Sei sulla pagina 1di 4

O Templrio

Maro / 2009 -

Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil

O Templrio
ANO IV NO 23

Distribuio Gratuita

Maro / 2009

Salve 7009!
O ano rosacruciano de 7009 comea em 21 de maro. Com a chegada da Era de Aquarius, no incio da dcada de 60, que se consolidou nos anos 80 (segundo alguns pesquisadores e estudiosos do tema); a quinta raa ou a quinta poca entrou num perodo de definio. Se algum espiritualista ainda tem dvidas, basta acompanhar os acontecimentos do dia-a-dia. Infelizmente, uma grande parte da humanidade ainda se deixa envolver pelo canto das sereias da mdia, dos interesses dos homens, e se deixa influenciar pelos apelos de uma vida cuja prioridade o lado material. O nosso compromisso, no entanto, se renova: levar a luz para a humanidade! Neste novo ano vamos ultrapassar todas as barreiras. bom lembrar que o disfarce favorito de uma oportunidade um obstculo. Todos ns sempre encontraremos dificuldades na estrada das solues. Mas lutar muito bom e prova que o homem ainda no desistiu e continua vivo. At os lees tm que espantar as minsculas moscas.

Somos soldados do Kristo, o governador do Karma e da Terra, dedicados a preparar o homem para a prxima etapa, para prxima fase, para a prxima raa, enfim, os Irmos encaixem a nomenclatura que desejarem. Vamos aproveitar este momento de reflexo, de chegada de um novo ano rosacruciano e vamos unir os nossos pensamentos nesta confraternizao com uma nica rogatria: que em 7009 possamos superar todos os obstculos e avanar com esta grandiosa misso! Sade, Paz e Prosperidade! Feliz ano novo!
A Redao

2 - O Templrio

Maro / 2009

O papel do homem na evoluo do Universo


O homem uma mquina produtora de pensamentos e sentimentos. Essa atividade importante para os mestres que trabalham para a evoluo da humanidade. O planeta Terra um organismo do Universo e precisa evoluir, pois assim que funciona todo esse complexo. A nossa humanidade, ou seja, esse conjunto de indivduos (espritos) encarnados e tambm os desencarnados, atualmente, est vinculada a este planeta, neste estgio de existncia (evoluo). Esses mestres precisam de fortes correntes vibratrias de prudncia, caridade, inteligncia, amor e compreenso.

A certeza de que nos planos superiores existem seres superiores ao homem, e de que ele no est s, a primeira demonstrao de que o indivduo est evoluindo espiritualmente. Se o homem estivesse sozinho no Universo, tendo somente como guias alguns de seus Quando um indivduo no colabora nessa semelhantes mais evoludos, as rogatrias tarefa passa a no contar mais com o auxlio no teriam razo. destes gnios. No que essas entidades seO esprito do homem saiu do esprito univerjam egostas ou interesseiras; mas o indivsal (DEUS). A orao uma das formas de duo que no se alinha com essas altrusticas religar essas energias. A comunho de penfreqncias. a mesma coisa de um homem samentos numa congregao tambm (um que pretende atravessar um rio e escolhe culto). Essa mquina produtora de pensaexatamente o ponto onde a correnteza no mentos e sentimentos funciona da seguinte favorvel ou mais fundo. maneira: entram alimentos slidos e lquidos, ar atmosfrico (ligao com o planeta) e tambm sensaes (congregao da humanidade). Tudo isso se transforma, origina subprodutos e produz a fora nervosa que coloca toda a mquina em movimento. Essa mesma fora cria seres e se comunica com outros seres que esto na mesma sintonia. Atravs dos pensamentos e sentimentos, o homem alimenta o corpo astral. Esse comportamento, aparentemente oculto, domina fenmenos magnticos e impulsiona o homem a camadas mais elevadas. Para atingir o corao do Universo o homem precisa vibrar no mesmo comprimento de onda, ou seja, precisa emanar um amor desinteressado. medida que o homem for desenvolvendo o corpo astral, vai se comunicando com as regies mais distantes do Universo.
A Redao

O Templrio

Maro / 2009 - 3

A reencarnao, o medo e a crtica


Antigamente, mais precisamente no incio da era crist e na decadncia do imprio romano, as classes dominantes dispunham de um poder completo e governavam o povo pelo terror, pelo pensamento da condenao eterna. Todos aprendiam que tinham de fazer desta vida a melhor possvel, porque no haveria outra oportunidade. Entendia-se que, se as pessoas tivessem conhecimento da reencarnao, poderiam tender a afrouxar, nesta vida, e pagar por alguma coisa na seguinte. Ento, os senhores pregavam que o homem tinha que trabalhar, produzir para o seu sustento e para o sustento de DEUS. Com isso, a religio majoritria, que as vezes se confundia com o Estado, (naquela poca tnhamos o sistema da teocracia, ou seja, uma forma de governo em que a autoridade, emanada dos deuses ou de DEUS, exercida por seus representantes na Terra) mantinha o homem produzindo e o dominava pelo medo. O homem no podia desafiar os deuses ou DEUS. poca (surgem as grandes viagens martimas). O homem reconhece que a Terra redonda e surgem no Ocidente os novos continentes. Fecha-se um ciclo, o conhecimento viaja do Oriente para o Ocidente, acompanhando o movimento do Sol (o astro rei, responsvel pela vida). A verdade comea a ser divulgada e aceita, graas ao trabalho das sociedades secretas. O homem viveu muitos anos na ignorncia por medo. Medo de ousar. Medo de acreditar. Essa condio impedia o homem de aceitar que a verdadeira vida a espiritual. Esse tema no coisa do outro mundo. Tratase de uma doena, um flagelo, algo que corri a mente. Oprime e tira a condio do homem discernir o que certo ou errado. O medo deixa qualquer indivduo escravo.

