensionais e unicausais no encontro com as mltiplas dimenses e determinaes, o que nos conduzir para a necessidade de diminuir os limites existentes entre os campos da Geografia (Geografia Agrria, Geografia Urbana, Geografia Econmica, Geografia Poltica, Geografia Social, Geografia Cultural), bem como em relao s outras reas do saber, particularmente com a Sociologia, a Antropologia e a Economia. O caminho incerto, h mais de meio sculo o dilema interpretativo do que seja campo e cidade, bem como as suas metamorfoses e as relaes entre estas duas realidades socioespaciais, est presente no seio dos estudos geogrficos sem resoluo, mas, vale frisar, todas as respostas so vlidas, pois a partir do erro que a cincia caminha.

Jos Graziano da Silva, O Novo Rural Brasileiro, www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. Revista NERA Presidente Prudente Ano 10, n. 10 pp. 134-150 Jan.-jun./2007

11

REVISTA NERA ANO 10, N. 10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

Referncias
ABREU, Maurcio de Almeida. A apropriao do territrio no Brasil colonial. In: CASTRO, In Elias de, GOMES, Paulo Csar da Costa, CORRA, Roberto Lobato (Orgs.). Exploraes geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. pp. 197-245. AZEVEDO, Aroldo Edgard de. Subrbios orientais de So Paulo. 1945. 184p. Tese de concurso cadeira de Geografia do Brasil Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da Universidade de So Paulo, So Paulo, 1945. BERMAN, Marshall. Tudo que slido desmancha no ar; A aventura da modernidade. Traduo de Carlos Felipe Moiss e Ana Maria L. Ioriatti. So Paulo: Cia. das Letras, 1986. BERTRAND, Alvin et alii. Sociologia Rural. So Paulo: Atlas, 1973. CAMPANHOLA, Clayton; SILVA, Jos Graziano da. Panorama do turismo no espao rural brasileiro: nova oportunidade para o pequeno agricultor. www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. DEL GROSSI, Mauro Eduardo; SILVA, Jos Graziano da. A distribuio espacial da populao rural brasileira economicamente ativa, 1981/95. www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. DEL GROSSI, Mauro Eduardo; SILVA, Jos Graziano da. Ocupao e Renda nas Famlias Rurais: Brasil, 1992-98. www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. DEL GROSSI, Mauro Eduardo; SILVA, Jos Graziano da; CAMPANHOLA, Clayton. O fim do xodo rural?. www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. FERNANDES FILHO, Jos Flores. Indstria Rural no Brasil e no Nordeste: Uma contribuio para o Debate sobre o Desenvolvimento do Espao Rural. www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. GEORGE, Pierre. Geografia rural. Traduo de Elza Trassi Mariano et alii. So Paulo: Difel, 1982. GILBANK, Grald. Introduction la gographie gnrale de lagriculture. Paris: Masson et Cie, 1974. HARVEY, David. A condio ps-moderna; Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudana Cultural. Traduo de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonalves. So Paulo: Loyola, 1993. KOWARICK, Lcio. Trabalho e vadiagem; A origem do trabalho livre no Brasil. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. MARTINS, Jos de Souza. O cativeiro da terra. 4.ed. So Paulo: Hucitec, 1990. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alem (I - Feuerbach). Traduo de Jos Carlos Bruni e Marco Aurlio Nogueira. 8.ed. So Paulo: Hucitec, 1991. MARX, Murillo. Cidade no Brasil terra de quem?. So Paulo: Nobel/Edusp, 1991. MATTEI, Lauro. A pluriatividade no contexto do desenvolvimento rural catarinense. www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki.

Revista NERA

Presidente Prudente

Ano 10, n. 10

pp. 134-150

Jan.-jun./2007

REVISTA NERA ANO 10, N. 10 JANEIRO/JUNHO DE 2007 ISSN: 1806-6755

MELLO, Zlia Maria Cardoso de. Metamorfoses da riqueza, So Paulo, 1845-1895; Contribuio ao Estudo da Passagem da Economia Mercantil-Escravista Economia Exportadora Capitalista. 2.ed. So Paulo: Hucitec, 1990. MOURA, Margarida Maria. Camponeses. So Paulo: tica, 1986. NAGAMINI, Marilda. 1808-1889: cincia e tcnica na trilha da liberdade. In: MOTOYAMA, Shozo (org.). Preldio para uma histria; cincia e tecnologia no Brasil. So Paulo: EDUSP/FAPESP, 2004. p.135-183. PERECIN, Marly Therezinha Germano. Os Passos do Saber: A Escola Agrcola Prtica Luiz de Queiroz; O Esforo para Implantar o Ensino Tcnico de Segundo Grau na Agricultura, 1891-1911. PROJETO RURBANO, Conceitos e Variveis-Chave no www.eco.unicamp.br, acessado em 18/08/02, por Jlio Csar Suzuki. Projeto Rurbano,

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Mara Laura. O Brasil; Territrio e Sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro/So Paulo: Record, 2001. SILVA, Jos Graziano da. O Novo Rural Brasileiro. www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. SILVA, Jos Graziano da. Sobre a delimitao do rural e do urbano no Brasil: testando as aberturas geogrficas das novas Pnads. www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. SILVA, Jos Graziano da. Turismo em reas Rurais: Suas Possibilidades e Limitaes no Brasil. www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. SILVA, Jos Graziano da; DEL GROSSI, Mauro Eduardo. A mudana no conceito de trabalho nas novas PNADS. www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. SILVA, Jos Graziano da; DEL GROSSI, Mauro Eduardo. O novo rural brasileiro: uma atualizao para 1992-98. www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. SINGER, Paul. Economia poltica da urbanizao. So Paulo: Brasiliense, 1990. SOUZA, Marcelino de; DEL GROSSI, Mauro Eduardo. As vilas rurais no estado do Paran: uma poltica no-agrcola com vis agrcola. www.eco.unicamp.br, acessado em 17/08/02, por Jlio Csar Suzuki. VEIGA, Jos Eli da. Cidades imaginrias. Campinas: Autores Associados, 2002.

Recebido em junho de 2007 Aprovado em junho de 2007

Revista NERA

Presidente Prudente

Ano 10, n. 10

pp. 134-150

Jan.-jun./2007

Potrebbero piacerti anche