Sei sulla pagina 1di 10

O Portal da Construo

Guia Tcnico

Segurana e Higiene no Trabalho Volume I - Princpios Gerais


um Guia Tcnico de O Portal da Construo
www.oportaldaconstrucao.com Outubro de 2007

O Portal da Construo Impasse Rua General Taborda, 11 A, 1070-138 Lisboa Tel. 213 821 690 Fax.213 827 699 info@oportaldaconstrucao.com

Copyright O Portal da Construo, todos os direitos reservados. Este Guia Tcnico no pode ser reproduzido ou distribudo sem a expressa autorizao de O Portal da Construo.

Segurana e Higiene no Trabalho: Princpios Gerais O Portal da Construo

1 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

Introduo

..................... ................

3 4 5 7 9

Preveno e Proteco

ndice

Acidentes de trabalho ..................... Riscos Profissionais No prximo Volume .................... ..............

Sobre os autores deste Guia Tcnico .... 10

Segurana e Higiene no Trabalho: Princpios Gerais O Portal da Construo

2 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

1. Introduo

Falar de Segurana no Trabalho (ST) em Portugal falar do Decreto-Lei 441/91, de 14 de Novembro. Esse diploma consagrou e enquadrou o regime jurdico da segurana, higiene e sade no trabalho, preenchendo um vazio jurdico at a existente. A necessidade do Estado portugus legislar nesta matria era premente: por um lado, nos anos 80 do sculo passado, houve um aumento substancial da ocorrncia de acidentes de trabalho e doenas profissionais; por outro, a entrada do nosso pas na ento Comunidade Econmica Europeia obrigou ao acompanhamento da legislao europeia j produzida. Com o D.L. 441/91 oficializou-se uma mudana de paradigma na forma de encarar a Segurana do Trabalho no nosso pas: Preveno passou a ser a palavra chave. As entidades empregadoras passaram a ser obrigadas a cumprir com os princpios essenciais de preveno, e a implementar planos ou sistemas de Higiene e Segurana no Trabalho (SHT) que abrangessem todos os seus trabalhadores. O novo quadro tinha como linhas mestras os seguintes princpios: - O empregador responsvel pela preveno; - Os riscos so mltiplos. Nem todos os riscos so fsicos; - A preveno o pilar base da segurana e assenta em princpios gerais; - O trabalhador uma componente essencial da poltica e cultura organizacional.

Segurana e Higiene no Trabalho: Princpios Gerais O Portal da Construo

3 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

Assim, identificao de riscos, exerccios de evacuao, materiais de primeiros socorros, medidas de proteco colectiva, entre outros, foram termos que, com o novo paradigma, deixaram de ser apenas palavras ao vento e passaram a ser realidades palpveis na maioria das empresas portuguesas. Este o primeiro volume de uma srie produzida por O Portal da Construo sobre Segurana e Higiene no Trabalho. Mensalmente, iremos publicar um fascculo sobre um campo especfico desta rea. Este primeiro volume ser a excepo. Aqui apresentaremos os princpios e fundamentos da Segurana e Higiene no Trabalho, onde iremos focar alguns pontos que sero mais aprofundados em prximas edies.

2. Preveno e Proteco

O que a preveno? E como, objectivamente, se distingue da proteco, palavra forte do paradigma anteriormente em vigor em Portugal? Quais so as implicaes da utilizao de um ou outro sistema numa empresa, com vista eliminao/diminuio dos riscos? Na verdade, preveno e proteco so duas realidades complementares e no exclusivas. A primeira pode ser definida como conjunto de medidas e aces cautelares tendentes a eliminar ou limitar as consequncias de um acidente antes que este se produza; a segunda, por seu turno, entendida como o conjunto de medidas e aces destinadas a preservar ou minimizar as consequncias de um acidente quando este acontece.

Segurana e Higiene no Trabalho: Princpios Gerais O Portal da Construo

4 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo Os princpios gerais de preveno so os seguintes: - Evitar/eliminar os riscos inerentes ao local de trabalho; - Avaliar com rigor os riscos no anulveis; - Diagnosticar a origem dos factores de risco e as suas consequncias; - Combater os riscos na sua origem; - Adaptar o trabalho ao homem, e no o inverso. Se certo que qualquer sistema de ST no pode descurar nenhuma dos dois conceitos, tambm relevante frisar que, se a preveno for bem efectuada, no ser necessrio colocar prova os mecanismos de proteco empregues (embora estes tenham sempre de ser empregues).

3. Acidentes de Trabalho

A Lei 100/97, de 13 de Setembro, que aprova o novo regime jurdico dos acidentes de trabalho e doenas profissionais apresenta as seguintes definies para acidente de trabalho e local de trabalho: Acidente de Trabalho Aquele que se verifique no local e tempo de trabalho, produzindo, directa ou indirectamente, leso corporal, perturbao funcional ou doena de que resulte reduo na capacidade de trabalho ou de ganho, ou a morte. Local de Trabalho Local onde possa ocorrer o acidente de trabalho. No caso de ocorrer acidente no trajecto casa-trabalho, considera-se acidente de trabalho.

Segurana e Higiene no Trabalho: Princpios Gerais O Portal da Construo

5 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

O conceito de acidente de trabalho conjuga trs elementos fundamentais que se tm de verificar cumulativamente: - elemento espacial local de trabalho; - elemento temporal tempo de trabalho; - elemento causal efeito entre o evento e a leso. As consequncias dos acidentes de trabalho tm repercusses nos trs intervenientes na relao laboral (trabalhador, entidade empregadora e Estado). Para o trabalhador, podem manifestar-se quer a nvel pessoal, quer a nvel laboral: Psicolgicas Alteraes do comportamento e de hbitos de vida, diminuio da qualidade de vida, por exemplo. Fsicas Repercusses permanentes, tais como deficincias motoras. Interrupo ou reduo da actividade fsica. Econmicas Custos no suportados pelas seguradoras ou sistemas de comparticipao de acidentes. Perda de parte da remunerao durante o perodo de ausncia do posto de trabalho.