uma condio natural dos seres humanos recear aquilo ou algo que no compreende. Todos devem trabalhar contra isso. O homem deve procurar aprender de tudo para no reAssim, o conceito da reencarnao foi ata- cear e no ter medo. cado e colocado margem da civilizao. As O risco que se corre com esta postura o religies que surgiram, pelos sculos que se da soberba (orgulho, presuno). O homem seguiram, procuraram se afastar desta rea- no deve acreditar que aprendeu muito e j lidade e atar o homem na mais pura igno- conhece tudo. O filsofo Scrates, um dos rncia. Somente as escolas iniciticas man- homens mais cultos da humanidade, pregatinham a verdade em seus ensinamentos. va: S sei que nada sei. A auto-suficincia Para poucos (os escolhidos) eram revelados leva o indivduo a criticar o prximo. Toda os dogmas da vida. A humanidade viveu crtica destri uma iniciativa alheia e contrisculos nas trevas. Foi a chamada era do b u i p a ra o c re s c i m e n t o d a s c o r r entes obscurantismo (ausncia do conhecimento, vibratrias negativas. Quando critica, o ser ignorncia). Somente no fim do sculo XV e humano destri a parcela de contribuio do incio do sculo XVI, surge o Renascimento semelhante, prejudicando todo o conjunto e, da humanidade. O homem renasce para o principalmente, a si prprio. O espiritualista seu interior, volta a ensinar que existe uma no pode e no deve criticar ningum. A severdadeira vida alm desta pequena passagunda maior fora (energia) do universo gem no plano terrestre. Essa busca interior a humildade. A mais poderosa o amor. muda todos os hbitos do homem, com reflexos na arte e na tecnologia existente da A Redao

4 - O Templrio

Maro / 2009

Filosofando
Na sua origem, a filosofia era estudada para ser usada na prtica diria e no como uma matria escolar a ser decorada. Assim, a tica e a moral estavam ligadas. Com o tempo, devido s vrias interpretaes convenientes, a tica foi assumindo um aspecto terico e a moral um aspecto prtico. Os valores ticos se mantiveram atravs do tempo e a moral variou de acordo com os costumes de cada poca. Assim ocorreu a evoluo do homem. De qualquer forma, o ser humano tem que viver de acordo com a sua conscincia e dar o melhor, se quiser evoluir para a verdade. Se cultivarmos somente o lado intelectual, seremos excelentes alunos, timos pesquisadores; mas no chegaremos condio de discpulos dos Mestres. Devemos praticar os ensinamentos que tocarem os nossos coraes. Atravs da devoo, da investigao e da entrega, o discpulo se tornar capaz de transmitir generosamente o que aprendeu, muitas vezes, superando at o Mestre. Na fsica, cada ao corresponde a uma reao igual, no sentido contrrio. Por analogia, no mundo espiritual acontece o mesmo fenmeno. Assim, somos responsveis pelo nosso desenvolvimento e pelo que atramos. O homem, atravs do prprio esforo, pode empreender uma escalada de uma nica clula at o esprito superior, aproveitando de tudo o que est generosamente colocado a seu alcance.
Maurizia Greca Orfei

O soneto da estao
terno o corao de Micael. Eterna a Justia que traz. Vem o Arcanjo dos Cus. Brindar um Outono de Paz.

Hoje, ainda Primavera. Vi um lindo tringulo no cu. Era, a Nova, Jpiter e Vnus, muito bela! Pensei, mais trs Novas, chegar So Micael.

E com o Outono janela. Sua espada flamejante faz-nos, mpios, ruborizar.

A Terra, no Outono se contrai, Possamos ns, no silncio da estao. Ver sua justia iluminar.
Jeniffer Ribeiro da Cruz

A Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil uma instituio doutrinria de culto e cultura, fraternal e universal, que se compe de ilimitado nmero de filiados, de ambos os sexos, sem preconceitos de crena, nacionalidade, cor ou posio social. Os seus objetivos so administrados sob as regras disciplinares do Rito Templrio. Diretor - Redator Responsvel David Soares Telles Reviso Horcio R. de Freitas e Deyzi T. Cavanellas Endereos e horrios dos cultos pblicos Templo de So Joo Rua Afonso Pena, 75 (Pa. Afonso Pena), Tijuca, RJ. Tel.: 2569-7625. Cultos pblicos nas teras-feiras, s 19h45min (Chegar com antecedncia). Site: www.rosacruzdobrasil.org.br E-mail: frcb@rosacruzdobrasil.org.br
Editorao, Criao, Arte e Impresso Letras e Magia Editora - www.letrasemagia.com.br

da Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil: Captulo de So Luiz Rua Anglica Mota, 166, Olaria, RJ. Tel.: 2564-7121. Cultos pblicos nas quartas-feiras, s 19h45min (Chegar com antecedncia).

Potrebbero piacerti anche