Sei sulla pagina 1di 20

O campo da sexologia no Brasil:

constituio e institucionalizao*

617

| 1Jane A. Russo, 2Fabola Rohden, 3Igor Torres, 4Livi Faro |

Resumo: Neste artigo apresentamos e discutimos os


resultados parciais da investigao sobre a constituio do campo da sexologia contempornea no Brasil, parte da pesquisa comparativa Sexualidade, cincia e profisso na Amrica Latina. Uma segunda onda sexolgica surgiu no Brasil em finais dos anos 1970 no Rio de Janeiro, com um vis essencialmente clnico, e em So Paulo, com um vis educacional. A dcada seguinte marcou um perodo de institucionalizao no qual so criadas as duas associaes que hoje polarizam o campo em torno de uma sexologia mais ecltica e multiprofissional e da chamada medicina sexual, em geral dominada pelos urologistas. Discutimos os significados dessa polarizao em termos das disputas profissionais subjacentes e das concepes de gnero implicadas em tais disputas.
Palavras-chave: Palavras-chave sexualidade; gnero; sexologia; medicina sexual.

Doutora em Antropologia Social, professora adjunta do Instituto de Medicina Social da UERJ; Coordenadora para o Brasil do Centro Latinoamericano em Sexualidade e Direitos Humanos/IMS/UERJ; bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Endereo eletrnico: jrusso@ims.uerj.br.
2

Doutora em Antropologia Social, professora adjunta do Instituto de Medicina Social da UERJ; pesquisadora do Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos/IMS/UERJ; bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Endereo eletrnico: fabiola@ims.uerj.br.
3

Mestre em Sade Coletiva, Instituto de Medicina Social da UERJ; pesquisador do Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos/IMS/UERJ. Endereo eletrnico: igortorres7@gmail.com.
4

Mestre em Sade Coletiva, Instituto de Medicina Social da UERJ; pesquisadora do Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos/IMS/UERJ. Endereo eletrnico: livifaro@gmail.com.

Recebido em: 05/11/2008. Aprovado em: 04/05/2009.

618
| Jane A. Russo, Fabola Rohden, Igor Torres e Livi Faro |

Introduo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados parciais de uma investigao em andamento sobre a constituio do campo da sexologia contempornea no Brasil. A questo de fundo que buscamos examinar a chamada medicalizao / naturalizao da sexualidade, apontada por diferentes autores como um fenmeno que vem se produzindo desde meados do sculo XIX. Temos como objetivo delinear a especificidade da medicalizao /naturalizao tal como se processa na atualidade, levando em conta que o que se chama medicalizao envolve tanto controle social, quanto produo de identidades e de novas formas de subjetividade. Como objetivo mais amplo, que dever ser contemplado no final da pesquisa, est a discusso crtica dos dilemas que cercam a sexualidade contempornea - ora vista como um instinto incontornvel e espontneo, ncleo da liberdade do sujeito, ora como uma espcie de expertise adquirida atravs de treinamento e tecnologia. O termo sexologia foi escolhido por ser uma designao tradicional de modos de interveno e conhecimento que visam ao atendimento clnico ou preveno de distrbios relacionados sexualidade. Esta no , entretanto, uma designao consensual dentro do campo. H uma tendncia atual a utilizar os termos sexualidade humana, sade sexual, ou medicina sexual, cada uma dessas expresses indicando uma certa posio no conjunto de tenses e disputas que marcam o territrio em questo. Na verdade, o estudo das formas de autodesignao faz parte de nossa investigao. Optamos pelo termo sexologia por seu uso tradicional no decorrer do tempo. Mantemos, entretanto, a advertncia de que, embora seja utilizado por atores e instituies do campo, o uso indiscriminado que dele fazemos mais uma escolha metodolgica do que uma realidade percebida no material pesquisado. A investigao consistiu, at o momento, do levantamento de sites na internet (de clnicas, sociedades, associaes, institutos), busca no site do CNPq e universidades, contatos telefnicos (para complementar dados levantados pela internet), levantamento e exame de trs peridicos (Revista Brasileira de Sexualidade Humana, Revista Terapia Sexual e Revista Scientia Sexualis), entrevistas semiestruturadas com 15 profissionais relevantes do campo e observao participante em cinco congressos.1 A pesquisa foi conduzida dentro dos padres ticos exigidos pela Comisso Nacional de tica em Pesquisa / Conselho Nacional de Sade / Ministrio da Sade (CONEP/CNS/MS), obedecendo ao disposto na Resoluo CONEP n 196/96.

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

619

Antes de passarmos apresentao e anlise dos dados j colhidos, faremos uma breve introduo ao surgimento da sexologia europeia nos primrdios do sculo passado, bem como das transformaes que se seguiram ao processo de transplantao do novo campo de saber para os Estados Unidos, de modo a permitir uma compreenso da sexologia brasileira no contexto mais amplo do cenrio sexolgico internacional.

Da protossexologia sexologia contempornea


possvel falar que a sexologia, desde seu incio no final do sxulo XIX, conheceu trs ondas sucessivas. A primeira delas, chamada por Andr Bjin de protossexologia,2 surgiu na passagem do sculo XIX ao XX na Europa e sobretudo na Alemanha. Atravs do discurso mdico, tratava-se de construir uma racionalidade biolgico/cientfica sobre as sexualidades perifricas ao casal e famlia, contrapondo-se ao discurso legal ou religioso que tendia a criminaliz-las. A grande questo que movia os mdicos dedicados nova especialidade era a chamada inverso - como era ento conhecida a homossexualidade. Neste momento, a medicalizao da inverso era parte de uma luta poltica. Havelock Ellis e Magnus Hirshfeld, entre outros, faziam parte do movimento de reforma sexual, que se concentrava na Alemanha, contra o cdigo civil prussiano que criminalizava a chamada sodomia.3 Ao mesmo tempo, a construo da perverso como objeto da medicina constituiu o personagem do perverso sexual, tendo como efeito transformar o que antes era um ato desviante, em identidade (FOUCAULT, 1977). O manual do psiquiatra forense Richard von Krafft Ebing - Psycopatia sexualis4 - publicado em 1887, transformou-se em texto de referncia acerca das perverses da sexualidade, conhecendo enorme sucesso de pblico. Segundo Harry Oosterhuis (1997), as cartas enviadas a Krafft Ebing no decorrer dos anos revelavam a felicidade e o alvio dos que se reconheciam nas categorias ento descritas, e ofereciam ao psiquiatra-autor histrias de vida a serem incorporadas s novas verses do livro que iam sendo publicadas. Observamos, portanto, que a identidade forjada pela medicina - por se constituir contra a concepo propriamente criminal ou jurdica de atos passveis de punio legal - no era de todo antiptica aos sujeitos classificados como perversos. Com o surgimento do nazismo e posterior ecloso da II Guerra Mundial, todo o movimento de reforma sexual alemo sofreu intensa represso. Os grandes nomes