Para a entidade empregadora, os acidentes de trabalho podem acarretar as seguintes consequncias: - perda do trabalhador em termos provisrios ou permanentes; - diminuio da produo; - acrscimo de contribuio para o regime de proteco social;
Segurana e Higiene no Trabalho: Princpios Gerais O Portal da Construo 6 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

- investimento em informao/formao, aos trabalhadores; - indemnizaes, coimas e custas judiciais e consequncias penais; - aumento do prmio de seguro; - custos administrativos inerentes ao tratamento do acidente; - prejuzos materiais e do equipamento; - danos na imagem de qualidade. Como perceptvel, para as empresas, as consequncias dos acidentes de trabalho esto intimamente relacionadas com os custos. Estes podem ser directos (por exemplo, perda do trabalhador em termos provisrios ou permanentes) ou indirectos (danos na imagem de qualidade). normal o peso dos custos indirectos ser muito maior que os dos directos.

4. Riscos profissionais

No existe algo como a segurana absoluta mas podemos reduzi-la a nveis aceitveis, reduzindo os riscos, atravs da utilizao de mecanismos de proteco e preveno, que devero acompanhar as exigncias sociais e a evoluo tecnolgica. Risco a probabilidade de ocorrncia de danos sobre pessoas ou bens, resultantes da concretizao de uma determinada condio perigosa, em funo: - da probabilidade de ocorrncia de uma determinada condio perigosa; - do grau de gravidade dos danos consequentes. Estes danos podem ser materiais, ambientais e, em casos extremos, humanos.

Segurana e Higiene no Trabalho: Princpios Gerais O Portal da Construo

7 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

4.1 Avaliao de riscos


Mas para sabermos que riscos teremos que enfrentar, h que saber avali-los. A avaliao de riscos um processo dinmico, directamente relacionado com o desenvolvimento das condies de trabalho e evoluo tecnolgica. O processo de avaliao de riscos tem dois grandes objectivos; - estimar a magnitude do risco para a sade e segurana dos trabalhadores, decorrentes das circunstncias em que o perigo pode ocorrer no local de trabalho; - obter a informao necessria para que o empregador rena as condies ideais para para poder tomar uma deciso sobre o tipo de medidas de preveno e proteco a adoptar. Este processo consiste em duas etapas, a anlise de riscos e a valorao de riscos. 4.1.1 Anlise de riscos A anlise de riscos procede caracterizao global do objecto ou alvo de estudo. Este pode ser: - uma tarefa ou uma sequncia de tarefas; - um local ou posto de trabalho; - um equipamento; - a fonte do risco; - a probabilidade de ocorrncia; - a extenso do risco;

Segurana e Higiene no Trabalho: Princpios Gerais O Portal da Construo

8 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

- o potencial de dano do risco. Para que a anlise de riscos seja efectuada correctamente dever efectuar-se uma recolha exaustiva de informao sobre o objecto em estudo. Estes so os principais itens a considerar: - legislao; - fichas de segurana; - dados estatsticos; - relatos de experincia de trabalhadores; - auditorias de segurana; - aplicao de mtodos e sistemas de segurana. 4.1.2 Valorao de riscos A valorao do risco o processo que permite a elaborao de juzos de valor sobre a aceitabilidade do risco tendo em conta critrios scio-econmicos ou ambientais. No fundo, a comparao dos valores obtidos na fase de anlise de riscos, o que se pode considerar um referencial de risco aceitvel. A estimativa, seja esta quantitativa ou qualitativa, dos riscos previamente identificados proporciona uma srie de variveis determinantes para a o processo de deciso da entidade empregadora: - o conhecimento sobre a sua magnitude; - a sua caracterizao; - a permisso de seleccionar as medidas de preveno mais adequadas s caractersticas do risco, do trabalho e das pessoas expostas; - a possibilidade de introduzir correces ao objecto de estudo, de forma a eliminar ou reduzir o factor de risco.

5. No volume

prximo
O prximo volume ser intitulado Locais e Postos de Trabalho. No perca, no incio do ms de Novembro, em exclusivo n' O Portal da Construo.

Segurana e Higiene no Trabalho: Princpios Gerais O Portal da Construo

9 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

Sobre os autores deste Guia Tcnico

O PORTAL DA CONSTRUO um portal agregador de contedos relacionados com as reas de construo civil, arquitectura e engenharia civil. O PORTAL DA CONSTRUO disponibiliza, entre os seus contedos, um Directrio de Empresas do ramo, com o intuito de proporcionar aos seus utilizadores um fcil e rpido acesso a contactos relevantes do sector. O PORTAL DA CONSTRUO prope-se a ser indispensvel ferramenta on-line de apoio ao utilizador. uma

Contactos: Impasse Rua General Taborda n11 A 1070-138 Lisboa Tel: 213 822 110 e-Mail: info@oportaldaconstrucao.com Quer comentar este Guia Tcnico? Envie o seu comentrio para: andre@wb-internet.pt

Segurana e Higiene no Trabalho: Princpios Gerais O Portal da Construo

10 www.oportaldaconstrucao.com

Potrebbero piacerti anche