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

O campo da sexologia no Brasil

620

da sexologia alem foram obrigados a se exilar, bibliotecas e centros de informao foram destrudos. Desta forma, de modo semelhante ao que ocorreu com a psicanlise nesse mesmo perodo, a sexologia mudou-se para os Estados Unidos, e uma segunda onda sexolgica - desta feita americana - surgiu no ps-guerra, mais especificamente nos anos 60/70 do sculo XX (IRVINE, 2005). Alm da mudana geogrfica, uma diferena importante vai distanciar os dois movimentos. No caso da primeira sexologia, como vimos, a medicalizao da sexualidade no se opunha necessariamente sua politizao - ao contrrio, os grandes sexlogos da poca eram os responsveis pelo movimento de reforma sexual que colocava em xeque o status quo. Nos anos 1960/70, marcados pela cada vez mais radical disjuno entre sexualidade e reproduo, as minorias sexuais vo buscar sua afirmao poltica contra o discurso mdico. A segunda sexologia, que ento surge, deixa de lado as antigas perverses, que se transformam cada vez mais em uma questo de disputa poltica, passando a se debruar sobre a sexualidade normal, voltando suas atenes e seu arsenal teraputico para os casais heterossexuais. Esta segunda sexologia tem nas pesquisas de Alfred Kinsey as bases sobre as quais se desenvolve. Foi Kinsey quem voltou seu interesse para a sexualidade do homem e da mulher normais. Seus livros, publicados no final dos anos 40 (Sexual Behavior in the Human Male) e incio da dcada de 50 (Sexual Behavior in the Human Female) conheceram um enorme sucesso. 5 Colocando o tema da sexualidade na ordem do dia, trouxeram para o interior da conjugalidade heterossexual comportamentos antes vistos como transgressores ou anormais. Ainda nos anos 1950, o mdico ginecologista William Masters e a psicloga Virginia Johnson deram incio s suas investigaes sobre sexualidade na Washington University, em Saint Louis. Ambos realizaram pesquisas em laboratrio com sujeitos humanos, de modo a observar e medir objetivamente o que vieram a chamar de resposta sexual humana. Em 1966, publicaram o livro Human Sexual Response, e em 1970, Human Sexual Inadequacy. Neste ltimo, considerado o marco da moderna sexologia, so listadas todas as perturbaes possveis da sexualidade de homens e mulheres e seu tratamento, constituindo-se na pedra de toque de uma especialidade emergente: o terapeuta sexual. Menos de cinco anos depois de sua publicao, j havia entre 3.500 e 5.000 centros de tratamento para problemas sexuais nos EUA (IRVINE, 2005). Nesse perodo surgiram diversos peridicos e sociedades cientficas devotadas sexologia nos Estados Unidos. O

| Jane A. Russo, Fabola Rohden, Igor Torres e Livi Faro |

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

621

Archives of Sexual Behavior foi fundado em 1971, a International Academy of Sex Research e o Journal of sex and marital Therapy so de 1975. Em 1978 foi fundada a hoje poderosa World Association of Sexology6 (WAS). Em 1998, o lanamento do citrato de sildenafil, conhecido comercialmente como Viagra, marcou uma nova transformao no campo da sexologia. Indicado para os casos de impotncia masculina - rebatizada de disfuno ertil -, o Viagra surgiu como uma plula mgica que colocou a farmacologia no centro das teraputicas sexuais, e trouxe importantes reviravoltas na organizao profissional do campo. Surge a terceira onda da sexologia. A proposta de Masters e Johnson, posteriormente complementada pela de Helen Kaplan,7 envolve uma terapia psicolgica, baseada na psicologia comportamental, e diz respeito sobretudo ao casal, que passa por uma espcie de treinamento para aprender a ter relaes sexuais prazerosas. Toda a literatura sexolgica dos anos 70 e 80 se concentra basicamente nos problemas relativos ao casal. H, em menor escala, trabalhos e pesquisas envolvendo homens, sendo a disfuno ertil o foco da maior parte desses trabalhos.8 Bem antes do Viagra, portanto, j se buscava algum tipo de tratamento mdico para a impotncia, fossem as injees de papaverina ou as prteses penianas. O surgimento da plula mgica, entretanto, redimensionou todo o campo dos distrbios sexuais, tendo como consequncias importantes: o surgimento do urologista como ator relevante - seno dominante no campo profissional e cientfico, e uma tendncia a focalizar no corpo do indivduo problemas que antes poderiam ser interpretados de forma mais relacional. Assistimos, portanto, a uma re-medicalizao da sexualidade,9 e a um declnio de sua psicologizao. Essas consequncias, como veremos, tero implicaes relevantes para as relaes de gnero tanto no que diz respeito reorganizao profissional do campo, quanto no que tange ao modo mesmo de conceber o transtorno sexual.

Anos 70: ginecologistas e psiclogos no Rio de Janeiro


Embora tenha havido uma primeira sexologia brasileira no incio do sculo XX (RUSSO; CARRARA, 2002), cujos principais expoentes foram Jos de Albuquerque e Hernani de Iraj, vamos tratar aqui da segunda onda sexolgica, surgida j nas ltimas dcadas do sculo passado. Datando do incio dos anos 70 do sculo XX, esta segunda sexologia coincidiu com o auge da chamada cultura psicanaltica,

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

O campo da sexologia no Brasil

622

que conquistava coraes e mentes das camadas mdias letradas nos grandes centros urbanos, e com o surgimento paralelo de uma cultura alternativa, que implicou um revival das teorias de Wilhelm Reich.10 A dcada de 70 foi, no Brasil, um importante momento de transio poltica entre o perodo de maior obscurantismo e represso da ditadura militar (a era Mdici) e, a partir do governo Ernesto Geisel, que assumiu o poder em maro de 1974, um perodo de distenso e tmida abertura poltica.11 Foi tambm um momento de intensa mobilidade social e simblica para as camadas mdias favorecidas pela poltica de concentrao de renda do regime militar. Segundo Gilberto Velho, a conjuntura
reforava o projeto individualizante de famlia nuclear com a ampla veiculao de uma propaganda que enfatizava o consumo e o sucesso material, fosse diretamente por parte do Estado, fosse por grandes empresas, do chamado milagre brasileiro. quando insistentemente se enfatiza e se constri o modelo de famlia que compra, investe, viaja etc. Poder-se-ia dizer que configurada com nitidez o que deveria ser uma famlia brasileira em uma sociedade capitalista moderna. (VELHO, 1981, p. 70).

| Jane A. Russo, Fabola Rohden, Igor Torres e Livi Faro |

Evidentemente, essa reconfigurao da famlia, se estava calcada em mudanas propriamente econmicas, implicou necessariamente transformaes de mentalidade e valores. Como parte de tais transformaes, j na segunda metade dos 70, os grandes centros urbanos assistiram ao florescimento da chamada contracultura, que se difundiu entre os jovens filhos do milagre econmico (VELHO, 1998; HOLLANDA, 2004). Centrada em uma intensa revoluo dos costumes, tinha como ncleo a chamada revoluo sexual. tambm nesse momento que um incipiente movimento de institucionalizao rene, no Rio de Janeiro, mdicos e psiclogos em torno do projeto da constituio de um saber e de uma prtica sexolgica derivada do movimento norte-americano, ou seja, da proposta teraputica de Masters e Johnson. J em fins dos anos 1960, um grupo de discusso sobre problemas ligados ginecologia, chamado Clube da Placenta, reunia-se regularmente, sob a liderana de Jean Claude Nahoum - mdico ginecologista. Dele tambm participava o ginecologista Paulo Canella,12 alm de outros mdicos ligados ao Instituto de Ginecologia e Obstetrcia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No final da dcada de 70, Geraldo Lana e Araguari Chalar

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

623

Silva, psiclogos vinculados a uma clnica de atendimento em Terapia Comportamental - a Corpsi -, estimulados pela leitura dos trabalhos de Masters e Johnson, comearam a se interessar pelas propostas da terapia sexual. Em uma das reunies do Clube da Placenta, os dois grupos se aproximaram, formando o Ncleo de Sexologia da Sociedade de Ginecologia e Obstetrcia do Rio de Janeiro (SGORJ). No incio dos anos 80, articulados a profissionais de outras partes do pas, os integrantes do ncleo da SGORJ fundaram a Comisso Nacional Especializada em Sexologia dentro da Federao Brasileira das Associaes de Ginecologia e Obstetrcia (FEBRASGO). Dela participavam, do Rio de Janeiro, Jean-Claude Nahoum e Araguari Chalar Silva; de So Paulo, Nelson Vitielo; e de Braslia, Ricardo Cavalcanti (todos ginecologistas, com exceo de Araguari). Testemunhando um grau razovel de permeabilidade da ginecologia a olhares no-mdicos, tambm integravam a comisso psiclogos e outros profissionais, como os educadores. O movimento inicial para a estruturao do campo da (segunda) sexologia no Brasil foi, portanto, fruto da articulao entre a ginecologia-obstetrcia e a psicologia, cabendo de fato ginecologia, como especialidade mdica, fornecer a legitimao necessria para a nova especialidade. necessrio lembrar que, neste momento, a psicologia encontrava-se sob forte influncia da psicanlise. A psicologia comportamental, que possui maior afinidade com a leitura sexolgica que ento surgia com os trabalhos de Masters e Johnson, era bastante marginal entre os profissionais da rea. A permeabilidade da ginecologia-obstetrcia psicologia certamente tem a ver com a histria dessa especialidade mdica. Uma hiptese que podemos avanar a provvel afinidade entre o objeto da ginecologia-obstetrcia - a mulher - e uma leitura psicolgica, ou pelo menos, no to estritamente fsica dos males que a acometem. A relao entre os rgos reprodutivos femininos e as afeces nervosas foi objeto de inmeros estudos e intervenes no decorrer do sculo XIX e incio do XX (ROHDEN, 2001). Nos anos 1960 e 1970, o movimento do parto sem dor j prenunciava a intensa transformao no modo de lidar com a gestao que surgiria nas dcadas seguintes e que pode ser resumida pela ideia de humanizao do parto e da gravidez. Tal transformao, embora possusse uma vertente de forte crtica medicina, tambm congregava uma espcie de vanguarda entre os mdicos ginecologistas que buscava uma viso menos restrita aos aspectos puramente biomdicos na assistncia mulher. Imaginamos, portanto, que a ginecologia-

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

O campo da sexologia no Brasil

624

obstetrcia, tendo, desde seus primrdios, lidado com processos fsico-morais (caso da gravidez, parto e puerprio) pudesse, dentre as especialidades mdicas, mais facilmente se articular com profisses mais morais que fsicas, como a psicologia. Entre 1983 e 1989, a Comisso Nacional Especializada em Sexologia da FEBRASGO organizou sete Encontros Nacionais de Sexologia, sendo o primeiro deles em So Paulo e o segundo no Rio de Janeiro.13 No Encontro de Gramado, em 1987, ocorreu a assembleia de fundao da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH), sendo ento eleita e empossada sua primeira diretoria. O Encontro do Rio de Janeiro, em 1989, transformou-se assim no I Congresso da SBRASH. A SBRASH j fruto de uma tenso que ento comeava a se instalar. A Comisso Nacional Especializada em Sexologia da FEBRASGO, que promoveu os primeiros encontros, comeou a encontrar resistncias dentro da Federao, pelo fato de abrigar em seus quadros profissionais no-mdicos, como psiclogos e educadores. A fundao de uma sociedade multiprofissional foi a sada encontrada para a questo entre a subordinao medicina e a autonomizao da especialidade, que continuar a atravessar o campo. Pela localizao dos diversos encontros, possvel perceber que a sexologia contempornea, em seus primrdios, se concentrou no sudeste e sul do pas, regies mais prsperas e desenvolvidas, com maior probabilidade de constituir um pblico consumidor para os novos servios que ento surgiam. Nesse percurso, no podemos deixar de mencionar a Sociedade Brasileira de Sexologia, fundada em meados dos anos 70, em Guarulhos (SP), num encontro entre mdicos interessados no trabalho com sexualidade. Presidida pelo psiquiatra carioca Isaac Charan, a SBS, sociedade exclusivamente mdica, foi responsvel pela elaborao da Resoluo n 1.019/ 1980 do Conselho Federal de Medicina, que estabelecia a sexologia como especialidade mdica, e pela realizao do XI Congresso Mundial de Sexologia no Rio de Janeiro, em 1993. No contexto atual, trata-se de uma sociedade sem grande expresso no campo, que parece estar desativada. A institucionalizao do campo atravs da SBRASH ocorre em meio a uma institucionalizao acadmica, no incio ainda incipiente, com a criao de um curso de especializao em sexologia no Hospital Moncorvo Filho14 no incio dos anos 80 e, posteriormente, a partir da mesma equipe e congregando novos nomes, do curso de ps-graduao lato sensu em sexualidade humana da

| Jane A. Russo, Fabola Rohden, Igor Torres e Livi Faro |

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

625

Universidade Gama Filho (UGF). No movimento desses dois cursos de especializao, um sucedendo o outro, percebe-se que a relao entre a ginecologia-obstetrcia e a psicologia comea a se inverter. Embora os fundadores dos dois cursos faam parte das duas especialidades (ginecologistas e psiclogos), a passagem para a UGF foi realizada atravs da vinculao com o curso de psicologia, e no de medicina. Duas observaes podem ser feitas acerca desse fato. Em primeiro lugar, embora a ginecologia-obstetrcia oferecesse um nicho de maior legitimidade do que a psicologia comportamental no momento de constituio do campo, a medicina necessita demarcar fronteiras claras entre suas prticas e as de outros profissionais para manter sua prpria legitimidade. Um alvo especial so os psiclogos, que j vinham disputando espao com psiquiatras no que diz respeito prtica psicanaltica. Ou seja, a rivalidade entre as duas profisses j era antiga e dizia respeito justamente pretenso dos psiclogos de se nomearem terapeutas e realizarem procedimentos considerados como prerrogativa dos mdicos. Em segundo lugar, o acolhimento da sexologia pelos psiclogos da vertente comportamental, numa universidade particular no especialmente conceituada, indica que esta segunda sexologia se estrutura nas margens das especialidades e instituies de maior prestgio no meio profissional e acadmico. A ps-graduao lato sensu da Universidade Gama Filho deu origem a um mestrado em sexologia - o nico do pas - que funcionou de 1994 a 2005, com reconhecimento da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES) e mais de 100 dissertaes defendidas. Tinha trs reas de concentrao: sexologia clnica, sexologia educacional e scio-sexologia, sendo a rea de concentrao em sexologia clnica reservada para mdicos e psiclogos. Atraindo profissionais de diversas partes do Brasil, foi responsvel por formar parte importante dos sexlogos em atuao no pas.

A certificao
Logo aps sua fundao, a SBRASH instituiu uma Qualificao para o exerccio da terapia sexual e educao sexual. Vemos a um movimento duplo. De um lado, a necessidade de chamar a si o controle da atribuio do ttulo que designa a nova ocupao. De outro, em um movimento semelhante ao dos mdicos, de separar a terapia da educao sexual. Ou seja, a multiprofissionalidade da associao

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

O campo da sexologia no Brasil

626

no impede que os psiclogos se juntem aos mdicos para monopolizar o ttulo de terapeuta, diferenciando-o do de educador. Em 2002, a Resoluo n 1.634/2002 do Conselho Federal de Medicina revoga a Resoluo CFM n 1.019/1980 e estabelece a sexologia no mais como especialidade mdica, mas como rea de atuao de ginecologia e obstetrcia e de urologia.15 Isso significa que, para um mdico possuir certificado de rea de atuao em sexologia, necessrio ser portador do ttulo de especialista em urologia ou ginecologia e obstetrcia. Em uma nova resoluo de 2003 (Resoluo CFM n 1.634/2003), a sexologia aparece como rea de atuao apenas da ginecologiaobstetrcia. A FEBRASGO a responsvel por realizar o concurso de habilitao na rea de atuao de Sexologia em Ginecologia e Obstetrcia16. No h concurso semelhante na Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Nesse mesmo ano - 2003 -, a SBRASH, no lugar do antigo concurso de qualificao, passa a oferecer o Ttulo de Especialista em Sexualidade Humana (TESH), concedido atravs de concurso ou da avaliao de diplomas de associados da SBRASH. O candidato pode requerer o ttulo nas reas de terapia sexual, educao sexual ou scio-sexologia, sendo o primeiro ttulo reservado a portadores do diploma de psicologia ou de medicina. O curioso neste af de controlar a atribuio de um determinado ttulo que em nenhum dos dois casos o controle de fato exercido. Seja por falta de rigor do prprio rgo fiscalizador, seja por desinteresse dos potenciais detentores do ttulo. Atravs da listagem completa dos mdicos do Brasil, disponibilizada no site do Conselho Federal de Medicina, constatamos que somente 17 profissionais possuem o ttulo de especialista ou o certificado de atuao em sexologia.17 Alm disso, mdicos de outras especialidades (que no urologia ou ginecologia e obstetrcia), como psiquiatria, cardiologia, pediatria, endocrinologia e medicina do trabalho, tambm o possuem. No caso do TESH, a pgina web da SBRASH listava em 2005 somente 42 profissionais detentores do ttulo, sendo 37 pela avaliao de diploma e cinco via concurso.18 Do total, 37 so especialistas em terapia sexual e cinco em educao sexual (quatro por avaliao de diploma e um por concurso) - nmero bastante reduzido quando sabemos que nesse momento a associao contava com mais de 200 associados. Percebemos, portanto, que a ocupao ainda pouco institucionalizada em termos de controle e monoplio do ttulo. Ou seja, as instituies profissionais

| Jane A. Russo, Fabola Rohden, Igor Torres e Livi Faro |

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

627

(seja o CFM, a FEBRASGO ou a SBRASH), elas mesmas em grau maior ou menor de institucionalizao, disputam entre si um certo monoplio da titulao ou autorizao dos profissionais, mas os prprios profissionais, aparentemente, prescindem dessa autorizao. Uma hiptese plausvel que o ttulo de psiclogo e, mais ainda, o de mdico, possui legitimidade suficiente para prescindir de um outro tipo de titulao - sobretudo no caso de uma especialidade como a sexologia que, em seus primrdios, sofreu algum grau de estigmatizao por parte do establishment mdico (RUSSO; CARRARA, 2002). A falta de acordo quanto prpria nomeao do campo - sexologia versus sexualidade humana - diz respeito, acreditamos, a essa situao de uma especialidade potencialmente desacreditvel. A substituio do termo sexologia pela expresso sexualidade humana e, mais recentemente, medicina sexual, parece ser justamente uma tentativa de, a partir de uma nova designao, distanciar-se do estigma potencial herdado dos primeiros tempos da sexologia.

So Paulo e os urologistas
Em So Paulo, a segunda sexologia parece ter surgido num perodo um pouco posterior ao surgimento do movimento carioca. No incio dos anos 80, duas sexlogas bastante conhecidas trabalhavam (oferecendo treinamento e cursos mais voltados para a rea de educao sexual) no Instituto Sedes Sapientiae - instituio de grande prestgio no campo psi local, e conhecida por abrigar saberes e profissionais localizados fora do mainstream intelectual mais tradicional. Uma delas, Marta Suplicy,19 tornou-se referncia nacional ao apresentar um programa de TV (TV Mulher) na rede de televiso de maior audincia do pas, em que temas ligados sexualidade, educao sexual, sade da mulher eram discutidos diariamente. Em pleno regime militar, Marta falava no ar sobre orgasmo feminino e usava a palavra vagina, o que gerou diversos protestos. Em 1987, fundou o Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientao Sexual (GTPOS), uma ONG que desenvolve at hoje projetos de educao sexual em escolas da cidade de So Paulo. Feminista, entrou para a poltica partidria.20 Atualmente afastada do campo, foi fundamental para a popularizao do termo sexloga. Em 1984, foi fundado o Instituo H. Ellis - Centro de Medicina Reprodutiva e Sexualidade.21 Apesar de ter sido fundado por um urologista, percebemos que a sexualidade feminina, e com ela a ginecologia, esto colocadas em cena, na medida em que a instituio tem na medicina reprodutiva um dos seus focos principais.

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

O campo da sexologia no Brasil

628

Em dezembro de 1987, em um curso sobre impotncia organizado pelo H. Ellis, um grupo de mdicos, sob a liderana do fundador do prprio instituto, criou a ABEI Associao Brasileira para o Estudo da Impotncia - uma associao que, com o tempo, tornou-se a principal divulgadora no pas do que hoje chamado de medicina sexual, congregando em seus quadros sobretudo urologistas. A ABEI foi fundada com o objetivo de trazer para o Brasil, em 1990, o IV World Meeting on Impotence, organizado pela International Society for Impotence Research (ISIR). At 2000 funcionou como uma instituio fechada, isto , o ncleo inicial podia convidar novos membros, mas a associao no era aberta adeso voluntria de outros profissionais do campo. Seguindo um movimento mundial de abandonar o termo impotncia,22 carregado de conotaes negativas, a ABEI transformou-se, no ano de 2003, em ABEIS - Associao Brasileira para o Estudo das Inadequaes Sexuais. Apesar de tambm congregar psiclogos em seus quadros, permanece com um ntido predomnio de mdicos. Comparada com a SBRASH, portanto, sua orientao claramente mdica, e sua associao com o Departamento de Andrologia da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) aparece em parcerias como nas Jornadas de sexualidade realizadas em vrias cidades brasileiras. Na pgina web da Associao vemos, por exemplo, o seguinte anncio: 31 Congresso Brasileiro de Urologia. 20 anos de existncia da ABEIS. Para este marco do pensamento cientfico da sexualidade brasileira, teremos um Simpsio de Sexualidade e DAEM23 em parceria com o Departamento de Andrologia da SBU. Agende-se. Na mesma pgina, os logotipos de quatro laboratrios farmacuticos (Lilly, Pfizer, Schering e Medley) aparecem com destaque.24 Todos so fabricantes de medicamentos contra a disfuno ertil. Chegamos, portanto, na terceira onda da sexologia, que pode ser chamada de medicamentalizao da sexualidade. Um terceiro profissional entra em cena: o urologista, praticamente tomando o lugar do ginecologista-obstetra. E o homem, com suas disfunes, substitui a mulher (e o casal) como cliente preferencial. Alm da disfuno ertil, doena que, como vimos, se associa intimamente ao surgimento dos medicamentos orais para a antiga impotncia, assiste-se ao surgimento de outra importante disfuno masculina, a Deficincia Andrognica no Envelhecimento Masculino, a chamada DAEM. Neste caso, de modo semelhante ao que ocorreu com a menopausa feminina, constroem-se os contornos

| Jane A. Russo, Fabola Rohden, Igor Torres e Livi Faro |

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

629

e as caractersticas de uma andropausa (marcada pela deficincia de andrognio), o que provavelmente levar mesma soluo encontrada para a menopausa: a reposio hormonal. Percebe-se a um novo passo na medicalizao da velhice, que deixa cada vez mais de ser vista como uma fase da vida, transformando-se em deficincia a ser sanada pela medicina. Os limites (e a expectativa) de uma vida sexual plena (e saudvel) tendem a se estender indefinidamente. A ABEIS, segundo nos parece, permanece margem da querela psiclogos versus mdicos. Embora tenha psiclogos em seus quadros e mesmo como membros da diretoria, e embora psiclogos frequentem suas jornadas, a superioridade hierrquica da medicina e de suas prticas (em especial a liberdade para prescrever remdios) fica muito clara em seus boletins e nos eventos que divulga e promove. Ao mesmo tempo, a questo da certificao perde relevncia, j que o diploma de mdico faz com que o profissional possa prescindir de qualquer outro ttulo. Assistimos, portanto, a uma certa polaridade entre a SBRASH (mais multiprofissional) e a ABEIS (mais mdica), que, por sua vez, recobre a antiga tenso entre psiclogos e mdicos. Essas duas polaridades relacionam-se no apenas a um certo modo de conceber as disfunes sexuais mas tambm diferena de gnero. Os mdicos costumam ser homens em sua maioria (em geral urologistas) e se ocupam das disfunes masculinas. Estas, mais fsicas do que morais, tm sua importncia destacada no universo mdico. importante assinalar que a relao entre as duas associaes (e as duas possveis vertentes da sexologia clnica - uma mais multiprofissional e outra mais nitidamente mdica), apesar de aparentemente muito cordial, no de simetria. A SBRASH abre espao em seus congressos para palestras e aulas de urologistas da ABEIS, mas o contrrio geralmente no acontece. O mesmo se pode dizer do site da ABEIS, que no indica a SBRASH como link relevante. Os congressos da SBRASH renem um pblico muito grande e diversificado, havendo presena expressiva de profissionais da rea de educao e mesmo de estudantes de psicologia e reas afins. H uma tendncia disperso de temas, que tendem a abranger tanto temticas mais claramente vinculadas prtica clnica, quanto temas ligados orientao / educao sexual, a HIV/Aids, sade pblica e mesmo diversidade e direitos sexuais. Essa extensa abrangncia, se por um lado responsvel pelo grande sucesso de pblico dos encontros, por outro no atrai um pblico mais qualificado. Os laboratrios farmacuticos parecem j ter percebido

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

O campo da sexologia no Brasil

630

isso, pois entre os congressos de 2003, 2005 e 2007 houve ntido declnio na presena e no financiamento da indstria. A abrangncia do temrio dos congressos da SBRASH oculta outra tenso presente no campo: entre os clnicos e os educadores. Estes ltimos parecem constituir uma parte considervel do pblico consumidor dos congressos e encontros observados. Entretanto, os temas mais voltados para a clnica ocupam majoritariamente os horrios nobres das conferncias e mesas-redondas, enquanto os temas que discutem educao ou preveno tendem a ocupar os espaos reservados para os temas livres, menos valorizados na estrutura dos congressos. A so encontrados pontos de vista mais polticos e engajados, associados, muitas vezes, aos grandes temas da sade pblica. Entre os cinco ncleos de pesquisa e ensino sobre sexualidade25 ancorados em universidades pblicas, quatro so voltados para a temtica da educao sexual, sendo que, destes, pelo menos trs tambm esto cadastrados como grupos de pesquisa no CNPq. Ou seja, a educao sexual, apesar de ocupar posio subordinada no campo, obteve um grau maior de legitimidade acadmica quando comparado com a vertente clnica. Sua proximidade de leituras divergentes e politizadas da sexualidade tambm a distancia do campo clnico e pode aproximla do terreno ocupado por ativistas e movimentos sociais.26

| Jane A. Russo, Fabola Rohden, Igor Torres e Livi Faro |

Concluses preliminares
Nossa pesquisa, ainda em curso, revelou que o campo da sexologia contempornea brasileira27 constituiu-se e firmou-se institucionalmente nos anos 80 do sculo passado. Os anos 90 assistiram ao surgimento de vrias instituies de formao ou atendimento clnico, de cursos de ps-graduao lato sensu28 e de alguns grupos de pesquisa em universidades pblicas. O desenvolvimento dessas instituies e grupos, apesar de ter-se iniciado no Rio de Janeiro, consolidou-se majoritariamente em So Paulo (cidade e estado) e, de modo geral, no sudeste do pas (com excees na Bahia e em Braslia). Aps um surgimento vinculado ginecologia e psicologia, a chamada medicina sexual parece estar se impondo como vertente dominante do campo. Ao mesmo tempo verificamos, sobretudo a partir da observao participante nos congressos e encontros, que no possvel falar de duas posies antagnicas que se opem de forma sistemtica, mas sim de um continuum.

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

631

Para compreendermos esse continuum e seguindo as pistas do material pesquisado, propomos, para fins analticos, uma distino em trs reas de atuao: a medicina sexual (a mais prxima da biomedicina), a sexologia clnica (que se articula tanto com a biomedicina quanto com a psicologia) e a sexologia educacional. A medicina sexual seria, portanto, um dos polos do nosso continuum. Mesmo ela, porm, apresenta certo grau de flexibilidade, possuindo uma vertente mais radical, vinculada explicitamente indstria farmacutica, e outra mais soft, que se comunica com a sexologia clnica. Esta, por sua vez, em sua vertente mais medicalizada, se submete aos ditames cientficos e clnicos da medicina sexual, tendendo a se aproximar de uma viso multidisciplinar em sua vertente mais psicolgica. Quanto mais se distancia da viso estritamente mdica, mais se aproxima da sexologia educacional, havendo sobreposio entre as duas reas de especializao, sendo comum encontrar profissionais que se dedicam tanto clnica das disfunes quanto orientao de professores, adolescentes e crianas. No caso da sexologia educacional, encontramos de novo um continuum que vai desde a referida sobreposio com setores da sexologia clnica, at a associao a vises mais polticas e ativistas da sexualidade. As fronteiras, de todo modo, no so fixas nem rigidamente demarcadas; ao contrrio, so porosas, e permitem combinaes e articulaes entre posies que, em outros contextos, podem se colocar como antagnicas. Segundo Pierre Bourdieu (apud RUSSO, 1993), todo grupo profissional funciona potencialmente como um campo ou como um corpo. O funcionamento de uma dada ocupao profissional enquanto campo significa disperso, conflito ou mesmo contradio. A necessidade de se demarcar com relao a ocupaes vizinhas faz com que o campo passe a funcionar como um corpo. Surge ento uma tendncia a limitar os conflitos e guardar a unidade, enfatizando os interesses gerais da ocupao sobre as definies antagnicas (constituindo o que se costuma chamar esprit de corps). A constituio de um corpo inseparvel da imposio do que Bourdieu chama de numerus clausus, isto da definio do direito de entrada no corpo ou dos limites do pertencimento quela profisso ou ocupao. Pode-se perceber, a partir do modo como se estrutura a sexologia enquanto profisso em nosso pas, que os partidrios da medicina sexual - em sua maioria urologistas - tendem a pressionar o que at ento tem funcionado como campo a se transformar num corpo com regras mais ou menos claras de entrada e pertencimento (no caso, a posse de um diploma de medicina). Em contraposio

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

O campo da sexologia no Brasil

632

a essa tentativa de faire corps, colocam-se no apenas os psiclogos, mas tambm mdicos de outras especialidades, favorecendo uma concepo mais ecltica do papel e das atividades a serem exercidas pelo sexlogo, mantendo no apenas a disperso em termos de definio do campo, mas tambm, o que mais fundamental, uma certa disperso em termos da definio de quem pode fazer parte do campo. Da a possibilidade de uma aliana com educadores e outros profissionais, aliana esta sempre sujeita a reviso quando se trata da atividade clnica stricto sensu. Evidentemente, tais disputas e alianas no se do apenas no campo das ideias e de posies mais ou menos medicalizantes, mas se articulam fortemente ao poder de definio da indstria farmacutica. Esse poder diz respeito, claro, ao direcionamento das pesquisas atravs do seu financiamento, mas tambm promessa do respaldo cientfico - porque embasado no funcionamento concreto e mensurvel do corpo - que dever substituir a tendncia mais intuitiva e menos objetiva, seja da psicologia ou da clnica mdica menos atravessada pela tecnologia. Ou seja, se o ganho financeiro a parte mais visvel da histria, o ganho simblico perceptvel no estilo de se apresentar, nas comunicaes feitas nos congressos, nos slides repletos de detalhes anatmicos ou de tabelas. Assim, atravs de sua farmacologizao, o sexo torna-se algo objetivo, concreto, mensurvel. E, de preferncia, masculino. As disfunes femininas, apesar da tentativa de enquadrlas no mesmo esquema anatmico-estatstico, parecem menos afeitas objetivao. Deste modo a sexologia, no seu af de tornar-se cientfica, parece corroborar, com suas novas prticas e novos conhecimentos, a velha dualidade que aproxima o masculino da objetividade e da visibilidade, e o feminino da subjetividade e de uma misteriosa invisibilidade.29

| Jane A. Russo, Fabola Rohden, Igor Torres e Livi Faro |

Referncias
BJIN, Andr. Crepsculo dos psicanalistas, manh dos sexlogos. In: ARIS, P.; BJIN, A. (Org.). Sexualidades ocidentais. 3 ed. So Paulo: Brasiliense, 1987. BULLOUGH, V. Science in the bedroom: a history of sex research. New York: Basic Books, 1994. FARO, L. As disfunes sexuais femininas no peridico Archives of Sexual Behavior. Dissertao (Mestrado em Sade Coletiva) - Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. FOUCAULT, M. Histria da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1977.

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

______. Fonction sexuelle masculine et sexualit fminine. Permanence des reprsentations du genre en sexologie et en medecine sexuelle. Paris: Seuil, 2007 (Communications: corps et techniques, 81). HOLLANDA, H. B. Impresses de viagem: CPC, vanguarda e desbunde 1960/70. 5 ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004. IRVINE, J. Disorders of desire: sexuality and gender in modern sexology. Philadelphia: Temple University Press, 2005. OOSTERHUIS, H. Richard von Krafft-Ebings step children of nature: psychiatry and the making of homosexuality. In: ROSRIO, V. (Org.). Science and Homosexuality. New York: Routledge, 1997. ROHDEN, F. Uma cincia da diferena: sexo e gnero na medicina da mulher. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001. RUSSO, J. A.; CARRARA, S. L. A Psicanlise e a sexologia no Rio de Janeiro de entreguerras: entre a cincia e a auto-ajuda. Histria, Cincia e Sade - Manguinhos, Rio de Janeiro, 2002, v. 9, n. 2, p. 273-290. RUSSO, J. A. O corpo contra a palavra. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993. VELHO, G. Individualismo e cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. VELHO, G. Nobres e anjos, um estudo de txicos e hierarquia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1975/2005. WEEKS, J. Sexuality and its discontents: meanings, myths and modern sexualities. 4 ed. London: Rougledge & Kegan Paul, 1995.

Notas
* Este artigo apresenta resultados da pesquisa Sexualidade, Cincia e Profisso no Brasil, que integra a pesquisa comparativa Sexualidade, Cincia e Profisso na Amrica Latina, coordenada pelo Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos - CLAM/IMS/UERJ, em parceria com o INSERM (Institut National de la Sant et de la Recherche Mdicale), que envolve a participao de investigadores de outros cinco pases da regio, a saber, Argentina, Chile, Colmbia, Mxico e Peru.
1

Os congressos em que estivemos presentes, realizando trabalho de campo, foram o VIII Congresso

Brasileiro sobre Inadequaes Sexuais, o IX, X e XI Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana; e o XIII Congresso Latino Americano de Sexologia e Educao Sexual.
2 3

Em seu j clssico artigo Crepsculo dos psicanalistas e manh dos sexlogos (BJIN, 1987). A Liga Mundial para Reforma Sexual foi fundada em 1921, durante a Conferncia Internacional para

Reforma Sexual baseada na Cincia Sexual, realizada em Berlim, sob a liderana de Magnus Hirschfeld.

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

O campo da sexologia no Brasil

GIAMI, A. Sexual health: the emergence, development and diversity of a concept. Annual Review of Sex Research, v. XIII, 2000.

633

634
| Jane A. Russo, Fabola Rohden, Igor Torres e Livi Faro |

No incio dos anos 30, havia na Alemanha cerca de 80 organizaes pela reforma sexual, congregando mais de 350 mil pessoas (cf. BULLOUGH, 1994).
4

O ttulo completo em ingls da edio de 1890 Psychopatia Sexualis with Especial Reference to

Contrary Sexual Instinct: a legal medical study. Sexual Behavior in the Human Male vendeu 200 mil exemplares nos dois primeiros meses aps sua publicao (WEEKS, 1995, p. 77).
6 5

Em 2006, mudou seu nome para World Association for Sexual Health. Sobre a emergncia do termo

sade sexual, ver Giami (2000).


7

Terapeuta sexual americana, redefiniu o ciclo da resposta sexual humana proposto por Masters e Johnson, incluindo a fase do desejo. Ver sobre isso o levantamento realizado por Faro (2008) no Archives of Sexual Behavior.

8 9

Consideramos aqui que a primeira sexologia era francamente mdica. O movimento liderado por Masters e Johnson tendeu a aproxim-la da psicologia. Neste sentido o que aqui chamamos de terceira onda sexolgica implicou uma reaproximao com a leitura biomdica stricto sensu.

Psicanalista dissidente, Reich propunha uma interpretao corporal dos males psicolgicos, que deveriam por isso ser tratados no e pelo corpo. Foi um dos arautos da chamada revoluo sexual, por considerar que o objetivo de toda terapia a recuperao da potncia orgstica do indivduo. Essa abertura lenta gradual e progressiva vai se consolidar na dcada seguinte, com a anistia aos polticos banidos e perseguidos pelo regime e a eleio indireta pela cmara dos deputados, em 1985, de um presidente civil do partido de oposio. Eleito presidente da SBRASH (Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana) para o binio 2007-2009.
13 12 11

10

Os encontros seguintes realizaram-se em Belo Horizonte (1985), Curitiba (1986), Gramado (1987), Sede do Instituto de Ginecologia e Obstetrcia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo o anexo I desta mesma resoluo, uma rea de atuao uma modalidade de organizao

e novamente em So Paulo (1988).


14 15

do trabalho mdico, exercida por profissionais capacitados para exercer aes mdicas especficas, sendo derivada e relacionada com uma ou mais especialidades.
16 17 18

Informao obtida atravs do coordenador das reas de atuao da FEBRASGO em 2005. Disponvel em: http://www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp, acesso em 29/10/2008. Em buscas realizadas na pgina da SBRASH em 2008, no foi possvel localizar a lista dos profissionais

que possuem o TESH. A outra sexloga a que nos referimos Maria Helena Matarazzo, sociloga com mestrado em educao sexual nos Estados Unidos.
19

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

635
20

prefeitura de So Paulo em 2008.


21

Disponvel em http://www.instituto-h-ellis.com.br/pacaembu/institucional.asp, acesso em 28/4/ 2008.


22

No decorrer dos anos 80, o termo impotncia foi sendo substitudo pela expresso disfuno Sigla para Deficincia Andrognica no Envelhecimento Masculino. Disponvel em: http://www.abeis.com.br, acesso em: 10/08/2007.

ertil, hoje em dia largamente difundida. Ver, sobre isso, o texto de Alain Giami neste volume.
23 24 25

Na verdade encontramos um nmero maior de grupos de pesquisa cuja temtica a sexualidade. Em nosso levantamento, entretanto, consideramos somente os que se inserem no campo sexolgico propriamente dito (ver a introduo deste artigo).
26

Esta vertente do campo sexolgico apareceu menos nos dados coletados at agora, e dever ser Abrangendo o que chamamos de segunda e terceira ondas sexolgicas.

objeto de maior ateno no decorrer da pesquisa.


27 28

Em nosso levantamento, constatamos a proliferao, possivelmente datando do final dos anos 80, de cursos de aperfeioamento, especializao e atualizao em sexologia (ou sexualidade humana), dirigidos a pblicos variados (mdicos, psiclogos e educadores, basicamente) em todo o Brasil, com maior concentrao em So Paulo. Em 2005, contamos 102 cursos de especializao/aperfeioamento em sexologia e/ou sexualidade humana oferecidos a diferentes profissionais em clnicas, institutos, ONGs e at em universidades reconhecidas do pas.
29

Sobre a permanncia das representaes de gnero na sexologia, ver Giami (2007).

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

O campo da sexologia no Brasil

Marta Suplicy foi tambm deputada federal (1995-1998), prefeita da cidade de So Paulo (20012005), ministra do Turismo do governo Luis Incio Lula da Silva (2006-2008) e de novo candidata

636
| Jane A. Russo, Fabola Rohden, Igor Torres e Livi Faro |

Abstract

The field of sexology in Brazil: constitution and institutionalization


In this paper we present and discuss the preliminary results of an investigation on the constitution of the contemporary field of sexology in Brazil, which is part of the comparative research Sexuality, science and profession in Latin America. A second sexology arose in Brazil in the late 70s in Rio de Janeiro, with an essentially clinical approach, and in So Paulo, with an educational approach. The following decade brought a period of institutionalization in which the two associations that nowadays dominate the sexological field were created. They represent the two main trends in modern sexology; a more eclectic and multiprofessional approach and the so-called sexual medicine, dominated by urologists. We discuss the meanings of this polarization in terms of its underlying professional disputes and the gender assumptions implied in such disputes.
words: Key words sexuality; gender; sexology; sexual medicine.

Physis Revista de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 19 [ 3 ]: 617-636, 2009

Potrebbero piacerti anche